Sei sulla pagina 1di 6

Densidade a massa por unidade de volume de uma substncia.

. O clculo da densidade feito pela diviso da massa do objeto por seu volume. Densidade = massa volume A densidade existe para determinar a quantidade de matria que est presente em uma determinada unidade de volume. O que voc entenderia se te dissessem que o chumbo possui maior densidade do que o alum nio! A explica"o que# num dado volume de chumbo h mais matria que em uma mesma quantidade de alum nio. $odemos caracteri%ar uma substncia atravs de sua densidade. A densidade dos s&lidos e l quidos expressa em 'ramas por cent metro c(bico )'*cm+,. -ejamos a densidade de al'uns compostos. /'ua .......................................0#112 '*cm+ /lcool et lico...........................0#231 '*cm+ Alum nio ................................ 4#20 '*cm + 5humbo...................................66#+ '*cm + Diamante ..................................+#7 '*cm + 8eite inte'ral............................6#0+ '*cm + 9erc(rio .................................6+#: '*cm +

Densidade A densidade uma 'rande%a que expressa a ra%o entre a massa de um material e o volume por ele ocupado.

A diferen"a de densidade a propriedade que mantm os l quidos da fi'ura separados

A densidade uma propriedade espec fica de cada material que serve para identificar uma substncia. ;ssa 'rande%a pode ser enunciada da se'uinte forma.

9atematicamente# a expresso usada para calcular a densidade dada por.

A unidade de densidade no <= o quilo'rama por metro c(bico )kg/m3,# embora as unidades mais utili%adas sejam o 'rama por cent metro c(bico )g/cm3, ou o 'rama por mililitro )g/mL,. $ara 'ases# costuma ser expressa em 'ramas por litro )g/L,. 5onforme se observa na expresso matemtica da densidade# ela inversamente proporcional ao volume# isto si'nifica que quanto menor o volume ocupado por determinada massa# maior ser a densidade. $ara entendermos como isso se d na prtica# pense# por exemplo# na se'uinte questo. o que pesa mais, 1 kg de chumbo ou 1 kg de algodo? >a realidade# eles possuem a mesma massa# portanto# o ?peso@ deles o mesmo. $orm# a diferen"a consiste na densidade# pois 6 A' de chumbo se concentra em um volume muito menor que 6 A' de al'odo. A densidade do al'odo pequena# porque sua massa se espalha em um 'rande volume. Desse modo# vemos que a densidade de cada material depende do volume por ele ocupado. ; o volume uma 'rande%a f sica que varia com a temperatura e a presso. =sso si'nifica que# consequentemente# a densidade tambm depender da temperatura e da presso do material Bm exemplo que nos mostra isso a 'ua. Cuando a 'ua est sob a temperatura de aproximadamente DE5 e sob presso ao n vel do mar# que i'ual a 6#0 atm# a sua densidade i'ual a 6#0 '*cm +. >o entanto# no estado s&lido# isto # em temperaturas abaixo de 0E5# ao n vel do mar# a sua densidade mudar F ela diminuir para 0#14 '*cm+. >ote que a densidade da 'ua no estado s&lido menor que no estado l quido. =sso explica o fato de o 'elo flutuar na 'ua# pois outra consequncia importante da densidade dos materiais que o material mais denso a!unda e o menos denso !lutua $ara compararmos essa questo# veja a fi'ura abaixo# na qual temos um copo com 'ua e 'elo e outro copo com uma bebida alco&lica e 'elo.

Observe que o 'elo flutua quando colocado na 'ua e afunda quando colocado em bebidas alco&licas. A densidade a 'rande%a que explica esse fato. 5onforme j dito# a densidade do 'elo )0#14 '*cm +, menor que a da 'ua )6#0 '*cm+,G j a densidade do lcool de 0#21 '*cm +# o que si'nifica que menor que a densidade do 'elo# por isso o 'elo afunda. Outra questo que pode ser observada na ilustra"o que o gelo no !ica totalmente acima da super!"cie da gua. =sso ocorre porque# comparando a densidade do 'elo com a da 'ua# podemos calcular pela diferen"a entre elas que necessrio apenas 14H do volume do 'elo para i'ualar a massa de 'ua que ele desloca. Dessa forma# 14H do volume do 'elo fica abaixo da superf cie da 'uaG e apenas 3H fica acima da superf cie. I por isso que os iceber's so to peri'osos para a nave'a"o.

I em ra%o disso que vrias espcies animais e ve'etais sobrevivem# pois em pocas frias a 'ua da superf cie de mares e la'os se con'ela. Cuando a temperatura aumenta# esse 'elo derrete. >o entanto# se o 'elo formado afundasse# ficando no fundo dos la'os e mares# o resultado seria que dificilmente esse 'elo derreteria e em pouco tempo as vidas das espcies nessas re'iJes estariam comprometidas. A se'uir temos as densidades de al'umas substncias do nosso cotidiano. 8eite inte'ral...........................6#0+ '*cm+ Alum nio ................................ 4#20 '*cm + Diamante .................................+#7 '*cm +

5humbo...................................66#+ '*cm + 9erc(rio .................................6+#: '*cm +

Densidade, concentra#o e molaridade$ %r&s conceitos bsicos

'()*+%* ,ssunto$ Cu mica, $ropriedades coli'ativas -bio .endelucci 42*01*400760h74


5omunicar erro=mprimir Densidade# concentra#o e molaridade so trs conceitos bsicos e causam# Ks ve%es# 'rande confuso. Antes de falarmos nos trs# vamos dar certo destaque a um deles. a densidade# que uma propriedade intr nseca da matria. 8embreLse que a matria tem duas caracter sticas fundamentais. possui massa e ocupa lu'ar no espa"o. 8embreLse que Mocupar lu'ar no espa"oM sinNnimo de di%ermos Mtem volumeM. Assim# massa e volume so coisas que tudo que material tem. A rela"o entre a massa e o volume de um corpo qualquer recebe o nome de densidade# que pode ser matematicamente expressa como.

