Sei sulla pagina 1di 22

SYLVIA REGINA VITORI PIFER BABORA

CADERNO PEDAGGICO Msica: O Cotidiano presente em nossas vidas. (exemplar do professor)

LONDRINA 2008

SUMRIO

IDENTIFICAO .........................................................................................

INTRODUO........ ........................................................................................ 4 1 1.1 2 2.1 3 4 4.1 5 5.1 6 6.1 7 7.1 8 8.1 9 9.1 10 10.1 11 11.1 12. 13 14 Msica e Cotidiano.......................................................................................... 4

Atividade........................................................................................................... 6 Preferncias Musicais e Diversidade.............................................................. 6 Atividade........................................................................................................... 7 Indstria Cultural e Interferncias................................................................ 7 Msica Erudita e Msica Popular.................................................................. 8 Atividade........................................................................................................... 8 Improvisao.................................................................................................... Atividades (Paisagem Sonora)........................................................................ 9 9

Rap..................................................................................................................... 10 Atividades......................................................................................................... Desigualdade Social......................................................................................... Atividades......................................................................................................... 12 12 13

Samba................................................................................................................ 15 Atividades......................................................................................................... 16

E o Samba Continua........................................................................................ 16 Atividade........................................................................................................... 16 Execuo Musical............................................................................................. 18 Atividade........................................................................................................... 18 Queremos ser Massificados?........................................................................... 18 Atividade........................................................................................................... 18 Conhecer Preciso........................................................................................... 19 Consideraes................................................................................................... 20 Bibliografia....................................................................................................... 21

IDENTIFICAO

Autor: Sylvia Regina Vitori Pifer Babora Orientador: Cleusa Cacione NRE: Londrina Escola: Escola Estadual Manuel Bandeira Disciplina: Artes Sries : (X) Ensino Fundamental ( X ) Ensino Mdio

Contedo Estruturante: Movimentos e Perodos Contedo Especfico: Gneros musicais Ttulo: Msica - O cotidiano presente em nossas vidas . Relao interdisciplinar: Sociologia/Portugus Palavras-chaves: Msica, Gneros musicais, cotidiano, indstria cultural.

INTRODUO
Esta produo didtico-pedaggica se constitui em um roteiro de sugestes de atividades pedaggicas onde cada professor poder, ao utiliz-las, ajust-las conforme a necessidade de seu objetivo a ser atingido. Sero apresentados textos e indicaes de sites e leituras para complemento dessas atividades. Voc j reparou como a msica est presente em nosso dia a dia? Todos ns gostamos de msica, mas porque gostamos e escolhemos sempre os mesmos estilos musicais? Esta escolha nossa mesmo? Ou escolhem por ns?

1. Msica e Cotidiano
Cotidiano O que acontece, o que se pratica todos os dias; de todos os dias. (Dicionrio da Lngua Portuguesa).

Voc j reparou como a msica est presente em nosso dia a dia? E com todos esses recursos tecnolgicos existentes, a msica sem dvidas passa a ser divulgada das mais diversas formas fazendo parte da cultura de massa (indstria cultural); resta-nos saber se esta msica to presente em nossa vida realmente a que gostaramos de ouvir. Todos ns apreciamos algum estilo musical. O ser humano diferentemente dos outros animais o nico que consegue produzir e consumir arte. Isto porque, alm de racionais, somos seres sensveis, vivemos em sociedade. Por esta razo, cada grupo social produz sua cultura, e neste processo de construo e produo cultural nos comunicamos e nos expressamos atravs das linguagens artsticas. Escolhemos neste trabalho, a linguagem musical para analisarmos, por considerarmos sua presena marcante em nosso meio, pela sua importncia como forma de conhecimento e pela sua preferncia entre os jovens. Sabemos que atravs da msica identificamos nossos valores, anseios, expectativas e modos de ver o mundo. Sim, a msica desempenha um papel importantssimo em nossas vidas, por expressar tantos significados reconhecidos em nosso cotidiano, mas importante que voc saiba que ela relevante, sobretudo porque uma forma de conhecimento, de saber, e uma possibilidade de ampliar nosso senso crtico.

