Sei sulla pagina 1di 35

A PROPRIEDADE TERRITORIAL NOS PRIMORDIOS DO DIREITO BRASILIRO Ana Paula Rocha do Bomfim1

Resumo.: Anlise sobre a histria do propriedade territorial no Brasil, desde as capitnia hereditrias at a Lei de Terras, demonstrando no somente a evoluo do sistema jurdico, como as transformaes inerentes das transformaes legais e as influncias no quadro fundirio atual Palavras-Chaves: Lei de Terras, propriedade, capitanias hereditrias. 1. Consideraes preliminares necessrias. O presente trabalho cientfico traduz uma anlise histrica da propriedade territorial no Brasil do Brasil-Colnia at a Lei de Terras. As preocupaes com a relao a histria da propriedade territorial nasce da necessidade de se compreender a estrutura agrria hoje existente, bem como os problemas fundirios hoje to conhecidos por todos ns brasileiros.

A temtica escolhida por demais importante e demonstrara no decorrer do seu estudo inclusive a forma de colonizao do territrio, atravs da diviso da terra brasilis em capitanias que eram distribudas atravs do sistema donatarial. 1.1. Definio do objeto de pesquisa e delimitao do problema O objetivo da pesquisa desenvolvida traar o histrico da propriedade territorial no Brasil desde o Brasil colnia at a Lei de Terras, inclusive demostrando a evoluo dos ttulos referentes a estas propriedades.

1.2. A justificativa da escolha do tema.

A importncia deste estudo incomensurvel uma vez que preliminarmente, pois que poucos so os trabalhos que delimitam o presente tema com o aprofundamento que se pretende com o objetivo de servir de referencial para estudos de Direito da Propriedade Rural e dos problemas fundirios hoje existentes. Esta proposta de estudo vem inclusive explorar de forma mais aprofundada a ocupao territorial nos estados da Bahia, Sergipe e Espirito Santo, atravs de informaes
1

Advogada, graduada em Direito pelo UCSAL Salvador/Ba, especialista em Direito Econmico pela UFBA- Ba, mestra em Direito das Relaes Internacionais pelo UNICEUB- Df, professora das disciplinas de Direito, Direito Civil, Direito Comercial e Mediao e Arbitragem na Graduao e na Ps-graduao. Autora de diversos livros e artigos jurdicos, Diretora do Instituto Brasileiro de Mtodos Extrajudiciai de solues de Controvrsias. Consutora de diversas entidades nacionais na seara dos MESCs. Ex-gestora naconal do Projeto CACB-SEBRAE-BID de Disseminao e Consolidao da Mediao e Arbitragem..

inditas extradas do acervo dos arquivos do Instituto Histrico e Geogrfico da Bahia, como por exemplo dos originais de documentos de doaes de sesmarias, datados de 1532 a 1535, dentre outros, documentos, bem como obras raras de historiadores preocupados em explorar a historia da ocupao do territrio brasileiro, a exemplo do trabalho de Felisbello Freire.. 1.3. Definio de objetivos O presente estudo tem como objetivo traa o historico da propriedade territorial no Brasil durante o descobrimento at a Lei de Terras. O estudo abranger todo o desenrolar do desenvolvimento e evoluo da titularidade da terra, seja ela sobre a forma de posses ou propriedade, bem como a comprovao desta. O desenvolvimento do estudo proposto tem sua viabilidade confirmada pela correta identificao das suas fontes, sejam elas primrias ou secundrias e pelo conhecimento e vivncia da doutoranda, que aliados levaram identificao e anlise do objeto deste estudo. 1.4. Metodologia Metodologicamente falando, o presente estudo utilizou-se do mtodo emprico, como meio de desenvolvimento do processo pesquisa e produo cientfica. A forma de desenvolvimento do trabalho de pesquisa tem cunho histrico-jurdico, objetivando identificar os elementos histricos existentes em torno da evoluo da propriedade territorial desde o perodo da colonizao at o ano de 1.850.

Partindo inicialmente do rastreamento de todas as fontes de informao: primrias e secundrias existentes e que vieram a surgir durante todo o curso do trabalho A partir do trabalho de levantamento bibliogrfico e das demais fontes de informao, iniciou-se todo um trabalho de anlise sistemtica das informaes levantadas. Como fonte primrias documentais teremos documentos da Corroa Portuguesa (Alvars, Cartas de Concesso, Cartas de Confirmao, Correspondncias, Resolues, etc) e a Lei n 601, de 1850. Como fontes secundrias tericas ou doutrinrias referentes nova lei, at o presente momento as mesmas so muito poucas, porm afim de suprir este ponto utilizaremos como fontes textos, artigos, entrevistas e materiais publicados em revistas jurdicas e especializadas na rea de conhecimento com por exemplo, a revista do Instituto Histrico e Geogrfico da Bahia. Como fontes secundrias ainda ser utilizado todo o material colhido via Internet nas pginas jurdicas de instituies de ensino e pesquisa, das associaes e diversas revistas jurdicas.

2. A OCUPAO DAS TERRAS NO NOVO MUNDO

O Brasil foi descoberto em 1500 por Pedro Alvares Cabral no perodo das investidas expansionistas dos pases ibricos. Todo o suporte econmico da vinda cabralina para o Brasil foi concedido pela Ordem da Milcia de N. S. Jesus Cristo e, portanto, ficara o clero um avalista das terras recm descobertas e um credor exigente da Coroa portuguesa dos mritos materiais da conquista. Desta forma, confundido, por deferncia papal, o padroado com o poder real, a vida da colnia, recm-descoberta, anexada ao rol dos bens pblicos da Coroa, iria girar em torno de dois aspectos: o econmico e o poltico. O aspecto jurdico, com suas nuanas j anteriormente traadas em sua forma bsica, atravs de tratados e convenes, iria decorrncia automaticamente como uma projeo daqueles dois fatores. No seria correto juridicamente atribuir direitos aos autctones sobre as terras apossadas pela Coroa portuguesa, apesar de muitos o afirmarem no princpio, a terra era dos ndios. 2Assim tambm conclui Joaquim Luiz Osrio, quando assenta que os ndios so os legtimos senhores do territrio ocupado na Amrica pelos europeus a ferro e fogo. Aos ocidentais pareceu legtima essa ocupao em nome da civilizao. Foi visto no captulo anterior que os reis de Portugal e Espanha, sabedores das terras existentes no Ocidente, lograram dividi-las o que foi feito atravs de ato jurdico perfeito, sob a forma de tratado internacional. No obstante os reclames dos monarcas gauleses, as avenas luso-espanholas foram tidas como perfeitas e legtimas, inclusive pela autoridade da Igreja. dessa forma, as terras, juridicamente, ou eram de Portugal ou da Espanha, a partir de 7.6.1494. Dizer-se, portanto, que, antes de ser descoberto, o Brasil era dos ndios, como se v, fere bsicos princpios e normas de Direito Internacional. Paralelamente, somos levados a concluir que a existncia de terras no ocidente era fato de conhecimento notrio das duas Cortes, porquanto no se justificariam as reiteradas corridas ao Papa e as entabulaes de tratados sobre guas e espaos vazios. E mais, sabiam ser essas terras desabitadas, como de fato, o eram, no conceito da poca. Os selvagens no representavam gente humana, mas apenas tinham a forma humana. No poderiam, portanto, ser sujeitos de direito algum, mesmo porque, sem civilizao, no se poderia falar em Direito; este fruto daquela. Os indgenas integravam a Terra de Santa Cruz como naturais, como coisas de forma humana, que diante das leis bizantinas, assemelhavam-se s res nullius, podendo, inclusive, ser objeto de posse e propriedade como seres privatus. A escravido dos silvcolas no estranhava ao Direito, o que adita-se, era prtica recidiva e prestigiada, sob o manto da lei.

BORGES, Paulo Torminn. Instituies Bsicas de Direito Agrrio. Ed. Juriscredi, 1974

Com efeito, a civilizao dos naturais da terra no autorizava o deferimento de quaisquer prerrogativas cientficas, em seus benefcios, pelo que, carentes, inclusive do sentimento de propriedade privada, fugiam-lhes quaisquer argies destes direito. Dessa forma, repetimos, dizer-se que as terras eram dos ndios, ou que eram eles os legtimos senhores do territrio, , a nosso ver, incorrer em inescusvel erro. No que se respeita, por outro, ao que se assentou no incio deste captulo, ou seja, ao apoio econmico dado pela Ordem de Cristo empresa portuguesa, tambm faz-se necessria alguma correo aos escritos dos doutos. Rui Cirne Lima afirma, que as terras do Brasil, pertenceram Ordem de Cristo, o que parece uma colocao erronea e merecedora de reparos. Na poca do descobrimento, existiam as injues da Ordem, as quais eram concedidas parte os auxlios econmicos, adstritas administrao religiosa, como a jurisdio da f, a converso dos gentios, etc. Desta sorte, as relaes que vinculavam a Ordem s terras do Brasil eram de natureza espiritual, de gesto da crena catlica. A propriedade territorial do Brasil integrava indissoluvelmente aos bens do Imprio Luso, ou seja, por direito seriam terras pblicas da Coroa Portuguesa. A Histria do Brasil nos relata fato que se tornou notrio: Pedro lvares Cabral tomou posse da nova terra em nome do Rei de Portugal. Este marco veio ratificar o domnio que j anteriormente havia se estabelecido e firmado: e assim. decorrente deste fato, passaram estas terras a integrar particularizadamente o patrimnio pblico da Coroa Portuguesa. Com efeito, necessrio se faz o esclarecimento de alguns pontos obscuros e mal entendidos a respeito da Ordem de Cristo em relao ao domnio eminente, supostamente atribudo a esta entidade. Conforme j se salientou, o Mestrado, gesto dessa Ordem, no era de um administrador pblico, nem tampouco tinha quaisquer atribuies delegadas do poder imperial, quer a servios ou atribuies pblicas, da ser inteiramente improcedente qualquer tese que se assente neste pressuposto. Um emrito estudioso desta matria, Paulo Garcia, nos ensina que Nos primrdios da colonizao, todo o territrio do Brasil estava sujeito jurisdio da Ordem de Cristo, e devia a ela o pagamento do dzimo para a propagao da f. Mas era prprio Rei o administrador perptuo dessa Ordem. Por a se v que, o Rei de Portugal no tinha nenhum direito sobrenatural sobre as terras do Brasil. Nem tampouco tinha, sobre estas terras, o chamado domnio eminente, que alguns autores pretendem reconhecer" Com relao a questo das propriedade des terras brasilis, Paulo Garcia ainda afirma que verdade que, ao ser descoberto o Brasil, suas terras passaram a integrar o patrimnio do Rei de Portugal. O Rei, porm, era um simples proprietrio dessa s terras, embora tivesse tambm sobre elas a soberania, que emanava de sua qualidade de Chefe de Estado.

O padroado era uma srie de privilgios que consistiam em indicar bispos, instaurar dioceses, designar clrigos para cargos e dignidades eclesisticas, fazer velar o culto e a administrao dos misteres religiosos, fomentar a propagao da f crist, etc. Assim, este padroado, pela Bula Inter Coetera, de Calixo III; foi transferido Ordem da Milcia de N. . Jesus Cristo. ora, o Rei de Portugal, na sua qualidade de Gro-mestre da Milcia, tinha a competncia de exercer a gesto do padroado, ento sob sua tutela. Portanto, o poder de administrar a f catlica, propagar o evangelho entre os pagos e demais atribuies inerentes ao padroado, tocava diretamente ao Chefe de Estado portugus. da a correta afirmao de que a sujeio espiritual da Colnia era devida ao Rei de Portugal. Quanto assertiva de que o Rei de Portugal, era um simples proprietrio dessas terras, isto deixa entender o carter privatstico deste domnio no rol dos bens particulares do monarca. E, se foi esta a didtica do insigne mineiro, com ela no condescendemos. As terras do Brasil, no nos pode levar a concluir que foram regidas pelo ius communi simplesmente o fato de seu desmembramento ter sido feito sem embarao, em vista da doutrina da imprescritibilidade ou possveis indisponibilidades da Coroa. Nada nos leva a crer que, ainda que extra commercium, estas terras integrassem o patrimnio privado do monarca. O objeto das concesses era a terra pblica, e no terra particular do Rei portugus. Nesta linha de pensamento, entendemos que a matria girava na rbita do ius publicum; portanto, desafeta ao ius communi. O territrio brasileiro era uma propriedade pblica da Coroa. Esta como entidade de Direito Pblico, e no como entidade privada propriedade do Rei de Portugal isto a entender a situao do Chefe de estado, como representante da Nao. Estas concesses feitas pelo monarca no exerccio de suas funes pblicas, portanto em nome e pelo Estado nada tinham de estranho ou ilegal, como poderia parecer. Para se ter como exata esta ponderao, chamemos o testemunho de Pedro Calmon, que, do seu magistrio, ensina escorreitamente: O desmembramento das coisas comuns, a propriedade territorial, integrante do ager publicus, se fazia mediante o simples ato do poder majesttico, delegando a alguns a propriedade pblica2. E nisso nenhuma novidade existia, porquanto a confuso primitiva do Estado no soberano, noo essa de Direito Pblico que o Oriente ensinou a Roma, tendia a proteger a propriedade pblica com as prerrogativas majestticas, e at msticas da intangibilidade do tirano. Nenhum impedimento legal havia que pudesse entravar estas concesses, sendo estas terras disponveis em relao Corte: usando uma terminologia moderna, poderamos cham-las de bens patrimoniais.

