Sei sulla pagina 1di 7

SIMULADO DIREITO PENAL - 04/12/13

1- Elder, aps fazer uso de cloridrato de cocana (cocana), saiu pilotando o seu iate. Como estivesse efetuando manobras que colocavam em risco tripulantes de outra embarcao, foi abordado por uma patrulha martima. Aps sofrer busca pessoal e em sua embarcao, foi conduzido delegacia, em face de restar provado o consumo da droga ilcita, no obstante no haver apreenso da mesma e de o piloto no estar com a capacidade psicomotora alterada. Assim, Elder:

a) no praticou crime, em face da ausncia de apreenso de droga ilcita. b) praticou uma contraveno penal (Decreto-lei n 3.688/1941). c) praticou crime previsto no Cdigo de Trnsito Brasileiro (Lei n 9.503/1997). d) praticou crime contra o meio ambiente (Lei n 9.605/1998). e) praticou crime previsto na Lei Antidrogas (Lei n 11.343/2006).

2- Nilo recusou-se a pagar a Henrique uma dvida no valor de mil reais decorrente da aquisio de drogas, razo por que Henrique deu-lhe trs tiros, provocando-lhe leses que causaram a amputao de seu brao direito e a perda da viso de seu olho esquerdo. Depois de vinte e cinco dias de internao, Nilo pediu a seu irmo Saulo que o colocasse prximo ao aparelho fornecedor de oxignio que o mantinha vivo, ocasio em que lhe disse que no queria continuar a viver, pois sabia que, se sasse vivo do hospital, Henrique o mataria. Saulo moveu a cama hospitalar do irmo para perto do aparelho de oxignio e saiu do hospital. Nilo, ento, desligou o aparelho de oxignio da fonte de energia eltrica, na tentativa de se matar. Minutos depois, entretanto, Carlos, mdico de planto, reativou o aparelho, a tempo de salvar a vida de Nilo, que, em razo da falta de oxignio, sofreu sequelas neurolgicas que ocasionaram a perda da fala e do controle de movimentos.

Com base na situao hipottica acima, assinale a opo correta luz do Cdigo Penal (CP). a) Ao cobrar a dvida de Nilo usando de violncia, Henrique cometeu tanto crime de homicdio tentado como de exerccio arbitrrio das prprias razes. b) Saulo cometeu crime de induzimento, instigao ou auxlio ao suicdio na forma consumada, ainda que sua ao no tenha causado a morte de Nilo. c) Tendo deixado de tomar os cuidados necessrios manuteno da vida de Nilo, o que caracteriza negligncia, o mdico responsvel por seu tratamento cometeu crime de homicdio culposo na modalidade tentada. d) Henrique cometeu crime de leso corporal gravssima, uma vez que sua ao provocou a perda de membro e funo de Nilo. e) Saulo cometeu crime de homicdio tentado.

3-A respeito dos crimes contra o patrimnio, assinale a opo correta. a) Considere a seguinte situao hipottica. Roberto tinha a inteno de praticar a subtrao patrimonial no-violenta do automvel de Geraldo. No entanto, durante a execuo do crime, estando Roberto j dentro do veculo, Geraldo apareceu e foi correndo em direo ao veculo. Roberto, para assegurar a deteno do automvel, ameaou Geraldo gravemente, conseguindo, assim, cessar a ao da vtima e se evadir do local. Nessa situao, Roberto responder pelos crimes de ameaa e furto, em concurso material. b) Considere a seguinte situao hipottica. Fernando, pretendendo roubar, com emprego de arma de fogo municiada, R$ 20.000,00 que Alexandre acabara de sacar em banco, abordou-o no caminho para casa. Alexandre, no entanto, reagiu, e Fernando o matou mediante o disparo de seis tiros, empreendendo fuga em seguida, sem consumar a subtrao patrimonial. Nessa situao, Fernando responder por crime de latrocnio tentado. c) Considere a seguinte situao hipottica. Renato, valendo-se de fraude eletrnica, conseguiu subtrair mais de R$ 3.000,00 da conta bancria de Ernane por meio do sistema de Internet banking da Caixa Econmica Federal. Nessa situao, Renato responder por crime de estelionato.

d) Uma das distines entre o crime de concusso e o de extorso que, no primeiro tipo penal, o funcionrio pblico deve exigir a indevida vantagem sem o uso de violncia ou de grave ameaa, que so elementos do segundo tipo penal referido. e) No crime de extorso mediante seqestro, faz jus delao premiada o co-autor que delatou os comparsas e indicou o local do cativeiro, ainda que reste comprovado que a vtima tenha sido liberada aps configurada a expectativa de xito da prtica delituosa, isto , aps o recebimento do dinheiro exigido como preo do resgate.

