Sei sulla pagina 1di 16

Caderno Discente do Instituto Superior de Educao Ano 2, n.

2 Aparecida de Goinia 2008

O DOMNIO DA ESTILSTICA: NUM CONVITE A PESQUISAS E CRIAES AUTNOMAS Maria Cludia Martins Parente1
Resumo: Este trabalho analisa e discute o porqu da ocorrncia, da omisso da tradio de pesquisas estilsticas, tanto no campo da crtica estilstica literria, quanto no mbito da Cincia da Expresso. priori, so apresentados conceitos e referncias indispensveis acerca da Estilstica e seus objetos, tendo como subsdios Monteiro (2005), Cmara Jnior (1997), Guiraud (1970), entre outros. Em seguida, com base na pesquisa de campo realizada com duas professoras de Lngua Portuguesa, uma da segunda fase do ensino fundamental e outra do ensino mdio de uma Escola da Rede Estadual de Educao, so discutidas as questes pelas quais a Cincia da Expresso no de domnio e nem de acesso aos discentes. Por fim, sugere-se alguns caminhos que podem ser traados com o objetivo de solucionar as situaes apresentadas, na busca da Cincia Estilstica como uma fonte insubstituvel de recursos lingusticos que ornamentam e enriquecem dessemelhantes gneros textuais, a fim de, em determinadas circunstncias, alforriar escritores e criadores textuais dos grilhes da gramtica normativa. Palavras-chave: Domnio da Estilstica. Estilo. Funcionalidade. Criao autnoma.

INTRODUO
O estilo - de stilus, puno ou estilete que servia para escrever em tabuinhas, antes da poca do papel e da pena de ganso a maneira de escrever, a utilizao pelo escritor dos meios de expresso para fins literrios, distinguindo-se, portanto, da gramtica, que define o sentido e a correo das formas. Guiraud

O presente artigo visa adentrar no campo da Estilstica filologicamente, priori, no intuito de explorar as origens da Cincia Estilstica e, tambm apresentar suas dimenses: Estilstica Fnica, Estilstica Lxico Semntica e Estilstica Sinttica. No decorrer deste trabalho, sero expostas, ainda, noes indispensveis de estilo e estilema e, finalmente, abordar-se- algumas figuras de linguagem, explorando criticamente o estilo de poca, gnero e a feio tpica de alguns autores. Para tanto, leva-se em conta as definies sobre as figuras encontradas na obra Literatura, Produo e Gramtica, de Leila Sarmento, as dimenses da Estilstica com Mattoso Cmara, noes de didtica citadas em Didtica Geral, ainda noes de estilo, estilstica e retrica, em A Estilstica de Pierre Guiraud e, principalmente, a anlise de alguns trechos de Machado de Assis e Vincius de Moraes, que fundamentalizam uma discusso a

Artigo apresentado ao Instituto Superior de Educao, da Faculdade Alfredo Nasser, como requisito parcial para concluso do curso de Letras, sob a orientao da Prof. Ms. Luciane Silva de S. Carneiro.

89

Caderno Discente do Instituto Superior de Educao Ano 2, n. 2 Aparecida de Goinia 2008

cerca do resultado obtido na pesquisa de campo realizada com duas professoras de Lngua Portuguesa, do ensino fundamental II e Ensino Mdio, de uma escola da rede Estadual. Ento, a partir desses resultados, a anlise de fragmentos da letra da Msica Ftima do compositor Dinho, da banda Capital Inicial, com a inteno de despertar novos pesquisadores no mbito da Estilstica, que sugere caminhos que possam solucionar situaes que impedem tais pesquisas a fim de proporcionar o uso, a funcionalidade, a criao e, sobretudo, a intimidade e o domnio destes recursos, na vida escolar quotidiana.