Ao desenvolver a sensibilidade, a msica capacita-nos a ver o mundo com olhos mais atentos e com maior percepo dos fatos que nos rodeiam. Estudos feitos por Gainza (2000, apud CAMPOS) afirmam que a msica e o som, enquanto formas de energia, estimulam o movimento interno e externo no homem impulsionando assim a ao, ela faz parte da nossa cultura, nos faz expressar emoes, pensamentos, modo de sentir, perceber, pensar, e cada cultura possui seu repertrio musical criando assim diferentes formas e estilos musicais enriquecendo a diversidade musical em nosso mundo. Alguns artistas, de acordo com o contexto em que vivem, tm na msica um instrumento de denncia, cujo objetivo alertar-nos sobre a realidade ao nosso redor. Neste momento estamos citando acontecimentos do nosso cotidiano. Voc j percebeu isso? Leia o trecho da letra da msica de Gabriel O Pensador, e observe como este objetivo claro:
CACHIMBO DA PAZ A criminalidade toma conta da cidade A sociedade pe a culpa nas autoridades O cacique oficial viajou pro Pantanal Porque aqui a violncia t demais E l encontrou um velho ndio que usava um fio dental E fumava um cachimbo da paz O presidente deu um tapa no cachimbo e na hora De voltar pra capital ficou com preguia Trocou seu palet pelo fio dental e nomeou O velho ndio pra ministro da justia E o novo ministro chegando na cidade, Achou aquela tribo violenta demais Viu que todo cara-plida vivia atrs das grades E chamou a TV e os jornais.

Gabriel Contino, cantor e compositor, nascido em 04 de maro de 1974, abandonou o curso de jornalismo ainda no incio para se dedicar gravao de seu primeiro disco, em 1993. Meses antes, tinha gravado e lanado por conta prpria a msica "T Feliz (matei o presidente)", censurada rapidamente pelo governo Collor, pouco antes do impeachment. De l pra c, a contestao e a crtica social continuaram presentes nos quatro CDs do Pensador, misturadas ao humor e ironia dos seus raps. (www. cafemusic.com.br)

Para refletir Qual seu estilo musical preferido? Justifique sua preferncia. Voc ouve outros estilos? Quais? O que voc mais aprecia na msica que ouve? A letra ou o ritmo? Porqu?

(Professor, voc dever conduzir os alunos neste momento de forma que aps as reflexes, surjam os debates).

1.1 ATIVIDADE (Objetivos) Selecionar estilos musicais. Apresentar os estilos musicais selecionados. Discutir sobre os diferentes estilos selecionados. Traga de sua casa vrios estilos musicais que voc mais gosta para fazermos uma apresentao na sala de aula. (Pode ser gravao em CDs, DVDs, MP3, MP4 e outros). Ser que os gostos so iguais?

(Critrios de avaliao) Comprometimento e envolvimento com a proposta (todos os alunos trouxeram?) Apresentao dos estilos pesquisados (que registro foi apresentado?) Como os outros alunos se posicionaram durante a apresentao? Participao no debate (todos os alunos deram opinies sobre os diversos estilos musicais?). Sugesto: Anote as respostas dos alunos em seu dirio.

2. Preferncias Musicais e Diversidades sabido que as pessoas tem preferncias musicais diferentes entre si! Vejamos porque isso acontece. No Brasil temos uma diversidade cultural muito grande, devido a vrios fatores. Temos vrios povos oriundos de diversas etnias, na qual, cada um traz consigo uma influncia de nao ou regio de onde provm, alm de cada regio do pas, possuir tradies musicais tambm muito distintas. Por exemplo, na Bahia temos o Ax, no Rio de Janeiro o Samba, o carnaval, assim como culturas e tribos indgenas possuem ritmos musicais muito prprios (utilizados quase sempre como rituais). Assista ao vdeo no site www.youtube.com Z Carioca Aquarela do Brasil. (Apresente para o aluno, o vdeo sugerido em sala de aula).

O Brasil, por exemplo, conhecido internacionalmente pelo samba, uma das diversidades culturais dentro da nossa msica Outro fator que aponta a diversidade no gosto, o contexto social onde vivem as pessoas. Os nveis sociais oportunizam apreciaes e valorizao de estilos muito diferentes entre si. Podemos concluir que nosso gosto musical intrnseco sociedade e meio ao qual pertencemos.

2.1 Atividade
(Objetivos): Conhecer e Valorizar a diversidade musical enriquecer, atravs das msicas trazidas, o repertrio musical Discutir e refletir sobre as preferncias musicais. Faa uma pesquisa com elementos de sua famlia, sobre o estilo de msicas que eles gostam e compare-as com as trazidas por voc e seus colegas na atividade apresentada anteriormente e elaborem, em grupo, um relatrio a respeito. Os estilos musicais so os mesmos? Os artistas preferidos so os mesmos?

(Critrios de avaliao): Observar a atitude dos alunos no momento da apresentao da atividade sugerida participao na produo do relatrio Anlise dos estilos trazidos comparando-os com as preferncias prprias. (Professor, neste momento importante que voc fale um pouco sobre os estilos musicais utilizando os exemplos das msicas e artistas trazidos).

