Sei sulla pagina 1di 5

Natal

O nascimento do Rei Luc. 2:1-7

Introduo:
Na tradio da nossa sociedade, o natal correspondia celebrao do nascimento de Jesus Cristo. Hoje, esse fato deixou de ser o ponto central do natal, passando o consumismo, prendas, papai Noel e pinheiros a tomar esse lugar. Mas ser !ual a "erdadeira data do nascimento de Jesus Cristo# $er !ue os primeiros ap%stolos !ue conheciam e foram ensinados por Jesus, pessoalmente, celebraram o ani"ers rio do nascimento do seu Mestre. & Cultura Judaica da!uela 'poca no celebra"a o nascimento d e ningu'm e sim a morte de algu'm especial, no ' como a nossa cultura hoje !ue celebramos o dia do nascimento com festas. & pala"ra Natal significa o nascimento. ( nascimento de algu'm muito importante e nosso amigo. A viagem de Nazar a !el m - dist"ncia de uns 1#$ %m. )e"eria ter sido muito cansati"a para Maria !ue esta"a em adiantado estado de gra"ide*. +n!uanto esta"am em ,el'm, Maria te"e o seu filho primog-nito. +n"ol"eu.o em faixas de panos e o deitou em uma manjedoura, por!ue no ha"ia lugar dispon/"el para eles no alojamento 0isto ', no ha"ia di"is1es dispon/"eis na casa !ue os hospeda"a2 em gr. ''t kataluma. Maria necessita"a de um local tran!3ilo e isolado para o parto 45ucas 678.9:. 5ucas di* !ue no dia do nascimento de Jesus, os pastores esta"am no campo guardando seus rebanhos ;durante as "ig/lias da noite;. (s rebanhos sa/am para os campos em Maro e recolhiam nos princ/pios de No"embro.

1& 'ual a verdadeira data do natal.


Jesus no nasceu em 6< de de*embro# =esposta7 Jesus nem se!uer nasceu na estao do in"erno>

Havia naquela mesma regio pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as viglias da noite (Lucas 2 !" ?sto nunca poderia ter acontecido na Jud'ia no m-s de de*embro. (s pastores recolhiam os rebanhos das montanhas e dos campos e coloca"am.nos no curral no mais tardar at' o dia @< de outubro, as primeiras chu"as comea"am no princ/pio do m-s de ;Marches"an; para proteg-.los do frio e da estao chu"osa !ue se seguia. & data 6< de )e*embro para festejar o nascimento de Jesus de"e ter sido estabelecida entre os anos 68A e AAB. & escolha desta data te"e como objeti"o dar sentido cristo a uma festa pag. No ano 6C8 o imperador &ureliano oficiali*ou o culto ao sol, mandou construir um templo e fixou a sua festa em 6< de )e*embro !ue, segundo a astronomia do tempo, era a data do solst/cio de ?n"erno. )ia da maior festa pag !ue era uma festa ao deus sol. Jesus Cristo nasceu !uando C'sar &ugusto decretou o primeiro recenseamento, sendo Cir'nio presidente da $/ria 45ucas. 67@,6: + segundo os elementos hist%ricos existentes, tal ter ocorrido cerca do ano 8 a.C.. 5emos no +"angelho de 5ucas 678, !ue Maria e o seu marido Jos', subiram a ,el'm para se recensearem e foi nessa cidade !ue +le nasceu, cumprindo assim a profecia de (i)ueias. #:2. No se sabe o dia em !ue Jesus nasceu, mas certamente no ocorreu em 6< de )e*embro, uma "e* !ue em ?srael, e sobretudo de noite, a temperatura ' muito baixa, sendo pois imposs/"el !ue existissem pastores nos campos depois das chu"as de (utubro $abendo ainda !ue os pastores recolhiam os rebanhos das montanhas e dos campos e coloca"am.nos no curral no mais tardar at' o dia @< de outubro, para proteg-.los do frio e da estao chu"osa !ue se seguia. (ra, !uando Jesus nasceu, os anjos anunciaram aos pastores as boas no"as. 45c. 679.@6:. Dela mesma ra*o, certamente !ue os recenseamentos no se reali*a"am no ?n"erno, uma "e* !ue os caminhos eram longos e dif/ceis. )e"emos notar ainda !ue os judeus eram um po"o muito sens/"el. $e os romanos lhes impusessem uma obrigao, como o recenseamento durante o ?n"erno, certamente !ue toda a nao se re"oltaria perante tal imposio.

&li s, se analisarmos a ,/blia diligentemente, concluiremos !ue a concepo operada, segundo a ,/blia, pelo +sp/rito $anto em Maria de"e ter.se dado no fim de )e*embro ou in/cio de Janeiro, j !ue Eacarias, o sacerdote, era membro da ordem de &bias 4$. 5ucas @7<:. & ordem de sacerdotes de &bias era a oita"a a ser"ir no templo 4@Cr%nicas. 687@F:, ser"indo oito semanas depois da concluso da p scoa. & concepo de Joo ocorreu nesta altura e s% no sexto m-s 45ucas @76B: o anjo apareceu a Maria . ou seja, tal"e* no fim )e*embro ou Janeiro. 5ogo, Jesus ter nascido em $etembro ou, no m ximo, em (utubro do ano F8 a.C.

