Sei sulla pagina 1di 15

urbanas

Impactos Socioambientais

GUAS

No primeiro caso, a soluo passa pelo apoio estadual e federal mediante escritrios tcnicos que apoiem as cidades de menor porte no desenvolvimento de suas aes de planejamento e implementao. O segundo depender da transio e evoluo do desenvolvimento da gesto no pas. O terceiro depender fundamentalmente do desenvolvimento de um programa em nvel federal e mesmo estadual, com um fundo de financiamento para viabilizar as aes.

Introduo
A gua no meio urbano tem vrios aspectos. O primeiro, que qualquer pessoa tem sempre na mente, o do abastecimento da populao. No entanto, vrios outros aspectos devem ser considerados, principalmente com o aumento e a densificao populacional que o mundo vem sofrendo nesse sculo. Com o crescimento populacional e a densificao fatores como a poluio domstica e industrial se agravaram, criando condies ambientais inadequadas, esse processo que se agravou principalmente a partir do final da dcada de 60, mostrou que o desenvolvimento urbano sem qualquer planejamento ambiental resulta em prejuzos significativos para sociedade. O desenvolvimento sustentvel urbano tem o objetivo de melhorar a qualidade da vida da populao e a conservao ambiental. tambm essencialmente integrador na medida em que a qualidade de vida somente possvel com um ambiente conservado que atenda s necessidades da populao, garantindo harmonia do homem e da natureza. A Gesto integrada das guas Urbanas essencial para a sustentabilidade do desenvolvimento urbano ao longo do tempo.

24

Os principais componentes da estrutura da gesto da cidade envolvem os seguintes elementos:


Planejamento e gesto do uso do solo: trata da definio, por meio do Plano Diretor Urbano, de como a cidade prevista para ser ocupada e suas correes com relao ao cenrio do passado e do presente; Infraestrutura viria, gua, energia, comunicao e transporte: planejamento e gesto desses componentes da infraestrutura que podem ser de atribuio de implantao pblica ou privada, mas devem estar regulados pelo municpio; Gesto socioambiental: a gesto do meio ambiente urbano realizada por entidades municipais, estaduais ou federais de acordo com a estrutura institucional. A gesto envolve a avaliao e aprovao de projetos, monitoramento, fiscalizao e pesquisa para que o desenvolvimento urbano seja socioambiental sustentvel.

23

Gesto das guas urbanas


A gesto das aes dentro do ambiente urbano pode ser definida de acordo com a relao de dependncia da gua atravs da bacia hidrogrfica ou da jurisdio administrativa do municpio, do Estado ou da nao. A tendncia da gesto dos recursos hdricos tem sido realizada atravs da bacia hidrogrfica, no entanto a gesto do uso do solo realizada pelo municpio ou grupo de municpios numa Regio Metropolitana. A gesto pode ser realizada de acordo com a definio do espao geogrfico externo e interno cidade.

Ciclo de Contaminao
O ciclo hidrolgico natural constitudo por diferentes processos fsicos, qumicos e biolgicos. Quando o homem entra neste sistema e se concentra no espao, produz grandes alteraes que modificam dramaticamente este ciclo e trazem consigo impactos significativos (muitas vezes de forma irreversvel) no prprio homem e na natureza. O primeiro risco o da escassez quantitativa. A natureza tem mostrado que a gua, que escoa nos rios e depende das chuvas aleatria e varia muito entre secas e estiagens. O homem, na sua histria, procurou controlar essa gua para seu benefcio por meio de obras hidrulicas. Essas obras procuram reduzir a escassez pela regularizao das vazes, aumentando a disponibilidade ao longo do tempo, mas, desde os anos 60, essas obras so questionadas devido aos impactos irreversveis ao meio ambiente. O desenvolvimento sustentvel que procura minimizar esse conflito ainda uma tarefa pouco compreendida e utilizada.

22

Gerenciamento de mananciais
As cidades que utilizam intensamente a gua como fonte de vida e desenvolvimento devem ter um plano bsico de controle e preservao de seus mananciais de suprimento dentro de um cenrio atual, mdio e longo prazo. Para a maioria das cidades os mananciais representam bacias pequenas ou aquferos de pequena extenso, onde a ao envolve o municpio ou no mximo o Estado. As excees so as Regies Metropolitanas onde a demanda geralmente exigindo grandes mananciais. O controle sobre a ocupao e a preservao dos mananciais um processo que dever cada vez mais ficar sob a responsabilidade dos municpios onde a prpria ao predatria se inicia. Apenas nas bacias intermunicipais que a tendncia ser de controle estadual, do comit de bacia ou mesmo do consrcio de municpios.