Escreve com perfeio Queiroz Lima, num reforo deste entendimento, que As capitanias hereditrias, pela doutrina do Direito Comum, tinham a categoria de concesses do Estado. O territrio brasileiro, integrando o rol dos bens pblicos da Coroa portuguesa, sofreu o idntico processo de desmembramento verificado em Portugal em princpios do sculo XIV, resultou a criao dos latifundium, tambm chamados feudos. Os bens que os reis possuam como pessoa de Direito Privado representavam os bens de reguengos ou realengos. Estes, sim, sujeitos ao ium communi, o Rei os administrava como simples proprietrio. O Brasil-Colnia, com suas vastas extenses territorial, era insito ao patrimnio pblico da Coroa portuguesa, e sobre estas reas exercia o chefe da monarquia lusa o seu domnio eminente-poder de mando, de imprio. de jurisdio, o poder poltico. Com efeito, o Rei de Portugal tinha sobre as terras do Brasil os seguintes podres: de administrao religiosa, oriunda do padroado da Ordem de Cristo, na sua qualidade de Gro-mestre; de domnio eminente, oriundo da Nao portuguesa, na sua qualidade de Chefe de estado; de disponibilidade do patrimnio pblico, oriundo das atribuies polticas, como gestor da coisa pblica. Por direito, como anteriormente visto, oriundo do descobrimento todas as terras do territrio brasileiro pertenceriam por ttulo originrio Coroa Portuguesa, somente em 7 de setembro de 1822, o Brasil conquistou o domnio deste territrio por fora da independncia conquistada.. Na poca da descoberta da Terra de Santa Cruz3, semelhana dos europeus post-medievalismo, viviam os portugueses uma poca de encantamento e exacerbao do Oriente, sobretudo das ndias a terra de riquezas abundantes, cantada pelos Lusadas. Desta forma, em contrapartida, a terra de Santa Cruz cantada nos versos de Cames como a terra pouco sabida, ficou no esquecimento, uma vez que a declarao de Pero Vaz de Caminha, testemunha ocular da descoberta das novas terras, afirmava que no pode ser identificada nenhum tipo de riqueza: at agora, no pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem cousa alguma de metal, nem lho vimos . A certa altura, contudo, este quadro de abandono haveria de mudar em decorrncia do perigo das invases, sobretudo inicialmente dos franceses, mais especificamente dos gauleses. A partir da dcada de 1510, a costa brasileira seria freqentada com assiduidade por piratas franceses. Este quadro ainda se agravou quando o Rei Francisco I, entendendo dever lutar contra o estado das coisas vigentes, decidiu lutar por uma diviso mais eqitativa dos direitos repartidos, incentivando agora a iniciativa privada.
3

Terra de Santa Cruz era uma denominao das terras brasileiras na poca do descobrimento.

Dom Joo III tentou resolver o problema de forma diplomtica, sem contudo se descuidar da proteo a costa brasileira, com a utilizao das esquadras de patrulhamento de Christovo Jacques, em 1526, e de Martim Afonso de Souza, em 1530. Todos os esforos foram em vo, pois que Dom Francisco I no honrava as suas promessas e compromissos firmados, e to logo as esquadras de patrulhamento se afastavam, os piratas gauleses se aproximavam, facilitados pela grande extenso do mar territorial brasileiro. Ante a todo este problema, a colonizao das terras brasileiras tornavam-se uma necessidade eminente, face ao perigo francs. A Coroa Portuguesa recebeu duas propostas de colonizao das terras brasileiras, contudo as mesmas no foram aceitas pelo Rei. A primeira proposta fora efetuada em carta sem data remetida por D. Joo de Melo da Cmara, o qual se propunha a colonizar o Brazil s prprias custas, trazendo em duas viagens mil homens, dispostos a ocupar uma terra que segundo ele no tinha nenhum proveito e poderia Ter muito se devidamente aproveitada. A outra proposta de colonizao fora intentada por Christovo Jacques, conhecedor do meio, uma vez que estivera duas ou trs vezes em terras brasileira comandado as esquadras a patrulhar a costa brasileira. A sua proposta contudo restou sem resultado prtico, face os entraves da burocracia da corte. Vale ainda salientar que durante as trs primeiras dcadas de 1500, o contigente de brancos na terra brasilis4 seria insignificante: aventureiros, que fugiam de navios em viagem para a ndia, nufragos largados ao longo da costa, contrabandistas e piratas de passagem, dedicados sobretudo ao comrcio do pau-brasil e membros de tripulaes dos barcos das esquadras de patrulhamento que se abrigavam nos portos. Ao longo deste perodo das trs primeiras dcadas de 1500, somente se tem conhecimento de um caso de concesso de terras, legitimada e escorada em chacela da Coroa Portuguesa, referente a doao da Ilha de So Joo, hoje conhecida como Fernando de Noronha, em favor do lusitano Ferno de Noronha, em carta de 24 de janeiro de 1504, mediante o pagamento dos dzimos, para nela lanar gado e romper e aproveitar, segundo mais lhe aprouver5. Na ausncia de disciplinamento especfico, segundo Costa Porto, parece lcito concluir que, na fase indistinta em que o Brasil amanhecia, alenta ocupao do solo colonial se teria processado a base da simples ocupao, ou detentio dos romanos, no nos restando, pelo menos elementos documentais positivando vigorasse qualquer regulamentao escorada em norma baixada pelo poder pblico.6 Somente no incio da dcada de 1530 foram adotadas as primeiras providncias oficiais para a colonizao das terras brasileiras, quando da expedio
4 5

Terra brasilis trata-se de uma denominao do territrio nacional no perodo colonial. Pereira da Costa, anais de Pernambuco, n 1, pg. 66 6 Costa Porto, Jos da. Formao territorial do Brasil. 18 ed., Braslia, Fundao Petrnio Portela, 1982.

comandada por Martim Afonso de Souza, senhor de Prado e dAlcantara, Alcaide-Mor da Casa de Bragana e de Rio Maior.

2.1. Das Capitanias Hereditrias Em 28 de setembro de 1530, escrevia o Rei Dom Joo III a primeira carta rgia a Martim Afonso de Souza, informando que tinha decidido dividir o territrio em Capitanias Hereditrias com cinqenta lguas de costa cada uma, sendo que a comeas de Pernambuco at o Rio do Prata: algumas pessoas me requeriam capitanias em terras do Brazil, no querendo antes disto nada fazer, esperando por vossa vinda, para com vossa informao fazer o que bem me parece, e que na repartio que disso se houver fazer, escolhaes a melhor parte. E porm porque depois fui informado que de algumas partes faziam fundamento de povoar a terra do dito Brazil, considerando eu com quanto trabalho se lanaria fora a gente que povoasse depois de estar assentada na terra, e Ter nella feitas algumas foras (como j em Pernambuco comeava a fazer, segundo o Conde da Castanheira vos escrever), determinei de mandar demarcar de Pernambuco at o Rio da Prata cincoenta leguas de costa a cada capitania, e antes de dar a qualquer pessoa, mandei apartar para vs cem leguas, e para Pero Lopes, vosso irmo, cincoenta leguas nos melhores limites dessa costa, por paracer depilotos e de outras pessoas de quem se o Conde, por meu mandado informou; como vereis pelas doaes que logo mandei fazer que vos enviar; e depois de escolhidas estas cento e cinquenta leguas de costa para vs e para vosso irmo, mandei dar a algumas pessoas que requereram capitanias, parece que se dar a maior parte da costa; e todos fazem obrigaes de levarem gente a navios a sua custa, em tempo certo, como a vs o Conde mais largamente escrever; porque elle tem cuidado de requerer vossas cousas, e eu lhe mandei que vos escrevesse. Apesar da resoluo rgia datar de 1532, todavia, somente em 1534, iniciou-se efetivamente a distribuio das capitanias. Basta dizer que a doao de Duarte Coelho data de 10 de maro de 1534. Tal lapso temporal deveu-se ao fato do Rei achar imprescindvel as informaes de Martim Afonso de Sousa que retornou Portugal, l chegando em meado de 1533.

Nas cartas de doao das capitanias, como na de Duarte Coelho, explicava o Rei porque derivava para aquela forma excepcional : quanto servio de Deus e meu proveito e bens dos meus reinos e senhorios dos naturais e sditos deles ser a minha costa e terra do Brasil mais povoada...assim para se nela haver de celebrar o culto e ofcios divinos e se exaltara nossa santa f catlica....como pelo muito proveito que se segur.... de se a dita terra povoar e aproveitar.

Foram criadas no perodo de 1534 a 1536 um total de 14 capitanias hereditrias, de 30 e de 100 lguas de costa e fundos, at a linha de Tordesilhas. Perfazendo ento um total de 15 capitanias e doze donatrios, visto que os dois irmos Souzas tinham s para si

180 lguas, distribudas em cinco pores separadas, e no em duas inteirias. Entre os direitos rgios outorgados aos donatrios estava o direito de distribuir sesmarias. A Martim Affonso de Souza foram doadas as terras desde o lado do norte da Barra Grande de S. Vicente, at 12 lguas mais ao sul da Ilha de Canana ou at quase uma das barras de Paranagu e do outro lado os terrenos desde o Rio Yuquery-guer at 13 lguas ao norte de Cabo Frio, pela barra do Macah.7 A doao de Pero Lopes estendia-se desde o Yuquery-guer at a Barra de So Vicente e de Paranagu para o sul at quase Laguna, em altura de 28 graus e um tero e mais 30 leguas ao norte da Ilha de Itamarac, a comear dela.8 A doao de Pero de Ges entestava com a de Martim Affonso de Souza, terminando-se no Baixo dos Pargos ou em Itapemirim. Constituiu depois a Capitania da Parahyba do Sul ou dos Goyatacazes.9 A doao de Vasco Fernandes Coutinho por sua vez comeava onde acabava a de Pero de Ges, em uma extenso de 50 lguas at o Rio Mucury. Esta capitania hoje o estado do Espirito Santo.10 Do Rio Mucury para o norte at a Barra do Rio Pochim, na altura de 15, estava situada a Capitania de Porto Seguro, doada a Pero Campos Coutinho.11 A doao de Jorge de Figueiredo Correia estendia-se dos Ilhus at ao sul da Barra da Bahia, sem que na doao viesse a raia dessa capitania com a anterior.12 A de Francisco Pereira Coutinho estendia-se desde a foz da Barra da Bahia at a do Rio So Francisco, ficando esse rio para a doao de Duarte Coelho, que se estendia at a foz do Iguarass, em 60 lguas.13 A margem direita da Foz do Rio Iguarass, no canal do Itamarac situava-se a feitoria de Christovo Jacques. A aproximadamente uns 50 passos ao norte desta feitoria restava o ponto de partida da raia septentrional da Capitania de So Marcos. Para o Norte se contavam as restantes 30 lguas da doao de Pero Lopes, as quais iam at a Baa da Traio, compreendendo parte da actual provncia da Paraba, incluindo a Ilha de Itamarac. 14 A doao de Joo de Barros e Ayres da Cunha estendia-se da Bahia da Traio, na extenso de 100 lguas, at a boca do Rio Mundah, territrio hoje da Paraba, Rio Grande do Norte e parte do Cear.15

7 8

Revista di Instituto Geogrfico e Histrico da Bahia, vol. 43, pg 35. Ver. Cit. 9 Ver. Cit. 10 Ver Cit 11 Ver. Cit. 12 Ver. Cit. 13 Ver Cit. 14 Ver. Cit. 15 Ver. Cit.

