Sei sulla pagina 1di 20

GOVERNO DO ESTADO DE SO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO

PROCESSO SELETIVO SIMpLIFICADO

023. PROVA oBJETIva

PROFESSOR

DE

EDUCAO BSICA II QUMICA

Voc recebeu sua folha de respostas e este caderno contendo 80 questes objetivas. Confira seu nome e nmero de inscrio impressos na capa deste caderno e na folha de respostas. Quando for permitido abrir o caderno, verifique se est completo ou se apresenta imperfeies. Caso haja algum problema, informe ao fiscal da sala. Leia cuidadosamente todas as questes e escolha a resposta que voc considera correta. Marque, na folha de respostas, com caneta de tinta azul ou preta, a letra correspondente alternativa que voc escolheu. A durao da prova de 4 horas, j includo o tempo para o preenchimento da folha de respostas. S ser permitida a sada definitiva da sala e do prdio aps transcorridos 75% do tempo de durao da prova. Ao sair, voc entregar ao fiscal a folha de respostas e este caderno, podendo levar apenas o rascunho de gabarito, localizado em sua carteira, para futura conferncia. At que voc saia do prdio, todas as proibies e orientaes continuam vlidas.

AGUARDE

A ORDEM DO FISCAL pARA AbRIR ESTE CADERNO DE qUESTES.

20.10.2013 (manh)

FORMAO PEDAGGICA

03. Para Libneo et alii (2003), a cultura organizacional da escola aparece de duas formas: como cultura instituda e como cultura instituinte. Segundo o autor, a cultura (A) instituinte refere-se grade curricular, aos horrios, s normas disciplinares etc. (B) instituinte aquela que os membros da escola criam e recriam, em suas relaes e na vivncia cotidiana. (C) instituda refere-se ao regime prprio de produo e gesto de smbolos que a escola desenvolve, bem como seu imaginrio. (D) instituda aquela imposta, sutilmente, por meio de um processo de massificao decorrente do neoliberalismo. (E) instituinte refere-se s normas legais, estrutura organizacional definida pelos rgos oficiais.

01. Em uma reunio do conselho de escola, alguns professores solicitaram ao diretor da unidade escolar que tomasse medidas mais enrgicas com os alunos, a fim de eliminar completamente qualquer forma de conflito entre docentes e discentes. Segundo eles, o conflito algo ruim e deve ser extirpado. Analisando o ponto de vista desses professores, correto afirmar que, segundo Chrispino (2007), eles (A) tm razo ao propor medidas mais enrgicas, desde que essas medidas estejam amparadas pela legislao vigente. (B) deveriam recorrer a instncias superiores, a fim de que sua demanda fosse atendida e os alunos fossem disciplinados adequadamente. (C) poderiam ter explicitado com maior exatido quais os tipos de medidas cabveis para a eliminao do conflito na escola. (D) esto equivocados, pois o conflito parte integrante da vida e da atividade social, quer contempornea, quer antiga. (E) esqueceram-se de mencionar que o conflito tambm a causa de atos violentos, por isso urge sua eliminao do ambiente escolar.

04. Em uma determinada escola pblica, durante o horrio de trabalho pedaggico, os professores, sob orientao do coor denador pedaggico, estudam textos crticos sobre os documentos legais, em detrimento do estudo dos textos legais e/ou documentos oficiais publicados pelo respectivo sistema de ensino. Nesses estudos, percebe-se uma postura parcial e partidria dos professores ao analisarem a realidade da escola e da comunidade na qual a unidade escolar est inserida. De acordo com Libneo et alii (2003), correto afirmar que esses professores estudam os textos legais e/ou documentos oficiais a partir de uma abordagem predominantemente (A) ontolgica. (B) legalista e formal. (C) poltico-ideolgica. (D) sociolgica. (E) epistemolgica.

02. Aps ter feito algumas avaliaes de uma turma do 8. ano do ensino fundamental, o professor Adriano chegou concluso de que apenas um de seus alunos no apresentava rendimento escolar satisfatrio. Assim, concluiu consigo mesmo que o problema certamente estava no prprio aluno, o qual deveria ser transferido para outra unidade escolar a que pudesse se adaptar melhor. Analisando a postura desse professor, no que diz respeito ao fato de ele atribuir unicamente ao aluno a responsabilidade por seu fracasso escolar, corretor afirmar que, segundo Vasconcellos (2008), ele comete um equvoco no(a) (A) Referencial da Avaliao (Referente). (B) Contedo solicitado na Avaliao. (C) Articulao da Avaliao. (D) Forma da Avaliao. (E) Objeto de Avaliao (Referido).

SEED1303/023-PEB-II-Qumica-Manh

05. Na obra Professores do Brasil: impasses e desafios, h alguns comentrios acerca das licenciaturas, analisadas em seu currculo, em Lngua Portuguesa, Matemtica e Cincias Biolgicas, que respondem pela formao inicial de professores que iro lecionar do 6. ao 9. ano do ensino fundamental e no ensino mdio. Com relao a esses comentrios, analise as seguintes afirmaes, classificando-as em V (verdadeira) ou F (falsa). ( ) Predomina nos currculos a formao disciplinar especfica, em detrimento da formao de professores para essas reas do conhecimento. ( ) Raras instituies especificam em que consistem os estgios e sob que forma de orientao so realizados, se h convnio com escolas das redes, entre outros aspectos. ( ) Saberes relacionados a tecnologias no ensino esto praticamente presentes em todos os cursos. Assinale a alternativa que, de acordo com essa obra, apresenta a classificao correta das afirmaes, de cima para baixo. (A) V; F; F. (B) F; V; V. (C) V; V; F. (D) F; F; V. (E) V; V; V. 06. Em relao aos projetos escolares de pesquisa, de acordo com a obra Gesto do Currculo na Escola: Caderno do Gestor, volume 3, correto afirmar que (A) o que caracteriza o projeto de pesquisa a transposio didtica de um contedo especfico, por meio de aulas presenciais, nas quais so apreendidos os principais conceitos do componente curricular em questo. (B) os projetos incluem apenas duas prticas de ensino-aprendizagem: pesquisas e registros individuais ou em grupos. No so, portanto, necessrios para seu desenvolvimento os estudos dirigidos e as aulas expositivas. (C) a metodologia de trabalho com projetos escolares praticamente no tem relao com a metodologia da pesquisa cientfica, pois, diferentemente desta, aquela no exige necessariamente a gerao de um produto individual ou coletivo. (D) a aplicao do projeto, diferentemente do que ocorre com a realizao de outras atividades, como a produo de um documentrio, no demanda um relatrio sobre as aes realizadas nem uma reflexo crtica. (E) o aluno dever possuir, para se envolver em um projeto, algum conhecimento prvio sobre o tema proposto e esquemas cognitivos possveis de serem mobilizados, no decorrer do projeto, proporcionando uma aprendizagem significativa.
SEED1303/023-PEB-II-Qumica-Manh

