Sei sulla pagina 1di 3

DESCRIO

Reservatrios cilndricos para gua, executados em concreto armado utilizando-se formas trepantes, dimensionados conforme projeto hidrulico especfico da obra. Reservatrios inferior de 5 a 20 m3 destinados ao recebimento de gua da rede pblica ou poo. Reservatrio superior de 10 a 40 m3, destinado a reserva de gua de consumo e combate a incndio, proveniente do reservatrio inferior, recalcada atravs do conjunto motorbomba, ou proveniente da rede pblica ou poo. Casa de mquinas localizada abaixo do reservatrio inferior, destinada instalao dos conjuntos motor-bomba. Fundao e bases.

Acessrios
Chaves de bia de mximo e mnimo, localizadas respectivamente nos reservatrios superior e inferior para comando automtico do conjunto motor-bomba. Duas ou mais eletrobombas, instaladas de acordo com o projeto. Boca de inspeo no teto e no costado (quando houver) dimetro mnimo de 600 mm Escadas de acesso internas e externas. Plataformas de acesso ao reservatrio inferior ao lado da escada. Guarda-corpo da escada externa. Guarda-corpo de proteo no teto. Fixador de luz de sinalizao no teto, fixador de pra raio no teto e indicadores de nvel. Acessrios hidrulicos (braadeiras e fixadores da tubulao), conexes hidrulicas, isoladores de cabeamento do pra-raios fixados no costado. Impermeabilizao.

Prottipo comercial
Reservatrios: -- Buzolin -- Cico

APLICAO

Em obras destinadas a escolas novas ou ampliaes, a ser utilizado em casos de impossibilidade de uso de reservatrios com anis pr-moldados, por problemas de acesso.

EXECUO

Recomendaes gerais
Estrutura - Toda a estrutura do reservatrio ser em concreto armado utilizando para a moldagem o sistema de formas trepantes. O sistema emprega dois conjuntos de formas metlicas (externa e interna), travadas entre si, de forma a garantir a estanqueidade e a tolerncia de 5 mm na espessura da parede de concreto. O primeiro conjunto montado sobre o bloco de fundao de modo a garantir o correto posicionamento das armaduras de arranque e do anel e a estanqueidade. Feita a concretagem desse primeiro anel, inicia-se o processo de cura e aps montada a armadura do 2 anel, faz-se a preparao do concreto procedendo-se o apicoamento e limpeza. Procede-se ento, a montagem do 2 conjunto de formas metlicas, apoiadas, niveladas e ajustadas sobre o 1 conjunto. Aps o concreto do 1 anel, atingir a resistncia especificada em projeto para essa etapa, procede-se a desmontagem e limpeza da sua forma, que ser montada sobre o 2 conjunto, dando-se seqncia ao processo de execuo. Fundao e bases a serem executadas de acordo com o projeto especfico.

Obedecer rigorosamente o projeto de estrutura do reservatrio, o de seus elementos constituintes e as normas da ABNT, particularmente aquelas citadas neste documento. Dever ser utilizado concreto da classe C25 ou superior, atendido o disposto na NBR 6118 quanto durabilidade da estrutura. Para a armadura deve ser obedecido o disposto na Ficha S4-01. Os encarregados de produo e de controle de qualidade no desempenho de suas funes devero atender s Normas pertinentes e dispor, pelo menos das especificaes e procedimentos seguintes: -- a) formas: montagem, desmontagem, limpeza e cuidados; -- b) armadura: dimetro dos pinos para dobramento das barras, manuseio, transporte, armazenamento, estado superficial, limpeza e cuidados; -- c) concreto: dosagem, amassamento, consistncia, descarga da betoneira, transporte, lanamento adensamento e cura. A construtora dever fornecer um dossi tcnico da execuo do reservatrio onde deve constar no mnimo: -- As especificaes e procedimentos a), b) e c), relacionados no item anterior; -- Data de incio e trmino da execuo do reservatrio; -- Lista de sub-contratados; -- Histrico da execuo do reservatrio; -- Descrio das eventuais patologias ocorridas e os procedimentos das correes; -- Relatrios dos ensaios de corpos de prova do concreto utilizado, aos 7 dias, 14 dias e 28 dias de idade; -- Os documentos tcnicos relacionados nesta ficha, a saber: desenhos; memoriais de clculo. As aberturas para portas, janelas e outras podero ser feitas na obra da seguinte forma: -- Fazer o corte com 3 cm alm da abertura necessria, utilizando serra diamantada, furadeira eltrica, ou similares, sem impacto. vedado o uso de marteletes, rompedores ar comprimido, marretas e equipamentos de impacto em geral; -- Recompor em todo o permetro com argamassa polimtrica, de forma a satisfazer as dimenses das peas a serem fixadas; -- Aps cura da argamassa instalar os batentes, esquadrias ou outros. Furos para tubulaes nas reas molhadas devem ser feitos com serra-copo e as tubulaes vedadas com juntas elastomricas ou plsticas. Os furos de sada ou entrada de tubulaes devem ser feitos com serra-copo nas reas secas das paredes. Executar a impermeabilizao interna conforme a Ficha S10-02 e detalhes de projeto. Executar a impermeabilizao da laje de cobertura conforme a Ficha S10-09 e detalhes de projeto. Fixaes de escadas, guarda-corpos e outros devem ser feitacom buchas de fixao em concreto tipo expanso, no de impacto, de modo a no vazar as paredes do reservatrio, conforme fichas de componentes EM-05, EM-06 e PF-19.

