Sei sulla pagina 1di 87

Aula 01

Resduos Slidos em Sade; Mtodos de Esterilizao e Desinfeco; Limpeza; Biossegurana; Central de Material de Esterilizao.

[CURSO RETA FINAL]


Questes Comentadas de Enfermagem
Um novo olhar sobre a preparao para concursos na rea da Enfermagem.

Professor Rmulo Passos


https://www.facebook.com/ProfessorRomuloPassos

www.romulopassos.com.br

Ol amigo (a)! Seja bem- vindo (a) ao nosso curso Reta Final - Questes Comentadas de Enfermagem. Direcionaremos a nossa abordagem para os seguintes concursos ou selees: 1. Hospital Universitrio da Universidade Federal do Esprito Santo (HUCAM-ES); 2. Autarquia Municipal Hospitalar de So Paulo (AHM); 3. Hospitais Universitrios da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (HUAB, HUOL e MEJC); 4. Hospital Universitrio da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD); 5. Hospital Universitrio da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS); 6. Hospital Universitrio da Universidade Federal do Mato Grosso (HU-UFMT); 7. Secretaria Estadual de Sade do Rio Grande do Sul (SES-RS); 8. Secretaria de Estado de Sade do Distrito Federal (SES-DF); 9. Secretaria Estadual de Sade do Acre (SES-AC); 10. Secretaria de Estado da Sade do Amazonas (SES-AM). 11. Hospital Universitrio da Universidade Federal de Campina Grande UFCG) Este curso ser formado por 21 aulas escritas no formato PDF . Comentaremos centenas de questes atuais relativas ENFERMAGEM, aplicadas pelas bancas AOCP (concurso do HUCAM-ES), Fundatec (concurso da SES-RS), FUNCAB (concurso da SESAC), Caipimes (concurso da Prefeitura de So Paulo-SP) e IADES (concurso dos Hospitais Universitrios da UFRN). medida que as bancas dos concursos do HU-UFGD, HU-UFS, HU-UFMT, SES-DF e SES-AM forem anunciadas, adicionaremos questes destes institutos em nossas aulas. As aulas sero divididas por assuntos, em uma linguagem de sala de aula, didtica, clara e direta ao ponto. Cuidaremos para que o contedo apresente o aprofundamento necessrio, para que voc possa conquistar a to sonhada aprovao no(s) concurso(s) que deseja. Teremos tambm fruns de dvidas para cada aula do nosso curso. Vocs se sentiro em uma sala de aula comigo. Ser um prazer caminhar novamente com voc que j participa dos nossos cursos. Aos novos colegas, ser igualmente prazeroso conhec-los.

(HUAC

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 1

www.romulopassos.com.br

Segue o cronograma dos temas que sero trabalhados em nosso curso: N 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 Aulas Resduos Slidos em Sade. Biossegurana. Mtodos de Esterilizao e Desinfeco, Limpeza. Central de Material de Esterilizao (gratuita). Enfermagem em Clnica Mdica - Parte n 1 (gratuita). Legislao em Enfermagem. tica em Enfermagem (gratuita). Enfermagem em Clnica Mdica - Parte n 2 (gratuita). Enfermagem em Doenas Infecciosas. Enfermagem em Urgncia e Emergncia. UTI. Enfermagem em Sade da Mulher. Enfermagem em Sade da Criana e do Adolescente. Imunizao. Alimentao Infantil. Enfermagem em Clinica e Centro Cirrgico. Administrao em Enfermagem. Sistematizao da Assistncia da Enfermagem. Enfermagem em Sade Mental. Fundamentos da Enfermagem Parte n 1. Fundamentos da Enfermagem Parte n 2. Sade do Idoso. Ateno Domiciliar. Outros temas. Reviso e Aprofundamento dos temas trabalhados Parte 1 Reviso e Aprofundamento dos temas trabalhados Parte 2 Reviso e Aprofundamento dos temas trabalhados Parte 3 Reviso e Aprofundamento dos temas trabalhados Parte 4 Reviso e Aprofundamento dos temas trabalhados Parte 5 Reviso e Aprofundamento dos temas trabalhados Parte 6 Datas 07/11/13 13/11/13 19/11/13 25/11/13 29/11/13 05/12/13 10/12/13 16/12/13 20/12/13 27/12/13 03/01/14 09/01/14 15/01/14 21/01/14 27/01/14 07/02/14 14/02/14 21/02/14 25/02/14 28/02/14 12/03/14

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 2

www.romulopassos.com.br

Sobre o professor:
Meu nome Rmulo Silva Passos, sou graduado em Enfermagem pela UFPB e ps-graduado em Sade Coletiva pelo ISC-UFBA. Exerci a funo de coordenador municipal de sade, durante quatro anos, em Campo Alegre de LourdesBA.

Na minha trajetria no mundo dos concursos, aps muitas e duras reprovaes, fui aprovado em cinco certames na rea da enfermagem e administrativa. Em 2012, fui aprovado em 1 lugar geral no concurso da Secretaria Municipal de Sade de Juazeiro-BA. Atualmente, sou servidor pblico federal vinculado ao Instituto Nacional do Seguro Social e concurseiro como vocs.

com a experincia de ter ministrado cursos preparatrios para grandes certames como o concurso de Analista Tcnico Administrativo do MPOG, organizado pela ESAF, o da ANVISA, os dos Hospitais Universitrios da UFMA e da UNB, bem como ter publicado o livro Legislao do SUS - 451 Questes Comentadas" pela editora Impetus, que venho convid-la (lo) para mais uma caminhada. Ser um grande prazer estar ao lado de voc at a aprovao.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 3

www.romulopassos.com.br

Principais Dvidas
Meus amigos, eu sei que vocs esto com muitas dvidas a respeito deste curso. Tentarei responder os principais questionamentos acerca da proposta apresentada, porm estejam vontade para nos questionar sobre quaisquer aspectos, afinal o curso est sendo elaborado para vocs.

1. O que significa aulas em formato PDF?


PDF significa em portugus Formato de Documentos Portvel. O programa que lida com arquivos. PDF chama-se Adobe Acrobat. Caso voc no disponha do aplicativo instalado em seu computador, poder baix-lo livremente pelo link: http://get.adobe.com/br/reader/ O grande trunfo do formato PDF a consistncia obtida em todos os tipos de computadores, ou seja, o documento aparecer de maneira idntica, qualquer que seja a plataforma onde ele estiver sendo lido ou impresso. Graas a essa capacidade, o formato PDF tornou-se praticamente um padro mundial de distribuio de documentos.

2. Professor, o curso contar com aulas presenciais ou vdeoaulas?


No, neste momento o curso ser integralmente disponibilizado em arquivos PDF, os quais voc acessar atravs da rea do aluno no nosso site, conforme o cronograma de disponibilizao. No nosso caso particular, no vemos como seria possvel transformar mais de 2.000 pginas de contedo terico-prtico em vdeoaulas. No que esteja advogando contra os cursos em vdeo, pelo contrrio, todos os trabalhos desenvolvidos por profissionais srios, sejam em vdeo, presenciais ou em PDF devem ser valorizados .

3. Haver entrega de certificados ao final dos mdulos?


Ajudaremos vocs a alcanar o maior dos certificados: a nomeao no cargo que desejam.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 4

www.romulopassos.com.br

4. Posso compartilhar as aulas no gratuitas ou mesmo disponibiliz-las na internet ou atravs de outros meios de reproduo?
Meus amigos, o curso individual, ofertado a valores muito inferiores a outros cursos disponveis no mercado, portanto acessvel a todos. No permitido que voc o distribua por quaisquer meios, nem tampouco que o disponibilize a terceiros, especialmente em meios digitais como a internet. Voc receber um login e senha para acesso sua rea do aluno, na qual constaro as aulas que compe o curso contratado.

Importante! Orientamos que voc utilize individualmente este espao e proteja seu login e
senha. Primeiramente porque no seria prudente que outros usurios tivessem acesso a seus dados pessoais, e segundo que o nosso sistema est habilitado a identificar mltiplos acessos de um mesmo usurio, como o que ocorre nos casos de compartilhamento de senhas. Uma vez comprovada a utilizao irregular do acesso, o curso ser imediatamente cancelado para aquele usurio que infringir os termos de uso, a exemplo do compartilhamento de senhas, neste caso o sistema automaticamente e definitivamente rejeitar a inscrio daquele usurio em quaisquer outros cursos desenvolvidos na plataforma www.romulopassos.com.br. No entanto, o mais importante que a utilizao indevida do material disponibilizado desvaloriza e desestimula a produo de novas aulas bem como a continuidade do nosso trabalho, que sempre tem no respeito a voc leitor, a nica razo de ser.

5. Como poderei sanar as eventuais dvidas apresentadas ao longo do curso?


Voc ter acesso a um frum de dvidas especfico para cada aula. Este espao a oportunidade para manter contato direito com o seu professor.

6. Professor, voc disse que o curso direcionado para determinados concursos como o da SES-DF, Hospitais Universitrios, e o da Autarquia Hospitalar de So Paulo, o que isso quer dizer?
Basicamente, cada banca de concurso pblico possui uma metodologia prpria e predisposio a determinados temas. Conhecer o examinador o primeiro passo para vencla. Portanto, ao longo destas 21 aulas, possibilitaremos a voc o conhecimento e familiarizao com as bancas dos principais concursos na rea da sade abertos ou previstos no Brasil.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 5

www.romulopassos.com.br

7. Irei prestar outros concursos como o da Prefeitura Municipal de Camaari (Bahia). O curso Reta Final tambm indicado para estes concursos municipais?
Claro que sim, abordaremos com o aprofundamento necessrio os principais temas da Enfermagem, comuns a quase totalidade dos concursos na nossa rea.

8. Estou no penltimo perodo do Curso de Enfermagem e gostaria de iniciar minha preparao para concursos. Seria uma boa ideia comear pelo curso Reta Final?
No seria uma boa ideia, seria uma excelente ideia. Se voc tem essa possibilidade, no perca um segundo sequer, agarre-a. Inicie j uma preparao eficiente e planejada.

9. Professor, sou enfermeira, tenho mais de 13 anos de profisso e gostaria de comear a estudar para algum concurso. Preciso da estabilidade do emprego pblico. Esse curso poder me ajudar?
Sem dvidas, esse curso pode representar um grande comeo para voc que est afastada (o) do campo dos concursos pblicos, especialmente por lhe proporcionar uma direo e uma estratgia que j foi testada e cientificamente comprovada.

10. Professor Rmulo, voc fala muito em questes comentadas, percebo que voc tem convico de que este caminho o adequado. De onde vem tanta certeza?
Caros amigos, da cincia. J est mais que comprovado que a prtica, ou melhor, o exerccio quem fixa o aprendizado. No por acaso que os melhores professores e empresas preparatrias para concursos pblicos investem cada vez mais em cursos de questes comentadas. Na rea da Enfermagem somos os pioneiros a propor esta metodologia. Veja bem, voc aprendeu andar de bicicleta, ou nadar, ou dirigir, praticando, no mesmo? No seria diferente com os concursos pblicos. Inovamos mais ainda ao buscar o entendimento de dezenas de bancas tpicas dos concursos na sade como a AOCP, IADES, Capimes, IBFC, Universa, Funcab, Fundatec, dentre outras.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 6

www.romulopassos.com.br

11. Vinte e uma aulas, aproximadamente mil questes comentadas, mais de duas

mil pginas de contedos selecionados e referenciados. Vocs devem estar se perguntando: quanto custar esse curso to comentado ultimamente? J estou com medo do valor!
Meus queridos amigos, no tenham medo e o curso no custar caro. Inicial e promocionalmente ser disponibilizado pelo valor de R$ 150,00 (menos de R$ 8,00 por cada aula). Vocs tero a facilidade e a segurana do PagSeguro do UOL, inclusive podendo parcelar o investimento atravs de carto de crdito em at 6 vezes sem juros. Aps o perodo promocional, o valor do investimento ser majorado para o valor definitivo do curso at o seu final. No temos como informar o perodo promocional uma vez que seria impreciso determinar o comportamento dos nossos alunos. Portanto, se voc j se decidiu pela continuidade desta proposta, adquira j o seu curso e garanta os valores reduzidos. Esta uma forma de prestigiar os nossos alunos que j nos acompanham.

Bons estudos! Professor Rmulo Passos.

Queira, basta ser sincero e desejar profundo...


Raul Seixas

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 7

www.romulopassos.com.br

Aula n 1 - Resduos Slidos em Sade. Mtodos de Esterilizao e Desinfeco. Limpeza. Biossegurana. Central de Material de Esterilizao (aula gratuita).

1 - Resduos Slidos em Sade


1. (Cmara de Vereadores de Linhares-ES/FUNCAB/2012) De acordo com a RDC ANVISA n 306/04 e a Resoluo CONAMA n 358/05, os resduos dos servios de sade so classificados em cinco grupos: A, B, C, D, e E. O Grupo A se refere a: a) materiais perfurocortantes ou escarificantes, tais como lminas de barbear, agulhas, ampolas de vidro, pontas diamantadas, lminas de bisturi, lancetas, esptulas e outros similares. b) componentes com possvel presena de agentes biolgicos que, por suas caractersticas de maior virulncia ou concentrao, podem apresentar risco de infeco. c) substncias qumicas que podem apresentar risco sade pblica ou ao meio ambiente, dependendo de suas caractersticas de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade. d) quaisquer materiais resultantes de atividades humanas que contenham radionucldeos em quantidades superiores aos limites de eliminao especificados nas normas da Comisso Nacional de Energia Nuclear. e) resduos que no apresentam risco biolgico, qumico ou radiolgico sade ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resduos domiciliares. COMENTRIOS: De acordo com a RDC ANVISA n 306/04, os resduos dos servios de sade so classificados em cinco grupos: A, B, C, D, e E, conforme descrio abaixo: Grupo A - resduos com a possvel presena de agentes biolgicos que, por suas caractersticas, podem apresentar risco de infeco (letra B ). Grupo B - resduos contendo substncias qumicas que podem apresentar risco sade pblica ou ao meio ambiente, dependendo de suas caractersticas de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade (letra C). Grupo C - quaisquer materiais resultantes de atividades humanas que contenham radionucldeos em quantidades superiores aos limites de iseno especificados nas normas da Comisso Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e para os quais a reutilizao imprpria ou no prevista. Enquadram-se neste grupo os rejeitos radioativos ou contaminados com radionucldeos, provenientes de laboratrios de anlises clinicas, servios de medicina nuclear e radioterapia (letra D).

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 8

www.romulopassos.com.br

Grupo D - resduos que no apresentem risco biolgico, qumico ou radiolgico sade ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resduos domiciliares (letra E). Grupo E - materiais perfurocortantes ou escarificantes, tais como: lminas de barbear, agulhas, escalpes, ampolas de vidro, brocas, limas endodnticas, pontas diamantadas, lminas de bisturi, lancetas; tubos capilares; micropipetas; lminas e lamnulas; esptulas; e todos os utenslios de vidro quebrados no laboratrio (pipetas, tubos de coleta sangunea e placas de Petri) e outros similares (letra A). Vejamos, na figura abaixo, os smbolos utilizados para identificao de cada um dos grupos descritos:

.
Fonte: http://www.retecresiduos.com.br.

A partir dos comentrios, est claro que o gabarito a letra B.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 9

www.romulopassos.com.br

2 - Mtodos de Esterilizao e Desinfeco, Limpeza.


2. (Prefeitura de Ibipor-PR/AOCP/2011) O processo que destri microrganismos, patognicos ou no, dos artigos, com exceo de esporos bacterianos, por meios fsicos ou qumicos chamado de a) Desinfeco. b) Limpeza. c) Detergente Enzimtico. d) Esterilizao. e) Assepsia. COMENTRIOS1: Limpeza a remoo mecnica de sujidade em objetos inanimados ou superfcies, imprescindvel antes da execuo de processos de desinfeco e/ou esterilizao. Esterilizao o processo de destruio de todas as formas de vida microbiana, ou seja, bactrias na forma vegetativa e esporuladas, fungos e vrus, mediante a aplicao de agentes fsicos e qumicos. Desinfeco processo fsico ou qumico que elimina a maioria dos microrganismos patognicos de objetos inanimados e superfcies, com exceo de esporos bacterianos, podendo ser de baixo, mdio ou alto nvel.
Desinfeco de baixo nvel: processo fsico ou qumico que elimina bactrias vegetativas, alguns vrus e fungos, de objetos inanimados e superfcies, sem atividade contra micobactrias ou esporos bacterianos. Desinfeco de mdio nvel: processo fsico ou qumico que elimina bactrias vegetativas, micobactrias, maioria dos vrus e fungos, de objetos inanimados e superfcies. Desinfeco de alto nvel: processo fsico ou qumico que destri todos os microrganismos de objetos inanimados e superfcies, exceto um nmero elevado de esporos bacterianos.

Assepsia o conjunto de medidas que utilizamos para impedir a penetrao de microorganismos num ambiente que logicamente no os tem, logo um ambiente assptico aquele que est livre de infeco.

Mtodos de Proteo Anti-Infecciosa (ANVISA, 2000).

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 10

www.romulopassos.com.br

Antissepsia o conjunto de medidas propostas para inibir o crescimento de microorganismos ou remov-los de um determinado ambiente, podendo ou no destru-los e para tal fim utilizamos antisspticos ou desinfetantes. Nesses termos, o gabarito da questo a letra A.

2.1 - Limpeza
3. (CISMEPAR-PR/AOCP/2011) Qual das alternativas contempla corretamente os mtodos e equipamentos de limpeza de superfcies fixas utilizados para o combate da infeco hospitalar? a) A limpeza manual molhada realizada com a utilizao de rodos, mops, panos ou esponjas umedecidos em soluo detergente com enxgue posterior com pano umedecido em gua limpa. b) A limpeza com vassoura s aconselhvel em reas no crticas descobertas, como estacionamentos, ptios, etc. J, nas reas no crticas cobertas, se for necessria a limpeza seca, esta deve ser feita com aspirador. c) A limpeza seca utilizada para limpeza de pisos com mquinas que possuem tanque para solues de detergente que dosado diretamente para a escova o que diminui o esforo e risco para o trabalhador. d) A limpeza com mquina de lavar tipo enceradeira a vcuo ou automtica consiste na retirada de sujidade, p ou poeira atravs de vassoura (varredura seca) e/ou aspirador. e) A limpeza manual mida o procedimento que consiste em espalhar uma soluo de detergente no piso e esfregar com escova ou esfrego, empurrar com rodo a soluo suja para o ralo, enxaguar vrias vezes com gua limpa em sucessivas operaes de empurrar com o rodo para o ralo.