07. Em seu tempo livre, a professora Edna costuma se inteirar dos problemas sociais da comunidade na qual reside a maioria de seus alunos. E, em sala de aula, discute com seus alunos questes que dizem respeito construo coletiva da sociedade e ao exerccio de direitos e deveres. Segundo Rios (2005), essa preocupao da professora Edna caracteriza-se como um trabalho na dimenso (A) tica. (B) poltica. (C) esttica. (D) tcnica. (E) epistemolgica.

08. Para Rios (2005), a tarefa fundamental da educao, da escola, ao construir, reconstruir e socializar o conhecimento, (A) formar cidados, portanto contribuir para que as pessoas possam atuar criativamente no contexto social de que fazem parte... (B) capacitar os educandos para o acesso aos nveis mais elevados da pesquisa e da cincia... (C) instrumentalizar o indivduo com as ferramentas necessrias para a superao dos desafios que se lhe impem em um mundo globalizado. (D) desenvolver a autonomia em seus educandos, de modo que se tornem capazes de aprender a aprender ao conclurem seus estudos. (E) suprir as necessidades concretas do mercado de trabalho, garantindo recursos humanos indispensveis ao crescimento das indstrias. 09. Saviani (2010) faz meno a um momento na histria das ideias pedaggicas no Brasil em que o ensino mdio passou a ter como objetivo a preparao dos profissionais necessrios ao desenvolvimento econmico e social do pas, de acordo com um diagnstico da demanda efetiva de mo de obra qualificada. Nesse trecho, o autor est referindo-se pedagogia (A) behaviorista. (B) do oprimido. (C) escolanovista. (D) tecnicista. (E) da libertao.

10. Em uma determinada escola, os alunos so avaliados ao final do ano letivo para que a equipe docente e a equipe gestora possam montar as turmas do ano seguinte, agrupando os alunos de acordo com seu desempenho. Assim, conseguem organizar turmas com alunos fracos, regulares e com bom desempenho. Analisando essa prtica, pode-se afirmar corretamente que, segundo Hoffmann (2001), esse um exemplo de (A) avaliao mediadora, com a qual se objetiva o desenvolvimento integral do aluno. (B) processo avaliativo construtivo, no qual educadores e educandos mobilizam seus conhecimentos. (C) equvoco na avaliao, pois no constitui uma experincia educativa para os educandos. (D) sondagem diagnstica imprescindvel para o desenvolvimento pleno dos alunos. (E) avaliao em seu sentido dialtico, que possibilita a troca de experincias. 11. Ao se referir s 10 caractersticas de uma situao-problema, Perrenoud (2000) afirma que esta funciona como um debate cientfico dentro da classe, estimulando os conflitos potenciais. Assinale a alternativa que, de acordo com o autor, preenche corretamente a lacuna do texto. (A) violentos (B) desestruturantes (C) psquicos (D) sociocognitivos (E) intrapsquicos 12. Na escola, de acordo com Lerner (2002), a leitura antes de qualquer coisa um objeto de ensino. Segundo a autora, para que a leitura se transforme tambm num objeto de aprendizagem, faz-se necessrio que (A) tenha sentido do ponto de vista do aluno, ou seja, que esteja atrelada realizao de um propsito que o aluno conhea e valorize. (B) seja ensinada de forma fragmentada, comeando por textos mais curtos e fceis de serem assimilados. (C) esteja desvinculada da verso no escolar, isto , que no haja vnculo entre a prtica escolar e a prtica social da leitura. (D) sejam adaptados os textos escolhidos para a leitura em sala de aula, de modo que possam atender ao nvel de desenvolvimento da turma. (E) seja feita em voz alta com maior frequncia em sala de aula, a fim de que os alunos possam ouvir a si mesmos e aprender melhor.
5

13. Em suas aulas, a professora Bernadete exige de seus alunos que copiem trechos de textos que constam no livro didtico que utilizam em sala de aula. Segundo ela, ao copiar, os alunos aprendem a ler e a escrever, memorizando palavras e expresses novas. Analisando essa prtica, correto afirmar que, segundo Lerner (2002), a professora Bernadete (A) comete um erro, pois essa prtica garante apenas a aprendizagem da escrita. (B) est certa ao propor a aprendizagem da leitura e da escrita por meio da cpia de textos. (C) deveria propor essa prtica aos professores dos demais componentes curriculares, pois ela bastante eficaz. (D) est errada, pois essa prtica garante apenas a aprendizagem da leitura. (E) equivoca-se ao supor que copiar de forma mecnica os textos seja garantia de aprendizagem da leitura e da escrita. 14. Com relao aos contedos a que se refere a Matriz de Referncia para a Avaliao do SARESP, analise as seguintes afirmaes, classificando-as em V (verdadeira) ou F (falsa). ( ) A Matriz faz uma varredura de todas as aprendizagens que o currculo possibilita. ( ) A Matriz retrata as estruturas conceituais mais gerais das disciplinas e tambm as competncias mais gerais dos alunos (como sujeitos do conhecimento), que se traduzem em habilidades especficas, estas sim responsveis pelas aprendizagens. ( ) A Matriz representa um recorte dos contedos do currculo e tambm privilegia algumas competncias e habilidades a eles associadas. Assinale a alternativa que, de acordo com esse documento, apresenta a classificao correta das afirmaes, de cima para baixo. (A) V; F; V. (B) V; V; F. (C) F; V; F. (D) F; V; V. (E) F; F; V.