3. Indstria cultural e interferncias.


A explorao dos bens culturais pela mdia chamada de indstria cultural. Nesta lgica, a indstria cultural se apropria da cultura popular e erudita, transforma-as atravs de sofisticados

equipamentos e direciona-as para a produo em srie. 7

Identifique, de acordo com as msicas trazidas para a sala de aula, quais so os fatores que nos influenciam.. Quase sempre, as msicas que ouvimos so transmitidas pelo rdio, TV, internet, dos meios de comunicao de massa em geral, no mesmo? Ouvimos e vimos aquilo que a mdia nos oferece. importante observar a qualidade dos produtos artsticos divulgados por esses meios. Qual o objetivo da TV ou do rdio ao eleger determinado tipo de msica ou dana e divulga-las incessantemente ao pblico? (Oportunize o debate e explore mais, de forma discursiva, sobre a indstria Cultural). Vivemos numa sociedade capitalista, e como tal, somos alvo de persuaso para a venda de muitos produtos, pois o objetivo desse sistema (capitalista) o lucro. Dentre esses produtos encontra-se a msica. Assim,
Cabe aos professores de Arte ter como foco o esclarecimento de que o segmento da indstria cultural visa to somente a fragilizao da autonomia de deciso dos indivduos, a manipulao do desejo pela criao de necessidades artificiais, com vista estimulao do consumo. Assim fragilizados que todos perdem a autonomia como seres humanos, como cidados pensantes (PARAN - 2008).

4. MSICA ERUDITA E MSICA POPULAR ERUDITA - ensinada nos cursos de graduao que formam no s o professor, mas tambm o artista e esses profissionais passam a difundi-la. Esta forma de msica tem um pblico restrito, exclusivamente aqueles que possuem grandes poder aquisitivo. .(PARAN, 2008). Oua a msica de Villa Lobos Trenzinho Caipira POPULAR produzida e vivenciada pela classe trabalhadora, por grupos sociais menos favorecidos. Est ligada ao contexto em que esto inseridos.(PARAN, 2008 ).Podemos usar como exemplo o trecho da msica de Gabriel Pensador citada 4.1 PARA REFLETIR anteriormente.

4.1 ATIVIDADES (Objetivos): Fazer uso de um aparelho tecnolgico (celulares) como objeto de pesquisa para detectar o que foi proposto na atividade sugerida Discutir e refletir sobre as msicas encontradas na referida pesquisa. (Critrios de avaliao): Avaliar a pesquisa feita atravs do comprometimento apresentado Avaliar se ao apreciar os sons os alunos esto identificando o popular do erudito. 8

Voc j percebeu que algumas msicas eruditas j fizeram parte de seu dia a dia? no? Ento vamos observar os toques nos celulares dos colegas que esto na sala de aula. (esta pesquisa ser realizada em sala de aula, por este motivo o professor dever alert-los sobre a organizao na apresentao dos sons).

E a o que voc ouviu? Descreva? Em algum deles voc percebeu a presena da msica erudita? Provavelmente, mas se no ouviu, saiba que em alguns aparelhos estas msicas estiveram presentes e muito. (o professor dever trazer vrios aparelhos celulares contendo msicas eruditas, para ilustrar a aula de hoje).

OBSERVE AGORA ESTE TRECHO DE UM FILME CONSIDERADO UM CLSSICO DO CINEMA (YOU TUBE Cantando na chuva moderno) - (mostrar o vdeo em sala).

O que voc percebeu no fundo musical deste filme? Tem relao com o seu cotidiano? (oportunize ao aluno momento para refletir sobre esta questo). Nesses dois casos (toques de celular e o filme visto) ns temos a presena do erudito e do popular, s que de formas diferentes, o erudito em um aparelho popular e o popular em um filme clssico.

Voc achava que isso fosse possvel?

5. IMPROVISAO

Segundo o dicionrio da nossa lngua portuguesa, improvisar significa: inventar de repente, falar, escrever, compor sem preparao. Dessa forma, como parte do processo de aprender, na rea musical, aquele que improvisa aprimora sua sensibilidade auditiva tem prontido de respostas a diferentes estmulos sonoros, explorando assim sua espontaneidade e liberdade. VAMOS IMPROVISAR? 5.1 ATIVIDADES (Paisagens sonoras do cotidiano) - (Comentar com seu aluno a respeito dos sons que envolvem nosso dia a dia sem nome-los como paisagem sonora). 9

