Sei sulla pagina 1di 16

Variao lingustica

A diversidade na unidade

Professora Juliana Sanches Delpino

Algumas definies indispensveis

O que linguagem? A linguagem uma atividade humana que, nas representaes de mundo que constri, revela aspectos histricos, sociais e culturais. por meio da linguagem que o ser humano organiza e d orma !s suas e"peri#ncias. $eu uso ocorre na intera%o social e pressupe a e"ist#ncia de interlocutores.

&inguagem a capacidade de comunicar'se por meio de signos.

O Signo lingustico $igni icante (suporte) * signi icado (conceito)

Significante +%o (portugu#s) ,og (ingl#s) +hien ( ranc#s) +ane (italiano)

Significado

O que lingua? um sistema de representaes socilamente constru-do, constitu-do por signos lingu-sticos. um tipo de cdigo ormado por palavras e leis com.inatrias por meio do qual as pessoas se comunicam e interagem. /e0a1 ' 2em vai ol como tudo? ' Ol, como vai, tudo .em?

/oc# consegue perce.er que a l-ngua az parte da linguagem?

As l-nguas s%o sitemas din3micos e e"tremamente sens-veis a atores como regi%o georgr ica, o se"o, a idade, a classe social dos alantes e o grau de ormalidade do conte"to, por isso acontece um en4meno muito natural1

A VARIAO LIN !"S#I$A

/ariedade lingu-stica cada um dos sitemas em que uma l-ngua se diversi ica, em un%o das possi.ilidades de varia%o de seus elementos (voca.ulrio, pron5ncia, mor ologia, sinta"e) .

Variedades regionais e sociais


Va%iedades %egionais ' +hica, esse seu dicionrio de 67ortugu#s 8ineir#s9tem alguma se%o de rases 5teis? ' +laro, ele d dicas de como se in ormar so.re pontos tur-sticos, por e"emplo. 2asta dizer1

&Nossin'o%a( oncot)* On+ui, o pondi)ns maipe%tin*-.


Va%iedades sociais As variedades sociais costumam apresentar di erenas signi icativas em termos onolgicos (6bicicreta9por .icicleta, 6mi9por melhor, etc.) e mor ossintticos ( a gente fumopor ns omos, 6as laranja por as laran0as, etc.). $%o essas, na verdade, as di erenas lingu-sticas que costumam entrar em con lito com a norma padr%o.

Variedades estilsticas
Os enunciados lingu-sticos podem tam.m variar dependendo dos di erentes graus de ormalidade determinados pelos conte"tos de uso da l-ngua. O maior ou menor conhecimento e pro"imidade entre os alantes az com que se usem variedades mais ou menos ormais. A linguagem usada de modo in ormal em situaes amiliares . :esses casos, diz'se que o alante est azendo uso da lingagem colo+uial. :as situaes ormais de uso da linuagem, o alante procura azer uso de uma linuagem mais fo%mal.

Mudana lingustica
A varia%o lingu-stica est relacionada ao en4meno da mudana das l-nguas ao longo do tempo. :%o e"iste l-ngua na qual n%o se perce.am di erenas, quando se comparam duas pocas. ;m princ-pio, as di erenas ser%o maiores quanto mais distantes no tempo estiverem. <ormas que em uma poca s%o consideradas 6erradas9e=ou 6 eias9podem vir a ser consideradas 6corretas9e 6elegantes9 com o passar dos anos

Lngua, inteno e variao


:%o h discurso desprovido de inten/o. 7ara que a inten%o do discurso se0a atingida, alguns atores como p01lico2alvo e sele/o voca1ula% dever%o ser o.servados. $e atores como esses n%o s%o o.servados, n%o poss-vel ter #"ito na comunica%o.

/e0amos os ragmentos deste te"to de >4 $oares1

7;?@A:BA$ C,COBA$ ARO3 (para o casal que senta ! mesa) 4 para dois? 5O363 D :%o, eu vou comer e ela s vai icar assisitindo. 3!L56R (ao marido chegando em casa todo molhado) ' ;st chovendo? 3ARI7O D :%o que todo mundo na rua resolveu cuspir em mim. R689R#6R 76 #V ( para senhora su.indo escadaria da igre0a de 0oelhos) D 7agando promessa? S6N5ORA D :%o, que eu sou muito alta, ent%o eu ando assim pra n%o chamar a aten%o. NA3ORA7A (rece.endo lores) D $%o lores? NA3ORA7O ' :%o, s%o cenouras. 8ASSA 6IRO : (a .ordo do avi%o) D ;st indo para @ois? 8ASSA 6IRO ; D :%o eu peguei o avi%o errado.

Onde h diversidade, h preconceito: o preconceito lingustico

Bodas as variedades constituem sistemas lingu-sticos adequados para a e"press%o das necessidades comunicativas e cognitivas dos alantes. :enhuma variedade lingu-stica so.reviveria se n%o osse adequada a um determinado conte"to e a uma determinada cultura. +onsiderar uma variedade como a 5nica 6correta9e estigmatizar as demais , antes de tudo, emitir 0u-zo de valor so.re os alantes dessas variedades. ;sse 0u-zo , por vezes, usado como prete"to para discriminar socialmente os indiv-duos.

7reconceito lingu-stico o 0ulgamento negativo que eito dos alantes em un%o da variedade lingu-stica que utilizam.

Alguns mitos relacionados lngua


&As pessoas sem inst%u/o falam tudo e%%ado/e0amos o seguinte quadro1

8o%tugu<s pad%/o

6timologia

O%igem

.ranco cravo rou"o prata grude raco

.lanE clavu lu"u plata gluten laccu

germ3nico latim latim latim latim latim

6 $e 4ssemos pensar que as pessoas que dizem Crudia, chicrete e pranta t#m algum 6de eito9 ou 6atraso mental9, ser-amos o.rigados a admitir que toda a popula%o da prov-ncia romana da &usit3nia tam.m tinha esse mesmo pro.lema na poca em que a l-ngua portuguesa estava se ormando. ; que o grande &u-s de +ames tam.m so ria desse mesmo mal, 0 que ele escreveu ingrs, pubricar, pranta, frauta na o.ra que considerada at ho0e o maior monumento literrio do portugu#s clssico, o poemas Os Lusadas.9
(8arcos 2agnos em 8%econceito lingustico = o +ue , como se fa>, p.FG)

&O ce%to , fala% assim po%+ue se esc%eve assim/e0a1

8e%nam1ucano clgio

$a%ioca culgio

8aulistano c4lgio

?uem est ce%to*

O pintor .elga ?en 8agritte tem um quadro amoso, chamado trai!"o das imagens no qual se v# a igura de um cachim.o e em.ai"o dela a rase escrita1 6Csto n%o um cachim.o9.

Anote em seu caderno, as seguintes questes.

G) H) I) F) K)

O que s%o linguagem e l-ngua? O que signo lingustico? O que s%o varia%o lingu-stica e norma? Jue atores determinam a varia%o lingu-stica? O que preconceito lingu-stico?

Potrebbero piacerti anche