COMENTRIOS: Meus amigos, os conceitos dessa questo esto invertidos. Por isso, vamos analisar cada assertiva: Item A. Incorreto. A limpeza manual molhada consiste em espalhar uma soluo de detergente no piso e esfregar com escova ou esfrego, empurrar com rodo a soluo suja para o ralo, enxaguar vrias vezes com gua limpa, em sucessivas operaes de empurrar com o rodo para o ralo.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 11

www.romulopassos.com.br

Item B. Correto. A limpeza com vassoura s aconselhvel em reas no crticas descobertas, como estacionamentos, ptios, etc. J, nas reas no crticas cobertas, se for necessria a limpeza seca, esta deve ser feita com aspirador. Item C. Incorreto. A limpeza seca utilizada para retirada de sujidade, p ou poeira atravs de vassoura (varredura seca) e/ou aspirador. A limpeza com vassoura s aconselhvel em reas no crticas descobertas, como estacionamentos, ptios, etc.; e, nas reas no crticas cobertas, se for necessria a limpeza seca, esta deve ser feita com aspirador. Item D. Incorreto. A limpeza com mquina de lavar tipo enceradeira a vcuo ou automtica usada para limpeza de pisos com mquinas que possuem tanque para solues de detergente, o qual dosado diretamente; diminui o esforo e risco para o trabalhador. Item E. Incorreto. A limpeza manual mida realizada com a utilizao de rodos, mops, panos ou esponjas umedecidos em soluo detergente, com posterior enxgue com pano umedecido em gua limpa. Mais adotada para paredes, mobilirios e equipamentos de grande porte; no caso de pisos, utilizado o mesmo procedimento com pano e rodo. O procedimento, alm de requerer muito esforo do profissional, submete-o ao risco de contaminao. Os panos e mops utilizados na limpeza devero ser encaminhados e lavados na lavanderia e guardados secos, como medida de higiene e conservao. Nesses termos, o gabarito a letra B.

4. (CISMEPAR-PR/AOCP/2011) Em relao aos tipos de produtos qumicos utilizados em limpeza de superfcies fixas, relacione as colunas e, a seguir, assinale a alternativa com a sequncia correta. 1. Produtos tensoativos e detergentes. 2. Produtos alvejantes. 3. Produtos desincrustantes e enzimticos. 4. Produtos desinfetantes. ( ) Geralmente base de cloro, buscam, alm de algum efeito desinfetante, o clareamento de determinados pisos. ( ) Tem em sua formulao enzimas que facilitam a remoo de sujidades. So mais utilizados para a limpeza de artigos e no de superfcies, pois os objetos precisam nele ficar submersos por um perodo de tempo.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 12

www.romulopassos.com.br

( ) Utilizados na presena de matria orgnica visvel em qualquer superfcie e em locais e instalaes que possam constituir risco de contaminao para pacientes e funcionrios, devido presena frequente de descarga de excreta, secreo ou exsudao de material orgnico. ( ) So os produtos que contm necessariamente em sua formulao substncias que tm a finalidade de limpar atravs da reduo da tenso superficial (umectao), disperso e suspenso da sujeira. a) 2 3 1 4. b) 2 3 4 1. c) 3 4 1 2. d) 4 2 3 1. e) 1 3 4 2.

COMENTRIOS: Essa questo bem simples. Segundo disposies da ANVISA2, os tipos de produtos qumicos utilizados em limpeza de superfcies fixas so os seguintes: 2. Produtos alvejantes - geralmente base de cloro, buscam, alm de algum efeito desinfetante, o clareamento de determinados pisos. 3. Produtos desincrustantes e enzimticos - tem em sua formulao enzimas que facilitam a remoo de sujidades. So mais utilizados para a limpeza de artigos e no de superfcies, pois os objetos precisam nele ficar submersos por um perodo de tempo. 4. Produtos desinfetantes - utilizados na presena de matria orgnica visvel em qualquer superfcie e em locais e instalaes que possam constituir risco de contaminao para pacientes e funcionrios, devido presena frequente de descarga de excreta, secreo ou exsudao de material orgnico. 1. Produtos tensoativos e detergentes - so os produtos que contm necessariamente em sua formulao substncias que tm a finalidade de limpar atravs da reduo da tenso superficial (umectao), disperso e suspenso da sujeira.

O gabarito da questo, portanto, a letra B.

Programa do Controle de Infeco Hospitalar (ANVISA, 2000).

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 13

www.romulopassos.com.br

5. (Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro-SE/AOCP/2011) Em relao aos tipos de produtos qumicos utilizados em limpeza de superfcies fixas, relacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. 1. Produtos tensoativos e detergentes. 2. Produtos alvejantes. 3. Produtos desincrustantes e enzimticos. 4. Produtos desinfetantes. ( ) Tem em sua formulao enzimas que facilitam a remoo de sujidades. So mais utilizados para a limpeza de artigos e no de superfcies, pois os objetos precisam nele ficar submersos por um perodo de tempo. ( ) Utilizados na presena de matria orgnica visvel em qualquer superfcie e em locais e instalaes que possam constituir risco de contaminao para pacientes e funcionrios, devido presena frequente de descarga de excreta, secreo ou exsudao de material orgnico. ( ) Geralmente base de cloro, buscam, alm de algum efeito desinfetante, o clareamento de determinados pisos. ( ) So os produtos que contm necessariamente em sua formulao tensoativos que tm a finalidade de limpar atravs da reduo da tenso superficial (umectao), disperso e suspenso da sujeira. a) 4 3 2 1. b) 3 4 1 2. c) 3 4 2 1. COMENTRIOS: Meus amigos, perceberam que est questo igual anterior. impressionante como as bancas seguem o mesmo padro e repetem as questes em concursos diferentes. O Superior Tribunal de Justia entende que questes repetidas em selees diferentes devem ser anuladas. Segundo disposies da ANVISA3, os tipos de produtos qumicos utilizados em limpeza de superfcies fixas so os seguintes: 3. Produtos desincrustantes e enzimticos - os detergentes enzimticos tem em sua formulao enzimas que facilitam a remoo de sujidades. So mais utilizados para a limpeza de artigos e no de superfcies, pois os objetos precisam nele ficar submersos por um perodo de tempo. d) 2 3 4 1. e) 1 2 4 3.

Programa do Controle de Infeco Hospitalar (ANVISA, 2000).

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 14

www.romulopassos.com.br

4. Produtos desinfetantes - utilizados na presena de matria orgnica visvel em qualquer superfcie e em locais e instalaes que possam constituir risco de contaminao para pacientes e funcionrios, devido presena frequente de descarga de excreta, secreo ou exsudao de material orgnico. Exemplos: banheiros, expurgos e qualquer local em que tenha ocorrido eliminao de matria orgnica. Segundo a Portaria n 15/88 do Ministrio da Sade, os princpios ativos permitidos para a desinfeco das superfcies fixas so: fenlicos; quaternrios de amnio; compostos orgnicos e inorgnicos liberadores de cloro ativo; iodo e derivados; lcoois e glicis; biguanidas; outros princpios ativos, desde que atendam a legislao pertinente. Para lactrios, os princpios ativos mais adequados, devido sua baixa toxicidade, so: compostos inorgnicos e orgnicos liberadores de cloro ativo; hipoclorito de sdio, ltio e de clcio. 2. Produtos alvejantes - geralmente base de cloro, buscam, alm de algum efeito desinfetante, o clareamento de determinados pisos. 1. Produtos tensoativos e detergentes - detergentes so os produtos que contm necessariamente em sua formulao tensoativos que tm a finalidade de limpar atravs da reduo da tenso superficial (umectao), disperso e suspenso da sujeira. Dito isto, verificamos que o gabarito da questo a letra C.

2.2 - Desinfeco
6. (Instituto INES/AOCP/2012) Sobre os desinfetantes hospitalares, assinale a alternativa correta.
a) Quaternrios de Amnia so responsveis pela inativao do sistema enzimtico e perda de metablitos essenciais pela parede celular. b) Fenlicos so responsveis pela inativao de enzimas produtoras de energia, desnaturao de protenas celulares e ruptura de membrana celular. c) Compostos inorgnicos liberadores de sdio ativo so responsveis pela inibio de reao enzimtica bsica da clula, desnaturao de protena e inativao de cidos nucleicos. d) O lcool induz desnaturao de protenas e inibio da produo do metabolismo essencial para a rpida diviso celular. e) Compostos inorgnicos liberadores de potssio ativo induzem desnaturao de protenas e inibio da produo do metabolismo essencial para a rpida diviso celular.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 15

www.romulopassos.com.br

COMENTRIOS4:

Vamos descrever, no quadro abaixo, os principais desinfetantes hospitalares.

Princpios Ativos Utilizados os Desinfetantes Hospitalares:


mecanismo de ao: induz desnaturao de protenas e inibio da produo do metabolismo essencial para a rpida diviso celular; espectro de ao: so bactericidas, tuberculocidas, fungicidas e virulicidas; mas no so esporicidas; concentrao de uso: lcool etlico a 70% em peso; indicao de uso: desinfeco de nvel intermedirio de artigos e superfcies com tempo de exposio de 10 minutos na concentrao indicada. Ex.: ampolas de vidros, termmetros retal e oral, estetoscpios, superfcies externas de equipamentos metlicos, camas, macas, colches, bancadas etc. mecanismo de ao: inativao do sistema enzimtico e perda de metablitos essenciais pela parede celular; espectro de ao: bactericida, fungicida, virulicida (HIV) e tuberculicida; concentrao: so encontradas em concentraes de 1 a 7%; sendo a de 5% a mais utilizada; uso: desinfeco de superfcies e artigos metlicos e de vidro em nvel mdio, ou intermedirio e baixo, com tempo de exposio de 10 minutos para superfcies e de 30 minutos para artigos, na concentrao indicada pelo fabricante; ateno: no so recomendados para artigos que entram em contato com o trato respiratrio, alimentos, berrio, nem com objetos de ltex, acrlico e borrachas. Pelo efeito residual so ativos na presena de matria orgnica. so indicados para desinfeco de superfcies em berrios e unidades de manuseio de alimentos: mecanismos de ao: inativao de enzimas produtoras de energia, desnaturao de protenas celulares e ruptura de membrana celular; espectro de ao: fungicida, bactericida, virulicida; concentrao de uso: recomendada pelo fabricante; indicao: desinfeco de baixo nvel: tempo de exposio de 30 minutos, na concentrao indicada pelo fabricante.

lcool (etlico e Isoproplico)

Fenlicos

Quaternrios de Amnia

Ministrio da Sade

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 16

www.romulopassos.com.br

promove desinfeco de nvel mdio. mecanismos de ao: inibio de reao enzimtica bsica da clula, desnaturao de protena e inativao de cidos nuclicos; expectro de ao: virulicida, bactericida, microbactericida e esporicida para um grande nmero Compostos de esporos; inorgnicos liberadores de concentrao de uso: 0,02 a 1%, dependendo da indicao de uso; indicao: desinfeco de lactrios, cozinhas, depsitos de gua, material de cloro ativo inaloterapia e oxigenoterapia na concentrao de 0,02% e tempo de contato (Hipoclorito de de 60 min. Desinfeco de superfcie de unidade de dilise, hemodilise, sdio/clcio/ltio) banco de sangue, laboratrios na concentrao de 1% por 10 minutos; observao: o uso limitado pela presena de matria orgnica, capacidade corrosiva e descolorante, no devendo ser usado em metais e mrmore. espectro de ao: bactericida, tuberculicida, fungicida, virulicida, no esporicida; concentrao de uso: lcool iodado a 0,5% e tempo de contato de 10 minutos; indicao: na desinfeco de nvel intermedirio. Ampolas de vidro, estetoscpio, otoscpio, superfcies externas de equipamentos, partes metlicas de incubadora etc; recomendaes: aps o tempo de contato, remov-lo friccionando lcool, para evitar os efeitos corrosivos do iodo. As solues devem ser acondicionados em frascos escuros, fechados e guardados em locais frescos; efeito residual de 2 a 4 horas; ao neutralizada pela presena de matria orgnica. promove desinfeco de alto nvel; mecanismos de ao: altera o DNA, RNA e sntese protica; espectro de ao: bactericida, fungicida, microbactericida e esporicida; concentrao: 2% por 30 minutos; indicao: endoscpios de fibra tica de alto risco (enxaguar com gua estril); artigos no descartveis, metlicos ou corrosivos por hipoclorito; instrumental termo-sensvel; equipamentos de aspirao etc.; recomendaes: materiais demasiadamente porosos como os de ltex podem reter o glutaraldedo, caso no haja bom enxgue. Apresenta atividade germicida em presena de matria orgnica, entretanto, materiais colocados no glutaraldedo sem limpeza prvia apresentam impregnao de sangue e secrees pela formao de precipitados, dificultando a limpeza de maneira especial. O produto deve ser manipulado em local arejado e com uso de EPI.

Soluo de Iodo

Glutaraldedo

Nobres concurseiros, esse assunto repleto de detalhes. Por isso, devemos dar maior ateno e resolver muitas questes, j que bastante cobrado em provas de concurso.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 17

www.romulopassos.com.br

Dito isto, vamos resolver as questes: Itens A e B. Os termos esto invertidos. Os quaternrios de amnia so responsveis pela inativao de enzimas produtoras de energia, desnaturao de protenas celulares e ruptura de membrana celular. De outra forma, os fenlicos induzem a inativao do sistema enzimtico e perda de metablitos essenciais pela parede celular. A situao apresentada no item C no relatada na literatura. Logo, este item est incorreto. Itens D e E. O lcool, e no os compostos inorgnicos liberadores de potssio ativo, induz desnaturao de protenas e inibio da produo do metabolismo essencial para a rpida diviso celular. Essa questo foi muito difcil. O gabarito a letra D.

7. (Prefeitura de Paranava-PR/AOCP/2011) Sobre a biossegurana nos servios de sade hospitalares e os mtodos de desinfeco e esterilizao de materiais, assinale a alternativa correta. a) A desinfeco de baixo nvel um processo fsico que destri todos os micro-organismos de objetos inanimados e superfcies, exceto um nmero elevado de esporos bacterianos. b) A limpeza remove as sujidades, reduz a carga microbiana presente nos produtos para sade de forma a tornar o produto seguro para manuseio e preparado para desinfeco ou esterilizao. c) O desinfetante uma substncia qumica que apresenta atividade antimicrobiana, designada para uso em pele ou mucosa. d) O processo de esterilizao por calor seco realizado em autoclaves, promovendo a morte bacteriana pela coagulao de suas protenas. e) Os aldedos e o cido peractico so mtodos fsicos de esterilizao e so muito utilizados nos servios de sade por terem baixo custo e alta efetividade. COMENTRIOS5: Concurseiros, essa questo repleta de detalhes. Mas, se observarem atentamente, percebero que a letra B apresenta um conceito clssico de conhecimento de todos. Por isso, sempre recomendo que resolvam as questes utilizando o "mtodo por eliminao". Vamos detalhar cada item para aprofundarmos nossos conhecimentos, no mesmo, meus amigos?
5

ANVISA

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 18

www.romulopassos.com.br

Item A. Incorreto. A desinfeco pode ser de baixo, mdio e alto nvel. Baixo nvel: processo fsico ou qumico que elimina bactrias vegetativas, alguns vrus e fungos, de objetos inanimados e superfcies, sem atividade contra micobactrias ou esporos bacterianos; Mdio nvel (intermedirio): processo fsico ou qumico que destri microrganismos patognicos, micobactrias, maioria dos vrus e fungos, de objetos inanimados e superfcies. Alto nvel: processo fsico ou qumico que destri todos os microrganismos de artigos semicrticos, exceto um nmero elevado de esporos bacterianos. Logo, a desinfeco de

alto,

e no de baixo, nvel um processo fsico que destri

todos os micro-organismos de objetos inanimados e superfcies, exceto um nmero elevado de esporos bacterianos. Item B. Correto. A limpeza remove as sujidades, reduz a carga microbiana presente nos produtos para sade de forma a tornar o produto seguro para manuseio e preparado para desinfeco ou esterilizao. Item C. Incorreto. O desinfetante uma substncia qumica que apresenta atividade antimicrobiana, designada para uso em pele ou mucosa. Item D. Incorreto. O processo de esterilizao por calor seco realizado em estufas. Item E. Incorreto. O cido peractico um agente qumico que est sendo utilizado como esterilizante para alguns materiais termossensveis como, por exemplo, os cateteres. A Portaria n 15 de 23 de agosto de 1988 inclui este princpio ativo para uso com finalidade desinfetante e esterilizante. reconhecido como esporicida em baixas concentraes e tem como principal vantagem os produtos de sua decomposio, que no so txicos, a saber: cido actico, gua, oxignio e perxido de hidrognio. Em altas concentraes, o cido peractico voltil, tem odor pungente e riscos de exploso e incndio. Esta inovao tecnolgica oferece um tempo recorde de ciclo de esterilizao para artigos termossensveis, totalmente automatizada sem o contato do operador com o agente qumico e o seu resduo txico nulo sobre o artigo, o operador e o ambiente.

objetos inanimados e superfcies , e no em

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 19

www.romulopassos.com.br

A sua aplicabilidade restrita apenas para tens passveis de imerso em meio lquido. O cido peractico inativado na presena de sangue e no se dispe ainda de monitor biolgico para controlar o processo. O formaldedo pode ser usado como esterilizante tanto no estado lquido, como gasoso. Usualmente, o tempo mnimo de esterilizao de 18 horas, tanto para a soluo alcolica a 8% quanto para soluo aquosa a 10%. O seu uso limitado pelos vapores irritantes, carcinogenicidade em potencial, odor caracterstico desagradvel, mesmo em baixa concentrao (1 ppm). A utilizao desse agente qumico exige uso de Equipamento de Proteo Individual (EPI). Portanto, os aldedos e o cido peractico so mtodos qumicos de esterilizao e so

pouco utilizados nos servios de sade por serem restritos e apresentarem algumas
contraindicaes, conforme descrio anterior. Nessa tela, o gabarito da questo a letra B.

8. (Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro-SE/AOCP/2011) Em relao ao processo de desinfeco, informe se (V) verdadeiro ou (F) falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. ( ) O termo desinfeco dever ser entendido como um processo de eliminao ou destruio de todos os microrganismos na forma vegetativa, independente de serem patognicos ou no, presentes nos artigos e objetos inanimados. ( ) A destruio de algumas bactrias na forma esporulada tambm pode acorrer, mas no se tem o controle e a garantia desse resultado. ( ) No seu espectro de ao, a desinfeco de alto nvel deve incluir a eliminao de alguns esporos, o bacilo da tuberculose, todas as bactrias vegetativas, fungos e todos os vrus. ( ) Na desinfeco de nvel intermedirio esperada ao sobre os esporos bacterianos e ao mdia sobre vrus no lipdicos, eliminando a maioria dos fungos e atuando sobre todas as clulas vegetativas bacterianas. a) V V F F. b) V V V F. c) F F V V. d) F V F V. e) V F V F.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 20

www.romulopassos.com.br

COMENTRIOS6: Vamos analisar cada item para melhor compreenso do tema. Itens I e II. Corretos. O termo desinfeco dever ser entendido como um processo de eliminao ou destruio de todos os microrganismos na forma vegetativa, independente de serem patognicos ou no, presentes nos artigos e objetos inanimados. A destruio de algumas bactrias na forma esporulada tambm pode acorrer, mas no se tem o controle e a garantia desse resultado. Item III. Correto. No seu espectro de ao, a desinfeco de alto nvel deve incluir a eliminao de alguns esporos, o bacilo da tuberculose, todas as bactrias vegetativas, fungos e todos os vrus. A desinfeco de alto nvel indicada para itens semi-crticos como lminas de laringoscpios, equipamento de terapia respiratria, anestesia e endoscpio de fibra tica flexvel. Ateno! O agente mais comumente utilizado para desinfeco de alto nvel o glutaraldedo.