21

Qualidade da gua
A qualidade da gua da rede de pluviais depende de vrios fatores: da limpeza urbana e sua frequncia, da intensidade da precipitao e sua distribuio temporal e espacial, da poca do ano e do tipo de uso da rea urbana. Os principais indicadores da qualidade da gua so os parmetros que caracterizam a poluio orgnica e a quantidade de metais. Os esgotos podem ser combinados (sanitrio e pluvial num mesmo conduto) ou separados (rede pluvial e sanitria separada). No Brasil, a maioria das redes do segundo tipo; somente em reas antigas de algumas cidades existem sistemas combinados. Atualmente, devido falta de capacidade financeira para ampliao da rede sanitria, algumas prefeituras tem permitido o uso da rede de pluvial para transporte do esgoto sanitrio, o que pode ser uma soluo inadequada medida que esse esgoto no tratado, alm de inviabilizar algumas solues de controle quantitativo do pluvial.

Fases das guas Urbanas


Nos pases em desenvolvimento, as cidades variam de estgio. Inicialmente, quando a populao pequena, o abastecimento realizado a partir de poos ou de um corpo dgua prximo, e o esgoto despejado na drenagem (quando existe) ou evolui para poos negros ou fossas spticas. Existe o risco de a gua de abastecimento ser contaminada pelo prprio esgoto. Esse cenrio dramtico quando o solo tem baixa capacidade de infiltrao, as fossas no funcionam e o esgoto escoa pelas ruas ou por drenagem. Esse estgio anterior a higienista, o que provoca a proliferao de doenas transmitidas pela gua. Nesse estgio pr-higienista, doenas como diarreia a principal causa de mortalidade infantil. O Brasil infelizmente est ainda na fase higienista em razo de falta de tratamento de esgoto, transferncia de inundao na drenagem e falta de controle dos resduos slidos.

20

Sade
As doenas relacionadas gua podem ser organizadas de acordo com o modo de transmisso. a) Doenas com fonte na gua: dependem dela para sua transmisso, a gua age como veculo passivo para o agente patognico como clera, salmonela e diarreia. b) Doenas devido falta de higiene: relacionadas a pouca oferta de gua, bem como falta de hbitos higinicos adequados por parte da populao. c) Doenas relacionadas com a gua: o agente patognico utiliza a gua para se desenvolver, como malria, esquistossomose, febre hemorrgica.

10

19

As principais condies de contaminao dos aquferos urbanos so devido ao seguinte: 1) Aterros sanitrios contaminam as guas subterrneas pelo processo natural de precipitao e infiltrao. Deve-se evitar que sejam construdos aterros sanitrios em reas de recarga e deve-se procurar escolher essas reas com baixa permeabilidade. Os efeitos da contaminao nas guas subterrneas devem ser examinados quando da escolha do local do aterro; 2) Grande parte das cidades brasileiras utilizam fossas spticas como destino final do esgoto. Esse conjunto tende a contaminar uma parte superior do aqufero. Essa contaminao pode comprometer o abastecimento de gua urbano quando existe comunicao entre diferentes camadas dos aquferos atravs de percolao e de perfurao inadequada dos poos artesianos;

Sistemas Hdricos Urbanos


O abastecimento de gua o sistema de atendimento da gua para a populao. A gua do manancial, regularizada ou natural transportada at a estao de tratamento de gua (ETA) e depois distribuda populao por uma rede. A drenagem urbana envolve a rede de coleta de gua (e resduos slidos) devido precipitao sobre as superfcies urbanas, o seu tratamento e o retorno aos rios. O saneamento de efluentes de esgoto sanitrio o sistema de coleta dos efluentes (residenciais, comerciais e industriais), o transporte deste volume, seu tratamento numa ETE (Estao de Tratamento de Esgoto) e despejo da gua tratada de volta ao corpo hdrico.

3) A rede de condutos de pluviais pode contaminar o solo atravs de perdas de volume no seu transporte e at por entupimento de trechos da rede que pressionam a gua contaminada para fora do sistema de condutos.

18

11

Os resduos slidos so os sedimentos gerados pela eroso do solo, em razo do efeito da precipitao e do sistema de escoamento, e os resduos slidos produzidos pela populao. A soma desses dois componentes chamada de slidos totais. No desenvolvimento urbano, so observados alguns estgios distintos da produo de material slido na drenagem urbana, como seguem: a) estgio de pr-desenvolvimento: a bacia hidrogrfica naturalmente produz uma quantidade de sedimentos transportada pelos rios em razo das funes naturais do ciclo hidrolgico; b) estgio inicial de desenvolvimento urbano: quando ocorre modificao da cobertura da bacia, pela retirada da sua proteo natural, o solo fica desprotegido e a eroso aumenta no perodo chuvoso, aumentando tambm a produo de sedimentos. c) estgio intermedirio: parte da populao est estabelecida, ainda existe importante movimentao de terra por causa de novas construes. Em virtude da populao estabelecida, existe tambm uma parcela de resduos slidos que se soma aos sedimentos; d) estgio final de rea desenvolvida: nessa fase praticamente todas as superfcies urbanas esto consolidadas, resultando numa produo residual de sedimentos em razo das reas no impermeabilizadas, mas a produo de lixo urbano chega ao seu mximo com a densificao urbana.

