Sei sulla pagina 1di 18

A repercusso geral ou transcendncia no Recurso Extraordinrio em matria criminal.

Esdras dos Santos Carvalho,


Defensor Pblico Federal de 1. Categoria, Professor de Prtica Processual, Direito Processual Penal e Direito Processual Penal Militar, Ps-graduando em Direito Penal e Direito Processual Penal pela UNIFACS.

Sumrio: I- Introduo; II- Tratamento normativo e jurisprudencial; IIIA transcendncia em matria criminal; IV- Consideraes finais; V Documentos consultados.

Resumo: Este artigo trata do Recurso extraordinrio na esfera criminal, no qual abordado o tratamento normativo e jurisprudencial do mesmo, bem como a analise acerca da (in)aplicabilidade da exigncia da demonstrao preliminar repercusso geral ou transcendencia ao referido recurso, imposta pela disposio constitucional constante no pargrafo 3. do art. 102 da Lei Maior e regulamentada, no mbito processual civil, pela Lei 11.418 de 19 de dezembro de 2006 que acrescentou os artigos 543-A e 543-B ao Cdigo de Processo Civil. Discute-se, ainda, a eficcia da mencionada norma constitucional, tratando, por fim, acerca da sua incidncia, ou no, no recurso extraordinrio na seara criminal.

Palavras-chave: Recurso Extraordinrio repercusso geral eficcia legislao processamento - inexigibilidade - matria criminal.
1

Este artigo foi apresentado como requisito parcial para concluso do ultimo mdulo do Programa do Curso de Ps-Graduo em Direito Penal e Direito Processual Penal da UNIFACS de janeiro/junho de 2007.

2 I INTRODUO.

Neste trabalho analisaremos o recurso extraordinrio manejado perante a justia criminal, examinando sua admissibilidade, requisitos, aspectos procedimentais e, em especial, a exigncia estabelecida pela disposio constitucional constante no pargrafo 3. do art. 102 da Lei Maior, regulamentada pela Lei 11.418 de 19 de dezembro de 2006 que acrescentou os artigos 543-A e 543-B ao Cdigo de Processo Civil, impondo a demonstrao preliminar da repercusso geral da questo constitucional discutida no recurso.

Na etapa inicial do presente estudo faremos uma breve pesquisa em torno do recurso extraordinrio na esfera criminal, expondo sua previso constitucional, a regulamentao atravs da legislao especfica, alm dos requisitos exigidos pela jurisprudncia para o conhecimento e processamento do mesmo.

O primeiro e grande desafio na abordagem do tema escolhido a anlise acerca da aplicabilidade, ou no, da exigncia da repercusso geral da questo constitucional discutida nos recursos criminais, vez que a alterao legislativa, regulamentando o disposto no art. 102, pargrafo 3, da Constituio Federal, se deu atravs de acrscimos dos artigos 543-A e 543-B do Cdigo de Processo Civil. Como o tema assaz presente, porque a Lei 11.418 de dezembro de 2006 entrou em vigor fevereiro de 2007, ainda no temos posicionamentos doutrinrios e jurisprudenciais acerca da matria.

Outro instigante debate gira em torno dos limites da exigncia da repercusso discutindo se esta circunscreveria apenas na esfera penal ou tambm seria necessria a demonstrao da transcendncia para o ordenamento jurdico como um todo,

3 atingindo, assim, a relevncia econmica, poltica, social e jurdica. Tal questo dever ser enfrentada pelos que admitem a incidncia repercusso na seara criminal.

Dessa forma, partindo para concluso, nos posicionamos pela desnecessidade da demonstrao da transcendncia no recurso extraordinrio ofertado perante a justia criminal, em razo da prpria essncia da relao jurdica processual penal, bem como do bem jurdico tutelado serem de interesse de toda coletividade.

II TRATAMENTO NORMATIVO E JURISPRUDENCIAL.