Item IV. Incorreto. Na desinfeco de nvel intermedirio no esperada ao sobre os esporos bacterianos e ao mdia sobre vrus no lipdicos, mas que seja tuberculicida. Esse nvel de desinfeco elimina a maioria dos fungos e atua sobre todas as clulas vegetativas bacterianas. Cloro, iodforos, fenlicos e alcois pertencem a este grupo. O gabarito da questo, portanto, a letra B. Por fim, destacamos que, na desinfeco de baixo nvel, no h ao sobre os esporos ou bacilo da tuberculose, podendo ter ou no ao sobre vrus no lipdicos e com atividade relativa sobre fungos, mas capaz de eliminar a maioria das bactrias em forma vegetativa. Compostos com quaternrio de amnia so exemplos de desinfetantes de baixo nvel.

ANVISA

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 21

www.romulopassos.com.br

9. (Prefeitura de Vassouras-RJ/FUNCAB/2012) O glutaraldedo utilizado na concentrao de 2% por um perodo de exposio de 30 minutos, em metais, borrachas e em materiais, como endoscpios, para: a) limpeza. b) esterilizao. c) desinfeco. d) antissepsia. e) contaminao.

COMENTRIOS: Segundo a ANVISA7, o glutaraldedo o agente mais utilizado na desinfeco, na concentrao de 2% e por um perodo de exposio de 30 minutos. No danifica metais, borracha, lentes e outros materiais, podendo ser utilizado na desinfeco de endoscpios e aparelhos com lentes. O enxgue do material pode ser feito em gua corrente potvel, a secagem com uma compressa ou toalha macia, ou com ar comprimido, acondicionado em recipiente desinfetado e guardado at o prximo uso. Ao manipular o glutaraldedo, o funcionrio deve usar luva de borracha, culos e mscara. O uso mais difundido do glutaraldedo na desinfeco de artigos semicrticos e instrumentos sensveis ao calor. No deve ser usado na limpeza de superfcies pelo seu teor txico e fator econmico. Portanto, o gabarito a letra C.

10. (Prefeitura de Mage-RJ/FUNCAB/2012) Formulaes que tm em sua composio substncias microbicidas e apresentam efeito letal para micro-organismos no esporulados so denominadas pela Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVISA): a) desinfetantes. d) algicidas. b) detergentes. e) inseticidas. c) esterilizantes.

COMENTRIOS: Conforme comentrios das questes anteriores, o gabarito da questo a letra A.

ANVISA, 2000, p. 13.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 22

www.romulopassos.com.br

2.3 - Esterilizao
11. (Prefeitura de Ibipor-PR/AOCP/2011) Sobre o processo de Esterilizao de materiais, assinale a alternativa correta. a) O vapor saturado sob presso um dos mtodos mais usados para esterilizao de materiais mdico-hospitalares do tipo crtico. no txico, de baixo custo e esporicida. b) A esterilizao em estufa indicada para materiais termossensveis, um mtodo que utiliza o calor seco para eliminar todos os microorganismos contidos nos materiais, exceto os esporos bacterianos. c) A esterilizao por calor seco a primeira escolha, tratando-se de esterilizao por calor. Esta preferncia se justifica por preservar a estrutura dos instrumentos metlicos e de corte. d) Os artigos termossensveis devem sofrer autoclavagem, bem como os leos, que permitem a penetrao do vapor para um processo eficiente de esterilizao. e) Todos os artigos crticos devem passar por processo de esterilizao de vapor sob presso, pois a autoclavao o nico meio seguro de esterilizao. COMENTRIOS: Os processos de esterilizao por calor mido (autoclaves) e calor seco (estufas) so os mais cobrados em provas de concursos. O vapor quente sob presso o mtodo mais usado para esterilizao de materiais mdico-hospitalares do tipo crtico. no txico, de baixo custo e esporicida. Por esses motivos, deve ser usado para todos os itens que no sejam sensveis ao calor e umidade. O calor mido destri os microorganismos por coagulao e desnaturao irreversveis de suas enzimas e protenas estruturais. Este tipo de processo realizado em autoclaves. Como vantagens do calor mido, possvel considerar o rpido aquecimento e a penetrao do calor em artigos txteis e a destruio de esporos microbianos em um curto perodo de exposio. Ele tambm um processo econmico, de fcil controle de qualidade e no deixa resduos txicos nos materiais submetidos ao processo de esterilizao. Em relao s desvantagens do calor mido, podemos citar o efeito deletrio sobre alguns materiais, particularmente aqueles que so intolerantes ao calor (produtos termossensveis). Dependendo do material utilizado na fabricao dos artigos, o calor mido poder promover um efeito de corroso e podem tambm ocorrer danos em fibras pticas. Outra limitao a no esterilizao de leos e ps, por serem impermeveis ao vapor, os quais devem ser esterilizados por calor seco ou radiao.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 23

www.romulopassos.com.br

A esterilizao pelo calor seco feita em estufas eltricas equipadas com termostato e ventilador, a fim de promover um aquecimento mais rpido, controlado e uniforme dentro da cmara. A circulao de ar quente e o aquecimento dos materiais se faz de forma lenta e irregular, requerendo longos perodos de exposio e temperatura mais elevada do que o vapor saturado sob presso para se alcanar a esterilizao. Este processo deve se restringir a artigos que no possam ser esterilizados pelo vapor saturado sob presso, pelo dano que a umidade pode lhes causar ou quando so impermeveis, como vaselina, leos e ps. As estufas so usadas para esterilizar materiais secos, como vidraria, principalmente as de preciso, seringas, agulhas, ps, instrumentos cortantes, gases vaselinadas, gases furacinadas, leos, vaselina, etc. A esterilizao acontece quando a temperatura no interior da estufa atinge de 160 C a 170C, durante 1 a 2 horas (dependendo do equipamento) 8, ocorrendo destruio de microorganismos, inclusive os esporos. Deve-se salientar que a temperatura precisa permanecer constante por todo esse tempo, evitando-se abrir a porta da estufa antes de vencer o tempo. Atualmente, a indicao para a esterilizao por meio de calor seco a esterilizao de leos e ps. Todavia, para a maioria dos servios de sade no Brasil, esses produtos so facilmente adquiridos j esterilizados. A ANVISA no recomenda a utilizao de estufas em servios de sade. Aps descrio inicial do assunto, vamos analisar as assertivas: Item A. Correto. O vapor saturado sob presso um dos mtodos mais usados para esterilizao de materiais mdico-hospitalares do tipo crtico. no txico, de baixo custo e esporicida. Item B. Incorreto. A esterilizao em estufa no indicada para materiais termossensveis, um mtodo que utiliza o calor seco para eliminar todos os microorganismos contidos nos materiais,

inclusive os esporos bacterianos. mido (autoclave) a primeira escolha,

Item C. Incorreto. A esterilizao por calor tratando-se de esterilizao por calor. A Anvisa servios de sade.

no recomenda a utilizao de estufas em

Alguns autores relatam que o tempo necessrio para esterilizao por meio de estufa varia entre duas a uma hora, quando em temperaturas de 160 C a 170 C, respectivamente.
8

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 24

www.romulopassos.com.br

Item D. Incorreto. Os artigos termossensveis como os leos, que

no

devem sofrer autoclavagem, bem

no

permitem a penetrao do vapor para um processo eficiente de

esterilizao. Os artigos termossensveis (sensveis a alta temperatura) podem ser processados por mtodos qumico-lquidos (Ex.: aldedos e cido paractico), por radiao ionizante, por feixe de eltrons9 etc. Item E. Incorreto. Nem todos os artigos crticos devem passar por processo de esterilizao de vapor sob presso (autoclavao). Existem outros mtodos eficazes de esterilizao. Nesses termos, o gabarito da questo a letra A.

Os mtodos de esterilizao por radiao ionizante e por feixe de eltrons esto disponveis no Brasil para escala industrial, devido o alto custo.
9

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 25

www.romulopassos.com.br

Nota de Agradecimento!
CONCURSO HOSPITAL UNIVERSITRIO DE BRASLIA Meus amigos, agora futuros concursados no Hospital Universitrio de Braslia. Durante a fase preparatria para as provas do concurso para o HUB-UNB, propomos um material totalmente direcionado banca IBFC. Selecionamos e comentamos todas as questes de Portugus, Legislao

Aplicada EBSERH e Legislao Aplicada ao SUS. Ainda foram

disponibilizadas 08 aulas do curso gratuito 2001 questes comentadas de Enfermagem.

Sabamos que estvamos orientando adequadamente os nossos leitores, porm, aguardvamos ansiosamente pela prova e pelo desempenho dos nossos alunos. O resultado que acertamos em 90% das questes de Lngua Portuguesa e 100% das questes relativas EBSERH e ao SUS. Ontem (06/11/2013), aps o resultado preliminar, recebemos muitas mensagens que VERDADEIRAMENTE me emocionaram. Gostaria de retribuir todo o carinho e dizer-lhes que me sinto renovado e motivado para produzir mais e melhor. Larissa Guiotti (Braslia), voc que foi uma guerreira, parabns. Marcelo Borges (Anpolis-GO), estou igualmente feliz por voc. Clo Viana (Braslia), fazer parte de sua histria ser um grade privilgio para mim, voc me arrancou algumas lgrimas com seu depoimento (rss). Andreia (Trs Pontas-MG), ser aprovada em dois concursos e ainda ter nimo para continuar motivo de exemplo para muitos, v em frente. Andreia Freitas (Braslia), obrigado pela aprovao do nosso trabalho, no procuramos ser os melhores, mas, no tenham dvida, procuraremos sempre dar o melhor de ns. Felicidade para todos vocs e sintam-se abraados. Professor Rmulo Passos

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 26

www.romulopassos.com.br

3 - Infeco Hospitalar
12. (IBC-RJ/AOCP/2013) considerada Infeco Hospitalar a) aquela constatada ou em incubao no ato de admisso do paciente e no relacionada com internao anterior no mesmo hospital b) a infeco em recm-nascido, cuja aquisio por via transplacentria conhecida ou foi comprovada e que tornou-se evidente logo aps o nascimento c) as infeces de recm-nascidos associadas com bolsa rota superior a 24 (vinte e quatro) horas. d) associada com complicao ou extenso da infeco j presente na admisso a menos que haja troca de microorganismos com sinais fortemente sugestivos da aquisio de nova infeco. e) adquirida aps a admisso do paciente e que se manifeste durante a internao ou aps a alta, quando puder ser relacionada com internao/procedimentos hospitalares. COMENTRIOS: A infeco comunitria aquela constatada ou em incubao no ato de admisso do paciente, desde que no relacionada com internao anterior no mesmo hospital. So tambm comunitrias: A infeco que est associada com complicao ou extenso da infeco j presente na admisso, a menos que haja troca de microrganismos com sinais ou sintomas fortemente sugestivos da aquisio de nova infeco; A infeco em recm-nascido, cuja aquisio por via transplacentria conhecida ou foi comprovada e que tornou-se evidente logo aps o nascimento (exemplo: herpes simples, toxoplasmose,

rubola, citomegalovirose, sfilis e AIDS); As infeces de recm-nascidos associadas com bolsa rota superior a 24 (vinte e quatro) horas. A infeco hospitalar aquela adquirida aps a admisso do paciente e que se manifesta durante a internao ou aps a alta, quando puder ser relacionada com a internao ou procedimentos hospitalares. Nesses termos, o gabarito da questo a letra E.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 27

www.romulopassos.com.br

13. (Prefeitura de Paranava-PR/AOCP/2011) Sobre Infeco Hospitalar, assinale a alternativa INCORRETA. a) Os pacientes que j esto em uso de antimicrobianos tm risco aumentado de adquirir infeces por microorganismos resistentes. b) As infeces de recm-nascidos associadas com bolsa rota superior a vinte e quatro horas so consideradas Infeco hospitalar. c) A higienizao/lavagem das mos a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagao das infeces relacionadas assistncia sade. d) Todos os dispositivos invasivos como sondas de alimentao ou cateter intravenoso criam uma porta de entrada adicional no corpo do paciente, aumentando suas chances de desenvolver uma infeco. e) Os micro-organismos patognicos oportunistas podem causar infeces nos pacientes imunocomprometidos. COMENTRIOS: A infeco comunitria aquela constatada ou em incubao no ato de admisso do paciente, desde que no relacionada com internao anterior no mesmo hospital. So tambm comunitrias: A infeco que est associada com complicao ou extenso da infeco j presente na admisso, a menos que haja troca de microrganismos com sinais ou sintomas fortemente sugestivos da aquisio de nova infeco; A infeco em recm-nascido, cuja aquisio por via transplacentria conhecida ou foi comprovada e que tornou-se evidente logo aps o nascimento (exemplo: herpes simples, toxoplasmose,

rubola, citomegalovirose, sfilis e AIDS); As infeces de recm-nascidos associadas com bolsa rota superior a 24 (vinte e quatro) horas. A infeco hospitalar aquela adquirida aps a admisso do paciente e que se manifesta durante a internao ou aps a alta, quando puder ser relacionada com a internao ou procedimentos hospitalares. A letra B a nica alternativa incorreta, j que as infeces de recm-nascidos associadas com bolsa rota superior a vinte e quatro horas so consideradas infeces

comunitrias, e no hospitalar. As demais assertivas esto evidentemente corretas.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 28

www.romulopassos.com.br

14. (Prefeitura de Paranava-PR/AOCP/2011) Quando se desconhecer o perodo de incubao do micro-organismo e no houver evidncia clnica e/ou dado laboratorial de infeco no momento da internao, convenciona-se infeco hospitalar toda manifestao clnica de infeco que se apresentar a partir de quantas horas aps a admisso? a) 12 horas. b) 24 horas. c) 36 horas. d) 48 horas. e) 72 horas. COMENTRIOS: De acordo com a Portaria n 2.616/98 do MS, quando se desconhecer o perodo de incubao do microrganismo e no houver evidncia clnica e/ou dado laboratorial de infeco no momento da internao, convenciona-se infeco hospitalar toda manifestao clnica de infeco que se apresentar a partir de 72 horas aps a admisso. Logo, o gabarito da questo a letra E.

15. (Prefeitura de Vila Velha-ES/FUNCAB/2012) As medidas para controle de infeco hospitalar visam a reduzir a disseminao de doenas infecciosas. Em relao a essas medidas, analise: I. O sistema de nebulizao (mscara, circuito e frasco) deve ser trocado a cada 48 horas. II. Um importante mecanismo de defesa na preveno da infeco do trato urinrio a manuteno do fluxo urinrio desimpedido, sem obstrues. III. Os cateteres perifricos instalados em adultos devem ser trocados a cada cinco dias. Com base na anlise, marque a opo correta. a) Somente a afirmativa I est correta. b) Somente a afirmativa II est correta. c) Somente a afirmativa III est correta. d) Somente as afirmativas I e II esto corretas. e) Somente as afirmativas II e III esto corretas.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 29

www.romulopassos.com.br

COMENTRIOS: De acordo com a ANVISA 10, o principal fator de risco de infeces relacionadas ao acesso vascular a durao da cateterizao. Apesar da troca peridica dos cateteres vasculares ser tradicionalmente considerada como um fator importante na reduo da ocorrncia dessas infeces, o valor real desta prtica s est bem estabelecida para os cateteres perifricos instalados em adultos, que devem ser trocados no mximo a cada 72 horas (3 dias); no est estabelecida a periodicidade da troca em crianas. Para os cateteres centrais, estudos recentes no mostraram vantagens com essa prtica. O item III o nico incorreto, j que os cateteres perifricos instalados em adultos devem ser trocados a pelo menos cada 3 dias. Logo, o gabarito a letra D.

3.1 - Lavagem das Mos


16. (Prefeitura de Ibipor-PR/AOCP/2011) Sobre a higienizao/lavagem das mos, informe se (V) verdadeiro ou (F) falso o que se afirma abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. ( ) A microbiota residente coloniza a camada mais superficial da pele, o que permite sua remoo mecnica pela higienizao das mos com gua e sabo, sendo eliminada com mais facilidade quando se utiliza uma soluo anti-sptica. ( ) A higienizao das mos a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagao das infeces relacionadas assistncia sade. ( ) As mos constituem a principal via de transmisso de microrganismos durante a assistncia prestada aos pacientes, pois a pele um possvel reservatrio de diversos microrganismos. ( ) Para evitar a contaminao do sabo lquido e do produto antissptico, recomendado no caso dos recipientes de sabo lquido e antissptico ou almotolias no serem descartveis, deve-se proceder limpeza destes com gua e sabo (no utilizar o sabo restante no recipiente) e secagem, seguida de desinfeco com lcool etlico a 70%, no mnimo uma vez por semana. a) V V F F. b) F V V V. c) F F V V. d) V F V F. e) V F F V.

10

ANVISA, 2000, p. 43.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 30

www.romulopassos.com.br

COMENTRIOS: Essa questo resolvida mais facilmente por eliminao. Vejam que o primeiro item confuso e poucos candidatos sabem se verdadeiro ou falso. Contudo, os trs itens subsequentes so evidentemente verdadeiros. Portanto, a nica alternativa que apresenta essa hiptese a letra B. Ora, meus amigos, no precisamos saber de tudo para acertar as questes. Devemos utilizar o bom senso. A ttulo de informao, vamos corrigir o primeiro item. A pele das mos alberga, principalmente, duas populaes de microrganismos: os pertencentes microbiota residente e microbiota transitria. A microbiota residente constituda por microrganismos de baixa virulncia, como estafilococos, corinebactrias e micrococos, pouco associados s infeces veiculadas pelas mos. mais difcil de ser removida pela higienizao das mos com gua e sabo, uma vez que coloniza as camadas mais internas da pele. A microbiota transitria coloniza a camada mais superficial da pele, o que permite sua remoo mecnica pela higienizao das mos com gua e sabo, sendo eliminada com mais facilidade quando se utiliza uma soluo anti-sptica. representada, tipicamente, pelas bactrias Gram-negativas, como enterobactrias (Ex: Escherichia coli), bactrias no fermentadoras (Ex: Pseudomonas aeruginosa), alm de fungos e vrus. Portanto, a microbiota residente coloniza a camada mais

internas da pele, sendo

difcil

a remoo mecnica pela higienizao das mos com gua e sabo. Por outro lado,

microbiota transitria coloniza a camada mais superficial da pele, o que permite sua remoo mecnica pela higienizao das mos com gua e sabo, sendo eliminada com mais facilidade quando se utiliza uma soluo anti-sptica.

17.

