Sei sulla pagina 1di 11

DIREITO DO TRABALHO

AULA 00
Parte 01

RELAO DE TRABALHO E RELAO DE EMPREGO Relao de trabalho toda relao jurdica em que h prestao de um trabalho humano independente de subordinao ou salrio.

A relao de emprego tem 5 elementos: Trabalho prestado por pessoa fsica Pessoalidade Subordinao Jurdica Onerosidade No-eventualidade/continuidade

legtimo o reconhecimento de relao de emprego entre policial militar e empresa privada, independentemente de penalidade militar. A contratao de servidor pblico, aps a CF/88, sem concurso pblico, s lhe d direito aos depsitos de FGTS e os salrios referentes as horas trabalhadas. Relao de Trabalho 1. Trabalho autnomo: pessoa fsica que presta servios habitualmente, por conta prpria, a pessoa ou empresa, assumindo os riscos da atividade. No h subordinao, h autonomia na prestao de servios. Ex. pintor e pedreiro. 2. Trabalho eventual: pessoa fsica presta servios, ocasionalmente, sem relao de empreso, a uma pessoa ou empresa, com subordinao de curta durao. No se aplica a CLT. Ex: boia-fria.

SUPERINTENDENCIA REGIONAL DO TRABALHO E EMPREGO

A jurisdio de uma SRTE o prprio estado em que atua As competncias das SRTE so: PAI

Enquanto o rgo regional responsvel em coordenar, orientar, controlar e supervisionar a fiscalizao em mbito nacional. A SRTE deve promover, ou seja, executar a fiscalizao no seu respectivo estado. OBRIGAES DAS EMPRESAS

OBRIGAES DOS EMPREGADOS

Os empregados devem cumprir alm das NRs, as a instrues (ordens de servio dos empregadores. Se o empregado, sem justificativa, se recusar a cumprir as instrues do empregador relativas a acidentes do trabalho e se recusar a usar os EPI, estar configurado um ato faltoso, que pode ensejar at mesmo demisso por justa causa.

DELEGAO DA ATRIBUIO DE FISCALIZAR E ORIENTAR AS EMPRESAS A CLT prev que as atribuies de fiscalizao e orientao das empresas podem ser delegadas a outros rgos federais, estaduais e municipais, por meio de convnio autorizado pelo Ministro do Trabalho e Emprego.

AULA 00
Parte 02

Da Inspeo Prvia e do Embargo ou Interdio Nenhum estabelecimento poder iniciar suas atividades sem a prvia inspeo e aprovao das respectivas instalaes pela SRTE.

EMBARGO ou INTERDIO risco grave e iminente para o trabalhador. Risco grave e iminente toda condio ou situao de trabalho que possa causar acidente ou doena relacionada ao trabalho com leso grave integridade fsica do trabalhador.

Tanto o EMBARGO quanto a INTERDIO so procedimentos de urgncia de carter preventivo.

Caso o auditor fiscal encontre uma situao de grave e iminente risco em uma Obra/ equipamento/ estabelecimento, ect, dever emitir laudo tcnico (o termo atual Relatrio Tcnico) e encaminh-lo ao Superintendente Regional do Trabalho e Emprego, que poder determinar o EMBARGO/INTERDIO da obra caso seja

comprovado o risco grave e iminente.

A Portaria 40 que permite que o Superintendente delegue aos AFTs as atribuies de embargo e interdio

A NR3 e a Portaria 40/2011 determinam que Embargo e Interdio devem ser formalizados atravs de Termo de Embargo ou Termo de Interdio, e fundamentados atravs de Relatrio Tcnico.

Na deciso em que for determinado o embargo ou a interdio, devero ser indicadas as medidas a serem tomadas pela empresa para regularizao da situao de grave e iminente risco.

A empresa pode recorrer da deciso que determinou o embargo ou a interdio, no prazo de 10 dias, para o rgo de mbito nacional competente em matria de segurana e medicina do trabalho. (SIT/DSST). facultado DSST/SIT dar efeito suspensivo ao recurso. responder por desobedincia, alm das medidas penais cabveis, quem, aps determinada a interdio ou embargo, ordenar ou permitir o funcionamento do estabelecimento ou de um dos seus setores, a utilizao de mquina ou equipamento, ou o prosseguimento de obra, se, em consequncia, resultarem danos a terceiros. J a nova redao da NR3 determina que durante a vigncia da interdio ou do embargo, podero ser desenvolvidas atividades necessrias correo da situao de grave e iminente risco, desde que adotadas medidas de proteo adequadas dos trabalhadores envolvidos.

Durante a paralisao dos servios, os empregados recebero os salrios como se estivessem em efetivo exerccio.

Podem requerer o embargo/ interdio: Servio competente da SRTE Agente fiscal (atual AFT) Entidade sindical

Levantamento do embargo/interdio pode ocorrer: Recurso impetrado pela empresa sem novo laudo tcnico no regulariza Emisso de novo laudo tcnico empresa regulariza.

A empresa NO tem prazo para fazer o pedido do levantamento. E enquanto ela no o fizer, a obra/mquina/eqpto/etc permanecer embargado/interditado.

Dos Orgos de Segurana e Medicina do Trabalho nas Empresas


So eles o SESMT (Servio Especializado em Segurana e Medicina do Trabalho) e a Comisso Interna de Preveno de Acidentes (CIPA).

Quadro comparativo entre SESMT e CIPA

Potrebbero piacerti anche