ESTILSTICA, ESTILO, RETRICA

Segundo Guiraud (1970), estilstica a disciplina que estuda a expressividade duma lngua e sua capacidade de emocionar mediante o estilo. Esse estilo, por sua vez, o objeto de estudo da retrica antiga. Ele define-se no somente como uma maneira de escrever, mas tambm, como a maneira de escrever prpria de um escritor, de uma escola artstica, de um gnero, de uma poca, de uma cultura. Tem-se ento que: A estilstica [] no mais que o estudo da expresso lingustica; e a palavra estilo, reduzida a sua definio bsica, nada mais que uma maneira de exprimir o pensamento por intermdio da linguagem . (GUIRAUD, 1970, p.11). A retrica dos sculos clssicos , ao mesmo tempo, uma arte da expresso literria e uma norma; instrumento crtico para a apreciao de estilos individuais e da arte de escritores renomados. Todavia, a partir do sculo XVIII, sua concepo tornou-se obsoleta, devido chegada de novas tendncias da arte e da linguagem. Por razo de sua incapacidade de reciclagem, surge a Estilstica em sua dupla forma e torna-se uma retrica moderna, atualizando-se em uma cincia da expresso e tambm uma crtica dos estilos individuais.

O conjunto dos processos do estilo constitua; entre os antigos, objeto de um estudo especial, a retrica, arte da linguagem, tcnica da linguagem considerada como arte e simultaneamente, gramtica da expresso literria e instrumento crtico para a apreciao das obras. Transmitida da Antiguidade Idade Mdia, renovada na poca clssica, constitui uma estilstica que ao mesmo tempo cincia da expresso e cincia da literatura, tal como podia ser entendida na poca. (GUIRAUD, 1970, p.18).

Considerando que a gramtica das lnguas naturais se abre em quatro grandes mdulos (fontica/fonologia, morfologia, sintaxe e semntica) e que as fronteiras entre os mesmos no so absolutas, mas graduais (tanto que possvel falar em morfologia ou morfossintaxe),

90

Caderno Discente do Instituto Superior de Educao Ano 2, n. 2 Aparecida de Goinia 2008

possvel vislumbrar pelo menos trs grandes dimenses da Estilstica, conforme o faz Mattoso Cmara Jnior (1997, p. 110), a saber: a) estilstica fnica ou fono-estilstica, que ressalta a expressividade do material fnico dos vocbulos tanto isolados quanto agrupados em frase. Nesse caso, estudam-se, sobretudo as assonncias voclicas, como no verso E as cantilenas de serenos sons amenos, de Eugnio de Castro; as aliteraes, como nos seguintes versos de Fernando Pessoa: Em horas, ainda louras. Lindas / Clorindas e Belindas, brandas / Brincam nos tempos das Berlindas / As vindas vendo das varandas; e as onomatopeias, como em Caf com po; Caf com po / Caf com po / Caf com po, de Manuel Bandeira, onde a repetio do sintagma caf com po sugere o rudo de uma locomotiva em movimento. Para tanto, o objeto de anlise o material fontico da lngua, sobretudo os jogos entre sons oclusivos versus fricativos, surdos versus sonoros, entre outras oposies possveis. Alm disso, considerando a representao escrita, estilstica fnica interessam tambm os fenmenos da paronmia, homofonia e homografia, a entoao frasal, o ritmo do verso ou da frase e a musicalidade inerente palavra. b) Estilstica lxico-semntica ou lxico-estilstica, que estuda a seleo vocabular e os fenmenos de conotao e polissemia, referentes aos valores afetivos, emotivos, ou socialmente convencionais que se aderem significao das palavras. Assim, entram a a explorao do vocabulrio, o emprego de diminutivos e aumentativos afetivos, o emprego de diminutivos pejorativos ou maliciosos, a explorao da polissemia, da sinonmia e da paronmia, mais a explorao do antagonismo entre determinados campos semnticos. Somem-se ainda a coeso semntica obtida a partir da seleo vocabular, os fenmenos de denotao e conotao, a monossemia ou monossignificao versus a polissemia ou plurissignificao, as figuras de linguagem tais como as comparaes, as metforas e metonmias, as hiprboles e as sinestesias, os neologismos (criao estilstica de novas palavras) e a adequao vocabular. c) Estilstica sinttica, cujo objetivo de anlise a ordem sinttica e os fenmenos a ela inerentes, tais como ruptura da ordem sinttica preferencial dentro de um verso ou de uma frase. Nesse caso, estilstica sinttica interessam as variantes de colocao, suscetveis de causar emoo ou sugestionar o prximo. Alm dessas trs grandes dimenses da Estilstica geral, conforme Monteiro (2005), existem modalidades mais especficas da cincia estilstica, quando aplicada delimitadamente a outros domnios, como, por exemplo, um texto jornalstico, um texto jurdico, um texto cientfico ou a uma campanha de propaganda de um determinado produto. Em cada um desses 91

