Sei sulla pagina 1di 26

C

Ocupaes como manifestao legtima do direito de resistncia caracterizao e fundamentao constitucional


Marina Basso Lacerda

Resumo. Somente as classes populares e os excludos concebem a exigncia de reivindicar a efetivao de direitos estabelecidos e de criar novos direitos (Chau). Para isso, quando no h acesso suficiente s vias institucionais ou estas no correspondem a critrios de legitimidade no Brasil, o Estado colonizado, sendo que nichos histricos de poder se articulam a novas e amplas estruturas (Francisco de Oliveira) , a desobedincia civil/direito de resistncia (ato realizado em grupo, poltico porque visa totalidade do problema de presso a fim de alterar uma lei ou reivindicar uma poltica social (Arendt, Dworkin, Forst, Rawls) legtimo, desde que no violento ou, ao menos, que a violncia no parta dos objetores e que a reao correspondente seja na medida da razoabilidade (Dworkin e Garcia). Apesar de formalmente contrrio lei, no ato criminoso, porque pblico e de reivindicao legtima excludente de culpabilidade (Cirino dos Santos). O direito de resistncia tem respaldo constitucional: na omisso do Estado em seu dever de efetivao dos direitos fundamentais, albergado pela clusula de abertura do artigo 5 (Dobrowolski e Buzanello); a ordem econmica aberta, pelo que legitimo reivindicar por modos includentes de produo; a resistncia ao poder expresso da livre iniciativa (Grau). O direito de resistncia expresso da e radicaliza a soberania popular (Genono), que pressupe e visa aos direitos humanos.

1. INTRODUO: DIREITO DE RESISTNCIA/DESOBEDINCIA CIVIL O objeto desta pesquisa so as ocupaes, de terrenos urbanos ou rurais, ou de prdios urbanos particulares, ou ainda de prdios pblicos, por movimentos populares1, como

Bacharel em Direito pela UFPR. Mestranda em Direito pela PUC-Rio. Ex-bolsista do PET. Bolsista do CNPq. 1 Urbanos e rurais, apesar de a referncia mais frequente ser ao MST, devido a sua expresso poltica, e minha prpria proximidade com este movimento. Ademais, em relao luta agrria, Levantamento realizado pela Ouvidoria Agrria Nacional indica que existem atualmente 71 entidades e movimentos sociais envolvidos nos conflitos agrrios ou em ocupaes de terras no Brasil BRUNO, Regina. A grande propriedade fundiria ontem e hoje. Quis as razes para tanto poder e tanta intolerncia dos proprietrios. In: MELO, Dep. Joo Alfredo
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

Abstract. Only the working classes and the excluded conceive the exigence of claiming for the fulfillment of established rights and of creating new rights (Chau). In order to do so, whenever the access to institutional means is not enough or whenever these do not meet legitimacy criteria in Brasil, the State is colonized and historical power niches articulate to new and broad structures (Francisco de Oliveira) , civil disobedience/right to resistance group, political for it aims at the totality of the problem , pressure act, in order to change a law or claim a certain social policy (Arendt, Dworkin, Forst, Rawls) is legitimate, as long as non-violent or, at least, that the violence does not come from the objectors and that the correspondent reaction meets the measure of reasonability (Dworkin e Garcia). Although formally against the law, it is not a criminal act, for it is public and states a legitimate claim culpability excluding (Cirino dos Santos). The right of resistance has constitutional support: in the case of the State's omission in its duty to enforce the fundamental rights, it is protected by the opening clause of the 5th article, paragraph 2 of the Brazilian Constitution (Dobrowolski e Buzanello); the economic order is of an 'open' kind, therefore it is legitimate to claim inclusive modes of production; the resistance to power is an expression of free enterprise (Grau). The right of resistance is an expression and a radicalization of popular sovereign (Genono), which presupposes and aims at human rights.

quando a dor vira resistncia

181

mecanismos de protesto e, em alguns casos, alm de protesto, modo de satisfazer necessidades vitais negadas, como alimentao e moradia. Uso o termo ocupao e no invaso para diferenciar o ato ilcito do ato poltico lcito, que objeto da pesquisa. Na prtica dos movimentos sociais brasileiros, tais aes so entendidas como manifestao do direito de resistncia. A resistncia a expresso forte em nossa cultura poltica. Por exemplo, o Ocupar, resistir e produzir, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra, ou o lema da campanha encabeada por uma jovem viva de Goinia, que teve seu marido assassinato em um despejo: Quando a dor vira resistncia. Quando a dor vira resistncia: este o fenmeno da vida que enseja tais atos de ocupao. Hoje h conflitos coletivos envolvendo milhares de pessoas, consequncia de absurdos nveis de concentrao da terra.2 Essas disputas por terra representam exatamente o que o civilista argentino Lorenzetti aponta: verificamos mudanas nos tipos de conflitos, que no so mais baseados na tradicional controvrsia bilateral.3 Edson Barbosa, integrante da direo do MST em Pernambuco, apontou que aos trabalhadores (e aos excludos) restam dois caminhos: ou a criminalidade ou a adeso a movimentos sociais para lutarem por seus direitos.4 E lutar por esses direitos depende de mecanismos de presso, como as ocupaes. A doutrina no consensual sobre as definies de desobedincia civil, direito de resistncia e objeo de conscincia. Assim, para fins desse estudo, escolherei o contedo dos conceitos. Objeo de conscincia (de acordo com a definio de Hannah Arendt, de Rawls e de Forst5, e longe do conceito proposto por Dworkin6) trata de argumentos em torno da conscincia individual. Difere da desobedincia civil e no ser objeto deste estudo.

Telles Melo (org.). Reforma Agrria Quando? CPI mostra as causas da luta pela terra no Brasil. Braslia: Senado Federal, 2006. p. 132-3. 2 MOLINA, Mnica Castagna. A legitimidade do conflito: onde nasce o novo Direito. In: MOLINA, Mnica Castagna (org,), entre outros. Introduo crtica ao direto agrrio. So Paulo: Editora UnB, 2002. p. 31. A respeito dos dados estatsticos sobre conflitos no campo e estrutura fundiria, ver: Estrutura Fundiria e Grilagem de Terras em Reforma Agrria Quando? p. 39-56. Ver tambm nota de roda-p n 68. 3 LORENZETTI, Ricardo Luis. Fundamentos do direito privado. So Paulo: RT, 1998. p. 92. 4 MELO, J. A. T. M. (org.). Reforma Agrria Quando? p. 137. 5 FORST, Rainer. Contexts of justice: Political Philosophy beyond Liberalism ans Communitarism. Translated by John M. M. Farrell. Los Angeles: University os California Press, 2002. p. 266. 6 Dworkin conceitua como desobedincia civil o que para este trabalho objeo de conscincia. Trabalha o tema da desobedincia civil a partir da desobedincia, por motivo de conscincia, s leis de recrutamento.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

182

violento e consciente de objeo a uma lei ou poltica governamental (mesmo que aceitas pela maioria dos cidados), realizado em grupo, coeso por um compromisso mtuo,7 tendo como objetivo sensibilizar a opinio pblica para sua causa e atingir o crculo oficial do poder poltico, com base na Constituio8, a fim de alterar uma lei, uma poltica governamental ou uma prtica social9. Forst afirma que a desobedincia civil resistncia poltica lei10. No poderia ser diferente. A luta por direitos fundamentais como o trabalho, o acesso propriedade, alimentao e moradia, no isolada. As causas da negao sistemtica desses direitos so estruturais em nossa sociedade: o modo de produo adotado, a concentrao de riqueza, o histrico de oligarquias. Da que um dos maiores trunfos do MST e de movimentos por moradia justamente seu ponto mais criticado pela mdia: reconhecer a natureza poltica da concentrao de terra, e enfrent-la jamais isoladamente.11 Entendo que diante da prtica poltica dos movimentos sociais no Brasil, aquela ao, definida como desobedincia civil, idntica ao que se entende por direito de resistncia. Veja-se, a esse respeito, manifestao de Carlos Roberto Siqueira Castro durante os debates da Assemblia Nacional Constituinte:

ARENDT, H. Obra citada. p. 54-55. RAWLS, J. Obra citada. p. 404. REPOLS, M. F. S. Obra citada. p. 19. Nas palavras de Rawls, seria quando algum se dirige ao senso de justia da maioria da comunidade e declara que, em sua opinio ponderada, os princpios da cooperao social entre homens livre e iguais no esto sendo respeitados. Trata-se de um apelo a uma concepo de justia partilhada pela comunidade. (RAWLS, J. Obra citada. p. 405 e 409.) 9 GARCIA, Jos Carlos. O MST entre a desobedincia e a democracia. STROZAKE, Juvelino Jos (org.). A Questo Agrria e a Justia. So Paulo: RT, 2000. p. 158. 10 Realizada por cidados, para: a) mudarem certas leis por serem discriminatrias a certos cidados minoria tnica ou grupo socialmente discriminado [nesse caso entrariam os sem-terra no Brasil], num reclame pela dimenso tica da lei, contra seu processo de elaborao (que significa que no procedimento de elaborao as carncias, necessidades e interesses devem ser considerados); b) nos casos que a aplicao da lei feita de maneira seletiva; c) por razes morais, ligada universalidade da proteo da dignidade humana. As normas legais (diferentemente dos valores ticos), so estruturas exteriores da liberdade negativa, que ao mesmo tempo capacita (enables) e limita. As persons of law no precisam se identificar com essas normas, mas com elas se conformar, para a certeza jurdica. No nvel das legal persons, as aes devem ser justificadas com base na lei, e no com base em concepes morais, do bom, do politicamente correto. Desde que uma legal person aja de acordo com a lei, ele ou ela no precisam justificar a ningum sua ao. Do ponto de vista dos cidados, por outro lado, as leis devem ter uma justificao geral, como autores das leis. Isso porque os cidados so responsveis pela elaborao das leis (are responsible for the law), legal persons so responsveis before the law. (FORST, R. Obra citada. p. 263-6.) 11 GARCIA, J. C. Obra citada. p. 151.
8