SEED1303/023-PEB-II-Qumica-Manh

15. Na concepo construtivista da aprendizagem e do ensino, segundo Coll et alii (2006), a escola (A) preocupa-se unicamente com o desenvolvimento cognitivo dos educandos, da o trabalho com as competncias cognitivas. (B) contribui para o desenvolvimento global dos educandos, incluindo as capacidades de equilbrio pessoal e de insero social. (C) desconsidera o carter social e socializador que alguns tericos procuram impor a ela, passando a preocupar-se com a instruo dos alunos. (D) enfatiza o carter ativo da aprendizagem, aceitando que esta fruto de uma construo na qual intervm apenas o sujeito que aprende. (E) contrape a aprendizagem ao desenvolvimento, tendo cincia de que preciso primeiramente que a criana amadurea para que possa aprender. 16. Aps um longo perodo de acompanhamento, ficou comprovado que Ruy, aluno do 9. ano, em funo de suas deficincias, no pode atingir o nvel exigido para concluir o ensino fundamental. Diante dessa situao, de acordo com a Lei n. 9.394/1996, artigo 59, o sistema de ensino deve garantir a ele (A) acelerao para concluir em menor tempo o programa escolar. (B) terminalidade especfica de estudos. (C) aulas de recuperao paralela. (D) professor auxiliar para recuperao intensiva. (E) transferncia para uma escola especializada. 17. O aluno Walter, adolescente regularmente matriculado no 6. ano do ensino fundamental de uma determinada escola, apresenta quantidade de faltas acima de cinquenta por cento do percentual permitido em lei. Segundo a Lei n. 9.394/1996, artigo 12, compete ao estabelecimento de ensino notificar esse e os demais casos semelhantes (A) ao Conselho de Pais e Mestres, aos lderes da comunidade e Diretoria de Ensino. (B) Diretoria de Ensino, ao Conselho Tutelar do Municpio e ao Conselho Estadual de Educao. (C) ao Conselho Tutelar do Municpio, ao juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministrio Pblico. (D) aos pais ou responsveis, Diretoria de Ensino e ao respectivo representante do Ministrio Pblico. (E) ao Supervisor da Unidade Escolar, ao Conselho Tutelar do Municpio e ao Conselho Estadual de Educao.
SEED1303/023-PEB-II-Qumica-Manh

18. Durante o conselho de classe e srie, os professores de uma determinada escola de ensino fundamental impediram a aluna Isabela de participar, pois, segundo eles, a idade mnima para participar do conselho de 15 (quinze) anos, e Isabela tem apenas 14. Conforme o Parecer CEE n. 67/1998, artigo 21, a atitude dos professores foi (A) acertada, pois a lei realmente determina a idade mnima de 15 (quinze) anos. (B) equivocada, pois a lei determina a idade mnima de 14 (catorze) anos. (C) correta, pois os alunos no podem participar, seja qual for sua idade. (D) incorreta, pois a participao dos alunos independe de sua idade. (E) rigorosa, pois, embora a lei determine a idade mnima de 15 (quinze) anos, um pouco de bom senso resolveria o conflito. 19. Ao trmino do 9. ano do ensino fundamental, o aluno Rafael apresentou resultado insatisfatrio em dois componentes curriculares. Segundo o artigo 8. da Resoluo SE n. 02/2012, ele (A) pode ser promovido em regime de progresso parcial. (B) deve cursar novamente o 9. ano do ensino fundamental. (C) pode cursar a 1. srie do ensino mdio, sendo dispensado de frequentar as disciplinas com defasagem de aprendizagem. (D) deve fazer novos exames com os contedos das disciplinas com defasagem de aprendizagem. (E) pode ser reprovado e ter de cursar novamente todas as disciplinas do 9. ano do ensino fundamental. 20. O professor Andr, docente titular de cargo em uma escola da rede pblica estadual, deseja ampliar sua jornada de trabalho com as classes e as aulas de recuperao intensiva. Segundo a Resoluo SE n. 02/2012, artigo 10, isso (A) pode ser feito depois que essas classes e aulas forem oferecidas aos professores auxiliares. (B) no pode ser feito, pois essas classes e aulas devem ser atribudas apenas aos ocupantes de funo-atividade. (C) possvel, desde que no haja docente ocupante de funo-atividade interessado por elas. (D) no pode ser feito, pois tais classes e aulas so geralmente oferecidas no contraturno. (E) perfeitamente possvel, observadas as regras do processo regular de atribuio de classes e aulas.
6

FORMAO ESPECFICA

A Tabela Peridica e a Tabela de Potencial Padro de Reduo encontram-se no final desta prova.

21. A bula de um medicamento apresenta as seguintes instrues de preparo: Coloque gua filtrada at a marca indicada no rtulo do medicamento e agite bem o frasco at que o p se misture totalmente com a gua. Verifique se a mistura atingiu a marca. AGITE A MISTURA ANTES DE USAR. A mistura resultante, quando agitada, uma (A) soluo diluda, classificada como mistura homognea. (B) soluo diluda, classificada como mistura heterognea. (C) soluo saturada, classificada como mistura heterognea. (D) suspenso, classificada como mistura homognea. (E) suspenso, classificada como mistura heterognea.

24. A bebida preparada com caf pode ser feita de vrias maneiras. Uma delas consiste em passar por um coador, que pode ser de papel, pano ou plstico, uma mistura de gua quente + p de caf. Outra maneira consiste em misturar a gua quente e o p de caf, deixando a mistura em repouso at que o p assente, retirando-se para beber a parte superior da mistura. As tcnicas de separao apresentadas para o preparo da bebida com caf so, correta e respectivamente, (A) filtrao e decantao. (B) decantao e destilao. (C) destilao e centrifugao. (D) filtrao e centrifugao. (E) centrifugao e decantao.

22. Dos procedimentos apresentados a seguir, aquele que apresenta uma evidncia de reao qumica : (A) dissoluo de acar na gua. (B) derretimento de um cubo de gelo. (C) dissoluo de fermento qumico na gua. (D) preparo de um suco de laranja. (E) preparo de uma amlgama dentria.

