Sei sulla pagina 1di 12

Noes elementares do direito 1 - Ordenamento Jurdico

1.1

O direito como realidade social;

Para que seja possvel a convivncia humana em sociedade necessrio definir uma ordem, um conjunto de regras e padres que orientem o homem, o seu comportamento, a organizao da sociedade e das instituies.

Normas de conduta (fazer ou no fazer), isto , normas normativas que nem sempre esto ligadas ao direito. Direito no existiria sem sociedade, pois a entidade reguladora das relaes na sociedade. Normas Jurdicas: Pretende regular as condutas humanas e dar ao entender que vivemos em comunidade, que no estamos sozinhos Coersibilidade: ideia da sanso devido ao incumprimento da regra, por nao seguirmos as normas.

1.1.2 As ordens sociais normativas

mal.

Ordem Moral: Refere-se interioridade do homem em funo daquilo que se considera ser o bem e o

uma ordem de condutas humanas que visa o aperfeioamento indivivual, dirigindo a pessoa para o bem. A conduta de cada indivduo em sociedade resulta, em grande parte, das suas convices morais. A violao da regra moral vai acarretar uma reaco do prprio sujeito (coercibilidade psquica), mas tambm em toda a sociedade.

Ordem Religiosa:

Ordem de f, ente superior ao ser humano. Permite ao homem elevar-se da sua condio terrena e relacionar-se com a divindade ou divindades. Assim, a ordem religiosa va constituir uma ordem normativa que impe condutas quer nas relaes do crente com a divindade, quer nas relaes com o seu semelhante. A relao entre a ordem jurdica e a religiosa de indiferena.

Ordem de trato social:

Est relacionada com a maneira de estar, de vestir, etc. Quando no cumpridas, no pem em causa a sociedade, no entanto aquele que no as cumprir enfrenta a reprovao social/ desconsiderao. A relao entre a ordem jurdica e a de trato social de indiferena , mas por vezes h uma relao de coincidncia, nomeadamente no que diz respeito s regras deontolgicas de

algumas profisses, por exemplo o Estatuto da Cmara dos Solicitadores, em que as normas resultam de usos sociais tpicos de actividade profissional dos solicitadores.

Ordem Jurdica:

Conjunto de normas jurdicas que regulam os aspectos mais relevantes da vida em sociedade a ordem social regulada pelo direito.

Relaes entres as normas: Compatibilidade (O. Jurdica e moral), incompatibilidade (o. Jurdica e de trato social, por veses) e indiferena

As normas jurdicas distinguem-se pelas outras devido capacidade de sanso (coercibilidade)

1.2

Noo de direito e seus valores fundamentais

Direito: ordem normativa e reguladora da conduta social do homem, tendo como ultimo fim a justia. Justia e direito so conceitos correlativos.

Equidade nos valores distribuidos Normas em comum na sociedade Dotada de uma fora externa (organizaes) para garantir o cumprimento das regras.

A palavra direito assume vrios significados: Direito Objectivo (Law) conjunto de normas jurdicas que actuam em conjunto sistema de regras e principios de conduta social que acompanham e definem at ao pormenor o nosso quotidiano.

Direito Subjectivo (Right) Poder ou faculdade, conferidas pela lei ao titular de um Direito Objectivo de agir ou no de acordo com o contedo daquele. O Direito Subjectivo pressupe, pois, a existncia de correspondente Direito Objectivo. (Poder de cada qual agir ou exigir um comportamento de outrem) Ex: Direito vida; direitos fundamentais; direito ao crdito, ...

Caractersticas da norma/regra juridica Imperatividade -> Manifestao da fora do Direito; exigncia de se cumprir as normas. O Direito no se apresenta como uma mera proposta que o destinatrio, livremente, possa ou no cumprir. Contudo, a imperatividade do Direito no exclui a hipotese de violao das regras. Por isso, o Direito prev modos de incentivar o cumprimento das suas prescries sancionando o desrespeito pelos seus comandos. Hipoteticidade -> A regra aplica-se apenas aos casos que prev. S se aplica quando se verificam os fatos ou situaes que integram a sua previso. Abstrao -> A regra jurdica diz respeito a um nmero indeterminado de casos e uma categoria ampla de situaes. Generalidade -> A norma Jurdica refere-se a todas as pessoas e no a destinatrios singularmente determinados.