(Prefeitura

de

Ibipor-PR/AOCP/2011)

Para

procedimento

de

lavagem/higienizao das mos, os lavatrios ou pias devem possuir torneiras ou comandos que dispensem o contato das mos quando do fechamento da gua e ainda esses lavatrios devem ter fcil acesso e atender proporo abaixo definida a) quarto ou enfermaria: 1 (um) lavatrio externo pode servir a, no mximo, 8 (oito) quartos ou 5 (cinco) enfermarias. b) quarto ou enfermaria: 1 (um) lavatrio externo pode servir a, no mximo, 2 (dois) quartos ou 3 (trs) enfermarias.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 31

www.romulopassos.com.br

c) quarto ou enfermaria: 1 (um) lavatrio externo pode servir a, no mximo, 6 (seis) quartos ou 3 (trs) enfermarias. d) quarto ou enfermaria: 1 (um) lavatrio externo pode servir a, no mximo, 4 (quatro) quartos ou 2 (duas) enfermarias. e) quarto ou enfermaria: 1 (um) lavatrio externo pode servir a, no mximo, 6 (seis) quartos ou 4 (quatro) enfermarias. COMENTRIOS: Seguem as orientaes da ANVISA sobre a organizao dos lavatrios nos hospitais: Quarto ou enfermaria: 1 (um) lavatrio externo pode servir a, no mximo, 4 (quatro) quartos ou 2 (duas) enfermarias. UTI: deve existir um lavatrio a cada 5 (cinco) leitos de no isolamento. Berrio : 1 (um) lavatrio a cada 4 (quatro) beros. Ambientes destinados realizao de procedimentos de reabilitao e coleta laboratorial: 1 (um) lavatrio a cada 6 (seis) boxes. Unidade destinada ao processamento de roupas: 1 (um) lavatrio na rea suja (banheiro) e 1 (um) lavatrio na rea limpa. O gabarito da questo, portanto, a letra D.

18. (Prefeitura de Paranava-PR/AOCP/2011) Sobre a Higienizao/lavagem das mos, correto afirmar que a) o uso de preparaes alcolicas para higienizao das mos contra indicado nos servios de sade, pois causa ressecamento de pele e mucosas aumentando o risco de infeco para os profissionais de sade. b) ao mudar de um stio corporal contaminado para outro, limpo, durante o cuidado ao paciente no necessrio realizar a higienizao das mos. c) a eficcia da higienizao das mos depende da durao e da tcnica empregada, a durao do procedimento deve ser de 40 a 60 segundos. d) o uso de secadores eltricos para as mos mais indicado que o uso do papel toalha, por evitar contato e manter a pele seca sem frico. e) o uso coletivo de toalhas de tecido indicado em locais onde a circulao de pessoas for menor, considerando assim um menor gasto para a instituio e uma melhor conservao do meio ambiente.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 32

www.romulopassos.com.br

COMENTRIOS: Irem A. Incorreto. O uso de preparaes alcolicas para higienizao das mos contra indicado nos servios de sade. Irem B. Incorreto. Ao mudar de um stio corporal contaminado para outro, limpo, durante o cuidado ao paciente

no

necessrio realizar a higienizao das mos.

Irem C. Correto. A eficcia da higienizao das mos depende da durao e da tcnica empregada, a durao do procedimento deve ser de 40 a 60 segundos. Irem D. Incorreto. No processo de uso de

higienizao das mos, no indicado o raramente


o

secadores eltricos,

uma vez que

tempo

necessrio para a Eles

secagem

obedecido,

alm de haver

dificuldade

no seu

acionamento.

podem, ainda, carrear microrganismos. O acionamento manual de certos modelos de aparelho tambm pode permitir a recontaminao das mos. Irem E. Incorreto. O uso coletivo de toalhas de tecido contraindicado, mesmo em locais onde a circulao de pessoas for menor. Deste modo, o gabarito da questo a letra C.

19. (CISMEPAR-PR/AOCP/2011) Sobre a lavagem/higienizao bsica das mos, analise as assertativas e assinale a alternativa que apresenta a(s) correta(s). I. A microbiota residente nas mos constituda por microrganismos de alta virulncia, como estafilococos, corinebactrias e micrococos, muito associados s infeces veiculadas pelas mos. mais fcil de ser removida pela higienizao das mos com gua e sabo, uma vez que coloniza as camadas mais superficiais da pele. II. A higienizao das mos apresenta as seguintes finalidades: Remoo de sujidade, suor, oleosidade, plos, clulas descamativas e da microbiota da pele, interrompendo a transmisso de infeces veiculadas ao contato; preveno e reduo das infeces causadas pelas transmisses cruzadas. III. No processo de higienizao das mos, recentemente est sendo indicado o uso de secadores eltricos, uma vez que o tempo necessrio para a secagem das mos obedecido mais rigorosamente, alm de haver facilidade no seu acionamento.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 33

www.romulopassos.com.br

IV. A utilizao de gel alcolico a 70% ou de soluo alcolica a 70% com 1-3% de glicerina deve substituir a higienizao com gua e sabo quando as mos estiverem visivelmente sujas. a) Apenas I, II e III. b) Apenas I e IV. c) Apenas II e III. d) Apenas II. e) Apenas I. COMENTRIOS: Vamos detalhar cada item para o melhor entendimento da questo, segundo disposies da ANVISA11: Item I. Incorreto. As mos constituem a principal via de transmisso de microrganismos durante a assistncia prestada aos pacientes, pois a pele um possvel reservatrio de diversos microrganismos, que podem se transferir de uma superfcie para outra, por meio de contato direto (pele com pele), ou indireto, atravs do contato com objetos e superfcies contaminados. A pele das mos alberga, principalmente, duas populaes de microrganismos: os pertencentes microbiota residente e microbiota transitria. A microbiota residente constituda por microrganismos de baixa virulncia, como estafilococos, corinebactrias e micrococos, pouco associados s infeces veiculadas pelas mos. mais difcil de ser removida pela higienizao das mos com gua e sabo, uma vez que coloniza as camadas mais internas da pele. A microbiota transitria coloniza a camada mais superficial da pele, o que permite sua remoo mecnica pela higienizao das mos com gua e sabo, sendo eliminada com mais facilidade quando se utiliza uma soluo antissptica. representada, tipicamente, pelas bactrias Gram-negativas, como enterobactrias (Ex: Escherichia coli), bactrias no fermentadoras (Ex: Pseudomonas aeruginosa), alm de fungos e vrus. Portanto, a microbiota residente nas mos constituda por microrganismos de baixa virulncia, como estafilococos, corinebactrias e micrococos, muito associados s infeces veiculadas pelas mos. mais difcil de ser removida pela higienizao das mos com gua e sabo, uma vez que coloniza as camadas mais internas da pele.
11

ANVISA, 2007.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 34

www.romulopassos.com.br

Item II. Correto. A higienizao das mos apresenta as seguintes finalidades: Remoo de sujidade, suor, oleosidade, plos, clulas descamativas e da microbiota da pele, interrompendo a transmisso de infeces veiculadas ao contato; preveno e reduo das infeces causadas pelas transmisses cruzadas. Item III. Incorreto. No processo de uso de

higienizao das mos, no indicado o raramente


o

secadores eltricos,

uma vez que

tempo

necessrio para a Eles

secagem

obedecido,

alm de haver

dificuldade

no seu

acionamento.

podem, ainda, carrear microrganismos. O acionamento manual de certos modelos de aparelho tambm pode permitir a recontaminao das mos. Item IV. Incorreto. A utilizao de gel alcolico a 70% ou de soluo alcolica a 70% com 1-3% de glicerina no deve substituir a higienizao com gua e sabo quando as mos estiverem visivelmente sujas. Nessa situao, a lavagem com gua e sabo essencial para a limpeza do excesso de sujidade. O gabarito da questo, portanto, a letra D. 20. (UFSM-RS/2013) Quanto higienizao das mos, e correto afirmar que a) deve ser realizada com agentes antisspticos, antes e aps ir ao banheiro. b) a degermao da pele indicada aps procedimento cirrgico. c) as tcnicas de higienizao so duas: higienizao simples e frico antissptica. d) somente os profissionais que mantm contato direto com pacientes devem higieniz-las. e) deve ser feita com preparaes alcolicas aps exposio a fluidos corporais. COMENTRIOS: As mos dos profissionais que atuam em servios de sade podem ser higienizadas utilizando-se: gua e sabo, preparao alcolica e antissptico. A utilizao de um determinado produto depende das indicaes descritas abaixo: 1 - O uso de gua e sabo indicado: Quando as mos estiverem visivelmente sujas ou contaminadas com sangue e outros fluidos corporais. Ao iniciar o turno de trabalho. Aps ir ao banheiro. Antes e depois das refeies. Antes de preparo de alimentos. Antes de preparo e manipulao de medicamentos.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 35

www.romulopassos.com.br

2 - Uso de preparao alcolica - higienizar as mos com preparao alcolica quando estas no estiverem visivelmente sujas, em todas as situaes descritas a seguir: Antes de contato com o paciente.
Objetivo: proteo do paciente, evitando a transmisso de microrganismos oriundos das mos do profissional de sade. Exemplos : exames fsicos (determinao do pulso, da presso arterial, da temperatura corporal); contato fsico direto (aplicao de massagem, realizao de higiene corporal); e gestos de cortesia e conforto.

Aps contato com o paciente.


Objetivo: proteo do profissional e das superfcies e objetos imediatamente prximos ao paciente, evitando a transmisso de microrganismos do prprio paciente.

Antes de realizar procedimentos assistenciais e manipular dispositivos invasivos.


Objetivo: proteo do paciente, evitando a transmisso de microrganismos oriundos das mos do profissional de sade. Exemplos : contato com membranas mucosas (administrao de medicamentos pelas vias oftlmica e nasal); com pele no intacta (realizao de curativos, aplicao de injees); e com dispositivos invasivos (cateteres intravasculares e urinrios, tubo endotraqueal).

Antes de calar luvas para insero de dispositivos invasivos que no requeiram preparo cirrgico.
Objetivo: proteo do paciente, evitando a transmisso de microrganismos oriundos das mos do profissional de sade. Exemplo: insero de cateteres vasculares perifricos.

Aps risco de exposio a fluidos corporais


Objetivo: proteo do profissional e das superfcies e objetos imediatamente prximos ao paciente, evitando a transmisso de microrganismos do paciente a outros profissionais ou pacientes.

Ao mudar de um stio corporal contaminado para outro, limpo, durante o cuidado ao paciente.
Objetivo: proteo do paciente, evitando a transmisso de microrganismos de uma determinada rea para outras reas de seu corpo. Exemplo: troca de fraldas e subsequente manipulao de cateter intravascular. Ressalta-se que esta situao no deve ocorrer com frequncia na rotina profissional. Devem-se planejar os cuidados ao paciente iniciando a assistncia na sequncia: stio menos contaminado para o mais contaminado.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 36

www.romulopassos.com.br

Aps contato com objetos inanimados e superfcies imediatamente prximas ao paciente.


Objetivo: proteo do profissional e das superfcies e objetos imediatamente prximos ao paciente, evitando a transmisso de microrganismos do paciente a outros profissionais ou pacientes. Exemplos : manipulao de respiradores, monitores cardacos, troca de roupas de cama, ajuste da velocidade de infuso de soluo endovenosa.

Antes e aps remoo de luvas.


Objetivo: proteo do profissional e das superfcies e objetos imediatamente prximos ao paciente, evitando a transmisso de microrganismos do paciente a outros profissionais ou pacientes. As luvas previnem a contaminao das mos dos profissionais de sade e ajudam a reduzir a transmisso de patgenos. Entretanto, elas podem ter microfuros ou perder sua integridade sem que o profissional perceba, possibilitando a contaminao das mos.

3 - O uso de Antisspticos (Estes produtos associam detergentes com antisspticos e se destinam


higienizao antissptica das mos e degermao da pele)

indicado:

Higienizao antissptica das mos


Nos casos de precauo de contato recomendados para pacientes portadores de microrganismos multirresistentes. Nos casos de surtos.

Degermao da pele
No pr-operatrio, antes de qualquer procedimento cirrgico (indicado para toda equipe cirrgica). Antes da realizao de procedimentos invasivos. Exemplos: insero de cateter intravascular central, punes, drenagens de cavidades, instalao de dilise, pequenas suturas, endoscopias e outros.

Nesse sentido, a higienizao das mos: Item A. Incorreto. Deve ser realizada com gua e sabo aps ir ao banheiro. Item B. Incorreto. A degermao da pele indicada antes procedimento cirrgico. Item C. Incorreto. As tcnicas de higienizao das mos podem variar ( existem 4 tipos), dependendo do objetivo ao qual se destinam. Podem ser divididas em: Higienizao simples das mos; Higienizao antissptica das mos; Frico de antissptico nas mos; Antissepsia cirrgica ou preparo pr-operatrio das mos.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 37

www.romulopassos.com.br

Item D. Incorreto. Deve ser feita por todos os profissionais que trabalham em servios de sade, que mantm contato direto ou indireto com os pacientes, que atuam na manipulao de medicamentos, alimentos e material estril ou contaminado. Item E. Correto. Deve ser feita com preparaes alcolicas aps

risco de exposio a

fluidos corporais, e no aps a exposio a fluidos corporais propriamente dita. Neste caso,
que as mos estiverem visivelmente sujas ou contaminadas com sangue e outros fluidos corporais,

devem ser lavadas primeiramente com gua e sabo para limpar o excesso de sujidade. A banca apontou a letra E como a alternativa correta, mas a questo deveria ter sido anulada, pois todos os itens esto incorretos, conforme disposies da ANVISA, 2007.

3.2 - Artigos e reas Hospitalares


21. (Instituto INES/AOCP/2012) Possui menor risco de infeco, so ocupadas por pacientes que no exigem cuidados intensivos ou de isolamento. Ex.: Enfermarias, Apartamentos e Ambulatrios. Essa rea hospitalar pode ser classificada como rea a) no crtica. b) crtica. c) semicrtica. d) ultra crtica. e) acrtica. COMENTRIOS: Nobres concurseiros, vamos ver alguns conceitos importantes: rea crtica: aquela onde existe risco aumentado para desenvolvimento de infeces relacionadas assistncia, seja pela execuo de processos envolvendo artigos crticos ou material biolgico, pela realizao de procedimentos invasivos ou pela presena de pacientes com susceptibilidade aumentada aos agentes infecciosos ou portadores de microrganismos de importncia epidemiolgica. Ex.: salas de cirurgia, unidades de tratamento intensivo, salas de hemodilise, leitos ou salas de isolamento, centrais de material e esterilizao, bancos de sangue e rea suja de lavanderia hospitalar.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 38

www.romulopassos.com.br

rea semicrtica: aquela onde existe risco moderado a baixo para desenvolvimento de infeces relacionadas assistncia, seja pela execuo de processos envolvendo artigos semicrticos ou pela realizao de atividades assistenciais no invasivas em pacientes no crticos e que no apresentem infeco ou colonizao por microrganismos de importncia epidemiolgica. Ex.: enfermarias, consultrios, rea limpa de lavanderia hospitalar. rea no crtica: aquela onde o risco de desenvolvimento de infeces relacionadas assistncia mnimo ou inexistente, seja pela no realizao de atividades assistenciais, ou pela ausncia de processos envolvendo artigos crticos e semicrticos, exceto quando devidamente embalados e protegidos. Ex.: escritrios, almoxarifados, salas administrativas, corredores, elevadores. No resta dvida que o gabarito da questo a letra C.

22. (UFSM-RS/2013) Quanto biossegurana na rea hospitalar, e correto afirmar que a) o Centro de Material e Esterilizao, banco de sangue e rea suja da lavanderia fazem parte das reas no crticas. b) as reas semicriticas so as no ocupadas por pacientes e destinadas a exames de paciente, como setor de radiologia e consultrios. c) as reas no crticas so ocupadas por pacientes com doenas infecciosas de baixa transmissibilidade e doenas no infecciosas. d) nas reas crticas, ha indicao de utilizao de roupa privativa, gorro, mscara e luvas. e) as reas semicriticas oferecem risco potencial para aquisio de infeco, seja pelos procedimentos invasivos, seja pela presena de pacientes suscetveis as infeces. COMENTRIOS: Item A. Incorreto. O Centro de Material e Esterilizao, banco de sangue e rea suja da lavanderia fazem parte das reas crticas. Item B. Incorreto. As reas semicrticas so as ocupadas por pacientes e destinadas a exames de paciente, como setor de radiologia e consultrios. Item C. Incorreto. As reas

semicrticas

so ocupadas por pacientes com doenas

infecciosas de baixa transmissibilidade e doenas no infecciosas. Item D. Correto. Nas reas crticas, ha indicao de utilizao de roupa privativa, gorro, mscara e luvas.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 39

www.romulopassos.com.br

Item E. Incorreto. As reas

crticas

oferecem risco potencial para aquisio de

infeco, seja pelos procedimentos invasivos, seja pela presena de pacientes suscetveis as infeces. Dito isto, o gabarito da questo a letra D.

23. (Prefeitura de Paranava-PR/AOCP/2011) Qual dos artigos abaixo deve, necessariamente, passar por processo de Esterilizao? a) Endoscpio. b) Termmetro. c) Incubadora. d) Cateteres vasculares. e) Equipamentos de terapia respiratria. COMENTRIOS12: Para melhor entendimento dessa questo, precisamos compreender a diferena entre artigos no crticos, crticos e semicrticos.
Aquele utilizado em procedimentos de alto risco para desenvolvimento de infeces ou que penetra tecidos ou rgos; Requer esterilizao para uso;
Exemplos: instrumental cirrgico, agulhas hipodrmicas,

Artigo Crtico

cateteres

vasculares, pinas de bipsia.

Artigo semicrtic o

Aquele que entra em contato com a pele no ntegra ou com mucosa; Requer desinfeco de alto nvel ou esterilizao para uso; Exemplos: equipamentos de terapia respiratria e de anestesia, endoscopia.

Artigo no crtico

Utilizado em procedimentos com baixssimo risco de desenvolvimento de infeces associadas ou que entra em contato apenas com pele ntegra; Requer limpeza apenas ou desinfeco de baixo ou mdio nvel, dependendo do risco de transmisso secundria de microrganismos de importncia epidemiolgica; Exemplos: roupas de cama e banho e mobilirio de paciente, paredes e pisos, termmetro axilar, diafragma de estetoscpio, aparelhos de presso.

Conforme apresentao do tema, o gabarito da questo a letra D.


12

ANVISA.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 40

www.romulopassos.com.br

24. (Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro-SE/AOCP/2011) Os artigos hospitalares so definidos de acordo com o grau de risco de aquisio de infeces, nas seguintes categoriais: crticos, semicrticos e no crticos. Esta classificao ir nortear a escolha do processo de desinfeco ou esterilizao a ser utilizado. Com base no enunciado relacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa correta. 1. Crtico 2. Semicrtico 3. No crtico

( ) Termmetro ( ) Instrumental cirrgico ( ) inaladores ( ) Cabo de laringoscpio ( ) Espculos vaginais a) 3 2 1 3 3. d) 1 2 3 1 1. COMENTRIOS: Nobres candidatos, verifiquem como as questes de concurso so similares. Vamos rememorar a compreender a diferena entre artigos no crticos, crticos e semicrticos.
Aquele utilizado em procedimentos de alto risco para desenvolvimento de infeces ou que penetra tecidos ou rgos; Requer esterilizao para uso; Exemplos: instrumental cirrgico, agulhas hipodrmicas, cateteres vasculares, pinas de bipsia.

b) 3 1 2 3 2. e) 1 3 3 2 1.

c) 2 1 3 2 2.