(Objetivos): Desenvolver maior sensibilidade diante do meio ambiente sonoro conhecer possibilidades de processos criativos em composies sonoras Expressarse com desenvoltura utilizando o corpo e a voz Experimentar e explorar timbres diversos e rudos. (Critrios de avaliao): Avaliar quantitativa e qualitativamente os sons/rudos percebidos pelos alunos. Avaliar improvisao, composio e organizao das diversas possibilidades sonoras conseguidas pelos alunos Analisar o comprometimento e a participao do trabalho em grupo. a) Divida a sala em grupos e pea para cada grupo elaborar uma apresentao de sons, feito com partes do corpo e voz, representando um dos temas pedidos: (SCHAFER,1991) Sons de uma fazenda. Sons de uma escola. Sons de um aeroporto. Sons de um circo. Sons de uma lan house. b) Ainda com a mesma diviso anterior, os grupos devero escolher novos temas para serem sonorizados. Registrar as composies em udio e fazer uma anlise dos sons ouvidos definindo paisagem sonora. 6. RAP
A termo RAP significa rhythm and poetry ( ritmo e poesia ). Este gnero musical foi criado nos Estados Unidos, mais especificamente nos bairros pobres de Nova Iorque, na dcada de 1970. Jovens de origens negra e espanhola, em busca de uma sonoridade nova, criaram o rap. O rap tem uma batida rpida e acelerada e a letra vem em forma de discurso, muita informao e pouca melodia. Geralmente as letras falam das dificuldades da vida dos habitantes de bairros pobres das grandes cidades. Geralmente, o rap cantado e tocado por uma dupla composta por um DJ ( disc-jquei ), que fica responsvel pelos efeitos sonoros e mixagens, e por MCs que se responsabilizam pela letra cantada. O rap surgiu no Brasil em 1986, na cidade de So Paulo. Na dcada de 80, as pessoas no aceitavam o rap, pois consideravam este estilo musical como sendo algo violento e tipicamente de periferia. Na dcada de 1990, o rap ganha as rdios e a indstria fonogrfica comea a dar mais ateno ao estilo. Os primeiros rappers a fazerem sucesso foram Thayde e DJ Hum. Logo a seguir comeam a surgir novas caras no rap nacional : Racionais MCs, Pavilho 9, Detentos do Rap, Cmbio Negro, Xis & Dentinho, Planet Hemp e Gabriel, O Pensador. www.suapesquisa.com/rap/

Nos dias de hoje o rap est incorporado no cenrio musical brasileiro. Venceu os preconceitos e saiu da periferia para ganhar o grande pblico. Dezenas de cds de rap so

10

lanados anualmente, porm o rap no perdeu sua essncia de denunciar as injustias, vividas pela pobreza das periferias das grandes cidades. www.suapesquisa.com/rap/

(Professor, neste momento ilustre as aulas com uma audio de diversos raps. Para isto selecione-os com cuidado).

site www.natxymusic.kit.net/.../r/racionais_mcs.jpg http://www.planetaeducacao.com.br/novo/imagens/artigos/literatura/02.jpg

Racionais MC's um grupo de rap e hip-hop formado por Mano Brown (Pedro Paulo Soares Pereira), Ice Blue (Paulo Eduardo Salvador), Edi Rock (Edivaldo Pereira Alves) e KL Jay (Kleber Geraldo Lelis Simes) em 1988 na cidade de So Paulo. Usando a linguagem da favela do morro do piolho, com expresses tpicas das comunidades pobres da cidade de So Paulo, as letras do grupo fazem um discurso contra a opresso populao marginalizada na periferia de So Paulo e procuram passar uma postura contra a submisso e a misria. Apesar de atuar essencialmente na periferia paulistana e de no fazer uso de grandes midias como TVs abertas e mesmo de se recusar a participar de grandes festivais pelo Brasil, o grupo vendeu durante a carreira cerca de 1 milho de cpias de seus lbuns." by Wikipdia

J vimos anteriormente, a msica sendo utilizada como instrumento de denncia. Agora leia trechos da msica abaixo. Voc percebe qual o tema que est sendo abordado nesta letra? A vida Desafio - Racionais MCs.
NECESSRIO SEMPRE ACREDITAR QUE O SONHO POSSVEL QUE O CU O LIMITE E VOC TRUTA IMBATVEL O TEMPO RUIM VAI PASSAR S UMA FASE E O SOFRIMENTO ALIMENTA MAIS A SUA CORAGEM QUE A SUA FAMLIA PRECISA DE VOC LADO A LADO SE GANHAR PRA TE APOIAR SE PERDER