Servios

Etapa Reservatrios

H7.05
Reservatrio em concreto armado executado com formas trepantes

Elaborao Data 21/12/05 Pgina

1/3

Recomendaes para projeto


Devem ser obedecidas as prescries das normas pertinentes, em sua ltima edio. Aes a considerar: Atendido o disposto nas normas NBR 6118 e NBR 6120, so apresentados a seguir os carregamentos a serem considerados no projeto de estruturas de reservatrios: -- Peso prprio;

Ateno

Preserve a escala Quando for imprimir, use folhas A4 e desabilite a funo Fit to paper Respeite o Meio Ambiente. Imprima somente o necessrio

Servios

Etapa Reservatrios

-- Impermeabilizao; -- Cargas variveis: 300 kgf/m2 (3 kN/m2) para reas de operao; 50 kgf/m2 (0,5 kN/m2) para laje da cobertura; gua; -- Vento, conforme NBR 6123; -- Efeitos de variaes volumtricas, ou seja, retrao, fluncia e variao de temperatura; -- Cargas de equipamentos, tais como: motores, bombas, tubulaes e outros.

Ficha Ficha Ficha Ficha

S4.03 S10.02 S10.09 H7

Concreto dosado em central Argamassa polimrica Pintura betuminosa Reservatrios

Catlogo de Componentes
Ficha EM.05 Escada de Marinheiro Ficha EM.06 Escada de marinheiro com guarda-corpo Ficha PF-19 Porta de ferro para reservatrio

H7.05
Reservatrio em concreto armado executado com formas trepantes

Documentos tcnicos
Conforme estabelece a NBR 6118 o produto final do projeto estrutural constitudo por desenhos, especificaes e critrios de projeto. A construtora dever fornecer as seguintes documentos tcnicos: -- Desenhos, onde devem constar , alm das formas e armaes, pelo menos as seguintes informaes: a) o tipo de concreto conforme NBR 8953; b) a resistncia caracterstica do concreto nas etapas de execuo; c) o mdulo de elasticidade nas etapas prescritas na NBR 6118; d) os tipos de ao conforme NBR 7480, NBR 7482 e NBR 7483; e) especificaes das soldas e dos eletrodos a serem utilizados, quando for o caso; f) cobrimentos das armaduras e dos insertos em todas as faces dos elementos da estrutura; g) as tolerncias ou respectivos ajustes dimensionais dos elementos; h) modo de desforma, manuseio e montagem das formas; i) detalhes dos cortes a serem executados para aberturas, fixao de elementos e furos nos componentes da estrutura; j) contraventamentos e estaiamentos provisrios, se necessrios. Memoriais de clculo contendo os critrios de projeto, processamentos e dimensionamentos. Dossi tcnico, conforme estabelecido nas Recomendaes Gerais.

RECEBIMENTO

Elaborao Data 21/12/05 Pgina

2/3

Materiais
O concreto deve obedecer, quanto aos seus constituintes a norma NBR 12.654 Controle tecnolgico de materiais componentes do concreto e quanto sua produo e controle a norma NBR 12.655 Concreto Preparo, Controle e Recebimento. O ao deve obedecer os requisitos das normas NBR-7480, NBR-7481, NBR-7482 e NBR-7483. O concreto e o ao devem obedecer as prescries da NBR 6118 quanto sua resistncia mecnica e demais propriedades fsicas e a NBR 14931 quanto execuo. A critrio da fiscalizao, podero ser exigidos certificados dos materiais utilizados.

