Sei sulla pagina 1di 87

Indgenas urbanos uma q uesto social no contexto da cidade de Manaus Heloisa Helena Correa da Silva INTRODUO

O artigo em pauta traz os resultados do projeto de pesquisa, que tem por ttulo: Indgenas urbanos uma questo social no contexto da cidade de Manaus, aborda como objeto de estudo, a questo do atendimento scio -assistencial como preconiza o Sistema nico de Assistncia Social SUAS, existente no Brasil, com foco na proteo bsica para a populao indgena residente na cidade de Manaus, capital do Estado do Amazonas. Os sujeitos da pesquisa foram os indgenas do povo Sater-Maw do rio Andir, moradores na comunidade Yapyre-Hyt no Conjunto Santos Dumont, zona centro-oeste da cidade de Manaus
O propsito da investigao se manifesta por compreender que o Estado do Amazonas cuja capital, a cidade de Manaus, situa-se no meio da Floresta Amaznica, apresenta demandas relevantes para a implantao de um atendimento assistencial especfico as populaes indgenas habitantes da cidade lcus da pesquisa, que devem nos critrios propostos pelo SUAS, no que refere-se a Proteo Bsica, usufruir do citado sistema. A regio amaznica, principalmente o Amazonas, abriga grande diversidade tnico lingstica, segundo informaes da Fundao Nacional do ndio - FUNAI, mais da metade da populao indgena est localizada nas regies Norte e Nordeste, especialmente na regio da Amaznia legal; no passado, essas populaes eram predominantes em nossa regio. Conforme a mesma fonte se estima que na poca da chegada dos europeus no Brasil, em 1500 havia na Amaznia cinco milhes e seiscentos mil (5.600.000) indgenas, e cerca de mil e trezentas (1.3000) lnguas faladas por diferentes grupos que na poca ocupavam os atuais limites do territrio do Brasil.

www.ts.ucr.ac.cr

No longo processo de colonizao do Brasil, o contato com os colonizadores levou sociedades inteiras a extino, muitas foram acometidas de molstias, umas sofreram com a explorao de sua mo-de-obra, outras foram e ainda so perseguidas, expropriadas de suas terras e conseqentemente de suas condies de vida natural, levando a morte milhares de indgenas. O Estado do Amazonas , dentre os estados brasileiros, o que abriga maior nmero de populaes indgenas no Brasil, um quarto ()1 da populao indgena do pas, isso se explica pelo seu processo de ocupao, colonizao/explorao e seu desenvolvimento, o que influenciou significativamente a formao e composio da atual populao regional. Esta uma particularidade da regio Amaznica. Hoje como resulto dos ciclos econmicos implantados na regio Amaznica, habitam a cidade de Manaus vrios povos de populaes tradicionais, entres os quais citamos os Tikuna, os Tukano, os Kambeba, os Bar, os Sater-Maw dentre outros. Espalha dos pelos bairros da cidade ou organizados em comunidades eles perfazem segundo reportagem do jornal A crtica publicada em maro de 2008, (vinte e cinco) 25 mil indgenas.

O estudo busca em seus objetivos levantar informaes sobre as reais demandas dos indgenas (desta populao) em Manaus para a Poltica de Assistncia Social; ampliar o conhecimento da realidade Amaznica, especificamente da realidade das famlias indgenas urbanas, pois estudos que enfatizam as reais condies destas e que baseiam a implantao e execuo das polticas de atendimento a famlias so poucos e superficiais; estimular a discusso sobre a temtica do indgena urbano; e concorrer com

Dado disponvel em :www.brasilescola.com/geografia, acessado em 30/01/2008.

www.ts.ucr.ac.cr

acontecimento de novos estudos que discutam a temtica e reconheam o indgena urbano como indgena de direito. Utilizou-se como metodologia abordagem quantiqualitativa, no caso aqui apresentado optou pela etnografia enquanto uma tcnica que possibilita interagir e penetrar nos espaos de sociabilidade dos sujeitos, atravs do contato informal e formal, expressados atravs de duas reunies, sendo uma com a presena do Ministrio Pblico e outra com a presena da Pastoral Indgena. No que tange ao plano da formalidade para o levantamento dos dados usou -se como instrumentos de coleta, alm das observaes sistemticas a aplicao de formulrio, contendo perguntas abertas e fechadas e entrevistas semi-estruturadas, com o auxlio da tcnica do gravador de voz; levantamento bibliogrfico, que se constituiu numa relao permanente de busca no processo de desvelamento do objeto da pesquisa. A anlise dos dados obtidos foi realizada dentro dos critrios quantitativos e qualitativos.
Constatou -se que na poltica pblica de atendimento scio-assistencial, a questo indgena se constitui numa questo social contempornea objeto de interesse da assistncia social como poltica de direito e a cultura como aspecto determinante da identidade indgena. A segunda parte apresenta os procedimentos metodolgicos, a forma de abordagem utilizada no processo de pesquisa para se chegar aos objetivos traados e mudanas que se mostraram necessrias.

www.ts.ucr.ac.cr

OBJETIVOS

Objetivo Geral:

Verificar as demandas dos povos indgenas habitantes na cidade de Manaus para a poltica pblica de Assistncia Social a partir do Sistema nico de Assistncia Social - SUAS.

Objetivos Especficos:

Mapear os rgos e instituies que trabalham com a assistncia s populaes indgenas na cidade de Manaus. Este mapeamento se dar a partir da consulta de documentos, arquivos pblicos e depoimentos dos sujeitos da pesquisa. Perquirir sobre as condies de vida cultural-econmico-poltica e social das famlias indgenas Satar-Maw habitante no bairro da Redeno na cidade de Manaus; Conhecer as formas de atendimento realizado junto aos indgenas pelos rgos governamentais em Manaus, considerando o Sistema nico da Assistncia Social.

www.ts.ucr.ac.cr

Verificar a qualidade das aes desenvolvidas pela sociedade civil da cidade de Manaus em ateno aos indgenas citadinos, a partir de observaes in loco, comparando com os depoimentos colhidos.

REFERENCIAL TERICO

Os estudos documentais e bibliogrficos realizados no transcorrer da pesquisa objetivaram construir as bases de sustentao terica do problema, dando credibilidade ao tema discutido e auxiliou no desvelamento das questes que motivaram este projeto.: o atendimento da assistncia social conforme estabelece o Sistema nico de Assistncia Social SUAS/ Proteo Bsica ao indgena residente na cidade de Manaus, como ser visto no I captulo.

www.ts.ucr.ac.cr

CAPITULO I O INDGENA: Sujeito e Objeto do Universo Amaznico

O problema indgena no pode ser compreendido fora dos quadros da sociedade brasileira, mesmo porque s existe onde e quando ndio e nondio entram em contato. , pois um problema de interao entre etnias tribais e a sociedade nacional... Darcy Ribeiro, 1970

No sculo XIX se acentuou a perspectiva do desaparecimento dos povos indgenas, isto aconteceria mais cedo ou mais tarde. Conforme Monteiro (2004), a tese

www.ts.ucr.ac.cr

de extino, sustentada por sucessivas correntes do pensamento social brasileiro e reforada, posteriormente, pelas teorias norteadoras da antropologia no pas, era ancorada na prpria histria desenvolvimentista brasileira. No final do sculo XIX e incio do sculo XX o pensamento vigente no meio acadmico e intelectual para as populaes tradicionais, que estas estavam fadadas a desaparecer. Os estudiosos modernos pragmticos na teoria evolucionista, acreditavam firmemente na fragilidade dos homens da idade da pedra, segundo os mesmos, o avano da civilizao acompanhado pelo desenvolvimento do capitalismo, sem dor nem piedade, oferecia uma previso do futuro das sociedades tradicionais remanescentes, o seu desaparecimento. Para os antroplogos brasileiros do mesmo perodo, a expanso das novas fronteiras agrcolas mostrava uma pr-eminente repetio do processo de destruio e transfigurao das etnias indgenas contemporneas, igual havia ocorrido no perodo da invaso europia, do mesmo modo, outra corrente estipulava outro caminho para o fim das populaes indgenas, o processo de aculturao: pelo qual os indgenas seriam absorvidos pela sociedade nacional. De acordo com Monteiro (2004, p. 222-223), so bem conhecidas as conseqncias deste suporte terico para a poltica indigenista no pas:

...posto na prtica redundava no deslocamento de populaes, na imposio de


sistemas de trabalho que desagregavam as comunidades, na assimilao forada, na descaracterizao tnica e, em episdio de triste memria, at na violncia premeditada e no extermnio fsico. Mesmo nas fases mais esclarecida da proteo social, os rgos indigenista trabalhavam no sentido de amenizar o impacto do processo civilizatrio, considerado um fato inevitvel que, dia mais, dia menos, levaria completa integrao dos ndios a nao.

Nos anos 1970, alguns pesquisadores comearam a ser influenciados pelas idias de F. Barth, de que grupo tnico tipo organizacional e no unidade portadora de cultura, e que

www.ts.ucr.ac.cr

o cdigo essencial da identidade que orienta as relaes intertn icas se exprime por contraste. Na frico do contato, surge um conjunto de possibilidades de escolhas identitrias. Elas no so livres, mas so escolhas. Alguns grupos podem optar por assumirem-se indgenas e outros, podem negar tal identidade, e escolher outras que lhes forem mais convenientes naquela conjuntura (CARDOSO DE OLIVEIRA, 1976).

Nos ltimos anos o pressuposto de desaparecimento dos ndios simplesmente passou a ser revisto, de modo que hoje, talvez pela primeira vez na histria do Brasil, o futuro dos povos indgenas est sendo visto sobre uma tica otimista. A principal bandeira contestadora, enftica de negao da tese de extino, pertence aos prprios ndios que, atravs de novas formas de expresso poltica, por meio da reorganizao indigenista, reivindicam e reconquistam direitos histricos. O novo Indigenismo, emergente, encontrou desde seu incio forte aliado no meio antropolgico, que passou a basear suas pesquisas e estudos no somente nos interesses acadmicos, mas tambm na necessidade de conhecer e oferecer suporte para as lutas e reivindicaes dos indgenas. Assim, surge e se amplia uma nova bibliografia, que tem contribudo para ampliar a visibilidade dos povos indgenas, omitida historicamente no pas e ao mesmo tempo revelado nova vises as populaes indgenas sobre seu prprio passado, includo perspectivas alternativas do contato e da conquista. (MONTEIRO, 2004) Se a nova histria indgena no Brasil brotou nesta particular conjuntura, entre a antropologia e o indiginismo, encontrou um campo frtil para crescer a partir de uma srie de elementos novos: primeiro, a populao indgena, em contnuo declnio desde a primeira metade do sculo XVI, tem-se estabilizado, mostrando at uma tendncia de aumento, apesar dos recentes aba los epidemiolgicos sofridos pelos Yanomami e por outras etnias.

www.ts.ucr.ac.cr

Nos ltimos anos verificou-se a disseminao de novas organizaes indgenas e indigenistas pelo Brasil, novas no apenas em termos de sua formao recente, mas, nos princpios de suas funes de suas caractersticas polticas. Essas organizaes expressam os ideais gerais da organizao da sociedade civil, representando igualmente uma ruptura concreta da longa histria de dependncia do Estado, que remonta aos primrdios da colonizao portuguesa na Amrica. As organizaes indigenistas com o apoio de pessoas e entidades nacionais e internacionais tm contribudo para uma nova formulao do modo de se pensar o futuro das sociedades indgenas no Brasil. Esta reformulao, por sua vez, tem repercutido de forma significativa no apenas no campo terico como tambm no campo legislativo, a julgar pelos avanos da Constituio de 1988 e pela predisposio ainda que hesitante do Estado, atravs do ministrio pblico, em afirmar os direitos histricos dos povos nativos. Outro fator que contesta o desaparecimento dos indgenas repousa no meio acadmico. Nos ltimos anos foram desenvolvidos expressivos estudos

antropolgicos e histricos- sobre a histria dos povos colonizados; estudos que oferecem subsdios para o entendimento das dinmicas locais e regionais para se repensar tanto as abordagens estruturalistas quanto s teses de globalizao das dcadas anteriores. (MONTEIRO,2004).
No se pode negar que o contato das populaes indgenas com outras populaes causou a mortandade de milhares de ndios, fator determinado pela baixa imunolgica indgena. Segundo Ges (2004) milhares de pessoas morreram por causa do contato direto e indireto com os europeus e as doenas por eles trazidas, doenas h oje banais como a gripe, sarampo ou coqueluche, e outras mais graves como tuberculose ou varola, mostrando-se letais s populaes nativas, que no tinham imunidade natural a esses males

www.ts.ucr.ac.cr

Estudo de caso mostram que a alta mortalidade indgena poderia ter sido evitada com atendimento mdico, vacinaes e assistncia em geral

nessas epidemias, os ndios morrem sobretudo de fome e at de cede: como toda a populao acometida pela doena ao mesmo tempo, no h quem socorra e alimente os doentes. Foi o que aconteceu entre 1962 e 1964 quando foram dizimadas as aldeias jesutas da Bahia, em que se haviam reunidos milhares de ndios, o que facilitou o contgio. Os sobreviventes, movidos pela fome, vendiam-se em escravido. (CUNHA, 2004,p.130)

Atualmente sit uaes deste nvel so inadmissveis no Estado brasileiro, a esfera federal tem total responsabilidade de evitar que tragdias como essa aconteam novamente em seu territrio

A partir dos anos de 1970 o perodo desenvolvimentista brasileiro, denominado de milagre econmico, provocou o avano das fronteiras agrcolas no pas e decorreu para que se travasse uma relao de contato entre ndios e no- ndios, ocasionando um ciclo semelhante ao do processo de colonizao: reduo das populaes nativas indgenas, estas sofreram uma reduo significativa em suas populaes. Aps este primeiro contato, os grupos sobreviventes demogrfica. Na dcada 1980 se observa uma retomada geral do crescimento demogrfico dos povos indgenas no Brasil, banindo a previso de desaparecimento desses povos, o fenmeno pode ser explicado por dois fatores: O Primeiro se deve ao decorrente processo de recuperao demogrfica, as instituies comearam a entender que no havia nos espaos amaznicos o chamado vazio demogrfico, apesar da resistncia dos grileiros e/ou grandes latifundirios empresrios que olham a terra no como um espao natural de vida para algumas iniciam um processo de recuperao

www.ts.ucr.ac.cr

10

populaes, e sim como o olhar de mercadoria, a aterra como espao de produo de bens negociveis . O outro fator de crescimento populacional, embora em menor proporo, referese ao auto-reconhecimento de populaes locais como povos indgenas, muitos grupos em rea de colonizao antiga, aps terem ocultado sua condio discriminada de indgenas durantes dcadas, reivindicam, agora, sua identidade tnica.

No sculo XIX, sobretudo no nordeste, com o falso pretexto da inexistncia ou de uma assimilao geral dos ndios, as terras de aldeamento foram liquidadas e por sinal duramente disputadas entre os poderes locais. Ressurgem agora etnias, sobre tudo no leste e no nordeste, que reclamam terras. Os embates legais travam-se geralmente em torno da identidade indgena e aqui o modelo que eu chamei de platnico a identidade amplamente invocada, tanto por parte dos fazendeiros quanto por parte dos prprios ndios, forados a corresponderem aos esteretipos que se tem deles . (CUNHA, 2004, p.132)

A retomada do crescimento da populao indgena, em processo, est vinculado diretamente ao amparo do Estado Brasileiro a estas populaes, com as demarcaes das terras indgenas e o atendimento de polticas sociais e sanitrias.

1.1.

Indgenas Contemporneos na Questo Social Contempornea

As maiores concentraes indgenas, embora estejam em todas as regies, est na regio Norte e Centro-Oeste, especialmente na Amaznia legal, o fenmeno decorrente da penetrao, efetiva, mais recente dos no- ndios nestas regies.

www.ts.ucr.ac.cr

11

Dentre todos os Estados brasileiros, o Amazonas possui a maior populao indgena, calculada em torno de 60.000 (sessenta mil) pessoas que ocupam uma rea de vinte e oito milhes cento noventa mil duzentos e sessenta e dois (28.190.262) hectares, praticamente um tero de todas as terras indgenas do pas (LARAIA,2004). O grande contingente populacional indgena localiza-se na Amaznia. A concentrao neste espao se justifica pela razo de grande parte da Amaznia ter ficado s margens, nos sculos passados, dos surtos econmicos e conseqentemente ocorrido uma colonizao tardia (CUNHA, 2004). Vidal (1992) acentua, apesar do longo processo de colonizao ocupao de terras, tentativas de escravido, evangelizao, doenas, guerras e matanas que boa parte dos povos que habitam a regio tem pouco tempo de contato com os no-ndios, fator que permite a essas populaes viverem de acordo com suas tradies. Muitos grupos encontram na regio nas regies interfluviais e das cabeceiras dos rios, protegidos pela natureza, nichos de refugio que lhes permitiram viver at hoje.(p.145). Porm nos ltimos anos a Amaznia tem sofrido uma forte presso humana, manejada e espontnea e a presso para explorao das terras indgenas tem aumentado expressivamente. No delinear desta configurao as populaes amaznicas indgenas e noindgena reagem com preocupao a implantao de grandes projetos de desenvolvimento agro-industriais implantados na regio nas ltimas dcadas. Segundo Vidal estes projetos so criados para atender interesses econmicos de setores dominantes. No foram pensados para beneficiar as populaes de regio, quer sejam ndios, pescadores que vivem margem dos rios, camponeses, posseiros e mesmo populaes urbanas mais pobres e desprovidas.(VIDAL, 1992, p.147). Ao articular esta especificidade - a grande concentrao de populao indgena implantao nas ltimas dcadas de grandes projetos agro-industriais na regio, que

www.ts.ucr.ac.cr

12

afetaram e afetam diretamente a vida das populaes amaznicas, principalmente os indgenas, Vidal (1992) sustenta que preciso antes de implant -los deve-se estudar e ouvir as populaes afetadas e depois planeja -los e execut- los de acordo com os seus interesses. As populaes indgenas dependem essencialmente da natureza para sobreviver, apesar de toda a populao regional ser atingida, so os indgenas os afetados, pois, so diretamente afetados com a explorao e devasta da natureza. Ficam sem alternativas de manter suas condies naturais de vida, e ainda, padecendo com a falta de alimentos, doenas e privao de liberdade. Devido as suas prticas de sobrevivncia baseada na caa, pesca e coleta, alm da agricultura, eles precisam de terras mais extensas do que uma populao de agricultores. (VIDAL, 1992, p.147). Atualmente a preservao da Amaznia chama a ateno do mundo, deste modo Vidal (1992) assinala que a temtica indgena toma dimenses de centralidade na preserva da biodiversidade da floresta, as populaes indgenas so imprescindveis para se pensar o futuro da Amaznia, pois no Brasil 60% destas esto ai concentradas. O fato marcante na regio nesta regio que a situao se apresenta de forma mais aparente, contrastiva e conflituosa (p.145). Entretanto a lgica atribuda recentemente questo indgena contrasta com o direcionamento atribudo mesma na historia da sociedade brasileira, de negao e descriminao com a presena dos povos indgenas na formao e desenvolvimento do pas. Neste contexto exige-se um trato novo para com a questo, que passa pela

alterao da histria dos povos indgenas nos livros didticos at uma nova leitura no modo de pensar e de conceber a realidade (VIDAL, 1992, p.146) e a partir dessas mudanas absorver e respeitar as diferenas. Afinal ndio no puro, nem tampouco

www.ts.ucr.ac.cr

13

selvagem. Em ser humano, como todos ns inserido num sistema objetivo de necessidades e valores (p.149)
Os ndios so vistos, ora como bonzinhos (viso paternalista e descendente); ora como atrasados (eles impedem o progresso); ora como puros (sem defeitos e sem malcia); ora como selvagens ou primitivos (segundo a teoria evolucionista: os ndios viveriam ainda muito perto da natureza, da floresta, um pouco como bichos, sem ascendido s luz es da civilizao, um pouco como as crianas); ora como descaracterizados (porque viajam pelo pas, usam calas, camisa, culos; falam portugus e participam de debates polticos. (VIDAL, 1992:146)

Esta caracterizao atribuda aos indgenas estimulou no senso comum da populao a criao da idia que ndio coisa do passado, primitivo, negando-lhes a presena histrica e cultural na sociedade brasileira. Neste sentido Vidal (1992) pontua sobre a ideologia disseminada nas escolas por meio dos livros didticos - referente aos indgenas e adotada no pas. O Estado brasileiro apesar de uma legislao protecionista com relao aos ndios, sempre julgou necessrio integr-los, ou melhor, assimila -los sociedade nacional (p.146). Da mesma forma no reco nhece as diferenas das milhares de etnias presente no Brasil, gerando uma leitura homogenia sobre elas. O Estado no reconhece a existncia de etnias diferenciadas dentro do territrio brasileiro (p.146).
Na verdade o Brasil um pas de muitos contrast es, onde se cruzam o tradicional e o moderno, a opulncia e a misria com grande extenso territorial em que abriga cinqenta e quatro (54) grupos indgenas totalmente isolados dados do instituto socioambiental.