O recurso extraordinrio tem seu bero na Constituio Federal e, na lio de Tourinho Filho2 o (...) meio do qual se propicia ao Supremo Tribunal Federal manter o primado da Constituio. Por intermdio dele o Excelso Pretrio, guardio supremo da Lei Maior, tutela os mandamentos constitucionais.

Para a doutrina de Ada Pelegrini Grinover e outros3 (...) so meios de impugnaes que esto disposio das partes, mas que visam na verdade tutela do prprio direito federal; prestam-se somente ao reexame de questes de direito, excluda a anlise de matria de fato; e, finalmente, so cabveis apenas nas hipteses taxativamente elencadas(...)

TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Cdigo de Processo Penal comentado. 5. ed. rev. aum. e atual. So Paulo: Saraiva,1999. p.413 3 GRINOVER, Ada Pelegrini. GOMES FILHO, Antonio Magalhes FERNANDES, Antonio Scarance. Recursos no processo penal: teoria geral dos recursos, recursos em espcies, aes de impugnao. 2. ed. rev. So Paulo : Editora Revista dos Tribunais, 1997, p. 267

4 A previso constitucional do recurso em debate vem expressa no artigo 102 , inciso III da Carta Republicana, que assim dispe, ad litteram:

Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituio, cabendo-lhe: (omissis) III - julgar, mediante recurso extraordinrio, as causas decididas em nica ou ltima instncia, quando a deciso recorrida: a) contrariar dispositivo desta Constituio; b) declarar a inconstitucionalidade de tratado ou lei federal; c) julgar vlida lei ou ato de governo local contestado em face desta Constituio. d) julgar vlida lei local contestada em face de lei federal. (Includa pela Emenda Constitucional n 45, de 2004)

Regulamentando

interposio

do

recurso

assegurado

constitucionalmente, temos o disciplinamento da matria atravs da Lei 8.038 de 1990 que possui a seguinte disposio legal, in verbis:

Art. 26. Os recurso extraordinrio e especial, nos casos previstos na Constituio Federal, sero interpostos no prazo comum de 15 (quinze) dias, perante o Presidente do Tribunal recorrido, em peties distintas que contero: I - exposio do fato e do direito; II - a demonstrao do cabimento do recurso interposto; III - as razes do pedido de reforma da deciso recorrida. Pargrafo nico. Quando o recurso se fundar em dissdio entre a interpretao da lei federal adotada pelo julgado recorrido e a que lhe haja dado outro Tribunal, o recorrente far a prova da divergncia mediante certido, ou indicao do nmero e da pgina do jornal oficial, ou do repertrio autorizado de jurisprudncia, que o houver publicado.

5
Art. 27. Recebida a petio pela Secretaria do Tribunal e a protocolada, ser intimado o recorrido, abrindo-se-lhe vista pelo prazo de 15 (quinze) dias para apresentar contra-razes. 1 Findo esse prazo, sero os autos conclusos para admisso ou no do recurso, no prazo de cinco dias. 2 Os recursos extraordinrio e especial sero recebidos no efeito devolutivo. 3 Admitidos os recursos, os autos sero imediatamente remetidos ao Superior Tribunal de Justia. 4 Concludo o julgamento do recurso especial, sero os autos remetidos ao Supremo Tribunal Federal para apreciao do recurso extraordinrio, se este no estiver prejudicado. 5 Na hiptese de o relator do recurso especial considerar que o recurso extraordinrio prejudicial daquele em deciso irrecorrvel, sobrestar o seu julgamento e remeter os autos ao Supremo Tribunal Federal, para julgar o extraordinrio. 6 No caso de pargrafo anterior, se o relator do recurso extraordinrio, em despacho irrecorrvel, no o considerar prejudicial, devolver os autos ao Superior Tribunal de Justia, para o julgamento do recurso especial. Art. 28. Denegado o recurso extraordinrio ou o recurso especial, caber agravo de instrumento, no prazo de 5 (cinco) dias, para o Supremo Tribunal Federal ou para o Superior Tribunal de Justia, conforme o caso. 1 Cada agravo de instrumento ser instrudo com as peas que forem indicadas pelo agravante e pelo agravado, dele constando, obrigatoriamente, alm das mencionadas no pargrafo nico do art. 523 do Cdigo de Processo Civil, o acrdo recorrido, a petio de interposio do recurso e as contra-razes, se houver. 2 Distribudo o agravo de instrumento, o relator proferir deciso. 3 Na hiptese de provimento, se o instrumento contiver os elementos necessrios ao julgamento do mrito do recurso especial, o relator determinar, desde logo, sua incluso em pauta, observando-se, da por diante, o procedimento relativo queles recursos, admitida a sustentao oral. 4 O disposto no pargrafo anterior aplica-se tambm ao agravo de instrumento contra denegao de recurso extraordinrio, salvo quando, na mesma causa, houver recurso especial admitido e que deva ser julgado em primeiro lugar.