4-Observe as seguintes afirmativas: I -O crime de autoaborto admite o concurso de pessoas na forma de participao. II -Na hiptese de crime de autoaborto, o partcipe, alm de responder por esse crime, responder por homicdio culposo, no caso de a gestante vir a morrer. III - Na hiptese de crime de autoaborto, o partcipe, responder por essa tipificao na forma qualificada, no caso de a gestante vir a morrer. Consoante a doutrinria penal, est(o) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s): a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) I, II e III. 5-Gertrudez, no escopo de ocultar desonra prpria, aps dar luz criana em casa abandonada, com auxlio de seu amante, Reginaldo, abandona a criana recm-nascida na porta de residncia prxima do local onde a criana nasceu. O recm-nascido no suportando a falta de alimentao a que foi submetido vem a falecer por inanio. Considerando o enunciado, correto afirmar que: a) Gertrudez responde pelo crime de infanticdio, ao passo que Reginaldo responde pelo crime de homicdio.

b) Gertrudez e Reginaldo respondem pelo crime de infanticdio em concurso de pessoas. c) Gertrudez responde pelo crime de exposio ou abandono de recm-nascido, ao passo que Reginaldo responde pela prtica do crime de homicdio. d) Gertrudez e Reginaldo respondem pelo crime de homicdio. e) Gertrudez e Reginaldo respondem pelo crime de exposio ou abandono de recm-nascido na forma qualificada. 6- Em relao aos crimes contra a vida, correto afirmar que: a) somente ser tpica a participao em suicdio, se a vtima conseguir tirar a prpria vida. b) doutrina e jurisprudncia atuais no mais admitem o chamado "homicdio privilegiado qualificado" (art. 121, 1 e 2, do CP), ainda que haja compatibilidade lgica entre as circunstncias. c) de acordo com doutrina pacificada, o infanticdio somente pode ser praticado pela me, j que as circunstncias e condies de carter pessoal no se comunicam ao coautor ou partcipe, que dever responder por homicdio. d) o perdo judicial poder ser aplicado ao homicdio doloso, desde que as consequncias da infrao atinjam o agente de forma to grave que a sano penal se torne desnecessria. e) no crime de aborto, no fundamental que o feto seja expulso j sem vida, mas, sim, que morra em razo da conduta delitiva praticada durante a vida intrauterina. 7- Na praia de Ipanema, Jnior, filho de Pedro, comea a se afogar. O pai, que est olhando, a cena permanece inerte, pois j no agenta mais o filho, embora lhe fosse possvel o salvamento. Maria, me da criana, tenta socorrla, mas, porque no sabe nadar, no consegue impedir a morte da criana. Joo, banhista que est no local, observa os fatos, mas no se intromete, embora tivesse condies de salvar a criana. Nesse caso, correto afirmar que: a) Pedro e Joo devero responder por homicdio na forma omissiva. Maria no responde penalmente.

b) Pedro dever responder por homicdio na forma omissiva (crime omissivo prprio). Maria no responde penalmente. Joo responde por omisso de socorro (crime omissivo imprprio). c) Pedro dever responder por homicdio na forma omissiva (crime omissivo imprprio). Maria no responde penalmente. Joo responde por omisso de socorro (crime omissivo prprio). d) Pedro e Joo devero responder por omisso de socorro (crime omissivo prprio). Maria no responde penalmente. e) Pedro, Joo e Maria devero responder por homicdio na forma comissiva por omisso.