E segundo a Fundao Nacional do ndio - FUNAI vivem hoje seiscentos e quarenta (640) mil indgenas distribudos em duzentas e vinte e cinco (225) sociedades tradicionais, representando 0,25% da populao brasileira, alm destes existem outras

www.ts.ucr.ac.cr

14

etnias ainda no catalogadas e tem a estimativa de cem (100) a cento e noventa (190) mil vivendo fora das aldeias, inclusive nos centros urbanos, totalizando

aproximadamente 840 mil indgenas.

U m nmero de significncia, talvez, irrisria

frente ao tamanho da populao brasileira, porm, ao mesmo tempo, eloqente testemunho do despovoamento histrico. Neste sentindo cabe uma reflexo sobre os direitos indgenas. Os indgenas, por motivos histricos, tm direito aos seus territrios, reconhecidos ao longo da histria do Brasil. Mas estes direitos no devem ser vistos como entraves ao desenvolvimento do resto do Brasil, sim como um pr-requisito da preservao de uma inestimada, mas crucial biodiversidade e dentro deste contesto d condies no interesse de todos para se preservar esta riqueza. Faz-se assim coincidir os direitos dos ndios com os interesses da sociedade nacional (CUNHA, 2004, p.139).
O direito dos ndios as suas terras est institudo desde, pelos menos, a Carta Rgia de 30 de julho de 1609, posteriormente o alvar de 1 de abril de 1680 afirma que os ndios so primeiros e naturais senhores de suas terras, e que nenhum outro ttulo, nem concesso de sesmarias poder valer nas terras indgenas (CUNHA, 2004, p.134) Nessa poca o interesse dos colonizadores voltava -se mais a mo-de-obra indg ena que para as terras. Em meados do sculo XIX a situao se investe o interesse, embora em menor proporo que pelos escravos, passa ser pelo ttulo das terras, mas ainda sim, se respeita o princpio da terra indgena, para burl-lo, inaugura-se um expe diente utilizado at hoje: nega-se sua identidade aos ndios (p.134). Na histria das Constituies, se faz respeitado o direito inalienvel a terra indgena, desde a Constituio de 1934, preservando-se e desenvolvendo-se em todas as constituies seguintes, na Constituio de 1988 ganha expresso maior o direito a terra indgena.

www.ts.ucr.ac.cr

15

Hoje os indgenas tm direitos constitucionais sublinhados em captulo especfico e em artigos esparsos na Constituio Brasileira, o seu texto trata sobre tudo, segundo Cunha (2004), das terras indgenas, dos direitos a recursos naturais de foros e do litgio e da capacidade processual. Pela legislao em vigor as terras indgenas so de propriedade da Unio e de posse imprescindvel dos ndios. Como esta estabelecido nos artigos 20 e 231:
Artigo 20: So bens da unio - as terras tradicionalmente ocupadas pelos ndios.(...) Art.231- 1. So terras tradicionalmente ocupadas pelos ndios as por eles habitadas em carter permanente, as utilizadas para suas atividades produtivas, as imprescindveis preservao dos recursos ambientais necessrios a seu bem-estar e as necessrias a sua reproduo fsica e cultural, segundo seus usos, costumes e tradies. 2. As terras tradicionalmente ocupadas pelos ndios destinam-se a sua posse permanente, cabendo-lhes o usufruto exclusivo das riquezas do solo, dos rios e dos lagos nelas. (Brasil:1988)

Porm a distribuio da posse da terra se apresenta de forma desigual no Brasil. Constatou -se na literatura consultada a afirmao de que h um grande contraste entre o tamanho das terras indgenas, dez por cento (10,52%) do territrio brasileiro, em relao aos latifndios existentes, grandes propriedades de terras particulares destinadas a fins

econmicos, predominantes no pas estas grandes propriedades abarcam quarenta e oito porcento (48%) da terra nacional. Enquanto as quinhentos e dezenove (519) reas indgenas espalhadas pelo pas totalizando 10,52% , do territrio nacional, o correspondente a oitocentos e noventa e cinco milhes quinhentos e setenta e sete mim e oitenta e cinco (895.577,85) Km2. A Mansana Madeireira Nacional tinha, em levantamento do INCRA de 1986, nada menos do que quatro (4) milhes de cento e quarenta (140) mil hectares no Amazonas: rea maior que da Blgica, a Holanda e da Alemanha.

www.ts.ucr.ac.cr

16

Em outras regies do Brasil a mesma Masana tem mais de meio milho de hectares. A Jar Florestal Agropecuria Ltda. tem quase trs milhes de hectares no Par. E neste caso, contrariamente s terras indgenas que pertencem a Unio, tratam-se de terras particulares. (CUNHA, 2004,p.133)

Apesar da Constituio estipular a data de 5 de outubro de 1993 para a concluso das demarcaes das reas indgenas, ate o presente, apenas cerca de duzentos e cinqenta e seis (256) esto demarcadas fisicamente e homologadas (CEDI, 2003). As outras reas esto em diferentes estgios de reconhecimento, desde as cento e seis (106) totalmente sem providncias at as vinte e sete (27) que esto demarcadas fisicamente mais ainda no homologadas. Acrescenta-se o dado muito relevante que cerca de 85% das reas indgenas sofrem algum tipo de invaso. Quanto explorao dos recursos minerais e dos recursos hdricos em reas indgenas, outro ponto importante da questo indgena. A Constituio estabelece procedimentos especficos para a explorao dos recursos hdricos e minerais em terras indgenas, no probe a explorao, mas coloca salvaguardas especiais, a saber: prvia autorizao do Congresso Nacional, aps ouvidas as comunidades interessadas. H vrias propostas em tramitao na esfera federal para regulamentao da questo, mas na verdade o foco da questo,

o modelo a ser adotado pelo pas e o papel das populaes indgenas nesse modelo(...) Temos hoje, no Brasil, a possibilidade de estabelecer um planejamento estratgico que beneficia o pas e abre espao para um papel importante das populaes tradicionais da Amaznia, populaes que at agora sempre foram relegadas a um plano secundrio quando no vistas como obstculos. (CUNHA, 2004,p.137)

A opinio pblica tem se mobilizado com as mudanas climticas e alertas dos ambientalistas para a preservao e desenvolvimento sustentvel da Amaznia. A floresta Amaznica possui riquezas inestimveis biologicamente e populaes que 17

www.ts.ucr.ac.cr

detm conhecimento sobre a diversidade de espcies ainda no conhecidas que despertam a cobia internacional, pases de grande potncia econmica tem interesse em adquirir estas riquezas, porm adverte Cunha (2004), irracional abrir todas as reas da Amaznia explorao indiscriminada. Neste contexto de interesse nacional e internacional Cunha (2004), prope a criao de um pacto com as populaes indgenas para auxiliarem na conservao da riqueza da floresta e conseqentemente da riqueza brasileira: preservao das espcies e dos conhecimentos acerca da Amaznia existentes.
Por que necessrio um pacto? Porque, contrariamente a viso ingnua que muitos tm dos ndios, no se pode esperar que naturalmente eles se encarreguem desse servio coletividade. As sociedades indgenas, vivendo nas suas formas tradicionais em territrios suficientemente amplos, tm preservado e enriquecido seu meio ambiente j que dependem dele. Muitos tm at mantido, em reas de devastao como no corredor da Grande Carajs, ilhas de preservao relativa. Mas a presso externa grande sobre seus recursos, e essa toma forma de cooptao ou diviso de lideranas. (...) por isso que propostas de regulamentao da minerao como as que apresenta o Ministrio de Minas e Energia so perigosas. No lugar de verificar a essencialidade para o pas de se minerar em determinada rea, prope-se a simples consulta comunidade qual se oferece, por outra parte, substancial remunerao. fcil prever -se o desfecho de tais ofertas, em comunidades privadas de alternativas (p.138).

O importante ampla conscincia que no centro desse jogo de interesses se encontram os indgenas, a posio dos ndios no Brasil de hoje e de amanh desenhar -se- na confluncia de vrias opes estratgicas, tanto do Estado brasileiro e da comunidade internacional quanto das diferentes etnias. Trata-se de parceria.(CUNHA, 2004p.140)

www.ts.ucr.ac.cr

18

CAPTULO II A QUESTO SOCIAL INDGENA

A expresso questo social surge na Europa Ocidental em torno 1830 para designar o fenmeno pauperismo - pobreza acentuada e generalizada, desigualdade social, e xcluso social-, caracterstica inerente e imediata da instaurao do capitalismo industrialconcorrencial (OLIVEIRA, 2003) 2. Seu processo de configurao passou a ser compreendido a partir da anlise de Karl Marx, no sculo XIX, quando a situou no seio das relaes capitalistas, geradas no processo produtivo capital x trabalho (OLIVEIRA, 2003)3. Assim, o pensador permitiu a clarificao da questo social e seu ciclo de produo e reproduo geradas a partir acumulao do capital. Marilda Iamamoto (2007) situa a questo social no marco do capitalismo como um
conjunto das desigualdades e lutas sociais, produzidas e reproduzidas no movimento contraditrio das relaes sociais, alcanando plenitude de suas expresses e matizes em tempo de capital fetiche. As configuraes assumidas pela questo social integram tanto determinantes histricos objetivos que condicionam a vida dos indivduos sociais, quanto dimenses subjetivas, fruto da ao dos sujeitos na construo da histria. Ela expressa, portanto, uma arena de lutas polticas e culturais na disputa entre projetos societrios, informados por distintos interesses de classes na conduo das polticas econmicas e sociais, que trazem o selo das particularidades histricas nacionais. (p. 156)

OLIVEIRA, Rosilda Pinto de. Os Assi stentes Sociais frente aos atuais expresses da questo social. Artigo apresentado na Conferncia Internacional: educao, globalizao e cidadania, novas perspectivas da sociologia da educao. 3 Ibedem

www.ts.ucr.ac.cr

19

Para Robert Castel (apud WANDERLEY, 2004) a questo social recebeu este nome no momento elucidador da existncia de parcelas da populao, ao mesmo tempo, vtimas e agentes da revoluo industrial, aflorado com a questo do pauperismo.
A questo social uma aproria fundamental sobre a qual uma sociedade exprimentou o enigma de sua coeso e tenta conjurar o risco de sua fratura. Ela um desafio que interroga, pe em questo a capacidade de uma sociedade (o que em termos polticos se chama uma nao) de existir como um conjunto ligado por relaes de interdependncias. (p.56)

Inerente ao desenvolvimento do sistema capitalista, a questo social apresenta diferentes manifestaes de acordo com diferentes estgios capitalistas. (IAMAMOTO,2007). Na Amrica Latina e Caribe a questo social tem suas particularidades relacionadas aos aspectos histrico-estruturais e culturais, diferenciando-se da realidade europia, que apesar de apresentar semelhanas com a mesma, principalmente no que se refere implantao do capitalismo industrial, se difere no seu processo de formao. Wanderley (2004) teoriza que a questo social no caso latino americano aparece bem antes, quando diz que ela foi imposta pelos colonizadores por meio do pacto colonial, e segue dirigido pelo pacto de dominao burguesa (p.56). Este entendimento sobre a questo social vai alm dos conceitos predominantes nos marcos do capitalismo, pois se instaura no tempo e no espao aflorando com a questo indgena, posteriormente a formao nacional, se desdobra com a questo do negro, dos trabalhos urbanos e rurais, mulheres e outros segmentos. Iniciada com a chegada dos europeus Americana Latina, e em seguida Brasil, no sculo XVI. Bartolomeu de Las Casas, em sua obra Histria de las ndias (Bartolomeu apud Jos Carlos Maritegui, 1965), explica que a questo indgena tem origem em nossa econom ia. Tem razes no regime da propriedade da terra (BARTOLOMEU apud

WANDERLEY,2004 ). Os europeus quando aqui chegaram, movidos pela ambio de conquistar riquezas, se apropriaram das terras recm -encontradas e tentaram se apoderar das vidas dos

www.ts.ucr.ac.cr

20

nativos - os quais foram erroneamente denominados de ndios. Ambicionavam no somente os recursos naturais e suas terras, mas tambm sua mo -de-obra para ser utilizada nos trabalhos de servios braais e como guias nas novas terras. A tentativa acabou no genocdio de centenas de naes e culturas na Amrica Latina, o sistema social que originou este extermnio baseava-se na opresso sobre os ndios no regime de encomienda la raiz de la tirania .(BARTOLOMEU DE LAS CASAS APUD WANDERLEY APUD , 2004) Na sociedade capitalista so visveis as desigualdades sociais existentes, no entanto, com a expanso do processo de globalizao e flexibilizao, essas desigualdades tm se agravado. Estas so inerentes s sociedades capitalistas, entretanto, preciso considerar que a questo social assume particularidades determinadas pela formao histrica, poltica, econmica e cultural de cada sociedade. No continente latino-americano a questo social centra-se nas extremas desigualdades e injustias presentes na estrutura social dos seus pases, decorrentes dos modos de produo e reproduo social, dos paradigmas de desenvolvimento adotados nas sociedades nacionais e na regio em seu complexo. Para Wanderley (2004) o ponto gnese da questo social, e que permanece at os dias atuais, est nas extremas desigualdades e injustias historicamente vivenciadas na estrutura latino-americano, como resultado da produo e reproduo do modo de produo - gerada nas relaes sociais assimtricas nas dimenses econmicas, polticas, cult urais, religiosas, e da distribuio da riqueza social, com concentrao de poder e riqueza em classes e setores dominantes e da pobreza generalizada de outras classes e setores sociais desprovidos e fragilizados. A pobreza na Amrica Latina vem se acirrando nas ltimas dcadas em conseqncia do desenvolvimento da globalizao. Neste contexto, segundo Wanderley (2004), vem

adquirindo novos contornos com a adequao dinmica mundial, com mudanas nas

www.ts.ucr.ac.cr

21

relaes entre o capital e trabalho, nos processos pr odutivos, na gesto do Estado nas polticas e pelo chamado princpio da excluso . ( p.59) A primeira forma de expresso da questo social na Amrica Latina e Caribe foi caracterizada pela explorao do ndio, que levou a dizimao de vrios grupos Tradicionais e a diminuio drstica de suas populaes. No Brasil, o longo processo de colonizao, muitas sociedades foram perseguidas - algumas at hoje continuam a ser -, outras foram expropriadas de suas terras e conseqentemente de suas condies de vida natural, morrendo aos milhares.