Caractersticas da ordem Jurdica:

Coercibilidade -> Possibilidade de aplicar sanso. Sociabilidade -> O Direito nasce como projeto de regulao da vida social.

Imperatividade -> Manifestao da fora do Direito; exigncia de se cumprir as normas. O Direito no se apresenta como uma mera proposta que o destinatrio, livremente, possa ou no cumprir. Contudo, a imperatividade do Direito no exclui a hipotese de violao das regras. Por isso, o Direito prev modos de incentivar o cumprimento das suas prescries sancionando o desrespeito pelos seus comandos.

Exterioridade -> O Direito s se preocupa com as condutas externas do sujeito. No preocupa regular o que cada um pensa. Necessidade -> Exigncia da prpria sociedade em haver regras que conduzam os seres humanos. Alteridade -> Facto de haver o outro, isto , refere-se ao facto da existncia de relaes entre os seres humanos;

Valores fundamentais do Direito

Justia: o direito tem implcito o valor da justia: Distribuio dos bens na sociedade de

forma equitativa; atribuir a cada um o que seu. Segurana jurdica /Certeza Jurdica : Ter confiana na estabilidade das normas. Capacidade de prever que as normas no mudam de um dia para o outro. Contribuir para a paz na sociedade, mantendo a ordem e a segurana. Conhecimento que os cidados podem e devem ter do sistema de normas legislativas para se poder defender face ao poder do estado. Proteco da confiana legtima: Confiana de que as solues dadas pela ordem jurdica no vo ser alteradas. Relacionado com o principio da boa f (no haja a inteno de cometer fraudes).

Sistemas do Direito:

Anglo- Saxnico (common law) Origem: Direito Ingls (da Inglaterra); Surge da necessidade de haver um Direito que visava a Inglaterra e o restante imprio Britnico; Direito no codificado e no escrito Baseado na tradio e nos costumes em que a base a Jurisprodncia (conj. Das decisoes do tribunal) Segue a regra do precedente (pela qual as decisoes dos tribunais superiores vinculam os tribunais inferiores, que tero de decidir da mesma maneira os casos futuros). Romano-germnico Direito com influncias romanas; Corresponde maioria dos pases europeus excepto o Reino Unido e a Irlanda, toda a Amrica Latina, grande parte da frica, Japo, Mdio Oriente e Indonsia. Primado da lei escrita Preferncia pelo Direito codificado; Elevado grau de apuramento tcnico jurdico; Direito muito antigo.

Os Ramos do direito Conjunto de regras sobre determinada matria.

(Direito pblico e direito Privado)

2.1

Principais critrios de distino:

Qualidade do Sujeito: pblico o Direito que regula situaes em que intervenha o Estado ou outra entidade plica e privado o Direito que regula as situaes dos particulares. As situaes jurdicas em que os sujeitos jurdicos sejam apenas os particulares, sero regulados pelo direito privado, h uma posio de igualdade.

Critrios dos interesses: as normas de direito pblico visam a satisfao dos interesses pblicos, enquanto normas de direito privado visam a satisfao dos interesses privados.

Posio dos sujeitos: Direito pblico se pelo menos uma das partes da relao juridica actua com poder de autoridade pblica. Se nenhum deles actuar ento Direito Privado Este o critrio, aquele que melhor exprime a realidade da ordem jurdica.