11

FALO DO AMOR ENTRE HOMEM FILHO E MULHER A NICA VERDADE UNIVERSAL QUE MANTM A F OLHE AS CRIANAS QUE O FUTURO E A ESPERANA QUE AINDA CONHECE, NO SENTE O QUE DIO GANNCIA... ... EU FUI ORGIA, BRIO, LOUCO, MAS HOJE ANDO SBRIO GUARDO O REVLVER ENQUANTO VOC ME FALA EM DIO EU VEJO O CORPO A MENTE A ALMA ESPRITO OUO O REFM E O QUE DIZ LA NO CANTO LRICO FALO DO CREBRO E DO CORAO VEJO EGOSMO PRECONCEITO DE IRMO PRA IRMO A VIDA O PROBLEMA BATALHA DESAFIO CADA OBSTCULO UMA LIO EU ANUNCIO ISSO AI VOC NO PODE PARAR ESPERAR O TEMPO RUIM VIR TE ABRAAR ACREDITAR E SONHAR SEMPRE PRECISO O QUE MANTM OS IRMOS VIVOS... ..."O APRENDIZADO FOI DURO E MESMO DIANTE DESSE REVS NO PAREI DE SONHAR FUI PERSISTENTE PORQUE O FRACO NO ALCANA A META ATRAVS DO RAP CORRI ATRS DO PREJU E PUDE REALIZAR MEU SONHO POR ISSO QUE EU AFRO X NUNCA DEIXO DE SONHAR" ...ENFIM, QUERO VENCER SEM PILANTRAR COM NINGUM QUERO DINHEIRO SEM PISAR NA CABEA DE ALGUM O CERTO CERTO NA GUERRA OU NA PAZ SE FOR UM SONHO NO ME ACORDE NUNCA MAIS ROLETA RUSSA QUANTO CUSTA ENGATILHAR EU PAGO O DOBRO PRA VOC EM MIM ACREDITAR...

... ESPERE O FUTURO MUDAR SUA VIDA PORQUE O FUTURO SER A CONSEQNCIA DO PRESENTE PARASITA HOJE UM COITADO AMANHA CORRIDA HOJE VITRIA AMANHA

NUNCA ESQUEA DISSO...


www.vagalume.uol.com.br/racionais-mcs/a-vida-e-desafio.html

6.1 ATIVIDADES (Um RAP em minha vida) (Objetivos): Interpretar textos Desenvolver a percepo auditiva Conhecer alguns contedos musicais Compor e interpretar a composio feita Adotar atitudes de respeito diante das manifestaes musicais dos colegas. (Critrios de Avaliao): Analisar as composies criadas Avaliar se o aluno se apropriou das caractersticas que fazem parte de um rap Avaliar as apresentaes feitas. a) Aps ler o trecho musical, faa uma anlise sobre o que a letra diz. b) Apreciao de A vida desafio Racionais. medida que a msica ouvida, o professor solicita que os alunos acompanhem o ritmo por meio de sons corporais e vocais. 12

(Neste momento, o professor desenvolver contedos especficos de msica - pulso, ritmo). Atravs da improvisao vamos criar um RAP utilizando como fonte de inspirao os objetos que sero retirados de uma caixa-surpresa. c) Compor um texto, em forma de RAP, utilizando o nome dos objetos retirados da caixa surpresa.

7. DESIGUALDADE SOCIAL O que voc entende por desigualdade social? Discuta o tema com seus colegas. (Oportunizar ao debate). Voc concorda com a definio abaixo? A desigualdade social acontece quando a distribuio de renda feita de forma diferente sendo que a maior parte fica nas mos de poucos. No Brasil a desigualdade social uma das maiores do mundo. Por esses acontecimentos existem jovens vulnerveis hoje principalmente na classe de baixa renda, pois a excluso social os torna cada vez mais suprfluos e incapazes de ter uma vida digna. Muitos jovens de baixa renda crescem sem ter estrutura na famlia devido a uma srie de conseqncias causadas pela falta de dinheiro sendo: briga entre pais, discusses diria, falta de estudo, ambiente familiar precria, educao precria, ms instalaes, alimentao ruim, entre outros. A desigualdade social tem causado o crescimento de crianas e jovens sem preparao para a vida e muitos deles no conseguem oportunidades e acabam se tornando marginais ou desocupados, s vezes no porque querem, mas sim por no sobrarem alternativas. Outro fator que agrava essa situao a violncia que cresce a cada dia. Podemos perceber que o dio que faz com que uma pessoa se torne violenta sempre tem razes anteriores. Na maioria das vezes que vemos depoimentos de pessoas envolvidas com violncia, as mesmas tiveram na infncia situaes onde o pai era ausente ou se presente espancava a me, a misria fazia com que os pais vendessem drogas por um prato de comida, pais entregavam filhos para adoo ou at mesmo abandonavam os filhos ao invs de tentar reverter situao. Alguns casos, as pessoas hoje violentas foram vtimas de abuso sexual quando mais jovens e essa srie de situaes trazem uma ira e desejo de vingana no s dos mal-feitores, mas tambm das autoridades que sabem de todos esses possveis acontecimentos e no tomam posio. Hoje traficantes tm tomado o poder de algumas grandes cidades brasileiras e prejudicado cidados de bem com o intuito de atingir as autoridades. A cada dia que passa pessoas so mortas, espancadas e abusadas para que algum excludo do mundo mostre que alguma coisa ele sabe fazer, mesmo que isso seja ruim. O fato que, as autoridades so as principais causadoras desse processo de desigualdade que causa excluso e que gera violncia. preciso que pessoas de alto escalo projetem uma vida mais digna e com oportunidades de conhecimento para pessoas com baixa renda para que possam trabalhar e ter o sustento do lar entre outros. Desigualdade Social - Por Gabriela Cabral. www.alunosonline.com.br