25. Para aquecer 1,0 kg de gua de 20 C para 50 C, necessrio utilizar, no mnimo, 4,2 g de etanol. Sabendo que o calor especfico da gua 4,18 J. g1.C1 e que o poder calorfico do GLP , em mdia, 48 kJ.g1, para aquecer essa mesma quantidade de gua com a mesma variao de temperatura, supondo no haver perdas de calor, a quantidade de GLP, em gramas, seria, em relao ao etanol, (A) 4,2 vezes menor. (B) 1,6 vez menor. (C) 4,2 vezes maior. (D) 2,3 vezes maior. (E) 1,6 vez maior.

23. A combusto do etanol um processo que libera energia, na quantidade de 30 kJ.g1 de etanol. A combusto completa de 1 mol dessa substncia est corretamente representada pela equao: (A) C2H6O + 3 O2 + 30 kJ 2 CO2 + 3H2O. (B) C2H6O + 3 O2 + 46 kJ 2 CO2 + 3H2O. (C) C2H6O + 3 O2 + 1380 kJ 2 CO2 + 3H2O. (D) C2H6O + 3 O2 2 CO2 + 3H2O + 46 kJ. (E) C2H6O + 3 O2 2 CO2 + 3H2O + 1380 kJ.

26. A lei de Lavoisier est corretamente representada, segundo as ideias da constituio da matria propostas por John Dalton, por: (A) (B) (C) (D) (E)

SEED1303/023-PEB-II-Qumica-Manh

27. A datao de fsseis pode ser realizada utilizando-se o carbono-14, istopo radioativo que, quando comparado com o carbono-12, possui (A) 2 prtons a mais.

30. Considere o seguinte diagrama de energia obtido na transformao de carbono em dixido de carbono.
C (s) + O2 (g) CO (g) + O2 (g) H = 110,5 kJ H = 393,5 kJ

(C) 2 nutrons a mais. (D) 2 nutrons a menos. (E) 1 prton e 1 nutron a mais.

entalpia
O O S O (II) O + Na

(B) 2 prtons a menos.

CO2 (g)

28. A seguir, est representada a estrutura da molcula do detergente LAS (laurilsulfato de sdio).

A transformao de monxido de carbono em dixido de carbono : (A) endotrmica, consumindo 283 kJ de energia por mol de CO (g). (B) endotrmica, liberando 283 kJ de energia por mol de CO (g). (C) isotrmica, sem variao de energia. (D) exotrmica, consumindo 283 kJ de energia por mol de CO (g). (E) exotrmica, liberando 283 kJ de energia por mol de CO (g). 31. Salicilato de metila, um medicamento utilizado para tratamento de leses musculares, pode ser obtido segundo a reao
OH O OH + CH3OH OH O OCH3 + H2 O

H3C (I)

Quando o LAS misturado com gua, formam-se ligaes (A) de London entre a extremidade (I) do LAS e a gua. (B) de London entre a extremidade (II) do LAS e a gua. (C) inicas entre a extremidade (II) do LAS e a gua. (D) de hidrognio entre a extremidade (I) do LAS e a gua. (E) de hidrognio entre a extremidade (II) do LAS e a gua.

29. A substncia formada por molculas apolares : (A) gs amnia. (B) gs sulfdrico. (C) gs cloro. (D) cloreto de hidrognio. (E) cal virgem.
cido saliclico C7H6O3 metanol salicilato de metila C8H8O3 gua

A obteno de 1 g do salicilato de metila requer uma quantidade de cido saliclico, em mol, de, aproximadamente, (A) 1,2 x 102. (B) 6,9 x 102. (C) 3,4 x 103. (D) 6,6 x 103. (E) 8,2 x 103.

SEED1303/023-PEB-II-Qumica-Manh

32. A produo de ferro nas siderrgicas envolve as seguintes reaes: Fe2O3 (s) + 3 C (s) 2 Fe (l) + 3 CO (g) Fe2O3 (s) + 3 CO (g) 2 Fe (l) + 3 CO2 (g) O principal problema ambiental decorrente da produo do ferro metlico (A) a desativao da hemoglobina. (B) o aumento do buraco da camada de oznio. (C) a alcalinizao do solo. (D) a produo de gs-estufa. (E) a eutrofizao de lagos.

35. Numa dada temperatura e presso, foram encontradas as seguintes concentraes em mol.L1 para o equilbrio da amnia: N2 (g) + 3 H2 (g) 2 NH3 (g)

0,33 1,01,4 A partir desses dados, chega-se ao valor numrico de Kc igual a (A) 2,1. (B) 3,7. (C) 4,4. (D) 5,9. (E) 7,2.

33. Apesar de a clorao ser um dos mtodos de desinfeco da gua com custo relativamente baixo e com capacidade de manter a desinfeco residual, tem a desvantagem da possibilidade de produzir compostos carcinognicos como (A) HClO. (B) CHCl3. (C) Cl2. (D) HCl. (E) NaCl.

36. Apesar de a combusto da gasolina ser altamente exotrmica, para essa reao se iniciar necessrio fornecer uma fasca. Depois disso, a reao se mantm por si mesma, j que a energia liberada garante que haja colises efetivas entre as molculas do combustvel e do comburente. Essa necessidade observada para iniciar a reao acontece porque a (A) energia de ativao dessa etapa alta. (B) energia de ativao maior que a energia da reao. (C) reao ocorre em uma nica etapa. (D) fasca um catalisador.

34. Numa pilha de nquel/cdmio ocorre a seguinte reao global: Cd (s) + NiO2 (s) + 2 H2O Cd(OH)2 (s) + Ni(OH)2 (s) Para cada mol de cdmio que reage, a quantidade de eltrons, em mol, envolvida na reao de (A) 1. (B) 2. (C) 3. (D) 4. (E) 5.

(E) fasca impede a formao do complexo ativado.

37. Uma das formas de diminuir a acidez de um molho de tomate adicionar fermento qumico, sendo um dos seus componentes o bicarbonato de sdio. Nesse processo, ocorre (A) diminuio do pH com aumento de [H+]. (B) diminuio do pH com diminuio de [H+]. (C) manuteno do pH com diminuio de [H+]. (D) aumento do pH com diminuio de [H+]. (E) aumento do pH com aumento da [H+].