Devido s mudanas que vm sendo processadas no mundo do capital, emergem novas expresses da questo social. Assim as atuais condies de vida das populaes indgenas manauara no se inserem numa nova questo social, pois esta desdobramento do processo que a originou no perodo da ocupao do Brasil, pois como salienta Iamamoto (2005).
O moderno se constri por meio do arcaico (...) O novo surge pela mediao do passado, transformado e recriado em novas formas nos processos sociais do presente (...) a modernidade das foras produtivas do trabalho social convive com padres retrgrados nas relaes no trabalho, radicalizando a questo social (,p.128-129)

A autora afirma no haver uma nova questo social, tendo em vista que esta sempre decorrente do velho conflito existente entre capital e trabalho, que ao sofrer alteraes coloca a necessidade de um novo olhar sobre a questo social, a fim de identificar suas novas expresses na contemporaneidade. O mesmo pode se afirmar sobre a questo indgena, ela se metamorfoseou e perdura ainda hoje no estado do Amazonas. Hoje, no pas, segundo a Fundao Nacional do ndio FUNAI = vivem hoje seiscentos e quarenta (640) mil indgenas distribudos em duzentas e vinte e cinco (225) sociedades

www.ts.ucr.ac.cr

22

tradicionais, representando 0,25% da populao brasileira, alm destes existem outras etnias ainda no catalogadas. (www.funai.gov.br). Esta uma das expresses da questo social na atualidade, questo social indgena se metamorfoseou adquiriu novos contornos, mas, continua acontecer at os dias de hoje com matanas, tomada de terras, massacres, atrasos nas demarcaes, conflitos fundirios, presses de polticos e grupos interessados nas terras (WANDERLEY, 2004, p.60). Na Amaznica a herana histrica de sua raiz indgena marca a singularidade da regio. Esta foi espao privilegiado para abrigo de milhares de populaes tradicionais que habitaram e ainda habitam a regio, congregando, hoje, em seu territrio muitos grupos tradicionais, dos quais alguns grupos, destas populaes, residem em centros urbanos. A FUNAI, estima de cem (100) a cento e noventa (190) mil indgenas vivendo fora das aldeias, inclusive nos centros urbanos, totalizando uma populao de aproximadamente 840 mil indgenas. Na cidade de Manaus, como determinante do seu longo desenvolvimento econmicosocial, se encontram hoje organizados vrios grupos indgenas Kambeba, Bar, Tikuna, Tukano, Kaniua, Sater-Maw e dentre outros - sobre quais se faz necessrio conhecer e compreender a realidade de suas famlias, no espao situado, com a finalidade de planejar polticas pblicas sociais que atendam as demandas desta populao, isto significa de acordo com Maciel (2002), refletir o desenvolvimento da Amaznia em profunda articulao com os determinantes impostos na atualidade pelo fenmeno da globalizao e do

neoliberalismo.Pois na referida cidade a questo indgena se apresenta como uma questo social determinada na condio de vida de pobreza e segregao social dos indgenas em meio urbano. A populao indgena estimada para Manaus no ano de 2000, segundo a Pastoral Indgena, era oito mil e quinhentos (8500) ndios habitando na cidade. Em 2008, de acordo com reportagem pblica no jornal Amazonas em Tempo, vivem no centro urbano do municpio

www.ts.ucr.ac.cr

23

de Manaus atualmente vinte e cinco (25) mil indgenas. Segundo dados no oficiais da FEPI atualmente existem dezoito (18) organizaes ou associaes indgenas em Manaus. Esta

populao, conforme estudo realizado pela Universidade Federal do Amazonas e FIOCRUZ (2000), apresenta-se ainda de forma espersa, devido talvez, a grande diversidade de etnia que residem na cidade. Os indgenas se alocam em bairros e principalmente, reas de ocupao; no entanto, existem bairros como, por exemplo, Santos Dumont e Cidade de Deus em que se pode vislumbrar a concentrao de determinada etnia, um tipo de aldeamento urbano, como o caso dos Satere-Maw, objeto de estudo dessa pesquisa. Na sua maioria, esses indgenas sobrevivem em situao de misria nos bairros da periferia, desenvolvendo suas atividades laborais no subemprego como o caso dos homens que capinam os quintais e outros servios, e as mulheres trabalham como empregadas domsticas, somente uma pequena parcela est inserida na cadeia produtiva do trabalho4. Sabe-se que o problema do desemprego do subemprego e a situao de favelizao um problema nacional no localizado, mas a problemtica indgena agravada com o preconceito por serem ndios. Tais problemas n o so resumem a acontecimentos isolados, vistos que ocorrem em todo o pas, sob forma de segregao social em relao ao ndio, esta prtica da cultura do no -ndio se faz presente na sociedade brasileira desde o incio da colonizao no pas. (PEIXOTO e ALBUQUERQUE, 2007)

Apesar de os indgenas de reserva contarem como ampla legislao protecionista, como direito a terra, poltica de sade especfica e proteo cultura, ao migrarem da aldeia para a cidade, so destitudos de seus direitos (pois para o Estado e sociedade nacional, estes s existem enquanto os ndios esto no cerco territorial, ou

Disponvel: Revista Eletrnica Abor - Publicao da Escola Superior de Artes e Turismo Manaus - Edio 03/2007

www.ts.ucr.ac.cr

24

seja, em suas aldeias demarcadas pelo Estado para agrupar suas malocas) e perdem o direito identidade (tambm atrelada a territoriedade). Porque residem em espao urbano, no so enquadrados e reconhecidos como ndios, nem por rgos pblicos, to pouco pela sociedade nacional e nem mesmo, pelos prprios ndios. Ao se deslocar de seu local de origem para viver permanentemente na cidade, os ndios so invisibilizados, a identidade lhes negada, pois, ainda presente no imaginrio social brasileiro uma viso anacrnica de ndio com hbitos primitivos: andar nu, viver com corpo pintado, usar cocar etc. Conforme Joo Pacheco de Oliveira, para a sociedade o

.......ndio constitui um indicativo de um estado cultural manifestado pelos termos que em diferentes contextos o podem vir a substituir silvcola, ncola, aborgine, selvagem, primitivo, entre outros. Todos carregados com o claro denotativo de morador das matas, de vinculao com a natureza, de ausncia dos benefcios da civilizao. A imagem tpica, expressa por pintores, ilustradores, artistas plsticos, desenhos infantis e chargistas, sempre de um indivduo nu, que apenas l no grande livro da natureza, que se desloca livremente pela floresta e que apenas carrega consigo (ou exibe em seu corpo) marcas de uma cultura extica e rudimentar, que remete origem da historia da humanidade. 5 ( grifo nosso).

A Amaznia precisa ser compreendida na sua singularidade para implementar uma poltica pblica condizente com sua realidade, principalmente quanto poltica pblica de Assistnc ia Social . Existe a necessidade de se realizarem estudos voltados para a realidade regional e especificamente para as famlias indgenas que vivem na cidade de Manaus, imbricadas no contexto geral da sociedade capitalista, pois estas precisam de aes concretas

OLIVEIRA, Joo Pacheco de. Disponvel em www.br.geocities.com/esp_cultural_indigena/texto2.htm.

Acessado em 25/01/2007.

www.ts.ucr.ac.cr

25

de ateno e assistncia do Estado que venham a suprir as suas necessidades bsicas de sobrevivncia e reproduo.

2.1 O que so Indgenas Urbanos?

Hoje o jargo indigenista usado para denominar ndios que vivem na cidade o de desaldeados, ou seja, os que esto fora da aldeia. Como se o local onde estes ndios se encontram pudesse por si s definir sua identidade, ou um tipo especfico de ndio. A concepo errnea da sociedade nacional, menos informada, de que os ndios vivem em aldeias, so selvagens, vivem pelados, so preguiosos e ignorantes, algo naturalizado e dado como essencial e, portanto necessrio e definidor para essa mesma sociedade de forma equvocada.
No imaginrio da sociedade se sobrepe a imagem estereotipada que gera preconceito e excluso. A palavra ndio evoca imediatamente imagem de homem que possui olho puxado, cabelo liso, corpos pintados pele avermelhada-, anda nu, fala outra lngua e vive na mata, portanto inconcebvel pensar em um ndio morando na cidade. Sabemos, no entanto, que essas predefinies esto ausentes em muitos ndios atualmente. Os ndios que moram em centros urbanos, por no serem considerados indgenas geralmente so vtimas de segregao ou de confuses pessoais acerca de sua prpria identidade. 6 Ento, como definir quem e que no indgena no Brasil?

VAZ FILHO, Florncio Almeida. Identidade Indgena no Brasil hoje. Disponvel http://agenciacartamaior.uol.com.br/templates/colunaMostrar. Acessado em 19 de maio de 2008.

em

www.ts.ucr.ac.cr

26

De acordo com o Estatuto do ndio considerado indgena todo indivduo de origem e ascendncia pr-colombiana que se identifica e identificado como pertencente a um grupo tnico cujas caractersticas culturais o distinguem da sociedade nacional. No entanto, percebemos um grande desenvolvimento e aprimoramento do pensamento antropolgico, atravs de estudos sistemticos, sobre esse assunto. O socilogo/antroplogo Laraia (2004) reportar-se classificao de Darcy Ribeiro - na obra Cultura e Lnguas Ind genas no Brasil. In Educao e Cincias Sociais para classificar os nveis de contato entre ndios e branco, assim so classificados em: isolados, com contato intermitente, com contato permanente e integrados, aqui nos interessa para fins deste trabalho categoria integrados, que ele define como:
...aqueles grupos que, alm de manterem contato permanente com a sociedade nacional, participam ativamente do sistema econmico e poltico da mesma; adotam muitos costumes; substituem uma parte considervel de sua tecnologia tradicional, utilizando-se de instrumentos modernos; mas mantm vivas as suas tradies cruciais e insistem na manuteno de sua identidade tnica. caso, por exemplo, dos Terena do Mato Grosso do Sul (LARAIA, 263)

O autor refere-se aos indgenas que habitam nos centros urbanos e convivem cotidianamente com a sociedade nacional. Pesquisas mostram que a situao de xodo indgena para as cidades no atual. No Brasil onde hoje se localiza a Reserva indgena do Xingu, foram descobertos restos de aldeias que teriam comportado at 5000 mil pessoas, entre 1200 a 1500 d.c (PIVETA 2003 apud VAZ FILHO,2007). Fernandes (2005 apud VAZ FILHO, 2007) diz que esse fenmeno ocorre desde o sculo XVIII, poca de Marqus de Pombal, quando houve o desmonte das misses indgenas. Os ndios desaldeados, chamados de tapuias, ocuparam as cidades aps a expulso dos jesutas. Tal ocupao foi mais incisiva na Amaznia.

www.ts.ucr.ac.cr

27

Diante desses achados, o fenmeno dos chamados ndios urbanos ocorre h muitos anos, e portanto, no haveria motivo para estranhar o crescimento das populaes indgenas nos centros urbanos. Porm, somente aps a promulgao da Carta Magna de 1988 que os denominados povos reetnicizados, que vivem em reas urbanizadas ou prximas s cidades organizaram-se como indgenas e passaram a reivindicar seus direitos. Esses grupos indgenas apresentam em relao sociedade que os cerca, de acordo com Oliveira Filho (1999) baixo grau de distintividade cultural. Enquanto a cincia avanou na concepo de que a cultura indgena dinmica, se metamorfoseia, perde e ganha, esconde e mostra (VAZ FILHO, 2007) 7 conforme as relaes intertnicas, a de que o ndio um ser primitivo, selvagem e morador da selva, continuou impregnada no senso comum da sociedade e na poltica indigenista oficial do Estado brasileiro. Oliveira Filho (1999) chama ateno para tal questo quando afirma que o Estado precisa reconhecer os ndios como populao autctone e entender que seus direitos no esto imbricados na primitividade ou na pureza cultural e biolgica.

O desejo de viver na cidade gerado de algum tipo de contato entre o indgena e o modo de vida urbano. Ao estudar a migrao dos ndios Terena para o meio urbano no estado do Mato Grosso, Cardoso de Oliveira (1968) analisa que a ida dos ndios da reserva para a cidade gestada a partir de uma experincia relacionada com o modo de vida urbano, seja ela devido a uma passagem por uma cidade por motivo de trabalho, por viagens de uma aldeia a outra, ou seja, por excurses recreativas e esportivas, que muitas vezes deixa o indgena atrado pelo novo modo de vida. Este contato vai progressivamente criando novas idias no indivduo, influenciando a forma de pensar no problema intertnic o e no modo de viver na reserva. O contato com a cidade proporciona ao indgena aldeado a viso de um mundo novo, at ento desconhecido,

Ibedem

www.ts.ucr.ac.cr

28

que se torna atraente, principalmente, aos jovens, desejosos de desafios que a cidade pode lhe proporcionar e no podem vivenciar no modo de vida de reserva. A assimilao da cidade pela reserva dotada de atribuies positivas s designadas a coisas superiores e as idealizaes mais admirveis aos olhos dos jovens indgenas. A atrao pela cidade inicia com a assimilao do modo de vida da cidade. E a penetrao da cidade na aldeia, segundo Cardoso de Oliveira (1993) acontece pela adoo de costumes e valores, inerentes a cidade, ao modo de vida dos ndios aldeados, que vo sucessivamente, porm significativamente alterando aspectos da vida em aldeia, assim do origem a alguns componentes urbanos na aldeia. Em meio s adversidades das condies de vida na reserva e a perspectiva de mudanas objetivada num futuro melhor em meio urbano, que os indgenas migram para as cidades: os povos indgenas migram para as cidades em busca de melhores condies de vida.

...acredita melhorar de vida efetivamente de vida; e, quando um chefe de famlia com muitos filhos em idade escolar, cr encontrar na cidade as escolas que no encontrou junto ao Posto Indgena, bastante desmoralizadas na conscincia tribal; acredita, ainda, obter na cidade a assistncia mdica que inexiste na reserva; e est certo de encontrar, nas condies de vida urbana, trabalho mais bem remunerado para si e empregos para seus filhos que no estraguem o corpo, e que os mantenham afastados dos servios braais (CARDOSO DE OLIVEIRA, 1993,p.126)

Na cidade esperam encontrar servios inexistentes nas reservas como: escolas para seus filhos, assistncia mdica e trabalho remunerado que possibilite sua subsistncia na cidade. Cardoso de Oliveira (1993) revela que h uma mudana definitiva em suas vidas no somente espacial como tambm, social. Quanto situao de trabalho apresenta uma relao entre o trabalho feito na reserva - trabalho de roa e derrubada de madeira e o trabalho caracterizado urbano, como as ocupaes de gari at as ocupaes de escritrio, sendo que a preferncia entre www.ts.ucr.ac.cr 29

os indgenas pelos

trabalhos de escritrio, ou seja, o indgena sonha com uma

profisso totalmente opostas as atribuies realizadas na reserva, uma ocupao social e economicamente mais lucrativa. Ainda a respeito da migrao reserva-cidade, o autor acima citado, observou ao fazer um estudo de caso Terena - que os indgenas moradores nos centros urbanos exercem grande influncia sobre seus patrcios aldeados, funcionam como mediadores entre a cidade e a reserva, fato tambm observado por Sahlins (1997). Observa -se que a origem da migrao se deve atrao que sobre seus parentes exercem indivduos isolados (CARDODO DE OLIVEIRA, 1993,p.131) Neste contexto entende a penetrao da cidade na aldeia, pela adoo de costumes e valores, inerentes a cidade, ao modo de vida dos ndios aldeados, estes vo sucessivamente, porm significativamente alterando aspectos da vida em aldeia, assim do origem a alguns componentes urbanos na aldeia. De modo semelhante reconhece a presena da aldeia na cidade como as formas de resistncia dos ndios citadinos em manter seus costumes e valores em meio urbano, ou seja, mantm o vnculo entre o mundo de aldeia e as novas condies do mundo urbano, esta no seria necessariamente de continuidade do modo de vida tribal. este fenmeno que Oliveira chama de tribalismo. 8 O tribalismo surge da situao de minoria 9, vivenciada pelos ndios citadinos, no contato intertico a partir de uma rede de relaes estabelecidas e restabelecidas.

De acordo com Cardoso de Oliveira a teoria do tribalismo, desenvolvida a partir de observaes em tribos da frica. Cardoso a utiliza para associar ao processo de instala o dos ndios Terna na cidade, em Mato Grosso. Este fenmeno seria uma das formas de manifestao do contato intertnico, porm o autor pontua, que o tribalismo geralmente no valoriza o aspecto de identidade em oposio a sociedade regional. Comumente es te processo se d como um conjunto de reaes de defesa ocasionado pela desigualdade, sendo assim ele pode desaparecer quando o medo da desigualdade diminui. 9 Minorias tnicas, segundo a sociologia, so grupos ticos, nacional ou religiosos, que tm suas origens e caractersticas marcados e invocados pela sociedade politicamente majoritria para segreg-los, discrimin-los ou persegui-los, criando contra eles uma gama de preconceitos. Op.cit

www.ts.ucr.ac.cr

30

A desigualdade entre ndio e branco afirma Cardoso de Oliveira (1993) no termina com a migrao dos ndios da Aldeia para a cidade esta, em aspectos culturais diminui e, transforma -se em desigualdade de classe. Esta mudana o bastante para provocar um esvaziamento de conscincia tribal naqueles que compartilham condies de vida urbana parecidas. No entanto, este no deve ser comparado ao distribalismo, ou seja, como se todos houvessem abandonado suas razes culturais, pois esse fato no homogneo entre os grupos citadinos. Na aldeia percebe-se que os elos tribais se baseiam no trabalho, externo e interno, e no comportamento poltico. Na cidade as famlias se organizam adaptando-se as condies ai apresentadas, ou seja, perdendo a sua autonomia poltica em meio sociedade nacional, que as absorve. Quando migram as famlias extensas do lugar a famlias nucleares, mas isso no significa que os elos tribais so enfraquecidos, estes so fortalecidos pelo sentimento de desigualdade que se manifesta e reafirma sua identidade. No referente ao parentesco, analisa o referido autor, acomodao dos Terna no meio urbano, sem o abandono de seus valores de aldeia foi facilitado pela existncia de elos tribais, os quais abriram caminho para a insero no novo sistema. O autor coloca que a presena de agregados nos grupos familiares sublinhar para a afirmao que na cidade a noo de grupo tico ou tribal mais importante, at certo ponto que, a noo de grupo familiar ou de parentesco, neste processo nota-se a orientao dos indgenas para o universo tribal, ou seja, para a comunidade indgena em si. Eles aumentam em nmero com a criao de elos de parentesco artificial, isso ocorre quando um Terena casa como um Purutuyo (branco), o que poderia ser um modo de se inserir na sociedade regional, na realidade ocorre ao contrrio, todo o esforo dos

www.ts.ucr.ac.cr

31

Terena de inclui este novo membro na sua comunidade indgena, objetivo geralmente alcanado. desse processo que surgem uma sociedade reorganizada e fortalecida na cidade, em que procuram suprir a falta de uma proteo externa, com a proteo interna, formada pela valorizao dos vnculos tribais na cidade.