13

7.1 ATIVIDADES Para este momento o professor convidar um rapper para orientar a atividade pedida. (Objetivos): Discutir e refletir influncias do contexto social na msica Explorar a produo de texto Trabalhar de forma interdisciplinar Ter contato com profissional da rea explorada nesta atividade. (Critrios de Avaliao): Analisar a composio e a interpretao Analisar contedos atitudinais desenvolvidos pelos alunos Reflexo e participao sobre o tema explorado.

a) Os alunos, em grupo, devero escrever um texto em forma de poesia (rimas) sobre o tema DESIGUALDADE SOCIAL.

b) Aps a composio, cada grupo far sua apresentao, acompanhado por um RAPPER.

RAPPER Uma primeira distino relevante a ser estabelecida refere-se s gangues. Os rappers so grupos formados por jovens da periferia urbana, muitos dos quais j pertenceram a diversos tipos de gangues, mas no exibem as mesma caractersticas destas ltimas. (...) Distintamente das gangues, o trao de unio entre os rappers, a vocao musical de seus membros: h os que cantam, os que compem, os DJs que so encarregados do scratch, h os danarinos. ABRAMOVAY, 1999, p. 135).

Registrar as composies em udio e fazer uma anlise dos sons ouvidos. Que tal agora ns conhecermos um novo ritmo? Esto lembrados do vdeo Z Carioca? (Se houver necessidade passar o vdeo novamente). Que ritmo era aquele? Isto mesmo, vamos agora falar do Samba.

14

8. SAMBA O samba surgiu da mistura de estilos musicais de origem africana e brasileira. O samba tocado com instrumentos de percusso (tambores, surdos timbau) e acompanhados por violo e cavaquinho. Geralmente, as letras de sambas contam a vida e o cotidiano de quem mora nas cidades, com destaque para as populaes pobres. O termo samba de origem africana e tem seu significado ligado s danas tpicas tribais do continente. As razes do samba foram fincadas em solo brasileiro na poca do Brasil Colonial, com a chegada da mo-de-obra escrava em nosso pas. Os tipos de samba mais conhecidos e que fazem mais sucesso so os da Bahia, do Rio de Janeiro e de So Paulo. O samba baiano influenciado pelo lundu e maxixe, com letras simples, balano rpido e ritmo repetitivo. A lambada, por exemplo, neste estilo, pois tem origem no maxixe. J o samba de roda, surgido na Bahia no sculo XIX, apresenta elementos culturais afrobrasileiros. Com palmas e cantos, os danarinos danam dentro de uma roda. O som fica por conta de um conjunto musical, que utiliza viola, atabaque, berimbau, chocalho e pandeiro. No Rio de Janeiro, o samba est ligado vida nos morros, sendo que as letras falam da vida urbana, dos trabalhadores e das dificuldades da vida de uma forma amena e muitas vezes com humor. Entre os paulistas, o samba ganha uma conotao de mistura de raas. Com influncia italiana, as letras so mais elaboradas e o sotaque dos bairros de trabalhadores ganha espao no estilo do samba de So Paulo. www.suapesquisa.com/samba/

Nem s de denncia vive a msica!


Escutem a msica Samba do Avio de Tom Jobim Vamos acompanhar com a letra abaixo
Minha alma canta Vejo o Rio de Janeiro Estou morrendo de saudades Rio, seu mar Praia sem fim Rio, voc foi feito pr mim Cristo Redentor Braos abertos sobre a Guanabara Este samba s porque Rio, eu gosto de voc A morena vai sambar Seu corpo todo balanar Rio de sol, de cu, de mar Dentro de um minuto estaremos no Galeo Copacabana, Copacabana

15

Cristo Redentor Braos abertos sobre a Guanabara Este samba s porque Rio, eu gosto de voc A morena vai sambar Seu corpo todo balanar Aperte o cinto, vamos chegar gua brilhando, olha a pista chegando E vamos ns

Pousar... www.vagalume.uol.com.br/gilberto-gil/samba-do-aviao.html Vocs observaram que nesta msica o compositor est fazendo uma declarao de amor pra sua cidade?

