Sei sulla pagina 1di 8

Por Matheus Roberto Garbazza Andrade Artigo Vencedor do 1 Concurso de Artigos do Apostolado Sociedade Catlica Senhor, amo a beleza

de vossa casa, e o tabernculo onde reside a vossa glria (Sl 25,8)

A Igreja est fundamentada sobre o Trduo Sacro, sobre a total entrega de esus aos seus! "estes d#as de grande tens$o, emana todo o m#st%r#o ecles#al e se consuma a obra da sal&a'$o (umana, )lanejada )or "eus desde o #nc#o dos tem)os! "#&#d#do em d#&ersos acontec#mentos, *ue s$o #nt#mamente #nterl#gados, esse trduo % tamb%m a sntese do amor d#&#no! "eus % amor, e )or esse grande amor )elo g+nero (umano ,le ace#tou se entregar )or n-s!

.a *u#nta/fe#ra, antes de Seus bra'os abertos tra'arem entre o c%u e a terra o s#nal da no&a al#an'a, sabendo *ue #r#a reconc#l#ar todas as co#sas )elo sangue a ser derramado na 0ru1 (0f! 2#ssal 3omano, 4ra'$o ,ucarst#ca 5II /Sobre a reconc#l#a'$o I), 0r#sto tomou )$o e &#n(o, e #nst#tu#u o sacr#fc#o do seu cor)o e sangue! ,m segu#da, ordenou *ue os a)-stolos o )er)etuassem at% *ue ,le &oltasse! "esse mesmo modo, esus cum)r#a a )romessa *ue (a&#a fe#to6 Eis que estou convosco todos os dias, at o fim do mundo (2t 28, 27)!

2a#s tarde, na*uela mesma no#te, ,le fo# entregue aos seus algo1es! Se8ta/fe#ra, na 0ru1, en*uanto se entrega&a como &t#ma #maculada, esus reordenou todas as co#sas, efetuando realmente o sacr#fc#o *ue na no#te anter#or estabelecera! 9ela sua morte na cru1, cr#atura e 0r#ador foram reconc#l#ados! .um gesto de (um#l(a'$o, o 3e# do un#&erso de#8ar/se morrer, o 5erbo encarnado real#1a a sal&a'$o dos (omens! A cru1 % o cora'$o da f% cat-l#ca, e pelo poder radiante da Cruz, vemos com clareza o ulgamento do mundo e a vitria de !esus crucificado (2#ssal 3omano, 9refc#o da 9a#8$o do Sen(or, I)!

Somente a no#te sabe a (ora em *ue 0r#sto ressurg#u dos mortos, no "om#ngo! 4s a)-stolos, de certa forma des#lud#dos com o a)arente fracasso de seu mestre, esta&am recol(#dos, com medo dos judeus e dos romanos! 0r#sto, entretanto, &enceu a morte! 3essusc#tou ao terce#ro d#a, como (a&#a d#to! A ressurre#'$o % a coroa da m#ss$o de esus, e )or ela o 9a# abra'a esus no&amente, acol(endo/o na gl-r#a celeste! 9ela ressurre#'$o, os (omens s$o reno&ados na es)eran'a, )or*ue a gl-r#a celeste % )romet#da tamb%m : ra'a de Ad$o! Sem a glor#f#ca'$o de 0r#sto, todo o seu tem)o ter#a s#do, de certa forma, )erd#do! ,ntretanto, tr#unfou sobre a morte e &enceu o mal, tra1endo a alegr#a aos seus a)-stolos!

" #eus, qu$o estupenda caridade,% &emos no vosso gesto fulgurar'% ($o hesitais em dar o prprio filho,% )ara a culpa dos servos resgatar (2#ssal 3omano, 9rec;n#o 9ascal)!

"e toda a obra sacerdotal de 0r#sto, resulta o ma#s )rec#oso tesouro da Igreja6 A Sagrada ,ucar#st#a! * Eucaristia constitui, de fato, o +tesouro, da -gre a, a preciosa heran.a que seu Senhor lhe dei/ou (Sua Sant#dade, <ento =5I > #nter&en'$o no ?ngelus de @AB7CB277C)! 4 dom do 0or)o e Sangue do Sen(or % um dom #nest#m&el, )or*ue neste sacramento, se condensa todo o mistrio da nossa salva.$o (Santo Toms de

A*u#no > Summa Teolog#ae, III, *! 8D, a! Ec)!