6
5 Da deciso do relator que negar seguimento ou provimento ao agravo de instrumento, caber agravo para o rgo julgador no prazo de 5 (cinco) dias.

A exigncia da repercusso geral da questo discutida no recurso extraordinrio foi implementada atravs da Emenda Constitucional de numero 45 que inseriu o pargrafo 3. no art. 102 da Lei Maior que assim dispe, ad litteram:

3 No recurso extraordinrio o recorrente dever demonstrar a repercusso geral das questes constitucionais discutidas no caso, nos termos da lei, a fim de que o Tribunal examine a admisso do recurso, somente podendo recus-lo pela manifestao de dois teros de seus membros. (Includa pela Emenda Constitucional n 45, de 2004)

O aludido pargrafo que trata da repercusso geral do recurso extraordinrio ou transcendncia, regulamentado, na esfera do Direito Processual Civil, pela Lei 11.418 de 2006 que inseriu os artigos 543-A e 543-B ao mencionado Cdigo e que preceitua o seguinte, in verbis:

Art. 543-A. O Supremo Tribunal Federal, em deciso irrecorrvel, no conhecer do recurso extraordinrio, quando a questo constitucional nele versada no oferecer repercusso geral, nos termos deste artigo.(g.n) 1o Para efeito da repercusso geral, ser considerada a existncia, ou no, de questes relevantes do ponto de vista econmico, poltico, social ou jurdico, que ultrapassem os interesses subjetivos da causa.(g.n) 2o O recorrente dever demonstrar, em preliminar do recurso, para apreciao exclusiva do Supremo Tribunal Federal, a existncia da repercusso geral. 3o Haver repercusso geral sempre que o recurso impugnar deciso contrria a smula ou jurisprudncia dominante do Tribunal. 4o Se a Turma decidir pela existncia da repercusso geral por, no mnimo, 4 (quatro) votos, ficar dispensada a remessa do recurso ao Plenrio.

7
5o Negada a existncia da repercusso geral, a deciso valer para todos os recursos sobre matria idntica, que sero indeferidos liminarmente, salvo reviso da tese, tudo nos termos do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal. 6o O Relator poder admitir, na anlise da repercusso geral, a manifestao de terceiros, subscrita por procurador habilitado, nos termos do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal. 7o A Smula da deciso sobre a repercusso geral constar de ata, que ser publicada no Dirio Oficial e valer como acrdo. Art. 543-B. Quando houver multiplicidade de recursos com fundamento em idntica controvrsia, a anlise da repercusso geral ser processada nos termos do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal, observado o disposto neste artigo. 1o Caber ao Tribunal de origem selecionar um ou mais recursos representativos da controvrsia e encaminh-los ao Supremo Tribunal Federal, sobrestando os demais at o pronunciamento definitivo da Corte. 2o Negada a existncia de repercusso geral, os recursos sobrestados considerar-se-o automaticamente no admitidos. 3o Julgado o mrito do recurso extraordinrio, os recursos sobrestados sero apreciados pelos Tribunais, Turmas de Uniformizao ou Turmas Recursais, que podero declar-los prejudicados ou retratar-se. 4o Mantida a deciso e admitido o recurso, poder o Supremo Tribunal Federal, nos termos do Regimento Interno, cassar ou reformar, liminarmente, o acrdo contrrio orientao firmada. 5o O Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal dispor sobre as atribuies dos Ministros, das Turmas e de outros rgos, na anlise da repercusso geral.