2& 'ual a origem do *a+ai Noel,


( ;Dapai Noel; existiu. G "erdade >. Hoi Nicolau, bispo de MIra, Jsia, no s'culo ?K, o !ual sendo muito generoso, um dia subiu ao telhado de uma casa e deixou cair pela chamin' uma bolsa com moedas, a !ual caiu nos chinelos !ue as crianas tinham deixado a secar lareira. H ainda uma outra hist%ria !ue relata o mesmo ter oferecido, s escondidas, dotes a tr-s filhas de um cidado pobre. +m sua mem%ria, passou.se a dar presentes na "'spera 4dia FB de Janeiro:, tendo tal tradio sido transferida para 68 de )e*embro.

-& .evemos comemorar o Natal,


Mesmo sendo uma festa originalmente pag, creio !ue o Natal ' o dia !ue se oficiali*ou a comemorao do nascimento de Jesus. & tend-ncia religiosa ' fa*ermos desta data uma abominao ou algo ruim, mas temos um exemplo do apostolo Daulo !uando este"e ' &tenas uma cidade cheia de deuses pagos e culto a outros deuses ele citou ao )eus desconhecido !ue era um altar a )eus, ele usou de algo !ue era constru/do por a!ueles idolatras para falar de Jesus a!uele po"o7 &t. @C7@B.6<. Creio !ue o Natal ' uma data onde se reLnem as fam/lias para estarem juntos e uma %tima oportunidade de falarmos do amor de )eus, ou mesmo fa*ermos um orao !ue ' um primeiro passo para ganharmos nossos !ueridos familiares para o $enhor Jesus. Mse deste momento para falar do amor de )eus, no perca essa oportunidade "aliosa.

( !ue aconteceu foi !ue trocou.se, o dia ao )eus $ol para o dia de comemorao do nascimento de Jesus. N como se por exemplo2 por!ue o pais se tornasse e"ang'lico e as pessoas j esti"essem acostumadas a um feriado religioso como por exemplo dia @6 de (utubro !ue ' dia de &parecida o presidente da republica resol"esse trocar e di*er !ue ' o dia de Jesus.

/oncluso: $obre o "erdadeiro sentido do Natal


( "erdadeiro sentido do Natal resume.se num "ers/culo do +"angelho segundo $. Joo, !ue passamos a transcre"er7 ;)eus amou o mundo de tal maneira !ue deu o $eu Hilho Mnig'nito, o $enhor Jesus Cristo, para !ue todo a!uele !ue n+le cr-, no se perca, mas tenha a "ida eterna; 4cap. ???, "ers/culo @B:. Oue possamos compreender este "erdadeiro sentido do Natal. Mais do !ue as festas, as prendas ou o ambiente, importa encontrar o $enhor Jesus Cristo, do Natal e da Cru*, em Dessoa. + isso obt'm.se mediante a confisso dos seus pecados e arrepender.se junto a +le em orao, crendo !ue +le ' o Pnico Mediador entre )eus e "oc- e !ue ' $uficiente para o perdoar de toda a injustia, tornando.o assim filho de )eus. &ssim, !uer "oc-s comam, bebam, ou faam !ual!uer outra coisa, faam tudo para a gl%ria de )eusQ, ' o !ue di* a Dala"ra em ? Cor/ntios @F7A@. Drecisamos tomar cuidado para !ue o Natal seja uma festa em honra a )eus, uma celebrao R!uele !ue desceu do C'u e se fe* carne para !ue, atra"'s de sua morte, fSssemos justificados. &s crianas precisam aprender !ue a figura central do Natal no ' o Dapai Noel, mas o Ttotalmente am "el e totalmente dignoQ Jesus Cristo, Hilho de )eus. &l'm disso, embora tradicionalmente algumas fam/lias se reLnam em "olta de uma mesa farta para cear e trocar bonitos presentes, tamb'm precisamos cuidar para !ue o foco do Natal no esteja na comida, nos enfeites, ou nos presentes... Como escre"eu o Dr. Jaime Uemp7 T# $atal no pode ser plenamente entendido se no %or & lu' de uma cru' erguida num calv(rio de so%rimento trinta e tr)s anos depois Natal: uma 0esta crist ou +ag, & resposta depende de !uem o comemora, e como e por!ue comemora. Oue o dia de Natal seja por n%s santificado> + !ue usemos

esta data como uma oportunidade de mostrar ao mundo as implica1es eternas do nascimento de Cristo em nossas "idas. *+orque um menino nos nasceu, um %ilho nos %oi dado, e o governo est( sobre os seus ombros. - ele ser( chamado .aravilhoso, /onselheiro, 0eus +oderoso, +ai -terno, +rncipe da +a'. (1s. 2 3" ( Natal pode ser um no"o comeo pra "oc- onde marcar um no"o tempo em sua "ida de beno.

Potrebbero piacerti anche