A doao de Antnio Cardoso de Barros estendia-se 40 lguas do Rio Mundah junto a foz do Rio Paraba, onde esto hoje o Piau e parte do Cear.16 A de Fernando lvares de Andrade, de 75 lguas que se estendiam at o norte do Rio Turiass, atualmente o estado do Maranho.17 E, finalmente, a doao de Joo de Barros e Ayres da Cunha de 50 lguas at o extremo da conquista portuguesa, hoje estados do Par e Amazonas.18 Todas estas doaes perfaziam um total de 735 lguas de 16 2/2 ao grao equinoxial. Observando-se as doaes podemos concluir que no foram efetuadas doaes ao sul de S. Amaro, por isso mesmo que o governo no sabia at onde ia o seu domnio, desta forma a parte do sul ficou anexado Coroa, sendo denominada capitania do Rei, de S. Gabriel e por fim Rio Grande do Sul. As capitanias teriam 60 lguas, sendo que em verdade cada capito recebia como patrimnio individual prprio apenas 10 lguas. Quanto s 50 lguas restantes, seu poder era apenas poltico, de jurisdio do imprio. O donatrio no exercia nenhum tipo de domnio direto sobre o solo da capitania, cuja destinao constava expressamente das prprias cartas de doaes e dos forais. Da o velho documento do tombo do Mosteiro de So Bento muito enfatizaria que o donatrio no o senhor absoluto das terras seno sesmeiro e repartidor, ou seja, o donatrio constitui simples encarregado de conceder terras aos moradores, visando o povoamento e ocupao do territrio, tudo isto em nome e por delegao real. O regime das capitanias foi, entretanto efmero, e pela prpria fragilidade ntima e pelo pequeno tempo em que funcionou quase no deixou traos em nossa estrutura interna Em decorrncia da inviabilidade das Capitnias Hereditrias, decidiu o Rei estabelecer um Governo Central com caracterizao nica, com jurisdio sobre todo o territrio colonial. Prosseguiu a mesma poltica de outorga de sesmarias, mormente quando o Governo Colonial estabeleceu planos para estimular a formao da lavoura cavieira 2. Das Sesmarias O Regime de Sesmarias foi o regime de terras institudo pela Corroa Portuguesa como o segundo regime de terras do Brasil, atravs da carta rgia a Martim Afonso de Sousa, apesar desta no constituir a primeira doao de terras no territrio brasileiro. Em 20 de novembro de 1530, Martim Afonso de Souza, fora nomeado Capito-Mor da Armada e Governador-Geral das terras brasileiras, tudo de acordo com carta rgia que determinava duas obrigaes ao recm nomeado: verificar at onde chegavam as terras garantidas pelo Tratado de Tordesilhas e fundar uma colnia regular, seno vejamos:

16 17

Ver. Cit. Ver. Cit. 18 Ver. Cit..

Dom Joo, por graa de Deus, Rei de Portugal e dos Algarves daquem e dalem mar, em frica senhor da Guin, e de conquista, navegao e comrcio da Ethiopia, Arbia, Prsia e da ndia, etc. A quantos esta minha carta virem, fao saber que as terras que Martim Afomso de Sousa do meu Conselho, achar e descobrir na terra do Brasil, onde o envio por meu capito-mor, que se possa aproveitar, por esta minha carta lhe dou poder para que elle dito Martim Afonso de Souza possa dar s passoas que consigo levar e s que na dita terra quizerem viver e povoar, aquella parte das ditas terras que bem lhe parecer, e segundo lhe o merecer por seus servios e qualidades, e das terras que assim der para elles e todos seus descendentes, e das que assim der s ditas pessoas lhes passar suas cartas, e que dentro de dous annos de data de cada hum aproveite a sua e que se no dito tempo assim no fizer, as poder dar a outras pessoas para que as aproveitem, com a dita condio; e nas ditas cartas que assim der ir trasladada esta minha cartade poder para saber a todo tempo como o fez por meu mandado, e que lhe ser inteiramente guardada a quem a tiver; e porque me apraz lhe mandei passas esta minha carta por mim assinada e sellada com o meu selo pendente. Dada na vila do Crato da Ordem de Christo, a 20 de novembro, Francisco da costa a fez, no anno do nascimento de Nosso Senhor Jesus Christo de 1530 annos Rei.

. . A carta no faz meno ao modelo Sesmarial, regulado nas Ordenaes Rgias; segundo a doao valeria apenas em vida dos beneficirios, no se transmitindo, assim, aos herdeiros; as concesses ficavam sujeitas, como passaria a constituir praxe, clausula resolutiva do aproveitamento no prazo determinado e, a rigor, no constituam ato perfeito e acabado, pois dependiam da aprovao final do Rei que, examinando cada caso, mandaria o que melhor lhe parecesse. O Regime Sesmarial fora institudo em Portugal pela Lei Rgia de 16 de junho de 1375, sob o reinado de Dom Fernando, o Formoso, objetivando corrigir distores no uso e posse das terras rurais, porquanto havia a poca escassez de alimentos, acentuado xodo rural e ociosidade generalizada. O instituto das Sesmarias, vigorante no reino desde o perodo medieval, tanto nas Ordenaes Manuelinas quanto nas ordenaes Filipinas, so definidos como:
Sesmarias so propriamente as dadas de terras, casaes, ou pardieiros, que foram, ou so de alguns senhorios, e que j em outro tempo foram lavradas e aproveitadas, e agora no o so (Ordenaes Manuelinas, liv. IV, tt. 67; Ordenaes Filipinas, liv. IV, tt. 43).

Segundo Costa Porto, na sua obra Estudos sobre o Sistema Sesmarial19, o objetivo da legislao no permitir terras incultas: ocorrendo o inaproveitamento, o dono do solo deve explor-lo diretamente, ou por seus prepostos, arrend-lo, se o no poder cultivar, e, em caso contrrio, t-lo- confiscado, para distribuio com quem o queira cultivar.

19

COSTA PORTO, Jos da. Estudos sobre o Sistema Sesmarial, Recife, UFPE, 1965, pg. 36.

Da leitura da carta rgia anteriormente trasladada na integra, tem-se que ficou autorizado ao Governador-geral a doao de terras, o que implica na autorizao ao representante real para outorgar ttulos de domnio, contudo no falava em Sistema Sesmarial. Segundo Igor Tenrio, o Regime Sesmarial era o regime fundirio aplicado no Brasil, a princpio pelos donatrios das capitanias hereditrias, depois pelo Governo-Geral e, por fim, pela Coroa, por seus administradores e capites-gerais, tendo vigorado de 1504 a 1822, enquanto outros historiadores afirmam Ter sido Martim Afonso de Sousa o primeiro donatrio. Esta discusso tem lugar pois que alguns tem a doao efetuada a Ferno de Noronha como capitania hereditria e outros como sesmaria. em verdade dado a caracterstica da hereditariedade a maioria dos historiadores se referem como se tratando de uma capitania, valendo salientar que por fora do sistema jurdico lusitano ser praticado nas terras brasileiras, mesmo que sem disposio positivada, o regime de sesmarias poderia Ter sido utilizado na capitania de Ferno de Noronha, contudo o ttulo no lhe dispunha o direito de conceder ttulos de domnio. A carta rgia ainda estabelecia as condies para a validade da concesso de terras, baseada na ocupao e explorao das mesmas num prazo de dois anos, sob pena de perda das mesmas. Ante o exposto, ficou evidenciado que a doao efetuada, no importava no domnio pleno, pois dado a clausula resolutiva, dava-se a apenas a transmisso do domnio til. Apesar de no positivado, a outorga para concesso das terras de sesmarias, fora primeiramente concedida a Martim Afonso de Sousa e, posteriormente, sucessivamente, aos titulares das capitanias hereditrias, aos Governadores, Capites-generais e Capites-mor, sem exceo, constava a declarao de que tais cartas estariam sujeitas a formalidade da confirmao por ato real, requerendo inicialmente ao Conselho Ultramarino. Por fora do Alvar Rgio de 22 de junho de 1.808, a confirmao do domnio das terras sesmariais passaria a ser requerido Mesa do Desembargo do Pao, no Rio de Janeiro, seno vejamos:
Sendo-me presente que tem se continuado a conceder sesmarias nesta Corte e Provncia do Rio de Janeiro, que at aqui eram dadas pelos vice-reis do Estado do Brazil, e que muitas outras concedidas j concedidas pelos Governadores e Capites-generais de diversas capitanias esto por confirmar por causa da interrupo de comunicao com o Tribunal do Conselho Ultramarino, a quem competia faz-lo; e desejando estabelecer regras fixas nesta importante matria, de que muito depende o aumento da agricultura, povoao e a segurana do direito de propriedade: Hei por bem ordenar, daqui por diante continuem a dar sesmarias nas capitanias deste Estado do Brasil os Governadores e os Capites-generais delas; devendo os sesmeiros pedir a competente confirmao Mesa do Desembargo do Pao, a quem sou servido autorizar para o fazer; e que nesta Corte e provncia do Rio de Janeiro, conceda as mesmas sesmarias a referida Mesa do Desembargo do Pao, procedendo s informaes e diligncias determinadas nas minha reais ordens; ficando as cartas de concesso e de confirmao delas dependentes da minha real assinatura.

Em 28 de fevereiro de 1532, o Rei atravs de outra carta de doao em favor de Martim Affonso de Souza, tomou algumas medidas alterando os poderes anteriormente concedidos na Carta Rgia anterior, seno vejamos: ... no poder tomar terras alguma na dita capitania, para si, nem sua mulher, nem para seu filho herdeiro deles, antes daro e podero dar e repartir as terras de sesmarias a quaisquer pessoas de qualquer qualidade e condio que sejam e lhes bem parecer livremente, sem foro nem direito algum, somente o dizimo de Deus, que sero obrigados a pagar Ordem de Christo de tudo o que nas ditas terras houver, segundo declarado no foral; e pela mesma maneira as podero dar e repartir por seus filhos fora do morgado, e assim por seus parentes; e , porm , aos ditos seus filhos e parentes no podero dar mais terras do que deram ou tiverem dado a qualquer outra pessoa esranha e todas as ditas terras que assim der de sesmarias a uns e outros ser conforme a Ordenao das Sesmarias . Ante o exame do documento supra a luz do direito, v-se que a denominada doao constitua to somente simples mandato outorgado pela Coroa aos Capites-mores, no caso Martim Affonso de Souza, atravs das respectivas cartas de doao. A sistemtica jurdica instituda para as capitanias vigorou apenas entre 1532 e maro de 1549, pois constituiu-se meio inadequado para os fins desejados, que por sinal eram muitos. No tocante especificamente ao aproveitamento da terra, o fracasso foi absoluto. Em 1549, passou-se a exigir para atingir a plena validade das doaes que as mesmas fossem registradas junto Provedoria. Assim, as cartas ou os forais de doao deveriam ser levados aquela repartio, onde existia um livro prprio para o devido registro, constando todos os dados de especificao do imvel, nome do distribuidor do beneficirio, localizao da rea, etc. Portanto, entre 1549 e 1695, as exigncias para a consumao do ato translativo da propriedade ao particular dependiam do aproveitamento efetivo da rea doada e que a carta de doao fosse registrada no Livro da Provedoria do Governo. Com a Carta Rgia de 27.12.1695 estabelecido um teto mximo da rea a ser desmembrada, fixando-se o limite legal de cinco lguas como sendo a rea mxima que poderia ser objeto da doao. fcil a justificao desta tentativa de limitao da rea objeto das sesmarias. As imensas e poderosas casas grandes que se foram criando com a cultura da cana-deacar tiveram seu declnio radiativo, em razo das descobertas de um novo produto, que no precisava de terras para extrair riquezas, nem industrializao alguma: o ouro. Assim um fausto ciclo de cobia da terra para fins canavieiros, resultando imensas reas disponveis e vazias, atentando para a procura europia, entra em desateno, pelo envolvimento dos jogos de interesses da Coroa, para o despertar do ciclo do ouro.