2.2 Ramos do direito pblico : Conjunto de regras onde um dos sujeitos tem poder de autoridade e procede o interesse pblico. Direito Administrativo: Conjunto de regras ou principios que estabelecem e determinam as relaes entre adminstradores pblicos e os particulares. Visa satisfazer certas necessidades colectivas (segurana, saude, educao...) Direito Constitucional: Conjunto de regras ou principios que regulam os principios e normas fundamentais do Estado; O sistema do poder do estado (a diviso); regras da prpria constituio; direitos fundamentais dos cidados ( greve, propriedade, ao ensino, saude...) Direito fiscal: Conjunto de regras ou principios que regulam os impostos e as tributaes. Direito penal / criminal : Conjunto de regras ou principios que regulam os comportamentos sociais mais graves (crimes) e a respectiva sanso. Direito da Segurana Social : Conjunto de regras ou principios que regulam as contribuies, a reforma, a situao de invalidez, etc... Direito do ambiente : Conjunto de regras ou principios que regulam a proteco do ambiente.

2.3 Ramos do direito privado Conjunto de regras onde nenhum sujeito tem poder de autoridade e procede o interesse privado. Direito Civil : O que serve de base para o Direito privado; Quando h falta de normas dos outros ramos, vem se aqui. o o o o Direito de obrigao: Regula as obrigaes da relao jurdica entre sujeitos (tipos de contrato) Direito das coisas/real : Regula a posse, a propriedade, as formas de aquisio e transmissao da propriedade. Direito de famlia: Regula a estrutura, a extenso e a reproduo, a proteo as relaoes juridicas das familias. Direito de sucessoes: Regula a transmisso dos bens dos direitos e obrigaes dos falecidos.

Direito Comercial: Regula as actividades dos comerciantes e daqueles que praticam actos comerciais; Direito Bancrio: Regulam as relaes jurdicas laborais entre trabalhadores e entidades empregadoras. Direitos de autor: Protegem as obras intelectuais e das diferentes manifestaes.

Direito substantivo ou material: Corresponde ao conjunto de normas das diferentes matrias (ramos)

Direito adjetivo ou formal: Relacionado com normas do Direito substantivo em ao.

Direito processual: Como as normas do Direito substantivo so em ao; de que forma a norma se processa.

Direito interno: Corresponde ao Direito nacional. Direito internacional: o Direito internacional pblico: Conjunto de normas editadas pela comunidade internacional, resultante da convergncia da vontade de diversos estados ou da manifestao de vontade de outras entidades internacionais. Ex: tratados internacionais. Ao ser aplicado num pas, difere conforme as suas normas internas. Direito internacional privado: No verdadeiramente internacional mas tambm interno. S que as leis que se tratam so as relaes com o exterior: no vivemos sozinhos; saber qual a lei que se usa quando se faz um tratado com diferentes pases. Ateno que no nos diz a soluo, diz qual a lei aplicvel. Diz-se privado por cuidar de relaes que se estabelecem a um nvel individual ou de grupo.

Direito da Unio Europeia: Direito prprio e conduzido pelos responsveis. o o Direito primrio: Tratados Direito secundrio: Comisses normas derivadas dos tratados.

Fontes do Direito (Artigo 1) Origem/como se revele a norma Fontes criadoras (Fontes imediatas): lei Fontes reveladoras (Fones mediatas): Princpios gerais de Direito; Jurisprudncia; o costume; a doutrina; os usos e a equidade.

Princpios gerais de Direito: Aquilo que se retira das normas; Jurisprudncia: Conjunto das decises dos tribunais; Costume: Uso com algo mais prtica social reiterada com convico de obrigatoriedade. Elemento material elemento psicolgico S quando as pessoas se convm-se que aquela prtica no representa algo arbitrrio mas sim algo vinculativo e essencial vida em comunidade, que se pode dizer que h costume e que a prtica levou criao de uma norma. Uso: Apenas prtica social reiterada. Tipos de relacionamento da lei com o costume O costume pode regular aspetos que a lei no (Proeter legem para alm)

O costume pode regular o que a lei tambm, coincidncia entre o que a lei dita e o costume j fazia. (Secudum legem segundo a lei) O costume pode contrariar a lei (contra legem contra lei) Hierarquia dos tribunais judiciais - Tribunais de 1 Estncia Tribunais de Comarca - inicio do processo. - Tribunais de 2 Estncia Tribunais de recurso (Relao) - Supremo Tribunal de justia

Tribunal constitucional tribunal especifico; verificar se as normas legais esto de acordo com a constituio. Nestas matrias, a ultima palavra dele.

