Sei sulla pagina 1di 18

A materialidade do gesto de interpretao e o discurso eletrnico

Eni Puccinelli Orlandi1

Introduo O sentido no exato (ORLANDI, 2012a). Em consequncia, importa acrescentar: a anlise de discurso no uma cincia exata. uma cincia da interpretao. H vrios tipos de real, diz Michel Pcheux (1990). E o real com o qual trabalhamos o real da interpretao. Que no se demonstra. Mostra-se. Topa-se com ele: o impossvel de que no seja assim. Esta afirmao nos leva tambm a outras reflexes. Por exemplo, a de que trabalhamos nesta perspectiva, com a materialidade dos sentidos, e a dos gestos de interpretao. Gestos estes que intervm no real dos sentidos, enquanto atos simblicos com sua materialidade. Procurarei tratar rapidamente de alguns destes aspectos, antes de falar mais diretamente sobre o assunto que nos ocupa neste texto: a materialidade do gesto de interpretao pensando o digital, o discurso eletrnico, o que nos coloca de imediato no contato com o mundo da tecnologia. A materialidade do gesto de interpretao est por historicidade, memria. Podemos, ento, comear por algo familiar, pois, falar em disciplina de interpretao significa dizer que, na anlise de discurso, mltiplas anlises de um mesmo material prprio da construo do conhecimento (discursivo) e constitui o debate intelectual, que faz o conhecimento se movimentar. Efeito do arquivo. Ao contrrio das cincias positivistas, a diferena de resultados resulta do fato de que, se a teoria e o mtodo, assim como o objeto da anlise de discurso, formam um corpo estabelecido, tm suas constantes, no entanto, na construo do dispositivo analtico (1989), a questo posta pelo pesquisador, a maneira como ele considera seu material, construindo o objeto de sua anlise, seus objetivos e seu campo terico, onde se dar a interpretao dos resultados de sua compreenso, podem trazer contribuies sempre diferentes e extremamente frutferas para o conhecimento do objeto simblico em questo e a observao dos processos de significao. A interpretao aberta e a significao sempre incompleta em seus processos de apreenso. H ineditismo em cada
1

Professora na USP de 1967 a 1979, professora titular de 1979 a 2002 na UNICAMP, quando se aposentou, atualmente professora colaboradora da UNICAMP, pesquisadora do Laboratrio de Estudos Urbanos, da Unicamp e professora titular e coordenadora do curso de mestrado em Cincias da Linguagem na UNIVS. Pesquisadora 1A do CNPQ, Tem extensa obra, artigos e livros, publicada no Brasil e no exterior.

A materialidade do gesto de interpretao e o discurso eletrnico Eni Orlandi

anlise, e isto faz a riqueza da anlise de discurso, seu carter aberto e dinmico. O objeto da anlise inesgotvel face possibilidade da compreenso dos processos discursivos possveis. Com a anlise no se objetiva interpretar o objeto submetido a ela, mas compreend-lo em seu modo de significar. Assim, a anlise no sobre um objeto propriamente mas sobre o processo discursivo de que ele parte. Como a anlise de discurso, como dissemos, no uma cincia exata uma cincia da interpretao, ela no estaciona em uma interpretao, ela a interroga. Cabe ao analista, na elaborao de sua anlise, e na explicitao de seus resultados, mostrar a eficcia de seus procedimentos e a consistncia terica com que a conduziu. O ponto de partida de sua anlise sua questo, sendo, esta, parte da sua investigao, de sua inteira responsabilidade. O que no significa que a anlise no tenha sua necessidade e balize teoricamente seu campo de validade. Mas seus resultados levam a muito mais do que aquele objeto de que partiu em sua anlise, e pode, inclusive, produzir deslocamentos na teoria. Como temos afirmado, ao longo de nossas pesquisas, a questo da interpretao trabalhada junto de ideologia, inseparvel dela, pois, no trabalho da interpretao, que podemos apreciar os efeitos da ideologia funcionando (ORLANDI, 1996). Neste texto, vamos aprofundar esta nossa reflexo. De um lado, na direo da compreenso da constituio dos sujeitos e dos sentidos, e, de outro, na direo da compreenso do que podemos entender por gesto de interpretao na diviso social do trabalho da leitura, ou seja, na reorganizao social do trabalho intelectual e na leitura de arquivo (PCHEUX, 1994), pensando a escritura digital. M. Pcheux fala do arquivo entendido no sentido amplo de campo de documentos pertinentes e disponveis sobre uma questo (PCHEUX, 1994, p. 57). Em meu trabalho, j elaborando a questo do digital em relao questo da memria, estendo o que diz Pcheux sobre arquivo na direo de explorar a noo de memria, e distingo a memria discursiva (interdiscurso, constituda pelo esquecimento) a memria metlica (das mquinas) e a memria de arquivo, sendo esta a memria institucional, a que no esquece e alimenta a iluso da literalidade, acentuando a iluso de transparncia da linguagem, sustentada pelas instituies, lugares por onde circula o discurso documental e que servem a sua manuteno e estabilizao.