Ento, nada mais coerente que cercear um pouco os privilgios na obteno de incomensurveis reas pelos senhores latifundirios canavieiros. A parti daquela Carta Rgia de 27.12.1695, o teto de cinco lguas foi sofrendo outras limitaes gradativas. Os grandes proprietrios expansionistas no obstante continuassem suas grandes produes de acar chegando a representar milhes de arrobas por ano, e, somente no sculo XVII, o valor ouro do acar brasileiro alcana duzentos milhes de libras, no se computando nesta cifra de exportao o produto destinado ao consumo local no se sentiram mais privilegiadamente amparados. Observaram, outrossim, os Conselheiros da Corte, que, quanto maior a rea doada, menor se verificava o aproveitamento. Da, a parte a reteno dos abusos na obteno de imensas reas, acharem os administradores que, atravs de lotes menores e regulares, poderiam os beneficirios melhore aproveitarem. A Carta Rgia de 20.1.1699 inicia um novo perodo no regime sesmarial encerrando-se em 5.10.1795, nesta fase, quando j se comeava a esclerosar o sistema de doaes, em vista dos intrnsecos erros executivos, quis-se dar um cunho oficial s dadas de terras que eram feitas desbaratadamente pelos delegados rgios, e, por outro lado, fiscalizar a correo com que deveriam ser pautadas estas doaes. Desta forma, institui-se pela Carta de 1699, a reviso real dos atos de doao, devendo, dessa forma, serem estes atos confirmados pelo monarca, sem o que eram expressamente inconsequentes. Por este mesmo ordenamento foi institudo o pagamento de um foro a ser efetuado ao errio portugus pelo beneficirio da concesso fundiria. Portanto, a partir da Carta Rgia, de 20.1.1699, as exigncias para consolidao da propriedade particular doada obedeciam as seguintes condies: efetivo aproveitamento registro na Provedoria, o limite mximo de cinco lguas quadradas, a confirmao do Rei e o pagamento de um foro ou renda ao Governo. Com relao ao dzimo, faltava eficincia da Coroa Portuguesa para a sua cobrana, desta sorte que estes recursos eram insuficiente para a manuteno da Colnia. O Regime de Sesmarias favoreceu uma situao extremamente privilegiada para uns e injusta para outros. A sistemtica de distribuio de terras em Regime Sesmarial inicialmente agraciava os agentes da Coroa Portuguesa, e em momento posterior aos agentes dos governos Imperiais do Brasil, gerando desta forma o surgimento de uma classe privilegiada de detentores de imensas terras que no eram razoavelmente aproveitadas, e muitas vezes sequer eram ocupadas. Tal situao comeou a gerar um certo desconforto nomeio dos chefes de famlia pobres que por no terem terras para trabalhar comeavam a viver dificuldades crescentes, ao passo que caso fosse aplicada uma poltica mais justa de distribuio de terras, dar-se-ia certamente um maior povoamento e desenvolvimento da agricultura nas novas terras, inibindo o incio do quadro de miserabilidade em funo da m distribuio de terras, pois que eram muitas as famlias pobre disposta a trabalhar e criar em terras brasileiras, caso as mesmas lhe fossem dadas. Ante esta situao de inconformismo nasceram algumas deliberaes de passarem a ocupar as terras desocupadas, tivessem ou no localizao de sesmarias concedidas mas

no aproveitadas com cultivo efetivo. Estas deliberaes foram extremamente necessrias pois que muitas das sesmarias sequer tinham sido ocupadas, de sorte que duas foram as conseqncias observadas: muitos sesmeiros foram forados a ocuparem as terras e a outra conseqncia foi que no caso da no ocupao efetiva pelos sesmeiros determinou a ocupao por estes chefes de famlia pobres, evitando ainda a medida anti-poltica de confisco das terras sesmariais efetivamente no ocupadas ou cultivadas. Vale ainda observar que aqueles homens sem terras concedidas, ou seja, os ocupantes das sesmarias tinham taxas de produtividade muito maiores, que a daquelas numerosas e vastas reas de terras concedidas sob a forma de Cartas Sesmariais. Este quadro inspirou a Resoluo de 17 de julho de 1822, que extinguiu o Sistema Sesmarial:
Houve S.M.I. por bem resolver a consulta que subiu sua augusta presena com data de 8 de julho do ano prximo passado, pela maneira seguinte: Fique o suplicante na posse das terras que tem cultivado, e suspendam-se todas as sesmarias at a convocao da assemblia constituinte.

De acordo com a Resoluo de 17 de julho de 1822, alm de suspender a concesso de sesmarias, bem como, somente teriam validade as sesmarias devidamente confirmadas pelo Conselho Ultramarino ou pela Mesa do Desembargo do Pao. Vale salientar que esta resoluo significa um marco do nascimento do novo estado, pois data de apenas pouco mais de um ms da declarao da independncia do pas, resolvendo por termo anarquia reinante. Este ltimo perodo j completamente defasado em termos de poltica fundiria, caracterizado pelo desprestigio do sistema por parte da Corte pela inacessibilidade legalidade da doao e pelo grande numero de ocupaes irregulares do prprio agrrio. As exigncias eram sobejamente difceis de serem satisfeitas. Acrescente-se ainda, a instituio do requisito taxativo de estar proibido de receber doaes quem j tivesse sido beneficiado anteriormente por estes atos, superveniente com a Carta Rgia de 20.10.1753. A respeito dessa proibio, cumpre ressaltar, indicam os textos histricos que a mesma no foi levada a perfeito cumprimento mesmo porque o Poder Real no estava muito interessado na diviso equitativa do patrimnio pblico, e os distribuidores na gesto de seus cargos, sofriam influncias externa no seu exerccio. Em rpida sntese, podemos observar alguns aspectos interessantes. A orientao primitiva dada a Martim Afonso de Souza, em 1530, quando ento el Rey facultou a distribuio de terras s pessoas que se dispusessem a morar nas novas terras, esclarecendo, porm, que as concesses seriam somente na vida daqueles a quem der, e mays nam" perdeu-se na omisso real. E esta foi uma das orientaes que nunca logrou nenhuma conseqncia quanto consolidao destes domnios particulares. Mesmo porque, pelo primitivo sistema de sesmarias, conforme encontra-se inserido nas Ordenaes do Reino, sistema este que deveria rever tambm a distribuio de terras no territrio brasileiro, determinava-se que se observasse um prazo de cinco anos para o exerccio do efetivo aproveitamento e, na hiptese da satisfatria explorao do imvel, conservava o detentor a sua posse, sujeita s convenincias e arbtrios dos sesmeiros. A contrrio sensu, as concesses de terras na Colnia sob a denominao de sistema sesmarial se fazia em carter definitivo, sendo, portanto, hereditrio, no obstante, o

Rei, nalgumas Cartas, expressasse-se no sentido de que as dadas de terras deveriam ser processadas conforme dispe a minha Ordenao. Paradoxos deste gnero dormiam ilesos e inapercebidos, nas cartas e forais. Bem se v que o chamado sistema de sesmarias era plasmado de imposturas ideais, desarmnico com a estrutura fundiria do Brasil, defasado em sua prtica e postio em sua aplicao. A exigncia fatal, sendo tnica de todas as doaes, constando como condio bsica, sine qua non da legitimidade, revestindo-se, em terminologia atual, de uma verdadeira condio resolutiva do ato, era o aproveitamento; as demais exigncias no encontravam desvelosa fiscalizao e ateno por parte de doadores e donatrios. Desde o primeiro perodo deste sistema distributivo do agro brasileiro encetado com a contemplao da Ilha de So Joo ao armador Ferno de Noronha, at a extino, em 17.7.1822, o trao principal, quer para caracterizar a rea como de particular, quer para tom-la como devolvida a Coroa, era o aproveitamento. 3. As etapas do Regime Sesmarial O Regime Sesmarial dividiu-se em trs etapas: 1 etapa As Cartas ou Dadas de Sesmarias podiam ser outorgadas pelos Capitesmores, visto que entre as suas obrigaes estava a de explorar a respectiva capitania e, em consequncia, pagar dzimos sobre os produtos de caa, da pesca, da explorao do pau-brasil, alm do quinto incidente sobre a produo mineral e sobre as especiarias. 4. As sesmarias sui generis do Brasil Conforme anteriormente dito o regime fundirio das sesmarias, que foi aplicado colnia portuguesa na Amrica, em nada se assemelha ao sistema fundirio imposto em Portugal de D. Fernando I. Muitas so as dessemelhanas que desautorizam qualquer similitude terica ou prtica entre os dois sistemas de atuao fundiria: Vejamos os fundamentos destas palavras. a) Portugal, em 1375, era agitado pelo impasse scio-rural; grande populao rural para uma extenso diminuta de reas agricultveis; o Brasil-Colnia ressentia-se de uma situao exatamente universa daquela; um territrio incomensurvel e sem populao. b) No Brasil-Colnia no havia, nos primrdios da colonizao, propriedades privadas, sendo que todo o territrio desocupado e desabitado era propriedade da Coroa portuguesa; a primeira lei de Sesmarias em Portugal veio luz no bulir de uma realidade catica dominial, e como um antdoto contra a propriedade particular inculta. c) No Brasil-Colnia, as terras estavam incultas por inexistncia de populao; Portugal do sculo XIV tinha suas terras inaproveitadas por comprometimento das atividades agrcolas em razo de crises scio-polticas.

d) No Brasil-Colnia, distribuam-se terras atravs de doaes que deveriam transladar aps suas formalidades, os imveis para o patrimnio particular do donatrio, visando com isso a colonizao em Portugal, forava-se a explorao agrcola ao detentor da rea, ou violavam-se alguns poderes do exerccio da propriedade privada, cedendo-a arbitrariamente em sua posse a outrem que se dispusesse a cultiv-la, mediante a paga de uma renda. e) Na colnia o sesmeiro deveria pagar o tributo do dzimo devido Ordem de Cristo; em Portugal, pagava-se uma renda ao proprietrio, que no poderia recus-la. f) No Brasil, no havia populao famlica e necessitada de terras disponveis; em Portugal, as concesses visavam precipuamente ao abastecimento de gneros alimentcios populao carente. No que tange ao inaproveitamento das terras particulares lusas, este trao de cardeal importncia acha-se inclusive implcito na definio de sesmaria contida nas Ordenaes Filipinas, verbis: Sesmarias so propriamente as dadas de terras, casais ou pardieiros que foram ou so de algum senhorio e que j em outro tempo foram lavradas e aproveitadas e agora o no so. Bem se v que as mens legis era a de, interceptao a propriedade particular inaproveitada, torn-la produtiva. Ressalta no rol das dicotomias apontadas que pocas diferentes geraram regimes jurdicos fundirios diversos. Em nada se assemelham as doaes de terras do Brasil quelas impostas estrutura campesiana de Portugal. Querer buscar pontos em comum omitir as exigncias scio-econmicas e polticas completamente extravagantes entre as duas situaes e os regimes jurdicos estatudos. Pretender buscar a etiologia do sistema brasileiro nos recuados tempos de D. Fernando I perpassar a teoria cerebrina em detrimento das evidncias jurdicas e fticas., Buscar a origem semntica da expresso sesmaria nos contextos do regime agrrio aplicado no Brasil tarefa e sem xito, porquanto em nada condiz com a velha terminologia lusa. Mesmo no que respeita aquela expresso, em Portugal desarmonizam-se os estudiosos na apreenso da exata origem do vocbulo. Assim seria prefervel abster-se de usar a expresso sesmaria a referir-se s doaes de terras no Brasil, acreditando mais conecta e harmnica com a sistemtica fundiria aqui implantada a locuo donatarial. 3. AS TERRAS BRASILEIRAS NO BRASIL-IMPRIO 3.1.A estrutura fundiria face a Resoluo n 17/1822 O perodo fludo entre a vinda de D. Joo VI para o Brasil, em 1808, e o advento da resoluo n. 17, de 17.7.1822, foi acentuado por uma inoperncia absoluta dos juristas rgios.