.a ,ucar#st#a, os f#%#s s$o #nser#dos, m#ster#osamente, nas real#dades celestes! 3eal#1a/se nela, realmente, a l#ga'$o entre c%u e terra, entre a Igreja m#l#tante e a Igreja tr#unfante! )ara ns, o banquete eucar0stico uma antecipa.$o real do banquete final, preanunciado pelos profetas 1-s 23, 4567 e descrito no (ovo 8estamento como +as n9pcias do Cordeiro, 1*p :6, ;567 que se h$o de celebrar na comunh$o dos santos (Sua Sant#dade, <ento =5I > ,8orta'$o A)ost-l#ca 9-s/S#nodal Sacramentum 0ar#tat#s, D@)! ,ssa antec#)a'$o sacramental das real#dades &#ndouras ser&e como al&#o dos tormentos da terra de e8l#o e, ao mesmo tem)o, como for'a )ara a &#da cot#d#ana! * Eucaristia verdadeiramente um peda.o de cu que se abre sobre a terra< um raio de glria da !erusalm celeste, que atravessa as nuvens da nossa histria e vem iluminar o nosso caminho (Sua Sant#dade, o$o 9aulo II > 0arta ,nccl#ca ,ccles#a de ,uc(ar#st#a, @A)!

4 Santss#mo Sacramento tamb%m % dotado de um #ntenso carter c-sm#co, *ue en&ol&e as real#dades dos ma#s d#&ersos lugares e est sem)re em s#nton#a com toda a cr#a'$o! A ,ucar#st#a )er)assa todas as real#dades, todos os tem)os! )orque mesmo quando tem lugar no pequeno altar duma igre a da aldeia, a Eucaristia sempre celebrada, de certo modo, sobre o altar do mundo= >ne o cu e a terra= *bra.a e impregna toda a cria.$o= ? @ilho de #eus fez5Se homem para, num supremo ato de louvor, devolver toda a cria.$o Aquele que a fez surgir do nada (Idem, #b#dem, 8)!

A ,ucar#st#a % em certo as)ecto um sacramento d#dt#co! Atra&%s de sua celebra'$o, o )o&o f#el recebe os ens#namentos da Igreja e do ,&angel(o! F for'a e&angel#1adora, )or*ue nela, o disc0pulo realiza o mais 0ntimo encontro com seu Senhor e dela recebe a motiva.$o e a for.a m/imas para a sua miss$o na -gre a e no mundo (0onfer+nc#a .ac#onal dos <#s)os do <ras#l (0.<<) > "#retr#1es Gera#s da A'$o ,&angel#1adora da Igreja no <ras#l, CH)!

4 m#st%r#o eucarst#co % celebrado )ela Igreja )or me#o da "#&#na I#turg#a! 9or seus r#tos, a obra sacerdotal de 0r#sto cruc#f#cado/ressusc#tado % cont#nuamente )er)etuada )ara as gera'Jes cr#st$s! F )or me#o da I#turg#a *ue o tesouro eucarst#co &em at% a Igreja! Sendo o m#st%r#o eucarst#co um dom t$o grande, t$o e8celso, n$o adm#te descu#dos, redu'Jes e #nstrumental#1a'Jes! F justamente )ela #m)ortKnc#a &#tal da l#turg#a eucarst#ca *ue a Igreja sem)re buscou sal&aguard/la com todas as for'as, buscando sem)re *ue o Santss#mo Sacramento fosse tratado com o de&#do decoro, o decoro *ue com)ete ao 0orde#ro, o 3e# do Ln#&erso! 9o#s o Cordeiro que foi imolado digno de receber o poder, a divindade, a sabedoria, a for.a e a honra= * Ele glria e poder atravs dos sculos (2#ssal 3omano, antfona de entrada da Solen#dade de 0r#sto 3e#, ano A)!

A Igreja julga *ue a ela % d#r#g#da a ordem de esus, *uando #a celebrar a ce#a derrade#ra com seus a)-stolos6 *ue )re)arassem uma sala am)la e mob#l#ada, como con&#n(a : real#1a'$o da*uele ato! 9or #sso, ela estabelece como de&e ser a )re)ara'$o e a d#s)os#'$o das )essoas, dos lugares, dos r#tos e dos te8tos )ara a celebra'$o da Santss#ma ,ucar#st#a! "esse modo, ela garante *ue a nobre1a e a d#gn#dade necessr#as sejam de&otadas : I#turg#a, donde emana toda a &#da cr#st$!