Caderno Discente do Instituto Superior de Educao Ano 2, n. 2 Aparecida de Goinia 2008

casos, existem procedimentos ou recursos estilsticos mais apropriados e especficos para que sejam obtidos efeitos de expressividade. Na rea de Jornalismo, os grandes jornais como o Globo, a Folha de So Paulo ou O Estado de So Paulo, entre outros, editam manuais de redao e estilo que ditam as diretrizes bsicas e as regras normativas na redao de uma reportagem ou de uma matria especfica, como um editorial, por exemplo. Isso, entretanto, no quer dizer que tais manuais so uma camisa de fora para os jornalistas e colunistas, mas, antes, so balizas que norteiam e, at certo ponto, uniformizam o trabalho de redao jornalstica. Por outro lado, os jornais e as revistas de informao semanal (poca, Veja, Isto etc.) tambm reconhecem as habilidades expressivas de seus grandes colunistas, entre os quais, aqueles que se impem pelo seu estilo, pelo seu poder de argumentao e, sobretudo, de cativar os leitores, como o caso de J Soares, Ziraldo e Arnaldo Jabor, para citar apenas alguns nomes entre outros tantos. Alis, exatamente por serem grandes estilistas da palavra que esses grandes nomes do jornalismo so contratados e ganham uma coluna de destaque. Na rea de Direito, existe uma estilstica jurdica, inclusive como matria de alguns cursos de Direito, que no se reduz aplicao de aforismos jurdicos (palavras, expresses e citaes latinas), mas, antes, procura dotar o profissional de rea de Direito no s da habilidade de uso da linguagem oral bem como do poder da argumentao escrita, para que o mesmo exera com eficcia sua profisso, que depende da fora de expresso e do poder de convencimento por meio do uso da palavra, falada ou escrita. Como se observa, h estilsticas aplicadas e ajustadas s atividades profissionais especficas, mas todas elas intentam obter o mximo de expressividade do material lingustico.

AS GRANDES VERTENTES DA ESTILSTICA

Ao longo do desenvolvimento dos estudos estilsticos, segundo este ou aquele ponto de vista, foram se delineando pelo menos nove grandes vertentes, conforme Monteiro (2005, p.15-41), a saber: a) estilstica retrica; b) estilstica descritiva; c) estilstica idealista; d) estilstica estrutural; e) estilstica gerativa; d) estilstica potica; e) estilstica semitica; f) estilstica estatstica; g) estilstica discursiva. Destas, conceituar-se- as primeiras de forma breve apenas para que se tenha uma noo do que as diferenciam, pois no objetivo do trabalho focar nas vrias estilsticas, mas nas figuras.

92

Caderno Discente do Instituto Superior de Educao Ano 2, n. 2 Aparecida de Goinia 2008

Estilstica retrica Resultante da retomada da retrica clssica, a Estilstica Retrica concentra-se em dois grandes objetivos: 1) utilizar mtodos lingusticos para a anlise do texto literrio; 2) transpor o conceito de funo potica da linguagem para o de funo retrica.

Estilstica descritiva Conforme Monteiro (2005), os objetivos dessa vertente dos estudos de estilstica so: analisar a expresso dos fatos de sensibilidade sobre a linguagem; analisar a ao dos fatos de linguagem sobre a sensibilidade. Esses objetivos seriam aplicveis a alguns domnios, a saber: a) linguagem em sua totalidade, procurando determinar os chamados universais estilst icos; uma determinada lngua, delimitando a estilstica langue.

Estilstica idealista Segundo Monteiro (2005), a estilstica idealista resultado das idias esteticistas de Benedetto Croce (1866-1952). Seu principal postulado a unidade do esprito humano, que seria a fonte de todo o conhecimento. Assim, a partir da premissa de que os traos fundamentais da expresso potica so a totalidade e a universalidade, Croce procurou submeter o conceito de poesia a uma investigao sistemtica.