2.2. Cultura

O primeiro conceito de cultura pertence ao antroplogo Eward Tylor. Este autor, de acordo com Laraia (2004).
...procurou demonstrar que cultura pode ser objeto de estudo sistemtico, pois se trata de um fenmeno natural que possui causas e regularidades, permitindo um estudo objetivo e uma anlise capazes de proporcionar a formulao de leis sobre o processo cultural e a evoluo (p.30)

Aps a primeira conceituao, vrias ramificaes tericas foram desenvolvidas com a finalidade de explicar o que a cultura. Sobre as principais linhas norteadoras do pensamento antropolgico Laraia (2004) nos apresenta as principais linhas norteadoras sobre a noo de cultura no pensamento antropolgico. Para Claude Lvi-Strauss a cultura surgiu no momento em que o homem convencionou a primeira regra - a primeira norma - com a proibio do incesto comportamento padro comum a todas as sociedades humanas. Leslie White, antroplogo norte-americano contemporneo, considera que a cultura origina quando homem passa a criar smbolos, para este autor todo comportamento humano se origina no uso de smbolos. Foi o smbolo que transformou nossos ancestrais antropides em homens, os fez humanos, e pelo seu uso todas as civilizaes se espalharam e perpetuaram (LARAIA, 2004).

www.ts.ucr.ac.cr

32

Na linha do pensamento cientfico contemporneo - o salto da natureza para a cultura ocorreu de forma contnua e incrivelmente lento - Clifford Geertz, antroplogo norteamericano, diz que a cultura se desenvolveu simultaneamente ao equipamento biolgico do homem, por isso compreendida como uma das caractersticas da espcie humana. Para este autor os smbolos e significados de uma cultura so partilhados por seus atores entre eles, deste modo o homem se torna produtor e produto da cultura. (LARAIA, 2004)

Outro antroplogo atual, Kessing, considera a cultura como um sistema adaptativo, um sistema que serve pa ra adaptar as comunidades humanas aos seus embasamentos biolgicos. Esta adaptao inclui tecnologias e modos de organizao econmica, padres de estabelecimento, agrupamento social e organizao poltica, crenas e prticas religiosas entre outras. O processo adaptativo permite a mudana cultural - que primeiramente estabelece um tipo de seleo natural; depois no domnio mais adaptativo da cultura lana mo do uso da tecnologia, da economia de subsistncia e dos elementos da organizao social; as mudan as se ramificam; e posteriormente se afirmam como componentes ideolgicos dos sistemas culturais. (LARAIA, 2004) Nosso estudo orientado, nos termos de cultura, em Sahlins (1997) que compreende o conceito de cultura como atividade criativa das aes entre os indivduos, quando afirma que na complexa dialtica da circulao cultural entre a terra natal e os alhuares, as prticas e as relaes tradicionais ganham novas funes e talvez novas formas tradicionais (...) esta centrada em suas comunidades indgenas e orientada para elas (p.114). Para este autor h uma constante reinveno: o que une os indivduos no so os vnculos territoriais, mas laos culturais e simblicos. Entende-se ento que a cultura considerada um intercmbio entre grupos e sociedades, ou seja, h uma constante reinveno de suas prticas tradicionais para manter sua identidade cultural.

www.ts.ucr.ac.cr

33

De acordo com Hannerz (1997 apud VIEIRA) para manter a cultura em movimento, as pessoas, enquanto atores sociais tm de inventar cultura, refletir sobre ela, record-la, discuti la e transmit-la. 10 Sahlins (1997) mostra que, ao menos aqueles povos que sobreviveram fisicamente ao assdio colonialista, esto elaborando culturalmente tudo o que lhes foi infligido. Nesse sentido, numerosos estudos etnogrficos contemporneos descrevem a utilizao das mercadorias e das relaes estrangeiras no desenvolvimento das culturas indgenas. Uma nova viso da interao dos povos indgenas com a sociedade nacional comea a ganhar espao no meio antropolgico: o discurso da vitimizao cede lugar ao da criatividade, transformao e dilogo dos agentes histricos na situao de contato. H uma tentativa por parte dos autores em demonstrar que o contato um processo criativo, que implica reelaborao.11

O desenvolvimento dos padres culturais dos homens acaba por rejeitar e depreciar valores e aspectos de culturas diferentes. A maneira de ver o outro est vinculada questo da cultura, os homens de culturas distintas tendem a agir depreciativamente em relao a padres comportamentais opostos aos seus, discriminando assim o que julga ser desviante de seus valores, de seus costumes, o que Laraia (2004) denomina etnocentrismo. Este autor sinaliza que desde a antiguidade se buscava explicar diferenas de comportamento entre os homens atravs da localizao geogrfica e gentica. Porm explicar as diferenas dessa forma foi um equvoco, pois o comportamento humano depende de um processo chamado endoculturao, ou seja, o que ordena a forma de

10

VIEIRA, Jos Maria Trajano. DO BUGRE AO MENDIGO: o processo de dupla excluso dos Guarani e Kaiow urbanizados no Mato Grosso do Sul (MS) Brasil.2007. Anais do II Seminrio Nacional de Movimentos Sociais, participao e democracia. 11 Ibidem

www.ts.ucr.ac.cr

34

comportamento o meio social em que o homem est emerso: influenciado pela sociedade. O homem apresenta uma conduta social de acordo com o meio em que foi criado, portanto as diferenas entre os grupos e sociedades no se explicam pelas limitaes orgnicas e geogrficas. (LARAIA, 2004) Como exposto anteriormente, o ndio que sai da aldeia e passa viver na cidade no tem os mesmos direitos reconhecidos em relao aos ndios que permanecem na aldeia. Por estarem longe de suas terras e do seu modo de vida de aldeia, a Constituio brasileira e o Sistema nico de Assistncia Social SUAS - e seus referidos programas scio-assistenciais - no os referenciam em respectivas polticas. Porm Sahlins (1997) diz que apesar de os indgenas se encontrarem situados em meio urbano, em outro contexto scio-cultural, suas razes e identidade permanecem baseados na aldeia. A migrao para as cidades no desvincula o ndio de sua origem tnica: no contexto urbano a sua identidade reafirmada, pois o indgena onde se encontrar vai ser indgena. Na teia das relaes citadinas eles so parte de uma sociedade dispersa, porm centrada na terra natal e unida por uma continua circulao de pessoas, idias, objeto e dinheiro. Em um novo ambiente - os grupos tradicionais - lanam mo do uso de novas tecnologias como mecanismo de sobrevivncia, em meio a diversidades preservam a essncia cultural, uma simbiose em que aderem novos aspectos, abandonam outros e assim criam e recriam novas formaes, denominadas por Sahlins (1997) de sociedades translocais.
...enfatizo que as sociedades transculturais tem seu lcus na terra natal e eu e sua forma de vida possui um carter especialmente centrado, para me contrapor a uma tendncia a se falar em desterritorializao em uma ligao meramente simblica ou imaginaria dos povos da dispora com seus lugares de origem (p.116).

www.ts.ucr.ac.cr

35

Segundo este autor as sociedades transculturais so formaes culturais da modernidade que permaneceram oblicusas, conceitualmente, por tanto tempo devido a influncia da linha de pensamento antropolgica europia.

...o pressuposto geral das cincias sociais ocidentais era o que a urbanizao
da fim a idiotia da vida rural (...) O campo e a cidade, estgios respectivamente inicial e final de uma mudana qualitativa, representavam modos de vida estruturalmente distintos e opostos (p.113).

Porm vrios estudos da escola de Gluckman contestaram este pensamento e mostraram algo diferente: uma sntese de gente da cidade e gente de tribo em um nico campo sociocultural, sntese que construa a identidade a partir das origens tribais no campo e que valorizava estas origens nos espaos urbanos, fato que inibia ou impedia a transformao dos imigrantes em proletariado urbano tpico. (SAHLINS, 1997) Neste vis conclui-se que o indivduo ao migrar para cidade no perde sua essncia cultural de origem, no novo ambiente ele busca coagir e unir sua tradio para mant- la viva na cidade, no esquece sua origem, mas sim a valoriza, tendo na base reserva fora para manter sua identidade. Para tanto Sahlins salienta que a afirmao da identidade no meio urbano dependente primordialmente da existncia e continuao da terra natal.
Essas pessoas retm fortes vnculos com seus lugares de origem e suas tradies, mas sem a iluso de um retorno ao passado. De acordo com Hall (2000 apud VIEIRA, 2007) elas so obrigadas a negociar com as novas culturas em que vivem sem simplesmente serem assimiladas por elas e sem perder completamente suas identidades. Elas carregam os traos das culturas, das tradies, das linguagens e das histrias particulares pelas quais foram marcadas. Elas so produtos de vrias histrias e culturas interconectadas. As pessoas

www.ts.ucr.ac.cr

36

pertencentes a essas culturas hbridas so pessoas traduzidas, que pertencem a dois mundos ao mesmo tempo. No Brasil, Cunha (2004) defende que a cultura constitui para a humanidade um patrimnio de diversidade, pois ela capaz de organiza o pensamento humano e d condies de explor ar o campo, ao mesmo tempo, social e cultural. Neste sentido a scio-diversidade to preciosa quanto biodiversidade.
Quando se fala do valor da scio-diversidade, no se est falando de traos e sim de processos. Para mant-los em andamento , e que se tem de garantir a sobrevivncia que os produzem. (...) Os sistemas multiticos sobredeterminam os sistemas sociais: lgica interna que os anima acrescentam uma lgica externa que os coloca em relao com os outros sistemas (...) o sistema multitnico n o dissolve as sociedades tradicionais. No nosso mundo atual, ele , pelo contrrio, sua condio de sobrevivncia. (p.140 -141)

Nestas condies se reivindica o reconhecimento das diferenas culturais, no sentido de prestar servios assistenciais que atendam e respeitem os valores e costumes dos povos indgenas, para proporcionar-lhes as possibilidades de desenvolvimento de suas capacidade como postulado no Suas. Afinal a cultural est intimamente ligada ao desenvolvimento do social. Tanto Sahlins (1997) quanto Laraia (2004) acordam ao considerar a cultura como sendo um elemento importante para anlise do social e dos indivduos.

www.ts.ucr.ac.cr

37

CAPTULO III ASSISTNCIA SOCIAL

A rigor, assistncia uma forma de subsdio: tcnico, financeiro, material, psicolgico etc. Enfim, ela se constitui num campo dinmico de transferncia que no unidimensional, pois supe de um lado a necessidade e de outro a possibilidade ( Sposati in Yasbek, 2003, p.11).

www.ts.ucr.ac.cr

38

1.1. Processo de formao da Poltica de Assistncia Social

A Constituio de 1988 marca o incio de uma nova perspectiva de conceber a Assistncia Social, ao institu-la neste espao-temporal como uma poltica pblica social especificado nos artigos 2003 e 2004. A carta Constitucional traz entre inovaes a Seguridade Social, formada pelo trip das polticas pblicas de sade, previdncia social e assistencial social. Ao ser includa no mbito da Seguridade a Assistncia Social transita para o campo do direito, dos acessos e da responsabilidade estatal (PNAS: 2004: p. 25) A Nova Carta Constitucional aprovada em 5 de outubro de 1988, trouxe nova concepo para a Assistncia Social, incluindo-a no mbito da Seguridade Social, como quando estabelece no artigo 194: Art.194 - A seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social. (CONSTITUIO DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, 2003, p. 193.) A Poltica de Assistncia Social inscrita na CF/88, como acima citado, nos artigos 203 e 204, balizadores da nova forma de concebe-la: Art.203 - A Assistncia Social ser prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuio seguridade social, e tem por objetivos: I- a proteo famlia, maternidade, infncia, adolescncia e velhice; II- o amparo s crianas e adolescentes carentes; III- a promoo da integrao ao mercado de trabalho;

www.ts.ucr.ac.cr

39

IV- a habilitao e a reabilitao das pessoas portadoras de deficincia e a promoo de sua integrao vida comunitria; V- a garantia de um salrio mnimo de benefcio mensal pessoa portadora de deficincia e ao idoso que comprovem no possuir meios de prover prpria manuteno ou de t -la provida por sua famlia, conforme dispuser a lei.

Art.204 - As aes governamentais na rea da assistncia social sero realizadas com recursos do oramento da seguridade social,previstos no art.195,alm de outras fontes, e organizadas com base nas seguintes diretrizes:
Idescentralizao poltico-administrativa,cabendo a coordenao e as normas gerais esfera federal e a coordenao e a execuo dos respectivos programas s esferas estadual e municipal, bem como a entidades beneficentes e de assistncia social; IIparticipao da populao, por meio de organizaes representativas, na formulao das polticas e no controle das aes em todos os nveis. (CONSTITUIO DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, 2003, p. 130) A nova tica torna alvo da Assistncia Social no somente os pobres, como tambm, segmentos em situao risco social e vulnerabilidade social, assim, SPOSATI (2004,) vem nos apontar que esta nova concepo supera o conceito de indivduos beneficirios marginais e carentes, anteriormente postulado, segundo sua concepo as necessidades advm da estrutura social e no do carter pessoal. evidente, a CF/ 88 ofereceu uma oportunidade de reflexo e mudana, inaugurou um padro de proteo social afirmativo de direitos e de superao das prticas assistencialistas e clientelistas.

Neste processo a aprovao das Leis Orgnica da Assistncia Social - LOAS tornaram-se impre scindvel para regulamentar os avanos da CF/88 no trip da

www.ts.ucr.ac.cr

40

Seguridade, a rea que alcanou maior xito foi a da sade como a aprovao da sua lei orgnica em 19/09/1990 e a previdncia, mesmo com as dificuldades, nos planos de custeio e benefcios foi aprovada em 27/09/1991. A Assistncia Social em seu processo de discusso e elaborao foi prejudicada pelo atraso gerado no arranjo de universidades e rgos representativos da categoria (CNAS e CEFAS), porm, gradativamente foi se gestando e ampliando debates na rea com o objetivo de criar subsdios para formulao da lei orgnica da Assistncia, este perodo foi frtil de produo intelectual.
Neste sentido o Ministrio do Bem -Estar Social promoveu encontros regionais em todo o pas para a discusso da Lei Orgnica da Assistncia Social, culminando na Conferncia Nacional de Assistncia Social, realizada em junho de 1993, em Braslia. No processo de intensos debates, so questionados: a burocratizao e a seletividade das polticas sociais; a centralidade de poder estatal desconsoante s diferentes realidades regionais; o carter pontual, fragmentado e emergencial das aes e a falta de mecanismos de participao popular. E orienta-se para uma redefinio institucional, baseada nos princpios da democracia participativa e descentralizao, alterando as relaes poltico -institucionais.

Em 7 de dezembro de 1993, o presidente Itamar Franco sanciona a Lei Orgnica de Assistncia Social LOAS deliberaes da IV Conferncia da Assistncia Social. Introduzindo um novo significado para a Assistncia Social enquanto Poltica pblica de seguridade, direito do cidado e dever do Estado, como disposto em seu artigo primeiro,
a assistncia social, direito do cidado e dever do Estado, Poltica de Seguridade Social no contributiva, que prov os mnimos sociais, realizada atravs de um conjunto integrado de aes pblica da sociedade, para garantir o atendimento s necessidades bsica. (Brasil, lei n 8742, de dezembro de 1993) inserindo-a no sistema de bem-estar brasileiro e direciona para

www.ts.ucr.ac.cr

41

um sistema de gesto descentralizado e participativo, cujo eixo estabelecido com a criao do Conselho Nacional de Assistncia Social CNAS. Compreende -se como poltica social, em consonncia com Yasbek (2003), que so formas de enfrentamento do Estado questo social, estas surgem e se desenvolvem como meio de amenizar as demandas da questo social. As polticas sociais brotam como resposta do Estado para com os setores mais pobres, no sentido de dissipar ou atenuar as desigualdades sociais inerentes ao sistema vigente - capitalista, nesse sentido revelam-se reguladoras no mbito das relaes sociais, caracterizando o perfil das polticas sociais no pas: so polticas casusticas, inoperantes, fragmentadas, superpostas, sem regras estveis ou reconhecimento de direitos. (YASBEK, 2003: p. 37) Para a concretizao dos pressuposto da CF/88 a LOAS trouxe como requisito essencial o Sistema nico da Assistncia Social SUAS. E em concretizao dos pressupostos contidos na CF/88 e da LOAS, em 1997 foi aprovada a primeira Norma Operacional Bsica que conceituou o sistema descentralizado e participativo da poltica de Assistncia Social. Em dezembro de 1998, foi definido o primeiro texto da Poltica Nacional de Assistncia Social. Ainda no mesmo ano, foi editada uma Norma Operacional Bsica de conformidade com o disposto na Poltica Nacional de Assistncia Social. Esses instrumentos normativos estabelecem as condies de gesto, de financiamento, de controle social, de competncias dos nveis de governo com a gesto da poltica, de comisses de pactuao e negociao e de avaliao. Criam, por exemplo, conselhos deliberativos e controladores da Poltica de Assistncia Social, Fundos Especiais para alocao de recursos financeiros especficos da Assistncia Social e rgos gestores da Poltica de Assistncia Social, em todos os nveis de governo, alm de Comisses Intergestoras Bipartites e Tripartites.

www.ts.ucr.ac.cr

42

Em 2004, aps um movimento de discusso nacional, foi aprovada uma nova Poltica Nacional de Assistncia Social na perspectiva de implementao do Sistema nico de Assistncia Social SUAS. Consequentemente, em 2005, fez-se necessrio edio de uma Norma Operacional Bsica que definisse as bases para a implantao do Sistema nico de Assistncia Social. Os instrumentos de regulao da Poltica de Assistncia Social em vigor so, portanto, a CF/88, a LOAS/93, a Poltica Nacional de Assistncia Social/2004 e a Norma Operacional Bsica/ SUAS/2005. Atualmente, a implementao do Sistema nico de Assistncia Social no Brasil, meta assumida conjuntamente por todos os entes federados.