No tocante ao cabimento do recurso extraordinrio, bem como os requisitos formais para sua admissibilidade a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, h bastante tempo, j traou as linhas mestras acerca do assunto.

Para o Colendo STF, no ser admitido recurso extraordinrio quando a matria no foi objeto de manifestao explicita no juzo de origem e nem foram ofertados

8 embargos declaratrios a fim de ver discutida a questo constitucional controvertida, portanto o prequestionamento do tema que se pretendia ver submetido instncia extraordinria. Do mesmo modo, no se admite o recurso em questo somente para reavaliao da prova. Nesse sentido o teor das Smulas 279 e 356 da Excelsa Corte, ad litteram:

O ponto omisso da deciso, sobre o qual no foram opostos embargos declaratrios, no pode ser objeto de recurso extraordinrio, por faltar o requisito do prequestionamento. (SM. 356)

Para simples reexame de prova no cabe recurso extraordinrio. (SM. 279)

Destaque-se, ainda, a importncia da correta fundamentao do recurso extremo, demonstrando, cabalmente, a questo jurdica debatida, bem como a controvrsia existente, de forma que fique bastante evidente o que pretende levar ao conhecimento da instncia extraordinria. Nesse sentido e o teor das Sumulas do Colendo STF:

inadmissvel o recurso extraordinrio, quando a deficincia na sua fundamentao no permitir a exata compreenso da controvrsia. (SM. 284)

Idntico cuidado deve-se ter com a interposio do agravo de instrumento nos casos de no admisso do recurso extraordinrio na instncia originria. Cofira-se:
Nega-se provimento ao agravo, quando a deficincia na sua fundamentao, ou na do recurso extraordinrio, no permitir a exata compreenso da controvrsia.(SM. 287)

9 Vale enfatizar, ainda, a relevncia da instruo escorreita dos recursos impetrados, seja o recurso extraordinrio ou o agravo de instrumento, em caso de no admissibilidade do primeiro pelo juizo a quo, sob pena de ver prejudicada a questo de direito discutida:

Nega-se provimento a agravo para subida de recurso extraordinrio, quando faltar no traslado o despacho agravado, a deciso recorrida, a petio de recurso extraordinrio ou qualquer pea essencial compreenso da

controvrsia.(SMULA N 288)

Aplica-se a Smula 288 quando no constarem do traslado do agravo de instrumento as cpias das peas necessrias verificao da tempestividade do recurso extraordinrio no admitido pela deciso agravada." (SM. 639)

de relevo salientar, por fim, o prazo para interposio do recurso extraordinrio na esfera criminal, bem como do agravo de instrumento, caso o primeiro no seja recebido no tribunal de origem. Assim dispe a norma de regncia:

Art. 26. Os recurso extraordinrio e especial, nos casos previstos na Constituio Federal, sero interpostos no prazo comum de 15 (quinze) dias, perante o Presidente do Tribunal recorrido, em peties distintas que contero(g.n) (omissis) Art. 28. Denegado o recurso extraordinrio ou o recurso especial, caber agravo de instrumento, no prazo de 5 (cinco) dias, para o Supremo Tribunal Federal ou para o Superior Tribunal de Justia, conforme o caso. (Lei 8.038/90)(g.n)

10 Destaque-se tambm que as alteraes introduzidas no mbito do Direito Processual Civil no repercutiram na esfera Processual Penal, mantendo-se, portanto, a integralidade da legislao de regncia, no que diz respeito ao recurso extraordinrio e ao agravo de instrumentos interpostos em matria penal. Este o teor da Sumula 699 do C. STF:

O prazo para interposio de agravo, em processo penal, de cinco dias, de acordo com a lei 8038/1990, no se aplicando o disposto a respeito nas alteraes da lei 8950/1994 ao cdigo de processo civil. (Smula n 699)

III - A TRANSCENDNCIA EM MATRIA CRIMINAL

A anlise da repercusso geral da matria discutida no recurso, diga-se, desde logo, que no se confunde com a relevncia federal da questo, outrora exigida pelo RISTF no art. 325, inciso XI e Smula 282 do STF, como vem se manifestando, equivocadamente, parte da doutrina.

Assim dispem as referidos normas:

Art. 325 (1 e 5). Nas hipteses das alneas a e d do inciso III do artigo 119 da Constituio Federal, cabe recurso extraordinrio4: (omissis) XI em todos os demais feitos, quando reconhecida a relevncia da questo federal.

Deve-se atentar que o RISTF refere-se aos artigos da Constituio de 67.

11
" inadmissvel o recurso extraordinrio, quando no ventilada, na deciso recorrida, a questo federal suscitada." (SM. 282)

A distino entre a atual exigncia da repercusso geral ou transcendncia e a relevncia federal da questo, anteriormente exigida, que esta era apenas um instrumento que vedava a admisso de recursos extraordinrios que no estavam expressamente elencados no regimento interno do STF. A transcendncia, por sua vez, ao contrrio, aplica-se a todos os recursos extraordinrios, no penais, levado ao conhecimento do Supremo Tribunal Federal e por quorum qualificado decidir ser h ou no transcendncia daquele caso concreto subjudice. Nesse sentido, acolhemos integralmente o posicionamento doutrinrio de Marcelo Andrade Feres5 a respeito do tema, tendo o mesmo esclarecido o seguinte:

No se pode confundir, assim, a atual repercusso geral (ou transcendncia) com a antiga argio de relevncia. Enquanto esta constitua um mecanismo de atribuio de admissibilidade apenas a recursos que no se encontrassem expressamente previstos na enumerao regimental, aquela exigida de todo e qualquer apelo extraordinrio, ao menos na vocao literal do novo inciso III do art. 102 da Constituio da Repblica.

Parte da doutrina, a qual nos filiamos, sustenta que a regra inserida pela EC 45 de 2004, impondo a demonstrao preliminar da repercusso geral ou transcendncia da matria discutida no recurso extraodinario no possui eficcia imediata, depende de norma regulamentadora, ou seja, (...) h preceitos constitucionais que tem aplicao mediata, por dependerem de norma posterior, ou seja, de lei complementar ou ordinria, que lhes desenvolva a eficcia(...),6 assim, so normas de eficcia mediata, chamadas por

FERES, Marcelo Andrade. Professor do Centro Universitrio de Braslia (UniCEUB), doutorando e mestre em Direito pela UFMG, diretor do gabinete do Advogado-Geral da Unio, procurador federal. Disponvel em < redeagu.agu.gov.Br>consultado em 03 de maio de 2007. DINIZ, Maria Helena. Norma constitucional e seus efeitos. 2. edio . So Paulo : Saraiva 1992.p. 100-103

12 Maria Helena Diniz7 de normas com eficcia relativa dependente de complementao legislativa, porque

No recebem, portanto, do constituinte normatividade suficiente para sua aplicao imediata, porque ele deixou ao Legislativo a tarefa de regulamentar a matria, logo, por esta razo, no podero produzir todos os seus efeitos de imediato, porem tm aplicabilidade mediata j que incidiro totalmente sobre os interesses tutelados, aps o regramento infraconstitucional.