Nesta fase, as injunes negativas sofridas pela influncia de normas jurdicas imperfeitas e postias, regendo a propriedade territorial, foram to acentuadas que desafiaram as mais provectas propostas. No que tange a propriedade privada, piv das monoculturas brasileiras de cana-de-acar, no Nordeste, do caf, nas Provncias do Esprito Santo e So Paulo, sem esquecermos o pastoreio, no serto nordestino, tiveram conseqncias na formao da sociedade brasileira, suas tradies, sua histria econmica. No que tange a vida rural, a propriedade continuou a reger-se pelos dogmas privatsticos e nenhum arremesso de conscincia jurdico-social veio a modificar o panorama fundirio brasileiro. D-nos uma perfeita idia do uso da propriedade privada a servio dos interesses particulares, nessa poca, o conspcuo livro Culturas e opulncias do Brasil por suas drogas e minas, do jesuta Joo Antnio Andreoni, no qual p em relevo a indstria aucareira, a cultura do fumo e a criao de gado. Recomenda este autor, em seu valioso opsculo, o cuidado que se deve ter com os ttulos e marcos da propriedade. Atente-se para o detalhe de que o importante requisito da cultura, objetivo primordial para se alcanar a confirmao de uma sesmaria no atingia as terras particulares, que poderiam, uma vez reconhecidas como propriedade privada, ser relegadas ao completo descaso, sem que, com isso, importassem nalguma penalidade ao proprietrio omisso. Assim, a estada da famlia real de Bragana em nosso Pas, em princpio do sculo passado, a par de outros motivos polticos, teve como objetivo assegurar a Colnia vinculada a Coroa portuguesa, porquanto pases como Frana, Holanda e Espanha cobiavam reiteradamente estas partes do continente americano. A Colnia despertava os interesses destes pases, pois nela a produo agrcola desta primeira dcada de 1800 era economicamente considervel. Portugal sabia da importncia que a Colnia adquiria no contexto dos pases consumidores do acar. O comrcio dos produtos brasileiros s poderia ser feito atravs da Metrpole lusa, o que onerava a mercancia e o preo para os pases consumidores destes produtos. Salienta, nestas razes. Caio Prado Jnior, com seu estilo vigoroso, que o Reino se tornara simples parasita de sua Colnia. Simples intermedirio de fato, porque o Reino no era nem consumidor aprecivel dos produtos coloniais, que se destinavam sobretudo a outros mercados, nem fornecedor dos artigos consumidos no Brasil. Simples intermedirio, imposto e parasitrio. O panorama territorial brasileiro, ao contrrio do prestgio de que gostavam seus produtos se encontrava completamente defasado juridicamente sendo que, no regime de concesso de terras, chamado de sesmariano, pactuavam as ilegalidades e o latinfundirio escravocrata. interessante observar que a forja de latifndios, atravs da inepta legislao renol deste perodo de elevao do Brasil categoria de Reino Unido Portugal, si apresentar uma problemtica paradoxal: a concentrao dos objetivos e interesses conflitantes nas mesmas mos dos grandes proprietrios. Isto levou *a procratizao das idias relativas condenao dos latifndios improdutos.

Com a ab-rogao do sistema de concesses sesmariais pela Resoluo n. 17, de 17.7.1822, quase dois meses antes da independncia poltica do Brasil a situao fundiria, que estava toda conspurcada por situaes jurdicas irregulares e extravagantes, passou a ser omissa. Patenteou-se a impotncia do Reino em ministrar remdios eficazes para corrigir os erros, ficando a matria legislativa agrria vazia de textos disciplinadores. Foi um perodo de abandono jurdico, de abdicao legal das responsabilidades fundirias. No se tinha mais acesso algum propriedade de direito, supervindo uma vacncia legislativa no que tange a matria de alienaes de terras pblicas, bem como a normatividade do processo de transladao do patrimnio pblico para o particular e suas formas de aquisio, abrindo-se, assim, as portas a livre ocupao das terras. Salienta Paulo Garcia que foi o perodo de revanche, no qual o trabalhador, o lavrador, o roceiro, sempre, esquecido, sempre desprotegido, sempre relevado, procura fazer justia pelas prprias mos. Era a vitria do pequeno agricultor contra o patriarcal regime dos grandes proprietrios; nada a obstruir os desejos dos reprimidos camponeses no sentido de ocupar reas inaproveitadas e virgens, despertando na terra atravs da posse sua lidima vocao agrcola, que o regime das sesmarias no conseguiu despertar. Era a ocupao tomando lugar das concesses do Poder Pblico, nas palavras de Rui Cirne Lima. O que se verificou, antes, em termos de ocupao terrritorial, foram invases de terras pblicas e, depois da Resoluo n 17/1822, estas mesmas intruses tinham fisionomias de atos exteriorizados do animus domini, atravs da posessio, perfeitamente acobertados pelo Poder Pblico, como, alis, mais tarde foi reconhecido juridicamente. Este perodo, nefasto na coordenao do desmembramento dos bens pblicos, teve, todavia, o mrito de conceber e consagrar a posse como pressuposto da propriedade privada, na rbita das terras pblicas. 3.2.A Lei n 601, de 18.9.1850 O desenho jurdico da estrutura fundiria brasileiro, quando sobreveio a Lei n. 601, pode ser traado com as seguintes linhas: 1. Havia terras pblicas vagas, que nunca tinham sido concedidas. 2. Havia terras pblicas ocupadas por posseiros sem ttulo algum, ou posseiros com ttulo em comisso. 3. Havia terras pblicas vagas, devolvidas Coroa, pelo no preenchimento das condies expressas, constantes das cartas e forais. 4. Havia terras particulares adquiridas regularmente pelo sistema de concesses de sesmarias. 5. Havia terras pblicas aplicadas ao uso pblico, constituindo concelhos e vilas. Com a constituio dos novos Ministrios ao arbtrio do primeiro imperador brasileiro, integrados por valores notveis, da estirpe de um Eusbio de Queirz, dividindo as atribuies ministeriais com o Marqus de Olinda, com o Marqus de

Monte Alegre, o Visconde de Itaborai, no decorrer do ano de 1848, serenavam-se a caldeira poltica e as lutas internas. Pacificadas as revoltas, dispersadas as agitaes populares, findas as lutas pela liberdade contra tropas portuguesas, descortinou-se no pas a viso desanuvidas do panorama social e agrrio, apresentando-se oportunidades de buscar solues e construes objetivas. O pas tinha assegurado autonomia poltica: restava, agora, administr-lo. Acentua Hlio Viana que muito se pode fazer em sentido mais construtivo. Uma nova poltica financeira e a soluo de trfego de africanos so provas de crescente cristalizao do nosso sistema poltico. teis reformas puderam ser realizadas de acordo com as necessidades nacionais. Assim, em 10.06.1843, Jos Rodrigues Torres, Visconde de Itabora, apresentava um Projeto que, em 18.9.1850, viu-se transformado em lei. Os mritos no trato da problemtica de terras e injunes de Direito Agrrio so, por esta lei, disciplinados com inalveis e dignos princpios. Assim, para cada endemia da estrutura fundiria, props esta primeira lei de terras um remdio jurdico diferente. A) Quanto as terras pblicas no concedidas, e que restavam inclumes ao do irrequieto ocupante, dispos a Lei n. 601 o seguinte: Art. 1. Ficam proibidas as aquisies de terras devolutas por outro ttulo que no seja o de compra. Excetuando-se as terras situadas nos limites do Imprio com pases estrangeiros e uma zona de 10 lguas, as quais podero ser concedidas gratuitamente. Com os olhos voltados para os erros do perodo chamado sesmarial, que antecedeu esta lei, o legislador houve por bem acautelar-se dos perigos que acompanhavam as alienaes gratuitas. Por outro lado, pressentiu no ser este o caminho ideal na meta da transladao da propriedade territorial do imprio. Visava, ainda, estas orientao de aquisio onerosas a coibir irregularidades e privilgios cometidos por descuidados pelas hordas da Monarquia incipiente, ao arrepio da lei, do bom senso e do sentimento de brasilidade. Urgia, pois, proteger o patrimnio devoluto contra as investidas da cobia insacivel, prestigiada pela gratuidade de concesses rsticas. Por outro lado, a arrecadao pecuniria oriunda da transao da propriedade pblica iria de encontro aos interesses do errio do Imprio, bastante endividado e com pesados nus financeiros. Com a vantagem de trazer divisas para os cofres pblicos, teriam, ainda, estas vendas, o mrito de, onerando a aquisio despertar o interesse econmico do particular pela explorao e aproveitamento. B) Quanto as terras devolutas, ocupadas por simples posse, sem ttulo algum, ou ocupaes com ttulo em comisso, disciplinaram esta matria os arts. 4 e 5, a lei citada. Primeiramente, no que tange as terras que foram sujeitas a algum ttulo, a regncia foi a seguinte:

Art. 4. Sero revalidadas as sesmarias, ou outras concesses do Governo, geral ou provincial, que se acharem cultivadas, ou com princpio de cultura, e moradia habitual do respectivo sesmeiro ou concessionrio, ou de quem os represente embora no tenha sido cumprida qualquer das outras condies com que foram concedidas. O aproveitamento, expresso usada para significar o cultivo da terra, pelos diplomas anteriores, foi substitudo, na Lei n. 601, com vantagem , pelo binmio morada e cultura. Assim, num intuito de imprimir o cunho de legalidade aos imprestveis dos sesmeiros, o legislador foi mais realista e prtico. Bastava que o detentor do ttulo tivesse exteriorizado seu nimo explicativo, constatado atravs das condies bsicas e indispensveis de sua cultura efetiva, acompanhada de moradia, ainda que esse beneficiamento agrcola fosse com princpios de cultua. Abria, assim, o legislador mo de formalidades anteriormente exigidas para assegurar o cunho particular registros, confirmao, etc. entendendo o autor da lei no que estas formalidades fossem inteiramente dispensveis, mas que, no atual momento da administrao fundiria, no surtia os efeitos desejados: um rpido ajustamento do regime de terra do pas. Assim, era preciso sanear os vcios bsicos do agrobrasileiro e, nessa diretriz, o melhor critrio era o de facilitar a legalizao das terras, atendo-se exclusivamente teleologia do prdio rstico; a sua explorao. A respeito da moradia, outro requisito dogmtico constitudo pelo corpo da Lei n. 601, este justifica-se plenamente: o Brasil de 1850 possua uma colonizao ainda arranhada no litoral e aglomerada nos centros citadinos beira-mar. Nestas cidades litorneas viviam os sesmeiros latifundirios, bafejados pelas fortunas, sem nenhum interesse pelo desbravamento do interior. estavam em decadncia os auspiciosos lucros da atividade canavieira da faia litornea, e um novo produto substitua o acar a cultura do caf. Estas novas e crescentes lavouras com maior penetrao pelas terras do interior, indesbravadas, aposentavam maior possibilidade de mudana dos focos populacionais da sociedade oitocentista. deveu-se a esse produto a colonizao do interior nalgumas provncias sulinas. A exigncia da morada habitual iria fomentar a criao de uma classe rural sedentria, facilitando o trato do imvel rstico, prestigiando a colonizao e desafogando alguns centros urbanos, j premidos por problemas tpicos. Uma certeza, desde logo, provou o esprito do homem pblico desse tempo: a entrada colonizadora pelos sertes brasileiros deveria fundamentalmente realizar-se atravs da iniciativa privada. O interesse, a cobia, o sonho de riquezas fceis, seriam a mola propulsora da penetrao interiorana. A parte isso e no que tange s terras ocupadas por simples posses, assim procurou normalizar a Lei n. 601 de 1850: Art. 5. Sero legitimadas as posses mansas e pacficas, adquiridas por ocupao primria, ou havidas do primeiro ocupante que se acharem cultivadas, ou com princpio de cultura, e morada habitual do respectivo posseiro, ou de quem represente, guardadas as regras seguintes.... Esta era, quele tempo, a situao mais freqente; da o desvelo especial dado pela lei em quase todos os seus dispositivos.

Oportuno observar que a exigncia de cultura com requisito essencial, imposto pelo Poder Pblico para atos de legalizao de reas na rbita dos interesses privados, muito tempo depois, iria alcanar a propriedade privada j constituda, sujeita ao Direito Comum. Esta faceta legal do imvel rstico, em princpio exigida apenas para sua legalizao. Foi conforme j se disse, pouco a pouco, transladando do corpo do Direito Pblico para Direito Privado, penetrando atravs do interesse social e do princpio da funo social. Na tradio jurdico-agrria brasileira, no se conheceu qualquer norma de carter imperativo obrigando ao cultivo de terras particulares, como aconteceu na histria do Direito portugus, sendo que estas injunes estranhas ao direito de propriedade, sobrevieram muito tempo depois, j em dcada de 1960. Este art. 5 da Lei n. 601, de 1850 colocava pela primeira vez ao agricultor sem ttulo algum, esquecido desde os tempos coloniais e os tempos do Brasil Reino Unido, a oportunidade de realisticamente ter acesso propriedade. Este humanismo da Lei n. 601, amparando o homem sem recursos, to desprezado pela legislao anterior, abrindo-lhe as portas do acesso dominial da terra de sua explorao, no teve, como se poderia imaginar, nenhuma influncia da Igreja. Esclarece, com escorreitas palavras, neste ponto, Alceu Amoroso Lima, que de Gregrio XVI, o primeiro Papa moderno, que se voltou mais de perto para os problemas sociais, at Pio IX, a posio da Igreja foi antes no sentido negativo. Negativo, no no sentido da indiferena, ou da negao, mas no sentido da condenao dos erros modernos. Portanto, a Igreja, at a memorvel Encclica Rerum Novarum, de Leo XIII, em 1891, permanecia como denunciante dos pecados humanos e sociais, sem todavia, analis-los em termos objetivos e evanglicos, a fim de propor solues justas e crists. O 1 do art. 5., de forma acanhada , estipulou o quantun legitimvel, assentando que, alm do terreno aproveitado, ou no necessrio das pastagens dos animais que tiver o posseiro, outro tanto mais de terreno devoluto que houver contguo, e o 4 adverte que, para efeito da lei, no sero considerados princpios de culturas os simples roados, derribadas ou queimas de matas ou campos, levantamento de ranchos e outros atos de semelhantes naturezas. Todavia, o preclaro jurista que concebeu a forma reparadora e legalizadora destas situaes possessrias foi, mais uma vez, trado pelo imprevisvel complexo brasileiro, sempre arredio s solues arbitradas e propostas, como se ver mais adiante. C) Quanto s terras devolutas vagas, sem princpio de cultura algum, estas estavam irremediavelmente perdidas, caducas, em comisso, e que, ora adiante, integravam o patrimnio pblico, transladveis ao patrimnio particular unicamente atravs da aquisio onerosa, conforme o art. 1 daquela lei. No se admitiriam quaisquer impugnaes de fato ou direito: nada mais tinha a pleitear o primitivo ocupante que abandonou a posse, ou o beneficirio do ttulo que nunca a exerceu. D) Havia as terras particulares, legitimamente integradas ao patrimnio privado, que estavam inseridas em comixtio, na estrutura fundiria do pas.