A nobre1a na I#turg#a, )or%m, n$o tem um &alor meramente est%t#co! 9or me#o dela, re&ela/se o es)lendor da

&erdade cr#st$, a &erdade de 0r#sto! Ass#m como a)areceu transf#gurado )erante os d#sc)ulos, re&elando a sua gl-r#a celeste, ,le de&e ser re&elado na celebra'$o eucarst#ca, cercado de toda (onra *ue o g+nero (umano I(e )ode de&otar! 4 )a)a <ento =5I e8)l#ca o &alor da bele1a na celebra'$o l#tMrg#ca6 necessrio que, em tudo quanto tenha a ver com a Eucaristia, ha a gosto pela beleza< dever5se5 ter respeito e cuidado tambm pelos paramentos, alfaias, os vasos sagrados, para que, interligados de forma orgBnica e ordenada, alimentem o enlevo pelo mistrio de #eus, manifestem a unidade da f e reforcem a devo.$o (Sua Sant#dade, <ento =5I > ,8orta'$o A)ost-l#ca 9-s/S#nodal Sacramentum 0ar#tat#s, E@)!

Acusa/se a Igreja, entretanto, de tr#unfal#smo e de certa soberba ao esmerar/se na nobre1a da I#turg#a! 9ara alguns, n$o % )oss&el &er > ou tal&e1 n$o *ue#ram > a necess#dade de se tratar com solen#dade a ,ucar#st#a! 9o#s, com tantas ma1elas no mundo, ser#a realmente necessr#o ded#car ouro e outras r#*ue1as ao altar do Sen(orN 4 )r-)r#o 2estre, entretanto, j (a&#a res)ond#do a essas *uestJes!

Ouando 2ar#a unge o Sen(or em <etKn#a, os d#sc)ulos se escandal#1am! )ara que este desperd0cioC, )erguntaram eles (0f! 2t 2C, 8)! Prente :s necess#dades dos )obres, a*uele gesto )arec#a um des)erdc#o #m)erdo&el! esus, )or%m, te&e uma at#tude d#ferente! Ele pensa no momento pr/imo da sua morte e sepultura, considerando a un.$o que Dhe foi feita como uma antecipa.$o daquelas honras de que continuar a ser digno o seu corpo mesmo depois da morte, porque indissoluvelmente ligado ao mistrio da sua pessoa (Sua Sant#dade, o$o 9aulo II > 0arta ,nccl#ca ,ccles#a de ,uc(ar#st#a, EH)! S$o ose2ara ,scr#&, med#tando sobre essa mesma )assagem, escre&e6 *quela mulher que, em casa de Sim$o, o leproso, em EetBnia, unge com rico perfume a cabe.a do Festre, recorda5nos o dever de sermos magnBnimos no culto de #eus= 8odo o lu/o, ma estade e beleza me parecem pouco= E contra os que atacam a riqueza dos vasos sagrados, paramentos e retbulos, ouve5se o louvor de !esus' +?pus enim bonum operata est in me, 5 uma boa obra foi a que ela fez comigo (S$o ose2ara ,scr#&, 0am#n(o > 52H)!

Adema#s, a nobre1a da I#turg#a de forma alguma % um ultraje aos ma#s necess#tados! 9elo contrr#o, mesmo os ma#s )obres n$o e8#tam em d#s)or de seus bens )ara manter o culto d#&#no! 9o#s o mandamento mesmo d#1 *ue % )rec#so amar > e (onrar > a "eus sobre todas as co#sas! * riqueza lit9rgica n$o a riqueza de uma casta sacerdotal< riqueza de todos, tambm dos pobres, que, com efeito, a dese am e n$o se escandalizam absolutamente com ela= 8oda a histria da piedade popular mostra que mesmo os mais desprovidos sempre estiveram dispostos instintiva e espontaneamente a privar5se at mesmo do necessrio, a fim de honrar, com a beleza, sem nenhuma avareza, ao seu Senhor e #eus (3ATQI.GL,3, B 2,SS43I, 5! > A P% em 0r#seN 4 0ardeal 3at1#nguer se #nterroga! S$o 9aulo, ,9L, @A85, )g AH)!

Se a necess#dade de se em)regar a ma#or bele1a e nobre1a )oss&el : I#turg#a % t$o &#s&el, t$o necessr#a, )or *ue % )rec#so se ater a esse assuntoN 9o#s, se o 2ag#st%r#o ecles#st#co e os santos ens#nam *ue % )rec#so (onrar a "eus e sua casa com o mel(or *ue se tem, *ue ma#s se tem a d#1er sobre esse assuntoN

Infel#1mente, n$o faltam tre&as a tur&ar a bele1a l#tMrg#ca, e a )r#&ar o Sacramento das (onras a ele de&#das! 9o#s com o )assar dos anos a I#turg#a fo# se l#m#tando cada &e1 ma#s ao Mt#l, ao meramente func#onal! .ada *ue est#&esse )resente na celebra'$o a)arentemente enfe#tando );de, na ma#or#a dos lugares, )erse&erar! 0om esse afastamento da bele1a, em mu#tos lugares se )ode notar um em)obrec#mento da I#turg#a! Isso se de&e

n$o somente : mental#dade moderna de tornar tudo ma#s fast, ma#s r)#do e s#m)les, mas tamb%m a uma )erda do sent#do da Santa 2#ssa! ,m alguns lugares, o m#st%r#o eucarst#co, despo ado do seu valor sacrificial, vivido como se em nada ultrapassasse o sentido e o valor de um encontro fraterno ao redor da mesa (Sua Sant#dade, o$o 9aulo II > 0arta ,nccl#ca ,ccles#a de ,uc(ar#st#a, @7)!

