Sei sulla pagina 1di 5

Um aqurio com plantas no necessita de qualquer estrutura, j que h plantas pouco exigentes e que nem de um substrato precisam.

J um aqurio plantado requer uma certa estrutura e um certo esforo para ser mantido. Comeamos ento com os pontos importantes para mantagem e manuteno de um aqurio plantado. I - Substrato Um aqurio plantado normalmente vai contar com algumas plantas pouco e outras muito exigentes. Para as mais exigentes necessrio um substrato frtil. O substrato frtil pode ser uma camada de hmus tratado, com cerca de 1 a 2 centmetros de espessura. H ainda substratos industrializados prontos para serem utilizados em aqurio, mas com um valor mais elevado. Alm disso pode-se espalhar laterita no fundo (que vai disponibilizar ferro para as plantas), fertilizantes de liberao lenta que fornecero nutrientes para as plantas. Aps feita a camada frtil, deve-se isolar esta da gua, fazendo uma camada inerte. Essa camada inerte deve ter cerca de 4cm e poder ser feita com areia de construo tratada, areia de filtro de piscina, cascalho, entre outros. II - Filtragem A filtragem mais recomendada de 5 vezes o volume do aqurio, por exemplo, um aqurio de 100 litros deveria ter uma filtro com vazo de 500L/H pelo menos. Mas essa filtragem pode variar de 3 a 8 vezes o volume do aqurio, dependendo do aquarista e da necessidade. Como filtros temos: -Filtro externos hang-on, que so os mais utilizados que ficam "pendurados" no vidro do aqurio; -Filtro interno, que so filtros que ficam dentro d'gua; -Filtro externo tipo canister, so os mais potentes e eficientes quando se trata de filtragem; -Filtro UV, que tm como funo esterelizar a gua; entre outros. Pode-se ainda contar com elementos filtrantes como carvo ativado, anis de cermica, entre outros elementos que tornam a gua apropriada para os peixes, sendo os anis de cermica indispensveis, j que alojam bactrias nitrificantes para fazer a filtragem biolgica, que a filtragem mais importante do aqurio. III - Iluminao Fala-se muito de 1 Watt por litro da lmpada fluorescente e 6500K de temperatura de cor. Mas sabe-se que a maior parte das plantas podem ser mantidas entre 0,5 e 0,8W/L. O fotoperodo deve simular o natural, ou seja, de 10 a 12 horas/dia de luz e 12 a 14 horas de perodo escuro. Em caso de aparecimento de algas, esse fotoperodo pode ser diminuido para 8 horas. IV - Gs Carbnico Como se sabe, o CO2 parte da frmula bsica da fotossntese das plantas, e no aquarismo no diferente. ideal colocar pelo menos uma garrafa caseira para injetar CO2 no aqurio, embora h plantas pouco exigentes em relao ao CO2. V - Troncos, Rochas e ornamentos

interessante a colocao de troncos, rochas ou outros itens de ornamentao artificial, que bem pessoal. No meu caso no gosto de itens artificiais em um aqurio natural. No caso de troncos importante o tratamento antes de coloc-los no aqurio. Pode-se tratar em imerso em gua fervendo, soluo com sal iodado e cloro ativo. Para as rochas a ateno deve estar voltada para possveis alteraes nos parmetros da gua como o pH. VI - Temperatura da gua fundamental para manter os peixes um termostato, para que mantenha a temperatura sempre constante, sem prejudicar assim os peixes com variaes na temperatura d'gua. Apresentado os itens mais importantes, vamos a montagem e manuteno. 1 - MONTAGEM Tendo o aqurio e todos os acessrios em mos vamos ao passo-a-passo. 1.1 - Preparao do substrato Primeiramente espalha a laterita concentrada pelo fundo do aqurio.

Feito isso, espalhar o hmus tratado pelo fundo do aqurio, formando uma camada de 1 a 2 cm de espessura.

Em caso de utilizar de algum fertilizante de liberao lenta, espalhar pelo hmus, enterrando as microcpsulas. Por fim, preparar a camada inerte, cerca de 4cm.

Est pronto o substrato! J pode enxer o aqurio, utilizando alguma superfcie rgida no substrato para que a gua da mangueira no bata direto no mesmo, bagunando todo o substrato. (Algumas pessoas preferem plantar antes de enxer o aqurio, fica a critrio de cada um). 1.2 Ciclagem Uma vez que o aqurio est cheio, o filtro dever ser ligado e o aqurio entra em um perodo de 30 dias ciclando. A ciclagem importante para formar colnias de bactrias que futuramente participaro da decomposio de dejetos de peixes e restos de rao. 1.3 Testes dos parmetros da gua Aps a ciclagem importante medir os parmetros da gua. Os testes que deve-se ter controle so: Amnia, Nitrato, Cloro, PH, GH e KH. 1.4 Fauna Estabilizado o aqurio, j podem ser colocados os peixes. A escolha da fauna do aqurio muito pessoal mas importante lembrar que as espcies de peixes devero ser compativeis umas com as outras, por exemplo, as diferentes espcies devero ser de mesmo pH e temperatura ideal aproximada entre eles. Alm disso importante saber a compatibilidade entre espcies em questes de agressividade, etc. 2 - MANUTENO Aps montado o aqurio, preciso mais pacincia ainda, para poder dar a manuteno necessria ao aqurio. 2.1 - Troca Parcial de gua (TPA) A troca parcial de gua o que o prprio nome j diz. A troca de certa porcentagem de gua traz novos nutrientes e renova a gua do aqurio. Nas primeiras semanas apos a montagem recomendado a troca de 50% da gua semanalmente. Aps o primeiro ms pode passar para 30% semanalmente e assim manter. 2.2 - Sifonagem Consiste no uso de uma mangueira para succionar a gua, podendo assim "aspirar" os dejetos e demais impurezas que se acumulam no substrato e outras superfcies. 2.3 - Manuteno do filtro Para melhor funcionamento do filtro e maior eficincia da filtragem, importante a manuteno regular do filtro. falado em lavagem semanal, as vezes mensal, mas na verdade importante o bom senso do aquarista para ver quando o filtro j est com sujeira acumulada dificultando a passagem da gua. Cada aqurio tem suas prprias caractersticas e requer toda ateno do aquarista para assim, se definir a melhor forma de manuteno e a escala de testes que sero feitos para manter-se controle de pH, GH, KH, amnia, dureza, etc.

O que mais preciso no aquarismo plantado pacincia mas apesar de todo o trabalho, a recompensa tima. Depois s relaxar e curtir toda a beleza e tranquilidade que se passa dentro de um aqurio plantado.

Potrebbero piacerti anche