Nesse sentido, trazemos ainda o posicionamento de Marcelo Andrade Fres8 em relao ao disposto no art. 102, pargrafo 3. da Lei Maior, in verbis:

(...), outra investigao que se alinha aquela referente eficcia da novel disposio constitucional. O 3 introduzido no art. 102 da Lei Fundamental refere-se transcendncia, nos termos da lei, ou seja, demanda norma infraconstitucional para que se concretize. Cuida-se, pois, de norma de eficcia limitada. No se pode fugir disso. necessrio que a legislao venha regular o procedimento de aferio da transcendncia, bem como dar densidade quilo que se reputa ser a transcendncia. Seria ela analisada em sesso administrativa da Corte, como ocorria com a argio de relevncia? Poderia ser a transcendncia econmica, social, poltica ou jurdica? Caberia interveno das partes ou de terceiros no momento de seu exame? Trata-se de perguntas que, sem dvida, reclamam respostas legislativas.

Nesse passo, admitindo que o preceito contido no pargrafo 3. do art. 102 da Lei Maior como norma de eficcia limitada, como de fato o , vez que o prprio texto constitucional expresso em estabelecer que o preceito tratado no referido pargrafo ter eficcia nos termos da lei, tanto que foi preciso a edio da Lei 11.418 de 2006 para que se

7 8

Idem. FERES, Marcelo Andrade. Professor do Centro Universitrio de Braslia (UniCEUB), doutorando e mestre em Direito pela UFMG, diretor do gabinete do Advogado-Geral da Unio, procurador federal. Disponvel em < redeagu.agu.gov.Br>consultado em 03 de maio de 2007.

13 pudesse ter efetividade na esfera processual civil. Dessa forma, apresenta-se o primeiro e contundente argumento pela no exigncia nos recursos criminais a demonstrao preliminar da transcendncia ou repercusso geral da matria discutida em juzo face a ausncia de norma infraconstitucional regulamentadora, exigida, como dissemos, pelo texto

constitucional.

Para que se possa impor a comprovao da repercusso geral ao recurso extraordinrio manejado na esfera criminal, faz-se, inexoravelmente, a necessria alterao do Cdigo de Processo Penal, como j ocorreu no Cdigo de Processo Civil, nos termos da Lei. 11.418 de 2006. Registre-se, desde j, por oportuno, que as alteraes na esfera processual civil no repercutem, necessariamente, no direito processual penal, como, por exemplo, a divergncia no prazo para interposio do recurso de agravo de instrumento no mbito penal e civil, no se aplicando as alteraes ocorridas seara processual civil, consoante demonstramos acima.

Outro substancial argumento que afasta a exigncia da demonstrao da transcendncia ou repercusso geral nos recursos criminais extrado da prpria relao jurdica processual penal. Esta completamente diversa das outras reas do direito, at mesmo pelo bem jurdico envolvido, por vezes, foge da esfera de disponibilidade do titular do direito, repercutindo em toda coletividade.

Alm disso, de relevo destacar que, na esfera criminal, a nosso sentir, haver imensa dificuldade do legislador em regulamentar a questo da transcendncia, at mesmo porque a prpria relao jurdica processual penal, de per si, na sua essncia, j ultrapassa os interesses pessoais envolvidos, como ilustraremos adiante.

14 Constata-se que, quase sempre, os erros, as omisses e o desatendimento ao rito estabelecidos nas normas processuais, dentre outras situaes, via de regra repercutem nas garantias constitucionais e, em particular, no sistema acusatrio encampado pela norma constitucional. Sendo assim, tais ofensas, ensejam a provocao da instncia extraordinria e no por outra razo que o RISTF dipe em seu art. 325 acerca do admissibilidade do recurso extraordinrio em matria criminal, ad litteram:

Art. 325(1 e 5). Nas hipteses das alneas a e d do inciso III do artigo 119 da Constituio Federal, cabe recurso extraordinrio9: I (omissis) II (omissis) III nos processos por crime a que seja cominada pena de recluso;(g.n) IV nas revises criminais dos processos de que trata o inciso anterior;(g.n)