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

Tem-se como definio de desobedincia civil: ato formalmente ilegal, pblico, no

CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

183

utilizarei a expresso indiferentemente durante a pesquisa.14 Por meio da pesquisa se verificou que autores filiados a diferentes e s vezes divergentes paradigmas conceituais e sociais defendem o direito de resistncia (ou desobedincia civil). Apesar das diferenas paradigmticas, que, para fins do presente trabalho, no entendo incompatveis, todos tomam este direito como elemento essencial para a construo e fortalecimento da democracia15. No Brasil, consoante Fernanda Repols, o Movimento dos Sem-Terra tem sua luta confundida com a luta pela ampliao e reinterpretao dos direitos humanos e pelo

Professor Carlos Roberto Siqueira Castro (PUC RJ). Dirio da Assemblia Nacional Constituinte. Suplementos e atas das comisses. Vol. 2, 27.05.1987. Citado em BUZANELLO, Jos Carlos. Direito de resistncia constitucional. Braslia: Amrica Jurdica, 2003. p. 198. Grifei. 13 FORST, R. Obra citada. p. 264-5. 14 Note-se que isso se afasta da definio adotada por Fernanda Repols, autora muito presente nesta pesquisa. Ela afirma que a desobedincia civil no se confunde com o direito de resistncia, que, ao contrrio, questiona a autoridade do governo legitimamente institudo, ao passo que os desobedientes civis, defendem os princpios constitucionais. (REPOLS, M. F. S. Obra citada. p. 19-20.) 15 So trs paradigmas da democracia normativa: o liberal, o comunitrio e o crtico-deliberativo. Segundo Jos Eduardo Faria (em CITTADINO, Gisele. Pluralismo, Direito e Justia Distributiva: Elementos da Filosofia Constitucional Contempornea. 3 ed. Rio de Janeiro: Lmen Juris, 2004. p. xix), que faz o prefcio do livro, as trs correntes tericas, apesar das diferenas, acreditam na possibilidade de formular um ideal de justia distributiva compatvel com o pluralismo do mundo contemporneo. Na sntese de Cittadino (Obra Citada, p. 14), quanto ao pluralismo, os liberais (Rawls, Dworkin, Lamore) o compreendem como multiplicidade de concepes individuais, ao passo que os comunitrios (Taylor, Waltzer) o compreendem como multiplicidade de identidades sociais. Os crticos deliberativos, cujo expoente Habermas, entendem o pluralismo como multiplicidade tanto de concepes individuais quanto de identidades sociais. As trs correntes tericas preconizam um movimento de retorno ao direito, existente a partir da dcada de 80. As trs perspectivas normativas da teoria poltica contempornea se preocupam com a retomada do papel do direito objetivo, e se preocupam com a efetividade dos direitos fundamentais. Por isso autores dos trs paradigmas defendem a desobedincia civil, teorizaes essas que de comunicam com as aes dos movimentos sociais no Brasil.A perspectiva terica sobre a desobedincia civil dos autores liberais se coaduna com a atuao dos movimentos sociais de luta pela terra e moradia no Brasil, pois os movimentos sociais reivindicam direitos individuais, que assegure de autonomia privada aos seus membros. Mas a atividade e as reivindicaes dos movimentos sociais no Brasil ultrapassa o que o liberalismo pode dar conta. Isso porque os movimentos sociais tambm reivindicam direitos ligados autonomia pblica, reivindicam poder influenciar efetivamente o sistema poltico de seu pas. E reivindicam prestaes do Estado, na efetivao daqueles direitos. Querem, e atravs da desobedincia civil tentam e muitas vezes conseguem, integrar a comunidade de intrpretes da Constituio, uma perspectiva comunitria ou republicana, visando a uma interpretao do ordenamento jurdico baseado em valores.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

12

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

Todos tm direito de garantir o cumprimento da Constituio e de resistir aos atos de violao da ordem constitucional democrtica. Em outras palavras, o chamado direito poltico de resistncia ou de desobedincia civil. Esse um direito que as constituies normalmente no explicam, mas que autorizado pela teoria constitucional democrtica.12

Tambm Forst define desobedincia civil como resistncia lei.13 Assim, tomarei direito de resistncia e desobedincia civil como equivalentes, e

184

aperfeioamento do regime democrtico.16 Isso tem razo de ser. Conforme importante passagem de Marilena Chau,

democracia criao social de novos direitos e confronto com o institudo, a subverso contnua do estabelecido18. Nesse sentido, a observao de Hannah Arendt, para quem erro afirmar que a lei promove mudana: A lei realmente pode estabilizar e legalizar uma mudana j ocorrida, mas a mudana em si sempre resultado de ao extralegal.19 A ao extralegal de quem no tem poder se d, muitas vezes, desobedecendo lei, para conseguir provocar o fato poltico capaz de mobilizar as estruturas institucionais. Conforme observa Baldez:
Os subalternizados, mesmo sem maior formao crtica, tm a sensibilidade da excluso, e sabem que terra s tero acesso rompendo as cercas em torno dela construdas: uma visvel e, por isso, suscetvel de ser derrubada a golpes fsicos; a outra, mais embaraante e de teia imperceptvel, durante recoberta de normas, regras, juzes, liminares, policiais, jagunos etc. de bem mais difcil enfrentamento, pois no dispensa o trabalhador, alm da necessidade de se organizar, como em Canudos e no Contestado, da ao jurdica no entremeio da ao poltica e do recurso a profissionais especializados e, se possvel, comprometidos.20

os nicos que concebem a necessidade de reivindicar e criar direitos, de fazer valer suas pretenses. Na realizao da ocupao, os sem-terra, sem, ainda, conquistarem a terra,

16 17

REPOLS, M. F. S. Obra citada. p. 22. CHAU, Marilena. Consideraes sobre a democracia e os obstculos sua concretizao. In: TEIXEIRA, Ana Claudia Chaves (Org.). Os sentidos da democracia e da participao. So Paulo: Instituto Polis, 2005. (Publicaes Polis, 47). Anais do seminrio Democracia e Participao; So Paulo, Julho 2004.p. 25. Grifei. 18 LEFORT, Claude. A inveno democrtica: os limites da dominao totalitria. Trad. Isabel Marva Loureiro. 2 ed. Brasiliense: 1987. 19 ARENDT, H. Obra citada. p. 73. 20 BALDEZ, M. L. Obra citada.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

somente as classes populares e os excludos concebem a exigncia de reivindicar direitos e criar novos direitos. Isso significa que a cidadania se constitui pela e na criao de espaos sociais de lutas (os movimentos sociais, os movimentos populares, os movimentos sindicais) e pela instituio de formas polticas de expresso permanente (partidos polticos, Estado de direito, polticas econmicas e sociais) que criem, reconheam e garantam direitos.17

Lefort, em A inveno democrtica, obra escrita em 1980, defende que a marca da

Da a legitimidade e importncia da desobedincia civil: o modo como os excludos,

185

conquistam o fato: a possibilidade de negociao.21 Deste modo, os contestadores civis so uma forma de associao voluntria, assim como so os grupos de presso22, ou lobistas, reconhecidos como legtimos, pelo que essas associaes deveriam ser consideradas pelo governo do mesmo modo que os grupos de presso, influenciando suas decises.23 Dworkin reconhece isso, em artigo que trata especificamente da questo brasileira. Percebe a grande diferena de poder entre grupos sociais e refuta, assim, a bastante difundida idia de que mesmo a desobedincia civil no violenta moralmente inadmissvel numa democracia, regime no qual todos tm (ou teriam) voto igual, devendo-se respeitar o que decidiu a maioria:
Essa viso popular, entretanto, por demais crua e o Movimento dos Sem-Terra mostra bem por qu. (...)24 Uma histria de injustia que criou grande pobreza para milhes de pequenos agricultores, segundo noticiado, tambm proporcionou poder poltico vasto e injusto a grandes proprietrios, que hoje utilizam esse poder para evitar ou retardar reformas. Caso assim seja, os proprietrios, e no os agricultores, estariam entravando o julgamento econmico e estratgico da comunidade e o MST

FERNANDES, Bernardo Manano. O MST no contexto da formao camponesa no Brasil. In: STROZAKE, Juvelino Jos (org.). A Questo Agrria e a Justia. So Paulo: RT, 2000. p. 45 22 ARENDT, H. Obra citada. p. 85. 23 ARENDT, H. Obra citada. p. 89. 24 Em respeito ao autor, menciono aqui o trecho omitido: Como argumentei em artigo anterior, a verdadeira democracia mais do que um sistema em que a lei , meramente, aquilo que representantes eleitos pela maioria decidem. Democracia genuna participao num processo de autogoverno, em que a lei trata os cidados com igual respeito e preocupao, de modo que a prpria democracia fica em perigo quando qualquer governo, mesmo os escolhidos em eleies justas, falha em corrigir injustia profunda e manifesta contra um grupo. Nessas circunstncias, a desobedincia civil no necessariamente errada. Mas tambm no necessariamente certa, porque quebrar a lei no ato que se justifique, sempre, apenas porque o objetivo corrigir uma manifesta injustia. Devemos distinguir entre duas causas que um movimento, agindo na legalidade, poderia ter. Ele poderia apelar conscincia da comunidade como um todo, persuadindo a todos a ver e sentir a injustia. Ou poderia tentar pressionar a comunidade, for-la a aceitar suas demandas por meio ou convenincia, e no por um fortalecido senso de justia. obvio que pessoas agem por motivaes complexas. Mas suas aes no podem ser justificadas como desobedincia civil, a menos que seja plausvel supor que elas tenham o primeiro e no o segundo objetivo em vista. Essa uma suposio plausvel no caso dos sem-terra? Isso depende das respostas disponveis sobre os motivos por que a reforma agrria no progrediu mais no Brasil at agora. (...) Razes econmicas e estratgicas so, sem dvida, parte da explicao. No est claro, nesta era de agricultura altamente tecnolgica, se programas tradicionais de redistribuio de propriedade (aquisio da terra de poucos grandes proprietrios, dividindo-as entre muitos pequenos) resultariam em uso eficiente. Em todo caso, compensar grandes proprietrios pela terra seria caro e a grande populao poderia discordar, de maneira muito razovel, quanto ao montante que deveria ser desviado pelo governo ou de outras reas importantes como educao, sade e criao de empregos para esse propsito, e quanto. Decises como essas, a respeito das quais diferentes cidados tm diferentes opinies, e de boa-f, deveriam ser debatidas e tomadas pelos meios ordinrios da poltica. Seria errado qualquer grupo usar meios ilegais para pressionar a comunidade, contra o honesto julgamento de seus representantes, para favorecer suas demandas. Mas, sempre de acordo com as informaes da imprensa internacional, explicaes convincentes sobre os atrasos da reforma agrria no Brasil tm necessariamente de levar em conta um segundo e muito diferente motivo. (DWORKIN, Ronald. Os semterra vistos de fora. O Estado de So Paulo. 24/05/1997. A2, p. 14.)
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