Artigo Crtico

Artigo semicrti co

Aquele que entra em contato com a pele no ntegra ou com mucosa; Requer desinfeco de alto nvel ou esterilizao para uso; Exemplos: equipamentos de terapia respiratria e de anestesia, endoscopia, espculos vaginais.

Artigo no crtico

Utilizado em procedimentos com baixssimo risco de desenvolvimento de infeces associadas ou que entra em contato apenas com pele ntegra; Requer limpeza apenas ou desinfeco de baixo ou mdio nvel, dependendo do risco de transmisso secundria de microrganismos de importncia epidemiolgica; Exemplos: roupas de cama e banho e mobilirio de paciente, paredes e pisos, termmetro axilar, diafragma de estetoscpio, aparelhos de presso, cabo de laringoscpio.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 41

www.romulopassos.com.br

Aps explicaes, ficou fcil resolver a questo, no mesmo, meus amigos?

So artigos hospitalares: 1. crticos - instrumental cirrgico; 2. semicrticos inaladores e espculos vaginais, 3. no crticos - termmetro e cabo de laringoscpio. Por conseguinte, o gabarito da questo a letra B.

25. (Cmara de Vereadores de Linhares-ES/FUNCAB/2012) Segundo o risco e o potencial de contaminao, os materiais utilizados pelo Enfermeiro do Trabalho classificados em artigos crticos so os destinados aos procedimentos: a) invasivos e requerem esterilizao. b) com pele ou mucosas ntegras e requerem esterilizao. c) invasivos e requerem desinfeco de mdio ou de alto nvel. d) invasivos e requerem desinfeco de mdio ou de alto nvel ou esterilizao. e) com pele ou mucosas ntegras e requerem desinfeco de mdio ou de alto nvel. COMENTRIOS: Vamos corrigir cada item para fixao do assunto: Item A. Correto. Os artigos crticos so os destinados aos procedimentos invasivos e requerem esterilizao. Item B. Incorreto. Os artigos

no crticos

so os destinados aos

procedimentos

com pele ntegra e requerem limpeza ou desinfeco de baixo nvel. Item C. Incorreto. Os artigos crticos so os destinados aos procedimentos invasivos e requerem esterilizao. Item D. Incorreto. Os artigos crticos so os destinados aos procedimentos invasivos e requerem esterilizao, e no desinfeco. Item E. Incorreto. Os artigos

no crticos

so os destinados aos

procedimentos

com pele ntegra e requerem limpeza ou desinfeco de baixo mdio nvel. Por outro lado, os artigos semi-crticos so os destinados aos procedimentos com pele

no ntegra ou com mucosas e requerem desinfeco de alto nvel ou esterilizao para


uso. O gabarito da questo, portanto, a letra A.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 42

www.romulopassos.com.br

3.3 - Formas de transmisso e cuidados


26. (Prefeitura de Ibipor-PR/AOCP/2011) Sobre as infeces de transmisso respiratria, relacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. Transmisso por: 1. Gotculas. 2. Aerossis. ( ) Doena Meningoccica. ( ) Rubola. ( ) Tuberculose. ( ) Varicela-zoster. a) 1 2 1 2. d) 1 1 1 2. COMENTRIOS13: As principais vias de transmisso so a via de contato e a via respiratria (por gotculas e aerossis). As gotculas tm tamanho maior que 5 m e podem atingir a via respiratria alta, ou seja, mucosa das fossas nasais e mucosa da cavidade bucal. Nos aerossis, as partculas so menores, permanecem suspensas no ar por longos perodos de tempo e, quando inaladas, podem penetrar mais profundamente no trato respiratrio. Existem doenas de transmisso respiratria por gotculas e outras de transmisso respiratria por aerossis, as quais requerem modos de proteo diferentes. b) 2 2 1 1. e) 1 1 2 2. c) 2 1 2 2.

Quais

medidas

de

precauo

so

indicadas

para doenas

transmitidas por gotculas?

Quando a proximidade com o paciente for igual ou inferior a um metro, deve ser utilizada, no mnimo, a mscara cirrgica. Para melhor definio de rotina, orienta-se que seja utilizada mscara cirrgica sempre que entrar em contato com o paciente.

13

Anvisa.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 43

www.romulopassos.com.br

Outras medidas de precauo devem ser utilizadas: Internao do paciente: quarto privativo ou, caso no seja possvel, em quarto de paciente com infeco pelo mesmo microrganismo (coorte); a distncia mnima entre os leitos deve ser de um metro. Transporte de paciente: limitado, mas quando necessrio, utilizar mscara cirrgica o paciente. Visitas: restritas e orientadas pelo profissional de enfermagem.

Quais medidas de precauo so indicadas para doenas transmitidas por aerossis?

No caso dos aerossis, as partculas podem se dispersar por longas distncias e, por isso, deve ser utilizado equipamento de proteo respiratria durante todo o perodo que o trabalhador de sade estiver em contato com o paciente. Outras medidas de precauo devem ser utilizadas: Internao do paciente: quarto privativo com presso negativa; filtragem do ar com filtros de alta eficincia (caso seja reabsorvido para o ambiente); seis a doze trocas de ar por hora, manter as portas do quarto sempre fechadas. Caso a instituio no tenha quartos com estas caractersticas, manter o paciente em quarto privativo, com as portas fechadas e janelas abertas, permitindo boa ventilao. Transporte de paciente: limitado, mas quando necessrio, utilizar mscara cirrgica no paciente. Visitas: restritas e orientadas pelo profissional de enfermagem. Meus amigos, a partir dos comentrios, ficou mais fcil para responder as questes. Devemos utilizar o bom senso e nosso conhecimento sobre as doenas transmissveis para responder essa questo. So exemplos de doenas transmitidas por gotculas (caxumba, coqueluche faringite, pneumonia, infeco por influenza A, B e C, menigites, doena meningoccica e rubola) e aerossis (herpes zoster; tuberculose pulmonar e larngea, sarampo e varicela).

Neste sentido, o gabarito da questo a letra E.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 44

www.romulopassos.com.br

27. (Prefeitura de Colatina-ES/FUNCAB/2012) Fazem parte das precaues padro utilizadas em todos os ambientes hospitalares, EXCETO: a) higiene das mos. b) uso de luvas. c) preveno de puno por agulha. d) preveno de esguicho e respingo. e) isolamento respiratrio. COMENTRIOS: Segundo a ANVISA14, o objetivo bsico de um sistema de precaues a preveno da transmisso de um micro-organismo de um paciente para outro, ou para um profissional da sade. Esta preveno abrange medidas referentes transmisso dos agentes envolvidos. Em 1996, o Centers for Disease Control and Prevention publicou o sistema de precaues e isolamentos, o qual contempla trs tipos de precaues: Precaues Padro - devem ser aplicadas no atendimento a todos os pacientes, na presena de risco de contato com sangue; fluidos corpreos, secrees e excrees (exceo: suor); pele com soluo de continuidade; e mucosas. Precaues Especficas - elaboradas de acordo com o mecanismo de transmisso das patologias e designadas para pacientes suspeitos ou sabidamente infectados ou colonizados - por patgenos transmissveis e de importncia epidemiolgica - baseada em trs vias principais de transmisso: transmisso por contato, transmisso area por gotculas, transmisso area por aerossis. Precaues Empricas - so indicadas em sndromes clnicas de importncia epidemiolgica sem a confirmao da etiologia.

14

ANVISA, 2004, p. 14-31.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 45

www.romulopassos.com.br

As Precaues Padro devem ser utilizadas para todos os pacientes independentemente da presena ou ausncia de doenas transmissveis comprovada.

Fonte: ANVISA.

Higienizao das mos: antes e aps contato com o paciente, aps contato com sangue, outros lquidos orgnicos, e itens contaminados; aps a retirada de luvas, entre um paciente e outro e no mesmo paciente, caso haja risco de contaminao cruzada entre diferentes stios anatmicos. Luvas: usar luvas limpas, quando houver possibilidade de contato com sangue, outros lquidos ou itens e superfcies contaminados; trocar de luvas entre procedimentos; retirar as luvas aps o uso e lavar as mos obrigatoriamente. Mscara e culos de proteo: recomendados para proteo individual, durante procedimentos que envolvam riscos de respingos. Avental (capote): avental limpo para proteo individual sempre que houver risco de contaminao com sangue ou lquidos orgnicos. Quando houver sujidade visvel, retirar o avental o mais rpido possvel e lavar as mos. Artigos e equipamentos de assistncia ao paciente: realizar limpeza e desinfeco ou esterilizao, de acordo com a classificao do artigo, aps o uso e entre pacientes. Ambiente: seguir os procedimentos de rotina para adequada limpeza e descontaminao das superfcies ambientais. Roupas: ensacar as roupas usadas e contaminadas com material biolgico (sangue, lquidos orgnicos e excrees), de forma a prevenir exposio. Material prfuro-cortante: manusear com cuidado os materiais prfurocortantes, proceder o descarte adequado em recipientes rgidos e resistentes perfurao. Seguir adequadamente as orientaes para montagem e preenchimento destes recipientes, no ultrapassando o limite indicado. Quarto privativo: indicado conforme orientao da CCIH - nos casos em que o paciente no tem controle das eliminaes de fezes ou urina.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 46

www.romulopassos.com.br

As Precaues Especficas so baseadas em trs vias principais de transmisso: transmisso por contato, transmisso area por gotculas, transmisso area por aerossis. Precaues de Contato

Fonte: ANVISA.

Indicaes: infeco ou colonizao por microrganismo multirresistente, varicela, infeces de pele e tecidos moles com secrees no contidas no curativo, impetigo, herpes zoster disseminado ou em imunossuprimido, etc. Os principais cuidados so os seguintes: Deve-se usar luvas e avental durante toda manipulao do paciente, de cateteres e sondas, do circuito e do equipamento ventilatrio e de outras superfcies prximas ao leito. Coloque-os imediatamente antes do contato com o paciente ou as superfcies e retire-os logo aps o uso, higienizando as mos em seguida;

Quando no houver disponibilidade de quarto privativo, a distncia mnima entre dois leitos deve ser de um metro; Equipamentos como termmetro, esfignomanmetro e estetoscpio devem ser de uso exclusivo do paciente;

As mos devem ser lavadas com soluo antissptica degermante (PVP-I ou clorexidina) antes e aps o contato com o paciente (ANVISA, 2004, p. 17).

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 47

www.romulopassos.com.br

Precaues para Gotculas

Fonte: ANVISA.

Indicaes: pacientes portadores ou com infeco por micro-organismos transmissveis por gotculas, que podem ser gerados por tosse, espirro, conversao. Exemplos: parotidite, coqueluche, difteria, rubola, meningite por meningococos, sndrome aguda respiratria grave (pneumonia asitica). Os principais cuidados so os seguintes: Internao de paciente: quarto privativo ou, caso no seja possvel, em quarto de paciente com infeco pelo mesmo micro-organismo (coorte); a distncia mnima entre os leitos deve ser de um metro. Mscara: deve ser utilizada a mscara cirrgica quando a proximidade com o paciente for menor de um metro. Transporte de paciente: limitado, mas quando necessrio, utilizar mscara cirrgica para o paciente. Visitas: restritas e orientadas.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 48

www.romulopassos.com.br

Precaues para Aerossis

Fonte: ANVISA.

Indicaes: infeco respiratria suspeita ou confirmada por microorganismos transmitidos por aerossis (partculas de tamanho menor ou igual a 5 micra), que permanecem suspensas no ar e podem ser dispersadas a longas distncias - como varicela, sarampo e tuberculose.

Precauo padro: higienize as mos antes e aps o contato com o paciente, use culos, mscara cirrgica e/ou avental quando houver risco de contato de sangue ou secrees, descarte adequadamente os prfuro-cortantes;

A porta do quarto deve ser mantida SEMPRE fechada; Quando no houver disponibilidade de quarto privativo, o paciente pode ser internado com outros pacientes com infeco pelo mesmo microrganismo; Pacientes com suspeita de tuberculose resistente ao tratamento no podem dividir o mesmo quarto com outros pacientes com tuberculose; Os profissionais de sade e acompanhantes devem utilizar a mscara especfica (PFF2 ou N95) ao entrar no quarto; O transporte do paciente deve ser evitado, mas quando necessrio o paciente dever usar mscara cirrgica durante toda sua permanncia fora do quarto.

Ateno! Qualquer pessoa (profissional de sade ou familiar) que entre nas enfermarias de isolamento respiratrio deve utilizar mscaras do tipo PFF2 ou N95.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 49

www.romulopassos.com.br

Voltando para a anlise da questo, constatamos que o isolamento respiratrio no uma precauo padro (proteo contra todas as doenas), mas sim uma precauo especfica para doenas transmitidas por gotculas e aerossis. Logo, a alternativa incorreta a letra E.

28. (UFSM-RS/2013) Preencha as lacunas, considerando a Norma Regulamentadora 6/2001, quanto s precaues e ao uso correto de Equipamentos de Proteo Individual (EPI). As precaues _________________________ devem ser aplicadas a todos os pacientes; as precaues _________________________ tem nfase nos cuidados de higienizao das mos e no uso de luvas e de avental. Nas precaues _________________________, h preocupao em reduzir o risco de transmisso de agentes infecciosos pelo ar e, nas precaues _________________________ ocorre a indicao de reduzir a transmisso de agentes infecciosos veiculados pelo ar com partculas > 5 m. Assinale a sequencia que completa, corretamente, as lacunas. a) areas; padro; por gotculas; padro b) por gotculas; areas; padro; por contato c) padro; por contato; areas; por gotculas d) padro; por gotculas; por contato; areas e) por contato; padro; por gotculas; areas

COMENTRIOS: As precaues padro devem ser aplicadas a todos os pacientes; as precaues por

contato tem nfase nos cuidados de higienizao das mos e no uso de luvas e de avental.
Nas precaues areas, h preocupao em reduzir o risco de transmisso de agentes infecciosos pelo ar e, nas precaues gotculas ocorre a indicao de reduzir a transmisso de agentes infecciosos veiculados pelo ar com partculas > 5 m.

O gabarito da questo, portanto, a letra C.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 50

www.romulopassos.com.br

29. (Prefeitura de Gentil-RS/Fundatec/2013) Baseado no Manual de Biossegurana para servios de sade (Porto Alegre, 2003), os equipamentos de proteo respiratria recomendado nos casos de tuberculose pulmonar bacilfera positiva so: I. Mscara com filtro HEPA para os profissionais de sade. II. Mscara com filtro HEPA para os pacientes. III. Mscara cirrgica comum para os profissionais de sade. IV. Mscara cirrgica comum para os pacientes. V. Mscara cirrgica comum protege os pacientes e profissionais da sade contra tuberculose com segurana. Quais esto corretas? a) Apenas I e IV. b) Apenas II e III. c) Apenas I, III, IV e V. d) Apenas II, III, IV e V. e) I, II, III, IV e V. COMENTRIOS: A tuberculose (TB) pulmonar e larngea so classificadas como doenas de transmisso area e requerem medidas administrativas, ambientais e de proteo individual que diminuam o risco de transmisso da doena. Todo ambiente onde circulam pacientes que produzam aerossis contendo

Mycobacterium tuberculosis oferece algum risco de transmisso. Destacam-se como foco das medidas de controle o domicilio do paciente, seu local de trabalho e as unidades de sade nas quais e atendido (em nvel ambulatorial, emergencial e hospitalar), alm de instituies de longa permanncia, como prises, albergues ou casas de apoio. Para diminuir o risco de transmisso da TB preciso ter em conta alguns pressupostos15: A transmisso da tuberculose se faz por via respiratria, pela inalao de aerossis produzidos pela tosse, fala ou espirro de um doente com tuberculose ativa de vias areas, salvo rarssimas excees. Quanto maior a intensidade da tosse e a concentrao de bacilos no ambiente e quanto menor a ventilao desse ambiente, maior ser a probabilidade de infectar os circunstantes.
15

Brasil, 2011, p. 112-118.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 51

www.romulopassos.com.br

Com o incio do tratamento adequado e o uso correto de medicamentos anti-TB em pacientes infectados com cepas sensveis, a transmissibilidade diminui rapidamente em duas a trs semanas. Portanto, a prioridade na instituio das aes preventivas deve ser dada aos pacientes com maior risco de transmissibilidade, que so aqueles no diagnosticados (sintomtico respiratrio - SR) ou nos primeiros dias de tratamento. Ocorrendo infeco pelo bacilo da tuberculose, as pessoas com maior risco de adoecer so aquelas com a imunidade comprometida. Mas, quais so as principais medidas de proteo individual? O uso de mscaras (respiradores) no atendimento de SR ou pacientes com TB deve ser feito de forma criteriosa. Muitos profissionais dedicam a esse item dos procedimentos de biossegurana valor prioritrio, negligenciando medidas administrativas e de controle ambiental que certamente teriam maior impacto na sua proteo. recomendado o uso de mscaras tipo PFF2, padro brasileiro e da Unio Europeia, ou N95, padro dos Estados Unidos EUA, para profissionais de sade ou visitantes (acompanhantes) ao entrarem em reas de alto risco de transmisso (quartos de isolamento respiratrio, ambulatrio para atendimento referenciado de SR, bacilferos e portadores de TB com suspeita de ou resistncia comprovada aos frmacos anti-TB). O uso de mscaras cirrgicas recomendado para pacientes com TB pulmonar ou SR em situao de potencial risco de transmisso, por exemplo: falta de estrutura de ventilao adequada em salas de espera e emergncias enquanto aguarda definio do caso (atendimento, resultado de exames, internao em isolamento) ou deslocamento de pacientes do isolamento para exames ou procedimentos (nesse caso, o paciente deve ter seu atendimento no outro setor priorizado). Em servios ambulatoriais nos quais baixa a renovao do ar, recomenda-se o uso de mscaras de proteo respiratria (tipo PFF2, padro brasileiro e da Unio Europeia; ou N95, padro dos EUA) pelos profissionais que atendam doentes referenciados bacilferos ou potencialmente bacilferos. O uso de mscaras pelos profissionais de sade somente durante o atendimento seria de pouca utilidade, ainda mais que, quando o paciente deixa o local de atendimento, os bacilos permanecem no ambiente por ate nove horas, dependendo de sua ventilao e iluminao.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 52

www.romulopassos.com.br

Deve ser dada especial ateno aos servios que atendem grande quantidade de pacientes bacilferos para incio de tratamento, sobretudo no atendimento de doentes com resistncia medicamentosa, em que o uso de mscaras tipo PFF2 ou N95 altamente recomendvel para os profissionais de sade. No entanto, utilizar mscaras PFF2 indiscriminadamente em ambulatrios com casos bacilferos espordicos (menos de 50 casos por ano) pode no trazer benefcio. Ateno! Qualquer pessoa (profissional de sade ou familiar) que entre nas enfermarias de isolamento respiratrio deve utilizar mscaras do tipo PFF2 ou N95. necessrio treinamento especial para uso das mscaras PFF2 ou N95, uma vez que devem ser perfeitamente adaptadas ao rosto do funcionrio. Essas mscaras podem ser reutilizadas desde que estejam integras e secas. De acordo com a ANVISA16, a utilizao de avental/capote deve ser feita quando houver risco de contato de sangue ou secrees, para proteo da superfcie corporal.