Visando correo deste panorama em avultada desorganizao jurdica, disps o art. 10 da Lei n. 601: Art. 10. O Governo promover o mdulo prtico de extremar o domnio pblico do particular, sendo as regras acima estabelecidas, incumbindo a sua execuo s autoridades que julgar mais convenientes, ou a comissrios especiais, os quais procedero administrativamente, fazendo decidir por rbitros as questes e dvidas de fato, e dando de suas prprias decises recursos para o Presidente da Provncia, do qual o haver tambm para o Governo. Eram propriedades particulares, a esta poca: 1) as sesmarias cultivadas, at 1549, pois que outra exigncia legalizadora no havia antes da criao do Regimento da Provedoria, quando lhes foi adicionada a necessidade do registro. Consoante isso, as terras nestas situaes, com a Carta de Sesmaria dada pelo Capito-mor da Capitania, ou pelo Rei, eram propriedade particular. Caracteriza este fato uma situao jurdica constituda, acompanhada de ttulo legtimo; 2) as terras cultivadas e registradas depois de 1549 revestiam-se do carter privatstico do domnio. Foram cumpridas as exigncias legais a que estavam sujeitas para se configurarem como tal; 3) as terras cultivadas, registradas nos livros prprios, concedidas depois de 20/01/1699, e que foram confirmadas por cartas rgias, constituam tambm domnio privado; 4) as terras cultivadas, registradas, confirmadas. medidas e demarcadas, depois do Alvar de 05/10/1795, por fim seriam as ltimas propriedades legtimas, de que fala o retro citado art. 10 da Lei n. 601. As demais terras eram devolutas e pblicas, com situaes fticas diferentes, que os dispositivos esforaram por alcanar. A respeito destas propriedades privadas. disps a Constituio de 1824 de forma a no deixar dvidas no que tange a sua proteo legal: Art. 179................................................ A inviolabilidade dos direitos civis e polticos dos cidados brasileiros, que tem por base a liberdade, a segurana individual e a propriedade, garantida pela Constituio do Imprio, pela seguinte maneira: garantido o direito de propriedade em toda a sua plenitude. Se o bem pblico legalmente verificado exigir o uso e emprego da propriedade do cidado, ser ele previamente indenizado no valor dela. A lei marcar os casos em que ter lugar esta nica exceo, e dar as regras para se determinar a indenizao Destarte, aquelas situaes jurdicas atrs arroladas estavam seguramente amparadas pela lei constitucional, repositrio e guardi dos dogmas da propriedade privada. O detentor do domnio, semelhana do que regia no antigo Direito Romano e nas estipulaes do Cdigo Napolenico, poderia dispor livremente do que adquiriu licitamente - usar, fluir e alienar, sem outros impedimentos que no os de ordem moral.

Necessrio, portanto, que se fizesse a separao destes bens particulares daqueles que ainda no haviam sido desmembrados do patrimnio pblico. Disso tratou o citado art. 10, daquela lei. No obstante a disposio deste artigo, rarssimos foram os casos em que se verificou esta separao, sendo que os autores da poca, ao tratarem da matria, fizeram obscuras e vagas menes. O exerccio desta tarefa era sobremodo difcil, carente o pas de rgos tcnicos competentes e capazes de levar a bom termo a separao dessas terras. Seguramente, foi a partir de 1946 que a discriminatria de terras devolutas se verifico efetivamente, j na regncia do Decreto-lei n. 9.760. E) Quanto s terras pblicas existentes no territrio brasileiro, deparadas pela Lei n. 601, e que estavam sendo objeto de uso pblico, constituindo unidades urbanas, assim estatuu o art. 5, 4, daquela lei: 4. Os campos de uso comum dos moradores de uma ou mais freguesias, municpios ou comarcas, sero conservados em toda a extenso de suas divisas, e continuaro a prestar o mesmo uso conforme a prtica atual, enquanto, por lei no se dispuser o contrrio. Estes foram, em linhas gerais, os pontos bsicos visados. pela Lei n. 601, de 1850. 3.3. O CONCEITO DE TERRAS DEVOLUTAS Esta mesma Lei n. 601, de 18/09/1850, definiu, no seu art. 3., o que fossem terras devolutas; importante cair aceituao, porquanto o instituto da alienao de terras publicas, gratuitas ou onerosas, vai girar, posteriormente, sob a gide da configurao do patrimnio devoluto. Assim conceitua a lei: Art. 3.. So terras, devolutas: 1.. As que no se acharem aplicadas a algum uso pblico nacional, provincial, ou municipal. 2.. As que no se acharem no domnio particular por qualquer ttulo legtimo, nem forem havidas por sesmarias ou outras concesses do Governo geral ou provincial, no incursas em comisso por falta do cumprimento das condies de medio, confirmao e cultura. 3.. As que no se acharem dadas por sesmarias, ou outras concesses do Governo, que, apesar de incursas em comisso, forem revalidadas por esta lei. 4.. As que no se acharem ocupadas com posses, apesar de no se fundarem em titulo legal. Conforme se abstrai na exegese deste artigo, o conceito ali expendido obra por excluso, donde ressalta o aspecto da substituio da tcnica de conceituao jurdica pelo assentamento numerativo de excluso, O critrio abalizador, impresso neste dispositivo apoia-se na disponibilidade fsica e jurdica das terras, tanto em relao ao indivduo como em relao ao Poder Pblico. Queremos crer, numa tentativa de justificar esta orientao, legal, que esta diretriz conceitual, operando por excluso, visava a ressaltar a

importncia da explorao da terra, evidenciando-a como o mais apto instrumento na consolidao do domnio privado. Outrossim, podemos deduzir que o desinteresse pela cultura do prprio rural fora a magna falncia do sistema anteriormente implantado, pretendendo, desta feita, o legislador imperial evidenciar este aspecto, inclusive em detrimento de cuidados jurdicos, que, no caso, foram postergados. Definir-se, precisamente, o que sejam terras devolutas tarefa de penitente, porquanto nem os legisladores da poca pos-sesmarial ousaram faz-lo. Longe disso, usaram desarmoniosamente essa expresso empregando-a a referir-se s mais diferentes situaes jurdicas do prprio rural. Encontramos, num rpido manusear dos textos legais, o uso farto desta locuo em diferentes sentidos, designando realidades jurdicas desconexas. A Deciso n. 348, da Fazenda Nacional, datada de 14/11/1832, ordena, no seu art. 1., que o Inspetor de Obras Pblicas fique encarregado de reconhecer, medir e demarcar os terrenos de marinha, compreendidos nestes terrenos os que atualmente se acharem devolutos (item 3. daquele artigo). Neste texto o termo empregado a significar terras devolvidas Fazenda Real. Leva-nos a este entendimento o fato - buscando o respaldo legislativo dessa deciso - de que a Ordem Rgia de 21/10/1710 cassava e negava direitos particulares, se porventura existissem, sobre os ditos terrenos de marinha, verbis: As dadas de sesmarias que antigamente lhe deram os Governadores sem estarem confirmadas por Mim, que compreendiam tambm a praia, e sem embargo que reconhecia que as sesmarias nunca deviam compreender a marinha, que sempre deve estar desimpedida para qualquer incidente do Meu servio e defesa da terra.

Assim, as sesmarias concedidas em terrenos de marinha no seriam confirmadas, porquanto sob os ditos terrenos no se poderia firmar a propriedade particular. Dessa forma, as j concedidas seriam revertidas Coroa por falta dessa confirmao real, uma vez que os distribuidores no desconheciam o fato de que os terrenos de marinha no poderiam ser concedidos em sesmarias. Razo pela qual a Deciso n. 348, de 1832, manda reconhecer, medir e demarcar os terrenos de marinha, bem como as reas devolvidas Coroa, compreendidas nestes terrenos. Outros textos legais empregaram a palavra devoluto, neste mesmo sentido. Vamos encontrar o Regulamento da Lei n. 243, de 30/11/1841, que, sem deixar qualquer margem de dvidas, emprega tambm o vocbulo na acepo de devolvidos. Dispondo sobre os bens de defuntos e ausentes, este regulamento assenta que estes bens ficam sujeitos administrao pblica, verbis: Art. 2.. Uns e outros se devem inventariar, arrecadar e administrar at serem entregues a seus donos, se aparecerem, ou a seus herdeiros, sucessores legitimamente habilitados, ou at se haverem por vagos e devolutos Fazenda Nacional

. Parecem no pairar quaisquer dvidas a respeito do significado da expresso devolutos, equivalente a devolvidos. O emprego do vocbulo feito pela Lei n. 514, de 28/10/1848, em seu art. 16, deixa margens a dvidas quanto ao sentido alvitrado: Art. 16. A cada uma das provncias do Imprio ficam concedidas no mesmo, ou diferentes lugares de seu territrio, seis lguas em quadra de terras devolutas, as quais sero exclusivamente destinadas colonizao, que no podero ser roteadas por braos de escravos. Se, at esta data, podemos acreditar que o emprego da expresso devolutas queria significar devolvidas, a partir da Lei n. 601 nossa crena desfalece. Esta Lei de 1850, conforme foi visto, teve como conseqncia a ampliao semntica do vocbulo, alargando descomedidamente o alcance de seu significado. A partir da, j encontramos outras acepes daquela palavra. Com efeito a Deciso do Imprio n. 172, de 21/10/1850, nos d, cristalinamente, a revelao de um novo sentido: a idia de devoluto conectada de terrenos vacantes. Esta deciso mandou incorporar aos prprios nacionais as terras dos ndios, com as seguintes letras: Manda declarar a V. Exa., para que o faa constar quela repartio fiscal, que, tendo merecido a Sua Imperial Aprovao o procedimento da mesma repartio pelas razes em que circundou e ficam expendidas, deve ela prosseguir nas providncias adotadas para a incorporao aos prprios nacionais de todas as referidas terras que no estiverem ocupadas, as quais se devem considerar como devolutas . Parece-nos que o uso da expresso perfaz ntima relao com a idia de terras vagas, porquanto, sendo ocupadas por ndios, no o seriam por sesmeiros, sugerindo, em razo do temor a estes selvagens, portanto, que nunca tinham sido concedidas. As splicas de terras atendiam e consideravam este detalhe. interessante atentar para a particularidade de que a Lei n. 601 enumerou taxativamente as terras que integravam o rol das terras no devolutas, e, assim fazendo, em nenhuma de suas letras usou a expresso pblica relacionada expresso devoluta. Ao contrrio, separou hermeticamente os dois sentidos. Deduz-se deste fato que o legislador de 1850 no equiparava o significado das duas situaes numa mesma posio jurdica. J o Decreto n. 1.318, de 30/01/1854, sendo o Regulamento da Lei n. 601, usou indiferentemente, como sinnimas, as expresses devolutas e pblicas, seno vejamos: Captulo 1 - Da repartio de terras pblicas.... 6.. Fiscalizar a distribuio de terras devolutas

Bem se v que nem todas as terras pblicas imperiais foram objeto de concesso sesmarial e depois devolvidas Coroa. Conclu-se, portanto, que o legislador quis, ao empregar o termo devolutas, significar a idia de pblicas, conforme sentido formado hodiernamente. Esta nova acepo do vocbulo, a equivaler a pblico, vamos encontrar ao longo deste Decreto n. 1.318, de 1854. Ratifica esta equiparao o Cap. II, quando trata da medio de terras pblicas. disciplinando em todos os seus artigos a medio de terras devolutas . Todavia, dentre todas as significaes emprestadas ao termo devoluto, a mais estranha pode ser verificada na Deciso n. 228, de 06/07/1857, que dispe sobre o aforamento do domnio til de um terreno devoluto, seno vejamos: Bernardo de Souza Franco, Presidente do Tribunal do Tesouro Nacional, declara que o Senhor Inspetor da Tesouraria da Fazenda da Provncia de Pernambuco, em vista do seu Ofcio n. 60, de 30 de maro ltimo, expondo a deliberao tomada pela Presidncia de mandar pr em praa, a quem mais desse, o domnio til do terreno devoluto no Forte de Mattos, que foi aprovada a dita de1iberao por no ser contrria s disposies do art. 3. da Lei de 12/10/1833, que no dispe seno que os chos encravados ou adjacentes s povoaes sero no arrendados, mas aforados .