Estilstica estrutural Consoante Monteiro (2005), a Estilstica Estrutural deve estar baseada em critrios objetivos, suficientes para controlar as possveis inferncias do leitor. Assim, a metodologia de anlise estilstica deve centrar-se nos fatos estilisticamente marcados em oposio a outros fenmenos lingusticos no-marcados em termos de estilo. Isso significa que importante ressaltar a percepo do leitor, posto que sejam exatamente os fatos marcados os que surpreendem o leitor, uma vez que so imprevisveis. Logo, a, so fundamentais as noes de norma e desvio e a de campos estilsticos, proposta por Pierre Guiraud (1954a, b).

Estilstica gerativa De acordo com Monteiro (2005), o estilo resultado de transformaes de estruturas profundas em estruturas de superfcie, que variam segundo as regras transformacionais em operao. Logo, o efeito estilstico resulta de uma forma particular de utilizao do mecanismo transformacional inerente lngua em nvel de realizao superficial. Assim sendo, 93

Caderno Discente do Instituto Superior de Educao Ano 2, n. 2 Aparecida de Goinia 2008

seria possvel uma descrio do estilo a partir de um conjunto finito de regras gerativas de estruturas profundas que, submetidas a transformaes morfossintticas e posteriormente submetidas a filtros semnticos, dariam origem a estruturas de superfcie, que, por sua vez, estariam sujeitas estilizao. Consequentemente, so fundamentais a os conceitos de gramaticalidade e agramaticalidade, aceitabilidade e inaceitabilidade, mesmo porque, no domnio da linguagem potica, ocorrem muitas frases (versos) agramaticais ou inaceitveis nas situaes comunicativas cotidianas, mas perfeitamente aceitveis num determinado contexto literrio, como o caso dos versos iniciais do Hino Nacional Brasileiro: Ouviram do Ipiranga as margens plcidas de um povo herico e brado retumbante, que, a rigor, agramatical e inaceitvel, tomando-se como parmetro os padres gramaticais lgicos da lngua.

Estilstica potica Monteiro (2005) entende a Estilstica potica com base em metodologia de anlise lingustica, procura descrever os nveis estruturais da linguagem potica, que seriam a fonte da literariedade ou expressividade literria. Desse modo, a linguagem potica difere da lngua prosaica pelo carter perceptvel de sua construo. Pode-se perceber seja pelo aspecto acstico, seja pelo aspecto articulatrio, seja pelo aspecto semntico, s vezes, no a construo, mas a combinao de palavras, a sua disposio que perceptvel.

Estilstica semitica A Estilstica semitica procurou transcender os limites da frase ou verso, do texto literrio, para buscar uma anlise da expressividade nos mais variados tipos de mensagens oriundas de quaisquer outros sistemas semiticos (sistemas de signos). Nessa linha de anlise, a Estilstica se aplicaria a quaisquer linguagens, sobretudo s artsticas, enquanto sistemas de signos, tendo em vista dois grandes objetivos: a) a anlise da organizao da obra de arte; b) a anlise da tipologia do discurso literrio.

ESTILEMA OU TRAO ESTILSTICO

De acordo com Pierre Guiraud (1970), Estilema ou Trao Estilstico uma marca pessoal, uma idiossincrasia, no uso da lngua, escrita ou falada. Na arte literria, o reconhecimento dos estilemas ou traos estilsticos fundamental para a avaliao da originalidade de uma obra e tambm para a compreenso do estilo do au94

Caderno Discente do Instituto Superior de Educao Ano 2, n. 2 Aparecida de Goinia 2008

tor no conjunto de sua obra. Esse estilo , portanto, resultado de um conjunto de estilemas ou traos estilsticos.

Estilemas da fala Veja exemplos de traos estilsticos, no uso da linguagem falada, tais como os encontrados no Programa Zorra Total: Bomba de chocolate, pde T paganu Geralmente, no se faz necessrio especificar de quem se fala. Pois esses estilemas so to relevantes, que dispensam identificaes posteriores.