8.1 ATIVIDADES (Ritmos musicais). SUGESTO: Professor, voc poder elaborar clulas rtmicas contemplando contedos especficos de msica e orient-los para o acompanhamento musical. Esta atividade poder ser feita em vrios estilos musicais, proporcionando assim uma maior apropriao do contedo por parte do aluno. (Objetivos): Conhecer diferentes instrumentos musicais de percusso Conhecer contedos especficos da msica (pulso, ritmo, melodia, harmonia), Interpretar as diferentes msicas selecionadas, utilizando diferentes instrumentos de percusso (Tambor, pandeiro, chocalho, clava) Experimentar diferentes possibilidades sonoras Produzir textos Adquirir conhecimentos atravs de contedos interdisciplinares Compor com desenvoltura Adotar atitudes de respeito para com os colegas. (Critrios de Avaliao): Comprometimento nas atividades pedidas. a) Vamos acompanhar a msica com movimentos corporais sonoros e com acompanhamento de instrumentos de percusso. Neste momento vamos ter contato com diversos instrumentos de percusso. b) Que tal voc demonstrar seu amor por sua cidade? Em grupo criem um texto que fale sobre seu amor por sua cidade. Procure destacar os pontos que voc gosta, que acha interessante e que faa parte da paisagem de sua cidade.

9. E O SAMBA CONTINUA. Vamos de samba novamente?

9.1.ATIVIDADE (Objetivos): Mostrar, atravs da atividade proposta, os conhecimentos adquiridos e a capacidade de improvisao. (Critrios de Avaliao ): Participao na elaborao da atividade proposta.

16

Ouvir a msica Livre pra Voar acompanhando com instrumentos de percusso utilizando tambm o corpo e a voz.

www.natxymusic.kit.net/exalta-samba Livre pra Voar Exalta Samba Rodriguinho e Thiaguinho


Quando a gente se encontrar tudo vai ser to perfeito eu quero te curtir demais eu vou aliviar esse aperto no meu peito Que vontade no da mais Se no telefone bom Imagine aqui bem perto Eu sentindo o teu calor Sem medo de ser feliz, t com o corao aberto Com voc eu to esperto J me acostumei com o seu jeitinho, de falar no telefone besteirinhas pra me provocar Quando eu te pegar "c" ta perdida vai se arrepender de um dia ter me tirado do meu lugar Peo, por favor, no se apaixone pois no sou aquele homem que um dia o seu pai sonhou Eu s tenho cara de santinho sempre fao com jeitinho coitada de quem acreditou.

Eu prometo te dar carinho mas gosto de ser sozinho livre pra voar quem sabe um outro dia a gente possa se encontrar de novo

17

ASSISTA AO VDEO NO YOU TUBE Exalta samba e Racionais Mcs Favela

Aqui podemos perceber a mesma msica sendo interpretada por pessoas que compe msicas de gneros diferentes.

10. EXECUO MUSICAL (Objetivos): Demonstrar pela execuo musical o trabalho desenvolvido Utilizar a voz, o corpo e instrumentos musicais como forma de expresso e comunicao empregando os conhecimentos adquiridos. (Critrios de Avaliao): Observar as habilidades e conhecimentos adquiridos at ento para elaborao de prximas atividades. 10.1 Os alunos devero reunir-se em grupos, escolher uma msica, apresentar com acompanhamentos corporais e percusso, utilizando os instrumentos aprendidos at ento. Esta apresentao dever ser feita para a comunidade escolar, aps ser orientada pelo professor e ensaiada pelos alunos, como forma de avaliao. 11. QUEREMOS SER MASSIFICADOS? Reflexo A indstria cultural tem a caracterstica de democratizar a arte e a msica, levando a todos, indistintamente, em tempo Record suas produes. O problema que esta massificao, vinculada a interesses mercantis, privilegia a quantidade em detrimento da qualidade destas produes. Alm de possuir um grande poder manipulatrio, levando-nos inconscientemente a consumir to somente aquilo que nos oferece. Marcuse, 1969 apud SILVA, 2008, enfatiza que a forma de totalitarismo na massificao de cultura contempornea, muito perigosa, pois no percebida como tal, onde os dominados no percebem at onde vai essa massificao (...) Assim acreditamos escolher aquilo que vimos e ouvimos, quando na verdade somos manipulados por este perverso sistema. Contude, se estivermos conscientes desta manipulao, podemos sim, resistir a ela. Porque somente resistindo estaremos aptos a ampliar nosso repertrio musical, e preparados para conceber a msica como forma de conhecimento e aprimoramento cultural.

11.1 ATIVIDADE (Objetivos): Refletir a respeito de atitudes necessrias para aquisio de autonomia visando futuras tomadas de decises.