Acabamento
Ateno
Preserve a escala Quando for imprimir, use folhas A4 e desabilite a funo Fit to paper Respeite o Meio Ambiente. Imprima somente o necessrio

Devem ser eliminadas as rebarbas e partes soltas eventualmente existentes. Devem ser limpas e, eventualmente, lixadas as partes da estrutura externa do reservatrio com diferenas sensveis de colorao.

O controle de qualidade e inspeo deve obedecer as determinaes da NBR-6118 e NBR 14931. A fiscalizao deve receber os servios nas suas vrias etapas executivas, ou seja: -- Projeto; -- Execuo; -- Acabamento. A verificao dos servios de cada etapa deve ser feita a partir dos respectivos itens desta especificao e em especial: -- Aferir as especificaes e procedimentos escritos em mos dos encarregados de execuo conforme listado de a) a c) nas Recomendaes Gerais desta especificao; -- Aferir se os desenhos do projeto apresentam as informaes de a) a j) listadas no item Projeto - Documentos Tcnicos, desta especificao; -- Aferir a Ficha de histrico da estrutura do reservatrio; -- Aferir a posio correta dos insertos e sua ancoragem no concreto; -- Aferir a posio correta dos arranques; -- Aferir as especificaes de todos os materiais constituintes do concreto; -- Aferir as especificaes do ao e a comprovao da procedncia; -- Aferir as especificaes de todos os demais constituintes listados em projeto, tais como, insertos; -- Acompanhar e verificar os resultados dos ensaios dos corpos de prova. Nas inspees, durante todo o processo de execuo da obra, verificar: -- Tolerncias dimensionais das etapas da construo; -- Fissuras ou trincas, que se existirem devero ter sua origem determinada e o tratamento e recuperao definido pelo projetista estrutural, consultor especializado ou pela fiscalizao; -- Alinhamentos, horizontalidade e prumo das estruturas; -- Deformaes dos elementos da estrutura; -- Verificao de falhas ou defeitos de lanamento e adensamento; -- Verificao da aparncia quanto a limpeza e aos cantos quebrados, lascas, cor, textura em comparao com as amostras fornecidas quando for o caso. Verificar a entrega da pasta do dossi tcnico, da memria de clculo, dos desenhos e certificados dos materiais empregados (esta ltima a critrio da fiscalizao). Verificar a obedincia aos critrios de aberturas para portas e janelas e tubulaes e fixao de componentes, conforme estabelecido nas Recomendaes Gerais e observando ausncia de fissuras, trincas, bolhas e bicheiras. Dever ser feito teste hidrosttico do reservatrio, mantendo-o cheio por pelo menos 24 horas.

FICHAS DE REFERNCIA
Catlogo de Servios
Ficha S4.01 Armadura

As no conformidades devem ser registradas por escrito onde constem, claramente indicados, a identificao da parte da estrutura, sua data de execuo ou de ocorrncia, tipo de ao e de concreto utilizado, devendo a estrutura ser inspecionada, atravs de inspetores do prprio construtor, da fiscalizao do proprietrio ou de organizaes especializadas. Dever ser fornecido pelo construtor a Anotao da Responsabilidade Tcnica - ART, correspondente aos servios executados.

SERVIOS
03.01 03.01.030

FRMA FRMA METLICA TREPANTE PARA RESERVATRIO - INCLUSIVE COMPLEMENTOS ARMADURA AO CA 50 FYK=500 MPA AO CA 60 FYK=600 MPA CONCRETO CONCRETO DOSADO, BOMBEADO E LANADO FCK=25 MPA CONCRETO DOSADO, BOMBEADO E LANADO FCK=30 MPA

03.02 03.02.002 03.02.003 03.03 03.03.026 03.03.030

SERVIOS INCLUDOS NO PREO

03.01.030 Fornecimento, execuo, instalao da frma, adaptaes e desforma. 03.02.002 03.02.003 Fornecimento, dobramento e colocao de armaduras ou telas de qualquer bitola e comprimento, arame recozido para amarraes, espaadores e perdas, inclusive decorrentes de desbitolamento e pontas. 03.03.026 03.03.030 Fornecimento do concreto dosado, transporte, bombeamento (quando necessrio) lanamento, adensamento e cura do concreto. Obs.: Fundaes, acessrios e complementos devero ser pagos em outros servios.