Estilema na escrita No uso da lngua escrita, o estilema est subentendido no modo como os autores criam e utilizam as figuras, tambm no emprego de determinada palavra, na caracterizao de uma personagem, no uso da adjetivao, na metalinguagem, no contedo (particularizante, regionalizante ou universalizante), na criao de neologismos, nas preferncias vocabulares, na ironia e humor e, especialmente, aos desvios poticos, em relao norma padro escrita. Escrever bem e criar estilo no se reduz simplesmente em desrespeito s convenes normativo-gramaticais gratuitamente, mas em saber at onde e como possvel infringi-las. Veja alguns exemplos em Carlos Drummond de Andrade:

JOS
E agora, Jos? A festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu, a noite esfriou, e agora Jos? E agora, voc? Voc que sem nome, que zomba dos outros, voc que faz versos, que ama, protesta? E agora, Jos? Est sem mulher, est sem discurso, est sem carinho, j no pode beber, j no pode fumar, cuspir j no pode, a noite esfriou, o dia no veio, o bonde no veio, o riso no veio, no veio a utopia e tudo acabou e tudo fugiu e tudo mofou, e agora Jos? E agora, Jos? Sua doce palavra, seu instante de febre, sua gula e jejum, sua biblioteca, sua lavra de ouro, seu terno de vidro, sua incoerncia, seu dio e agora? Com a chave na mo quer abrir a porta, no existe porta; quer morrer no mar, mas o mar secou; quer ir para Minas, Minas no h mais. Jos, e agora? Se voc gritasse, se voc gemesse, se voc tocasse a valsa vienense, se voc dormisse, se voc cansasse, se voc morresse... Mas voc no morre, voc duro, Jos! Sozinho no escuro qual bicho-domato, sem teogonia, sem parede nua para se encostar, sem cavalo preto que fuja a galope, voc marcha, Jos! Jos, para onde?

95

Caderno Discente do Instituto Superior de Educao Ano 2, n. 2 Aparecida de Goinia 2008

CIDADEZINHA QUALQUER
Casas entre bananeiras Mulheres entre laranjeiras Pomar amor cantar

O LUTADOR
Lutar com as palavras a luta mais v Entanto lutamos Mal rompe a manh So muitas, eu pouco. Busco persuadi-las. Ser-lhes-ei escravo De rara humildade.

Um homem vai devagar... Um burro vai devagar... Um cachorro vai devagar... Devagar...as janelas olham. Eta vida besta, meu Deus!

Dos poemas supracitados possvel subtrair os seguintes estilemas: a) Metalinguagem e/ou interdiscursividade: Lutar com as palavras / a luta mais v b) Anforas insistentes: Um homem vai devagar / um burro vai devagar / um cachorro vai devagar. c) Humor e ironia: Eta vida besta, meu Deus. d) Verso livre e branco, isto , sem mtrica determinada e sem rimas: em todos os poemas supracitados. Como se observa, no conjunto da obra drummondiana, uma srie de procedimentos estilsticos so recorrentes, ou seja, um conjunto de traos estilsticos se repetem, insistentemente, como as anforas em Jos ou a predominncia da metalinguagem em O Lutador, h procedimentos que tornam a obra de Drummond mpar em relao a outros poetas de sua poca.

FIGURAS DE LINGUAGEM

De acordo com Guiraud (1970), a retrica, ou melhor, o discurso tem na gramtica o ponto de apoio para sustentar a significao e a correo de vrias estruturas gramaticais, no deixando, porm, de dar nfase ao valor esttico ou expressivo, que representa a parte figurativa, sensvel da linguagem, por meio dos diversos recursos estilsticos. Guiraud (1970) concebe, ento, as figuras de linguagem como recursos de expressividade e afetividade lingustica, que registram maneiras de falar ou redigir diferenciadas, com o intuito de dar relevncia por meio de expresses mais vivas, ou ainda de dar ao texto certo grau de literariedade, no que tange valorizao da atribuio esttica da palavra.

96

Caderno Discente do Instituto Superior de Educao Ano 2, n. 2 Aparecida de Goinia 2008

As figuras de linguagem se encontram na divisa entre o estilo de poca (ex.: realismo, renascimento) e o estilo individual. O emprego consciente e o domnio desses poderosos recursos estilsticos possibilitam a singularizao de uma obra. Esses recursos estilsticos salientam a autonomia dos signos lingusticos, ou seja, as palavras ou expresses ganham novos e dessemelhantes significados de acordo com a inteno do autor. As figuras podem ser de palavra (tropos) no campo semntico; de construo concernem-se sintaxe; de dico (metaplasmos), referente articulao dos vocbulos; ou ainda de pensamento, apresenta-se como uma linguagem intencional.