18

(Critrios): Observar o comprometimento com o momento sugerido atravs da participao efetiva do aluno. Assista ao filme Indstria cultural -voc est sendo influenciado no site do you tube e responda. a) De que forma a industria cultural estabelece padres de gosto e comportamento? b) Com que interesse ela nos causa essa iluso? c) Quais so os prejuzos causados massa por essa manipulao? 12. CONHECER PRECISO. Voc observou quantos itens foram aprendidos atravs dessas nossas atividades? Ns falamos sobre o quanto a msica e o nosso dia a dia so importantes para a nossa formao. Aprendemos que a msica pode ser utilizada como instrumento de denncia, como alerta aos acontecimentos, como forma de incentivo luta por meio de suas palavras, como forma de declarar nosso amor. Vimos tambm biografias de artistas, estilos musicais, diversidade cultural, desigualdade social. Debatemos, discutimos e refletimos. Tivemos a oportunidade de conhecer o que msica erudita, popular, improvisao, cotidiano, rapper, paisagem sonora. Enfim, improvisamos, compomos, utilizamos a voz e o corpo como instrumentos musicais, apresentamos e o mais importante, vimos que somos capazes de ser autnomos, escolhendo aquilo que mais nos agrada independente da massificao a qual estamos expostos. Voc acha que realmente voc pode se deixar levar pela industria cultural ou voc capaz de fazer sua escolha? E a msica, voc tem dvidas que ela no seja uma forma de conhecimento que vem auxiliar, e muito na formao do cidado? Perguntas como esta nos so feitas a todo o momento, principalmente em uma escola quando muitos dos outros professores acham que a msica tem o papel apenas de diverso, prazer. Esquecendo-se de perceber o quanto ela nos faz ver, perceber e transformar o meio em que vivemos, nos dando a oportunidade de chegarmos quilo que realmente queremos. Vamos agora ouvir e acompanhar atravs da letra abaixo, a msica composta por Roberto e Erasmo Carlos, executada pela Banda Tits preciso saber viver.
Quem espera que a vida Seja feita de iluso Pode at ficar maluco Ou morrer na solido preciso ter cuidado Pra mais tarde no sofrer preciso saber viver. Toda pedra no caminho Voc deve retirar Numa flor que tem espinhos Voc pode se arranhar Se o bem e o mal existem Voc pode escolher preciso saber viver.

19

COMO DIZ A MSICA, PRECISO TER CUIDADO, SABER VIVER E COM CERTEZA CONHECER PARA PODER FAZER ESCOLHAS E NO SE DEIXAR INFLUENCIAR.

13. CONSIDERAES Professor:

Inicialmente no utilizaremos os termos reais para os contedos musicais, mas sim oportunizaremos aos alunos vivenci-los. As atividades no indicam nmeros de aulas, j que para muitas das sugeridas sero necessrios vrios momentos para a aquisio real dos contedos propostos. O professor dever estar em constante pesquisa sobre o desenvolvimento que seu aluno vem obtendo com as atividades elaboradas, e se necessrio estar renovando seu repertrio procurando ir de encontro s necessidades reais dos alunos, no esquecendo que dever partir sempre do cotidiano, fator predominante para a efetivao do aprendizado.

MSICA ANTES DE MAIS NADA.


PAUL VERLAINE

20

14.BIBLIOGRAFIA ABRAMOVAY, Miriam et al. Gangues, galeras, chegados e rappers: juventude, violncia e cidadania nas cidades da periferia de Braslia. Rio de Janeiro: Garamond, 1999. CACIONE, Cleusa E. S. Avaliao da aprendizagem: desvelando concepes de licenciandos de msica. 2004, 186 p. Dissertao (Mestrado em Educao) Universidade Estadual de Londrina, Londrina. CAMPOS, Moema. A educao musical e o novo paradigma. Rio de Janeiro: Enelivros, 2000. GAINZA, Violeta H. A improvisao como tcnica pedaggica. In Cadernos de EstudoEducao Musical 1.Belo Horizonte: Atravez, Associao Artstico Cultural/UFMG. 1990, p. 22-30. HENTSCHKE, Liane, SOUZA, Jusamara (org.). Avaliao em msica: reflexes e praticas. So Paulo: Moderna, 2003. HENTSCHKE, Liane, DEL BEM, Luciana. Ensino de Musica . So Paulo. Moderna, 2003. PARAN, Secretaria de Estado da Educao. Diretrizes Curriculares de Arte para os Anos Finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Mdio. Curitiba, 2008. PELAEZ, Neyde Carstens Martins. Aprender a aprender atravs da msica. In Ptio: Revista Pedaggica Ano VII, N 25, Fevereiro/abril. Porto Alegre: Artmed Editora S.A. 2003.p. 60-61. SCHAFER, Murray. O ouvido Pensante. So Paulo: UNESP, 1991. SILVA, Maria de Lourdes. A Educao Esttica em Oposio a Indstria Cultural. 2008. Trabalho de Interveno Pedaggica apresentado no Programa de Desenvolvimento Educacional na Disciplina de Arte, Londrina.

21

SOUZA, Jusamara (org.) Msica, Cotidiano e Educao . Porto Alegre: Programa de PsGraduao em Msica, 2000. SOUZA, Jusamara (org.) Prticas de ensinar musica: legislao, planejamento,observao, registro, orientao, espaos e formao. Porto Alegre: Sulina, 2006. SWANWICK, Keith. Ensinando musica musicalmente.So Paulo: moderna, 2003.

22

Potrebbero piacerti anche