Sei sulla pagina 1di 3

01/12/13

Embriologia do sistema genital

EMBRIOLOGIA DO SISTEMA GENITAL


(MORAES, I.A.) IMPORTNCIA importante o estudo da embriologia para melhor conhecer a fisiologia e as patologias que podem acometer as gnadas e estruturas genitais tubulares dos animais. O sistema genital de acordo com a origem embrionria pode ser dividido em 3 partes: A RGOS SEXUAIS PRIMRIOS Ovrios e Testculos =>derivam da crista genital B SISTEMA GENITAL TUBULAR Tubas uterinas, tero, crvix, vagina anterior nas fmeas (derivados dos ductos paramesonfricos) Ductos eferentes, deferentes e seminferos nos machos ( derivados dos ductos mesonfricos) C GENITLIA EXTERNA ( derivados do seio urogenital, pregas urogenitais e tubrculo genital) Vulva, vestbulo, vagina posterior, glndulas vestibulares maiores ( Bartholin) e clitris nas fmeas. Pnis e bolsa escrotal nos machos. DETERMINAO SEXUAL e DIFERENCIAO SEXUAL O sexo genotpico do animal determinado na fecundao por um espermatozide X ou Y, entretanto, o sexo gonadal ser estabelecido mais tarde. Assim os embries, por um perodo de mais ou menos 35 dias nos machos e mais menos 45 dias na fmea apresentam uma estrutura gonadal indiferenciada. A diferenciao inicia-se no bovino quando o embrio mede entre 2,5 e 3,0 cm e no suno entre 2,0 e 2,5 cm. Um gen organizador testicular (TDF), localizado no brao curto do cromossoma o responsvel pela diferenciao gonadal. No momento em que as clulas primordiais indiferenciadas originrias do saco vitelino prximo alantoide, migram sobre o mesentrio do intestino posterior para a crista genital do embrio, este TDF ir orientar no povoamento das clulas na formao de uma gnada tpica de macho. A ausncia do TDF faz com que o"sexo natural" ou feminino se estabelea. Segundo Gropp e Ohno (1966) existem cordes corticais na fmea e cordes medulares nos machos que originam as clulas intersticiais e estruturas tubulares. As gnadas indiferenciadas tem crtex e medula. Se macho => cordes sexuais primrios invadem a medula formando as espermatognias primordiais e a crtex regride desenvolvem e a Se Fmea=> cordes sexuais secundrios da crtex se medula regride As clulas que migram so as clulas germinativas primordiais, clulas mesenquimais e clulas germinativas epiteliais. Estas daro origem a novos tipos celulares no macho ou na fmea.

www.uff.br/fisiovet/Conteudos/embriologia.htm

1/3

01/12/13

Embriologia do sistema genital

Clulas germinativas primordiais clulas mesenquimais clulas germinativas epiteliais GNADA FETAL EQINA

Nos machos Espermatognia Leydig Tbulo seminfero e Sertoli

Nas fmeas ovognia Teca e estroma Folculos I

Os ovrios e testculos sofrem considervel aumento entre o 3 e 9 ms de gestao devido a hiperplasia e hipertrofia das clulas intersticiais. O crescimento inicia-se entre o 80 e 100 dia e atinge o mximo aos 250 dias de gestao, quando so maiores que o da prpria me. Ao redor dos 300 dias as clulas intersticiais iniciam um processo de degenerao e regridem de tamanho. O mecanismo de estimulao das clulas intersticiais no bem conhecido DIFERENCIAO DAS ESTRUTURAS TUBULARES ESTRUTURA EMBRIONRIA Hormnio Responsvel Estrutura formada no MACHO Estrutura formada na FMEA

TBULOS Testosterona MESONFRICOS DUCTOS MESONFRICOS Testosterona

Ducto eferente Epiddimo Ducto deferente Glndula vesicular

-------

---DUCTOS PARAMESONFRICOS

---------DHT Uretra plvica, Prstata e bulbouretral Pnis Bolsa escrotal

Tuba uterina Utero Vagina cranial Vagina caudal

SEIO UROGENITAL

TUBERCULO GENITAL PREGA UROGENITAL

DHT

Clitris Lbios vulvares

A testosterona do testculo embrionrio promove a maturao do ducto mesonfrico (ducto de Wolff) e o hormnio AMH, (hormnio Anti-Mulleriano glicoproteina originria da clula de Sertoli) promove a involuo do ducto paramesonfrico (Ducto de Muller) Na ausncia de AMH e da testosterona os ductos de Wolff regridem espontaneamente e os ductos de Muller continuam a desenvolver e diferenciar. A testosterona tambm programa o hipotlamo/adenohipfise para secretar gonadotrofina de forma tnica ( No cclica). A DHT (dihidrotestosterona), metablito potente da testosterona, o estmulo para a masculinizao da genitlia externa. O ltimo evento a se completar a descida do testculo para a bolsa escrotal. A descida guiada e causada pela contrao de um cordo fibromuscular, o gubernaculum testis , conectando o testculo parede escrotal. O testculo inicialmente caudal ao rim, migra atravs do abdome, passa atravs do canal inguinal e move-se subcutaneamente ( no co lateralmente ao pnis) at o escroto.
www.uff.br/fisiovet/Conteudos/embriologia.htm 2/3

01/12/13

Embriologia do sistema genital

DESCENO TESTICULAR O testculo inicialmente intra-abdominal e o seu polo caudal est conectado ao gubernculo (espessamento mesenquimal) que conecta-se a uma expanso existente entre os msculos oblquos interno e externo onde se abrir o futuro canal inguinal e atinge a bolsa escrotal. Em seguida o gubernculo degenera e o testculo ganha mobilidade na bolsa. De acordo com WENSING (1978) a passagem do testculo atravs do canal inguinal ocorre em ces de 8 a 10 dias antes do nascimento. De acordo com GIER e MARION (1969), desce entre 100 e 110 dias nos sunos e nos bovinos e eqinos desce no ultimo ms de gestao.

www.uff.br/fisiovet/Conteudos/embriologia.htm

3/3

Potrebbero piacerti anche