21

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

186

agora a discorrer sobre os requisitos para configurao da legitimidade da desobedincia civil. 2. CARACTERSTICAS 1.1 DESOBEDINCIA LEI E FIDELIDADE AO ORDENAMENTO

norma legal ou de uma poltica governamental na sntese de Garcia 26 ou para buscar a efetivao de uma poltica pblica. Estes elementos so, no mundo dos fatos, objeto de permanente disputa entre capital e trabalho:
Pretende o capital reservar para sua explorao, como atividade econmica em sentido estrito, todas as matrias que possam ser, imediata ou potencialmente, objeto de profcua especulao lucrativa. J o trabalho aspira atribua-se ao Estado, para que este desenvolva no de modo especulativo, o maior nmero possvel de atividades econmicas (em sentido amplo). a partir desse confronto do estado em que tal confronto se encontrar, em determinado momento histrico que se ampliaro ou reduziro, correspectivamente, os mbitos das atividades econmicas em sentido estrito e dos servios pblicos. Evidentemente, a ampliao ou reduo de um ou outro desses campos ser funo do poder de reivindicao, instrumentado por poder poltico, de um e outro, capital e trabalho.27

ou, o que mais comum, de outra lei, visando atingir quela.28 Esta segunda hiptese a chamada desobedincia indireta, nas palavras de Hannah Arendt.29 De acordo com Rawls, a ilegalidade ocorre porque os apelos normais j foram feitos e

25 26

DWORKIN, R. Os sem-terra vistos de fora. Grifei. GARCIA, J. C. Obra citada. p. 155. 27 GRAU, Eros Roberto. A ordem econmica na Constituio de 1988. 10 ed. rev. at. So Paulo: Malheiros, 2005. p. 109-110. Sublinhei. Itlico no original. 28 ARENDT, H. Obra citada. p. 54-55. RAWLS, J. Obra citada. p. 404. 29 ARENDT, H. Obra citada. p. 54-55.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

poderia alegar, de forma plausvel, que no age para aterrorizar o governo, no sentido de se favorecer, mas, ao contrrio, para forar fatias da opinio pblica a ouvir sua alegao de ter sido vtima de discriminao injusta e egosta.25

Com esta contextualizao, proposta pelo festejado jurista contemporneo, passa-se

CONSTITUCIONAL

A) DESOBEDINCIA LEI

A ilegalidade do ato de desobedincia deve ser para denunciar o carter injusto de uma

Para os fins buscados pela reivindicao, a violao pode ser da prpria lei contestada

187

fracassaram, os partidos polticos ficaram inertes e os protestos feitos legalmente no tiveram xito. A desobedincia civil, ento, o ltimo recurso, e deve ser realizada apenas quando seja necessria. Mas, ressalta o autor, isso no significa que os meios jurdicos tenham que se ter exauridos30. No mesmo sentido, Hannah Arendt:

uma cidadania de baixa intensidade. Os obstculos ao acesso aos poderes institudos so fortssimos. A sociedade brasileira, como diz Marilena Chau, marcada por um autoritarismo social profundo, porque hierrquica e violenta (o que se expressa no machismo, no racismo, na discriminao religiosa e de classe social, e nas desigualdades econmicas). No h percepo nem prtica dos direitos igualdade e liberdade. Os interesses, por no se tornarem direitos efetivos, tornam-se privilgios de alguns, e carncia no satisfeita para outros. Nessa sociedade, capitalista, os obstculos democracia so imensos, pois os conflitos de interesses so postos pela explorao de uma classe social por outra, apesar de a ideologia afirmar que todos so livres e iguais.32 O poder poltico, no Brasil, tido como uma extenso do poder particular dos senhores de terras. O patriarcalismo e personalismo fixados entre ns por uma tradio de origens seculares.33 (Holanda, 2006, p. 76). Esse diagnstico, feito por Srgio Buarque de Holanda na dcada de 1930, ainda vlido. A imensa concentrao fundiria no Brasil ainda engendra vigorosas relaes de poder, econmico e poltico vide a composio do Congresso Nacional.34 Alis, prova disso foi a aprovao do vergonhoso relatrio alternativo da CPMI da Terra, apresentado

RAWLS, J. Obra citada. p. 413. ARENDT, H. Obra citada. p. 68. 32 CHAU, Marilena. CHAU, Marilena. A sociedade democrtica. In: MOLINA, Mnica Castagna (org.), entre outros. Introduo crtica ao direto agrrio. So Paulo: Editora UnB, 2002. p. 336 e 338-9. 33 HOLANDA, Srgio Buarque de. Razes do Brasil. Edio Comemorativa 70 anos. So Paulo: Companhia das Letras, 2006. p. 76. 34 GARCIA, J. C. Obra citada. p. 150.
31

30

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

A desobedincia civil aparece quando um nmero significativo de cidados se convence de que, ou os canais normais para mudanas j no funcionam, e que as queixas no sero ouvidas nem tero qualquer efeito, ou, ento, pelo contrrio, o governo est em via de efetuar mudanas e se envolve e persiste em modos de agir cuja legalidade e constitucionalidade esto expostas a graves dvidas.31

Essa falta de acesso e de legitimidade gritante no Brasil, onde, ademais, vivemos

CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

188

pelo Deputado (e latifundirio), Abelardo Lupion, que prev um projeto de lei que classifica as ocupaes de terra como atos terroristas e outro que transforme em crime hediondo as invases que sejam acompanhadas por saques, depredaes e prtica de crcere privado35, a despeito do relatrio cuidadosamente elaborado pelo relator, Joo Alfredo Telles Melo.36 Francisco de Oliveira faz uma anlise muito realista: hoje, o poder do capital concentra em si os poderes sociais, dentre eles o Legislativo:

combinao esta que obstrui o surgimento de espaos pblicos, interativos, de contextos comunicativos, nos quais se possa tomar conscincia da opresso.38 Carecem as instituies, neste contexto, de critrios de legitimidade: so essas as situaes nas quais a desobedincia civil legtima. Hannah Arendt bem sintetiza que normalmente O compromisso moral do cidado em obedecer s leis, tradicionalmente provm da suposio de que ele, ou deu seu consentimento a elas, ou foi o prprio legislador.39 A autora afirma que os problemas dessa concepo clssica residem em que o consentimento tem origem ficta e que o voto, como base suficiente para a democracia, justamente o que est sobre ataque, no caso da desobedincia civil40, na seara das afirmaes de Marilena Chau e Francisco de Oliveira.

www.radiobras.gov.br/materia_i_2004.php Este relatrio no aprovado foi publicado: MELO, Dep. Joo Alfredo Telles (org.). Reforma Agrria Quando? CPI mostra as causas da luta pela terra no Brasil. Braslia: Senado Federal, 2006. Plnio de Arruda Sampaio afirma, na apresentao do livro, pgina 12: A CPI infelizmente deu em nada. Mas as informaes, abundantes e fidedignas, sobre os aspectos mais importantes da vida rural brasileira, foram recolhidos e constam agora desta publicao. 37 OLIVEIRA, Francisco de. O capital contra a democracia. In: TEIXEIRA, Ana Claudia Chaves (Org.). Os sentidos da democracia e da participao. So Paulo: Instituto Polis, 2005. (Publicaes Polis, 47). Anais do seminrio Democracia e Participao; So Paulo, Julho 2004. p. 17. 38 GARCIA, J. C. Obra citada. p. 149 e 151. 39 ARENDT, H. Obra citada. p. 74. 40 ARENDT, H. Obra citada. p. 76.
36

35

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

provavelmente estamos de volta concentrao de poderes feudais: o econmico, o militar, o poltico, o social. Mais: as empresas so agora o poder poltico e, na clssica diviso entre o poder Executivo, o Legislativo e o Judicirio, assaltam e preenchem todos os lugares. Dois processos em curso, a desterritorializao e a juridificao da mercadoria, transformam as empresas nesse novo Senhor Feudal. [...] A empresa Monsanto e a sua posse das sementes transgnicas o emblema da mercadoria que carrega consigo sua prpria lei.37