CRITRIOS DE MEDIO

03.01.030 m - pela rea correspondente ao permetro externo real executada. 03.02.002 03.02.003 kg - pelo levantamento das diversas bitolas ou telas nos seus pesos nominais, nas plantas de armadura. As perdas no devem ser includas. Consideram-se armaduras de infra-estrutura as utilizadas at o respaldo superior da viga baldrame. 03.03.026 03.03.030 m - pelos volumes calculados nos projetos das frmas. Os volumes das interseces dos diversos elementos estruturais devem ser computados uma s vez. Considera-se concreto da infra-estrutura o utilizado at o respaldo superior da viga baldrame.

NORMAS

NBR 5732 Cimento Portland comum Especificao . NBR 5733 Cimento Portland de alta resistncia inicial Especificao .

NBR 5735 Cimento Portland de alto-forno Especificao . NBR 5736 Cimento Portland pozolnico Especificao. NBR 5737 Cimento Portland resistente a sulfatos Especificao. NBR 5738 Moldagem e cura de corpos-de-prova cilndricos ou prismticos de concreto Procedimento. NBR 5739 - Concreto Ensaio de compresso de corposde-prova cilndricos Mtodo de ensaio. NBR 6004 Arames de ao - Ensaio de dobramento alternado Mtodo de ensaio. NBR 6118 - Projeto de estruturas de concreto. NBR 6120 Cargas para o clculo de estruturas de edificaes Procedimento . NBR 6122 Projeto e execuo de fundaes Procedimento . NBR 6123 Foras devidas ao vento em edificaes Procedimento . NBR 6153 Produto metlico - Ensaio de dobramento semi-guiado Mtodo de ensaio. NBR 6349 Fios, barras e cordoalhas de ao para armaduras de protenso Ensaio de trao Mtodo de ensaio. NBR 7222 Argamassa e concreto - Determinao da resistncia trao por compresso diametral de corpos-deprova cilndricos Mtodo de ensaio. NBR 7477 Determinao do coeficiente de conformao superficial de barras e fios de ao destinados a armaduras de concreto armado - Mtodo de ensaio. NBR 7480 Barras e fios de ao destinados a armaduras para concreto armado Especificao. NBR 7481 Tela de ao soldada Armadura para concreto Especificao . NBR 7680 Extrao, preparo, ensaio e anlise de testemunhos de estruturas de concreto Procedimento. NBR 8522 Concreto - Determinao do mdulo de deformao esttica e diagrama tenso-deformao Mtodo de ensaio. NBR 8548 Barras de ao destinadas a armaduras para concreto armado com emenda mecnica ou por solda Determinao da resistncia trao Mtodo de ensaio. NBR 8681 Aes e segurana nas estruturas - Procedimento. NBR 8953 - Concreto para fins estruturais - Classificao por grupos de resistncia Classificao . NBR 8965 Barras de ao CA 42S com caractersticas de soldabilidade destinadas a armaduras para concreto armado Especificao . NBR 11578 Cimento Portland composto Especificao . NBR 11919 Verificao de emendas metlicas de barras de concreto armado Mtodo de ensaio. NBR 12142 Concreto Determinao da resistncia trao na flexo em corpos-de-prova prismticos Mtodo de ensaio. NBR 12654 Controle tecnolgico de materiais componentes do concreto Procedimento . NBR 12655 Concreto - Preparo, controle e recebimento Procedimento. NBR 12989 Cimento Portland branco Especificao. NBR 13116 Cimento Portland de baixo calor de hidratao - Especificao . NBR 14931 Execuo de estruturas de concreto Procedimento. NBR ISO 6892 Materiais metlicos Ensaio de trao temperatura ambiente. NBR NM 67 Concreto Determinao da consistncia pelo abatimento do tronco de cone

Servios

Etapa Reservatrios

H7.05
Reservatrio em concreto armado executado com formas trepantes

Elaborao Data 21/12/05 Pgina

3/3

Ateno

Preserve a escala Quando for imprimir, use folhas A4 e desabilite a funo Fit to paper Respeite o Meio Ambiente. Imprima somente o necessrio

Potrebbero piacerti anche