1.2. Poltica Nacional de Assistncia Social - PNAS e o Sistema nico de Assistncia Social SUAS

A Poltica Nacional de Assistncia Social (BRASIL, PNAS/2004) mostra o atual direcionamento poltico-administrativo para questo da assistncia da social. Apresenta um contedo coeso, ao situar a Assistncia Social no sistema de proteo social brasileiro, articulada ao trip da seguridade social, assistncia Social, Sade e Previdncia Social. Em suas entre linhas expressa a busca de consolidar os fundamentos da Constituio Federal de 1988 e da Lei Orgnica da Assistncia Social LOAS (1993), por meio de seus princpios e diretrizes que basearam sua implementao e propor outra perspectiva a cidadania no Brasil. Tambm declara representar um marco histrico de deciso do MDS Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome e do CNAS Conselho Nacional de Assistncia Social de tornar pblico um processo de construo coletiva de (re)desenho desta poltica, na perspectiva de implementao do SUAS.

www.ts.ucr.ac.cr

43

A Poltica Nacional de Assistncia Social, aprovada em 2004, possibilita a transio entre a tradio de favores polticos e caridade, que historicamente marcou essa rea, para um novo estgio em que as aes de assistncia esto sintonizadas com o campo do direito social. Entre outras prioridades, a poltica estimula a articulao entre distribuio de renda, trabalho social e projetos de gerao de renda tendo a famlia como elemento priorizado, e no Sistema nico de Assistncia Social SUAS tem sua concretizao. (BRASIL, PNAS/2004)
A Assistncia Social como proteo social configura-se como possibilidade de reconhecimento pblico de legitimidade das demandas de seus usurios e de espao de ampliao de seu protagonismo. A PNAS entende por proteo soc ial:
as formas institucionalizadas que as sociedades constituem para proteger parte ou o conjunto de seus membros. Tais sistemas decorrem de certas vicissitudes da vida natural ou social, tais como a velhice, a doena, o infortnio, as privaes. (...) Neste conceito, tambm, tanto as formas seletivas de distribuio e redistribuio de bens materiais (como a comida e o dinheiro), quanto os bens culturais (como os saberes), que permitiro a sobrevivncia e a integrao, sob vrias formas na vida social. Ainda, os princpios reguladores e as normas que, com intuito de proteo, fazem parte da vida das coletividades. (Di Giovanni apud Brasil, PNAS. 2004: p. 25)

Nestas condies a assistncia social se apresenta como condio de reconhecimento pblico da legitimidade das demandas de seus usurios e espao de ampliao de seu protagonismo. Para a PNAS a proteo social deve ser garantida atravs: da segurana de sobrevivncia (de rendimento e de autonomia); de acolhida; e, de convvio ou vivncia familiar.(BRASIL, PNAS/2004, p. 26)

www.ts.ucr.ac.cr

44

Elege em consonncia como a LOAS: os princpios de atendimento s necessidades sociais sobre a exigncia de rentabilidade econmica; a universalizao dos direitos sociais; respeito dignidade do cidado, sua autonomia; igualdade de acesso ao atendimento e divulgao ampla dos servios; e, determina diretrizes de descentralizao polticoadministrativa garantindo o comando nico das aes em cada esfera de governo respeitando as diferenas e as caractersticas socioterritoriais locais; participao da populao; primazia da responsabilidade do Estado na conduo da Poltica em cada esfera de governo. A PNAS tem centralidade na famlia, concebendo-a como elemento privilegiado dos servios de proteo bsica pelo funo que exerce na sociedade ao prover a proteo e a socializao de seus membros, constituir-se como referncias morais, de vnculos afetivos e sociais, de identidade grupal, alm ser mediadora entre seus membros e o Estado (BRASIL, PNAS/2004 p. 29) Seus objetivos estabelecem a efetivao da Assistncia Social de forma integrada s demais polticas setoriais, referenciando as desigualdades societerritoriais como forma de enfretamento, garantia de mnimos sociais, provimento de condies para atender contingncias sociais e a universalizao dos direitos sociais. Constitui o pblico o pblico alvo da referida poltica, os indivduos e grupos que se encontram em situao de vulnerabilidades e risco social, elegendo famlias e indivduos com perda ou fragilidade de vnculos de afetividade. A Norma Operacional Bsica NOB/SUAS disciplina a gesto pblica da poltica de assistncia social no territrio brasileiro atravs o Sistema nico de Assistncia Social - SUAS. O SUAS formalmente no plano Nacional de Assistncia Social (Resoluo n 145 de 15/10/2004).

www.ts.ucr.ac.cr

45

O SUAS um sistema descentralizado, participativo e no-contributivo, que organiza e regula as responsabilidades de cada esfera de governo e da sociedade civil, em relao Poltica Nacional de Assistncia Social. E tem por base o territrio e a famlia. (BRASIL, 2005) Como sistema consolidador da PNAS, o SUAS traz as formar de atuar com a proteo social bsica e proteo social especial e suas variantes j mencionados na PNAS -, ou seja, a proviso dos servios scio-assistenciais se d atravs da Proteo Social Bsica e da Proteo Social Especial ( Mdia ou Alta Complexidade). A proteo social bsica preventiva, objetiva prevenir situaes de risco social desenvolvendo as aquisies e potencialidades dos indivduos e fortalecendo os vnculos familiares e comunitrios. A proteo bsica est direcionada queles grupos em situao de vulnerabilidade social ocasionado pela pobreza, privao de renda, no acesso ou acesso precrio as polticas sociais e fragilizao de vnculos afetivos social, resumidamente, ela vai atuar quando ainda no ocorreu a violao dos direitos.(SUAS, 2005) A proteo social especial est dividida em Mdia e alta complexidade. A mdia complexidade oferece servios s famlias e indivduos quando seus direitos foram violados, mas ainda no tiveram os vnculos familiares rompidos. Trabalha com: servio de orientao e apoio scio-familiar; planto social; abordagem de rua; cuidado no domiclio; servio de habilitao e reabilitao na comunidade das pessoas com deficincia; medidas scioeducativas em meio-aberto (PSC Prestao de Servios Comunidade e LA Liberdade Assistida). (SUAS, 2005) A proteo social especial de alta complexidade oferecem proteo social integral moradia, alimentao, higienizao e trabalho protegido (PNAS:2004, p.33) para famlias e indivduos se encontram sem direcionamento ou em situao de risco, que precisam ser retirados de seu ncleo familiar ou comunitrio. Para a PNAS (2004) estabelece: servios de atendimento integral institucional; casa lar; repblica; casa de passagem; albergue; famlia

www.ts.ucr.ac.cr

46

substituta; famlia acolhedora; medidas scio-educativas restritivas e privativas de liberdade (Semi-liberdade, Internao provisria e sentenciada); Nestes termos Simes (2007) aponta de responsabilidade de todos os municpios o objetivo de fortalecer os vnculos familiares, interligando-os com a comunidade, a sociedade e o Estado, nas trs dimenses: vnculos legais, socioculturais e afetivo-relacionais.

Caracteriza-se por servios continuados, com atendimentos a crianas, famlias, pessoas idosas e jovens, implementando aes diferenciadas, de forma a garantir a participao da comunidade e a convivncia familiar, por meio dos Centros de Referncia da Assistnc ia Social CRAS.

1.3. Centro De Referncia De Assistncia Social CRAS

O Centro de Referncia da Assistncia Social CRAS tem sua interveno baseada na lei orgnica da Assistncia Social, a qual apresentam as competncias cabidas as esferas municipal, estadual, federal, como tambm as responsabilidades da sociedade civil quanto ao enfrentamento da questo social, dentro da perspectiva universalista, descentralizada e democrtica dos direitos sociais. Os CRAS, no mbito da municipalizao da Assistncia Social, so unidades de referncia onde se operacionaliza de forma integrada a Poltica de Assistncia Social, visando o enfrentamento da pobreza e o protagonismo social dos sujeitos. Tem como principal papel, mobilizar e integrar os servios da rede de assistncia, regionalizando os atendimentos e potencializando os recursos financeiros, humanos e tcnicos.

www.ts.ucr.ac.cr

47

O CRAS tem como objetivos: propiciar espaos de troca de experincia e participao dos usurios, favorecendo o exerccio da cidadania; desenvo lver aes que estimulem a discusso e preveno acerca das temticas, violncia, cidadania, entre outras; desenvolver atividades que potencializam a famlia como unidade de referncia; acompanhar os programas de incluso produtiva e projetos de enfrentame nto da pobreza; estimular a criticidade e a compreenso da realidade social; contribuir para diminuio do percentual de crianas inseridas em trabalho infantil; buscar a ampliao de novas parcerias com instituies pblicas ou privadas; promover periodicamente a reflexo da prtica profissional; elaborar diagnstico da rea de abrangncia do CRAS.
So unidades de Assistncia Social responsveis por prestar um servio municipal de atendimento s famlias em situao de vulnerabilidade social decorrente da condio de pobreza e de outros fatores de risco e excluso social, e ainda, a execuo e acompanhamento do Programa Bolsa Famlia.

A legislao brasileira nesta rea aponta direitos que devem ser assegurados a todo e qualquer cidado, bem como aponta responsabilidades e sugere

encaminhamentos para a implantao de polticas e conseqente incluso do pblico alvo nas polticas sociais. Neste panorama, o crescente quadro de excluso e risco social, observado na realidade brasileira, configura-se como uma questo social complexa que requer ampla mobilizao e um trabalho de intersetorialidade, que implique numa interveno concreta e prioritria, capaz de revert- la.

1.4.Famlia: O papel da famlia na proteo social nas polticas sociais.

www.ts.ucr.ac.cr

48

A famlia uma instituio desnaturalizada e mutvel, que varia dependendo do grupo social ou contexto histrico em que est inserida, esta possui caractersticas de reproduo e de mutabilidade que demonstra no haver um nico modelo de famlia esttico ou ideal.

Na aristocracia dos sculos XVI e XVII, a famlia, era constituda visando somente conservao dos bens, a prtica de um ofcio, a ajuda mtua, e a proteo da honra e da vida em caso de crise, neste perodo a famlia no desempenhava as funes afetivas e socializadora. (BRUSHINI, 2000). Com a ascenso da burguesia, no sculo XVIII, h a privatizao da instituio familiar e a absoro, por esta, da funo socializadora. A burguesia desempenha papel fundamental, para a transformao da famlia em uma unidade privada de socializao, instituio nuclear.

Observa-se a passagem da famlia pblica de unidade de produo, sem a preocupao ou interesse afetivo para uma famlia privada, mais individualizada. Esta mudana no parmetro da famlia acontece com o advento da industrializao e com instaurada na sociedade moderna.
A autora, citada, baseada em Aris aponta alguns acontecimentos no mbito familiar entre eles, menciona que, a partir do sculo XV o novo papel do Estado de interferir na questo familiar com mais freqncia, atravs do desenvolvimento da leitura, o desenvolvimento de novas formas de religio, resultando em inmeras mudanas, como o gosto pelo isolamento, novas atitudes pelo corpo, etc. Dessa forma, a famlia deixa de ser uma unidade econmica para tornar-se um lugar de refgio, de afetividade, onde se estabelecem relaes de sentimentos entre o casal e o filho. Com isso, a famlia burguesa passa ser modelo nuclear do capitalismo pregando a ideologia de que s esse tipo de famlia que tem condies de socializar as relaes familiares.

www.ts.ucr.ac.cr

49

Na sociedade ocidental moderna, Brushini (2000) nos lembra, o modelo predominante de famlia um grupo composto de marido, mulher e filhos. Porm, a realidade distancia-se bastante deste modelo nuclear ou conjugal predominante em nossa sociedade. O grupo tanto pode extrapolar o modelo, pela incluso de parentes, ou agregados, quanto nem mesmo realiz-lo, como no caso de casais sem filhos, irmos sem pais ou famlias nas quais, um s dos cnjuges est presente. Dentro do exposto entendemos que no existem parmetros universais para se julgar definio de famlia, pois a instituio famlia se diverge em espao ou tempo, ou seja, no importando a sociedade ou contexto histrico em se insere. Portanto, entendemos que a sociedade em que estamos inseridos carrega traos acumulados das sociedades passados.
Sobre o pensamento da famlia no Brasil, sabe-se que o modelo de famlia patriarcal foi adaptado dos padres culturais portugueses, caracterizada pela importncia central do ncleo conjugal e da autoridade masculina, alm do controle da sexualidade feminina e da regulamentao da procriao, para fins de herana e sucesso. A mulher seria uma esposa dcil, submissa, mas teria tido importante papel na gerncia da casa. Mas nas outras camadas sociais, existia o concubinato e as unies consensuais, alm de os escravos serem proibidos de formar famlia. (Brushini, 2000)

No referente s polticas sociais e setoriais, no Brasil, dirigidas famlia sempre se constituram em intervenes, salvo excees, fragmentadas e at banalizadas, por parte do Estado, centralizadas em segmentos especficos como: maternidade, infncia, menor abandonado e outros. Essa tendncia desvinculada da dinmica real decorreu de uma leitura dispersa do contexto de valores scio-culturais nos quais as famlias se inseriam (Takashima, 2005)

www.ts.ucr.ac.cr

50

A ausncia do Estado na criao de polticas de atendimentos que contemplasse o universo familiar - justificado pelo campo econmico configurado na crise do Estado - sempre atingiu, principalmente, os menos favorecidos e entre estes as principais vtimas so os segmentos mais vulnerveis.

Essa viso focalizada do Estado influenciou no desempenho dos rgos pblicos e no- governamentais quanto ao tratamento com o todo universo familiar e conseqentemente no contribui para superar as condies de miserabilidade social das famlias - tendo sempre a aprofund- la ainda mais, configurando-se numa violncia social, pois compromete o desenvolvimento humano. A redescoberta da famlia como importante agente privado de proteo social do Estado, ocorreu no fim da dcada de 1970, coincidindo com crise econmica mundial, passando a ser uma constante nas agendas governamentais de polticas sociais. Focalizadas a vrios segmentos e s relaes entre seus membros. (POTYARA,2004)
Nesta dcada, as relaes familiares, passaram a ser objeto de estudo, sendo analisadas sob a tica da produo, onde a famlia definida pela sua funcionalidade para o capital, ou seja, caracteriza-se como unidade de reproduo da fora de trabalho.

No final da dcada de 1980 emerge um novo perfil familiar. A instituio famlia reconhecida na constituio Federal de 1988 e no Estatuto da Criana e do Adolescente - ECA, como alvo fundamental, devendo receber ateno e ser estimulado a convivncia familiar e comunitria. Reconhecida como unidade bsica da sociedade, transmissora de valores, educadora, formadora e motivadora do homem, por isso merece ateno especial de proteo e assistncia para o cumprimento do seu papel. (TAKASHIMA, 2005) O avano na redescoberta do papel da famlia na sociedade brasileira segundo Potyara (2004) no foi acompanhada de conhecimento e mtodo que superasse falsas

www.ts.ucr.ac.cr

51

vises ainda presentes nas polticas dirigidas s famlias, o que impede o desenvolvimento desta em assumir seu papel na sociedade. Neste sentido alguns estudos importantes surgem entre eles, o estudo sobre a famlia considera a cultura como dimenso importante para suas relaes. As anlises etnogrficas procuraram mostrar que as camadas populares apresentam modo de vida e representaes prprias. Para tanto, os temas pesquisados abordaram o cotidiano, o trabalho, a famlia, a sexualidade, as relaes de gnero e de poder, a violncia, a experincia poltica, entre outros.
Na leitura de Carvalho (2003) referente ao novo paradigma das polticas sociais brasileiras, a concepo de famlia de movimento, podendo ser resumido seu ciclo em organizao reorganizao. Essa leitura dinmica da famlia a percebe como grupo social, onde os movimentos esto ligados ao contexto scio-cultural.

Na dcada de 1990 o sistema de proteo, ento existente, sofre a influncia neoliberal, da Europa e dos Estados Unidos, e passa a prever a partilha da responsabilidade, antes atribuda somente ao poderes pblicos, ao Estado, famlia, a iniciativa privada (mercado) e sociedade civil. (POTYARA, 2004) Cabe o entendimento que para haver a promoo de indivduos em sujeitos de direitos, papel do Estado tem exercer papel de tutor do bem-estar social e do trabalho, como integrador de incluso social. A partir da Constituio Federal de 1988 a famlia passa a ser privilegiada no atendimento da Assistncia Social, pois passa a ser visualizada como elo fundamental da sociedade, responsvel pela proteo e socializao de sus membros, devendo para isso, ter direito s condies bsicas que a possibilite cumprir a sua funo social. Visando a concretizao deste pressuposto o SUAS prev o atendimento priorizado s famlias, em que os atendimentos assistenciais so dirigidos a todos os membros:

www.ts.ucr.ac.cr

52

criana, adolescente, mulher, homem, idoso e deficiente, de forma integrada. (BRASIL:2005) Entende-se que alm do atendimento integral a famlia, os programas assistenciais do SUAS consideram os aspectos culturais dos quais as famlias se inserem, assim como os diferentes arranjos por elas apresentados, e o espao social o qual esto inseridos. Assim deve-se ter o conhecimento dos padres culturais valores e crenas - das famlias indgenas que habitam nos centros urbanos, garantido a estas a insero no campo dos direitos sociais e a cidadania. Quando os indgenas migram para a cidade a estrutura familiar modificada, as famlias extensas do lugar a famlias nucleares. Mas de acordo com Cardoso de Oliveira (1993) isso no significa que os elos tribais so enfraquecidos, estes so fortalecidos pelo sentimento de desigualdade que se manifesta e reafirma na sua identidade. Na cidade, as famlias se organizam adapta ndo-se as condies ai apresentadas, ou seja, perdendo a sua autonomia poltica em meio sociedade nacional, que as absorve. (CARDOSO DE OLIVEIRA, 1993) O referido autor analisa que a instalao do ndio no meio urbano sem o abandono de seus valores de aldeia facilitado pela existncia de elos tribais, o parentesco, que abre caminho para a insero no novo sistema. E acentua a presena de agregados nos grupos familiares indgenas como afirmao de que na cidade a noo de grupo tico ou tribal mais importante, at certo ponto, que a noo de grupo familiar ou de parentesco, neste processo nota-se a orientao dos indgenas para o universo tribal, ou seja, para a comunidade indgena em si. Exposto o tema compreende-se que os projetos e programas do SUAS devem acompanhar a dinmica das famlias no contexto da sociedade brasileira, privilegiando

www.ts.ucr.ac.cr

53

seus valores culturais e regionais, como critrio de universalidade e acesso aos servios scio-assistenciais com vista a cidadania.

1.5 Assistncias: ponderaes

O Governo Federal tem demonstrado esforos no cumprimento de suas responsabilidades para com segmento indgena, com o aprofundamento de estudos e ampliao das Polticas Pblicas que possam responder s diversas demandas da Questo Social Indgena. Para tanto no mbito do Sistema nico de Assistncia Social se faz necessrio conhecimento das condies de vida das famlias indgenas na cidade de Manaus pois, os dados sobre os quais as polticas sociais so trabalhadas so poucos e falhos, como enfatiza Maciel o grande desafio prtico e terico das aes assistenciais, repousa no pouco conhecimento da realidade com que atuam, com dados e informaes falhos sobre a regio nortista ( 2002: p. 133). Faz-se necessrio para o bom desempenho da poltica de Assistncia Social, o conhecimento das especificidades da Amaznia. Conforme Maciel no obstante a relevncia econmica deve -se enfatizar que a famlia precisa ser enfocada por meio de uma pauta mais ampla e concreta na agenda poltica dos governos federal, estadual e municipal.(MACIEL, 2002, p. 133). Deve-se refletir o desenvolvimento da Amaznia em conexo com sua histria, com seu contexto cultural e compr eender as especificidades daqueles que subsidiaram a sua formao e atender suas necessidades. A Assistncia Social na trajetria brasileira, segundo Sposati (2003), foi objeto privilegiado pelo Estado para enfrentar a questo social, no entanto, esteve por muitas dcadas na agenda poltica brasileira relegada ao assistencial. Com predomnio das relaes

www.ts.ucr.ac.cr

54

populistas na implantao/execuo dos programas e polticas, com cunho clientelista e paternalista, as formas de atendimento aos cidados foi fragmentada a determinados setores da sociedade, mas especificamente dirigida a parcelas da populao subalternizada e pobre.