De acordo com o Manual de Biossegurana para servios de sade (Porto Alegre, 2003), o controle ambiental da transmisso da TB tem o objetivo de reduzir a concentrao das partculas infectantes do recinto atravs de um sistema de ventilao e presso negativa em relao s reas adjacentes, com 6 a 12 trocas do volume de ar por hora. Este ar deve ser dirigido para o exterior da unidade ou recirculado, desde que devidamente filtrado (o mais utilizado o filtro HEPA). Este sistema est indicado para quartos de isolamento, salas de pronto atendimento, laboratrio de micobactria, sala de necrpsia, sala de broncoscopia ou induo de escarro. Se isso no for possvel pelo sistema de ventilao existente, o uso criterioso de aberturas de portas e janelas, exaustores ou ventiladores auxiliam no controle.

16

Precaues Padro, ANVISA.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 53

www.romulopassos.com.br

A proteo respiratria (mscara) com filtro HEPA (high efficiency particulate air) consegue filtrar 99,97% das partculas > 0,3 m de dimetro em suspenso. Considerando que as partculas infectantes tem de 1 a 5 m, estes protetores devem ser utilizados em ambientes com alta concentrao de partculas (quarto de isolamento, sala de broncoscopia e escarro induzido e em tcnicas para pesquisa de BAAR no laboratrio). Aps exposio inicial sobre o tema, vamos resolver a nossa questo. Os equipamentos de proteo respiratria recomendados nos casos de tuberculose pulmonar bacilfera positiva so: Item I. Correto. Mscara tipo PFF2 ou N95 + filtro HEPA para os profissionais de sade. Item II. Incorreto. Mscara cirrgica para os pacientes. Item III. Incorreto. Mscara tipo PFF2 ou N95 para os profissionais de sade + medidas de controle ambiental e administrativo. Item IV. Correto. Mscara cirrgica comum para os pacientes. Item V. Incorreto. Os profissionais da sade devem utilizar a mscara tipo PFF2 ou

N95, alm de serem beneficiados por medidas de controle ambiental e administrativo, para se protegerem contra tuberculose com segurana.
O gabarito da questo indicado pela Fundatec foi a letra A (itens I e IV corretos). Todavia, essa questo deveria ter sido anulada, pois tratou os tipos de mscara PFF2 ou N95 de forma genrica, referindo apenas "mscara".

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 54

www.romulopassos.com.br

4 - Biossegurana
30. (SEA-SC/FEPESE/2013) Aes de Biossegurana em sade configuram-se como primordiais para o bem-estar e proteo vida. O objetivo bsico da Biossegurana : a) Prevenir, dimensionar e tratar os riscos gerados em especial por agentes qumicos, ou mesmo pela incorporao de novas tecnologias e insumos que afetem direta e indiretamente os aspectos de sade. b) Prevenir, dimensionar e mitigar os riscos gerados em especial por agentes fsicos, ou mesmo pela incorporao de novas tecnologias e insumos que afetem diretamente os aspectos de sade. c) Prevenir, dimensionar e mitigar os riscos gerados em especial por agentes biolgicos, ou mesmo pela incorporao de novas tecnologias e insumos que afetem diretamente os aspectos de sade. d) Prevenir, dimensionar e mitigar os riscos gerados em especial por agentes perfurocortantes, ou mesmo pela incorporao de novas tecnologias e insumos que afetem direta e indiretamente os aspectos de sade. e) Prevenir, dimensionar e tratar os riscos gerados em especial por agentes qumicos e fsicos, ou mesmo pela incorporao de novas tecnologias e insumos que afetem diretamente os aspectos de sade.

COMENTRIOS: Segundo o Ministrio da Sade 17, a biossegurana um campo complexo, transdisciplinar, dinmico e requer recursos humanos com disposio e experincia para atuar num processo contnuo de aes que sejam capazes de promover transformaes nos servios de sade, bem como, em instituies de ensino e pesquisa, indstrias, entre outras. Seu objetivo bsico prevenir, dimensionar e mitigar os riscos gerados, em especial, por agentes biolgicos, ou mesmo pela incorporao de novas tecnologias e insumos que afetem diretamente os aspectos de sade. Vejam que a banca utilizou o jogo de palavras, substituindo o termo " agentes biolgicos" por "agentes fsicos" e/ou "agentes qumicos", para confundir o candidato. Logo, o gabarito a letra C.

17

Brasil, 2010, p. 38.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 55

www.romulopassos.com.br

31. (Prefeitura de Mage-RJ/FUNCAB/2012) A exposio dos profissionais de sade a micro-organismos patognicos, em ambientes fechados com ar condicionado, denominada de risco: a) fsico. b) qumico. c) laboratorial. d) ergonmico e) biolgico. COMENTRIOS: Vamos descrever abaixo os tipos de risco que os profissionais de sade esto expostos18: 1. Riscos de acidentes - qualquer fator que coloque o trabalhador em situao vulnervel e possa afetar sua integridade, e seu bem estar fsico e psquico. So exemplos de risco de acidente: as mquinas e equipamentos sem proteo, probabilidade de incndio e exploso, arranjo fsico inadequado, armazenamento inadequado, etc. 2. Riscos ergonmicos - qualquer fator que possa interferir nas caractersticas psicofisiolgicas do trabalhador, causando desconforto ou afetando sua sade. So exemplos de risco ergonmico: o levantamento de peso, ritmo excessivo de trabalho, monotonia, repetitividade, postura inadequada de trabalho, etc. 3. Riscos fsicos - consideram-se agentes de risco fsico as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: rudo, calor, frio, presso, umidade, radiaes ionizantes e no-ionizantes, vibrao, etc. 4. Riscos qumicos - consideram-se agentes de risco qumico as substncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo do trabalhador pela via respiratria, nas formas de poeiras, fumos gases, neblinas, nvoas ou vapores, ou que seja, pela natureza da atividade, de exposio, possam ter contato ou ser absorvido pelo organismo atravs da pele ou por ingesto. 5. Riscos biolgicos - consideram-se como agentes de risco biolgico as bactrias, vrus, fungos, parasitos, entre outros. Nessa tela, o gabarito a letra E.

18

Fiocruz.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 56

www.romulopassos.com.br

32. (CISMEPAR-PR/AOCP/2011) Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. A exposio ocupacional a agentes biolgicos decorre da presena desses agentes no ambiente de trabalho, podendo-se distinguir duas categorias de exposio: Exposio derivada da atividade laboral que implique a utilizao ou manipulao do agente biolgico, que constitui o objeto principal do trabalho. conhecida tambm como ___________________ e a exposio que decorre da atividade laboral sem que essa implique na manipulao direta do agente biolgico como objeto principal do trabalho. Nesses casos a exposio considerada ______________________. a) exposio com inteno deliberada/no-deliberada b) exposio com inteno indeliberada/deliberada c) exposio com inteno no-deliberada/deliberada d) exposio com inteno extra-deliberada/intradeliberada e) exposio com inteno intra-deliberada/extradeliberada COMENTRIOS: Essa questo foi extrada da NR n 32 (Segurana e Sade no Trabalho em Servios de
Sade e os Riscos Biolgicos).

A exposio ocupacional a agentes biolgicos decorre da presena desses agentes no ambiente de trabalho, podendo-se distinguir duas categorias de exposio: 1. Exposio derivada da atividade laboral que implique a utilizao ou manipulao do agente biolgico, que constitui o objeto principal do trabalho. conhecida tambm como exposio com

inteno deliberada.

Nesses casos, na maioria das vezes, a presena do agente j est estabelecida e determinada. O reconhecimento dos riscos ser relativamente simples, pois as caractersticas do agente so conhecidas e os procedimentos de manipulao esto bem determinados, assim como os riscos de exposio. Na rea de sade, alguns exemplos poderiam ser: atividades de pesquisa ou desenvolvimento que envolvam a manipulao direta de agentes biolgicos, atividades realizadas em laboratrios de diagnstico microbiolgico, atividades relacionadas biotecnologia (desenvolvimento de antibiticos, enzimas e vacinas, entre outros). 2. Exposio que decorre da atividade laboral sem que essa implique na manipulao direta deliberada do agente biolgico como objeto principal do trabalho. Nesses casos a

exposio considerada no deliberada.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 57

www.romulopassos.com.br

Alguns exemplos de atividades: atendimento em sade, laboratrios clnicos (com exceo do setor de microbiologia), consultrios mdicos e odontolgicos, limpeza e lavanderia em servios de sade. A diferenciao desses dois tipos de exposio importante porque condiciona o mtodo de anlise dos riscos e consequentemente as medidas de proteo a serem adotadas. Portanto, a exposio derivada da atividade laboral que implique a utilizao ou manipulao do agente biolgico, que constitui o objeto principal do trabalho conhecida tambm como exposio com inteno deliberada e a exposio que decorre da atividade laboral sem que essa implique na manipulao direta do agente biolgico como objeto principal do trabalho considerada no deliberada.

Nessa esteira, o gabarito a letra A.

33. (CISMEPAR-PR/AOCP/2011) Quando um funcionrio sofre um acidente com material biolgico necessrio realizar a avaliao da exposio com o material biolgico envolvido. Em relao quantidade de fluidos e tecidos, as exposies de maior gravidade envolvem, EXCETO a) leses profundas provocadas por material cortante. b) presena de sangue visvel no instrumento. c) acidentes com agulhas previamente utilizadas em veia ou artria de paciente-fonte. d) acidentes com agulhas de fino calibre. e) agulhas com lmen.

COMENTRIOS:

As exposies de maior gravidade envolvem maior volume de sangue. Neste sentido, "utilizando a tcnica de eliminao", a exposio que apresenta menor quantidade de sangue o acidente com agulhas de fino calibre. Portanto, o gabarito da questo a letra D.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 58

www.romulopassos.com.br

34. (CISMEPAR-PR/AOCP/2011) Em relao ao manejo frente ao acidente com material biolgico, analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa correta. I. Quando o paciente-fonte HIV negativo: envolve a existncia de documentao laboratorial disponvel e recente (at 60 dias para o HIV) ou no momento do acidente, atravs do teste convencional ou do teste rpido. No est indicada a quimioprofilaxia anti-retroviral. II. Paciente-fonte com situao sorolgica desconhecida: deve-se, sempre que possvel, ser testado para o vrus HIV, depois de obtido o seu consentimento; deve-se colher tambm sorologias para HBV e HCV. III. Paciente-fonte HIV positivo: um paciente-fonte considerado infectado pelo HIV quando h documentao de exames Anti-HIV positivos ou o diagnstico clnico de aids. Conduta: anlise do acidente e indicao de quimioprofilaxia anti-retroviral (ARV)/Profilaxia PsExposio (PPE). a) Apenas II e III esto corretas. b) Apenas I e III esto corretas. c) Apenas I e II esto corretas. d) I, II e III esto incorretas. e) I, II e III esto corretas. COMENTRIOS19: Para melhor entendimento do assunto, vamos analisar cada item da questo: Item I. Quando o paciente-fonte HIV negativo: envolve a existncia de documentao laboratorial disponvel e recente (at 30 dias para o HIV) ou no momento do acidente, atravs do teste convencional ou do teste rpido. Nessa situao, no est indicada a quimioprofilaxia anti-retroviral. Item II. Quando o paciente-fonte tiver situao sorolgica desconhecida: deve-se, sempre que possvel, ser testado para o vrus HIV, depois de obtido o seu consentimento; deve-se colher tambm sorologias para HBV e HCV. Item III. Quando o paciente-fonte for HIV positivo: um paciente-fonte considerado infectado pelo HIV quando h documentao de exames anti- HIV positivos ou o diagnstico clnico de AIDS. Nessa situao a conduta a seguinte: anlise do acidente e indicao de quimioprofilaxia anti-retroviral (ARV)/Profilaxia Ps-Exposio (PPE).

19

Ministrio da Sade

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 59

www.romulopassos.com.br

Mas como dever ser realizada a Profilaxia Ps-Exposio (PPE)? Quando indicada, a PPE dever ser iniciada o mais rpido possvel. Estudos em animais sugerem que a quimioprofilaxia no to eficaz quando iniciada 24 a 48 horas aps a exposio. Recomenda-se que a PEP iniciada com 12, 24 ou 36 horas mais efetiva que com 48 a 72 horas aps exposio. Estes mesmos estudos estabeleceram que a PEP no efetiva quando indicada acima de 72 horas aps a exposio e so a base para que os trabalhadores da sade atendidos com mais de 72 horas aps a evoluo no sejam elegveis para esta quimioprofilaxia A durao da quimioprofilaxia de 28 dias. Atualmente, existem diferentes medicamentos anti-retrovirais potencialmente teis, embora nem todos indicados para PPE, com atuaes em diferentes fases do ciclo de replicao viral do HIV. Temos ainda o acidente com material biolgico quando o paciente-fonte for desconhecido. Na impossibilidade de se colher as sorologias do paciente-fonte ou de no se conhecer o mesmo (Ex.: acidente com agulha encontrada no lixo), recomenda-se a avaliao do risco de infeco pelo HIV, levando em conta o tipo de exposio (agulha, bisturi), dados clnicos e epidemiolgicos (local do acidente de acordo com a fonte). A quimioprofilaxia ps-exposio ao HIV complexa, por englobar tanto a falta de dados mais precisos sobre o risco relativo de diferentes tipos de exposio (p.ex. risco de leses superficiais x profundas, agulhas com lmen x agulhas de sutura, exposio a sangue x outro material biolgico), quanto o risco de toxicidade dos medicamentos anti-retrovirais. O profissional de sade acidentado dever ser informado que : O conhecimento sobre a eficcia da PEP limitado; Somente a zidovudina (AZT) demonstrou benefcio em estudos humanos; No h evidncia de efeito benfico adicional com a utilizao da combinao de antirretrovirais, mas a sua recomendao baseia-se na possibilidade de maior potncia antirretroviral e cobertura contra vrus resistentes; A eficcia da profilaxia no de 100%. Existem casos documentados de transmisso mesmo com uso adequado da profilaxia e pacientes-fonte sabidamente infectados pelo HIV com carga viral indetectvel. O conhecimento sobre a ocorrncia de toxicidade de anti-retrovirais em pessoas no infectadas pelo HIV ainda limitado; os efeitos adversos so mais conhecidos para o AZT comparando-se aos outros inibidores da transcriptase reversa anlogos de nucleosdeos (ITRN); e

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 60

www.romulopassos.com.br

direito do profissional se recusar a realizar a quimioprofilaxia ou outros procedimentos necessrios ps-exposio (como p.ex. coleta de exames sorolgicos e laboratoriais). Nestes casos, porm, dever assinar um documento (p ex: pronturio) onde esteja claramente explicitado que todas as informaes foram fornecidas no seu atendimento sobre os riscos da exposio e os riscos e benefcios da conduta indicada.

A indicao ou no de PEP requer a avaliao do risco da exposio , o que inclui: A definio do tipo de material biolgico envolvido; A gravidade e o tipo da exposio; A identificao ou no do paciente-fonte e de sua condio sorolgica anti-HIV; As condies clnicas, imunolgicas e laboratoriais do paciente-fonte identificado como infectado pelo HIV/aids. Os critrios de gravidade na avaliao do risco do acidente so dependentes do volume de sangue e da quantidade de vrus presente. Os acidentes mais graves so aqueles que envolvem: maior volume de sangue, cujos marcadores so: leses profundas provocadas por material perfurocortante, presena de sangue visvel no instrumento, acidentes com agulhas previamente utilizadas na veia ou artria do paciente-fonte e acidentes com agulhas de grosso calibre; maior inculo viral representado por pacientes-fonte com infeco pelo HIV/aids em estgios avanados da doena ou com infeco aguda pelo HIV, situaes que apresentam viremias elevadas. Estes so exemplos de marcadores para estimar os ttulos virais no paciente-fonte para fins de quimioprofilaxia anti-retroviral e no refletem todas as situaes clnicas que podem ser observadas. Apesar de um alto ttulo de HIV no paciente-fonte ser associado a um maior risco de transmisso, a possibilidade de transmisso de um paciente com baixa carga viral deve ser considerada, nas exposies de alto risco. A quimioprofilaxia deve ser recomendada aos profissionais de sade que sofreram exposies com risco significativo de contaminao pelo HIV. Para exposies com menor risco, a quimioprofilaxia deve ser considerada na presena de altos ttulos virais no pacientefonte. Observamos que a quimioprofilaxia pode no ser justificada naquelas situaes com risco insignificante de contaminao, nas quais o risco de efeitos txicos dos medicamentos ultrapassa o risco de transmisso do HIV.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 61

www.romulopassos.com.br

O gabarito apontado pela AOCP foi a letra E (todos os itens corretos). No entanto, o item I est incorreto, segundo Manual de Exposio a Materiais Biolgicos do Ministrio da Sade (2011). Verifiquei no site da banca que ningum entrou com recurso para alterar o gabarito da questo.

35. (Prefeitura de Ibipor-PR/AOCP/2011) Em relao aos acidentes com material biolgico, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). I. Sangue ou qualquer outro fluido contendo sangue so os materiais de maior risco para transmisso de HIV, vrus da Hepatite B e Vrus da Hepatite C em acidentes ocupacionais. II. Nos cuidados imediatos no local do ferimento indicado o garroteamento do local para extravazamento de sangue. III. O risco de transmisso do HIV em uma exposio percutnea a sangue de 11%, enquanto do vrus da Hepatite B de 0.3%. a) Apenas I, II e III. b) Apenas I e II. c) Apenas I. d) Apenas II e III. e) Apenas III. COMENTRIOS: Item I. Correto. Sangue ou qualquer outro fluido contendo sangue so os materiais de maior risco para transmisso de HIV, vrus da Hepatite B e Vrus da Hepatite C em acidentes ocupacionais. Item II. Incorreto. Recomenda-se como primeira conduta, aps a exposio a material biolgico, os cuidados imediatos com a rea atingida. Essas medidas incluem a lavagem exaustiva do local exposto com gua e sabo nos casos de exposies percutneas ou cutneas. Apesar de no haver nenhum estudo que demonstre o benefcio adicional ao uso do sabo neutro nesses casos, a utilizao de solues anti-spticas degermantes uma opo. No h nenhum estudo que justifique a realizao de expresso do local exposto como forma de facilitar o sangramento espontneo. Nas exposies de mucosas, deve-se lavar exaustivamente com gua ou com soluo salina fisiolgica. Procedimentos que aumentam a rea exposta (cortes, injees locais) e a utilizao de solues irritantes como ter, hipoclorito ou glutaraldedo so contraindicados.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 62

www.romulopassos.com.br

Portanto, nos cuidados imediatos no local do ferimento,

no

indicado o

garroteamento do local para extravazamento de sangue, j que aumenta o risco de transmisso das doenas. Item III. Incorreto. De acordo com o Ministrio da Sade, vrios fatores podem interferir no risco de transmisso do HIV. Estudos realizados estimam, em mdia, que o

risco de transmisso do HIV de 0,3% em acidentes percutneos20 (penetra as


camadas da pela e atinge a corrente sangunea) e de 0,09 % aps exposies em

mucosas. O risco aps exposies envolvendo pele no ntegra no precisamente


quantificado, estimando-se que ele seja inferior ao risco das exposies em mucosas. O risco de contaminao pelo vrus da Hepatite B (HBV) est relacionado, principalmente, ao grau de exposio ao sangue no ambiente de trabalho e tambm presena ou no do antgeno HBeAg no paciente-fonte. Em exposies percutneas envolvendo sangue sabidamente infectado pelo HBV e com a presena de HBeAg (o que reflete uma alta taxa de replicao viral e, portanto, uma maior quantidade de vrus circulante), o risco de hepatite clnica varia entre 22 a 31% e o da evidncia sorolgica de infeco de 37 a 62%. Quando o paciente-fonte apresenta somente a presena de HBsAg (HBeAg negativo), o risco de hepatite clnica varia de 1 a 6% e o de soroconverso 23 a 37%. Nesses termos, o gabarito a letra C.