As inundaes ribeirinhas (naturais) ocorrem quando o rio sai do seu leito e ocupa a plancie. Geralmente isto ocorre com frequncia mdia de dois anos. Os impactos so importantes quando a cidade ocupa com alta densidade esta rea. A gesto desta rea pode ser realizada atravs de medidas estruturais que so obras que alteram o rio para proteger a populao ou com medidas no estruturais que a populao convive com as inundaes por meio do Zoneamento as reas de inundaes, includa no Plano Urbano e no Plano de Drenagem, e alerta das inundaes, entre outros.

12

17

A urbanizao se acelerou na segunda metade do sculo XX com a concentrao da populao em espao reduzido, produzindo grande competio pelos mesmos recursos naturais (solo e gua), destruindo parte da biodiversidade natural. O meio formado pelo ambiente natural e pela populao (socioeconmico urbano) um ser vivo e dinmico que gera um conjunto de efeitos interligados, que sem controle pode levar a cidade ao caos. Ela tende a produzir aumento das vazes de inundaes, eroso e sedimentos e piora da qualidade da gua. O Plano Diretor de Drenagem Urbana o instrumento utilizado para planejar o controle dos impactos dentro da cidade e orientar as aes de curto e longo prazo para um desenvolvimento sustentvel.

Os mananciais urbanos so as fontes disponveis de gua no qual a populao pode ser abastecida nas suas necessidades. O manancial deve possuir quantidade e qualidade de gua adequada ao seu uso. O desenvolvimento urbano medida que aumenta envolve duas atividades conflitantes, aumento da demanda de gua com qualidade e a degradao dos mananciais urbanos por contaminao dos resduos urbanos e industriais. Os principais mananciais de suprimento de gua de uma populao so: guas subterrneas: a gua subterrnea a maior reserva de gua doce do globo. Os aquferos, onde ficam esses reservatrios podem ser confinados ou no confinados. Os primeiros, devido formao geolgica, possuem presso superior atmosfrica e so alimentados por recargas em cotas superiores ao ponto de captao. Nos aquferos no confinados a gua no est sob presso e pode ser alimentada pelo fluxo local (da mesma forma que pode ser contaminada). A grande variabilidade das condies de solo e geologia faz com que a capacidade de armazenamento nas guas subterrneas dependa dessas condies quanto a sua explorao para atendimento do abastecimento. guas superficiais so encontradas na rede de rios da bacia hidrogrfica onde a populao se desenvolve. Uma seo de um rio define a sua bacia hidrogrfica. Essa bacia a rea definida pela topografia superficial em que, a chuva ali precipitada, potencialmente contribui com escoamento pela seo que a define. A vazo de um rio varia muito ao longo do ano, portanto necessrio conhecer essa variabilidade para melhor definir a disponibilidade natural do rio no atendimento da demanda.

16

13

A disponibilidade hdrica depende da capacidade de regularizao natural do rio ao longo do ano. Poder existir uma parcela do ano em que o rio no atender a demanda sendo necessrio regularizar a vazo atravs de um reservatrio. A capacidade mxima de regularizao de um reservatrio a vazo mdia de longo perodo da bacia, estimada pela mdia das mdias anuais.

Impactos Socioambientais
Os principais problemas ambientais urbanos se relacionam com: a eroso e formao de reas degradadas; contaminao dos aquferos por diferentes despejos para o subsolo; esgoto sem tratamento e despejado dos rios e condutos; resduos slidos sem coleta ou aterros sem controle; gua contaminada pelas superfcies urbanas devido lavagem das ruas. As cidades tendem a coletar gua montante e despejar a jusante contaminada. Como existem cidades montante e outra a jusante existe na realidade um ciclo de contaminao entre cidades. A gesto das guas pluviais urbanas um dos principais aspectos da gesto da gua nas cidades. Existem dois tipos de condicionantes principais relacionados: A drenagem urbana (pequenas bacias) que construda pelos projetos urbanos e altera a cidade, na maioria das vezes produzindo inundaes devido canalizao e pela impermeabilizao das superfcies; e as inundaes ribeirinhas (bacias mdias e grandes) quando no vale dos rios a populao ocupara reas em que o rio inunda gerando impactos sobre a populao.

14

15

Potrebbero piacerti anche