Convm rememorar que o Estado avocou para si, com exclusividade, a funo de realizar justia, vedando, portanto, aos particulares a possibilidade de faz justica com as prprias mos10, ou seja, somente o Estado poder impor sano de carter penal (jurisdio necessria), no interesse da sociedade, atravs do procedimento estabelecido em lei(integralidade do rito), com imperiosa e inafastvel resistncia tcnica (indispensabilidade da defesa), de tal foram que a imposio de pena, de forma justa, adequada e proprocional ao fato praticado, assegurando as garantias do devido processo legal, do contraditrio e da ampla defesa, dentre outros correlatos, tem respaldo o legal e legitimidade demandados por toda sociedade (realizao da justia plena).

A pena infligida consoante as regras previamente estabelecidas, nos moldes demonstrados acima, de interesse de toda sociedade, transcedende, portanto, os interesses dos envolvidos na relao jurdica processual penal, porque a realizao da justia

Vale lembrar que a referencia ao texto Constitucional, neste caso, feito pelo RISTF diz respeito a Constituicao de 67.

10

BRASIL. DECRETO-LEI No 2.848, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1940. Codigo Penal. Exerccio arbitrrio das prprias razes. Art. 345 - Fazer justia pelas prprias mos, para satisfazer pretenso, embora legtima, salvo quando a lei o permite.

15 substancial um anseio de toda sociedade. Dessa forma, constata-se que a prpria natureza da relao jurdica penal, na sua essncia, de per si, transcende os interesses envolvidos no processo, repercute em toda coletividade, no se admitindo, portanto, a imposio de outros requisitos que dificultem ou prolonguem a tutela da liberdade. Se o legislador assim o fizer, seguramente, tal norma ser considerada inconstitucional.

Acrescente-se,

ainda,

que

descumprimentos

das

formalidades

processuais estabelecidas ou a ofensa garantia da integralidade procedimental ou ainda a inobservncia das garantias constitucionais, em especial do contraditrio, da ampla defesa, do devido processo legal, bem de outros sub-princpios decorrentes daqueles, ir refletir nos dispositivos constitucionais, contrariando-os, ensejando, assim, interposio de recurso extraordinrio, sem necessidade de demonstrar qualquer outra exigncia.

Admitindo-se a hiptese da exigncia da repercusso nos recursos criminais, apenas ad argumentandum, vale destacar desde logo que o juizo acerca da transcendncia e de exclusividade do Supremo Tribunal Federal, sendo vedado, portanto, ao Tribunal de origem a apreciao deste requisito de admissibilidade.

Ademais disso, por outro ngulo, para os que admitem a aplicabilidade da norma constitucional da repercusso geral aos recursos criminais, surge outra interessante questo a ser desvelada no tocante aos limites e alcance da exigncia da transcendncia, bem como o contedo, a substncia da mesma no mbito criminal.. Em muitos casos, jamais a parte recorrente poder demonstrar, por exemplo, a repercusso econmica ou poltica da deciso judicial atacada que ultrapasse os interesses subjetivos da causa. Quanto aos demais requisitos, tais sejam o aspecto social ou jurdico da repercusso geral a ser evidenciada no recurso, admite-se como possvel, em tese, a sua demonstrao.

16 IV- CONSIDERAES FINAIS.

Por todo o exposto, conclui-se que no se poder exigir do recorrente a demonstrao, em sede preliminar, da transcendncia ou repercusso geral no recurso extraordinrio ofertado em matria criminal, vez que a norma contida no art. 102, pargrafo 3. da Constituio Federal no possui eficcia imediata, ou como quer parte da doutrina, preceito constitucional com eficcia relativa dependente de complementao legislativa, sendo, portanto, necessrio a alterao do Cdigo de Processo Penal, como j ocorreu na esfera do direito processual civil com a Lei 11.418 de 19 de dezembro de 2006, que acrescentou os artigos 543-A e 543-B ao CPC.