Doutrina: Conjunto de opinies/estudos/pareceres dos especialistas. No cria Direito, mas ajuda a revelar/ interpretar as leis.

LEI
Fonte criadora do Direito por excelncia Na nossa constituio encontramos as normas legais como sendo as leis da nossa assembleia; decretos leis do governo Normas legais com fora obrigatria geral; No sentido restrito, consiste no todo o acto que contanha normas (regras gerais e abstratas) No sentido material, consiste naquela que vem dos rgos com competncias legislativas. No entanto o seu contedo no normativo (no tem normas), isto , o contedo no corresponde a uma lei no site material, a regra que cuincide.

Fases da elaborao da Lei 1. Fase iniciativa Cabe aos prprios deputados da assembleia da repblica apresentar projectos de lei ou mesmo at o Governo (proposta de lei) relativamente s reas que o Governo no tem competncias, as assembleias legislativas regionais podem apresentar projectos tambm, bem como os cidados (iniciativa popular). 2. Discusso e elaborao/aprovao Os deputados vo discutir sobre os projectos/propostas de lei; se convem ou no Primeiro vota-se, se o resultado for positivo, continua-se. Aqui a assembleia pode apresentar alteraes.

Vai para as comisses por matrias especficas, de forma a analisar a proposta ao pormenor, originando um parecer da comisso.

Plenrio da assembleia vai voltar a ver a proposta; vai ocorrer outra votao generalizada. Se o resultado for positivo passa para a aprovao da especialidade (artigo a artigo). Se tambm tiver votos suficientes ento passamos para outra fase. (o diploma fica montado)

3. Promulgao, Referenda e publicao 3.1. Promulgao: Competncia do presidente da repblica aprovao do presidente sobre a lei. atravs da promulgao que o presidente exerce o seu poder sobre a assembleia da republica. O Presidente da Repblica, controla a validade sobre a proposta do projecto lei e

tem duas hipteses:


Promulgar a lei o acto ganha valor da Lei, isto , o que era uma proposta de um projecto de lei passa a ganhar o valor de Lei. Vetar a lei O Presidente da Repblica pode recusar a proposta do projecto de Lei, isto , vetar. Pode vetar em duas formas: o Por veto poltico: Pode vetar por motivos prprios e volta assembleia. o Por veto jurdico: Quando a proposta de projeto de Lei viola/ ofende a constituio. O presidente tem de enviar o projeto de Lei ao tribunal constitucional para este aferir se realmente viola a constituio ou no. Quando o tribunal constitucional afere que o projecto de lei viola a constituio, o presidente da republica obrigado a vetar. Quando o TI afere que o projeto de Lei no viola a constituio, o presidente da republica tem duas opes, promulga ou veta politicamente.

3.2. Referenda ministral: Aps a promulgao do diploma, falta a assinatura do primeiro-ministro, que apenas serve para este tomar conhecimento da Lei. 3.3. Publicao: Tornar pblica a lei (publicidade da lei) publicar no Dirio da Repblica. atravs da publicao que o povo tem conhecimento e acesso lei. A falta de publicao leva ineficcia da Lei > a lei vlida, s no tem efeitos.

4. Entrada em vigor: apta a produzir os seus efeitos. Artigo 5 (Comeo da vigncia de lei) Entrada em vigor da lei, isto , a lei comea a produzir os seus efeitos. Entre a data da publicao e a entrada em vigor h um lapso de tempo, chamado de Vacatio Legis. Se houver fixao de data, a lei entra em vigor no dia a seguir publicao. Se no houver fixao de dar, a lei entra em vigor no 5 dia aps a publicao (no conta o dia da publicao) Constitucionalidade Por ao: Existe norma mas ela desconforme/contrria constituio o Material: Quando o contedo da norma viola o contedo de uma norma constitucional. o Formal: Por exemplo, o diploma no foi assinado completamente; no houve promulgao sofre de informalidade o Orgnica: O ato no em conformidade com o rgo Por omisso: Falta uma norma que devia ter.

