Sei sulla pagina 1di 5

AQUECIMENTO GLOBAL E O QUESTIONAMENTO SOBRE UMA GERAO SUSTENTVEL

Bruna Lapa e Filipe Monteiro Nova Iorque o palco principal. Invases aliengenas, conspiraes de estado, desastres naturais. Se o mundo chega ao fim, o fim comea na Big Apple, tendo, alm da grande populao americana, a Esttua da Liberdade como principal alvo. Muita calma! O mundo no acabou, pelo menos ainda no. No h motivo para se desesperar. As questes ambientais que Hollywood faz questo de exagerar nas suas produes, j so discutidas no meio cientfico h algum tempo. Clique aqui e saiba mais um pouco sobre o que fazer antes que o mundo acabe.
Reproduo: Google Imagens

Os primeiros estudos sobre o que um dia passariam a ser pesquisas sobre o Aquecimento Globaltiveram origem no final do sculo XIX, a partir do momento em que a tecnologia permitiu que o homem estudasse o clima mundial e pesquisasse os conceitos de sensibilidade climtica. O tema s passou a ser de grande relevncia no meio acadmico, no entanto, h aproximadamente quatro dcadas, quando os satlites da Nasa passaram a medir a temperatura da Troposfera inferior atravs da monitorao da atmosfera terrestre. Confira uma animao da Nasa que explica o Aquecimento Global: Nasa explica o aquecimento global. A partir do momento em que o aquecimento global passa a ser um dos temas mais discutidos na mdia e no meio cientfico-acadmico, surge uma preocupao: o que fazer para retardar este processo? O aquecimento global resultado da intensificao do efeito estufa, processo natural no qual a concentrao de gs carbnico na atmosfera bloqueia a sada dos raios solares que nela entraram, resultando um superaquecimento terrestre. O ponto-chave sobre tal aumento baseia-se na concepo de que as aes humanas, tais como poluio, queimadas, desmatamento e elevado uso de automveis, so fatores determinantes para que este problema climtico se agrave, medida que tais aes colaboram para o aumento na liberao do dixido de carbono na atmosfera.

Fonte: U.S Environmental Protection Agency

Atualmente, as pesquisas sobre as mudanas climticas no se restringem apenas ao meio acadmicocientfico. O debate acerca da hiptese do aquecimento da Terra permeia os mbitospolticos, econmicos e sociais. Devido relevncia do tema, grandes potncias passaram a realizar conferncias mundiais a fim de buscar solues para o problema, tais como, determinar uma reduo na emisso de gases-estufa e aplicar uma corrente que ganha mais adeso popular a cada dia: a sustentabilidade. Uma nova perspectiva Em oposio viso amplamente divulgada sobre a interveno humana nas mudanas climticas, bem como no aquecimento global, surge uma nova hiptese cientfica. Um grupo de cientistas contesta e pe em dvida a tica sob a qual o aquecimento global comumente abordado. Representando o Lado B da histria, estas pesquisas afirmam que o aquecimento global apenas um processo natural e que as aes antrpicas em nada participam na intensificao do mesmo. Entre os pesquisadores que possuem uma viso alternativa ao que comumente falado, destaca-se Ricardo Augusto Felcio, professor de Climatologia na Universidade de So Paulo (USP). Sua linha de pesquisa trata da variabilidade climtica e seus desdobramentos. A pesquisa de Ricardo visa a desmistificar as mudanas climticas antropognicas e sua ideologia embutida. No artigo intitulado O culto frugalidade e a produo artificial da escassez , publicado na revista ANAP Brasil, o professor critica o excesso de preocupao com questes climticas em detrimento de outras problemticas mais graves e urgentes. O artigo traz tona o que est por de trs do discurso sustentvel. Segundo Ricardo, interesses polticos e econmicos servem como base para a construo do discurso ecologicamente correto. A afirmativa de Ricardo abordada em seu artigo na seguinte citao:

O objetivo da ideologia ambientalista consiste, pois, em descobrir uma maneira de superar uma crise de produtividade, contudo mantendo-se no quadro das relaes

sociais bsicas que definem o capitalismo. por esse motivo que no coloca os verdadeiros problemas de fundo e absolutiza a crise da produtividade, pretendendo encontrar sua origem nas relaes desarm nicas entre o sistema econ mico e a natureza. ! ideologia ambientalista, desse modo, veio conceder nova vida ao mito do esgotamento da natureza.
Em entrevista cedida ao Programa do J, no dia 02 de maro de 2012, o professor e pesquisador Ricardo Augusto Felcio ratifica esta linha de pensamento: somente uma hiptese e no uma teoria, j que no h prova cientfica sobre o aquecimento global. Dentre as suas afirmaes, o professor defende que o efeito estufa a maior falcia cientfica existente, que o nvel do mar se mantm o mesmo e que a camada de oznio inexistente. Confira abaixo a entrevista na ntegra:

Object 1

Confira outra entrevista com Ricardo Augusto cedida TVFakeClimate:

Object 2

Mudanas sentidas de perto Para Silvana Oliveira, trabalhadora autnoma natural de Viosa, no h como o aquecimento global ser mentira. Antes fazia muito mais frio, agora o vero parece at maior. Acho que a temperatura mudou. A percepo de Silvana a respeito do clima pode ser explicada no s pelo vis do aquecimento global, mas tambm pelo estudo sobre outros fenmenos climticos. O aumento da temperatura pode ser medido em escala local. medida que a populao urbana cresce ao longo das dcadas e ocupa cada vez mais espao nas cidades, erguendo edifcios e superlotando o trnsito com automveis, as interferncias climticas em um espao reduzido se agravam. O que, na prtica, no significa o mesmo que um aquecimento global, j que apenas atinge uma pequena parcela da populao do planeta, ficando restrita a determinadas reas urbanas. Esse fenmeno conhecido como ilhas de calor e se refere ao aumento da temperatura devido reteno de calor nas cidades, o que provocado, como j foi citado, por simples aes como asfaltamento de ruas, entre outras. A professora de Climatologia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Magda Luzimar de Abreu, busca esclarecer essa questo, situando sua pesquisa na capital mineira, Belo Horizonte. No artigo O Clima Urbano de Belo Horizonte: anlise tmporo-espacial do campo trmico e hgrico , publicado na Revista de Cincias Humanas da Universidade Federal de Viosa em 2010, Magda analisa as mudanas de temperatura em Belo Horizonte, tambm provocadas pelas ilhas de calor, conceito que, segundo Ricardo Felcio, explica as mudanas climticas em algumas cidades. Um trecho do artigo de Magda mostra modificaes ocorridas na capital mineira:

O munic"pio de #elo $orizonte apresenta peculiaridades naturais e sociais que


formam um universo de anlise e%tremamente favorvel ao estudo do clima urbano. &ossui feies geogrficas que contribuem no s' para diferenciaes topo e mesoclimticas em espaos relativamente pr'%imos, como para a e%acerbao de problemas resultantes da degradao ambiental, tais como formao de il(as de

calor e concentrao de poluentes. !s implicaes do rpido desenvolvimento econ mico da cidade, sua e%panso espacial e o crescimento demogrfico v)m sendo sentidos pelas constantes degradaes ambientais, tanto em n"vel municipal como metropolitano* +!#,-., /0102.
As hipteses so muitas e as incertezas so fundamentais para a obteno de algum resultado cientfico. Por um lado, defende-se que no h nada com o que se preocupar, j que o aquecimento global um fenmeno climtico natural, como tantos outros que a Terra j sofreu. Por outro, afirma-se que o homem o grande responsvel pela intensificao do problema e assim prope a sustentabilidade como uma possvel sada.

Potrebbero piacerti anche