No se impor tambm a exigncia da repercusso geral em virtude da relao jurdica na esfera criminal ser completamente distinta das estabelecidas nas demais reas do direito, at mesmo pelo bem jurdico protegido que, por vezes, ultrapassa a esfera de disponibilidade do titular do direito, repercutindo em toda coletividade.Haver, assim, grande dificuldade do legislador em regulamentar a questo da transcendncia, pois como dissemos, a prpria relao jurdica processual penal, de per si, j extrapola os interesses pessoais envolvidos.

Acrescente-se, ainda, que o descumprimentos das formalidades ou as ofensas perpetradas contra garantia procedimental, a inobservncia do devido processo legal, em seu duplo aspecto, as ofensas ampla defesa e ao contraditrio, por fim, as regras do sistema constitucional acusatrio, certamente iro repercutir nas garantias constitucionais, ensejando, portanto, a interposio do recurso extraordinrio para julgamento pelo guardio da Constituio Federal.

17 Sendo assim, deve-se levar em conta, ainda, que, na esfera penal, h interesse da sociedade que a pena imposta a um de seus membros seja forma justa (legtima), atravs de procedimento prvio (garantia do procedimento adequado), integral, estabelecido na norma, alm de atender s garantias insculpidas na Lei Maior (contraditrio, ampla defesa, devido processo legal, dentre outros) sobretudo a observncia do sistema constitucional acusatrio. A injustia causa temor, desconfiana e, alm de tudo, desestabiliza a f do cidado nas instituies. Conclui se, portanto, que a transcendncia ou repercusso geral do recurso extraordinrio, na esfera criminal, tcita em virtude das especificidades da relao jurdica firmada, bem como em face do jurdico tutelado e seu imediato reflexo no direito de liberdade, como forma de atender os anseios de justia clamados por toda sociedade.

Aliado a isso, temos ainda que no processo penal h obrigatoriedade do cumprimento do rito estabelecido, o atendimento integral de todo o procedimento previsto no ordenamento jurdico, pois qualquer desvio, descumprimento ou desatendimento poder repercutir nas garantias constitucionais do acusado e, de conseguinte, gerar reflexo no direito de liberdade de modo a ensejar a interposio do recurso extremo.

Conclui-se, assim, que no se poder exigir a demonstrao preliminar da repercusso geral ou transcendncia dos recursos extraordinrios ofertados em matria criminal, porque a norma constitucional no auto aplicvel, depende de lei infraconstitucional regulamentadora especifica, bem como, e mais relevante, em virtude da prpria relao jurdica estabelecida da seara processual penal de per si, na sua essncia, j transcende os interesses pessoais envolvidos.

V DOCUMENTOS CONSULTADOS

18 BRASIL. CONSTITUIO DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988. BRASIL. DECRETO-LEI No 2.848, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1940. Codigo Penal BRASIL. Lei 8.038 de 28 de maio de 1990. BRASIL. Lei 11.418 de 19 de dezembro de 2006. BRASIL. Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal. BRASIL. Sumulas do Supremo Tribunal Federal. DINIZ, Maria Helena. Norma constitucional e seus efeitos. 2. edio . So Paulo : Saraiva 1992.p. 100-103 FERES, Marcelo Andrade. Professor do Centro Universitrio de Braslia (UniCEUB), doutorando e mestre em Direito pela UFMG, diretor do gabinete do AdvogadoGeral da Unio, procurador federal. In GRINOVER, Ada Pellegrini. GOMES FILHO, Antonio Magalhes. FERNANDES, Antonio Scarance. Recursos no processo penal : teoria geral dos recursos, recursos em espcies, aes de impugnao 2.ed. rev. So Paulo: editora Revista dos Tribunais, 1997. p. 267 TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Cdigo de Processo Penal comentado. 5. ed. rev. aum. e atual. So Paulo: Saraiva,1999. p.413

Potrebbero piacerti anche