Sei sulla pagina 1di 4

E.B.

de Canidelo Ficha de Avaliao 5 ano Cincias Naturais Ano Letivo 2013/2014 11 / dezembro /2013

Nome: _________________________________________ Nmero: _____ 5D

Observaes:

Professor: ___________________________________________ Enc. de Educao: ____________________________________

Antes de responderes, l com ateno as perguntas e responde com calma! I Alimentao

A - Assinala com um x a opo correta


1. A alimentao uma funo indispensvel vida dos animais porque: a) Os animais vivem no deserto. b) Os animais produzem o seu prprio alimento. c) So os alimentos que fornecem a energia necessria e permitem a construo do seu organismo. d) So os alimentos que fornecem as asas e permitem a locomoo. 2. O Regime Alimentar dos animais: a) o conjunto de alimentos que ele come e muito diferente dentro de cada espcie. b) o conjunto de alimentos que ele come e semelhante dentro de cada espcie. c) Constitui a forma como ele se move. d) o seu habitat. 3. Um animal herbvoro: a) Alimenta-se apenas de outros animais. b) Alimenta-se apenas de insetos. c) Alimenta-se apenas de plantas. d) um animal que vive no mar.

B Assinala as palavras que correspondem a cada uma das seguintes frases.


1.Regime alimentar dos animais que se alimentam apenas de plantas. 2. Regime alimentar dos animais que se alimentam apenas de outros animais. 3. Regime alimentar dos animais que se alimentam apenas de insetos. 4. Regime alimentar dos animais que se alimentam quer de plantas, quer de animais. 5. Regime alimentar dos animais que se alimentam apenas de gros e sementes. 6. rgo das Aves fundamental para a sua alimentao. 7. Tipo de dente fundamental para rasgar os alimentos.

C Associa as imagens ao regime alimentar

Carnvoro | Piscvoro | Granvoro

D Escreve um pequeno texto para explicar o seguinte conjunto de imagens, em que uses as palavras ateno, descoberta e captura.

______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ E - Coloca uma cruz no regime alimentar correspondente a cada animal:
Herbvoro Lobo Camaleo Pombo Coelho Esquilo Ovelha Homem Insectvoro Omnvoro Granvoro Carnvoro Frugvoro

F - A dentio dos mamferos est adaptada aos regimes alimentares. A B

1. Indica a funo dos dentes representados pelo nmero 3. _______________________________________ _____________________________________________________________________________________ 2. Qual o regime alimentar do animal A? E do B? Justifica a tua resposta. ____________________________ _______________________________________________________________________________________

II - Reproduo 1. Os animais, para assegurar a sua descendncia, precisam de se reproduzir. O que entendes por reproduo? ___________________________________________________________________________________________ 2. Observa a figura que representa o macho e a fmea de veado. 2.1. Os animais representados apresentam dimorfismo sexual? Justifica. _____________________________

__________________________________________ __________________________________________ 2.2. D exemplo de outro animal com dimorfismo sexual. ________________________________________ 2.3. A reproduo do veado sexuada, porque nela intervm dois animais: (Assinala a opo correta.)

a) do mesmo sexo.

b) de sexos diferentes da mesma espcie.

c) de espcies diferentes.

3. L o texto que se segue e observa a figura, referente a comportamentos dos mergulhes de crista, durante a poca de reproduo: O macho e a fmea do mergulho de crista no se distinguem facilmente. Durante o namoro, o mergulho de crista fmea responde ao grito de chamamento do macho, aproximandose dele. Frente a frente, os mergulhes, macho e fmea, sacodem a cabea. A seguir, exibindo a plumagem colorida, executam uma srie de movimentos que mais parecem um bailado. 3.1. O texto indica um conjunto de comportamentos que os mergulhes de crista apresentam na poca de acasalamento. Dos termos abaixo indicados, seleciona aquele que se refere a esses comportamentos.

ACASALAMENTO

DIMORFISMO SEXUAL

PARADA NUPCIAL

3.2. Indica qual a finalidade desse conjunto de comportamentos dos mergulhes de crista. ___________________________________________________________________________________________ 4. Classifica cada uma das afirmaes em verdadeira (V) ou falsa (F). a) Um animal ovparo que se desenvolve no interior do corpo da me. _____ b) A galinha um animal ovparo e a vaca um animal vivparo. _____ c) So exemplos de animais ovparos: a cobra, a avestruz, a tartaruga e o caracol. _____ d) As metamorfoses so as transformaes de alguns animais vivparos. ____ e) O gato um animal ovparo e a guia um animal vivparo. _____

4.2 Corrige as afirmaes que assinalaste como falsas. ___________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ 5. Alguns animais quando saem do ovo so muito diferentes da sua forma adulta, passando por um conjunto de transformaes desde que nascem at atingirem o estado adulto.

5.1. Diz que nome se d a esse conjunto de transformaes. _____________________________________ 5.2. A r um anfbio que tem preferncia por guas doces e lmpidas. As suas transformaes duram cerca de 3 meses. Ordena as seguintes imagens, de acordo com as transformaes sofridas pela r.

____ - ____ - ____ - ____ - ____ 6. Muitos animais adotam comportamentos diferentes dos usuais para se adaptarem s condies do meio ambiente. Completa a tabela seguinte, indicando com uma cruz (X), o comportamento que o animal apresenta em cada situao. COMPORTAMENTO Hibernao A pele dos camalees muda de cor, ficando semelhante ao local onde ele est No Inverno, as cegonhas fazem viagens para terras mais quentes, regressando no Vero Na poca seca, o caracol recolhe-se na concha e tapa a abertura com uma pelcula que produz Para se protegerem do frio, os esquilos entram num estado de dormncia do qual s saem quando comea a ficar quente 7. Observa a figura e l, com ateno, o texto seguinte.
A marmota um pequeno mamfero roedor que se defende das condies desfavorveis do ambiente, hibernando. Durante esse perodo, sobrevive custa de reservas acumuladas no Vero, quando o alimento abundante.

Estivao

Migrao

Camuflage m

7.1. No quadro seguinte esto registados alguns valores observados na marmota durante o perodo de vida ativa e o da hibernao. Regista a temperatura do corpo da marmota durante o perodo de: Vida ativa __________________ Hibernao _________________
Temperatura do corpo Nmero de batimentos do corao por minuto Nmero de movimentos respiratrios por minuto

Vida Ativa 32 C 80 a 95 25 a 50

Hibernao 3 C 3a4 2a5

Potrebbero piacerti anche