Sei sulla pagina 1di 3

Pases Desenvolvidos e Pases Subdesenvolvidos

CARACTERSTICAS DOS PASES DESENVOLVIDOS

Dominao econmica; Apresentam estrutura industrial completa, produzem todos os tipos de bens; Agropecuria moderna e intensiva, emprego de mquinas e mo-de-obra especializada. Desenvolvimento cient ico e tecnol!gico elevado; "odernos e e icientes meios de transporte e comunicao; #opulao urbana $ maior que a populao rural, so urbanizados. %&emplo' (nglaterra, %)A, Aleman*a, etc. #opulao Ativa empregada, em principalmente, nos setores secundrio e tercirio. %&emplo' %stados )nidos, +eino )nido, Aleman*a; #equeno n,mero de anal abetos; %levado nvel de vida da populao; -oas condi.es de alimentao, *abitao e saneamento bsico; +eduzido crescimento populacional; -ai&a ta&a de natalidade e mortalidade in antil; %levada e&pectativa de vida.

As sociedades desses pases so altamente consumistas isto $ percebido sobretudo devido ao poder aquisitivo elevado da sociedade e a grande quantidade produtos com tecnologia avanada, que so lanados no mercado a cada ano. /e todas as na.es do mundo passassem a consumir sup$r luos com a mesma intensidade das na.es desenvolvidas o mundo entraria em colapso, pois, no *averia mat$ria-prima su iciente para abastecer a todos os mercados. A luta por mel*ores condi.es de vida da populao $ visvel, principalmente no que diz respeito a uma mel*or distribuio de renda, no e&istindo grandes disparidades entre uma classe social e outra. #ara que isso osse possvel oi necessria a participao direta da sociedade, e&igindo dos seus governantes uma postura voltada para os interesses da populao. 0s governos passaram a cobrar mais impostos das classes sociais mais avorecidas em prol da sociedade. 0s impostos cobrados so direcionados 1 construo de escolas, *abita.es, estradas, *ospitais, programas de sa,de, aposentadorias mais 2ustas, etc., isto oi possvel graas ao enga2amento consciente de todos os cidados na ormao do %stado Democrtico. A democracia e&iste de ato nas na.es desenvolvidas, e consiste num %stado de direito que resulta de reivindica.es permanentes por parte dos cidados. A democracia $ um processo contnuo de inveno e reivindica.es de novos direitos.

CARACTERSTICAS DOS PASES SUBDESENVOLVIDOS

#assaram por um grande processo de e&plorao durante o perodo colonial. 3olnia de %&plorao; -ai&o nvel de industrializao, com e&ceo de alguns pases como' -rasil, "$&ico, os Drag.es de %&plorao; Depend4ncia econmica, poltica e cultural em relao 1s na.es desenvolvidas; De ici4ncia tecnol!gica e bai&o nvel de con*ecimento cient ico; +ede de transporte e meios de comunicao de icientes; -ai&a produtividade na agricultura que geralmente emprega numerosa mo-de-obra; #opulao Ativa empregada principalmente nos setores primrios ou no setor tercirio em atividades marginais 5camels, trabal*adores sem carteira assinada etc6. %&emplo' -rasil, %ti!pia, )ruguai; 3idades com crescimento muito rpido e cercada por bairros pobres e miserveis; -ai&o nvel de vida da maioria da populao; 3rescimento populacional elevado; %levada ta&a de natalidade e mortalidade in antil; %&pectativa de vida bai&a.

%&istem pases subdesenvolvidos que so ortemente industrializados como $ o caso do -rasil, "$&ico, Argentina, Drag.es Asiticos, etc. A industrializao e&istente nesses pases na verdade $ sustentada por pases desenvolvidos, que os utilizam para e&pandir seus parques industriais e garantir lucros vultuosos. )m e&emplo ntido de e&panso industrial $, o caso dos Drag.es Asiticos que evoluram enormemente nas ,ltimas d$cadas, principalmente no setor industrial atrav$s do capital e tecnologia 2aponesa. Alguns atores atraem esses investimentos estrangeiros para os pases subdesenvolvidos, como'

"o-de-obra barata e numerosa; "uitas vezes so isentos de pagamento de impostos; Doao de terrenos por parte do governo; +emessa de lucro das transnacionais para a sede dessas empresas; 7egislao le&vel.

8a viso de alguns escritores como Dem$trio "agnoli 9A grande mutao na economia mundial e na geopoltica planetria agravou as desigualdades entre a acumulao de riquezas e a disseminao da pobreza. 0 desenvolvimento assume padr.es crescentemente perversos, marginalizando parcelas maiores da populao. %m escala mundial, a d$cada de :; presenciou uma ampliao da ratura econmica entre o 8orte e o /ul. Atualmente, os <;= mais ricos da populao do planeta repartem entre si :<,>= da riqueza, enquanto os <;= mais pobres disp.em apenas de ?,@=.9

A partir da podemos a irmar que o desenvolvimento em partes dos pases centrais so de ato sustentados 1 custa da e&plorao dos pases peri $ricos.

Potrebbero piacerti anche