Sei sulla pagina 1di 2

ANO LETIVO 2013/2014 CURSO CEF Prticas Tcnico-Comerciais

Professoras: Leonor Alves e Margarida Martins

TURMA: EC12a e b
Tcnicas de Atendimento -2 ano

Ficha de Trabalho n13 Escutar e saber escutar

Aluno (a):
Ateno : Se receber esta ficha em papel , basta responder s perguntas no caderno.

Escutar um acto consciente e positivo, que exige fora de vontade e depende da concentrao. Uma pessoa normal fala, em mdia, 120 a 150 palavras por minuto, no nosso pensamento funciona entre trs a quatro vezes mais rpido e por isso estamos de to forma ansiosos em provar a rapidez com que retemos, que antecipamos os pensamentos antes mesmo de os escutar. Mas impossvel saber o que o outro vai dizer, porque por vezes nem ele sabe. 1 Comente a imagem.

2 Sintetize o texto ao lado da imagem.

A Escuta Ativa Isto , 98% da conversao so proferidas por eles e apenas 2% pelos outros. Isto no um dilogo, mais um monlogo com uma ou duas sugestes.

Isto significa que eles precisam falar, de vez em quando, e ser ouvidos. No pretendemos sugerir que esteja sempre de acordo com o que os seus colaboradores dizem. No significa que deva implementar as suas sugestes ou assegurar os seus pedidos a tcnica de escuta, altamente vantajosa. Utiliza-se na negociao com os colaboradores, em assuntos que vo desde o planeamento do desempenho at problemas comportamentais. semelhante ao brainstorming, no sentido em que escutar sempre positivo. Escutar abre novas portas. Pode descobrir imenso ao ouvir o que os seus colaboradores tm a dizer e ao comunicar com eles de um modo individual! Os colaboradores que no esto a desempenhar bem sua funo tm que ser, ainda mais, escutados. Pergunte e escute, muito atenta e respeitavelmente, e vai descobrir. Se no perguntar e no escutar, nunca saber. As suas decises finais, depois destas sesses de escuta, sero mais justas e corretas do que seriam se gerisse com algodo nos ouvidos.

Importante

Deve ter uma escuta ativa, o que significa que deve certificar sempre de

que ouve e compreende os seus colaboradores. Para conseguir este objetivo, deve clarificar certos pontos, reformar e pedir confirmao, fazer perguntas abertas que no podem ser respondidas com uma s palavra. 3 Tendo em ateno os excertos acima, o que se pode fazer para se praticar mais a escuta ativa?

Potrebbero piacerti anche