,ssa tr#ste real#dade contr#bu# mu#to )ara o afastamento da bele1a nas celebra'Jes! 9assou a e8#st#r uma grande fam#l#ar#dade com a celebra'$o l#tMrg#ca (0f! o comentr#o de ! Alda1bal na Instru'$o Geral Sobre o 2#ssal 3omano > Terce#ra ,d#'$o! S$o 9aulo, 9aul#nas, 277H, )g 2C)! Tratando/se o m#st%r#o como se fosse de casa, mu#tos )assaram a fa1er concessJes )or conta )r-)r#a! Ass#m, )ouco a )ouco, l#turg#stas f#1eram uma l#turg#a acess&el dema#s! Al%m de ret#rar todo > ou *uase > &alor artst#co das celebra'Jes, #sso contr#bu#u )ara uma )erda do carter sagrado da I#turg#a! Certa Diturgia ps5conciliar, tornada opaca ou enfadonha por causa do seu gosto pelo banal e pelo med0ocre, capaz de provocar calafrios (3ATQI.GL,3, B 2,SS43I, 5! > A P%!!! 9g! A@ R0#ta'$o do l#&ro "as Pest des Glaubens, de 3at1#nguerS)!

4utro )onto *ue contr#bu#u, sem dM&#da, ao em)obrec#mento da I#turg#a, e at% mesmo o seu reba#8amento ao n&el (umano > de#8ando de se refer#r :s real#dades celestes )ara reflet#r a &#da do )o&o > % a #nstrumental#1a'$o a *ue se refer#a o )a)a o$o 9aulo II! ,m alguns lugares, gru)os )olt#cos )assaram a se &aler das celebra'Jes )ara seus )r-)r#os )ro)-s#tos, *ue *uase sem)re &$o contra aos ens#namentos ecles#st#cos! 0om #sso, a I#turg#a )assa a ser n$o ma#s um )renMnc#o do c%u, mas um &eculo de #dea#s )olt#cos (eterodo8os!

9or #sso, % mu#to #m)ortante *ue se cont#nue reflet#ndo sobre o #ncomensur&el &alor da bele1a na celebra'$o eucarst#ca! 0abe a)resentar, )ortanto, alguns e8em)los )rt#cos da )resen'a da bele1a na I#turg#a, e8)ondo os ens#namentos emanados do 2ag#st%r#o sobre esse assunto! A Igreja de&e ser a c#dade da gl-r#a (Idem, #b#dem, )g! AC), e #sso trans)arece )ela bele1a de seu culto!

I A beleza dos gestos e das atitudes 4 santo )adre o$o 9aulo II e8orta&a os cr#st$os a de#8arem trans)arecer a f% )or s#na#s e8ter#ores! 9or #sso, toda a assembl%#a l#tMrg#ca de&e demonstrar seu res)e#to e adora'$o a "eus )ela d#gn#dade de seus gestos e )osturas! 9r#nc#)almente o sacerdote celebrante, e os m#n#stros *ue o au8#l#am, de&em ag#r sem)re com defer+nc#a aos sagrados m#st%r#os! 2o&#mentos s-br#os, genufle8Jes e #ncl#na'Jes, conforme #nd#cam as normas, demonstram o res)e#to :s co#sas sagradas e tamb%m o sent#do de ser&#'o : l#turg#a, )o#s ela n$o )ertence ao celebrante e nem mesmo : comun#dade!

4 m#st%r#o eucarst#co de&e ser celebrado em cl#ma de ora'$o e refle8$o, e n$o afo#tamente! 4 2#ssal )ede a d#gn#dade dos gestos, )ara *ue e8)r#mam a un#dade dos f#%#s e )ara *ue ajudem a entender mel(or o sent#do de cada )arte da m#ssa! ?s gestos e posi.Ges do corpo, tanto do sacerdote, do dicono e dos ministros como do povo, devem contribuir para que toda celebra.$o resplande.a pelo decoro e nobre simplicidade ( Instru'$o Geral sobre o 2#ssal 3omano RIG23S, E2)!