SEED1303/023-PEB-II-Qumica-Manh

38. Considere os seguintes carboidratos.

40. Um subproduto nos processos de desnitrificao, alm de ser precursor da destruio da camada de oznio , tambm, um gs estufa 206 vezes mais efetivo que o CO2. Essas caractersticas se referem ao gs (A) NH3. (B) NO. (C) N2. (D) N2O. (E) N2O3. 41. A obteno de cido ntrico ocorre pelo processo de Ostwald, e envolve as seguintes reaes: 4 NH3 (g) + 5 O2 (g) 4 NO (g) + 6 H2O (g) 4 NO (g) + 3 O2 (g) + 2 H2O (l) 4 HNO3 (aq) Considerando um rendimento de 70%, a produo de 1 tonelada de cido ntrico consome uma massa de amnia, em t, de, aproximadamente, (A) 0,1. (B) 0,2. (C) 0,4. (D) 0,6. (E) 0,8. 42. Segundo a legislao de guas minerais (Decreto-Lei n. 7.841, de 8 de agosto 1945; situao: em vigor), uma gua alcalino-terrosa magnesiana aquela que contm, por litro, no mnimo, 0,030 g do ction Mg2+ sob a forma de bicarbonato de magnsio. Isso quer dizer que essa gua possui uma concentrao mnima de bicarbonato de magnsio, Mg(HCO3)2, em mol.L1, igual a (A) 5,00X104. (B) 7,50x104. (C) 1,23x103. (D) 3,75x103. (E) 6,25x103. 43. A maior parte do magnsio obtida da gua do mar, na qual o on Mg2+ est presente em concentrao aproximada de 0,05 mol.L1. Assim, o volume mnimo de gua do mar, em litros, necessrio para se obter 1,0 kg de magnsio metlico de, aproximadamente, (A) 270. (B) 450. (C) 640. (D) 820. (E) 1200.

So molculas ismeras, apenas (A) glicose e ribose. (B) glicose e lactose. (C) ribose e lactose. (D) ribose e maltose. (E) lactose e maltose.

39. O gs natural encontrado em depsitos profundos abaixo da superfcie terrestre. O componente majoritrio do gs natural o metano, CH4. H, tambm, quantidades menores de outros hidrocarbonetos gasosos, alm de N2, He, CO2 e H2S. Dentre esses gases, o nico que permanece sem participar dos ciclos globais biogeoqumicos : (A) CH4. (B) N2. (C) He. (D) CO2. (E) H2S.

SEED1303/023-PEB-II-Qumica-Manh

10

44. A substncia representada a seguir encontrada no extrato da casca do salgueiro, sendo precursora do analgsico conhecido como cido acetilsaliclico.

47. O valor mximo permitido na gua potvel do herbicida diuron de 9,0 x 107 g.L1. Sabendo que a constante de Avogadro igual a 6,0x1023 mol1, em cada litro de gua, o nmero de molculas desse herbicida que pode estar presente de, aproximadamente,

Uma das funes orgnicas encontradas nessa substncia : (A) ter. (B) ster. (C) cetona. (D) aldedo. (E) cido carboxlico. Dado: Massa molar = 233 g.mol1 (A) 1,2x1015. (B) 2,3x1015. (C) 5,4x1017. (D) 6,0x1024. (E) 6,7x1029.

45. Considere os seguintes valores de eletronegatividade de Pauling. B 2,0 C 2,5 N 3,0 O 3,5 S 2,6 C 3,2

O elemento que forma ligao praticamente apolar com o tomo de carbono : (A) O. (B) N. (C) S. (D) B. (E) C.

48. Organizar o estudo da Qumica a partir de fatos perceptveis, mensurveis e prximos vivncia do estudante pode ser obtido por meio de vrios exemplos citados por Chassot (Alfabetizao Cientfica, cap. 10). Dentre eles est a (A) produo e conservao de alimentos. (B) obteno industrial da amnia. (C) observao do movimento de partculas nos aceleradores. (D) obteno de nanocompostos. (E) anlise de traos de contaminantes qumicos.

46. Em condies anaerbias, pode ocorrer a metanognese nos tratamentos de esgotos, segundo a equao a seguir: CH3COOH CH4 + CO2 + Energia O nmero de oxidao do carbono no metano igual a (A) 0. (B) 1. (C) 2. (D) 3. (E) 4.

49. O nitrato de potssio pode ser obtido a partir da seguinte reao: NaNO3 (aq) + KCl (aq) KNO3 (aq) + NaCl (s)

O KNO3 assim obtido pode ser recuperado, na forma slida, pelo mtodo de separao: (A) destilao fracionada seguida de cromatografia. (B) decantao seguida de filtrao. (C) filtrao seguida de cromatografia. (D) cristalizao por evaporao seguida de destilao fracionada. (E) filtrao seguida de cristalizao por evaporao.

11

SEED1303/023-PEB-II-Qumica-Manh

50. Uma substncia coagulante utilizada nas estaes para tratamento de gua : (A) Al2(SO4)3. (B) Na2CO3. (C) HClO. (D) Ca(OH)2. (E) NaF.

Leia o texto para responder s questes de nmeros 53 a 57. O cloro, Cl2, sob presso de 1 atm, apresenta temperatura de fuso igual a 101 C e temperatura de ebulio igual a 34 C. A solubilidade dessa substncia em gua, a 25 C e presso de 1 atm igual a 6,5 g/kg, sendo que parte do cloro dissolvido apresenta-se na forma de Cl2 (aq) e parte se transforma, por reao com gua, estabelecendo-se os equilbrios qumicos simultneos: Cl2 (aq) + H2O (l) HClO (aq) HClO (aq) + Cl (aq) H+(aq) + ClO (aq)

51. A Qumica deve, preferencialmente, ser apresentada aos alunos de modo que eles possam reconhec-la como (A) ramo do conhecimento humano que prioriza a teoria em detrimento da prtica. (B) cincia restrita aos laboratrios de pesquisa de grandes indstrias e universidades. (C) parte da cultura humana que influencia outras reas do saber e influenciada por elas. (D) disciplina escolar necessria ao treinamento deles para serem aprovados em concursos vestibulares. (E) cincia moderna criada pela humanidade para solucionar problemas de poluio ambiental.

