Sei sulla pagina 1di 12

Mundos Virtuais e Experincias de Imerso Digitais

JC Rodrigues

NDICE
Introduo Captulo 1 - Conscincia da Realidade Os sentidos humanos na definio de realidade Distrbios psicolgicos ligados percepo de realidade Realidades virtuais Motivaes para busca de realidades alternativas

Captulo 2 - A construo de realidades alternativas Elementos da realidade alternativa Conceito de Origem Conceito de Tempo Conceito de distncia e inter-relao com universos paralelos Conceito de indivduo Conceito de grupos e grupos antagnicos Personagens e Coadjuvantes Influenciadores do ambiente Sistemas hierrquicos e Aspectos evolutivos Sistema financeiro Virtual goods Aprendizagem, repetio e memria

Captulo 3 - Nveis de virtualidade Metaversos MMORPGs Paraversos Narrativas transmiditicas Crossmidia Transmdia Fundo narrativo

AUTOR
JC Rodrigues publicitrio, graduado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), ps-graduado em eBusiness e Tecnologia Internet pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com MBA em Gesto de Marketing Digital pela ESPM; trabalha em meios digitais e interativos desde 1996, tendo atuado em projetos de comunicao digital e e-commerce para empresas como Hewlett-Packard (HP) nos escritrios de So Paulo, Miami e no Silicon Valley -, Intel, Bridgestone, Samsung e Ford, e agncias de publicidade como Euro RSCG (pertencente ao grupo Havas) e J.Walter Thompson (JWT), entre outras. Tambm foi professor do Bootcamp de Planejamento de Mdia da Miami AdSchool So Paulo.

Atualmente professor de Comunicao Digital e Mdias Sociais na ESPM, em So Paulo e Diretor da Disney Interactive Brasil operao responsvel por todos os projetos digitais e relacionados a Games -, tendo previamente sido responsvel pela operao da Disney Interactive Worlds para Amrica Latina na The Walt Disney Company.

Em 2008, estabeleceu a operao do Club Penguin http://www.clubpenguin.com - na Amrica Latina, o maior virtual world para crianas e pr-adolescentes do mundo, mantendo-o, por 6 anos, como um dos websites mais acessados por meninos e meninas de 6 14 anos no Brasil.

INTRODUO
Eu tinha apenas 5 anos de idade quando, em 1982, Kevin Flynn construiu o Grid, uma realidade alternativa habitada por programas de computador que desenvolveram, ao longo do tempo, uma conscincia de sua existncia e consequentemente caractersticas de um crebro reptiliano, preocupado em sobreviver e reproduzir-se. Adicione a isto um objetivo - criar uma sociedade perfeita (segundo a concepo de seu criador) - e temos o retrato de uma realidade alternativa. "I kept dreaming of a world I thought I'd never see" Kevin Flynn - Tron, O Legado O filme Tron foi um divisor de guas no somente por abrir caminho a inmeras produes cinematogrficas de animao, mas tambm por trazer para as massas, do submundo literrio e da cultura cyberpunk e popgeek, o conceito de realidades alternativas criadas pelo homem, em um ambiente que, em parte, replica elementos do mundo real e, em outros momentos, cria suas prprias regras, leis fsicas, de espao e tempo.

A principal caracterstica de uma realidade alternativa a transposio da conscincia de seu "usurio",1 uma vivncia com requintes psicticos (no sentido psicolgico da palavra) onde a narrativa que guia suas decises, at as mais banais, no necessariamente aquela comum sociedade que o cerca. A vivncia em uma realidade alternativa no ocorre somente em ambiente digitais ou virtuais, a capacidade do ser humano sonhar, mesmo acordado, de criar suas prprias concluses, estabelecer metas, vislumbrar (ou tentar) o futuro tem tudo a ver com esta tentativa intrnseca de se controlar o ambiente ao seu redor, criar uma sucesso de eventos favorvel onde o resultado proteg-lo de qualquer ameaa e permitir a continuidade de sua existncia. Quando desejamos que algo acontea e visualizamos esta situao em nossas mentes, estamos, de certa maneira, transpondo nossa mente, ainda que por alguns segundos, para uma realidade alternativa, existente apenas em nossos crebros, e que rapidamente esquecida no momento em que nossos sentidos voltam a tomar o controle da situao, influenciados pelos estmulos do ambiente.

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
1

considero "usurio" o indivduo que, consciente ou inconscientemente, vivencia uma narrativa e/ou realidade diferente do "mundo real", da sociedade comum como assim a conhecemos.