OMISSO DA CRTICA ESTILSTICA E O ENSINO

Conforme Guiraud (1970), durante longo tempo houve uma omisso da crtica estilstica voltada para os estilos individuais, isso se deve predominncia das noes da antiga retrica, que confundia a estilstica com a parte da gramtica que estuda as figuras. Some-se a isso, a esdrjula nomenclatura das figuras de linguagem e a forma inadequada de trabalh-las, que dificultam o acesso do aluno Cincia da Expresso. De acordo com a pesquisa de campo realizada numa Escola da rede Estadual, observase que a estranha nomenclatura das figuras de linguagem assusta quem procura estud-las. Como se no bastasse, ainda so aplicadas a linguagens que os alunos no conhecem; tampouco dominam, na verdade, remotas realidade discente.

Inferncias Conforme Leila Sarmento Prosopopeia ou personificao, ocorre quando h atribuio de caractersticas humanas a seres animados, inanimados ou imaginrios. Hiprbato a figura que expressa a inverso da ordem das palavras numa frase. (2006, p. 65). A exemplo disso, observe a personificao ou prosopopeia, existente no soneto abaixo de Raimundo Correia, poeta parnasiano:
Vises que nalma o cu do exlio incuba, Mortais vises! Fuzila o azul infando... Coleia, basilisco de ouro, ondeando O nger... Bramem lees de fulva juba...

Devido inverso da ordem das palavras e aos lxicos inusitados existentes no poema acima, transforma-se em uma difcil tarefa, extrair e refletir sobre as figuras apresentadas, at

97

Caderno Discente do Instituto Superior de Educao Ano 2, n. 2 Aparecida de Goinia 2008

para professores. Imagine ento para estudantes da segunda fase do ensino fundamental e ensino mdio?! Agora, faamos o mesmo com os fragmentos de Machado de Assis e, posteriormente de Vincius de Moraes, mas desta vez para se encontrar a figura de palavra chamada metfora.

Supondo o esprito humano uma vasta concha, o meu fim, Sr. Soares, ver se posso extrair prolas, que a razo. (Machado de Assis). minha amada / Que olhos os teus / So cais noturnos / Cheios de Adeus. (Vincius de Moraes).

Segundo Sarmento (2006), a metfora se realiza numa transferncia de um termo para outro campo semntico por meio de uma comparao implcita ou subtendida.

DESPERTANDO INTERESSE PARA PESQUISAS: ALGUMAS SUGESTES

Diante desta complicada situao, como os professores podem despertar o interesse de seus alunos para a pesquisa no mbito da Estilstica? Primeiramente, os professores devem abrandar esta questo disponibilizando maior tempo dentre os contedos gerais aplicados para a Estilstica, abordando-a mais vezes. Tambm utilizando construes textuais mais simples e quotidianas, que sejam prximas da realidade discente. Isso de forma ldica, a fim de despertar o interesse dos alunos para pesquisa, tornando-os ntimos desta disciplina. De acordo com Guiraud (1970, p.13), [...] no existe fenmeno lingustico ou literrio que no possa invocar a Estilstica para justificar algumas de suas definies. Formas ldicas de se trabalhar questes ligadas Cincia da Expresso, auxiliam num avivar do sujeito cognicente, em aprender e apreender no s as figuras de linguagem, mas tambm os estilos de poca e do autor.

Situaes agradveis
s a lngua literria que interessa ao estilo, especialmente o seu rendimento expressivo, o colorido, como se dizia, prprio, para convencer o leitor, agrad-lo, manter vivo seu interesse, impressionar-lhe a imaginao mediante formas vivas, pitorescas, elegantes e estticas. (GUIRAUD, 1970, p.17).

98

Caderno Discente do Instituto Superior de Educao Ano 2, n. 2 Aparecida de Goinia 2008

Consoante Claudino Piletti (2003), os alunos geralmente preferem matrias lecionadas em situaes agradveis e associadas a recursos e procedimentos de ensino adequados. Os recursos didticos, os procedimentos de ensino, e as atividades prticas so valiosas fontes de incentivo, pois existe uma mtua relao entre motivao e aprendizagem.