II Respeito !s nor"as lit#rgicas 4 snodo dos b#s)os de 2775, *ue reflet#u sobre a Sagrada ,ucar#st#a, ded#cou aten'$o : ars celebrand#, a arte de celebrar retamente os santos m#st%r#os! 3es)ondendo aos anse#os do snodo, o )a)a <ento =5I escre&e *ue a ars celebrand# est, )r#mord#almente, na f#el obed#+nc#a :s normas

l#tMrg#cas )ro)ostas )ela Igreja (0f! Sua Sant#dade, <ento =5I / ,8orta'$o A)ost-l#ca 9-s/S#nodal Sacramentum 0ar#tat#s, D8)! (ormas lit9rgicas a udam a proteger a celebra.$o dos mistrios sagrados, especialmente a Sagrada Eucaristia, de serem danificados por adi.Ges ou subtra.Ges que danificam a f e podem, por vezes, at tornar uma celebra.$o sacramental invlida= ? povo de #eus tem, assim, celebra.Ges garantidas na linha da f tradicional da f Catlica e n$o dei/ado H mercI de idias pessoais, sentimentos, teorias ou idiossincrasias (A3I.Q,, Pranc#s 0ardeal! 9refe#to da 0ongrega'$o )ara o 0ulto "#&#no e a "#sc#)l#na dos Sacramentos! "#scurso )ara o TGateUaV I#turg#cal 0onferenceW, em 8 de abr#l de 2775)!

III A orienta$%o da &iturgia "urante a ma#or )arte da &#&+nc#a l#tMrg#ca da Igreja, o Santo Sacr#fc#o fo# celebrado em d#re'$o a "eus! 4s altares eram )r#me#ramente construdos buscando/se o or#ente, na d#re'$o da Terra Santa! Isso era s#mb-l#co da )resen'a d#&#na! 2a#s tarde, o Sacrr#o ocu)ou esse lugar, na abs#de! Tamb%m os r#tos or#enta#s mant+m, at% os d#as atua#s, tal or#enta'$o! ,stando : frente do )o&o, &oltado )ara o altar, o sacerdote man#festa claramente a sua fun'$o e sua d#gn#dade #n#gual&e#s!

* abside orientada evoca o cu= Ser reservada obrigatoriamente para uma imaginria celestial= -sto vlido n$o s para as igre as do ?riente, mas para as absides de nossas igre as romBnicas= ? sacerdote, ao celebrar no altar, ver, se levantar os olhos, alguma representa.$o simblica da glria celestial, alguma evoca.$o teofBnica em rela.$o com a Escritura= Celebrar verdadeiramente de frente para #eus= Juem n$o sente que tal disposi.$o convm admiravelmente a tantos te/tos do ?fertrio e do CBnonC (P4L2F,, ean! A 2#ssa de Prente )ara "eus! Tradu'$o de Ius Augusto 3odr#gues "om#ngues)!

2anter essa or#enta'$o da l#turg#a % altamente s#gn#f#cante, e contr#bu# sumamente )ara man#festar a bele1a da celebra'$o, )or*ue tradu1 certamente o sent#do de certas )artes da m#ssa, *ue s$o &oltadas )ara "eus, e n$o )ara os (omens! A)esar de ser, em algumas ocas#Jes, Mt#l *ue o sacerdote se &olte )ara o )o&o durante a celebra'$o!

IV Valoriza$%o da l'ngua latina X s%culos o lat#m % a lngua of#c#al da l#turg#a de r#to romano! A Igreja sem)re encontrou &ar#adas ra1Jes )ara manter o uso da lngua trad#c#onal na celebra'$o da ,ucar#st#a, e mesmo dos outros sacramentos! 4 lat#m % uma lngua #mut&el, &#sto *ue n$o sofre altera'Jes norma#s a uma lngua &#&a, o *ue o torna #deal como guarda da doutr#na cr#st$, mantendo sem)re constante o s#gn#f#cado de )ala&ras e e8)ressJes! ? uso da l0ngua latina, vigente em grande parte da -gre a, um caro e nobre sinal de unidade e um eficaz remdio contra toda corruptela da pura doutrina (Sua Sant#dade, 9#o =II > carta enccl#ca 2ed#ator "e#, 5D)!

Al%m de guarda da doutr#na, o lat#m certamente contr#bu# )ara enle&ar os f#%#s, uma &e1 *ue tradu1 um sent#mento de se estar em um outro lugar durante a l#turg#a, man#festando certamente o carter escatol-g#co da celebra'$o, condu1#ndo os )resentes ao c%u6 X#c domus "e# est, et )orta cael#Y (Gn 28, @H) / ,sta % a casa de "eus e a )orta do c%u! 4 0oncl#o 5at#cano II ordenou6 deve conservar5se o uso do latim nos ritos latinos (0oncl#o ,cum+n#co 5at#cano II, 0onst#tu#'$o Sacrossanctum 0onc#l#um, DC), e tamb%m )ede6 tomem5se providIncias para que os fiis possam rezar ou cantar, mesmo em latim, as partes do ?rdinrio da missa que lhes competem (Idem, 5E)!