36. (Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro-SE/AOCP/2011) Em relao s condutas aps acidente com material biolgico, assinale a alternativa INCORRETA. a) Lavar o local exposto com gua e sabo nos casos de exposio percutnea ou cutnea. b) Nas exposies de mucosas, deve-se lavar exaustivamente com gua ou soluo salina fisiolgica. c) A utilizao de solues irritantes (ter, glutaraldeido, hipoclorito de sdio) est indicada. d) No devem ser realizados procedimentos que aumentem a rea exposta, tais como cortes e injees locais. e) No h evidncia de que o uso de antisspticos ou a expresso do local do ferimento reduzam o risco de transmisso, entretanto, o uso de antissptico no contraindicado.

20

Leses percutneas so provocadas por instrumentos perfurantes e cortantes (p.ex. agulhas, bisturi, vidrarias);

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 63

www.romulopassos.com.br

COMENTRIOS21: De acordo com o Ministrio da Sade, so cuidados com a rea exposta aps acidente com material biolgico:
Lavagem do local exposto com gua e sabo nos casos de exposio percutnea ou cutnea; Nas exposies de mucosas, deve-se lavar exaustivamente com gua ou soluo salina fisiolgica; No h evidncia de que o uso de antisspticos ou a expresso do local do ferimento reduzam o risco de transmisso, entretanto, o uso de antissptico no contraindicado; No devem ser realizados procedimentos que aumentem a rea exposta, tais como cortes e injees locais; A utilizao de solues irritantes (ter, glutaraldedo, hipoclorito de sdio) tambm est contraindicada.

A alternativa incorreta, portanto, a letra D. 37. (Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro-SE/AOCP/2011) Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. As orientaes e aconselhamento a serem realizadas aps acidente com material biolgico ao acidentado, est relacionada: I. Com relao ao risco do acidente. II. Possvel uso de quimioprofilaxia. III. Consentimento para realizao de exames sorolgicos. IV. Comprometer o acidentado com seu acompanhamento durante dois meses. V. Preveno da transmisso terciria. a) Apenas II, III e IV esto corretas. b) Apenas I, II e IV esto corretas. c) Apenas I, II e V esto corretas. d) Apenas I, II e III esto corretas. e) Apenas II, III e V esto corretas.

21

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 64

www.romulopassos.com.br

COMENTRIOS: De acordo com o Ministrio da Sade, so orientaes e aconselhamento a serem realizadas aps acidente com material biolgico ao acidentado: Com relao ao risco do acidente; Possvel uso de quimioprofilaxia; Consentimento para realizao de exames sorolgicos; Comprometer o acidentado com seu acompanhamento durante seis meses; Preveno da transmisso secundria; Suporte emocional devido estresse ps-acidente; Orientar o acidentado a relatar de imediato os seguintes sintomas: linfoadenopatia, rash, dor de garganta, sintomas de gripe (sugestivos de soroconverso aguda); Reforar a prtica de biossegurana e precaues bsicas em servio; Nessa tela, o gabarito da questo a letra E. 38. (SESC-BA/FUNCAB/2013) O uso de Equipamentos de Proteo Individual e de Proteo Coletiva uma prtica de biossegurana que deve estar presente nas organizaes, especialmente as de sade. Analise as opes abaixo e marque aquela que apresenta exemplos de Equipamentos de Proteo Coletiva (EPC): a) lava olhos e extintor de incndio. b) avental de chumbo e dosmetro. c) culos de proteo e luva de borracha. d) capacete e mscara de carvo ativado. e) luva descartvel e mscara de proteo. COMENTRIOS: De acordo com a NR n 6, considera-se Equipamento de Proteo Individual ( EPI), todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado proteo de riscos suscetveis de ameaar a segurana e a sade no trabalho. Os Equipamentos de Proteo Coletiva EPC auxiliam na segurana do trabalhador dos servios de sade e laboratrios, na proteo ambiental e tambm na proteo do produto ou pesquisa desenvolvida. A correta seleo, uso e manuteno do equipamento de segurana permitem ao trabalhador da rea de sade a conteno apropriada contra os inmeros riscos aos quais est envolvido no seu dia a dia. So exemplos de EPC: autoclaves, lava olhos e extintor de incndio. Nesses termos, o gabarito da questo a letra A.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 65

www.romulopassos.com.br

39. (SESC-BA/FUNCAB/2013) Em caso de acidente com material perfurocortante, aps os procedimentos iniciais, o funcionrio dever: a) ficar em repouso e ser mantido em jejum caso seja necessrio a realizao de algum procedimento. b) receber doses iniciais de antibitico profiltico para evitar um eventual alastramento da infeco pelo organismo. c) ser encaminhado a um Centro de Referncia no atendimento de acidentes ocupacionais com material biolgico. d) receber tratamento especfico, incluindo a drenagem no local atingido ou sesses de pulsoterapia. e) ser liberado por uma semana de suas obrigaes profissionais, uma vez que este um direito garantido por lei.

COMENTRIOS: Essa questo dispensa comentrios. O gabarito da questo, portanto, a letra C.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 66

www.romulopassos.com.br

5 - Central de Material Esterilizado


40. (SESC-BA/FUNCAB/2013) Qual a conduta correta a ser seguida pelo profissional do Centro de Material e Esterilizao da empresa ao final do seu turno de trabalho? a) Ir para casa com as vestimentas utilizadas em suas atividades. b) Guardar suas luvas e mscaras no armrio do vestirio para reutiliz-las. c) Entregar ao profissional do prximo turno os EPI utilizados por ele. d) No deixar o local de trabalho com os equipamentos de proteo individual utilizados em suas atividades. e) No h conduta especfica para os profissionais do Centro de Material e Esterilizao. COMENTRIOS: Essa questo foi muito fcil, no mesmo, meus amigos? As condutas corretas a serem seguidas pelo profissional do Centro de Material e Esterilizao da empresa ao final do seu turno de trabalho so as seguintes: Item A. Incorreto. Ir para casa sem as vestimentas utilizadas em suas atividades. Item B. Incorreto. serem descartveis. Item C. Incorreto. No entregar ao profissional do prximo turno os EPI utilizados por ele. Item D. Correto. No deixar o local de trabalho com os equipamentos de proteo individual utilizados em suas atividades. Item E. Incorreto. Material e Esterilizao. Nessa tela, o gabarito da questo a letra D.

Desprezar

suas luvas e mscaras no armrio do vestirio por

H diversas condutas especficas para os profissionais do Centro de

Muito obrigado. At a prxima aula! Fiquem com Deus! Rmulo Passos

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 67

www.romulopassos.com.br

Lista de Questes

1 - Resduos Slidos em Sade


1. (Cmara de Vereadores de Linhares-ES/FUNCAB/2012) De acordo com a RDC ANVISA n 306/04 e a Resoluo CONAMA n 358/05, os resduos dos servios de sade so classificados em cinco grupos: A, B, C, D, e E. O Grupo A se refere a: a) materiais perfurocortantes ou escarificantes, tais como lminas de barbear, agulhas, ampolas de vidro, pontas diamantadas, lminas de bisturi, lancetas, esptulas e outros similares. b) componentes com possvel presena de agentes biolgicos que, por suas caractersticas de maior virulncia ou concentrao, podem apresentar risco de infeco. c) substncias qumicas que podem apresentar risco sade pblica ou ao meio ambiente, dependendo de suas caractersticas de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade. d) quaisquer materiais resultantes de atividades humanas que contenham radionucldeos em quantidades superiores aos limites de eliminao especificados nas normas da Comisso Nacional de Energia Nuclear. e) resduos que no apresentam risco biolgico, qumico ou radiolgico sade ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resduos domiciliares.

2 - Mtodos de Esterilizao e Desinfeco, Limpeza.


2. (Prefeitura de Ibipor-PR/AOCP/2011) O processo que destri microrganismos, patognicos ou no, dos artigos, com exceo de esporos bacterianos, por meios fsicos ou qumicos chamado de a) Desinfeco. b) Limpeza. c) Detergente Enzimtico. d) Esterilizao. e) Assepsia.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 68

www.romulopassos.com.br

2.1 - Limpeza
3. (CISMEPAR-PR/AOCP/2011) Qual das alternativas contempla corretamente os mtodos e equipamentos de limpeza de superfcies fixas utilizados para o combate da infeco hospitalar? a) A limpeza manual molhada realizada com a utilizao de rodos, mops, panos ou esponjas umedecidos em soluo detergente com enxgue posterior com pano umedecido em gua limpa. b) A limpeza com vassoura s aconselhvel em reas no crticas descobertas, como estacionamentos, ptios, etc. J, nas reas no crticas cobertas, se for necessria a limpeza seca, esta deve ser feita com aspirador. c) A limpeza seca utilizada para limpeza de pisos com mquinas que possuem tanque para solues de detergente que dosado diretamente para a escova o que diminui o esforo e risco para o trabalhador. d) A limpeza com mquina de lavar tipo enceradeira a vcuo ou automtica consiste na retirada de sujidade, p ou poeira atravs de vassoura (varredura seca) e/ou aspirador. e) A limpeza manual mida o procedimento que consiste em espalhar uma soluo de detergente no piso e esfregar com escova ou esfrego, empurrar com rodo a soluo suja para o ralo, enxaguar vrias vezes com gua limpa em sucessivas operaes de empurrar com o rodo para o ralo.

4. (CISMEPAR-PR/AOCP/2011) Em relao aos tipos de produtos qumicos utilizados em limpeza de superfcies fixas, relacione as colunas e, a seguir, assinale a alternativa com a sequncia correta. 1. Produtos tensoativos e detergentes. 2. Produtos alvejantes. 3. Produtos desincrustantes e enzimticos. 4. Produtos desinfetantes. ( ) Geralmente base de cloro, buscam, alm de algum efeito desinfetante, o clareamento de determinados pisos. ( ) Tem em sua formulao enzimas que facilitam a remoo de sujidades. So mais utilizados para a limpeza de artigos e no de superfcies, pois os objetos precisam nele ficar submersos por um perodo de tempo.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 69

www.romulopassos.com.br

( ) Utilizados na presena de matria orgnica visvel em qualquer superfcie e em locais e instalaes que possam constituir risco de contaminao para pacientes e funcionrios, devido presena frequente de descarga de excreta, secreo ou exsudao de material orgnico. ( ) So os produtos que contm necessariamente em sua formulao substncias que tm a finalidade de limpar atravs da reduo da tenso superficial (umectao), disperso e suspenso da sujeira. a) 2 3 1 4. b) 2 3 4 1. c) 3 4 1 2. d) 4 2 3 1. e) 1 3 4 2.

5. (Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro-SE/AOCP/2011) Em relao aos tipos de produtos qumicos utilizados em limpeza de superfcies fixas, relacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. 1. Produtos tensoativos e detergentes. 2. Produtos alvejantes. 3. Produtos desincrustantes e enzimticos. 4. Produtos desinfetantes. ( ) Tem em sua formulao enzimas que facilitam a remoo de sujidades. So mais utilizados para a limpeza de artigos e no de superfcies, pois os objetos precisam nele ficar submersos por um perodo de tempo. ( ) Utilizados na presena de matria orgnica visvel em qualquer superfcie e em locais e instalaes que possam constituir risco de contaminao para pacientes e funcionrios, devido presena frequente de descarga de excreta, secreo ou exsudao de material orgnico. ( ) Geralmente base de cloro, buscam, alm de algum efeito desinfetante, o clareamento de determinados pisos. ( ) So os produtos que contm necessariamente em sua formulao tensoativos que tm a finalidade de limpar atravs da reduo da tenso superficial (umectao), disperso e suspenso da sujeira. a) 4 3 2 1. b) 3 4 1 2. c) 3 4 2 1. d) 2 3 4 1. e) 1 2 4 3.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 70

www.romulopassos.com.br

2.2 - Desinfeco
6. (Instituto INES/AOCP/2012) Sobre os desinfetantes hospitalares, assinale a alternativa correta. a) Quaternrios de Amnia so responsveis pela inativao do sistema enzimtico e perda de metablitos essenciais pela parede celular. b) Fenlicos so responsveis pela inativao de enzimas produtoras de energia, desnaturao de protenas celulares e ruptura de membrana celular. c) Compostos inorgnicos liberadores de sdio ativo so responsveis pela inibio de reao enzimtica bsica da clula, desnaturao de protena e inativao de cidos nucleicos. d) O lcool induz desnaturao de protenas e inibio da produo do metabolismo essencial para a rpida diviso celular. e) Compostos inorgnicos liberadores de potssio ativo induzem desnaturao de protenas e inibio da produo do metabolismo essencial para a rpida diviso celular.

7. (Prefeitura de Paranava-PR/AOCP/2011) Sobre a biossegurana nos servios de sade hospitalares e os mtodos de desinfeco e esterilizao de materiais, assinale a alternativa correta. a) A desinfeco de baixo nvel um processo fsico que destri todos os micro-organismos de objetos inanimados e superfcies, exceto um nmero elevado de esporos bacterianos. b) A limpeza remove as sujidades, reduz a carga microbiana presente nos produtos para sade de forma a tornar o produto seguro para manuseio e preparado para desinfeco ou esterilizao. c) O desinfetante uma substncia qumica que apresenta atividade antimicrobiana, designada para uso em pele ou mucosa. d) O processo de esterilizao por calor seco realizado em autoclaves, promovendo a morte bacteriana pela coagulao de suas protenas. e) Os aldedos e o cido peractico so mtodos fsicos de esterilizao e so muito utilizados nos servios de sade por terem baixo custo e alta efetividade.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 71

www.romulopassos.com.br

8. (Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro-SE/AOCP/2011) Em relao ao processo de desinfeco, informe se (V) verdadeiro ou (F) falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. ( ) O termo desinfeco dever ser entendido como um processo de eliminao ou destruio de todos os microrganismos na forma vegetativa, independente de serem patognicos ou no, presentes nos artigos e objetos inanimados. ( ) A destruio de algumas bactrias na forma esporulada tambm pode acorrer, mas no se tem o controle e a garantia desse resultado. ( ) No seu espectro de ao, a desinfeco de alto nvel deve incluir a eliminao de alguns esporos, o bacilo da tuberculose, todas as bactrias vegetativas, fungos e todos os vrus. ( ) Na desinfeco de nvel intermedirio esperada ao sobre os esporos bacterianos e ao mdia sobre vrus no lipdicos, eliminando a maioria dos fungos e atuando sobre todas as clulas vegetativas bacterianas. a) V V F F. b) V V V F. c) F F V V. d) F V F V. e) V F V F.

9. (Prefeitura de Vassouras-RJ/FUNCAB/2012) O glutaraldedo utilizado na concentrao de 2% por um perodo de exposio de 30 minutos, em metais, borrachas e em materiais, como endoscpios, para: a) limpeza. b) esterilizao. c) desinfeco. d) antissepsia. e) contaminao.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 72

www.romulopassos.com.br

10. (Prefeitura de Mage-RJ/FUNCAB/2012) Formulaes que tm em sua composio substncias microbicidas e apresentam efeito letal para micro-organismos no esporulados so denominadas pela Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVISA): a) desinfetantes. b) detergentes. c) esterilizantes. d) algicidas. e) inseticidas.

2.3 - Esterilizao
11. (Prefeitura de Ibipor-PR/AOCP/2011) Sobre o processo de Esterilizao de materiais, assinale a alternativa correta. a) O vapor saturado sob presso um dos mtodos mais usados para esterilizao de materiais mdico-hospitalares do tipo crtico. no txico, de baixo custo e esporicida. b) A esterilizao em estufa indicada para materiais termossensveis, um mtodo que utiliza o calor seco para eliminar todos os microorganismos contidos nos materiais, exceto os esporos bacterianos. c) A esterilizao por calor seco a primeira escolha, tratando-se de esterilizao por calor. Esta preferncia se justifica por preservar a estrutura dos instrumentos metlicos e de corte. d) Os artigos termossensveis devem sofrer autoclavagem, bem como os leos, que permitem a penetrao do vapor para um processo eficiente de esterilizao. e) Todos os artigos crticos devem passar por processo de esterilizao de vapor sob presso, pois a autoclavao o nico meio seguro de esterilizao.

3 - Infeco Hospitalar
12. (IBC-RJ/AOCP/2013) considerada Infeco Hospitalar a) aquela constatada ou em incubao no ato de admisso do paciente e no relacionada com internao anterior no mesmo hospital b) a infeco em recm-nascido, cuja aquisio por via transplacentria conhecida ou foi comprovada e que tornou-se evidente logo aps o nascimento

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 73

www.romulopassos.com.br

c) as infeces de recm-nascidos associadas com bolsa rota superior a 24 (vinte e quatro) horas. d) associada com complicao ou extenso da infeco j presente na admisso a menos que haja troca de microorganismos com sinais fortemente sugestivos da aquisio de nova infeco. e) adquirida aps a admisso do paciente e que se manifeste durante a internao ou aps a alta, quando puder ser relacionada com internao/procedimentos hospitalares.

13. (Prefeitura de Paranava-PR/AOCP/2011) Sobre Infeco Hospitalar, assinale a alternativa INCORRETA. a) Os pacientes que j esto em uso de antimicrobianos tm risco aumentado de adquirir infeces por microorganismos resistentes. b) As infeces de recm-nascidos associadas com bolsa rota superior a vinte e quatro horas so consideradas Infeco hospitalar. c) A higienizao/lavagem das mos a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagao das infeces relacionadas assistncia sade. d) Todos os dispositivos invasivos como sondas de alimentao ou cateter intravenoso criam uma porta de entrada adicional no corpo do paciente, aumentando suas chances de desenvolver uma infeco. e) Os micro-organismos patognicos oportunistas podem causar infeces nos pacientes imunocomprometidos.