O cloro muito txico. Suas solues aquosas so empregadas como bactericidas e alvejantes. 53. Muitas vezes h conflito conceitual entre situaes da vida cotidiana dos alunos e o conhecimento qumico tratado em sala de aula, como o abordado no texto. Sendo assim, considere as seguintes situaes e assinale a alternativa que mostra tal conflito. (A) Em uma loja de materiais para piscina, l-se a seguinte placa: Oferta imperdvel: cloro granulado, balde de 10 kg por R$ 100,00. (B) Dos alto-falantes de um caminho que passa pelas ruas vendendo produtos de limpeza, ouve-se o anncio: gua de lavadeira, detergente, desinfetante. (C) Uma pea de roupa pode ser descolorida se for imersa em um balde contendo uma mistura de gua com gua sanitria. (D) Em um caminho que transporta cloro sob presso, nota-se a presena do smbolo:

52. Para introduzir o conceito de concentrao de solues aos alunos, o professor, preferencialmente, deve adotar como pontos de partida (A) expresses matemticas como C = m/V, C = n/V, C1V1 = C2V2 e outras. (B) observaes e medidas que envolvam solues presentes no cotidiano. (C) interaes moleculares existentes entre molculas do soluto e do solvente. (D) regras de solubilidade do tipo solutos apolares so solveis em solventes apolares. (E) estudos sobre a natureza das ligaes intramoleculares presentes no soluto e no solvente.

(E) O rtulo de um frasco de produto utilizado para desinfeco de feridas conhecido como lquido de Dakin informa que o produto contm 0,5 % (m/m) de cloro ativo.

SEED1303/023-PEB-II-Qumica-Manh

12

54. Os equilbrios simultneos apresentados no texto sero alterados no sentido de aumentar a concentrao de ons hipoclorito se for (A) aumentada a concentrao de ons cloreto. (B) aumentada a quantidade de gua lquida. (C) acrescentada soluo aquosa alcalina. (D) diminuda a concentrao de cloro. (E) diminuda a presso externa.

58. O desmatamento indiscriminado de florestas nativas provoca perturbaes (A) no ciclo da gua, somente. (B) no ciclo do nitrognio, somente. (C) no ciclo do carbono, somente. (D) nos ciclos da gua e do carbono, somente. (E) nos ciclos da gua, do nitrognio e do carbono.

55. A 1 atm e 25 C, a mxima quantidade, em mol de Cl2, que pode ser dissolvida em 1 kg de gua , aproximadamente, (A) 0,03. (B) 0,06. (C) 0,09. (D) 0,12. (E) 0,15.

59. Entre os produtos apresentados nas alternativas, so obtidos industrialmente, a partir de recursos da biosfera, o (A) sabo e o carvo mineral. (B) sulfato de cobre (II) e o magnsio. (C) soro fisiolgico e a amnia. (D) biodiesel e o etanol hidratado. (E) leite de magnsia e a gua sanitria.

56. Quando o cloro dissolvido em gua, ocorre reao de oxirreduo, em que (A) o cido hipocloroso se oxida. (B) o on hidrognio se oxida. (C) o on cloreto se reduz. (D) a gua se oxida e se reduz ao mesmo tempo. (E) o cloro se oxida e se reduz ao mesmo tempo.

60. Dalton no aceitava a possibilidade de tomos de um mesmo elemento qumico unirem-se uns aos outros. Assim, inconsistente com a teoria atmica de Dalton a representao (A) (B) (C)

(D) (E)

57. O cloro obtido industrialmente a partir da (A) litosfera, por destilao fracionada do carvo mineral. (B) litosfera, por decomposio trmica do sal-gema. (C) biosfera, por hidrlise de leos vegetais. (D) hidrosfera, por eletrlise da salmoura. (E) hidrosfera, por decomposio trmica da gua do mar. 61. Estima-se que a concentrao de ouro na gua do mar seja cerca de 0,01 g/L. Ainda que fosse possvel utilizar um processo com rendimento de 100%, a obteno de ouro da gua do mar seria economicamente invivel, pois o volume de gua do mar a ser bombeado e tratado para obteno de um nico grama desse metal seria, em litros, da ordem de (A) um mil. (B) dez mil. (C) um milho. (D) dez milhes. (E) cem milhes.

13

SEED1303/023-PEB-II-Qumica-Manh

Para responder s questes de nmeros 62 a 64, considere o esquema seguinte, que mostra etapas da obteno de nitrognio e oxignio a partir do ar atmosfrico.
Secagem e purificao Compressor de ar Remoo de CO2, H2O e poeira Cmara de expanso Trocador de calor

63. Com a compresso e resfriamento, as molculas que constituem o ar passam a apresentar interaes eltricas (A) menos intensas, ficam mais afastadas e com maior energia cintica. (B) menos intensas, ficam mais prximas e com menor energia cintica. (C) mais intensas, ficam mais prximas e com maior energia cintica. (D) mais intensas, ficam mais afastadas e com menor energia cintica. (E) mais intensas, ficam mais prximas e com menor energia cintica.

O ar comprimido

O ar resfriado

Resfriamento sob expanso

Ar lquido

64. O esquema mostra que nitrognio e oxignio so obtidos a partir do ar liquefeito pelo processo de separao de misturas conhecido como (A) ultracentrifugao. (B) filtrao simples. (C) destilao fracionada. (D) osmose reversa. (E) adsoro seletiva. 65. Na tabela peridica proposta por Mendeleev, os elementos eram arranjados em (A) ordem alfabtica de seus nomes em latim. (B) ordem crescente de seus nmeros atmicos. (C) ordem crescente de suas massas atmicas. (D) trades, de acordo com suas propriedades fsicas. (E) trades, de acordo com suas propriedades qumicas. 66. Considere os seguintes valores aproximados de energias de ligao: Ligao C-H C-O O-H C-C Energia em kJ/mol 410 340 460 370

(Grupo de Pesquisa em Educao Qumica. Interaes e transformaes III. Qumica e Sobrevivncia - atmosfera: fonte de materiais. So Paulo: EDUSP, 1998)

62. Para remover o gs carbnico presente no ar atmosfrico, basta faz-lo passar por uma cmara contendo (A) sal de cozinha. (B) soda custica. (C) etanol. (D) areia. (E) GLP.