V ( canto gregoriano Lm fator es)ec#al na l#turg#a % o canto! A e8ecu'$o cantada de algumas )artes contr#bu# es)ec#almente )ara o enle&o es)#r#tual dos f#%#s e )ara uma ma#s frutuosa celebra'$o, sendo o canto l#tMrg#co % um &erdade#ro ofc#o a ser desem)en(ado! "esde as %)ocas ma#s remotas fo# )reocu)a'$o dos Santos 9adres formar escolas de canto, e com o desen&ol&#mento da l#turg#a surg#ram mu#tos est#los mus#ca#s, de grande a)ro&e#tamento! ,ntretanto, o canto gregor#ano ocu)a lugar de desta*ue na I#turg#a, )or ser a sntese de todas as caracterst#cas *ue se es)eram da mMs#ca sacra!

As *ual#dades artst#cas )resentes no gregor#ano s$o fatores #m)ortantes )ara a com)os#'$o da bele1a na celebra'$o! ,le % uma arte &erdade#ra, sendo caracter#1ado )ela sant#dade e )ela coer+nc#a )ara com o momento celebrat#&o, es)ec#almente )or n$o causar uma sensa'$o desagrad&el! ? canto gregoriano foi sempre considerado como o modelo supremo da m9sica sacra, podendo com raz$o estabelecer5se a seguinte lei geral' uma composi.$o religiosa ser tanto mais sacra e lit9rgica quanto mais se apro/ima no andamento, inspira.$o e sabor da melodia gregoriana, e ser tanto menos digna do templo quanto mais se afastar daquele modelo supremo (Sua Sant#dade, 9#o = > 2otu 9ro)r#o Tra Ie Soll#c#tude, D)!

4 canto gregor#ano fa1/se ma#s necessr#o (oje, com a &#s&el banal#1a'$o da mMs#ca l#tMrg#ca, sob a #nflu+nc#a das correntes mus#ca#s modernas, tornando os cantos l#tMrg#cos de du&#doso gosto artst#co! 4 gosto mus#cal da gera'$o atual, mo&#do )or uma certa muta'$o cultural, fo# corrompido e degenerado, a partir dos anos 4K, pela m9sica rocL e por outros produtos semelhantes (3ATQI.GL,3, B 2,SS43I, 5! > A P%!!! 9g! AC)! A*u# tamb%m o 0oncl#o se )ronunc#a6 * -gre a reconhece como canto prprio da liturgia romana o canto gregoriano< ter este, por isso, na a.$o lit9rgica, em igualdade de circunstBncias, o primeiro lugar (0oncl#o ,cum+n#co 5at#cano II, 0onst#tu#'$o Sacrossanctum 0onc#l#um, @@C)!

VI ( Altar 4 altar, onde se torna )resente o sacr#fc#o da cru1, % smbolo do )r-)r#o 0r#sto, sacerdote, altar e corde#ro! 9ortanto, na Igreja, go1a de alta d#gn#dade, sendo o centro da a'$o l#tMrg#ca! 4 m#ssal )ede *ue, nas #grejas, (aja sem)re um altar f#8o, *ue s#mbol#1a )erenemente a )edra &#&a *ue % esus 0r#sto! "e&e ser construdo de forma *ue, es)ontaneamente, sejam &oltadas )ara ele as aten'Jes! 0omo s#nal da d#gn#dade do altar, % lou&&el *ue seja ornamentado com flores, man#festando o carter fest#&o da celebra'$o! ,ntretanto, de&e/se obser&ar a modera'$o, sobretudo em tem)os de )en#t+nc#a e es)era, como o s$o a *uaresma e o ad&ento! 4 m#ssal d#1, a#nda, *ue de&e ser coberto com uma toal(a branca! 3essaltando a necess#dade de *ue o conjunto da celebra'$o forme uma bela (armon#a, d#1 *ue a toal(a de&e comb#nar em formato, taman(o e decora'$o com o altar!

VII (s li)ros lit#rgicos Tamb%m merecem men'$o os l#&ros l#tMrg#cos ut#l#1ados na celebra'$o! ,ntre eles, lec#onr#o e e&angel#r#o merecem desta*ue, )or serem s#na#s da )ala&ra de "eus! 9ortanto, re*uerem bele1a na sua fe#tura e merecem s#na#s de &enera'$o, como o be#jo e a #ncensa'$o! 4s livros de onde se tiram as leituras da palavra de #eus se am verdadeiramente dignos, decorosos e belos (Iec#onr#o "om#n#cal / ,lenco das le#turas da m#ssa, D5)!