Como se v, nichos histricos de poder se articulam a novas e amplas estruturas,

CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

189

universalis, tcito, inerente condio humana do nascimento, que implica no direito divergir. Este no ficto; b) consentimento a leis especficas, se entendido como parte do consensus universalis, ficto, sobretudo contemporaneamente, quando o governo representativo est em crise, porquanto no tem mais a prxis de participao social, e a tendncia da burocratizao.43 O contrato social, da forma como desenhado pelos iluministas, ficto. Os princpios de liberdade, igualdade e racionalidade nunca se aplicaram entre ns. O verdadeiro pacto social que foi estabelecido entre ns pode bem ser enunciado pela fala de Maciel da Costa durante a assemblia constituinte brasileira: Recebemos os escravos que pagamos, tiramos deles o trabalho que dos homens livres tambm tiramos, damos-hes o sustento e a proteo compatvel com o seu estado, e est fechado o contrato44. Herdamos tais estruturas, que ainda ecoam entre ns. No razovel continuar aceitando esse pacto. No razovel nem constitucional. Diante disso, agora com Dworkin, o governo deve ter especial responsabilidade com os que atuam de acordo com um juzo de razoabilidade de que uma lei (ou ausncia dela) invlida. Toda norma jurdica se apia, e

Mas na prtica que denomina de pr-revolucionria norte-americana, no mera fico. (ARENDT, H. Obra citada. p. 76.) Apresenta trs tipos de teoria do contrato social: a) Convnio bblico do povo com deus. b)Contrato vertical, de Hobbes. Cada indivduo (e todo indivduo) celebra um acordo com a autoridade estritamente secular para garantir sua segurana. Trata-se de submisso. c) Contrato horizontal de Locke. H uma aliana de todos os indivduos membros que, depois de estarem comprometidos, fazem um contrato com o governo. H limitao do poder de cada indivduo, mas permanece intacto o poder da sociedade, mesmo que o governo rompa seus acordos para com esta. A autora, por estas razes, prefere essa terceira modalidade. Mais adiante, afirma que o consentimento no modo norte-americano se enquadra nessa terceira definio. (ARENDT, H. Obra citada. p. 72 e 82) 42 ARENDT, H. Obra citada. p. 79. A situao factual do recm-nascido implica numa espcie de consentimento; ou seja, num tipo de conformao s regras com as quais jogado o grande jogo da vida no grupo particular a que ele pertence por nascimento. Todos ns vivemos e sobrevivemos por uma espcie de consentimento tcito que, no entanto, seria difcil chamar de voluntrio. Como podemos exercer nossa vontade sobre o que j est determinado. (...) Dissidncia implica em consentimento e a marca do governo livre; quem sabe que pode divergir sabe tambm que de certo modo est consentindo quando no diverge. (...) Deste ponto de vista o consentimento tcito no fico; inerente condio humana. (ARENDT, H. Obra citada. p. 78-79. Sublinhei.) 43 Ela faz essa afirmao acerca do contexto norte-americano, mas que se aplica nossa conjuntura (vide Marilena Chau e Francisco de Oliveira). Neste ltimo ponto, relaciona ao bipartidarismo dos EUA, que tende a no representar mais ningum Ainda diz, com referncia sempre aos Estados Unidos, duas outras causas de crise constitucional: a) perda de confiana nos processos constitucionais; b) m vontade em reconhecer o consensus universatis por parte de negros e ndios alis, grupos que nunca foram includos no consenso. (ARENDT, H. Obra citada. p. 80) 44 RODRIGUES, Jos Honrio. A assemblia constituinte de 1823. Petrpolis: Vozes, 1974. P. 135.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

41

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

Continua Arendt: o contrato social fico.41 Explica-o, diferenciando42: a) consensus

190

presumivelmente se justifica, em virtude de um conjunto de diretrizes polticas que visam promover e princpios que respeita.45 No caso concreto, deve-se verificar o que tem mais peso, se os princpios que sustentam a norma ou se os argumentos para a reivindicao, por meio da desobedincia, de sua mudana. Os sem-teto e os sem-terra sabem realizar essa avaliao, porque sofrem na pele a consequncia das normas injustas ou da ausncia da efetivao de programas constitucionais. Por isso legtima a desobedincia lei para a reivindicao de seus direitos, j que tem para si o esgotamento das vias institucionais, tomadas pelo poder poltico e econmico de oligarquias e, hoje, grandes conglomerados do capital.

jurdico como um todo. H de se respeitar a Constituio, para salvaguardar a democracia:46

os princpios constitucionais como legtimos. Veja-se trecho da Plataforma Brasileira para Preveno de Despejos, elaborada por organizaes da sociedade civil, movimentos sociais, redes, organizaes no governamentais nacionais e internacionais, em julho de 2006, na cidade de Recife, Pernambuco:

DWORKIN, Ronald. Los Derechos en Serio. Traduccin Marta Gustavino. 5 reimp. Barcelona: Ariel, 2002. p. 319. 46 Esta idia presente em Dworkin, Arendt, Forst, Rawls e Habermas, citados na bibliografia. 47 Excerto do prefcio de Menelick de Carvalho Netto. Em: REPOLS, M. F. S. Obra citada. Sem numerao de pgina.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

45

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

B) FIDELIDADE AO ORDENAMENTO CONSTITUCIONAL

A ilegalidade do ato deve ser pontual. No se trata, aqui, de contestar o ordenamento

Democracia e constituio so construes sociais que, se guarda uma inaplacvel permanente tenso entre si, so absolutamente complementares e absolutamente requerentes, de tal sorte que s h democracia se houver limites constitucionais que garantam a minoria e impeam a res total e s h constitucionalismo se a constituio possibilitar a formao de uma vontade poltica e jurdica que possa ser assumida como de todos e de cada um.47

Os movimentos sociais no Brasil, no limite daqueles que tomei conhecimento, adotam

As ocupaes realizadas pelos movimentos sociais do campo e da cidade so prticas sociais de resistncia a este modelo de desenvolvimento implementado pelo Estado, pois so aes pautadas pelos princpios de nossa Constituio Federal, a da

191

o direito de propriedade, sem haver, por parte do MST, negao dos princpios constitucionais ou do instituto da propriedade em si, pois reivindicam seu acesso a ela. H, sim, severa crtica propriedade privada e ao sistema capitalista em seus documentos, algo que em si encontra-se perfeitamente legitimado pela liberdade de conscincia e expresso consagrada na Constituio (art. 5, IV e VI), crtica esta que se reflete na estruturao de seus assentamentos. O movimento nitidamente formula um questionamento de carter moral propriedade da terra, identificando o direito de possu-la e o dever de nela trabalhar e viver.48 Da mesma forma os movimentos de luta pela moradia no questionam o instituto da propriedade, mas reivindicam habitao digna para si, em uma concepo includente do espao urbano. 1.2 PUBLICIDADE E INEXISTNCIA DE CRIME

aes. Esse, alis, elemento essencial para que se possa obter a presso almejada junto ao

GARCIA, J. C. Obra citada. p. 164-5. Neste ponto, o autor lembra, em nota de rodap, que Relao semelhante perceptvel mesmo em clssicos do liberalismo, como John Locke (1973), para quem o trabalho fundamento da propriedade. Segundo a liderana do MST: No preciso criar parania, dizendo que est em jogo a propriedade privada. Ao contrrio, companheirinhos da direita, nesse aspecto somos pelegos, porque queremos que a propriedade privada do bem, da natureza, da terra, seja para todos, e no s para vocs. (Depoimento de Joo Pedro Stdle, liderana do MST, CPMI da Terra transcrita em MELO, J. A. T. M. (org.). Reforma Agrria Quando? p. 120.)
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

48

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

democracia, liberdade de manifestao e a primazia da dignidade da pessoa humana.

No mesmo sentido, a Carta do Recife por um Brasil Livre de Despejos:


Diante da necessidade de enfrentar esse quadro, os movimentos sociais e entidades da sociedade civil organizada reafirmam os seguintes princpios: O Respeito dignidade da pessoa humana; O protagonismo dos movimentos sociais reforando a democracia brasileira e a efetivao dos direitos humanos; O direito terra e moradia como um direito humano fundamental; O Cumprimento da funo social da terra e da propriedade; A prevalncia dos direitos humanos sobre os direitos patrimoniais; A relevncia das necessidades reais das comunidades envolvidas (estado de necessidade social) nos conflitos fundirios; O respeito e reconhecimento da cultura e dos territrios tradicionais e tnico-raciais; O respeito a idosos e crianas e a no discriminao a mulheres, afro-descendentes, pessoas com deficincia, GLBTs e indgenas.

Alm de no negarem os princpios constitucionais, as ocupaes de terra confrontam

Requisito para a configurao legtima do direito de resistncia a publicidade das

192

Estado.49 Fernanda Repols conecta o elemento da publicidade com o da fidelidade lei e a excluso de ilicitude: um ato pblico lcito, pois, embora ilegal, no antijurdico, ou seja, embora no preserve a legalidade do Direito, levanta pretenso de legitimidade do mesmo, o que o diferencia de um crime.50 Ou seja, o ato deve ser pblico para atingir seu fim. A publicidade almejada porque elemento essencial para a mobilizao da opinio pblica e consequente possvel atingimento do objetivo esperado com a desobedincia civil. E justamente a publicidade, elemento essencial resistncia, o que mais afasta tais atos da criminalidade. Os autores repudiam fortemente a comparao da desobedincia civil a um crime51, assim como refutam que seja requisito desta que o objetor aceite a punio.52 Dworkin, apesar de tratar de casos individuais de desobedincia, se distanciando do conceito trabalhado aqui, de ao coletiva, traz argumentos interessantes para pensar a questo da punio. Defende que h, pelo menos prima facie, boas razes para no processar aqueles que desobedecem as leis por motivo de conscincia: estes tm melhores motivos do que os que infringem a lei pelo desejo de subverter o governo. Afinal, argumenta, se os motivos podem contar para estabelecer distines entre ladres, por que no contar para objetores de conscincia? Fora isso, a sociedade estaria perdida se castigasse um grupo que inclui alguns de seus cidados mais respeitosos da lei, sendo que encarcerar essas pessoas