14. (Prefeitura de Paranava-PR/AOCP/2011) Quando se desconhecer o perodo de incubao do micro-organismo e no houver evidncia clnica e/ou dado laboratorial de infeco no momento da internao, convenciona-se infeco hospitalar toda manifestao clnica de infeco que se apresentar a partir de quantas horas aps a admisso? a) 12 horas. b) 24 horas. c) 36 horas. d) 48 horas. e) 72 horas.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 74

www.romulopassos.com.br

15. (Prefeitura de Vila Velha-ES/FUNCAB/2012) As medidas para controle de infeco hospitalar visam a reduzir a disseminao de doenas infecciosas. Em relao a essas medidas, analise: I. O sistema de nebulizao (mscara, circuito e frasco) deve ser trocado a cada 48 horas. II. Um importante mecanismo de defesa na preveno da infeco do trato urinrio a manuteno do fluxo urinrio desimpedido, sem obstrues. III. Os cateteres perifricos instalados em adultos devem ser trocados a cada cinco dias. Com base na anlise, marque a opo correta. a) Somente a afirmativa I est correta. b) Somente a afirmativa II est correta. c) Somente a afirmativa III est correta. d) Somente as afirmativas I e II esto corretas. e) Somente as afirmativas II e III esto corretas.

3.1 - Lavagem das Mos


16. (Prefeitura de Ibipor-PR/AOCP/2011) Sobre a higienizao/lavagem das mos, informe se (V) verdadeiro ou (F) falso o que se afirma abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. ( ) A microbiota residente coloniza a camada mais superficial da pele, o que permite sua remoo mecnica pela higienizao das mos com gua e sabo, sendo eliminada com mais facilidade quando se utiliza uma soluo anti-sptica. ( ) A higienizao das mos a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagao das infeces relacionadas assistncia sade. ( ) As mos constituem a principal via de transmisso de microrganismos durante a assistncia prestada aos pacientes, pois a pele um possvel reservatrio de diversos microrganismos. ( ) Para evitar a contaminao do sabo lquido e do produto antissptico, recomendado no caso dos recipientes de sabo lquido e antissptico ou almotolias no serem descartveis, deve-se proceder limpeza destes com gua e sabo (no utilizar o sabo restante no recipiente) e secagem, seguida de desinfeco com lcool etlico a 70%, no mnimo uma vez por semana. a) V V F F. b) F V V V. c) F F V V. d) V F V F. e) V F F V.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 75

www.romulopassos.com.br

17.

(Prefeitura

de

Ibipor-PR/AOCP/2011)

Para

procedimento

de

lavagem/higienizao das mos, os lavatrios ou pias devem possuir torneiras ou comandos que dispensem o contato das mos quando do fechamento da gua e ainda esses lavatrios devem ter fcil acesso e atender proporo abaixo definida a) quarto ou enfermaria: 1 (um) lavatrio externo pode servir a, no mximo, 8 (oito) quartos ou 5 (cinco) enfermarias. b) quarto ou enfermaria: 1 (um) lavatrio externo pode servir a, no mximo, 2 (dois) quartos ou 3 (trs) enfermarias. c) quarto ou enfermaria: 1 (um) lavatrio externo pode servir a, no mximo, 6 (seis) quartos ou 3 (trs) enfermarias. d) quarto ou enfermaria: 1 (um) lavatrio externo pode servir a, no mximo, 4 (quatro) quartos ou 2 (duas) enfermarias. e) quarto ou enfermaria: 1 (um) lavatrio externo pode servir a, no mximo, 6 (seis) quartos ou 4 (quatro) enfermarias.

18. (Prefeitura de Paranava-PR/AOCP/2011) Sobre a Higienizao/lavagem das mos, correto afirmar que a) o uso de preparaes alcolicas para higienizao das mos contra indicado nos servios de sade, pois causa ressecamento de pele e mucosas aumentando o risco de infeco para os profissionais de sade. b) ao mudar de um stio corporal contaminado para outro, limpo, durante o cuidado ao paciente no necessrio realizar a higienizao das mos. c) a eficcia da higienizao das mos depende da durao e da tcnica empregada, a durao do procedimento deve ser de 40 a 60 segundos. d) o uso de secadores eltricos para as mos mais indicado que o uso do papel toalha, por evitar contato e manter a pele seca sem frico. e) o uso coletivo de toalhas de tecido indicado em locais onde a circulao de pessoas for menor, considerando assim um menor gasto para a instituio e uma melhor conservao do meio ambiente.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 76

www.romulopassos.com.br

19. (CISMEPAR-PR/AOCP/2011) Sobre a lavagem/higienizao bsica das mos, analise as assertativas e assinale a alternativa que apresenta a(s) correta(s). I. A microbiota residente nas mos constituda por microrganismos de alta virulncia, como estafilococos, corinebactrias e micrococos, muito associados s infeces veiculadas pelas mos. mais fcil de ser removida pela higienizao das mos com gua e sabo, uma vez que coloniza as camadas mais superficiais da pele. II. A higienizao das mos apresenta as seguintes finalidades: Remoo de sujidade, suor, oleosidade, plos, clulas descamativas e da microbiota da pele, interrompendo a transmisso de infeces veiculadas ao contato; preveno e reduo das infeces causadas pelas transmisses cruzadas. III. No processo de higienizao das mos, recentemente est sendo indicado o uso de secadores eltricos, uma vez que o tempo necessrio para a secagem das mos obedecido mais rigorosamente, alm de haver facilidade no seu acionamento. IV. A utilizao de gel alcolico a 70% ou de soluo alcolica a 70% com 1-3% de glicerina deve substituir a higienizao com gua e sabo quando as mos estiverem visivelmente sujas. a) Apenas I, II e III. b) Apenas I e IV. c) Apenas II e III. d) Apenas II. e) Apenas I.

20. (UFSM-RS/2013) Quanto higienizao das mos, e correto afirmar que a) deve ser realizada com agentes antisspticos, antes e aps ir ao banheiro. b) a degermao da pele indicada aps procedimento cirrgico. c) as tcnicas de higienizao so duas: higienizao simples e frico antissptica. d) somente os profissionais que mantm contato direto com pacientes devem higieniz-las. e) deve ser feita com preparaes alcolicas aps exposio a fluidos corporais.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 77

www.romulopassos.com.br

3.2 - Artigos e reas Hospitalares


21. (Instituto INES/AOCP/2012) Possui menor risco de infeco, so ocupadas por pacientes que no exigem cuidados intensivos ou de isolamento. Ex.: Enfermarias, Apartamentos e Ambulatrios. Essa rea hospitalar pode ser classificada como rea a) no crtica. b) crtica. c) semicrtica. d) ultra crtica. e) acrtica.

22. (UFSM-RS/2013) Quanto biossegurana na rea hospitalar, e correto afirmar que a) o Centro de Material e Esterilizao, banco de sangue e rea suja da lavanderia fazem parte das reas no crticas. b) as reas semicriticas so as no ocupadas por pacientes e destinadas a exames de paciente, como setor de radiologia e consultrios. c) as reas no crticas so ocupadas por pacientes com doenas infecciosas de baixa transmissibilidade e doenas no infecciosas. d) nas reas crticas, ha indicao de utilizao de roupa privativa, gorro, mscara e luvas. e) as reas semicriticas oferecem risco potencial para aquisio de infeco, seja pelos procedimentos invasivos, seja pela presena de pacientes suscetveis as infeces.

23. (Prefeitura de Paranava-PR/AOCP/2011) Qual dos artigos abaixo deve, necessariamente, passar por processo de Esterilizao? a) Endoscpio. b) Termmetro. c) Incubadora. d) Cateteres vasculares. e) Equipamentos de terapia respiratria.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 78

www.romulopassos.com.br

24. (Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro-SE/AOCP/2011) Os artigos hospitalares so definidos de acordo com o grau de risco de aquisio de infeces, nas seguintes categoriais: crticos, semicrticos e no crticos. Esta classificao ir nortear a escolha do processo de desinfeco ou esterilizao a ser utilizado. Com base no enunciado relacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa correta. 1. Crtico 2. Semicrtico 3. No crtico ( ) Termmetro ( ) Instrumental cirrgico ( ) inaladores ( ) Cabo de laringoscpio ( ) Espculos vaginais a) 3 2 1 3 3. b) 3 1 2 3 2. c) 2 1 3 2 2. d) 1 2 3 1 1. e) 1 3 3 2 1.

25. (Cmara de Vereadores de Linhares-ES/FUNCAB/2012) Segundo o risco e o potencial de contaminao, os materiais utilizados pelo Enfermeiro do Trabalho classificados em artigos crticos so os destinados aos procedimentos: a) invasivos e requerem esterilizao. b) com pele ou mucosas ntegras e requerem esterilizao. c) invasivos e requerem desinfeco de mdio ou de alto nvel. d) invasivos e requerem desinfeco de mdio ou de alto nvel ou esterilizao. e) com pele ou mucosas ntegras e requerem desinfeco de mdio ou de alto nvel.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 79

www.romulopassos.com.br

3.3 - Formas de transmisso e cuidados


26. (Prefeitura de Ibipor-PR/AOCP/2011) Sobre as infeces de transmisso respiratria, relacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. Transmisso por: 1. Gotculas. 2. Aerossis. ( ) Doena Meningoccica. ( ) Rubola. ( ) Tuberculose. ( ) Varicela-zoster. a) 1 2 1 2. b) 2 2 1 1. c) 2 1 2 2. d) 1 1 1 2. e) 1 1 2 2.

27. (Prefeitura de Colatina-ES/FUNCAB/2012) Fazem parte das precaues padro utilizadas em todos os ambientes hospitalares, EXCETO: a) higiene das mos. b) uso de luvas. c) preveno de puno por agulha. d) preveno de esguicho e respingo. e) isolamento respiratrio.

28. (UFSM-RS/2013) Preencha as lacunas, considerando a Norma Regulamentadora 6/2001, quanto s precaues e ao uso correto de Equipamentos de Proteo Individual (EPI). As precaues _________________________ devem ser aplicadas a todos os pacientes; as precaues _________________________ tem nfase nos cuidados de higienizao das mos e no uso de luvas e de avental. Nas precaues _________________________, h preocupao em reduzir o risco de transmisso de agentes infecciosos pelo ar e, nas precaues _________________________ ocorre a indicao de reduzir a transmisso de agentes infecciosos veiculados pelo ar com partculas > 5 m.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 80

www.romulopassos.com.br

Assinale a sequencia que completa, corretamente, as lacunas. a) areas; padro; por gotculas; padro b) por gotculas; areas; padro; por contato c) padro; por contato; areas; por gotculas d) padro; por gotculas; por contato; areas e) por contato; padro; por gotculas; areas

29. (Prefeitura de Gentil-RS/Fundatec/2013) Baseado no Manual de Biossegurana para servios de sade (Porto Alegre, 2003), os equipamentos de proteo respiratria recomendado nos casos de tuberculose pulmonar bacilfera positiva so: I. Mscara com filtro HEPA para os profissionais de sade. II. Mscara com filtro HEPA para os pacientes. III. Mscara cirrgica comum para os profissionais de sade. IV. Mscara cirrgica comum para os pacientes. V. Mscara cirrgica comum protege os pacientes e profissionais da sade contra tuberculose com segurana. Quais esto corretas? a) Apenas I e IV. b) Apenas II e III. c) Apenas I, III, IV e V. d) Apenas II, III, IV e V. e) I, II, III, IV e V.

4 - Biossegurana
30. (SEA-SC/FEPESE/2013) Aes de Biossegurana em sade configuram-se como primordiais para o bem-estar e proteo vida. O objetivo bsico da Biossegurana : a) Prevenir, dimensionar e tratar os riscos gerados em especial por agentes qumicos, ou mesmo pela incorporao de novas tecnologias e insumos que afetem direta e indiretamente os aspectos de sade. b) Prevenir, dimensionar e mitigar os riscos gerados em especial por agentes fsicos, ou mesmo pela incorporao de novas tecnologias e insumos que afetem diretamente os aspectos de sade.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 81

www.romulopassos.com.br

c) Prevenir, dimensionar e mitigar os riscos gerados em especial por agentes biolgicos, ou mesmo pela incorporao de novas tecnologias e insumos que afetem diretamente os aspectos de sade. d) Prevenir, dimensionar e mitigar os riscos gerados em especial por agentes perfurocortantes, ou mesmo pela incorporao de novas tecnologias e insumos que afetem direta e indiretamente os aspectos de sade. e) Prevenir, dimensionar e tratar os riscos gerados em especial por agentes qumicos e fsicos, ou mesmo pela incorporao de novas tecnologias e insumos que afetem diretamente os aspectos de sade.

31. (Prefeitura de Mage-RJ/FUNCAB/2012) A exposio dos profissionais de sade a micro-organismos patognicos, em ambientes fechados com ar condicionado, denominada de risco: a) fsico. b) qumico. c) laboratorial. d) ergonmico e) biolgico.

32. (CISMEPAR-PR/AOCP/2011) Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. A exposio ocupacional a agentes biolgicos decorre da presena desses agentes no ambiente de trabalho, podendo-se distinguir duas categorias de exposio: Exposio derivada da atividade laboral que implique a utilizao ou manipulao do agente biolgico, que constitui o objeto principal do trabalho. conhecida tambm como ___________________ e a exposio que decorre da atividade laboral sem que essa implique na manipulao direta do agente biolgico como objeto principal do trabalho. Nesses casos a exposio considerada ______________________. a) exposio com inteno deliberada/no-deliberada b) exposio com inteno indeliberada/deliberada c) exposio com inteno no-deliberada/deliberada d) exposio com inteno extra-deliberada/intradeliberada e) exposio com inteno intra-deliberada/extradeliberada

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 82

www.romulopassos.com.br

33. (CISMEPAR-PR/AOCP/2011) Quando um funcionrio sofre um acidente com material biolgico necessrio realizar a avaliao da exposio com o material biolgico envolvido. Em relao quantidade de fluidos e tecidos, as exposies de maior gravidade envolvem, EXCETO a) leses profundas provocadas por material cortante. b) presena de sangue visvel no instrumento. c) acidentes com agulhas previamente utilizadas em veia ou artria de paciente-fonte. d) acidentes com agulhas de fino calibre. e) agulhas com lmen.

34. (CISMEPAR-PR/AOCP/2011) Em relao ao manejo frente ao acidente com material biolgico, analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa correta. I. Quando o paciente-fonte HIV negativo: envolve a existncia de documentao laboratorial disponvel e recente (at 60 dias para o HIV) ou no momento do acidente, atravs do teste convencional ou do teste rpido. No est indicada a quimioprofilaxia anti-retroviral. II. Paciente-fonte com situao sorolgica desconhecida: deve-se, sempre que possvel, ser testado para o vrus HIV, depois de obtido o seu consentimento; deve-se colher tambm sorologias para HBV e HCV. III. Paciente-fonte HIV positivo: um paciente-fonte considerado infectado pelo HIV quando h documentao de exames Anti-HIV positivos ou o diagnstico clnico de aids. Conduta: anlise do acidente e indicao de quimioprofilaxia anti-retroviral (ARV)/Profilaxia PsExposio (PPE). a) Apenas II e III esto corretas. b) Apenas I e III esto corretas. c) Apenas I e II esto corretas. d) I, II e III esto incorretas. e) I, II e III esto corretas.

35. (Prefeitura de Ibipor-PR/AOCP/2011) Em relao aos acidentes com material biolgico, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). I. Sangue ou qualquer outro fluido contendo sangue so os materiais de maior risco para transmisso de HIV, vrus da Hepatite B e Vrus da Hepatite C em acidentes ocupacionais.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 83

www.romulopassos.com.br

II. Nos cuidados imediatos no local do ferimento indicado o garroteamento do local para extravazamento de sangue. III. O risco de transmisso do HIV em uma exposio percutnea a sangue de 11%, enquanto do vrus da Hepatite B de 0.3%. a) Apenas I, II e III. b) Apenas I e II. c) Apenas I. d) Apenas II e III. e) Apenas III. 36. (Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro-SE/AOCP/2011) Em relao s condutas aps acidente com material biolgico, assinale a alternativa INCORRETA. a) Lavar o local exposto com gua e sabo nos casos de exposio percutnea ou cutnea. b) Nas exposies de mucosas, deve-se lavar exaustivamente com gua ou soluo salina fisiolgica. c) A utilizao de solues irritantes (ter, glutaraldeido, hipoclorito de sdio) est indicada. d) No devem ser realizados procedimentos que aumentem a rea exposta, tais como cortes e injees locais. e) No h evidncia de que o uso de antisspticos ou a expresso do local do ferimento reduzam o risco de transmisso, entretanto, o uso de antissptico no contraindicado. 37. (Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro-SE/AOCP/2011) Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. As orientaes e aconselhamento a serem realizadas aps acidente com material biolgico ao acidentado, est relacionada: I. Com relao ao risco do acidente. II. Possvel uso de quimioprofilaxia. III. Consentimento para realizao de exames sorolgicos. IV. Comprometer o acidentado com seu acompanhamento durante dois meses. V. Preveno da transmisso terciria. a) Apenas II, III e IV esto corretas. b) Apenas I, II e IV esto corretas. c) Apenas I, II e V esto corretas. d) Apenas I, II e III esto corretas. e) Apenas II, III e V esto corretas.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 84

www.romulopassos.com.br

38. (SESC-BA/FUNCAB/2013) O uso de Equipamentos de Proteo Individual e de Proteo Coletiva uma prtica de biossegurana que deve estar presente nas organizaes, especialmente as de sade. Analise as opes abaixo e marque aquela que apresenta exemplos de Equipamentos de Proteo Coletiva (EPC): a) lava olhos e extintor de incndio. b) avental de chumbo e dosmetro. c) culos de proteo e luva de borracha. d) capacete e mscara de carvo ativado. e) luva descartvel e mscara de proteo.

39. (SESC-BA/FUNCAB/2013) Em caso de acidente com material perfurocortante, aps os procedimentos iniciais, o funcionrio dever: a) ficar em repouso e ser mantido em jejum caso seja necessrio a realizao de algum procedimento. b) receber doses iniciais de antibitico profiltico para evitar um eventual alastramento da infeco pelo organismo. c) ser encaminhado a um Centro de Referncia no atendimento de acidentes ocupacionais com material biolgico. d) receber tratamento especfico, incluindo a drenagem no local atingido ou sesses de pulsoterapia. e) ser liberado por uma semana de suas obrigaes profissionais, uma vez que este um direito garantido por lei.

5 - Central de Material Esterilizado


40. (SESC-BA/FUNCAB/2013) Qual a conduta correta a ser seguida pelo profissional do Centro de Material e Esterilizao da empresa ao final do seu turno de trabalho? a) Ir para casa com as vestimentas utilizadas em suas atividades. b) Guardar suas luvas e mscaras no armrio do vestirio para reutiliz-las. c) Entregar ao profissional do prximo turno os EPI utilizados por ele. d) No deixar o local de trabalho com os equipamentos de proteo individual utilizados em suas atividades. e) No h conduta especfica para os profissionais do Centro de Material e Esterilizao.

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 85

www.romulopassos.com.br

1-B 2-A 3-B 4-B 5-C 6-D 7-B 8-B 9-C 10-A

Gabarito 11-A 21-C 12-E 22-D 13-B 23-D 14-E 24-B 15-D 25-A 16-B 26-E 17-D 27-E 18-C 28-C 19-D 29-A 20-E 30-C

31-E 32-A 33-D 34-E 35-C 36-C 37-D 38-A 39-C 40-D

Curso RETA FINAL Questes Comentadas de Enfermagem

Pgina 86

Potrebbero piacerti anche