Artigo 7 (Cessar de vigncia) Se a lei tem data de caducar, isto , de terminar os seus efeitos, trata-se de caducidade. Nas Leis que no tm data de caducar, esta deixar de vigora com a criao de uma nova lei, trata-se de revogao. A lei afastada por uma nova lei, que pode ser: o Expressa: Quando expressa a lei que vem revogar; o Tcita: Quando revoga a lei 1, aparecendo uma lei 2 que pretende regular a lei anteriormente em vigor, mas sendo incompatvel a essa. A revogao, pode ainda ser: o Total: Quando a lei revogada totalmente, ab-rogao. o Parcial: Quando a lei revogada s parcialmente, derrogao. Direito Secundrio ou derivada Regulamentos pretendem ser leis (normas de caracter geral e abstratas) obrigatria em todos os seus elementos e aplicada em todos os estados-membros da UE (aplicabilidade direta). Diretiva Precisa de uma lei nacional que a transponha para o Direito interno porque elas no vinculam os meios mas s os fins a atingir; os meios deixado a cargo de cada estado-membro. Decises Obrigatria em todos os elementos; So concretos/individuais (caracter individualizado) Recomendaes e pareceres Recomendam e do opinio. No tem fora vinculativo (no tem caracter normativo)

Artigo 9 (interpretao da lei) Formas de interpretao da lei; Autntica Quando realizada por outra lei (uma lei nova que interpreta uma antiga) Subjectivista

Doutrinal Quando nos estamos a referir doutrina.

Objectivista Tentar determinar o significado da lei em si sem nos preocuparmos com o criador. Atual Sentido da lei nos dias de hoje (sentido til ainda)

Se o que se pretende alcanar o pensamento do legislador Histrica

Tentar determinar o sentido da lei quando foi feita

Elementos a ter em conta na interpretao Literal ( o que est escrito) Lgicos: - Histrico (tempo em que foi criada) - Sistemtico (integrar a normas nos outros) - Teleolgicos racionais (fim da norma / razo de ser)

Resultados da interpretao o Declarativa: Quando o sentido que damos norma a correspondente ao que est escrito (linear) o Extensiva: Ao lermos a norma percebemos que pretende aplicar a mais do que resultaria a nvel linear (sentido mais amplo). Para aplicar em situaes em que a escrita no suficiente. o Restritiva: A letra da lei vai mais longe que pretendia, o legislador disse mais do que queria (restringimos a letra da lei) o Enunciativa: Deduzido de uma norma outra norma (critrios lgicos); Vai para alm da letra, s que daqui retira-se o resultado interpretado pela lgica. Ou seja: A Lei que probe o menos, probe o mais; A lei que permite o mais, permite o menos; O que se retira de uma norma excepcional, a regra o seu contrrio; Se a lei pretende atingir um fim, permite os meios para l chegar; Se a lei pretende proibir um fim, probe os meios para la chegar; A lei que permite os meios permite os fins;

Integrao da lacunas da lei Mesmo que o ordenamento jurdico nacionar ser constitudo por um vasto conjunto de leis, a verdade que nunca estas conseguem abranger e contemplar diretamente todas as situaes da vida social que necessitam de disciplina jurdica. Encontramos isto no Artigo 8 (Obrigao de julgar e dever de obedincia lei) O tribunal no pode abster-se de julgar, invocando a falta ou obscuridade da lei.

Regras de integrao de lacunas (na ausncia de normas para regular certas situaes) Artigo 10 (Integrao de lacunas da lei) Por analogia, isto , pode-se ultrapassar a ausncia de norma atravs de casos analgicos, observar como que casos idnticos foram resolvidos e usar essas regras com o caso presente. Se no existir casos analgicos, o caso ser resolvido atravs de uma norma que o prprio intrprete criaria, dentro do espirito do sistema.