8- No que tange corrupo passiva correto afirmar que: a) a vantagem indevida oferecida , exclusivamente, de natureza patrimonial. b) o ato funcional visado pela corrupo tanto pode ser lcito como ilcito. c) vlido o entendimento de que o funcionrio em gozo de frias no possa ser agente do delito. d) o agente atua para satisfazer interesse ou sentimento pessoal. e) a pena aumentada da metade se o funcionrio pblico retarda, efetivamente, o dever funcional. 9- Com relao ao conceito de funcionrio pblico e s causas de aumento de pena dos crimes praticados por funcionrio pblico contra a administrao em geral, previsto no Cdigo Penal, analise as alternativas a seguir: I. Considera-se funcionrio pblico, para os efeitos penais, quem, embora transitoriamente ou sem remunerao, exerce cargo, emprego ou funo pblica. II. Equipara-se a funcionrio pblico, para os efeitos penais, quem trabalha para empresa prestadora de servio contratada ou conveniada para a execuo de atividade tpica da Administrao Pblica. III. A pena ser aumentada da metade quando os autores dos crimes praticados forem ocupantes de cargos em comisso ou de funo de direo ou de assessoramento de rgo da administrao direta. Assinale: a) se somente a afirmativa I estiver correta. b) se somente a afirmativa II estiver correta. c) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

e) se todas as afirmativas estiverem corretas.

10-Indique a alnea em que se encontra a afirmativa correta, segundo o Cdigo Penal: a) Pratica crime de concusso o funcionrio pblico que exige, para si, vantagem indevida, em razo da funo, embora ainda no a tenha assumido. b) O fato de o agente empregar, na cobrana de tributo devido, meio vexatrio ou gravoso contra o sujeito passivo, configura crime contra a administrao pblica denominado abuso de autoridade. c) O funcionrio pblico que emprega grave ameaa, valendo-se de uma arma, para obter de algum vantagem econmica indevida, pratica crime de concusso. d) Funcionrio pblico que priva algum de sua liberdade, prometendo resgat-lo to logo se lhe pague vantagem exigida, pratica crime de abuso de autoridade em concurso formal com seqestro. 11- Assinale a alternativa CORRETA. a) O latrocnio ser um crime preterdoloso quando a morte resultar de dolo; b) O latrocnio ser um crime preterdoloso quando a morte for acidental; c) O latrocnio ser um crime preterdoloso quando o agente, aps subtrair coisa alheia mvel pertencente vitima, a agride fisicamente; d) O latrocnio ser um crime preterdoloso quando a leso corporal causada na vtima para subtrao do objeto que lhe pertence for de natureza grave. 12- O crime de homicdio classificado como: a) comum, instantneo e material. b) prprio, permanente e formal. c) comum, instantneo e formal. d) prprio, instantneo e material. 13- Quando o agente, querendo matar a vtima, dispara tiros em direo a ela, mas no a acerta: a) no responde por crime nenhum, uma vez que a vtima no sofreu nenhuma leso. b) responde por porte ilegal de arma apenas. c) responde por tentativa de homicdio, pois queria matar a vtima. d) responde por tentativa de leso corporal, pois no chegou a lesionar a vtima.

14- A" est agonizando no hospital, sem poder se mexer, e pede que "B" lhe d veneno para morrer. Nessa hiptese, caso "B" atenda ao pedido de "A":

a) responder por crime de instigao ao suicdio. b) responder por crime de homicdio qualificado pelo emprego de veneno. c) responder por crime de homicdio privilegiado. d) no responder por nenhum crime.

15- "A", ao sair da garagem de sua residncia com seu carro, sem perceber, atropela seu filho de 02 anos, que brincava tranquilamente atrs do veculo, vindo este a falecer. Nessa hiptese, "A":

a) responder por homicdio doloso, com pena aumentada, tendo em vista que a vtima era menor de 14 anos. b) responder por homicdio culposo, com pena aumentada, pois o crime resultou de inobservncia de regra tcnica. c) no cumprir pena alguma pelo crime, tendo em vista que as consequncias da infrao o atingiram de forma to grave que a sano penal se tornou desnecessria. d) responder por homicdio privilegiado, tendo em vista o domnio da violenta emoo.

GABARITO

1-E 6-E 11-B

2-B 7-C 12-A

3-D 8-B 13-C

4-D 9-C 14-C

5-E 10-A 15-C

Resultado: 74%

Potrebbero piacerti anche