Assistncia tem se constitudo o instrumento privilegiado do Estado para enfrentar a questo social sob a aparncia de ao compensatria das desigualdades sociais. Para isso, institui polticas e cria organismos responsveis pela prestao de servios destinados aos trabalhadores identificados como pobres, carentes, desamparados. (...) A presena do assistencial nas polticas sociais conforma o usurio, possvel gestor, em beneficirio assistido. (SPOSAT, 2003, p.28)

Esta forma de atuar da Assistncia Social caracterizou a excluso com face de incluso, pela qual o Estado atende as carncias de reproduo dos indivduos das classes subalternizadas por meio da benemerncia; esta face est determinada nas relaes capitalistas desenvolvidas, uma vez que os conflitos entre capital e trabalho produzem e reproduzem as desigualdades sociais. Com o aprofundamento das relaes capitalistas, expresso pelo aumento da pauperizao da fora de trabalho, a assistncia passa a ser apropriada pelo Estado sobre dois aspectos: um no sentido de enfrentamento poltico da questo social; outro para amenizar a pauperizao da fora de trabalho.

a apreenso de que o assistencial um mecanismo do Estado, que opera a partir dos interesses do grupo no poder, no implica necessariamente que, a populao, tenha o mesmo sentido e uso. Em outras palavras, o assistencial a tica do Estado. O direito e a extenso da cidadania, em contrapartida, so as garantias buscadas pela populao. (SPOSAT, 2003, p.30)

Na dcada de 1980 se acentuou a desigualdade social na sociedade brasileira, a pobreza adquiriu propores alarmantes, aumentando concomitantemente a parcela da populao demandatria de polticas sociais. O aumento da desigualdade social rebatimento da herana histrica de perodos anteriores, principalmente do perodo militar, quando na

www.ts.ucr.ac.cr

55

adoo da economia de desenvolvimento produziu um pas com pssima distribuio de renda. Esta dcada, tambm, inaugurou um novo patamar na relao Estado sociedade, segunda Couto (2006) foi marcada pela transio do regime ditatorial constituio do regime democrtico, propiciada por intermdio da participao popular, em que diferentes entidades de classe, partidos polticos, organizaes no-governamentais, sindicatos e outros movimentos se organizaram e manifestaram a indignao com o regime poltico adotado no pas, exigindo mudanas volta do regime democrtico. Na luta pela redemocratizao do pas, os movimentos sociais desempenharam papel de suma importncia no processo de organizao poltica, sob a gide da democracia, evidenciado na fala de Jacobi (1993, p. 138) a articulao dos movimentos sociais teve fator determinante na conjuntura poltica brasileira. A emergncia dos movimentos sociais na dcada de 70 e 80 do sculo XX e as discusses sobre a Nova Carta Constitucional - marco da transformao no modelo de proteo social brasileiro e que inaugura o que se pode denominar de universalizao da cidadania a redemocratizao do pas - passam a questionar esse paradigma assistencial e reivindicar uma poltica que rompa com a postura assistencialista das Polticas Sociais Brasileiras. . O novo paradigma da Assistncia Social concebido a partir da Constituio de 1988 direciona para uma nova forma de atuar com a assistncia social, em que o atendimento realizado para usurios cidados de direitos. A quebra do antigo modelo de assistncia social, formaliza-se com o Sistema nico de Assistncia Social SUAS. (BRASIL, 2005).

www.ts.ucr.ac.cr

56

Com superao da benemerncia pela cidadania, da ajuda pela perspectiva do direito, percebe-se, ento, uma nova lgica na Poltica de Assistncia Social, leitura que busca trabalhar as vulnerabilidades e as potencialidades dos indivduos, grupos e comunidades. O SUAS tambm prev o atendimento as minorias tnicas nas quais esto includos os indgenas aldeiados, no entanto no faz referncia aos indgenas urbanos. Entretanto, a nossa peculiaridade cultural nos leva a questionar necessidade do atendimento especfico dos servios scio-assist enciais do SUAS, para os indgenas que vivem na cidade de Manaus.

CAPITULO IV POVO SATER-MAW: trajetria histrica e aspectos culturas

Sater-Maw a denominao atribuda a um dos grupos tribais sobrevivente ao processo histrico de colonizao ao qual os indgenas nativos foram submetidos ao longo da ocupao da Amaznia e do Brasil.

www.ts.ucr.ac.cr

57

Os indgenas do grupo Sater-Maw so descritos por Ugge como ndios

....inteligentes, de boa memria, de grande capacidade de entender e interpretar a vontade das outras pessoas, hbeis imitadores, decididos e rpido em atividades manuais, alm de hospitaleiros e cordiais com quem inspira confiana (apud PASTORAL INDGENA 2007)

Regionalmente conhecidos como "Maws, a segunda maior etnia da Amaznia, com mais de sete mil pessoas, receberam muitas denominaes no transcurso da historia dos contatos;denominaes dadas por cronistas, desbravadores, missionrios e naturalistas como Mavoz, Malri, Mangns, Mangns, Jaquezes, Magnazes, Mahus, Mauris, Maws, Maragn, Mahu, Magneses, Orapium. Mas os ndios se autodenominaram Sater-Maw.
12

Dados etno-histricos, como os trabalhados por Florestan Fernandes (1989 apud ALVAREZ,2005), que analisam a organizao social Tupinamb e as migraes do grupo a partir das fontes documentais, assinalam uma disperso do grupo desde o litoral atlntico (Rio de Janeiro Bahia - Pernambuco) tanto para o sul como para o oeste remontando o rio Amazonas. Este autor registra o contato dos missionrios com os grupo Tupi na ilha de Tupinambaranas no sc. XVII e assinala que o grupo teria desaparecido integrando-se s populaes locais mediante casamentos.

Estudioso pesquisador do povo Sater-Maw, Ugg (apud SANTOS, 2005) apresenta alguns aspectos histricos sobre a origem desta etnia. De acordo com seus apontamentos os Sater-Maw descendem dos povos no passado conhecido genericamente por Andir e Maragu (Andirazes e Maraguazes), habitantes por sculos na rea cultural Tapajs-Madeira, na divisa d os atuais estados do Par e Amazonas. Segundo este autor os Satr-Maw pertencem famlia Tupi, sua alocao na regio

12

Disponvel no site www.portalamazonia.globo.com/detalhe -artigo.php?idartigo. Acessado em 30 de junho de 2008.

www.ts.ucr.ac.cr

58

Amaznica ocorreu no sculo XVI, aps um movimento migratrio em 1530 de parcela de ndios Tupi, da atual rea do estado de Pernambuco e m direo ao Madeira- Tapajs. O primeiro registro da presena do povo Sater-Maw em territrio amaznico aparece no mapa elaborado por Samuel Fritz (apud PASTORAL DO NDIO, 2007), que os situa a oeste do rio Tapajs, territrio atual do municpio de Mau s estado do Amazonas. Este povo habitava uma vasta rea geogrfica, constituda por terras firmes, entre os rios Tapajs, Amazonas e Madeira, com limites no baixo rio Tapajs, Amazonas, Paran do Uriari e Paran do Amazonas. Nesta regio teriam vivido por anos desfrutando da exuberncia e sustento que a natureza propiciar. Praticavam a agricultura, nas reas de terras pretas, com destaque ao cultivo do guaran (waran) fruto do qual dominavam a tcnica de aproveitamento e beneficiamento, utilizando seus produtos para consumo interno e at comercializando com outras as sociedades da poca.(SANTOS,2005) Aps longo processo de contato os Sater-Maw retiraram-se da margem do tapajs e alocaram-se nas florestas de cabeceiras dos Rios Mariacau, Andir, Araticum, Mau-Au, Mau-Mirim, Abacaxis, Canum e nos Parans do Ramos e Urari. ( NUNES PEREIRA apud SANTOS, 2005, p.69). Os provveis fatores de migrao e confinamento deste povo, de acordo com Santos (2005), esto relacionados s constantes invases e conflitos no perodo de contato da conquista da Amaznia guerras e doenas - e mais recentemente a invaso de terras por latifundirios, garimpeiros e fazendeiros, assim como falaciosos projetos oficiais de desenvolvimento da Amaznia (p.69). E atribu a participao no movimento da Cabanagem levante de resistncia que os Sater-Maw particiapram como causa da fixao dos SaterMaw na rea reserva Andir-Marau.

www.ts.ucr.ac.cr

59

A designao Sater-Maw surge na dcada de 1970 durante o processo de reivindicao polt ica de demarcao da rea Andir-Marau, territrio onde habitavam. De acordo dom o Professor Bernardo Alves (apud SANTOS, 2005). ....a denominao Sater-Maw surgiu no final da dcada de 1970 e incio
da dcada de 1980, quando se iniciou o processo de luta pela demarcao do atual territrio onde o povo habita, Terra Indgena Andir-Marau. Nessa poca, um grupo liderado pelo Tuxaua Joo foi a Braslia para pressionar a continuidade do processo de demarcao das terras e, ao ser interrogado sobre a sua origem, afirmou se da etnia Sater-Maw. (p.66)

O primeiro nome - Sater - quer dizer lagarta de fogo", referncia dada famlia mais importante desta sociedade, aquela que indica tradicionalmente a linha de suas lideranas. Maw significa "papagaio inteligente e curioso" e no designao clnica. Os Sater-Maw integram o tronco lingstico Tupi, mas diferem do Guaranitupinamb, concordando os pronomes com a lngua Curuaya -munduruku e a gramtica com o Tupi, segundo o etngrafo Curt Nimuendaju (1948 apud ALVAREZ,2005). O vocabulrio Maw, contudo, contm elementos completamente estranhos ao Tupi, sem relao a qualquer outra famlia lingstica. De acordo com o Cacique Moiss Sater (2008), a lngua Sater falada somente pelos Sater-Maw. O grupo Satere -Mawe est dividido em diversos ywanias,que poderiam ser traduzidos como cls. Os ywania orientam os casamentos exogmicos e servem para classificar os diferentes tipos de gente. Entre os diferentes cls podemos mencionar: Sater (Lagarta d e fogo); uaran (Guaran); Akur (Cutia); Awkuy (Guariba); Nhap (Cava); Asho (Tatu); Ywaai (Aa); Iaguarete (Ona); Moei (Cobra); Hwi (Gavio); Piriwato (Rato grande); Akyi (Morcego); Uruba (Urubu); Nhampo (Pssaro do mato). Assim os Sater seriam bons Tuxauas, os Gavio Real seriam bons guerreiros, os ywania moi cobraseriam bons painis pajs- e assim por diante. O elemento que unificaria os diferentes grupos seria a participao no ritual da

www.ts.ucr.ac.cr

60

tocandira waumat, utilizado como rito de passagem da puberdade para a idade adulta. ( ALVAREZ,2005). Os Sater -Maw hoje so um grupo de 8.500 indgenas, dos quais 7.502 moram na terra indgena Andir-Marau, nos municpios de Barreirinha, Maus e Parintins e aproximadamente mil residem nas reas urbanas destes municpios (TEIXEIRA, 2004 apud ALVAREZ, 2005). Outro grupo vive na Terra indgena Coat-Laranjal junto ao grupo Munduruku e no municpio de Borba. Outro grupo est radicado na cidade de Manaus faz pelo menos trs geraes (ROMANO, 1982 apud ALVAREZ, 2005).

Os Sater-Maw crem em um Ser Supremo, denominado Tupana que significa trovo, criador e mantenedor do mundo. Nas danas e rituais costumam utilizar a denominao Wassiri e Anumawato que aparecem como manifestaes de Deus o ser supremo - para explicar os fenmenos extraordinrios.
O ritual da tocandira, pode ser divido em trs partes: a preparao; o ritual propriamente dito; a reintegrao num novo status.o ritual pode ser divido em tres periodos, a saber perodo de preparao, o perodo do ritual e a reintegrao na sociedade com um novo status. No caso do waumat o perodo de preparao para os que vo deixar -se ferroar estaria marcado por uma srie de interditos alimentares e proibido carne de animal com dentes e carne considerada remosa remosa, a alimentacao fica reduzida a uma farinha especialmente preparada e a sava, uma formiga - , espaciais - relacionados com os deslocamentos at o rio, a delimitao de um percurso a uma trilha por onde os jovens vo a fazer suas necessidades- e outros de carter sexual. Na atualidade este perodo de interdito e tabus alimentares sao menos rigidamente observado.(ALVAREZ, 2005). Durante o ritual propriamente dito, os jovens introduzem a mo numa luva de fibras onde so inseridas as formigas tocandiras (paraponera clavata sp), com o ferro voltado para o interior. Esta ao acompanhada por uma srie de cantos, ao ritmo do chocalho, e uma

www.ts.ucr.ac.cr

61

dana da qual participam vrias pessoas do grupo. A passagem aconteceria depois de introduzir a mo vinte vezes e passar por um teste de caa e outro de purificao, para completar a mudana de status. Apesar de certa flexibilidade na finalizao da srie de ferroadas, todas as pessoas sabem quantas vezes o rapaz botou a mo na luva e sua atitude do frente ao desafio. A primeira menstruao marcada por outro ritual especfico de recluso e tabus alimentares, que acompanha a mudana de status, a transformao da menina numa mulher apta para o casamento.O ritual da menina moa consi ste no rito de passagem da fase de menina para a fase de mulher. Antes da primeira menstruao a menina isolada em uma maloca/casa e quando mestroa seu corpo todo arrainhado com unha de paca/cutia. 13

1.1 A comunidade YaperehyT Sater -Maw

A comunidade Yaperehyt do povo Sater-Maw est situada no bairro da Redeno zona centro-oeste da cidade de Manaus. formada predominantemente por indgenas da etnia Sater-Maw oriundos dos Rios Marau e Andir, localizados entres os municpios de Barrerinha, Parintins e Maus. Estes indgenas migraram para a cidade de Manaus nas dcadas de 1960 e 1970 influenciados pela implantao do plo industria l da Zona Franca de Manaus. Na cidade buscavam encontrar melhores condies de vida educao, emprego, atendimento mdico -, no entanto, de acordo com a Pastoral indgena (2007) defrontaram-se com muitas dificuldades de insero no meio urbano: preconce ito e descriminao por parte da sociedade; falta de qualificao para se inserir no mercado de trabalho, restando-lhes a opo de trabalhos de baixa remunerao; remunerao

13

Depoimento feito pelo Cacique Moises Satere durante a pesquisa de campo. 2007/2008.

www.ts.ucr.ac.cr

62

desigual em relao aos no-ndios; no reconhecimento da sua identidade indgena por parte do Estado, e tambm, da sociedade local; falta de acesso educao, servios de sade, a terra, habitao e carncia de sustentabilidade. Segundo relatos dos moradores, eles habitam no bairro da redeno h aproximadamente trinta (30) anos. O espao ocupado pelas famlias, localizado nos fundos do Conjunto Santos Dumont, foi conquistado por meio de muitas lutas pelas primeiras famlias que ali chegaram, estas foram descriminadas pelos moradores do conjunto que no aceitavam a sua permanncia no local. A rea geogrfica da comunidade no de posse dos indgenas, propriedade da Prefeitura Municipal de Manaus - PMM, mas de acordo com a fala do Cacique Moiss Sater, lder da comunidade, o poder pblico fala em retir- los do local para aloc-los em outra rea, mais ampla e adequada aos indgenas que residem em Manaus. Constatou-se no processo de pesquisa que a comunidade formada por 10 famlias, sendo que apenas oito (8) famlias foram alvo de pesquisa deste estudo. Entre as pessoas adultas que foram entrevistadas, 56,25% (n= 9) so mulheres e 43,75% (n=7) so homens. A mdia de idade encontrada foi de 27,6 anos, com uma variao entre 18 at 37 anos, demonstrando um forte predomnio da populao em idade economicamente produtiva. Existe uma predominncia de indgenas naturais e procedentes de cidades do interior do Estado do Amazonas, um percentual de 56,25%, com apenas 31,25% sendo nascido em Manaus e 12,50% oriundos de outros Estados da federao. Sabe-se que a migrao em direo as cidades uma tendncia do chamado mundo globalizado. O campo mingua, enquanto as cidades incham. Em todas as cidades latino - americanas cresce o numero de indgenas que chagam fugidos da falta de terra, da pobreza, e em

www.ts.ucr.ac.cr

63

busca de uma vida melhor. Onde eles eram raros ou invisveis, comeam a se tornar comuns (CONEJO,1997 apud VAZ FILHO). Observamos que os indgenas de primeira gerao como denomina Cardoso de Oliveira so que vieram de outra regio - oriundos do interior vieram cidade em busca de melhores con dies de vida, neste sentido os motivos elencados so busca por educao, trabalho e atendimento de sade. Os indgenas naturais de Manaus so indgenas de segunda e terceira gerao so filhos de pais imigrantes instalados na cidade ha anos. (Cardoso de Oliveira, 1997) Nota-se que estes ndios migraram para a cidade porque seus locais de origem no ofereciam condies de sobrevivncia adequadas nem perspectivas de melhoras, por isso buscavam melhores condies de vida como j observar Cardoso de oliveira (1993). O Estado no foi capaz de proteger a terra indgena e nem oferecer condies humanas sade, eduao e alimentao para assegurar os ndios em habitat natural. Levando milhares a busca nova morada em outros lugares, o que muitas vezes a perda de sua identidade tnica. Milhares vivem hoje na cidade em condies de pobreza a margem da sociedade nacional.

o que me deixou mais triste foi no ter condio de sustentar meus filhos na aldeia, por esse motivo viemos pra Manaus l ou voc professora ou voc aposentado. A nica coisa que do dinheiro na reserva profisso de professora e aposentado.( Entrevistado

...ns que j estamos aqui em Manaus no sentimos vontade de voltar, porque a dificuldade que existe l muito maior a qual passamos aqui na cidade.E l no temos estudo coisas desse tipo. (Entrevistado 3)

www.ts.ucr.ac.cr

64

...estou na cidade mais pela questo da sade das crianas, porque assim, qualquer doena que da nas crianas agente corre pro hospital, na comunidade (reserva) isso nunca possvel. Quando conseguimos o socorro o doente j ta morrendo.Existe muita mortalidade de crianas nas comunidades (reservas).(Entrevistado 4)

Em relao ao estado civil, atestamos que o nmero de casados oficialmente e de quem convive em unio estvel so equivalentes, representam cada um 37,50% do universo total, contra 18,75% (n=3) de solteiros e 6,52% (n=1) de vivo. Na pesquisa de campo verific ou-se que a metade da populao entrevistada, no que se refere ao Estado civil casada, segundo Cardoso de Oliveira (1993) o casamento fora do mbito da reserva, na cidade ganha novas dimenses, pois este se constitui numa das formas de os indgenas se inserirem na sociedade dos no-indgenas.