Outro blockbuster, o filme Matrix (The Matrix, 1999) tem toda sua histria baseada no fato de que o ento chamado "mundo real" na verdade no existe, sendo somente uma replicao de um tempo j esquecido, antes da guerra entre humanos e mquinas determinarem a quase extino de nossa espcie. Recheado de referncias cruzadas, que vo da filosofia religio, passando por contos que exploram o mesmo tema da passagem piara um outro mundo com regras prprias (como a orientao para Neo, o protagonista, seguir o "coelho branco" para descobrir a verdade). Seja pela tentativa utpica de controlar tudo a seu redor, ou para instantes de escapismo em meio a uma realidade (real) que no sacia completamente os anseios pessoais, distintos modelos de mundos virtuais e realidades digitais tornam-se cada vez mais frequentes, passando de uma simples imerso em terceira pessoa atravs de personagens de um MMORPG2 ou tentativas mais ousadas de controlar os sentidos humanos para enganar a mente e criar uma percepo de realidade distinta.

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
2

Massive multi-player online role playing game

Captulo 1
Conscincia de realidade
Real? O que real? Se voc define real como aquilo que voc pode ver, tocar, cheirar, ouvir, provar... ento real so s sinais eltricos enviados para o seu crebro.
Personagem Morpheus, no filme "Matrix"

Na edio 58 da Revista Filosofia, publicada pela Editora Escala, feito uma anlise interessante sobre o entendimento da realidade e, principalmente, da ausncia de uma realidade universal, j que ela composta por percepes e interpretaes pessoais de cada indivduo na sociedade. David Hume, filsofo escocs, por exemplo, coloca os sentidos humanos como determinantes da noo de realidade. Se assim for, a possibilidade de manipular a forma como o crebro interpreta as informaes trazidas pelos rgos que processam estes sentidos permitiria criar percepes e sensaes distintas daquelas testemunhadas por um observador externo. No querendo aprofundar-me no campo da induo de comportamentos, mas, algum em estado hipntico realmente imagina que aquela cebola uma deliciosa ma? O Penso, logo existo foi substitudo pelo bispo e filsofo britnico George Berkley por um complementar Ser ser percebido, em seu Tratado sobre a Viso. Em sua concepo original, dizia que mesmo fora do campo da percepo, a realidade seguia sendo percebida por Deus. O filsofo escocs David Hume coloca em xeque a certeza da existncia do real ao eliminar Deus da argumentao de Berkley.

O pesquisador norte-americano Erwin Goffman prope a ideia de "enquadramento" (framing) para explicar a existncia de "diferentes realidades". Os "quadros" ou "molduras" (frames) so o aparato mental que cada indivduo usa para dar significado ao mundo real. Isso no leva ao isolamento de cada um em sua realidade porque os frames tm origem, entre outros fatores, na sociedade onde o indivduo formado, e por isso so parcialmente compartilhados com outras pessoas. Se, por exemplo, uso como frame a ideia de que todos esto contra mim, tendo a entender aes de outra pessoa como agresses, ainda que tenham sido inocentes. Uma boa dose dos mal-entendidos cotidianos deve-se ao uso de frames diferentes para interpretar uma mesma situao interpretar, por exemplo, a simpatia de uma pessoa como interesse afetivo. (Revista Filosofia - Edio 58)

Tomando este pensamento como verdadeiro, proponho uma hierarquia dos sentidos humanos na relao entre o que de fato est ocorrendo e a forma como esta informao processada pelo crebro. O matemtico mexicano dr. Eliezer Braun, em seu livro El Saber y Los Sentidos, coloca que o processo que nos faz sentir algo tem trs momentos: a excitao do rgo que capta o estmulo externo, a transformao disto em um impulso eltrico e a interpretao deste impulso pelo crebro, traduzindo o estmulo externo como tal sensao. Agrego uma quarta etapa, que trata

da busca referencial deste sentido em nossa memria, que poder disparar sentimentos bons ou ruins (dependendo de sua histria pessoal em relao a um estmulo similar) ou inicia o comportamento lutar-oufugir quando esta sensao no possui um referencial prvio.

O papel dos sentidos humanos na definio de realidade


Estudiosos da rea aceitam, hoje em dia, que o ser humano possui mais do que os cinco sentidos bsicos; a criao de sistemas de imerso virtual faz uso de um ou mais destes elementos, contudo reforada fortemente pela manipulao da imaginao e da capacidade de desprender o indivduo do ambiente que o cerca e transferir momentaneamente sua ateno na narrativa que lhe apresentada. De forma anloga, pode-se dizer que so criados estmulos que, alm dos cinco sentidos bsicos, tambm estimulam os sentidos adicionais de Braun, redefinindo o que entendemos por realidade vivente (onde nossa ateno est depositada), que no necessariamente ser a realidade fsica (o mundo fsico que nos cerca). Inicialmente tratando dos sentidos, o entretenimento digital a tempos vem explorando cada um de forma a colocar o jogador o mais prximo possvel do que

acontece no universo do jogo, tentando isol-lo o mximo possvel da realidade que o cerca. Desta forma, manipulam cada sentido em funo da facilidade em faz-lo.

CONTINUA......

Potrebbero piacerti anche