Com base nesses dados, calcula-se que a diferena entre a energia necessria para romper todas as ligaes intramoleculares de 1 mol de etanol e a energia necessria para romper todas as ligaes intramoleculares de 1 mol de ter dimetlico , em kJ, igual a (A) 20. (B) 40. (C) 60. (D) 80. (E) 100.

SEED1303/023-PEB-II-Qumica-Manh

14

67. Considere os seguintes fenmenos que acontecem no dia a dia e assinale a alternativa que contm a transformao qumica que ocorre com produo de gs. (A) Apodrecimento do ovo. (B) Preparo de uma gelatina. (C) Congelamento da carne. (D) Diluio de um suco de frutas. (E) Disperso de um aerossol. 68. A porcentagem em massa do elemento carbono no querosene de aviao cerca de 85%. O consumo mdio desse combustvel em um Boeing 737-800 cerca de 2500 kg/h. Considerando que a combusto seja completa, e que o volume molar de gs nas Condies Ambiente de Temperatura e Presso igual a 25 L/mol, pode-se estimar que o volume de CO2 emitido por essa aeronave, em uma viagem de 2 horas de durao, medido nessas condies, seja, em litros, da ordem de (A) 5 mil. (B) 9 mil. (C) 1 milho. (D) 9 milhes. (E) 15 milhes. Para responder s questes de nmeros 69 a 73, leia o texto. Sais de estrncio so utilizados em produtos pirotcnicos como fogos de artifcio e sinalizadores, pelo fato de emitirem luz de cor vermelha quando aquecidos. Uma das fontes naturais desses sais o mineral celestita (SrSO4). Esse mineral, depois de ser finamente triturado, convertido em carbonato de estrncio (SrCO3) por reao com carbonato de sdio em soluo aquosa a 10% (m/V), cujo rendimento real praticamente igual ao terico, calculado pela estequiometria: SrSO4 (s) + Na2CO3 (aq) SrCO3 (s) + Na2SO4 (aq) A partir do carbonato de estrncio, so obtidos os demais sais desse elemento, por reao com cidos apropriados. 69. Nos compostos de estrncio mencionados no texto, esse elemento est presente sob forma de ons com nmero de carga (A) 1+. (B) 2+. (C) zero. (D) 1. (E) 2.
15

70. A massa de carbonato de estrncio que pode ser obtida pela reao completa de 1 mol de celestita , em gramas, aproximadamente igual a (A) 88. (B) 92. (C) 120. (D) 132. (E) 148.

71. O volume de soluo de carbonato de sdio necessrio para converter completamente 1 mol de celestita em carbonato de estrncio , em L, cerca de (A) 1. (B) 2. (C) 3. (D) 4. (E) 5.

72. Para obter o sal cloreto de estrncio, realiza-se a reao qumica entre carbonato de estrncio e cido . Os outros produtos dessa reao so e . As lacunas do texto podem ser preenchidas, correta e respectivamente, por: (A) clrico gs carbnico gua (B) clrico monxido de carbono gua (C) clordrico gs carbnico gua (D) clordrico gs carbnico hidrognio (E) clordrico monxido de carbono oxignio

73. Considerando os modelos atmicos propostos por Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr, pode-se interpretar a emisso de luz vermelha pelos sais de estrncio somente com base no modelo de (A) Rutherford. (B) Bohr. (C) Dalton ou no de Bohr. (D) Dalton ou no de Thomson. (E) Thomson ou no de Rutherford.
SEED1303/023-PEB-II-Qumica-Manh

74. H diversos metais que so obtidos a partir de seus sulfetos presentes nos respectivos minrios. Entre eles, podem-se citar o nquel, o cobre e o zinco. Uma das etapas envolvidas na obteno desses metais envolve a ustulao (aquecimento em presena de ar) dos minrios. Na ustulao, forma-se o gs de frmula que, se no for removido, provocar perturbaes ambientais, uma vez que um dos precursores do fenmeno conhecido como . As lacunas do texto podem ser, correta e respectivamente, preenchidas por: (A) H2S chuva cida (B) H2S efeito estufa (C) SO2 buraco da camada de oznio (D) SO2 efeito estufa (E) SO2 chuva cida

77. Recursos fossilizados, entre eles o carvo mineral e o petrleo, so fontes de diversos materiais teis ao ser humano, como combustveis e/ou como matrias-primas para as indstrias carboqumica e petroqumica. Para tanto, as misturas de substncias que constituem esses dois recursos naturais devem ser primeiramente fracionadas por meio de (A) filtrao. (B) combusto. (C) craqueamento. (D) destilao. (E) alquilao. 78. O quadro seguinte fornece a frmula e a geometria de algumas molculas. Frmula CO2 NH3 HC CH4 So polares as molculas de (A) amnia e de cloreto de hidrognio. (B) amnia e de dixido de carbono. (C) amnia e de metano. (D) dixido de carbono e de cloreto de hidrognio. (E) dixido de carbono e de metano. 79. Albumina e amido so polmeros naturais que resultam, respectivamente, da unio de molculas de (A) aminocidos e de glicose. (B) aminocidos e de cidos graxos. (C) aminocidos e de etileno. (D) cidos graxos e de glicose. (E) cidos graxos e de etileno. 80. Quando a gua natural a ser tratada para abastecimento pblico tem pH inferior ao necessrio para que ocorra a floculao, necessrio elev-lo. Para tanto, a estao de tratamento dessa gua pode utilizar (A) CaO. (B) HCl. (C) CaCl2. (D) NH4Cl. (E) NH4NO3. geometria linear trigonal piramidal linear tetradrica

75. Com o objetivo de contribuir para a preservao da qualidade dos recursos hdricos, uma atitude que pode ser adotada em todas as residncias e estabelecimentos comerciais (A) desentupir periodicamente os encanamentos de esgoto com soda custica. (B) separar o leo utilizado em frituras e encaminh-lo para reciclagem. (C) utilizar gua de poos artesianos em vez de gua tratada. (D) instalar trituradores de lixo nos ralos das pias. (E) utilizar detergentes em vez de sabes.