Tabela 01. Distribuio de freqncia por escolaridade

Freqncia Ens. Fund. Inc. Fund. Comp. Ens. Mdio. Inc. Ens. Mdio Comp. Ens. Sup. Inc.

Porcentagem 56,25% 6,25% 6,25% 12,5% 12,5%

Escolaridade

9 1 1 2 2

www.ts.ucr.ac.cr

65

Ens. Sup. Comp. TOTAL

1 16

6,25% 100

Dados da Pesquisa PIBIC:2007/2008- Viviane Mesquita Pereira e Kelem Roberta Rosrio dos Reis.

A tabela demonstra os dados obtidos na pesquisa de campo, no item que se refere ao grau de escolaridade dos indgenas, onde nove pessoas, representando um percentual de 56,25%, possuem o ensino fundamental incompleto, representando baixo grau de escolaridade.
Este problema tem tanta gravidade que envolve os rgos governamentais responsveis pela causa indgena. Segundo o presidente da Federao Estadual dos Povos Indgenas - FEPI, cita que a Fundao Nacional do ndio FUNAI, pretende manter o indgena na aldeia, evitando que eles venham para a cidade. Os que rompem essa proposta so relegados ao plano do esquecimento e no recebem ajuda devida do rgo nacional. Uma possvel explicao que nas reas indgenas so oferecidas nas escolas indgenas apenas o Ensino Fundamental. Assim, para que o estudante sater-maw possa dar prosseguimento aos estudos faz-se necessrio a migrao para as cidades. Desta feita, acredita-se que, caso fosse oferecido o Ensino Mdio nas aldeias (que , alis, reivindicao antiga da comunidade), o contingente de migrantes para as cidades poderia ser menor. As comunidades indgenas, assim como as demais, buscam um equilbrio que lhe proporcione os meios para suprir suas necessidades, sejam elas relacionadas a sua subsistncia, segurana e outros. Hoje o Estado se faz presente na comunidade na oferta da educao, no resgate a lngua materna, aos seus moradores - as crianas tem durante a tarde e os adultos a noite, esta conquista gestou-se de ampla reivindicao poltica por parte dos indgenas junto aos

www.ts.ucr.ac.cr

66

rgo repensveis FUNAI, MPE e Estado porm h mais de dez (10) anos a Pastoral Indgena indgena realiza, na mesma comunidade, estudos de resgate da lngua SaterMaw. Os indgenas relatam e destacam a importncia do estudo de resgate da lngua materna para a preservao da sua cultura, visto que a maioria deles, inclusive os mais velhos, no falam mais a lngua me sater-maw. Muitos indgenas de baixa escolaridade da comunidade expresso a vontade de retomar os estudos, reconhecendo a sua importncia no modo de vida urbano, todavia elencam vrias dificuldades que impendem tal acontecimento como: falta de tempo, falta de recursos financeiros, necessidade de trabalhar, entre outros.

estudei ate a 5, no continue mais por causa do meu trabalho () Tenho vontade de continuar, mais sinto muito cansao. ( Entrevistado 10).

iniciei duas faculdades, mas por motivos familiares tranquei os dois cursostenho vontade de voltar a estudar, sei que importante termos esses conhecimento pra podermos lutar mais por nossos direitos () mas hoje no tenho condio de voltar a estudar pretendo, mas no agora, vou esperar meus filhos crescerem primeiro. (Entrevistado12)

fiquei grvida muito nova,fiquei grvida logo com meus 16 anos () nesse caso ou voc trabalha ou voc cuida dos filhos , pelo menos no nosso caso indgena , porque no caso dos brancos eles dizem que fazem as duas coisas , mais porque ai ou eles tem algum pra fica com

www.ts.ucr.ac.cr

67

a criana ou eles ficam com elas ,no sei como isso funciona. No momento no ta dando pra estuda, desde 1992 que eu no sei o que uma sala de aula ( Entrevistado 13)

Tabela 02. Distribuio de freqncia por situao profissional


Situao de trabalho No trabalha Setor informal Setor Formal Cargo Comissionado Aposentado /pensionista TOTAL Freqncia 2 10 1 2 1 16 Porcentagem 12,50% 62,50% 6,25% 12,50% 6,25% 100,00%

Dados da Pesquisa PIBIC:2007/2008- Viviane Mesquita Pereira e Kelem Roberta Rosrio dos Reis.

Ao analisarmos a situao descrita na tabela 02, constatamos que h uma carncia de mercado formal, pois dos 16 entrevistados, 62,50%, trabalham como autnomos, esta ausncia de mercado formal agravado pelo baixo grau de instruo que apresentam. Peixoto e Albuquerque (2007) em estudo realizado sobre os indgenas na cidade de Manaus verificaram que quando os indgenas chegam cidade de Manaus se defrontam com uma realidade cruel, encontrando muitas dificuldades em conseguir um emprego digno por apresenta rem baixa escolaridade, restando a opo do trabalho informal em funes de baixa remunerao. Os indgenas trabalham para a satisfao imediata do dia a dia. Sentem prazer, considerando de que tudo o que fizerem tem de ser bom, tem que fazer bem as pessoas. Respeitam-se as regras sem tentar controlar o tempo, pois depende do esforo e o esgotamento fsico (cansao) de seu corpo.

www.ts.ucr.ac.cr

68

A principal atividade econmica desenvolvida na comunidade a produo de artesanato, exercida no setor informal, pela maioria das famlias (a qual na maioria das vezes a nica renda para suprir as necessidades bsicas das mesmas). A produo do artesanato se constitui na confeco de anis, pulseiras, colares, brincos e outros objetos fabricados a partir das matrias-primas: sementes, cips, caroos, penas e tintas naturais que so enviados por parentes dos indgenas da reserva Andir e Marau. Os seus produtos so comercializados na prpria comunidade, no barraco para os visitantes que ali freqentam; na Praa da Saudade (situada no centro de Manaus), onde monto barracas, um fim de semana de cada ms ou em locais de eventos e amostras quando convidados. Tambm vendem os artesanatos para revendedores, no atacado, mas como em grande quantidade saem a preos menores, quase no havendo lucro. Os indgenas artesos reclamam da concorrncia desleal no mercado, o custo com material, transporte e produo elevado. Na cidade muitos artesos e comerciantes tem acesso matria-prima e produo a custos menores,

conseqentemente come rcializam produtos semilares a preos mais em conta, com o rtulo de trabalho indgena, o que ocasiona perda do mercado dos artesanatos originalmente indgena para o no-indgena. Assim o sistema torna-se desleal com os indgenas que produzem a modo familiar, uma vez que no tem acesso a modos de produo alternativa e competitiva em iguais condies.
Relacionando os dados referenciados nas tabelas 1 e 2 verificou-se que o baixo grau de escolaridade acentua a excluso do mercado de trabalho formal, pois este fato os coloca em desvantagem em relao aos que tem um grau de instruo mais elevado. Sobre este assunto Avarez (2004) em pesquisa realizada sobre a migrao dos Sater-Maw pondera que

www.ts.ucr.ac.cr

69

pode-se dizer que a partir do momento que o ensino primrio foi oferecido nas terras indgenas, criou-se um novo sistema de prestgio para as novas geraes, e muitas vezes, a possibilidade de obteno de um emprego estvel e assalariado em terra indgena, fazendo com que o Sater- Maw migrem para as cidades em busca de instruo. (p. 24)

Este autor destaca em sua pesquisa que a necessidade de estudar e a procura de emprego so um dos fatores principais de migrao dos Satar-Maw para as cidades.

Grfico n. 1 - Distribuio de freqncia por renda familiar

Renda Familiar
8 8 7 6 5 4 3 2 1 0

menos de 1salrio

3 2

1 salrio 2 a 3 salrios Acima de 3 salrios

Dados da Pesquisa PIBIC:2007/2008- Viviane Mesquita Pereira e Kelem Roberta Rosrio dos Reis.

A constituio brasileira estabelece que todo o trabalhador tem direito a um salrio mnimo, cujo valor deva oferecer a proviso das condies bsicas do sujeito no seu sustento e da sua famlia, isto significa suprir suas necessidade de alimentao, morad ia, vestimentas, educao e lazer, (BRASIL, 1988), entretanto sabe-se que na sociedade brasileira o atual salrio estipulado como mnimo est aqum de atender e sanar as necessidades da famlia do trabalhador brasileira. O fato de quatro (4) famlias (8 pessoas) terem renda familiar abaixo de um salrio mnimo expressa a situao de pobreza que as famlias da comunidade SaterMaw se encontram. A dinmica histrica da pobreza no se resume apenas a distribuio material, mas tambm, a imposio de desigualdade forjadas e mantidas, ou

www.ts.ucr.ac.cr

70

seja, opresso, marginalizao, excluso neste termo no se combate pobreza sem atacar minimamente esta outra face desta. Notamos neste sentido a ausncia do Estado na proviso das necessidades das famlias da comunidade, visto que a presena do Estado mnima, se resume educao bilnge as crianas da referida rea. O Estado se esquiva das suas responsabilidades para com as demandas dessa parcela da populao demandatria de polticas pblicas, isto instiga a cobrana da responsabilizao deste com o planejamento e execuo de polticas de renda que venham a sanar a questo da pobreza da populao.

Tabela 03 - Distribuio de freqncia por tipo de habitao

Tipo De Habitao Madeira Alvenaria Mista TOTAL

Freqncia 7 8 1 16

Porcentagem 43,75% 50% 6,25% 100%

Dados da Pesquisa PIBIC:2007/2008 - Viviane Mesquita Pereira e Kelem Roberta Rosrio dos Reis.

Enfatizamos que o espao insuficiente para abrigar as famlias que compem o grupo Sater-Maw e que as casas so pequenas e as reas no tm espao para o cultivo de plantas e hortalias comuns a seus costumes. O lder Sater-Maw Moiss relata que muitas famlias foram obrigadas a procurar outros lugares para morar, pois a comunidade no tem mais como abrigar novas famlias, visto que o espao pequeno e a infra-estrutura precria.

www.ts.ucr.ac.cr

71

Grfico n. 2 - Distribuio de freqncia por condio de moradia


Condio de Moradia

Cedida

Alugada Prpria

10

15

Fonte: dados da pesquisa PIBIC 2007/ 2008 Viviane Mesquita Pereira/Kelm Reis

Pelos dados colhidos na pesquisa observo u-se que maioria, 75% (n=12) dos entrevistados, mora em casa prpria.

Grfico n. 2 - Distribuio de freqncia por beneficirios de programas sociais.

Beneficirios de programas sociais 10 10 8 6 4 2 0 1 6


PBF

No partipa de nenhum programa de social

Dados da Pesquisa PIBIC:2007/2008- Viviane Mesquita Pereira e Kelem Roberta Rosrio dos Reis.

Entre os moradores da comunidade apenas seis (6), 37,50 % dos entrevistados, participam do programa de transferncia de renda Bolsa Famlia, enquanto um nmero considervel de dez (10), 62,5% do universo total, no participa de nenhum programa. Muitos moradores no poderam incluir-se no programa porque no tem documentos, sem documentos no podem ser inseridos no referido programa.

www.ts.ucr.ac.cr

72

De acordo com os indgenas que recebem o beneficio, este os tem ajudado bastante, como se percebe nos depoimentos de alguns deles:

...o dinheiro que eu recebo do programa tem ajudado na compra de material escolar pros meus filhos.Ajuda na compra de um sapato, caderno, lpis,,,, pra quem sabe aproveitar o programa muito bom ( Entrevistado 2).

....pra gente tem sido timo, pois naquela data sabemos que vamos ter o dinheiro na conta. Ficamos mais tranqilos, quando no tnhamos, ficvamos meio sem estrutura, pois com o que vivemos de artesanato no da pra viver. (Entrevistado 5 ).

... ajuda a manter a casa, na compra de material pra crianas... mais uma ajuda na renda da famlia( Entrevistado 6).

esse programa veio pra somar, sendo que e pouco mais j ajuda da seguinte forma, na compra de material pras crianas e sabemos que todos os meses naquela data exata teremos esse beneficio, pouco mas teremos.No caso e s uma ajuda pro custo da casa.( Entrevistado 10).

O Programa Bolsa Famlia trabalha a partir de um mnimo de renda familiar calculado como renda per capita. A partir do quadro seguinte, vemos que os usurios deste programa de transferncia de renda esto todos em vulnerabilidade econmica:

www.ts.ucr.ac.cr

73

Este quadro pode apresentar famlias que so realmente pblico alvo do PBF, mas bem sabemos que apesar de o Cadastro nico, selecionar e incluir famlias mediante os critrios de renda per capita familiar, fica aqui um questionamento sobre famlias que no so prioritrias para o programa, e mesmo assim, continuam recebendo o valor do benefcio. Onde fica a praticidade de um software que no identifica titulares como, por exemplo, funcionrios pblicos?

Questo do acesso, percebemos que muitas famlias se encontram em situao de vulnerabilidade social, como estipula a NOB/SUAS com o perfil do Programa Bolsa Famlia, porm estas por questo de acesso e de informao no so inseridas no referido programa. O que remete a questo da cidadania, verifiamos que algumas famlias no foram inseridas por falta de documentao, o mostra um tipo de vulnerabilidade social, essas juridicamente no existem para o Estado Brasileiro, por outro lado, no verifica-se o trabalho da Assistncia Social no acompanhmento desta famlias para adquirirem os documetnos essenciais para exercer a cidadania. No se trata, assim, apenas de distribuir bens, mas de os redistribuir, quer dizer, refazer a estruturao de sua apropriao histrica. No factvel desconcentrar renda apenas pela via da distribuio de sobras oramentrias e voluntrias, porque o espectro da desigualdade se mantm ileso. Alm disso, comete-se equvoco analtico clamoroso ao supormos que se pode transferir renda sem mais, como se renda, logo no capitalismo, estivesse disponvel para os pobres. Ignora-se que em torno da apropriao da renda, em particular do fruto do trabalho coletivo, arma -se o combate mais impiedoso e destrutivo, que o marxismo chama de luta de classes. Muitas vezes a dificuldade de aceitar o conceito de pobreza poltica provm de interpretao marxista ortodoxa que v na infra-estrutura apenas a questo material

www.ts.ucr.ac.cr

74

Constatamos, de acordo com os depoimentos abaixo, que os indgenas Satermaw desconhecem os servios e o significado da Assistncia Social.

:.. no, porque nem sempre acompanho politicamente..( Entrevistado 7).

... a pessoa que cuida das famlias mais necessitadas. (conheo sim, tinha uma (ndia)) aqui na aldeia que nos ajudava bastante fazia o que podia por nos, ela era Sater, trabalhava na Semsa( Entrevistado 8)

...no sei muito, Acho que so pessoas que cuidam as famlias ( Entrevistado 9).

PROCEDIMENTOS METODOLGICOS

www.ts.ucr.ac.cr

75

Este estudo foi pautado na abordagem qualitativa e quantitativa, por considerar que dentro de uma pesquisa os dados quantitativos e os qualitativos acabam se complementando. De acordo com Minayo a pesquisa qualitativa trabalha com o universo de significados, motivos, aspiraes, crenas, valores e atitudes, o que corresponde um espao mais profundo das relaes, dos processos e dos fenmenos que no podem ser reduzidos operacionalizao de variveis. (MINAYO, 2003, p. 21)

Conforme a lgica dessa pesquisa, o nmero de sujeitos deve ser significativo, suficiente para conhecer suas vidas e obter os elementos necessrios para compreender melhor a problemtica estudada. Em se tratando da abordagem quantitativa Chizzotti (2000) a considera como a mensurao de variveis preestabelecidas, procurando verificar explicar sua influncia sobre outras variveis, mediante anlise da freqncia de incidncias e de correlaes estatsticas. O pesquisador descreve, explica, e prediz.(CHIZZOTTI, 2000, p.52).
Esta forma de abordagem considera que tudo pode ser quantificvel, isto , traduzir em nmeros opinies e informaes para classific -los e analis -los. Para isto necessrio o uso de recursos e de tcnicas estatsticas (percentagem, mdia, moda, mediana, desvio padro, anlise de regresso, etc.).

O presente estudo teve como local de coleta de dados a Comunidade Yapyre-Hyt do povo Sater-Maw no Conjunto Santos Dumont, zona centro-oeste da cidade de Manaus. O sujeitos da investigao foram os moradores da referida comunidade, os indgenas Sater-Maw, maiores de dezoito (18) anos de idade, que aceitaram participar do estudo.

www.ts.ucr.ac.cr

76

Entre a bibliografia levantada para esta pesquisa, encontram-se autores como: Marshal Sahlins (1997), Roque Laraia (2004), Roberto Cardoso de Oliveira (1968), Joo Pacheco de Oliveira (1999), Manuela da Cunha, Carmelita Yasbek, dentre outros. A pesquisa foi composta por quatro fases distintas, porm articuladas entre si. Para a realizao da primeira fase, que compreende o levantamento bibliogrfico, nos ocupamos da leitura sobre o assunto a partir de livros, artigos publicados em revistas, dissertaes e teses, e tambm, atravs de pesquisa na internet. Para tal busca utilizou-se as seguintes expresses chaves: famlia, poltica de assistncia social, indgenas urbanos, questo social e migrao indgena. Esses levantamentos serviram de base durante a execuo do estudo em questo. Na segunda fase, tambm aconteceu, levantamentos em jorn ais, pesquisas na Internet e observaes nos depoimentos colhidos junto aos indgenas entrevistados para o mapeamento dos rgos e instituio governamentais e no governamentais que atuam com servios assistenciais junto a comunidade estudada.
Na terceira fase, destinada pesquisa de campo, foi realizado o levantamento dos dados atravs da entrevista semi-estruturada com o uso da tcnica do gravador autorizado pelo entrevistado -, alm de formulrios contendo perguntas abertas e fechadas. Entrevista semi-estruturada - o entrevistador tem uma participao ativa, apesar de observar um roteiro, ele pode fazer perguntas adicionais para esclarecer questes para melhor compreenso do entrevistado em relao ao assunto abordado.