GARCIA, J. C. Obra citada. p. 157 e 168. REPOLS, M. F. S. Obra citada. p. 19. 51 [...] a existncia e a atuao global do MST como movimento social no s no so nocivas democracia como so mesmo indispensveis ao seu fortalecimento e ao atendimento, por parte das autoridades pblicas de uma agenda social eternamente postergada, no podendo ser identificada com as de bandidos, assaltantes ou inimigos da democracia. (GARCIA, J. C. Obra citada. p. 173.) 52 Importa mencionar que, em sentido oposto do que se sustenta aqui, Rawls defende que o desobediente deve assumir os efeitos jurdicos (entendo que de punio) de sua conduta. Assevera que s vezes, se o apelo fracassar em seu intento, possvel que sem seguida se faa uso da resistncia pela fora. Explica que a no violncia da desobedincia civil significa no que no se possa usar a fora, mas que expressa desobedincia lei dentro dos limites da fidelidade lei, de modo que se dispe a aceitar as consequncias jurdicas da prpria conduta. (RAWLS, J. Obra citada. p. 406.) Em sentido oposto, Hannah Arendt critica Scrates e Thoureau, que defendem que a desobedincia civil legtima se o desobediente civil aceitar a punio correspondente violao que pratica; pondera que Scrates nunca contestou as leis em si mesmas, mas sim aquele erro judicial especfico. No defendia que seu infortnio desse direito Romper contratos e acordos com as leis. Por outro laso, para Arendt Thoureau protestou contra a injustia das leis (ao contrrio de Scrates). Mas travou seu debate no em relao ao cidado, mas sim em relao moral individual. O ponto de crtica de Arendt que a conscincia apoltica, no interessada no contexto geral onde est inserida nem nas consequncias ao mundo, interessadas no ponto de vista do indivduo. (ARENDT, H. Obra citada. p. 56-59.)
50

49

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

193

serve para intensificar a alienao da sociedade. Ao se julgar os objetores, defende, no se pode dar por certo que querem o privilgio de desobedecer a leis vlidas, castigando-os com base na equidade.53 Nessas prticas h propsitos subjacentes, que constituem justamente o processo de evoluo que pe prova o direito, mediante a experimentao dos cidados e o processo do contraditrio.54 Hannah Arendt tambm critica os juristas que defendem a incompatibilidade entre a desobedincia civil e o sistema legal do pas, alis, entendendo desobedincia civil como violao lei.55 Do ponto de vista dos juristas, segundo ela, a lei violada tanto pelo objetor de conscincia quanto pelo criminoso.56 Hannah Arendt, porm, refuta a equiparao entre as duas situaes: H um abismo de diferena entre o criminoso que evita os olhos do pblico e o contestador civil que toma as leis em suas prprias mos em aberto desafio.57 O transgressor comum age exclusivamente em benefcio prprio, ao passo que o contestador civil, ainda que normalmente seja um dissidente da maioria, age em nome e para o bem do grupo.58 Desde uma perspectiva tcnica, o eminente penalista Juarez Cirino dos Santos afirma que a desobedincia civil (definida por ele da mesma forma da conceituao adotada nesta pesquisa) uma forma de excludente da culpabilidade, ou seja, que exclui a reprovao da conduta, impedindo com que o ato seja considerado como crime:
A situao de exculpao definida como desobedincia civil tem por objeto aes ou demonstraes pblicas, como bloqueios, ocupaes, etc., realizadas em defesa do bem comum, ou de questes vitais da populao, ou mesmo em lutas coletivas como direitos humanos fundamentais, como greves de trabalhadores, protestos de presos, e, no Brasil, Movimento dos Sem Terra, desde que no constituam aes ou manifestaes violentas ou de resistncia ativa contra a ordem vigente exceto obstrues e danos limitados no tempo e apresentam relao reconhecvel com os destinatrios respectivos. [...] Autores de fatos qualificados como desobedincia civil so possuidores de dirigibilidade normativa e, portanto, capazes de agir conforme o direito, mas a exculpao se baseia na existncia subjetiva de motivao publica ou coletiva relevante, ou, alternativamente, na desnecessidade de punio, porque os autores no so criminosos portanto, a pena no pode ser retributiva e, alm disso, a soluo de conflitos sociais no pode ser obtida pelas funes de preveno especial e geral

53 54

DWORKIN, R. Los Derechos en Serio. p. 305, 309 e 321. DWORKIN, R. Obra citada. p. 319. 55 ARENDT, H. Obra citada. p. 53. 56 ARENDT, H. Obra citada. p. 67. 57 ARENDT, H. Obra citada. p. 69 58 ARENDT, H. Obra citada. Local citado.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

194

no Pontal do Paranapanema. Os votos falam por si s:


Reivindicar, por reivindicar, insista-se, direito. O Estado no pode impedi-lo. O modus faciendi, sem dvida, tambm relevante. Urge, contudo, no olvidar o princpio da proporcionalidade, to ao gosto dos doutrinadores alemes. A postulao da reforma agrria, manifestei em hbeas corpus anterior, no pode ser confundida, identificada, com esbulho possessrio ou alterao de limites. No se volta para insurpar a propriedade alheia. A finalidade outra. Ajusta-se ao direito. Sabido, dispensa prova, por notrio, o Estado, h anos, vem remetendo a implantao da reforma agrria. Os conflitos resultantes, evidente, precisam ser dimensionados na devida expresso. Insista-se. No se est diante de crimes contra o Patrimnio. Indispensvel a sensibilidade do Magistrado para no colocar, no mesmo diapaso, situaes jurdicas distintas.60 No vislumbro, substancialmente [...], no caso concreto, formao de quadrilha ou bando, ou seja, infrao penal em que se renem trs ou mais pessoas com a finalidade de cometer crimes. Pode haver, do ponto de vista formal, diante do direito posto, insubordinao: materialmente, entretanto, a ideologia da conduta no se dirige a de perturbar, por perturbar, a propriedade. H sentido, finalidade diferente. Revela sentido amplo, socialmente de maior grandeza, qual seja, a implantao da reforma agrria.61

questes, s quais sugeriu respostas afirmativas, apesar de implcitas:


Pergunto, medida que os fatos se desenrolaram, se no seria o Ministro Luiz Vicente Chernicciaro enfocou bem uma reforma agrria de baixo para cima, uma presso social, j que o governo est tranqilo a no sei quanto anos quando todas as nossas Cartas e as nossas Constituies esto apregoando reforma agrria? (...) Seria o uso do direito de resistncia? No temos na Constituio brasileira, como em alguns estatutos polticos estrangeiros, expressamente, o direito de resistncia. Tm os sditos o direito de se rebelar contra o soberano que no est agindo a favor do povo? 62

CIRINO DOS SANTOS, Juarez. A Moderna Teoria do Fato Punvel. 3 ed. Curitiba: Editora Frum, 2004. p. 262-263. Sublinhei. Itlico no original. 60 STJ. 6 Turma. rel. desig. Min. Luiz Vicente Cernicchiaro. HC 5.574/SP. DJU 18.08.1997. RT 747. Fragmento do voto (vencedor) do relator . p. 611-612. 61 STJ. 6 Turma. rel. Min. William Patterson. HC 4.399/SP. DJU 08.04.1996. Revista do STJ, 87. Fragmento do voto do Min. Luiz Vicente Cernicchiaro. p. 371-372. 62 STJ. 6 Turma. rel. Min. William Patterson. HC 4.399/SP. DJU 08.04.1996. Revista do STJ, 87. Fragmento do voto do Min. Vicente Leal. p. 374-375.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

59

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

atribudas pena criminal.59

Sobre o assunto, o STJ j teve ocasies de se manifestar, acerca de conflitos de terra

O Ministro Vicente Leal, concordando com a posio vencedora, colocou interessantes

Sobre tais votos, ainda acerca do questionamento da legalidade, Garcia afirma:


Nestes termos [com referncia ao HC 5.574/SP], a ocupao de uma agncia bancria como forma de protesto contra a ausncia de polticas oficiais mais ousadas

195

Patterson fundamenta seu posicionamento artigo de opinio64 publicado em jornal da regio do conflito:
O Magistrado de Pirapozinho vem atuando com independncia, equilbrio e autoridade na conduo do processo, ao inverso do MST, que busca manter o governo acuado para desestabilizado, de olho no seu mirabolante projeto socialista. Como a reforma agrria est avanando com nmero crescente de assentamentos, preciso fabricar artificiosamente novos sem-terra. Como a questo fundiria no Pontal est prxima de uma soluo, preciso promover invases em Ribeiro Preto, Ourinhos e Ja. E da por diante. Se o Governo no demonstrar firmeza e cair nesta armadilha, pode preparar para o crescimento dos conflitos do campo, dos quais o MST, com frieza, espera colher seus mrtires, salientou ilustre editorialista do Jornal da Tarde, edio de 17 de janeiro ltimo. Em outro artigo publicado no mesmo rgo de imprensa, restou salientada a necessidade de impedir as invases, porque elas bom no esquecer esto na origem dos conflitos. As coisas precisam ficar bem claras invadir propriedade alheia uma afronta lei e enquanto as invases forem toleradas no haver possibilidade de paz no campo. Ou existe o imprio da lei e da ordem, o respeito ao estado de direito, ou regredimos ao estado de anarquia. isso mesmo que parece desejar o MST, cujo projeto revolucionrio incompatvel com a ordem decretada. (Jornal da Tarde, edio de 31.01.1997.)65

GARCIA, J. C. Obra citada. p. 168. Como bem observa Marilena Chau, um dos obstculos democracia hoje so exatamente veculos que transmitem informao de acordo com os interesses de seus proprietrios. (CHAU, Marilena. A sociedade democrtica. p. 338.) o que ela denomina de: informao de mo nica, veiculada pelos meios de comunicao de massa, que universalizam para todas as classes sociais os interesses e privilgios das classes dominantes, operando como contra-informao, alimentando e reforando o processo de alienao social e poltica das demais classes sociais, identificadas com valores, idias, comportamentos e interesses dominantes. (CHAU, Marilena. Consideraes sobre a democracia e os obstculos sua concretizao. p. 27.) 65 STJ. 6 Turma. rel. desig. Min. Luiz Vicente Cernicchiaro. HC 5.574/SP. DJU 18.08.1997. RT 747. Fragmento do voto vencido do Min. William Patterson . p. 610-611. Sem grifos no original.
64