Aula motivadora A exemplo da aplicao de uma aula motivadora: o professor pode tocar a msica Ftima da banda Capital Inicial e, priori, pedir que as alunos prestem ateno na letra, fazendo, simultaneamente, um relaxamento fsico com eles. Esse ato por si s, j descontrai e lhes desperta o interesse de trabalhar com a letra. Logo, o professor retira fragmentos da letra e lhes insere algumas figuras de linguagem, como por exemplo: metfora, zeugma, comparao e elipse, como est proposto no quadro abaixo:

Fragmento: Vocs so vermes pensam que so reis Metfora Metfora Fragmento: No quero ser como vocs Elipse Elipse Comparao Zeugma

Comparao (ou smile) facilmente confundida com a metfora a figura que apresenta, em geral, a conjuno comparativa como. Elipse a omisso de um termo ou orao que facilmente podemos identificar ou subentender no contexto. Ocorre zeugma quando um termo j expresso na frase suprimido, ficando subtendida sua repetio. (SARMENTO, 2006, p. 63).

A partir da interpretao e reflexo sobre a mensagem da msica, o profissional docente, juntamente com os alunos, abstrai o aspecto de denncia social, de crtica falsa moral, teorias marxistas e a tendncia a temas contemporneos. Por conseguinte, ressalta o estilo de poca realista e, portanto, o estilo crtico agressivo do autor.

A estilstica da expresso o estudo do valor estilstico dos meios de expresso; dos matizes afetivos, volitivos, estticos, didticos e outros, que do colorido significao. H valores expressivos que traduzem os sentimentos, os desejos, o carter, o temperamento, a origem social, a situao do indivduo falante; e valores expressivos que representam suas intenes deliberadas, a impresso que ele quer produzir, valores, de grande importncia na expresso literria. (GUIRAUD, 1970, p. 97).

99

Caderno Discente do Instituto Superior de Educao Ano 2, n. 2 Aparecida de Goinia 2008

Brincando com as palavras Outrossim, relevante tratar da Estilstica dentro das poesias infantis, como na poesia de Elias Jos, na qual o autor d contemporaneidade ao poema quando lhe acrescenta uma anlise e junta o buclico com o urbano, fala de amor como desencadeante de grilaes, utiliza muito a aliterao (repetio de fonemas para produzir efeito) e joga com diferentes significados da palavra grilo:

GRILO GRILADO
O grilo Coitado Anda grilado E eu sei O que h. Salta pra aqui, Salta pra ali, Cri-cri pra c, Cri-cri pra l. O grilo Coitado Anda grilado E no quer contar.

No fundo No ilude s reparar Em sua atitude Pra se desconfiar. O grilo Coitado Anda grilado E quer um analista E quer um doutor. Seu grilo, Eu sei: O seu grilo um grilo De amor

Fonte: Fanny Abramovich (1991)

Situao de entretenimento Nesta situao de entretenimento, o mestre tem a possibilidade de introduzir algumas figuras como: prosopopeia, onomatopeia, aliterao, anfora.

Onomatopeia: a reproduo aproximada de sons ou rudos. Anfora: a repetio de uma ou mais palavras no incio de versos ou de oraes. Aliterao a repetio de fonemas iguais ou semelhantes ou palavras prximas, provocando um efeito sonoro sugestivo. (SARMENTO, 2006, p. 267).

Compreende-se que Fanny Abramovich (1991) salienta a existncia de poetas que brincam com as palavras, dum modo gostosssimo de ouvir e ler, lidando com toda ludicidade verbal e at engraada, dotando-lhe uma qualidade esttica, atingindo valores artsticos.

CONSIDERAES FINAIS

Levando-se em conta os argumentos apresentados, observa-se que, diferentemente da gramtica normativa que dita leis e regras para o uso de determinada lngua, a Estilstica 100

Caderno Discente do Instituto Superior de Educao Ano 2, n. 2 Aparecida de Goinia 2008

livre no expressar-se, porquanto sua essncia est no romper limites, fantasiar, permitindo-se brincar com as palavras e expresses, dotando-lhes de musicalidade, tornando-as, algumas vezes, tristes outras engraadas, impetrando-lhes uma esttica e tornando-as uma arte. Bons escritores conhecem e respeitam as normas da lngua, entretanto, em determinadas situaes, se permitem quebr-las, tendo em mente um objetivo claro e plena conscincia dos seus atos. Ora! Se a Cincia da Expresso vida e traz todo um dinamismo s produes textuais orais ou escritas, seria ignorncia deixar reinar tal omisso. Os professores devem atentar para as barreiras que impedem pesquisas e criaes no ramo da Estilstica e se empenharem em encontrar diversas outras formas de estimular essas pesquisas e criaes autnomas, intimizando os alunos acerca da Cincia Estilstica.

