Sei sulla pagina 1di 4

09/01/14

Teoria do caos Wikipdia, a enciclopdia livre

Teoria do caos
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Nota: Para por outras definies de Caos , veja Caos. Esta pgina ou seco foi marcada para reviso, devido a inconsistncias e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde julho de 2013). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistncia e o rigor deste artigo. Considere
utilizar { { r e v i s o s o b r e } } para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicao mais detalhada na discusso.

Mecnica Clssica
A Teoria do caos trata

Diagramas de movimento orbital de um satlite ao redor da Terra, mostrando a velocidade e acelerao. Cinem tica Dinm ica Histria Trabalho e Mecnica Sistem a de partculas Colises Movim ento rotacional Sistem as Clssicos
[Expandir] [Expandir] [Expandir] [Expandir] [Expandir] [Expandir] [Expandir] [Esconder]

Sistema dinmico Sistema linearSistema no linearSistema hamiltonianoSistem a catico Form ulaes Gravitao Fsicos
[Expandir] [Expandir] [Expandir] v

de sistemas

Os fractais so representantes matemticos


pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_do_caos 1/4

09/01/14

Teoria do caos Wikipdia, a enciclopdia livre

de padres aparentemente complicados mas que podem ser gerados por leis de evoluo simples, como previsto pela Teoria do Caos

complexos edinmicos rigorosamente deterministas, mas que apresentam um fenmeno fundamental de instabilidade chamado sensibilidade s condies iniciais que, modulando uma propriedade suplementar de recorrncia, torna-os no previsveis na prtica a longo prazo. Em sistemas dinmicos complexos, determinados resultados podem ser "instveis" no que diz respeito evoluo temporal como funo de seus parmetros e variveis. Isso significa que certos resultados determinados so causados pela ao e a iterao de elementos de forma praticamente aleatria. Para entender o que isso significa, basta pegar um exemplo na natureza, onde esses sistemas so comuns. A formao de uma nuvem no cu, por exemplo, pode ser desencadeada e se desenvolver com base em centenas de fatores que podem ser o calor, o frio, aevaporao da gua, os ventos, o clima, condies do Sol, os eventos sobre a superfcie e inmeros outros. Alm disso, mesmo que o nmero de fatores influenciando um determinado resultado seja pequeno, ainda assim a ocorrncia do resultado esperado pode ser instvel, desde que o sistema seja no-linear. A conseqncia desta instabilidade dos resultados que mesmo sistemas determinsticos (os quais tem resultados determinados por leis de evoluo bem definidas) apresentem uma grande sensibilidade a perturbaes (rudo) e erros, o que leva a resultados que so, na prtica, imprevisveis ou aleatrios, ocorrendo ao acaso. Mesmo em sistemas nos quais no h rudo, erros microscpicos na determinao do estado inicial e atual do sistema podem ser amplificados pela no-linearidade ou pelo grande nmero de interaes entre os componentes, levando ao resultado aleatrio. o que se chama de "Caos Determinstico" Na verdade, embora a descrio da mecnica clssica e relativstica seja determinstica, a complexidade da maioria dos sistemas leva a uma abordagem na qual a maioria dos graus de liberdade microscpicos tratada como rudo (variveis estocsticas, ou seja, que apresentam valores verdadeiramente aleatrios) e apenas algumas variveis so analisadas com uma lei de comportamento determinada, mais simples, sujeita ao deste rudo. Este mtodo foi utilizado por Einstein e Paul Langevin no incio do sculo XX para compreender oMovimento Browniano. Pois, exatamente isso que os matemticos querem prever: o que as pessoas pensam que acaso mas, na realidade, um fenmeno que pode ser representado por equaes. Alguns pesquisadores j conseguiram chegar a algumas equaes capazes de simular o resultado de sistemas como esses, ainda assim, a maior parte desses clculos prev um mnimo de constncia dentro do sistema, o que normalmente no ocorre na natureza. Os clculos envolvendo a Teoria do Caos so utilizados para descrever e entender fenmenos meteorolgicos, crescimento de populaes, variaes no mercado financeiro e movimentos de placas tectnicas, entre outros. Uma das mais conhecidas bases da teoria o chamado "efeito borboleta", teorizado pelo matemtico Edward Lorenz, em 1963.
ndice [esconder] 1 Ideia inicial 2 Galileu, Newton e Laplace 3 Gravitao
pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_do_caos 2/4

