Sei sulla pagina 1di 2

A Banda Desenhada

Gnero Misto: Imagem + Texto nascido oficialmente no final do sc. XIX, mas com razes nas pinturas primitivas, vasos gregos, baixos relevos romanos, iluminuras dos textos medievais...

Alguns consideram o suo Rodolphe Topffer o pai da coment"rio da imagem.

!, com o primeiro "lbum de

#ist$rias no interior de %uadradin#os e a utiliza&o de texto em legenda como

'utros ac#am %ue o americano Richard Felton Outacault %ue o pai da por%ue foi o primeiro a usar um bal&o na srie ()ello* +id,.

-oi o criador da srie T#e )ello* .id e considerado o inventor da tira em %uadrin#os moderna.

!e

%ual%uer

modo

considera/se

internacionalmente

0123

como

ano

de

aparecimento da !. 4m 5ortugal, Rafael Bordalo Pinheiro considerado como um dos precursores do gnero, se bem %ue as suas caricaturas e desen#os tivessem ob6ectivos mais polticos e sociais.
precursor do cartaz artstico em 5ortugal, desen#ador, aguarelista, ilustrador, decorador, caricaturista poltico e social, 6ornalista, ceramista e professor. ' seu nome est" intimamente ligado 7 caricatura portuguesa, 7 %ual deu um grande impulso, imprimindo/ l#e um estilo pr$prio %ue a levou a uma visibilidade nunca antes atingida. 8 o autor da representa&o popular do 9 5ovin#o, %ue se veio a tornar num smbolo do povo portugu:s.

A banda desen#ada uma narrativa por imagem %ue normalmente vem sempre com um texto.

A estrutura da banda desen#ada;

<in#eta; cada um dos %uadradin#os %ue formam a tira= Tira; srie de vin#etas organizadas na mesma lin#a #orizontal= 5ranc#a; uma p"gina de banda desen#ada.

' texto %ue aparece normalmente na forma de legendas, cartuc#os e texto escrito dentro de bal>es.

?egenda; um texto do narrador %ue, situando/se dentro da vin#eta, fornece informa>es auxiliares de espao e de tempo= @artuc#o; um texto, contido numa moldura geralmente rectangular, intercalada entre as vin#etas, ou apenso a elas, %ue a6uda 7 compreens&o da narrativa= al&o; um espao na vin#eta, destacado, com o bico apontado ao emissor, %ue contm as falas ou pensamentos das personagens.

5ode/se encontrar v"rios tipos de bal>es; al&o fala de al&o de al&o de al&o de al&o al&o al&o pensament fala em vozfala em vozexclamativo interrogativ musical o muito alta muito baixa o

Aa ! pode ocorrer, ainda;

A cor, %ue transmite o estado de esprito das personagens= 's signos cinticos, %ue ilustram movimentos= As onomatopeias, %ue reproduzem sons= As met"foras visuais, %ue representam ideias= 's diferentes corpos de letra mais ou menos grossos, %ue indicam o tom de voz ou um som mais ou menos intenso.

Potrebbero piacerti anche