63

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

para o financiamento pequena propriedade rural e aos assentamentos no pode jamais ser identificada com a conduta de assaltantes de banco, como j disse o Presidente [Fernando Henrique Cardoso] em cerca ocasio (ver Jornal do Brasil, 28 de maio de 1998, capa e p. 2), especialmente quando se tem cincia do perdo ao calote por parte do Banco do Brasil em benefcio dos grandes latifundirios protegidos pela poderosa bancada ruralista na Cmara dos Deputados, como amplamente divulgado pela imprensa nacional em passado nada distante.63

Os votos vencidos tambm tm contedo poltico fortssimo. O Ministro William

V-se neste outro voto:


Hoje invadem as propriedades rurais, semelhana das famosas ligas camponesas de triste memria. Amanh podero invadir indstrias, fbricas e estabelecimentos comerciais, assegurada a impunidade, a pretexto de problemas sociais. Isso representaria o bito do Estado e da sociedade juridicamente organizada. E isso o

CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

196

conflitos no campo no est nos movimentos camponeses, mas sim na concentrao da propriedade rural67, de modo que se defende a legitimidade do direito de resistncia como promovedora da soluo dos conflitos no campo, em defesa de um concreto imprio da justia, e no do retrico imprio da lei e da ordem, de uma ordem decretada, conforme apontam os votos. Ademais, os problemas sociais no so pretexto. Infelizmente so realidade. Realidade qual os excludos s conseguem mormente fazer frente por meio do direito de resistncia, como se pretende estar demonstrando neste trabalho. De acordo com Marilena Chau, a democracia o nico regime poltico que considera o conflito legtimo. Os indivduos e grupos se organizam em associaes, em movimentos populares, em sindicatos, criando um contrapoder social que, direta ou indiretamente, limita o poder do Estado.68 De acordo com a explicao da sociloga da USP, Vera da Silva Telles, os direitos humanos tm uma dimenso transgressora, ligada a essa concepo de legitimidade do conflito exposta por Marilena Chau:
os direitos estruturam uma linguagem pela qual esses sujeitos elaboram politicamente suas diferenas e ampliam o "mundo comum" da poltica ao inscrever

STJ. 6 Turma. rel. Min. William Patterson. HC 4.399/SP. DJU 08.04.1996. Revista do STJ, 87. Fragmento do relatrio do Min. (vencido) William Patterson . p. 366-367.. 67 A concentrao fundiria est na raiz da violncia no campo. (MELO, J. A. T. M. (org.). Reforma Agrria Quando? p. 25.) Dados oficiais revelam que 1,6% dos proprietrios com imveis acima de mil hectares detm 46,8% do total da rea cadastrada pelo INCRA no Pas. Por outro lado, mais de trs milhes de famlias de trabalhadores rurais no dispem de terra para viver e trabalhar. (...) Cerca de 170 mil famlias vivem em acampamentos beira de rodovias ou em reas ocupadas, espera de um pedao de cho, enquanto aproximadamente 840 mil esto cadastradas pelo INCRA como possveis beneficirias da reforma [agrria]. Essa imensa demanda compatvel com a disponibilidade de terra que o Brasil possui Idem, p. 27. Paralelamente a esses problemas enfrentados no campo, h, nas cidades, um drama habitacional, provocado pelos seguintes fatores: valores miserveis dos salrios [j que, entendendo a terra como um bem de troca, preciso ter poder de troca para obt-la, ou para poder us-la], desemprego, violenta especulao imobiliria e finanas pblicas drenadas por um setor parasitrio. (DEL RIO, Manoel. Moradia: um direito e uma luta. In: Direitos Humanos no Brasil 2003: Relatrio da Rede Social de Justia e Direitos Humanos em colaborao com Global Exange. Rio de Janeiro, 2004. p. 213-4) 68 CHAU, Marilena. A sociedade democrtica. p. 336. Neste sentido: A resistncia leva necessidade de identificao de formas de contrapoder de pessoas ou de populaes marginalizadas. (BUZANELLO, J. C. Obra citada. p.104.) A incorporao de sujeitos coletivos como o MST e o reconhecimento da sua importncia na consolidao democrtica, portanto, inserem-se no esforo de resistncia s teses de governabilidade neoliberal e de composio de um leque amplo de contrapoderes que ofensivamente construam um paradigma diferente de prtica poltica e relao entre o Estado, o mercado e a sociedade civil. (GARCIA, J. C. Obra citada. p. 172.)
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

66

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

Poder Judicirio no pode admitir e tolerar.66

Diferentemente do fundamento dos votos, as atuais pesquisas indicam que a causa dos

197

no voto do ministro do STJ, fazem parte desta disputa poltica em torno dos direitos. So tticas usuais neste pas marcado por um baixo ndice de participao poltica 70, reforada por certo preconceito popular contra a militncia. Essa ttica de desmoralizao se articula, e s poderia mesmo se ligar, com a cultura tecnocrtica amplamente desenvolvida pela ditadura militar, segundo a qual a poltica no deve ser vista como coisa pblica, e sim como questo de especialistas oficiais.71 Como bem disse Juarez Cirino em passagem supra citada, questes sociais no podem ser tratadas pela medida de retribuio penal. Tampouco atos de resistncia so crimes, porque pblicos, de reivindicao legtima de direitos fundamentais.

civil/direito de resistncia. A esse respeito, Garcia faz um resgate dos autores, e explica que defendem esse princpio com base no imperativo kantiano de que cada um deve tratar aos

Prossegue, exemplificando com atuaes do movimento negro, movimento de mulheres e de sem terra: Quando os trabalhadores sem-terra fazem as ocupaes de terra, instauram um conflito que mais do que o confronto de interesses, pois abrem a polmica - e o dissenso - sobre os modos como se entende ou pode se entender o princpio da propriedade privada e seus critrios de legitimidade, sobre o modo como se entende ou pode se entender a dimenso tica envolvida na questo social e sua pertinncia na deliberao sobre polticas que afetam suas vidas, sobre o modo como se entende ou pode se entender a questo da reforma agrria, suas relaes com uma longa histria de iniqidades e o que significa ou pode significar para o futuro deste pas. (TELLES, Vera da Silva. Direitos sociais: afinal do que se trata? Revista da USP, So Paulo, v. 37, p. 34-45, 1998. [Verso a mim disponvel sem numerao de pginas.]) 70 GARCIA, J. C. Obra citada. p. 149. 71 GARCIA, J. C. Obra citada. Local citado.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

69

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

na cena pblica suas formas de existncia, com tudo o que elas carregam em termos de cultura e valores, esperanas e aspiraes, como questes que interpelam o julgamento tico e a deliberao poltica. (...) Se certo que a reivindicao por direitos faz referncia aos princpios universais da igualdade e da justia, esses princpios no existem como referncias de consenso e convergncia de opinies. Ao contrrio disso o que define o terreno do conflito no qual as disputas e antagonismos, divergncias e dissensos, ganham visibilidade e inteligibilidade na cena pblica.69

As denncias contra a politizao dos movimentos sociais, a exemplo daquela exposta

1.3 NO VIOLNCIA

A no violncia um requisito para a configurao da legtima desobedincia

198

demais como fins em si mesmos, e no como meios, e ainda para expor o vigor moral daqueles desobedientes, que sofrem a agresso e o preconceito.72 Relativamente ao MST, o que se aplica tambm para os movimentos de moradia, Garcia pondera que muitas das crticas sofridas vm de acusaes de violncia, com frequentes remisses aos conflitos entre os sem-terra e policiais e jagunos, em fazendas ocupadas ou por ocupar. Nesses conflitos, segundo o autor, restam sempre muitos feridos, seno mortos, entre os primeiros, e nmero nfimo entre os ltimos.
73

Paran, a Comisso Pastoral da Terra registrou 51 assassinatos de trabalhadores ligados luta pela Reforma Agrria no estado, entre 1980 e 2007;74 quanto aos demais militantes assassinados, no h estatsticas.
Somente este fato j seria suficiente para indicar seno em todas as circunstncias quem inicia a prtica de atos de violncia, ao menos quem dela se serve de modo desproporcional, podendo descaracterizar excesso punvel. Outro elemento decisivo para a anlise da desproporo entre mortos e feridos de ambos os lados refere-se ao tipo de arma utilizada por cada um: enquanto a imprensa reiteradamente registra que os Sem-Terra estavam armados de foices, faces e enxadas (de fato, instrumentos de trabalho no campo, mas que poderiam ser utilizados como arma branca), as foras repressivas do Estado ou dos proprietrios rurais utilizam armas de fogo de grosso calibre. O resultado no poderia ser muito distinto do observado em Corumbiara ou Eldorado dos Carajs.75

fato de que os movimentos populares no visam violncia, mas sim efetivao do programa constitucional. Frente a esses elementos, Garcia elabora sua proposta:
Nesses termos, creio que a exigncia de no-violncia para a caracterizao dos

72 73

GARCIA, J. C. Obra citada. p. 157. GARCIA, J. C. Obra citada. Local citado. 74 Relatrios Anuais da Comisso Pastoral da Terra. 75 GARCIA, J. C. Obra citada. p. 170. Grifei. 76 DWORKIN, R. Os sem-terra vistos de fora. p. 14.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

Por exemplo: no

Nesse sentido, o prprio Dworkin, em artigo sobre o MST, afirma:


Terrorismo nunca pode ser justificado como desobedincia civil, pois um movimento que use a violncia contra inocentes, ainda que como meio para fins louvveis, no pode pretender que age em respeito aos direitos humanos. Mas o MST, segundo se tem noticiado, no visa violncia: espera, em princpio, atingir seus objetivos sem o uso da fora e a despeito de uma fora terrvel ter sido usada contra ele.76

V-se que a desproporo de fora entre as partes dos conflitos urbanos e rurais e o

199

desobedincia civil, em consonncia com o Estado Democrtico de Direito e as modernas concepes de democracia, desde que observados aqueles critrios, quais sejam, de no tomar a iniciativa da violncia e, em caso de agresso da parte contrria, que a reao seja to somente proporcional.78

3. ASSENTO CONSTITUCIONAL: CLUSULA DE ABERTURA E LIVRE INICIATIVA

compatibilidade ou no com a Constituio brasileira. Na Assemblia Nacional Constituinte, a bancada do Partido dos Trabalhadores apresentou, em 1987, um projeto que continha o direito de resistncia79, com a seguinte redao: assegurado a qualquer pessoa o direito de se insurgir contra atos que violentem os direitos universais da pessoa humana.80 Segundo Jos Genono, autor da proposta:
Se o princpio maior o princpio da soberania popular e dos Direitos Fundamentais da Pessoa Humana, grupos de cidados podem rebelar-se contra a tirania e a opresso quando esses direitos estiverem violados. [No se trata de discutir a

GARCIA, J. C. Obra citada.. p. 171. Ainda que no se trate da espcie de ato poltico objeto desta pesquisa, vale mencionar um exemplo. No final do ano de 2005 a Reitoria da UFPR foi ocupada por um grupo de estudantes. Houve confronto com os seguranas. Mas a ocupao do prdio se deu porque havia dezenas de denncias acerca da higidez do processo de consulta para Reitor - acerca da campanha do vencedor, reeleito sendo que, a despeito disso, as portas da sesso do Conselho Universitrio que homologou o pleito estavam fechadas, com a Polcia Federal, armada, fazendo a guarda, em um dia, e no dia seguinte, um grupo de seguranas privados. O confronto ocorrido entre estudantes e seguranas, do qual resultou um vidro quebrado e a cabea de um aluno seriamente ferida, assim, foi em virtude de uma ao desproporcionada da administrao da Universidade, que bloqueou o acesso quela sesso to importante. Reao moderada, portanto, a uma violncia maior. 79 O que refora o argumento de que direito de resistncia e desobedincia civil podem ser tomados como equivalentes. 80 BUZANELLO, J. c. Obra citada. p. 19.
78

77

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

Sem-Terra como desobedientes no deve ser entendida como sinnimo de vocao para o martrio, e sim como uma dupla exigncia de outra ordem: que eles no tomem a iniciativa do confronto violento; e de que, quando agredidos, limitem sua eventual reao de forma proporcional e moderada, o que exigir sempre uma atividade de ponderao por parte do intrprete no diferente daquela sempre necessria para caracterizar ou no o exerccio da legtima defesa.77

possvel, deste modo, caracterizar a atuao de movimentos sociais como

Aps verificar as caractersticas da desobedincia civil, preciso analisar sua

CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

200

pela clusula de abertura do artigo 5:83


Artigo 5. 2 - Os direitos e garantias expressos nesta Constituio no excluem outros decorrentes do regime e dos princpios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a Repblica Federativa do Brasil seja parte.

Grande do Sul, Slvio Dobrowlski. Para ele a clusula de abertura tem a finalidade de vivificar o sistema constitucional de direitos fundamentais, a todos os direitos fundamentais84.

Fragmento do discurso do autor da emenda de insero do direito de resistncia na Constituio, Deputado Jos Genono, PT, proferido durante o processo de votao, na comisso temtica. (BUZANELLO, J. C. Obra citada. p. 299-201. Grifei) 82 BUZANELLO, J. C. Obra citada. p. 201. Nos discursos apresentados nas Audincias Pblicas da ANC, aparecem os seguintes elementos: a) a fundamentao da resistncia no Direito Natural, no qual as liberdades individuais devem ser mantidas em detrimento da ordem jurdica positiva; b) a necessidade de limitao do Estado, alm dos freios e contra-pesos; c) a necessidade de criar as salvaguardas da sociedade contra o Estado balizado em uma teoria constitucional democrtica; d) o fortalecimento dos direitos e garantias fundamentais; e) a defesa do instituto de autodefesa individual e coletiva contra o governo ou o particular, como legtima defesa pessoal, o estado de necessidade, a greve poltica, a objeo de conscincia e a desobedincia civil. (BUZANELLO, J. c. Obra citada. p. 199.) Contra a consagrao desse direito no texto constitucional, argumentou-se ser esse direito natural, vlido quando o Estado j virou opressor, e deixou de ser de direito. (Pedro Figueredo (ESG RJ), Dirio da Assemblia Nacional Constituinte. Suplementos e atas das comisses. Vol. 2, 27.05.1987. BUZANELLO, J. c. Obra citada. Local citado.) 83 BUZANELLO, J. C. Obra citada. p. 207-208. O autor ainda sustenta que o direito de resistncia tem origem no jusnaturalismo, antes da Revoluo Francesa, mas que hoje a justificao da resistncia, diante do fenmeno do positivismo, est na Declarao Francesa de Direitos, de 1789, e na Constituio Francesa, de 1791. (BUZANELLO, J. c. Obra citada. p. 234-6). Independente de haver previso expressa, o que se defende que o direito resistncia legtimo no por constar em alguma declarao de direitos, mas por ser compatvel e necessrio ao regime democrtico. De qualquer forma, menciono aqui, apenas em nota de rodap, por no ser o centro desta pesquisa, os argumentos do autor que justificam a sua tese de incluso expressa do direito de resistncia na Constituio: mais solidez, extenso ou efetividade na soluo demandada pelas foras sociais e polticas; resistncia inclusive usurpao da soberania militar (como golpes); evitar que previses normativas deponham contra o direito de resistncia constitucional; melhorar a soluo de conflitos polticos entre entes e federados; evitar interpretaes desmedida; tornar-se um recurso educativo na cidadania; consubstanciar nova forma de protesto e impedir ecloso da violncia; clarear com maior evidencia um ato penal e um ato poltico de resistncia; remdiogarantia como enfermidade da injustia. (BUZANELLO, J. c. Obra citada. p. 240.) 84 DOBROWOLSKI, Slvio. Direitos fundamentais a clusula de expanso do artigo 5, pargrafo 2, da Constituio de 1988. In: Revista do Tribunal Regional Federal da 4 Regio. Vol. 61, ano 17. 2006. p. 56.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

81

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

revoluo]; trata-se de outra questo, se a democracia poltica, que consagra certos direitos e certos princpios, deve ser aprofundada e radicalizada no sentido daqueles valores que lhe so superiores ou, ento, ficaremos em uma situao em que a declarao de princpios, porque no tem conseqncia na medida em que ela no radical na valorizao e na superestimao do princpio da soberania. 81

A emenda perdeu de 25 votos a 50,82 mas Buzanello considera que foi recepcionada

A idia tambm defendida pelo Desembargador do Tribunal de Justia do Rio

201

so atos de resistncia albergados pelo artigo 5, pargrafo segundo85. Para ele, a obedincia lei vincula os cidados e tambm o Governo, a quem cabe efetivar os programas sociais. Quando a demora excessiva a ponto de quem precisa de um pedao de terra para trabalhar e viver, lcito, em face desse quadro, concluir que outros caminhos, como a prtica de presses polticas, sejam mais eficazes, para obter a implementao da reforma Agrria.86 Por isso, defende, a ocupao de imveis rurais (acrescento, tambm urbanos) e de reparties pblicas pelos movimentos sociais pode ser a forma mais eficiente de receber resposta dos rgos governamentais, pouco diligentes no cumprimento do programa constitucional. A desobedincia civil lcita quando se convertem em iluses os mecanismos de institucionalizao de resistncia, ou se violam princpios e direitos fundamentais.87 Assim, tem-se que a infringncia lei praticada para o progresso poltico e social da coletividade no sentido de serem cumpridos os dispositivos da Lei maior concernentes redistribuio de terras rurais e para sanar a injustia governamental resultante da deficincia governamental em sanar o respectivo programa(...)88. Juridicamente, conclui, vlido identificar na desobedincia civil um direito fundamental no enumerado, decorrente do regime do Estado Social de Direito, desde que realizada sem violncia contra pessoas e sem destruir coisas. Reafirmando a tese, diz: Se no se quadra ao sistema legal a invaso de terras e de reparties pblicas, tambm no se lhe ajusta a falta de diligncia na realizao de programas constitucionais.89 Nesta toada, Buzanello afirma que
O direito de resistncia um direito secundrio, um direito para ter direitos, haja vista que somente aplicvel no caso de descumprimento de algum direito princpio primrio e, fundamenta-se na contraposio ao Estado, buscando a justia social, a dignidade da pessoa humana, a honradez do governante e o respeito ao pluralismo democrtico. (...) Alis, o julgamento de admissibilidade da resistncia no est somente na conscincia individual, mas no julgamento que se faz com relao aos governantes e ao regime poltico.90

85 86

DOBROWOLSKI, S, Obra citada. p. 69. DOBROWOLSKI, S, Obra citada. p. 71. 87 DOBROWOLSKI, S, Obra citada. p. 71-2. 88 DOBROWOLSKI, S, Obra citada. p. 73. 89 DOBROWOLSKI, S, Obra citada.. p. 72. 90 BUZANELLO, J. C. Obra citada. p. 236.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

Assim, para o autor, as invases que o MST promove, a fim de pressionar o governo,

202

dinamizado com instrumentos de governo:


O direito passa a ser operacionalizado tendo em vista a implementao de polticas pblicas, polticas referidas a fins mltiplos e especficos. [...] [As normas objetivo] passam a determinar os processos de interpretao do direito, reduzindo a amplitude da moldura do texto e dos fatos, de modo que nela no cabem solues que no sejam adequadas, absolutamente, a tais normas-objetivo.92

aquela que enuncia a livre iniciativa. Eros Grau no aceita este princpio, consagrado no artigo 1, inciso IV, da Constituio, apenas restrito liberdade de iniciativa econmica, princpio liberal bsico. Isso seria, segundo ele, reduzir o conceito a uma afirmao do capitalismo. Defende, sim, que a liberdade de iniciativa consagrao da liberdade, fundamento da Repblica e da ordem econmica, salientando o enunciado no artigo 3, I,93 entendendo essa liberdade como, inclusive, resistncia ao poder.94 O objetivo fundamental da Repblica Federativa do Brasil de erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais (CR, art. 3, III), sendo este, segundo Eros Grau, fundamento constitucional de reivindicao, da sociedade, pela realizao de polticas pblicas.95 Afinal, ainda segundo ele, A Constituio um dinamismo (o que, alis,

STJ. 6 Turma. rel. desig. Min. Luiz Vicente Cernicchiaro. HC 5.574/SP. DJU 18.08.1997. RT 747. Fragmento do voto (vencedor) do relator . p. 611-612. 92 GRAU, E. R. A ordem econmica na Constituio de 1988. p. 167. 93 GRAU, E. R. A ordem econmica na Constituio de 1988. p. 202 e 207. 94 Considerada desde a perspectiva substancial, tanto como resistncia ao poder, quanto por reivindicao por melhoria de condies de vida (liberdade individual e liberdade social e econmica), descrevo a liberdade como sensibilidade e acessibilidade a alternativas de conduta e de resultado. Pois no se pode entender como livre aquele que nem ao menos sabe da sua possibilidade de reivindicar alternativas de conduta e de comportamento a a sensibilidade; e no se pode chamar livre, tambm, aquele ao qual tal acesso negado a a acessibilidade. (GRAU, E. R. Obra citada. p. 201. Sublinhei. Itlico no original.) 95 GRAU, E. R. Obra citada. p. 219.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

91

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

No mesmo sentido, o STJ, no paradigmtico acrdo j citado:


[Em sendo a Reforma Agrria obrigao do Estado], Na ampla arca dos Direitos de Cidadania, situa-se o direito de reivindicar a realizao dos princpios e normas constitucionais. A Carta Poltica no mero conjunto de intenes. De um lado, expressa o perfil poltico de uma sociedade; de outro, gera direitos. , pois, direito reclamar a implementao da reforma agrria. Legtima a presso dos rgos competentes para que acontea, manifeste-se historicamente. 91

Isso porque, como bem explica Eros Grau, a Constituio texto normativo

Outra norma constitucional que alberga o direito de resistncia/desobedincia civil

203

enuncia tambm Habermas, como se ver abaixo), e sua ordem econmica aberta.96 Da porque, ao invs de mirabolante, como quer o ministro William Patterson do STJ97, legtimo reivindicar por modelos includentes de produo (e no simplesmente por terra ou moradia isoladamente, pois, como j se mencionou, tais problemas so frutos de uma estrutura econmica e social). Enfim, a clusula de abertura do artigo 5 da Constituio alberga o direito de reivindicar por polticas pblicas, na omisso do Estado (j que a Constituio dotada de normas-objetivo, e que tem como escopo erradicar a pobreza e as desigualdades), e o direito de reivindicar por e modelos includentes de produo, pois a ordem econmica aberta, sendo a resistncia ao poder expresso do princpio da livre iniciativa.

4. CONCLUSES

efetivao de direitos estabelecidos e de criar novos direitos (Chau). Para isso, quando no h acesso suficiente s vias institucionais ou estas no correspondem a critrios de legitimidade no Brasil, o Estado colonizado, sendo que nichos histricos de poder se articulam a novas e amplas estruturas (Francisco de Oliveira) , a desobedincia civil/direito de resistncia (ato realizado em grupo, poltico porque visa totalidade do problema de presso a fim de alterar uma lei ou reivindicar uma poltica social (Arendt, Dworkin, Forst, Rawls) legtimo, desde que no violento ou, ao menos, que a violncia no parta dos objetores e que a reao correspondente seja na medida da razoabilidade (Dworkin e Garcia). Apesar de formalmente contrrio lei, no ato criminoso, porque pblico e de reivindicao legtima excludente de culpabilidade (Cirino dos Santos). O direito de resistncia tem respaldo constitucional: na omisso do Estado em seu dever de efetivao dos direitos fundamentais, albergado pela clusula de abertura do artigo 5 (Dobrowolski e Buzanello); a ordem econmica aberta, pelo que legitimo reivindicar

96 97

GRAU, E. R. Obra citada. p. 315. J citado: STJ. 6 Turma. rel. desig. Min. Luiz Vicente Cernicchiaro. HC 5.574/SP. DJU 18.08.1997. RT 747. Fragmento do voto vencido do Min. William Patterson . p. 610-611.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

Somente as classes populares e os excludos concebem a exigncia de reivindicar a

204

por modos includentes de produo; a resistncia ao poder expresso da livre iniciativa (Grau). O direito de resistncia expresso da e radicaliza a soberania popular (Genono), que pressupe e visa aos direitos humanos.

ARENDT, Hannah. Desobedincia Civil. Em: ARENDT, Hannah. Crises da Repblica. Editora Perspectiva. p. 49-90. BALDEZ, Miguel Lanzelotti. Para o governo brasileiro a moradia no direito. Disponvel em: http://www.vermelho.org.br/museu/principios/anteriores.asp?edicao=54&cod_not=441. Acesso em: 21 jun. 2007. BUZANELLO, Jos Carlos. Direito de resistncia constitucional. Braslia: Amrica Jurdica, 2003. CHAU, Marilena. A sociedade democrtica. Em: MOLINA, Mnica Castagna (org.), entre outros. Introduo crtica ao direto agrrio. So Paulo: Editora UnB, 2002. p. 333-339. __________. Consideraes sobre a democracia e os obstculos sua concretizao. In: TEIXEIRA, Ana Claudia Chaves (Org.). Os sentidos da democracia e da participao. So Paulo: Instituto Polis, 2005. (Publicaes Polis, 47). Anais do seminrio Democracia e Participao; So Paulo, Julho 2004. p. 23-30. CITTADINO, Gisele. Pluralismo, Direito e Justia Distributiva: Elementos da Filosofia Constitucional Contempornea. 3 ed. Rio de Janeiro: Lmen Juris, 2004. CIRINO DOS SANTOS, Juarez. A Moderna Teoria do Fato Punvel. 3 ed. Curitiba: Editora Frum, 2004. COMISSO PASTORAL DA TERRA. Relatrio Conflitos no Campo. Anos 1980-2004. DEL RIO, Manoel. Moradia: um direito e uma luta. In: Direitos Humanos no Brasil 2003: Relatrio da Rede Social de Justia e Direitos Humanos em colaborao com Global Exange. Rio de Janeiro, 2004. DOBROWOLSKI, Slvio. Direitos fundamentais a clusula de expanso do artigo 5, pargrafo 2, da Constituio de 1988. In: Revista do Tribunal Regional Federal da 4 Regio. Vol. 61, ano 17. 2006. p. 45-85. DWORKIN, Ronald. Los Derechos en Serio. Traduccin Marta Gustavino. 5 reimp.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

REFERNCIAS

205

Barcelona: Ariel, 2002. __________. Os sem-terra vistos de fora. O Estado de So Paulo. 24/05/1997. A2, p. 14. FORST, Rainer. Contexts of justice: Political Philosophy beyond Liberalism ans Communitarism. Translated by John M. M. Farrell. Los Angeles: University os California Press, 2002. Item 5.2. GARCIA, Jos Carlos. O MST entre a desobedincia e a democracia. STROZAKE, Juvelino Jos (org.). A Questo Agrria e a Justia. So Paulo: RT, 2000. p. 148-150. GRAU, Eros Roberto. A ordem econmica na Constituio de 1988. 10 ed. rev. at. So Paulo: Malheiros, 2005. HABERMAS, Jrgen. Direito e democracia: entre faticidade e validade. Volume I. 2. ed. Trad. Fvio Beo Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003. HOLANDA, Srgio Buarque de. Razes do Brasil. Edio Comemorativa 70 anos. So Paulo: Companhia das Letras, 2006. LEFORT, Claude. A inveno democrtica: os limites da dominao totalitria. Trad. Isabel Marva Loureiro. 2 ed. Brasiliense: 1987. MELO, Dep. Joo Alfredo Telles (org.). Reforma Agrria Quando? CPI mostra as causas da luta pela terra no Brasil. Braslia: Senado Federal, 2006. MOLINA, Mnica Castagna. A legitimidade do conflito: onde nasce o novo Direito. In: MOLINA, Mnica Castagna (org,), entre outros. Introduo crtica ao direto agrrio. So Paulo: Editora UnB, 2002. p, 29-36. OLIVEIRA, Franisco de. O capital contra a democracia. In: TEIXEIRA, Ana Claudia Chaves (Org.). Os sentidos da democracia e da participao. So Paulo: Instituto Polis, 2005. (Publicaes Polis, 47). Anais do seminrio Democracia e Participao; So Paulo, Julho 2004. p. 13.21. RAWLS, John. Uma teoria da justia. Trad. Almiro Pisetta e Lenita Maria Rmoli Esteves. So Paulo: Martins Fontes, 2002. Captulo VI. REPOLS, Maria Fernanda Salcedo. Habermas e a desobedincia civil. Mandamentos: Belo Horizonte, 2003. RODRIGUES, Jos Honrio. A assemblia constituinte de 1823. Petrpolis: Vozes, 1974. TELLES, Vera da Silva. Direitos sociais: afinal do que se trata? Revista da USP, So Paulo, v. 37, 1998. p. 34-45.

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

206

Potrebbero piacerti anche