STYLISTICS PROFICIENCY: AN INVITATION TO AUTONOMOUS RESEARCHES AND CRIATIONS

Abstract: This article analyses and discusses the reason of ocurrency of the lack of tradition on stilistics researches both in the field of literary stilistic critics and in the realm of the science of expression initially, basic concepts and references on stilistics and its objects are presented, supported by Monteiro (2005), Cmera Jr. (1997), Guiraud (1970) among others. Than, based on a field research done with Portuguese teachers of public elementary school and high school, the various issves that reveal public why the science of expression scapes teachers access and proficiency will be discussed finally alternative ways, able to solve the presented tasks, will be suggested in the track of stilistics as an unestimeted source of linguistic resources that enrich and complexes ompsteen textual genres with the purpose of freeing writers from the chains of normative grammar. Key-words: Proficiency Stilistic. Style. Functionality. Autonomous Creation.

REFERNCIAS

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. 2. ed. So Paulo. Scipione, 1991.

CAMARA JR, J. Mattoso. Contribuies estilstica da Lngua Portuguesa. 24. ed. Rio de Janeiro: Ao Livro Tcnico, 1997.

GUIRAUD, Pierre. A Estilstica. So Paulo: Mestre Jou, 1970.

101

Caderno Discente do Instituto Superior de Educao Ano 2, n. 2 Aparecida de Goinia 2008

MACHADO DE ASSIS, J. M. Memrias pstumas de Brs Cubas. So Paulo: Moderna, 1983.

MONTEIRO, Jos Lemos. A Estilstica: manual de anlises e criao do estilo literrio. Petrpolis: Vozes, 2005. OBRA COLETIVA. Projeto Ararib. So Paulo: Moderna, 2006.

PILETTI, Claudino. Didtica Geral. 23. ed. So Paulo: tica, 2003. PRETO, Dinho O. Letra Ftima. So Paulo: Polygran, 1986.

SARMENTO, Leila L. Portugus: leitura, produo, gramtica. 2. ed. So Paulo: Moderna, 2006.

ANEXOS Pesquisa de campo realizada com duas professoras de Lngua Portuguesa, uma da segunda fase do ensino fundamental e outra do ensino mdio de uma Escola da Rede Estadual de Educao. Aparecida de Goinia, dezembro de 2008. Professoras entrevistadas: A e B.

ENTREVISTA 1) A Cincia Estilstica mediada pelos professores nesta escola? De que forma? A Sim. Metalingustica. B Sim. Contextualizada. 2) Qual o objetivo de se mediar a Estilstica da forma mencionada acima? A O objetivo que os alunos decodifiquem as respectivas metalinguagens. B Os alunos precisam compreender e refletir sobre o uso da matria aplicada. 3) Qual o rendimento dos alunos nesse contexto? A Pouqussimo, pois eles estranham a nomeclatura das figuras. B Muito baixo, devido a dificuldade de compreenso dos contextos em que so aplicados os objetos da Estilstica. 102

Caderno Discente do Instituto Superior de Educao Ano 2, n. 2 Aparecida de Goinia 2008

4) A gramtica aplicada de forma dedutiva ou indutiva? A Dedutiva. B Indutivamente, devido a necessidade de causar nos alunos suas prprias concluses. 5) O rendimento dos alunos na gramtica comparvel ao da Estilstica? A Na gramtica o rendimento melhor, porque eles so acostumados com ela desde o fundamental I. B O rendimento na gramtica bem melhor, pois os contextos de aplicao so atuais. 6) De forma geral, so utilizados mtodos didticos motivadores em sala de aula? A No. Acho isso desnecessrio, prefiro fixar o contedo. B Muito pouco, devido a falta de recursos disponveis.

103

Caderno Discente do Instituto Superior de Educao Ano 2, n. 2 Aparecida de Goinia 2008

104

Potrebbero piacerti anche