Ao final da pesquisa de camp o foram entrevistados dizesseis (16) sujeitos da comunidade dos Sater-Maw maiores de 18 anos de idade de um total de 18 sujeitos sugeridos como universo amostral para a pesquisa. A quarta fase correspondeu anlise das informaes, tendo por objetivo estabelecer uma maior compreenso dos dados coletados, confirmar ou no os

www.ts.ucr.ac.cr

77

pressupostos da pesquisa e/ou responder as questes formuladas, e ampliar o conhecimento sobre o assunto pesquisado, articulando-o com o contexto cultural do qual faz parte (MINAYO, 2003, p. 69). Nesta etapa foram seguidos os passos preconizados por Minayo (2003), que so: 1. Ordenao dos dados: consistiu em reunir todos os dados obtidos no trabalho de campo e realizar a transcrio das entrevistas; 2. Classificao de dados: aps a leitura dos dados transcritos, estabeleceu -se questes importantes e construiu-se categorias empricas de estudo; 3. Anlise final: relacionamos os dados obtidos aos referenciais tericos da pesquisa, procurando elucidar a pergunta da investigao. 4. A quarta fase foi reservada sistematizao das informaes consubstanciada neste relatrio. A elegibilidade do pblico a ser pesquisado, para obteno de informaes e dados para anlise da problemtica em questo, fez -se elegendo o nmero total de sujeitos maiores de 18 (dezoito) anos, habitantes na comunidade acima citada. A mudana no percentual da amostra, a ser estudada na pesquisa, aconteceu pela no aceitao de alguns sujeitos em participar do referido levantamento. O Estudo relatado respeitou os aspectos ticos da pesquisa englobando seres humanos, de acordo com as diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisa Seres Humanos (Brasil, 1996). Isso implica que foi mantido o anonimato da populao alvo do estudo, que estes tiveram cincia e foram esclarecidos sobre a pesquisa do qual participaram. O motivo principal para a suspenso da pesquisa aqui proposta e o encerramento da mesma que dever somente se dar com a entrega do relatrio final.

www.ts.ucr.ac.cr

78

Os dados coletados sero disponibilizados na bibliote ca do Instituto de Cincias Humanas ICHL, bem como para os gestores pblicos que necessitarem dos mesmos, considerando o pouco material cientfico que trata do tema desta pesquisa .

ROCESSO TCNICO-PRTICO DA PESQUISA

A pesquisa de Iniciao Cientfica, em pauta, financiada pelo Conselho Nacional de Pesquisa CNPq ocorreu nos perodos de agosto de 2007 a julho de 2008 na Universidade Federal do Amazonas. Durante o processo da pesquisa realizaram-se reunies periodicamente, fichamentos e resenhas de textos com o objetivo de compor o referencial terico. A seleo dos textos foi baseada sobre autores que privilegiam assuntos referentes cultura, identidade, famlia, assistncia e questo social. Seguindo esta diretriz foram estudados, fichados ou resenhados os textos dos seguintes autores: Marshal Sahlins, Roque Laraia, Roberto Cardoso de Oliveira , Joo Pacheco de Oliveira, Aldaza de Oliveira Sposati, Carmelita Yasbek, Luiz Eduardo Wanderley e Carlos Alberto Maciel. O avano nestas leituras permitiu alargar a base dos referenciais que sustentam a pesquisa em pauta e aperfeioar o campo investigvel, pois estes expressam bem a idia de cultura, assistncia social, indgenas urbanos, questo social, famlia amaznica, origens do povo Sater-Maw e migrao aldeia/cidade. A pesquisa de campo ocorreu entre os meses de janeiro de 2007 a maio de 2008, nos meses de abril a maio do mesmo ano foram transcritos e tabulados os dados obtidos na pesquisa de campo e no ms seguinte, analisadas as informaes coletadas e relacionadas com os referenciais tericos e aconteceu elaborao do relatrio final do estudo para ser entregue ao Departamento de Iniciao Cientfica DAP.

www.ts.ucr.ac.cr

79

CONCLUSO

A Poltica Nacional de Assistncia Social, instituda na Constituio de 1988, regulamentada pela Lei Orgnica da Assistncia Social e consolidada pelo Sistema nico de Assistncia Social SUAS, diz no principio da regionalizao que as necessidades populacionais no so as mesmas, uniformemente distribudas no territrio nacional. Sabe-se que inmeras so determinaes de vida que variam regionalmente e sobre o levantamento dessas necessidades que o Poder Pblico pode programar o limite das condies de vida a ser alcanado como meta programtica, considerando os mnimos sociais, segundo exigncias constitucionais e que servem de fundamento dos projetos e programas sociais (SIMES, 2007). Entretanto, as diretrizes do SUAS para implantao de CRAS para atendimento populao indgena, orienta que este deve est situado em rea de reserva. A diretrizes no fazem aluso construo de um CRAS especifico para o atendimento das populaes indgenas residentes em rea urbana, uma vez que estes no so reconhecidos como ndios pela sociedade e pelo Estado brasileiro. Ao final da pesquisa observamos que a comunidade Sater-Maw vive em situao de pobreza, com agravamento social na questo de emprego, renda, habitao, saneamento bsico e baixa escolaridade. O padro de vida econmico muito baixo, o que por vezes compromete a qualidade de vida destes indgenas, pois muitas vezes no

www.ts.ucr.ac.cr

80

h recurso financeiro para comprar alimentos, mais especificamente aqueles que fazem parte de sua dieta peixe, farinha de mandioca, frutas, dentre outros. Notamos que os indgenas da comunidade desconhecem os servios scioassistenciais do CRAS - que executa o Sistema nico de Assistncia Social como tambm a poltica de Assistncia social, mas acreditam que poderiam exercer papel relevante dentro da comunidade, embora no possam mediar essa proporcionalidade. As demandas observadas na comunidade, no demonstram a necessidade de um Cras especfico para atendimento indgena, visto o tamanho populacional da mesma, contudo h de se considerar que quase trinta mil indgenas residem em Manaus, que segundo estudos j realizados 14,estes, em sua maioria, vivem em condies similares de pobreza e falta de acesso aos programas scio-assistenciais da poltica pblica de Assistncia Social. Isto remete necessidade de implantao de um Cras para atender as demandas das famlias indgenas que residem no meio urbano. Para tanto propomos estud o aprofundado sobre essa realidade que considere uma amostra populacional que abarque todas as organizaes indgenas constitudas na referida cidade.
15

Outros direcionamentos para o atendimento das demandas observadas na comunidade Sater-Maw se fazem necessrios para atuar diretamente nas suas vulnerabilidades sociais e trabalhar as potencialidades de seus moradores, relevando a sua dinmica cultural, histr ica e material. Isto demanda qualificao dos profissionais que atuam no CRAS CRAS Redeno - da rea de abrangncia onde se localiza a referida comunidade; trabalhos de orientao sobre os servios oferecidos no CRAS para a populao da comunidade; projeto de reinsero no mercado de trabalho e organizao da produo do seu artesanato com alocao de um espao para sua venda;
14 15

Vide referncias bibliogrficas Segundo dados da FEPI, no oficiais, existem em Manaus dezoito (18) organizaes indgenas.

www.ts.ucr.ac.cr

81

trabalhos de grupo de mulheres que trabalhem sua auto -estima assim como suas potencialidades e tambm o planejamento familiar.
Quanto ao mapeamento das instituies que trabalham com servios assistenciais na comunidade Sater -Maw, verificamos a presena de apenas uma instituio, a saber a Pastoral indgena, que trabalha de forma contnua com os sujeitos da referida comunidade. Esta organizao exerce h mais de dez anos trabalhos de resgate e preservao da lngua Sater-Maw. Nos levantamentos realizados foi verificada a presena do CRAS, mas apenas uma vez, para fazer o cadastro nico CADUNICO de incluso no Programa Bolsa Famlia, no acontecendo um retorno desta instituio com acompanhamento familiar nem a com a proviso de outros servios oferecidos na unidade. Sobre as condies de vida das famlias na comunidade verificou-se quanto ao aspecto cultural que as famlias apresentam predominantemente o arranjo nuclear, numa busca constante de preservar sua cultura e manter um modo de vida, na medida possvel, similar vida da reserva. Neste sentido h vnculos constantes com os parentes de reserva, o que se mostra essencial na manuteno da sua cultura. No lado econmico as famlias no conseguem se inserir no mercado formal do trabalho,apresentam em sua maioria baixa renda familiar, o que contribui para estarem margem da sociedade fator que no se resume questo da indianidade. No campo poltico os indgenas se organizam regularmente, em associaes, para defender seus direitos e buscar benefcios junto ao Estado e a outras instituies, como o caso dos Sater-Maw que conseguiram junto Prefeitura Municipal de Manaus PMM - por meio do Ministrio Pblico estadual, a implantao de uma escola para resgatar sua cultura. Eles reivindicam agora uma rea que comporte o maior nmero possvel de famlias e que oferea condies de cultivar horta, plantas medicinais, entre outros.

www.ts.ucr.ac.cr

82

No referente ao social, a comunidade numa anlise geral se configura como de risco social, demonstrando uma ausncia do aparato estatal na proviso de polticas sociais que legitimem o campo dos direitos sociais. O levantamento dessas demandas expressa a necessidade de estudos aprofundados sobre as suas realidades com a finalidade de projetar polticas sociais - atendimento de sade, educao, assistncia social, saneamento bsico e mercado de trabalho - que venham ao encontro das demandas apresentadas e que considerem os seus aspectos materiais e culturais de vida, e exigem atendimento prioritrio das distintas necessidades bsicas desta populao, que evidenciem sua situao de pobreza e carncia social. Verificou-se que o atendimento das instituies que atuam com o Sistema nico de Assistncia Social junto a comunidade residual, configurao somente na incluso no Programa Bolsa Famlia como citado.

Ao que se refere ao seguinte objetivo especifico Verificar a qualidade das aes desenvolvidas pela sociedade civil da cidade de Manaus em ateno aos indgenas citadinos, a partir de observaes in loco, comparando com os depoimentos colhidos no pode ser mensurado, visto que no foram encontradas organizaes da soc iedade civil que atue junto comunidade pesquisada.. Quanta as demandas da comunidade levantadas - insero no mercado de trabalho, qualificao profissional, insero no programa de Programa Bolsa Famlia, habitao, saneamento bsico, acompanhamento de desenvolvimento familiar - para o Sistema nico de Assistncia Social, constatou-se que elas existem e necessitam de resposta condizente do Estado.Estas demandas no esto ainda incorporadas nas pautas polticas indiginista do Estado. As instituies governamentais de assistncia aos indgenas esto ainda voltadas para os ndios nas reas rurais e ignoram as reivindicaes dos ndios na cidade. www.ts.ucr.ac.cr 83

As demandas suscitadas, na pesquisa, aliada ao expressivo nmero de indgenas que tem deixado suas terras para vir em busca de melhores condies de vida na cidade, a merc da sorte dos impactos sociais e culturais, que passam a correr o risco de perder seu legado cultural, nos levaram a questionar as diretrizes de implantao de um CRAS destinado ao atendimento ao indgena somente na reserva - visto que a cidade de Manaus demonstra uma especificidade regional, relevante nmero de indgenas, demandatria de atendimentos assistenciais que reconhea a sua formao histrica e aspectos culturais.

REFERNCIAS
ALVAREZ , Gabriel O. O ritual da tocandira entre os Sater-Maw: aspectos simblicos do waumat. Srie Antropologia , 369. Braslia, 2005. Disponvel no site __________, Poltica Sater-Maw: do movimento social poltica local. Revista de Estudos e Pesquisas, FUNAI, Braslia, v.1, n.2, p.9-44, dez. 2004. BASTOS, Jacqueline Narciso; SAGAZ, Mrcia Regina Pereira. A Identidade tnica dos ndios Urbanos na Gde Florianpolis. Disponvel em www.ipol.org.br. Acessado em 24/01/2008. BRASIL, Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Conselho Nacional da Sade. Resoluo 196/;96. Braslia. Disponvel em: www.ufrgs.br/bioetica/res19696.htm. Acessado em 26/04/2007. BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Organizao do texto: Juarez de Oliveira. 4. ed. So Paulo: Saraiva 1990. 168 p. (Srie Legislao Brasileira).

BONI, Valdete & QUARESMA, Slvia Jurema. Aprendendo a entrevistar : como fazer entrevistas em Cincias Sociais. Revista Eletrnica dos Ps-Graduandos em Sociologia Poltica da UFSC, Vol. 2 n 1 (3), janeiro-julho/2005, p. 68-80. Disponvel em:www.emtese.ufsc.br, Acessado em 24/01/2008. BRUSHINI, Cristina. TEORIA CRTICA DA FAMLIA. In: AZEVEDO, M Amlia & GUERRA, Vivian A. (org.). Infncia, Violncia domstica: fronteira do conhecimento. 3 ed. So Paulo: Cortez, 2000. CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. Urbanizao e Trabalhismo . Rio de Janeiro. Ed. Zahar, 1968. CUNHA, Manuela Carneiro da. O futuro da questo indgena no Brasil. In: SILVA , Aracy L. da; GRUPIONE, Luiz Donisete Benzi(org). A temtica indgena na escola: novos subsdios para professores de 1 o e 2o graus. 4a ed. So Paulo: Global; Braslia: MEC; Mari: UNESCO, 2004.

www.ts.ucr.ac.cr

84

GES , Eduardo Neves. A contribuio dos povos indgenas cultura brasilei ra In: SILVA , Aracy L. da; GRUPIONE , Luiz Donisete Benzi(org). A temtica indgena na escola: novos subsdios para professores de 1 o e 2o graus. 4a ed. So Paulo: Global; Braslia: MEC; Mari: UNESCO, 2004.

IAMAMOTO , Marilda Vilela. Servio Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questo social. So Paulo: Cortez, 2007. JACOBI, Pedro. Movimentos Sociais e Poltica Pblica. 2 edio. So Paulo: Cortez, 1993 LOAS Lei Orgnica da Assistncia Social. Braslia / DF. 2004 LARAIA, Roque de Barros. Cultura um conceito Antropolgico. 17 edio. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Editora. 2004. ___________. Nossos contemporneos indgenas . In: SILVA , Aracy L. da; GRUPIONE, Luiz Donisete Benzi(org). A temtica indgena na escola: novos subsdios para professores de 1 o e 2o graus. 4a ed. So Paulo: Global; Braslia: MEC; Mari: UNESCO, 2004. MACIE L, Carlos Alberto. A famlia na Amaznia: desafios para a Assistncia Social. IN: Servio Social e Sociedade. So Paulo. Ed. Cortez. 2002. MAINBOURG, Evelyne Marie Therese; ARAUJO, Maria Ivanilde; ALMEIDA , Iolene Cavalcante. Populaes Indgenas da cidade de Manaus : insero na cidade e legislao com cultura. Disponvel em www.abep.nepo.unicamp.br/docs/anais. Acessado em 24/01/2008. MELATTI, Jlio Cezar. ndios do Brasil. So Paulo. Ed. Hucitec, 1993. MINAYO , Maria Ceclia S. (org.). Pesquisa Social: Teoria, mtodo e criatividade. 22 ed. Petrpolis: Vozes,2003 MONTEIRO, John Manuel. O desafio da historia indgena no Brasil In : SILVA , Aracy L. da; GRUPIONE, Luiz Donisete Benzi(org). A temtica indgena na escola: novos subsdios para professores de 1 o e 2o graus. 4a ed. So Paulo: Global; Braslia: MEC; Mari: UNESCO, 2004. NOB/SUAS. Norma Operacional Bsica / Sistema nico de Assistncia Social. Braslia/DF. Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate a Fome Secretria Nacional de Assistncia Social. 2005.

www.ts.ucr.ac.cr

85

OLIVEIRA, Joo Pacheco. Uma etnologia dos indios misturados: situao colonial, territotializao e fluxos culturais In______, A Viagem da volta: etnicidade, poltica e reelaborao cultural no Nordeste indgena. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 1999. ___________. Muita terra para pouco ndio? Uma introduo (crtica) ao indigenismo e atualizao do preconceito. Disponvel em ww.br.geocities.com/esp_cultural_indigena/texto2.htm. Acessado em 24/01/2008. 86OLIVEIRA, Rosilda Pinto de. Os Assistentes Sociais frente aos atuais expresses da questo social. Artigo apresentado na Conferncia Internacional: educao, globalizao e cidadania, novas perspectivas da sociologia da educao. PEIXOTO, Shirley Cintra Portela de S; ALBUQUERQUE ,Carlossandro Carvalho de. Turismo tnico Indgena - Meio De Sustentabilidade Para Os ndios Urbanos Da Cidade De Manaus.Disponvel: Revista Eletrnica Abor - Publicao da Escola Superior de Artes e Turismo Manaus - Edio 03/2007 PEREIRA, Potyara A. P. Mudanas estruturais, poltica social e papel da famlia: crtica ao pluralismo de bem-estar. In: SALES Mione A. & Matos, Maurlio & Leal, M Cristina (Org.). Poltica Social, Famlia e Juventude,, uma questo de direitos So Paulo. Cortez, 2004. SAHLINS, Marshal. O Pessimismo Sentimental e a Experincia Etnogrfica: Por que a cultural no um objeto em via de extino (Parte I e Parte II). Mana 3/1. 1997. SANTOS, Elciclei Farias dos. Contando histrias de professores Satere-Mawe: Um estudo a partir de experincias docentes em reas indgenas. 2005, Dissertao (Mestrado em Educao) Curso de Ps Graduao em Educao, Universidade Federal do Amazonas, Manaus. SIMES , Carlos. Curso de direito do Servio Social. 2a Ed. So Paulo: Cortez, 2008. SPOSAT I, Aldaza de Oliveira (org.), BONETTI, Dilsea Adeodata; YASBEK, Maria Carmelita FALCO, Maria do Carmo B. Carvalho. Poltica Social e o Assistencial: a reconstruo do significado; Servio Social e o Assistencial: a colocao histrica da questo. 8 Ed. So Paulo: Cortez, 2003.
VAZ FILHO, Florncio Almeida. Identidade Indgena no Brasil hoje. Disponvel em http://agenciacartamaior.uol.com.br/templates/colunaMostrar. Acessado em 19 de maio de 2008.

VIEIRA, Jos Maria Trajano. DO BUGRE AO MENDIGO: o processo de dupla excluso dos Guarani e Kaiow urbanizados no Mato Grosso do Sul (MS) Brasil.2007. Anais do II Seminrio Nacional de Movimentos Sociais, participao e democracia. . WANDERLEY, Luiz Eduardo. A questo social no contexto da globalizao: o caso latino-americano e caribenho. In: Belfore. Wanderley, Mariangela: BCUS, Lcia.

www.ts.ucr.ac.cr

86

YAZBEK, Maria Carmelita (orgs). Desigualdade e questo social. 2 ed. rev. e ampliada. So Paulo. EDUC.2004

www.ts.ucr.ac.cr

87

Potrebbero piacerti anche