76. A energia de ativao de uma reao qumica corresponde (A) energia liberada quando a reao exotrmica. (B) energia absorvida quando a reao endotrmica. (C) energia de ligao entre os tomos no complexo ativado. (D) diferena de energia entre os reagentes e o complexo ativado. (E) diferena de energia entre a reao realizada com e sem catalisador.

SEED1303/023-PEB-II-Qumica-Manh

16

POTENCIAIS-PADRO DE ELETRODO (REDUO) Semi-reaes


Li+ (aq) + e K (aq) + e
2+ 2+ +

Eq(V)
3.045 2.929 2.90 2.87 2.714 2.37 1.67 1.18 0.763 0.74 0.44 0.41 0.28 0.25 0.14 0.13 0.00 + 0.15 + 0.153 + 0.34 + 0.36 + 0.52 + 0.54 + 0.68 + 0.77 + 0.79 + 0.80 + 0.92 + 1.07 + 1.23 + 1.33 + 1.36 + 1.52 + 1.69 + 1.70 + 1.77 + 1.82 + 2.01 + 2.87

Li(s) K(s) Ba(s) Ca(s) Na(s)

Ba (aq) + 2 e Ca (aq) + 2 e Na+ (aq) + e


2+

Mg (aq) + 2 e Al (aq) + 3 e
2+ 3+

Mg(s) Al(s) Mn(s) Zn(s) Cr(s) Fe(s) Cr (aq)


2+

Mn (aq) + 2 e Cr (aq) + 3 e Fe (aq) + 2 e Cr (aq) + e


3+ 2+ 3+

Zn2+ (aq) + 2 e

Co2+ (aq) + 2 e Ni2+ (aq) + 2 e Sn (aq) + 2 e Pb (aq) + 2 e H+ (aq) + e Sn (aq) + 2 e Cu (aq) + e


2+ 2+ 4+ n 2+ 2+

Co(s) Ni(s) Sn(s) Pb(s) H2(g) Sn (aq) Cu (aq) Cu(s) Fe(CN)4 (aq) 6 Cu(s) I (aq) H2O2(aq) Fe2+(aq) Hg(l) Ag(s) Hg2+ (aq) 2
+ 2+

Cu (aq) + 2 e Cu (aq) + e
+ +

(aq) + e Fe(CN)3 6 I2[em Kl(aq)] + e Fe3+ (aq) + e Hg (aq) + 2 e Ag (aq) + e


2+ + 2+

O2(g) + 2H (aq) + 2 e

Hg (aq) + e

Br2(aq) + e O2(g) + 2 H (aq) + 2 e Cr2O2 7


+ +

Br(aq) H2O(l) Cr (aq) + 7/2 H2O(l) Cl (aq)


+ 3+

(aq) + 7H (aq) +3e

Cl2(aq) + e (aq) MnO 4

+ 8 H (aq) + 5 e

Mn (aq) + 4 H2O(l) MnO2 (s) + 2 H2O(l) Pb2+ (aq) H2O(l) Co (aq) SO2 (aq) 4 F (aq)
2+

2+

(aq) + 4 H+ (aq) + 3 e MnO 4 Pb4+(aq) + 2 e H2O2(aq) + H (aq) + e Co (aq) + e


3+ +

(aq) + e S2O2 8 F2 (aq) + e

17

SEED1303/023-PEB-II-Qumica-Manh

TABELA PERIDICA
1 1 18 2

1,01 3 6,94 11

2
4

13
5

14

15
7

16
8

17

He
10

4,00

Li

Na K

9,01 12

Be

23,0 19 39,1 37

Mg
20

10,8 13

24,3

3
21

4
22

6
24

7
25

Rb
55

40,1 38

Ca

85,5

Sr

45,0 39

Sc

Ti

87,6 56

47,9 40

23 50,9 41 92,9 73

Cr

88,9
57-71 Srie dos Lantandios 89 -103 Srie dos Actindios

Zr

91,2 72

Nb Ta

52,0 42

Mn Tc
75

54,9 43 (98)

Fe

26

Co
45

9 27

10 28

Mo W
74

55,8 44 101 76

58,9

Ni

11 29

58,7 46

Cu
47

63,5

Zn
48

12 30

65,4

Ga
49

27,0 31 69,7

Al

12,0 14

N P

28,1 32

Si

14,0 15 31,0 33

O S

16,0 16 32,1 34

Cl

19,0 17 35,5 35

20,2 18 39,9 36 83,8

Ne

Ar

Ge
50

72,6

As
51

74,9

Se Te
52

79,0

Br I

79,9 53 127 85

Kr

95,9

Ru

Rh Ir

133 87

Cs

Fr

137 88

Ba

(223)

Ra

178 104

Hf

(226)

Rf

181 105 (262)

(261)

Db

184 106

Re

Sg

186 107

Os Hs

103 77 192 109

106 78

Pd

Ag

(266)

Bh

190 108 (277) 61

Pt

108 79

Cd
112 80

(264) 60

Mt

195 110

Au

(268) 62

Ds

197 111

Hg

201

Tl

115 81 204

In

Pb

119 82 207

Sn

122 83

Sb

128 84

Bi

Po

209

(209)

At

131 86

Xe

54

(210)

Rn

(222)

(271) 63

Rg

(272) 64 65 66 67 68 69 70 71

Nmero Atmico

Srie dos Lantandios 57 58 59

Smbolo
Massa Atmica ( ) = n. de massa do istopo mais estvel
o

La

139

140

Ce

Pr

141

Nd

Pm

144 92 238

(145) 93

Sm
150 94

Eu

152 95

Gd

157 96

Tb

159

Dy

163 98

Ho

165 99

Er

167

Tm
169

Yb

173 102

Lu

175 103 (262)

Srie dos Actindios 89 91 90

Ac

(227)

Th

Pa

232

231

Np

(237)

Pu

(244)

Am

(243)

Cm

(247)

Bk

97

(247)

Cf

(251)

Es

(252)

Fm

100

(257)

Md

101

(258)

No

(259)

Lr

(IUPAC, 22.06.2007.)

SEED1303/023-PEB-II-Qumica-Manh

18

Potrebbero piacerti anche