$erceba que tudo que material possui densidade# no importando se uma substncia simples ou uma mistura# independentemente de seu estado f sico. Bma 'ota de 'ua pura# uma 'ota de 'ua sal'ada ou mesmo o vapor da 'ua ou um cubo de 'elo possuem densidade# embora em cada uma das situa"Jes exemplificadas o valor dessa densidade varie.

Densidade e concentra#o Cuando falamos em concentrao estamos nos referindo obri'atoriamente a umasolu"o. Bma solu"o tem pelo menos dois componentes. soluto e solvente. <oluto aquele que est dissolvido# solvente aquele que dissolve. ;m um copo de 'ua com sal teremos a 'ua como solvente e o sal como soluto.

;ssa solu"o possui densidade! 5laro que sim# afinal matriaO <& que as solu"Jes apresentam tambm outra caracter stica muito importante. a concentra"o. O conceito concentra"o amplamente utili%ado em nosso cotidiano. 5ansamos de ler r&tulos de produtos tais como Msuco concentradoM ou Mdeter'ente concentradoM# e ainda ouvimos muito falar em concentra"o disso ou daquilo. A concentra"o nada mais do que a rela"o entre a massa do soluto )o que est dissolvido, e do volume da solu"o. Cuer ver como simples!

, concentra#o e ca!e/inho -oc vem me visitar e eu lhe ofere"o um caf. $er'unto a voc. quantas colheres de a"(car )ou quantas 'otas de ado"ante,! O que eu quero saber# quimicamente falando# se voc quer uma solu"o de caf )solvente, com a"(car )soluto, muito ou pouco concentrada. <e voc um Mformi'oM# provavelmente 'ostar de seu caf bem doce# ou seja# com bastante quantidade )massa, de a"(car por x cara )volume, de caf. <e estiver de dieta me pedir um caf com baixa concentra"o de a"(car# ou seja# pouca quantidade )massa, de a"(car por x cara )volume, de caf. $odemos ento calcular a concentra"o de uma solu"o se soubermos duas coisas. a massa do soluto e o volume da solu"o.

A concentra"o altera a densidade! Altera. -amos pensar com um pouco de cuidado.

$e'ue uma x cara de caf )sem a"(car, com# por exemplo# 600 m8 de caf. <e voc aferir e obtiver# di'amos# 600' )sua massa,# poder calcular sua densidade. d P m*- P 6#00 '*m8. 5oloque nessa x cara uma colher com mais ou menos 60 ' de a"(car. 5onsiderando que a densidade do a"(car aproximadamente 6#: '*m8# utili%ando a mesma f&rmula da densidade para calcular -# estaremos adicionando o volume de :#47 m8 de a"(car. A nova massa ser de 600 Q 60 P 660'# o novo volume ser de 600 Q :#47 P 60:#47 m8

e# portanto# a nova densidade d P m*- P 660*60:#47 P 6#0+7 '*m8.

-amos nos ater a'ora K concentra"o. Antes de colocarmos o a"(car# a concentra"o de a"(car no caf era de %ero# afinal no havia nenhum a"(car. Depois de ado"ado# a concentra"o passa a ser de 5 P m)a"(car,*-)total, P 60*60:#47 P 0#01D '*m8.

Rica claro que quanto mais a"(car colocarmos# maior a densidade e maior a concentra"o.

)olaridade e concentra#o molar 8embreLse de que para a qu mica as quantidades so# muito costumeiramente# expressas em mols ou moles )plural de mol,. $odemos ento calcular al'o que chamaremos de concentrao molar. 5oncentra"o porque relaciona a quantidade de soluto por volume e molar porque essa quantidade no ser expressa em quantidade de massa# mas sim em moles. <upondo ainda o exemplo da x cara de caf# e supondo que o a"(car utili%ado tenha a f&rmula 5:S64O:# podemos calcular quantos moles as 60' de a"(car representam e calcular qual a concentra"o molar oumolaridade dessa solu"o. A molaridade nada mais ento que a rela"o entre a quantidade de soluto expressa em moles e o volume da solu"o.

.elembrando e tomando cuidado <olvente. aquele que MdissolveMG

<oluto. aquele que MdissolvidoMG

Densidade$ rela"o entre a massa e o volume de qualquer corpo materialG 'oncentra#o$ rela"o entre a massa do soluto e o volume da solu"oG )olaridade$ rela"o entre o n(mero de mol do soluto e o volume da solu"o. 5uidado. 9atematicamente# densidade e concentra"o tm f&rmulas semelhantes L dPm*- e 5Pm*-# mas no so a mesma coisa. o m na f&rmula da densidade a massa total da amostra enquanto que na concentra"o a massa apenas do soluto.

Potrebbero piacerti anche