09/01/14

Teoria do caos Wikipdia, a enciclopdia livre

4 Henri Poincar 5 Dcada de oitenta do sculo XX 6 Teoria 7 Sistemas caticos 7.1 Bola elstica sobre uma mesa oscilatria 7.2 Efeito Borboleta 7.3 Equaes de Rssler 7.4 Equaes de Lorenz 8 Comportamento assimpttico 8.1 Teorema de Poincar-Bendixon 8.2 Critrio de Bendixon 9 Diagrama de rbitas 10 Atrator 11 Atrator estranho 12 Atratores e fractais 13 Bifurcaes 13.1 Bifurcao sela-n 13.2 Bifurcao transcrtica 13.3 Bifurcao de forquilha 13.4 Bifurcaes e caos em sistemas discretos 14 Exemplos fsicos de bifurcaes 15 Idias bsicas 16 Ver tambm 17 Referncias 18 Ligaes externas

Ideia inicial

[ editar | editar cdigo-fonte ]

A ideia que uma pequena variao nas condies em determinado ponto de um sistema dinmico pode ter consequncias de propores inimaginveis. "O bater de asas de uma borboleta em Tquio pode provocar um furaco em Nova Iorque."

Galileu, Newton e Laplace

[ editar | editar cdigo-fonte ]

Galileu Galilei introduziu algumas das bases da metodologia cientfica presas simplicidade da obteno de resultados. Segundo aquela metodologia, a cincia continuou gradualmente a sua expanso em direo determinao das realidades fsicas. Com Isaac Newton, surgiram as leis que regem a Mecnica determinista Clssica e a determinao de que a posio espacial de duas massas gravitacionais poderia ser prevista. Havendo portanto uma explicao plausvel da rbita terrestre em relao ao Sol. Portanto, o comportamento de trs corpos gravitacionais poderia ser perfeitamente previsvel, apesar do trabalho aumentado em funo de mais dados inseridos para a execuo dos clculos necessrios determinao de posio. Porm, ao se acrescentarem mais corpos massivos para as determinaes de posies, comearam a ocorrer certos desvios imprevisveis. Newton traduziu estes desvios ou efeitos atravs de equaes diferenciais que mostravam que o sistema em sua evoluo tendia para a formao de um sistema de equaes diferenciais no-lineares.

Gravitao

[ editar | editar cdigo-fonte ]


3/4

pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_do_caos

09/01/14

Teoria do caos Wikipdia, a enciclopdia livre

Ao se encontrar no estudo do sistema gravitacional equaes diferenciais no lineares, estas se tornavam impossveis de ser resolvidas. Laplace afirmou que ...(sic) uma inteligncia conhecendo todas as variveis universais em determinado momento, poderia compor numa s frmula matemtica a unificao de todos os movimentos do Universo". Conseqentemente deixariam de existir para esta inteligncia o passado e o futuro, pois aos seus olhos todos os eventos seriam resultantes do momento presente. Perseguindo a harmonia da fsica de ento, na busca de uma resposta para a unificao da natureza, Laplace formulou e desenvolveu os princpios da teoria das probabilidades, trabalhou nas equaes diferenciais, criou a transformada de Laplace alm de estudar aequao de Laplace.

Henri Poincar

[ editar | editar cdigo-fonte ]

Henri Poincar em 1880 aproximadamente, pesquisou os problemas relacionados impossibilidade de resoluo das equaes diferenciais no lineares, na busca das leis da uniformidade e da unificao dos sistemas fsicos. Seu objetivo era descrever o que ocorreria matematicamente quando da introduo de uma massa gravitacional complementar num sistema duplo, isto , passando a anlise de dois para trs corpos gravitacionais interagindo mutuamente. Verificou que numa anlise mais ampla, no se atendo a detalhes quantitativos e fazendo comparaes qualitativas, isto , enxergando o sistema como um todo. Acabou descobrindo que os sistemas de massas gravitacionais triplas evoluam sempre para formas cujo equilbrio era irregular. As rbitas mtuas tendiam a no ser peridicas, tornavam-se complexas e irregulares. Poincar descobriu que ao invs de existirem rbitas ordenadas, equilibradas e regulares, ou um sistema equilibrado e harmnico, o que ocorriam eram sistemas verdadeiramente desestabilizados, onde o que prevaleceria no era a ordem natural, e sim o caos, a confuso, pois os movimentos se tornavam aleatrios. Os resultados observados que levavam confuso e desarmonia, no condiziam com a harmonia que ocorria na mecnica clssica. Poincar neste seu trabalho acabou por descobrir uma possibilidade da existncia de um sistema desordenado, com variveis ao acaso. Na poca no houve um interesse prtico na sua teoria de rbitas irregulares, sendo muitas vezes considerada a teoria uma aberrao matemtica. Continuaram havendo alguns estudos esparsos por outros matemticos, porm como curiosidade sobre os Sistemas dinmicos no-lineares .

pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_do_caos

4/4

Potrebbero piacerti anche