VIII A nobreza dos )asos sagrados Entre as coisas necessrias para a celebra.$o da missa, honram5se especialmente os vasos sagrados e, entre eles, o clice e a patena, onde se oferecem, consagram e consomem o vinho e o p$o (IG23, D2H)! "e&#do a grande #m)ortKnc#a dos &asos *ue se ut#l#1am na celebra'$o, mormente

os *ue f#cam em contato com o 0or)o e o Sangue do Sen(or, de&em ser fe#tos de mater#al nobre e cond#1ente com a d#gn#dade da fun'$o *ue desem)en(am!

As normas l#tMrg#cas s$o enft#cas ao destacar a necess#dade de *ue os &asos l#tMrg#cos sejam &erdade#ramente artst#cos, e *ue sejam fe#tos de mater#al nobre6 Sem d9vida, requer5se estritamente que este material, de acordo com a comum valoriza.$o de cada regi$o, se a verdadeiramente nobre, de maneira que, com seu uso, tribute5se honra ao Senhor e se evite absolutamente o perigo de enfraquecer, aos olhos dos fiis, a doutrina da presen.a real de Cristo nas espcies eucar0sticas= )ortanto, reprove5se qualquer uso, para a celebra.$o da Fissa, de vasos comuns ou de escasso valor, no que se refere H qualidade, ou carentes de todo valor art0stico, ou simples recipientes, ou outros vasos de cristal, argila, porcelana e outros materiais que se quebram facilmente= -sto vale tambm para os metais e outros materiais, que se corroem 1o/idam7 facilmente (0ongrega'$o )ara o 0ulto "#&#no e a "#sc#)l#na "os Sacramentos > Instru'$o 3edem)t#on#s Sacramentum, @@H)!

I* As )estes sagradas * veste lit9rgica usada pelo sacerdote durante a celebra.$o eucar0stica deve, em primeiro lugar, demonstrar que ele n$o se encontra l em privado, mas que est l em lugar de algum M de Cristo= ? seu privado e individual devem desaparecer, a fim de ceder espa.o a Cristo (3ATQI.GL,3, ose)(! Introdu'$o ao ,s)r#to da I#turg#a! 9r#or 5el(o, 9ortugal! 9aul#nas, 277C! 9g @5A)! 0ada &este *ue se ut#l#1a na celebra'$o eucarst#ca )ossu# s#mbol#smo )r-)r#o, man#festando um carter do m#st%r#o )ascal! 9ortanto, % necessr#o *ue sejam fe#tas com *ual#dade, e *ue n$o sejam abandonadas mesmo a*uelas *ue n$o s$o obr#gat-r#as, mormente, no <ras#l, a casula, *ue % uma &este )r-)r#a do sacerdote *ue celebra a m#ssa, s#mbol#1ando a 0ru1 de 0r#sto, o fardo *ue o sacerdote, tamb%m )elos f#%#s, carrega em seus ombros! F uma &este mu#to s#mb-l#ca do sacr#fc#o de 0r#sto e do &alor #ncom)ar&el do sacerdote!

Segundo o m#ssal, con&%m *ue a d#gn#dade das &estes sacras trans)are'a n$o da mult#)l#c#dade de ornatos, de enfe#tes demas#ados, mas )r#nc#)almente da forma e do mater#al dos *ua#s s$o fe#tas! 0on&%m, )ortanto, *ue sejam fe#tas conforme o modelo trad#c#onal, a)ro&ado )ela Igreja, e n$o a )art#r da #mag#na'$o l#&re, embora a S% romana recon(e'a a l#berdade de cada reg#$o, desde *ue con&en(am ao uso sagrado (0f! IG23, DED/DEE)!

* &uzes+ cheiros e sons A l#turg#a, organ#camente desen&ol&#da, en&ol&e os sent#dos cor)ora#s na celebra'$o, contr#bu#ndo sobremane#ra )ara comun#car as real#dades celestes! A)esar de n$o fa1erem )arte, essenc#almente, da celebra'$o eucarst#ca > e )or #sso mesmo &$o sendo abol#dos s#lenc#osamente do culto > &elas, #ncenso e cam)a#n(as agregam bele1a e s#gn#f#cado : l#turg#a!

S$o obr#gat-r#os, )elas rubr#cas, a)enas do#s cast#'a#s! ,ntretanto, )erm#tem/se *uatro ou se#s, conforme a solen#dade, e at% sete *uando % o b#s)o d#ocesano a celebrar! A)esar d#sso, em mu#tos lugares, ut#l#1a/se a)enas um, como decora'$o, n$o dando &alor ao seu s#gn#f#cado! ?s casti.ais requeridos pelas a.Ges lit9rgicas para a celebra.$o manifestem a reverIncia e o carter festivo da celebra.$o (IG23, D7H)!