Pelo que especifica o final da deciso, no poderia ser mais infeliz o presente dispositivo no uso da locuo devoluto, a querer assinalar, qui, o sentido de pblico. Em meio a este amontoado de empregos e significaes, vamos encontrar a Lei n. 1.114, de 27/09/1860, que fixando a despesa e orando a receita do Imprio para o exercido de 1861/1862, faz o seguinte uso do vocbulo: Art. 11. O Governo fica desde j autorizado... 7.. Para aforar os terrenos de aluvio, onde existirem marinhas e bem assim os alagadios, ou terrenos devolutos encravados nas povoaes ou seus arredores. Esta disposio fica extensiva a quaisquer outros terrenos devolutos nas mesmas condies. Com estas palavras terrenos devolutos encravados nas povoaes, tudo leva a crer que se tratassem de reas em permetro urbanizado, e, em conseqncia, abstrai-se que o termo devolutos aqui aplicado afeto a vago, sem qualquer ocupao. Desditosamente, a nossa legislao agrria, ao longo dos anos percorridos, tem aplicado nos mais diferentes sentidos o vocbulo devoluto.

Entre os doutos, Messias Junqueire doutrina que, segundo a Lei n. 601, de 18 de setembro, pode-se formular a seguinte definio: Terras devolutas so as que no esto incorporadas ao patrimnio pblico, como prprias, ou aplicadas ao uso pblico, nem constituem objeto de domnio ou de posse particular, manifestada esta em cultura efetiva e morada habitual. Reportando-nos, ainda uma vez, Lei n. 601, cumpre assinalar que o art. 8. declara, desarmonizando-se com o art. 3., que seriam terras devolutas as terras sem cultura alguma, verbis: Art. 8.. Os possuidores que deixarem de proceder medio nos prazos marcados pelo Governo sero reputados cados em comisso, e perdero por isso o direito que tenham a ser preenchidos das terras concedidas por seus ttulos, ou por favor da presente lei, conservando-o somente para serem mantidos na posse do terreno que ocuparem com efetiva cultura, havendo-se por devoluto o que se achar inculto Parece no haver dvida a respeito do sentido de incultas, equivalente a devolutas, conforme foi aplicado. O mestre Clvis Bevilqua, em assertiva sobre a matria, dizia dever-se entender como sendo devolutas as terras desocupadas, sem dono. Entre os autores atuais lavra a disseno na exata definio do vocbulo devoluto. Assim, e em vista dos cansativos exemplos, qualquer definio que se der expresso terras devolutas, ainda que seja expendida em perfeita consonncia com a realidade e acepo histrica, deve, para ser escorreitamente perfeita, ser sempre relativa: em relao a determinada poca ou determinada lei. Querer-se abarcar, sem se conscientizar deste pressuposto inomissvel, o conceito desta controvertida palavra, num amplo sentido, incorrer-se em amputaes viscerais de aspectos essenciais figura, e ampliaes desaconselhveis de particularidades intrnsecas acessrias. Da a parcimnia de definio entre os cultores da matria. O instituto das terras devolutas exclusivo do Direito Agrrio brasileiro, no encontrando similares nos outros pases, quer de estrutura agrria assemelhada, quer de infra-estrutura completamente diversa. Como no nosso Pas ainda so poucos os jus-agraristas, reduzidos basicamente s escolas de So Paulo, de Porto Alegre e o grupo da capital federal e Bahia, a matria est ainda a exigir maiores luzes e pesquisas. Todavia, diante do Direito Agrrio atual, com seu complexo de leis vigentes, onde ressalta altaneiro e fundamental o Estatuto da Terra, podemos definir as terras devolutas como sendo aquelas espcies de terras pblicas (sentido lato) no integradas ao patrimnio particular, nem formalmente arrecadadas ao patrimnio

pblico, que se acham indiscriminadas no rol dos bens pblicos por devir histricopoltico. 4. A legitimao de posse perante a lei n. 601, de 1850 Criao da Lei n. 601, a legitimao de posse (art. 5.) no encontra precedentes na legislao reinol portuguesa, sendo, ulteriormente, consagrada no corpo do Direito Agrrio brasileiro. A legitimao de posse era uma forma usada visando transladao do patrimnio pblico para o domnio particular. Pela sua importncia, importa numa anlise mais demorada, uma vez que este importante instituto de Direito Agrrio, que desconhece institutos similares noutros ramos do Direito, veio a se constituir no mais controvertido remdio jurdico dentre todos os que foram incorporados a este Direito. O apossamento de terras no Brasil, aps a extino do regime de concesses de sesmarias, foi um fenmeno natural, eclobido em larga escala, e, sobretudo, incontrolvel e inestancvel. Pode-se dizer que, na faixa Litornea, a fato tomou formas de reais propores, que o Poder Pblico viu-se pressionado a propor as solues. A legitimao de posse Foi uma destas solues. Observe-se que a maioria destas ocupaes se verificou nas reas tidas como de terrenos de marinha, resultando, da, profusa legislao a respeito destes terrenos, antes do advento desta Lei n. 601. certo, historicamente, dizer-se que a legitimao de posse nasceu da necessidade de regularizar situaes que no encontravam amparo jurdico, sendo que o Poder Pblico no poderia ficar alheio a estes fenmenos scio-rurais. Havia necessidade de se implantarem metas corretivas e assecurativas destas situaes, porquanto, ainda que contrrias ordem e ao controle administrativo, no deveriam continuar marginais ao Direito. Ao Poder Pblico no interessavam estas terras integrantes de seu vasto patrimnio. Portanto, nada mais lgico que coorden-las para a esfera dos direitos privados. Por outro lado, o Imprio no poderia arrecad-las sumariamente, alegando a ilicitude das ocupaes, porquanto o vazio normativo a respeito da matria, quer autorizando, quer proibindo estes apossamentos, dava um carter de permissibilidade a estes atos. Tornou-se, assim o Governo condescendente com estas situaes, que, diga-se logo, foram firmadas pelos particulares a duras penas, em vista dos enormes riscos a que sujeitavam a agricultura daquele tempo, a custa, inclusive, de enormes sacrifcios fsicos. Retomar draconianamente estas terras para, dentro das diretrizes fixadas pelo art. 1. daquela lei, a venda, no se era injusto como invivel. Buscou-se, assim, uma nova frmula de regularizar estas situaes: a legitimao. De outro ngulo, reconhecer, nestas reas ocupadas, pura e simplesmente os absolutistas poderes da propriedade privada, unicamente pela sua exteriorizao animosa de domnio, seria fugir completamente dos princpios bsicos do Direito e tradio jurdica.

Mais uma vez obraram os entendimentos tendentes criao do instituto da legitimao de posse. Ante todas estas razes, o legislador de 1850 houve por bem formular a figura, ainda que um tanto perigosa doutrinariamente, da legitimao, mais condizente com as diretrizes do Poder Pblico, mais harmnica com a realidade fundiria do Brasil, ntima ao interesse particular e, at certo ponto, defensvel dentro dos paradigmas do Direito Pblico. Incorreu, todavia, numa impreciso tcnica, que examinaremos. Diz a lei, no seu art. 5.: Sero legitimadas as posses mansas e pacificas dos ocupantes de terras pblicas que nelas tenham cultura e moradia.... Ora, legitimar a posse deveria ser, assim acreditamos, torn-la legitima, consoante a lei, perfeita diante da lei, e protegida, portanto, por ela. antiga a distino entre posse e propriedade, e o jurista imperial ptrio por certo no a desconhecia. Pelo fato de atribuir o carter de legitimidade posse, isto no significa que a mesma se transforma automaticamente em propriedade. A posse legtima tem seus prprios efeitos civilistas, e estes no se confundem com os efeitos da propriedade. Nestas razes, acreditamos incorrer em impreciso tcnica a tomada da legitimao de posse pela acepo da atribuio do carter dominial sobre estas terras. Um outro trao que acreditamos paradoxal na estipulao da lei o que se refere revalidao dos ttulos de sesmarias. Dispe o art. 40 da lei: Art. 4.. Sero revalidadas as sesmarias, ou outras concesses do Governo geral ou provincial, que se acharem cultivadas, ou com princpios de cultura e moradia habitual do respectivo sesmeiro ou concessionrio, ou de quem os represente, embora no tenha sido cumprida qualquer das outras condies com que foram concedidas. Se, at 1850, sem maiores dvidas, eram os terrenos devolutos os terrenos devolvidos Coroa, ex vi Deciso n. 348, de 1832, da Fazenda Nacional, Ordem Rgia de 21/10/1710, Regulamento da Lei n. 243, de 30/11/1841, (porquanto tendo sido concedidos em sesmarias, foram arrecadados novamente pelo Poder Pblico, por se encontrarem em comisso sano imposta pessoa que no cumpre as obrigaes de um contrato, consistente na perda da coisa, sob que incidia (grifos nossos), como revalidar o que nenhuma validade tinha? Como ratificar um titulo decado, imprestvel em cujas terras j a Coroa dizia-se proprietria, sob a alegao de devolutas? O que j foi devolvido ao patrimnio pblico no pode ser revalidado para o particular. Assim entendendo, revalidar terras devolutas comportaria um contra-senso jurdico. Se as sesmarias no cumpriram qualquer das outras condies com que foram concedidas, estava o ttulo em comisso e a terra irremediavelmente perdida. Equiparavam-se, portanto, estas situaes, na hiptese em que concorridas com cultura, mera posse. Por conseguinte, afetas legitimao. e no revalidao. Assim, a lei deveria, num

coerente exerccio disciplinador, legitimar as posses com ttulos em comisso, porquanto estes nenhuma conseqncia no mundo jurdico acarretavam - as terras eram devolutas. Estas falhas tcnicas e as pequenas contradies da lei, porm, no chegam a obnubilar seus inegveis mritos. interessante observar que a expresso legitimao de posse, no obstante o pecado tcnico, foi consagrada posteriormente, no Direito Agrrio brasileiro, como um instituto no qual opera-se a transferncia do domnio pblico para o domnio particular. Isto posto, uma precluso foi firmada no que respeita posse: quem j tivesse se apossado de terras pblicas seria legitimado na forma do art, 5., mas, por outro lado, no se permitiria, doravante, nenhuma nova ocupao ou posse, caso em que o intruso seria equiparado a um delinquente. Nesse sentido dispe o art. 2. daquela lei: Art. 2.. Os que se apossarem de terras devolutas ou de alheias, e nelas derrubarem matos ou lhes puserem fogo, sero obrigados a despejo. com perda de benfeitorias e, demais sofrero a pena de dois a seis meses de priso e multa de 100.000 ris, alm da satisfao do dano causado. Esta pena, no ter lugar nos atos possessrios entre herus confinantes. Vejamos, nesse passo, outros detalhes que esto a merecer a nossa ateno e que so afetos figura da legitimao. Dizamos da imperfeio do uso da locuo legitimao de posse a representar o ato do Poder Pblico no qual transferia ao particular a propriedade das terras, desde que sobre elas constatava-se a moradia e cultura do legitimado. A indagao que se faz, conseqentemente a seguinte: se legitimar tornar legtima uma posse, e tendo disposto a lei que sero legitimadas as posses, ento todas as posses existentes em terras pblicas eram ilegtimas? As posses existentes a esta poca no poderiam ser ilcitas, contra legem ou ilegais. porquanto nenhuma proibio havia para estes atos de apossamento de terras pblicas. Pelo contrrio, eram escorreitas perante a legislao da poca: nada justificava o uso da expresso legitimao de posse. As Ordenaes do Reino, manancial de leis que vigia poca, no Livro 4., Ttulo 38, previa e facultava o aforamento de terras pblicas, j ocupadas por rurcolas, o que ipso facto, era o reconhecimento dessas situaes como procedentes na gerao e amparo de direitos. O que se procurou alcanar atravs de cartas rgias dirigidas a esse fim, (aforamento), era sujeitar a rea ao ttulo de enfiteuse, com os objetivos de auferir tendas do imvel pblico (pagamento do foro), porquanto as reas ocupadas, encontrando-se em mero uso particular, nada rendiam Coroa. A primeira Constituio do Imprio do Brasil, de 1824, de relance, no seu art. 15, n. 15, esclarece a possibilidade de serem alienados os bens nacionais a particulares. Isto desautoriza afirmar, como querem alguns autores, que os bens pblicos neste perodo - ps extino do regime de doao de sesmarias - em termos de domnio pleno, eram inalienveis. A verdade que as terras que interessavam ocupao e

