Sei sulla pagina 1di 4

Transcrio de parte da locuo dada por Robert Humpbrige em 2009 no auditrio da Aston University em Birmingham (UK)

Ttulo Afectos Trans-Espcies, os Porqus

(...) Na grande maioria das vezes os afectos dos animais, principalmente dos ces, surpreendem-nos, no pela sua essncia, porque ela conseguimos conceber filosficamente, mas pela nossa incapacidade em fazer igual. De facto o Amor incondicional impossvel na espcie humana. Sempre amamos em troca de algo: Amor, Dinheiro, Conforto, Reconhecimento. Sendo este ltimo o cerne das relaes trans-espcies nomeadamente humanos-ces.

Qualquer relao vive sempre de trocas e cada interveniente tende a alimentarse e alimentar essas energias em proveito prprio mesmo que a capa seja de um falso cristianismo na prtica do que, deontolgicamente, est certo. Os donos de ces amam os seus parceiros caninos de forma abnegada, mas subjacente est a verdadeira torrente que os alimenta: o Reconhecimento. No dos seus pares mas do seu animal. Esse reconhecimento serve de paliativo para tudo o que de menos bom possuem na sua vida. alimento e justificao para as suas fraquezas e muitas vezes para a sua fraca inoperancia em construir relaes verdadeiras com membros da sua prpria espcie. Todos buscamos consolos para o que de menos bom encontramos na vida: comida, bebida, religio, sexo, outro pseudo-amor, tudo serve para nos consolarmos, at a afeio para com os animais. Iro certamente me dizer que nada de mal advm desses trocas afectivas, lucra o ser humano e o animal em questo. O problema subjacente est no facto de ser uma fraca soluo, em ltima instancia at para o animal. Um estudo psico-emocional realizado com 500 dos principais activistas da causa animal nos EUA entre 2003 e 2005 demonstrou que Noventa por cento dos indivduos assumiam ter frustraes na sua vida sentimental e relacional. A 23% tinham sido diagnosticados casos de inaptido social, 43% tinham sofrido de depresso nos ltimos 2 anos, 4% tinham tentado ou pensado seriamente no suicdio. Mas um dos nmeros mais surpreendentes foi que

87% tinham tido nos ltimos 5 anos problemas na sua relao afectiva com o/os seus parceiros. O estudo concluiu ainda que essa transferncia emocional em 73% dos casos deixou de ser soluo para ser parte integrante do problema. Fomentando uma escalada no activismo, afastando o sujeito da suas relaes pessoais e criando um universo obsessivo e auto justificativo. O fenmeno da auto-justificao o que alimenta o indivduo a afastar-se e a antagonizar-se socialmente com todos aqueles que no partilham das suas ideias. Quando em grupo (entre pares da mesma causa) tendem a radicalizar ainda mais os seus pontos de vista de forma a elevarem-se a cima da mediania tica e dessa forma fazerem a diferena. Como essa espiral de escalada ideolgica raramente comportvel com a convivncia social. Decorrente disso, normal o antagonismo entre si dos defensores dos animais e o seu isolamento. Curiosamente quando tal acontece justificam que as pessoas so seres mesquinhos ao contrrio dos animais que elas dizem defender, esquecendo que eles prprios se comportam de forma intransigente. Os animais so assim transportados para os seus conflitos relacionais, desta vez no como soluo emocional, mas como justificao tica. O termo: quanto mais conheo as pessoas mais gosto dos animais repetido amide como bandeira esquecendo que eles prprios so essas pessoas e que enquanto pessoas se comportam de forma muito pouco canina quando confrontados com os males-estares nas suas relaes.

O estudo apontou ainda um factor que no tinha sido abordado em estudos anteriores que a incapacidade, nem sempre assumida, de se colocarem sob o escrutnio. Passo a justificar - Quase a totalidade dos inquiridos (cerca de 94%) demonstraram dificuldade em se colocarem em situaes em que sejam avaliados; profissionalmente, socialmente e ainda mais emocionalmente. O padro de desistncia transversal e mais uma vez os animais alimentam essa tendncia pois so os nicos que, o que quer que se faa, tendem a amar incondicionalmente nunca colocando o seu parceiro humano sob o escrutnio. Ao contrrio das suas vidas pessoais e sentimentais tudo o que fazem em prol dos animais est bem feito comprovado por um simples abanar de cauda. Como a essncia do Ser no o que faz mas porque o faz, seria interessante ver esses belos seres humanos (porque o so), serem mais caninos e a tomarem na sua vida pessoal decises de humildade para com aqueles que os amam mesmo condicionalmente e dessa forma alcanarem a felicidade pessoal semelhana dos seus amores de quatro patas; todos ficariam a ganhar. (...)

Robert Humpbrige (Filsofo e Socilogo Americano) 2009

Potrebbero piacerti anche