Artigo 11 (Normas excepcionais) Se o caso analgico possui uma norma excepcional, no podemos utiliz-la.

Artigo 12 (Aplicao das leis no tempo) Principio bsico: No retroatividade da lei ( a lei no se aplica no passado); s dispe para o futuro; a lei no retroativa. Contudo, existe excepes disposies transitrias Passagem da lei antiga para a lei nova. O efeito no tempo nas relaes Jurdicas:

10

Os Direitos subjectivos tambm podem sofrer alteraes no tempo.

Normas As normas tm um caracter hipottico; As normas tm um caracter geral: A sua aplicabilidade a todos; As normas tm um caracter abstrato: Aplica-se aos casos/situaes que no so determinadas partida.

Estrutura das normas Previso: A norma prev a que situaes podemos aplicar. Estatuio: Consequncia da previso da vida; Consequncia jurdica para a realizao da norma.

Ex: Norma do Direito penal Quem matar outra tem uma pena de 20 anos de priso. Previso: Quem matar; Estatuio: 20 anos de priso. Tipos de normas Normas imperativas permissivas supletivas o Imperativas: Impe uma conduta que pode ser positiva ou negativa. o Permissiva: Permitem fazer algo. Confere uma faculdade de fazer algo. Ex: domnios dos contratos; o Supletivas: Aplicam-se quando os sujeitos no estipularam a situao. Se a pessoa nada disser, aplica.se desta forma. Associada permissiva. Normas gerais especiais excecionais o Gerais: Regra, aquela que se aplica generalidade dos casos, sem grandes particularidades. o Especial: Regime diferente do regime geral para um determinado conjunto de casos ou situaes. No d um sentido oposto norma geral, no assim to diferente. o Excepcional: D um sentido oposto geral. Torna insento um conjunto de pessoas. No pode ser aplicada analogicamente.

Normas gerais/Universais regionais locais o Gerais/Universais: Aplica-se generalidade do Estado/territrio. o Regional: Aplica-se apenas num determinado territrio (Regies autnomas) o Locais: Normas das comunidades locais (mbito territorial mais pequeno) Normas com caracter de sanso: Normas compulsrias Violao do Direito sanso. Normas com natureza de sanso. Obriga algum a agir. Ex: Direito de reteno Direito que assiste ao vendedor que pode reter o bem at este ser pago; Ex: Normas que prevm que o devedor a cada dia que se atrasa no pagamento, paga mais sanso pecuniria.

11

Norma Reconstitutivas Situao em que j houve uma violao de uma norma que causou dano a algum e agora vai ter de corrigir essa situao, esse dano, como estava antes de o dano ocorrer. Normas preventivas Sanso que visa evitar a repetio. Ex: Norma que prev o pagamento de uma prestao no paga, paga tudo no momento tambm considerada permissiva. Norma punitivas Houve violao do direito e h sanso. Normas compensatrias Porm, h situaes em que no possvel a reconstituio natural. necessrio compensar os danos devido impossibilidade de reconstituio (no caso dos bens insubstituveis, morte, e nos casos em que a reconstituio no elimina tudo o que foi causado) atravs de uma indeminizao. Este tipo de norma comporta vrias responsabilidades :

Responsabilidade civil (Responsabilidade pelos danos que causamos) Por feito ilcito (subjectivo) implica sempre a vontade do sujeito de assumir a culpa, isto , est dependente da assuno da culpa. Por responsabilidade objetiva ou pelo risco Independente da culpa Ex: Danos causados pelo nosso animal; Ex: Avaria do nosso carro causa acidente. Por danos patrimoniais Prejuzo causado ser pecunirio Por danos no patrimoniais no pecunirio; danos numa pessoa Por danos emergentes o sujeito causou o dano; danos na viatura de outrem. Por lucros cessantes Pessoa deixou de obter pelo nosso dano/atuao Individual Apenas o sujeito o causador do dono e responde pela compensao. Solidria Mais do que um sujeito o causador do dano.

12

Potrebbero piacerti anche