explorao particulares estavam encravadas geralmente nos terrenos de marinha, onde era grande o nmero de ocupantes, exercendo trabalhos agrcolas. Como os terrenos desta faixa, compreendendo aquelas terras de marinha (banhadas pelas guas do mar, ou dos rios navegveis, indo at a distncia de 15 braas craveiras para a parte da terra, contadas desde os pontos a que chega a preamar mdia), estavam entravados alienao plena, s se poderia afor-los aos ocupantes. Como a intruso nestes terrenos se verificava em larga escala, porquanto o pequeno agricultor, detentor de exguas reas de cultivo, ficava ou a pouca distncia do litoral ou na beira dos rios sobreveio, conseqentemente, uma profuso de leis autorizando a enfiteuse sobre terrenos de marinha. Quantificou-se assim, o instituto do aforamento sobre estas reas ocupadas por posseiros ativos nas lides agrrias. Quanto ao arrendamento, observa-se a seguinte orientao. A Lei de 15/11/1831, dispondo sobre o oramento de receitas e despesas para o ano financeiro de 1832 a 1833, no seu art. 51, n. 15, deixou expresso que: Os terrenos e prprios nacionais, que no forem necessrios aos servios pblicos, sero arrendados em hasta pblica a prazos no excedentes a trs anos e por lotes nunca maiores de 400 braas quadradas. Estes arrendamentos deveriam ser feitos, conforme j se asseverou, aos ocupantes de terras que, usando o bem pblico, ao Governo no pagavam as devidas rendas pela explorao. Com efeito, o ocupante de terras pblicas, cultivando, sem ttulo algum, em grande parte terrenos de marinha, na primeira metade do sculo XIX, no estava em situao contrria lei. Primeiro porque no existia diploma legislativo que proibisse a ocupao de prprios nacionais: pelo contrrio, a Ordenao do Reino previa a hiptese dessas ocupaes de terras, e previa a forma de se beneficiar o errio rgio, atravs do arrendamento, ou da enfiteuse. Segundo porque, na maioria das hipteses, as posses se situavam em terrenos de marinha, impossibilitando, assim, aos posseiros de serem beneficiados com o domnio pleno atravs da alienao. Terceiro porque o Governo e os juristas da Monarquia tambm assim entendiam: estas posses no eram ilegais. Labutavam nestas razes o entendimento das normas da poca. A Deciso n. 348, da Fazenda Nacional, exarada em 14/11/1832, que mandava medir e demarcar reas compreendidas entre os terrenos de marinha, no seu art. 1., n. 3, arrolava estas situaes fticas como no desconhecidas pela lei, verbis: Os que tm sido concedidos a particulares, ou por estes tm sido ocupados sem concesso (grifos nossos). A respeito desta posse ou reas particulares, dispe o art. 7.: A medio e demarcao dos terrenos da segunda classe assistir sempre o Fiscal da Tesouraria da Provncia, e sero convidados os respectivos concessionrios e posseiros, os quais podero enviar seus procuradores; e as despesas correspondentes correro por conta das partes interessadas. Aps demarcadas estas reas, cujo nus financeiro caa sobre o oramento particular, as mesmas seriam aforadas aos posseiros ou concessionrios, mediante a paga de foro razo de 2,5% sobre o preo das avaliaes feitas.

Infere-se, indubitavelmente, do texto retrocitado que a situao de posseiros sem ttulo algum de concesso era aceita e at reconhecidamente tida como legal. O que fica tambm ressaltado o aspecto de que o Poder Pblico, no podendo ficar alheio atividade agrcola do ocupante de terras pblicas, cobrava-lhe a contraprestao pelo uso lcito da terra, ou seja, o foro. Isto deixa patenteado desde logo que essas posses foram sujeitas a aforamento unicamente por questes econmicas - de arrecadao de divisas ao errio rgio - e no por estarem em irregularidades jurdicas. A ocupao era lcita e o Poder Pblico a reconhecia como tal, apenas firmaria a sujeio ao ttulo de aforamento, visando a amealhar as rendas e os devidos laudmios. A Deciso n. 210, de 28/03/1840, da lavra do Presidente do Tribunal do Tesouro Pblico Nacional, declarando os casos em que se devem haver os direitos de doao, ou vendas dos terrenos de marinha, sacramenta que: Quando as cesses dos terrenos de marinha forem gratuitas, se devero considerar doaes, e ento se proceder avaliao de posse, ou direito do cedente, para no caso exceder a taxa legal, exigir-se a insinuao, e haver-se o pagamento dos respectivos direitos ... Quando for por preo, uma verdadeira venda, de que se dever pagar a competente sisa e laudmio em relao ao dito preo; advertindo porm, que o pagamento do laudmio s dever ter lugar quando a cesso for feita por foreiro, que tenha o domnio til do terreno de marinha, por virtude de aforamento, com ttulo legalmente expedido . Por outras palavras, quer dizer o texto citado que, quando o ocupante ou posseiro ceder sua rea, integrante de terrenos de marinha, e esta cesso for gratuita, proceder-se- avaliao do imvel, para, caso exceda a taxa legal estipulada, exigir-se dessa cesso a insinuao (confirmao) e pagamento dos direitos dos posseiros cedentes Mais uma vez observamos que os posseiros de terras pblicas, no caso, terrenos de marinha, tinham suas situaes amparadas pela lei, sendo portanto, legtimas. Como j se deixou patente, no eram irregulares estas ocupaes, porquanto no havia texto legal que as proibisse, tendo a Resoluo n. 17, de 1822, das Cortes portuguesas, deixado uma lacuna que s foi preenchida pela Lei n. 601, de 1850, 28 anos depois. Com as interpretaes analgicas retroassinaladas, a ausncia legislativa, bem como a preocupao do errio imperial em receber rendas destas situaes possessrias lcitas, h que se presumir, inapelavelmente, pelo carter de legitimidade que vestiam estas posses. Com efeito, quando o legislador de 1850, no art. 5., expressou-se que seriam legitimadas as posses, aps a devida demarcao, em vista do que ficou consignado, melhor faria, tecnicamente perfeito e juridicamente aconselhvel, se usasse a expresso doao aos posseiros ou concesso aos posseiros, ou, ainda, para ser coerente com o texto da lei, sero domnios ou propriedades, as posses.... teis so as citaes e as assertivas de Osvaldo Opitz e Silvia Opitz a este respeito. Dizem estes autores:

Essa posse ttulo legtimo da aquisio do domnio da terra cultivada e habitada? O problema j foi objeto de cogitao, quando se teve de aplicar a Lei de 1850. Resolve-se que o posseiro adquire o domnio sobre o terreno que ocupar com efetiva cultura (art. 8. da Lei n. 601, de 1850). Foi a adoo do princpio de Direito Romano, em que a posse justifica a aquisio da propriedade da terra, e s vezes, se exigia tambm o cultivo (De omni agro deserto, Cod., Liv. XI). Lembra Maynz, alis, que se lhe d o nome de usucapio pro deserto. Ocupao pro deserto seria, pois, com relao ao Direito Romano, a nossa ocupao ou posse com cultura efetiva (cf. Rui Cirne Lima, ob. cit., pg. 58). Em 22/05/1907, o STF entendeu que posses legtimas somente seriam aquelas que fossem legitimadas (Revista do Supremo Tribunal Federal 3/259), porque os possuidores de terras no tinham a propriedade dessas terras; eram simples posseiros, como a lei os chamava; o lao jurdico que os prendia terra era unicamente o da posse. Postos, lado a lado, os dois conceitos, a incongruncia desse modo de pensar claramente se manifesta. Acreditamos que a resposta de que as posses por si s, eram legtimas, tenha logrado convencimento. No que tange aos requisitos exigidos para a legitimao da posse, estes eram basicamente dois: o cultivo ou princpio de cultura e a morada habitual do posseiro (art. 52 da Lei n. 601). Preenchidos estes requisitos, passa-se demarcao da rea: Art. 7.. O Governo marcar os prazos dentro dos quais devero ser medidas as terras adquiridas por posses ou por sesmarias, ou outras concesses, que estejam por medir, assim como designar e instruir as pessoas que devam fazer a medio, atendendo s circunstncias de cada Provncia, Comarca e Municpio, e podendo prorrogar os prazos marcados, quando julgar conveniente, por medida geral que compreenda todos os possuidores da mesma Provncia, Comarca e Municpio, onde a prorrogao convier. E continua o legislador nos artigos subseqentes: Art. 8.. Os possuidores que deixarem de proceder medio nos prazos marcados pelo Governo sero reputados caldos em comisso, e perdero por isso o direito que tenham a serem preenchidos das terras concedidas por seus ttulos, ou por favor da presente lei, conservando-o somente para serem mantidos na posse do terreno que ocuparem com cultura efetiva, havendo-se por devoluto o que se achar inculto". Uma vez concludos estes trabalhos topogrficos: Os posseiros sero obrigados a tirar ttulos dos terrenos que lhes ficarem pertencendo por efeito desta lei (art. II). A despeito dos vcios desta Lei n. 601, de 1850, atrs apontados, frutos ainda da inexperincia do legislador no trato da matria agrria, foi este diploma legal um dos grandes monumentos jurdicos, que a Histria de nosso Direito preserva. Lamentavelmente, o nosso Cdigo Civil, de algum tempo depois, no filiou-se ao esprito elevado desta lei e s lies ali expendidas. Com um humanismo peculiar e com uma perfeita conscincia dos problemas bsicos do agro brasileiro, o legislador de 1850

lanou a semente do moderno Direito Agrrio, que passou desapercebida, esquecida e ir fecundada, nos trabalhos que resultaram no Cdigo Civil Brasileiro. BIBLIOGRAFIA ALVARENGA, Octavio Mello. Direito Agrrio, 1 edio, Rio de Janeiro, Instituto dos advogados do Brasil, 1974 BATALHA, Wilson de Souza Campos. Comentrios Lei de Registros Pblicos, 1 edio, Rio de Janeiro, Ed. Forense, 1977

BORGES, Paulo Torminn. Instituies Bsicas de Direito Agrrio. Ed. Juriscredi, 1974 COSTA PORTO, Jos da . Formao Territorial do Brasil, 18 edio, Braslia, Ed. Fundao Petrnio Portela, 1982 FREIRE, Felisbello . Historia territorial do Brazil, 1vol., 1 edio, Salvador, Secretaria da Cultura e Turismo, Instituto Geogrfico e Histrico da Bahia, 1998. SANTOS, Delmirio dos. Direito Agrrio:sesmarias,terras devolutas, registro paroquial e legislao agrria, Belm, Ed. CEJUP, 1986. SOUSA, Joo Bosco Medeiros. Direito Agrrio: Lies Bsicas, 1 edio, So Paulo, Saraiva, 1985. TENRIO, Igor, .Curso de Direito Agrrio Brasileiro. 2 edio, So Paulo, Ed. Saraiva, 1984. ...................................................................................................................... Os nmeros demonstram que os MESCs segue na busca de novos rumos, por meio de viabilizao de parcerias de sucesso, que venham a traar novos rumos de utilizao no pas, de sorte a ampliar o alcance social dos MESCs, inclusive em se falando do aumento da insero de clausulas compromissrias, de procedimentos de mediao, conciliao e arbitragem, pessoas sensibilizadas e capacitadas, dentre outros.

Potrebbero piacerti anche