A cam)a#n(a % outro artefato l#tMrg#co *ue, #nfel#1mente, )assou a ser cons#derado Tant#goW, Tsem sent#doW, Tretr-gradoW e af#ns! 4 d#s)os#t#&o com um conjunto de s#nos, *ue recebe d#&ersos nomes, )ossu#u lugar cat#&o na l#turg#a durante anos, sem)re s#nal#1ando o m#lagre eucarst#co, os (#nos de gl-r#a, a alegr#a das )roc#ssJes!

Xoje, #nfel#1mente, o som marcante *ue mult#dJes se acostumaram a ou&#r en*uanto 0r#sto, na (-st#a santa, era ele&ado, est desa)arecendo s#lenc#osamente (l#teralmente) das #grejas! Sem dM&#das, esse belo som das cam)a#n(as concorre )ara a nobre1a da celebra'$o, sal#entando suas caracterst#cas!

"esde os tem)os bbl#cos, a #ncensa'$o s#gn#f#ca re&er+nc#a e ora'$o )ara as )essoas ou objetos! S#gn#f#ca tamb%m a adora'$o :s es)%c#es consagradas! ? modo suave, natural e materno como o tur0bulo difunde o perfume do incenso pelos vrios espa.os do recinto sagrado semelhante ao modo natural, suave e materno com que a -gre a fala a seus filhos= Ele se sentem conquistados pela maternalidade do tur0bulo= 1===7 8udo o que a -gre a faz, o faz com beleza (9ln#o 0orr+a de 4l#&e#ra #n 0atol#c#smo, nZ 5EE > abr#l de @AAC)! Adema#s, a IG23 )re&+ *ue To #ncenso )ode ser usado facultat#&amente em *ual*uer t#)o de 2#ssaW (nZ 2HC)! 4 modo trad#c#onal de #ncensar, )r#nc#)almente as oferendas > em forma de tr+s cru1es e tr+s crculos, tradu1 bem a re&er+nc#a com as co#sas sagradas!

* liturgia n$o vive de surpresas +simpticas,, de interven.Ges +cativantes,, mas de repeti.Ges solenes (3ATQI.GL,3, B 2,SS43I, 5! > A P%!!! 9g! AE)! "e modo algum, a bele1a e a solen#dade da l#turg#a s$o um )roblema )ara o )o&o f#el, e nem mesmo um em)ec#l(o : actuosa )artc#)at#o de *ue fala o 0oncl#o 5at#cano II! Atra&%s da bele1a e da solen#dade da celebra'$o eucarst#ca se encontram as &erdades celestes, e a for'a )ara cont#nuar a cam#n(ada na f%! A I#turg#a % a #dent#dade do cat-l#co, de&endo ser recon(ec&el em todos os conf#ns da terra! 8ambm por isso ela deve ser +predeterminada,, +imperturbvel,, porque atravs do rito se manifesta a santidade de #eus= *o contrrio, a revolta contra aquilo que foi chamado +a velha rigidez rubricista,, 1===7 arrastou a liturgia ao vrtice do +fa.a5vocI5mesmo,, banalizando5a, porque reduzindo5a H nossa med0ocre medida (Idem, #b#dem, )g! A5)!

Sem dM&#da, o ma#or e mel(or e8em)lo )ara a bele1a e solen#dade das celebra'Jes l#tMrg#cas % a 5#rgem 2ar#a, Tota 9ulc(ra, Toda Pormosa! 0(e#a da gra'a e da gl-r#a de "eus, ,la % a estrela a gu#ar a Igreja! * beleza da liturgia celeste, que deve refletir5se tambm em nossas assemblias, encontra nela um espelho fiel (Sua Sant#dade, <ento =5I / ,8orta'$o A)ost-l#ca 9-s/S#nodal Sacramentum 0ar#tat#s, AC)! Oue a 2$e de "eus renove na nossa vida o enlevo eucar0stico pelo esplendor e a beleza que refulgem no rito lit9rgico, sinal da prpria beleza infinita do mistrio santo de #eus (Idem, Ib#dem, AH)! A l#turg#a terrena, a e8em)lo da 5#rgem Santss#ma, )ossa de#8ar trans)arecer a l#turg#a celeste, man#festando a gl-r#a d#&#na )or sua nobre s#m)l#c#dade, e como o deseja a Igreja, una e santa!

<om "es)ac(o, aos no&e de no&embro de 2778, solen#dade da ded#ca'$o da <asl#ca do Iatr$o!

http://www.sociedadecatolica.com.br/modules/smartsection/item.php?itemid=425

Potrebbero piacerti anche