A materialidade do gesto de interpretao e o discurso eletrnico Eni Orlandi

Sobre a interpretao e a ideologia No que toca a questo do sujeito e dos sentidos, parto de uma afirmao que tenho elaborado:

A interpretao est presente em toda e qualquer manifestao da linguagem. No h sentido sem interpretao. Mais interessante ainda pensar os diferentes gestos de interpretao, uma vez que linguagens, ou as diferentes formas de linguagem, com suas diferentes materialidades, significam de modos distintos (ORLANDI, 1996, p.9).

Continuando, considero a questo da interpretao na relao com o que chamo de abertura do simblico. Antes de tudo porque a questo do sentido uma questo aberta (HENRY, 1993), uma questo filosfica que no se pode fechar categoricamente. E acrescento:

Por outro lado, no h um sistema de signos s, mas muitos. Porque h muitos modos de significar e a matria significante tem plasticidade, plural. Como os sentidos no so indiferentes matria significante, a relao do homem com os sentidos se exerce em diferentes materialidades, em processos de significao diversos: pintura, imagem, msica, escultura, escrita etc . A matria significante e/ou a sua percepo afeta o gesto de interpretao, d uma forma a ele (ORLANDI, 1996, p.12).

Ressalto do dito acima que a matria significante (...) afeta o gesto de interpretao, d uma forma a ele. Mais que isto, na medida em que tratamos com matrias significantes diferentes, temos de mobilizar procedimentos diferentes2 de anlise e de estabelecer, no vai-e-vem entre teoria e anlise, uma relao de ressignificao de nossos instrumentos tericos. O que, certamente, afeta o batimento entre descrio/interpretao. O que est posto nestas reflexes a afirmao da materialidade dos gestos de interpretao. Sua historicidade e sua constituio pela memria, saber discursivo. E, tratando-se do digital, a relao com sua natureza, a que chamo metlica, a da mquina. Alm disso, se pensarmos o digital como instrumento no no sentido pragmtico, mas histrico discursivo meu objetivo compreender essa memria que

Em texto publicado em livro organizado por Anne Decrosse (ORLANDI, 1993), falando do silncio, afirmo que (...) la matrialit signifiante du silence ne peut tre confondue avec celle du langage, ce qui implique des instruments danalyse diffrents dans les deux cas. Minhas pesquisas sobre o silncio me levaram a estabelecer novas relaes com a teoria do discurso, outras formas de proceder s anlises.

A materialidade do gesto de interpretao e o discurso eletrnico Eni Orlandi

ele est carregando na materialidade do gesto de interpretao que se atualiza nas condies que se apresentarem. E aqui, ento, no falo da memria do discurso digital, eletrnico, mas da memria que o constitui enquanto digital nas diferentes conjunturas scio-histricas, ideolgicas. Alm dessas formulaes, alguns textos de Pcheux Ler o arquivo hoje (1994), Discurso: estrutura ou acontecimento (1991) e Reflexes para uma teoria geral da ideologia (1995) foram fundamentais para que eu formulasse a questo da interpretao ligada ideologia, e pensasse, na diviso social do trabalho da leitura, a separao estanque entre o literrio e o cientfico. Paralelamente, faz parte destas reflexes a considerao de que a constituio dos sentidos, e dos sujeitos, tem na base a metfora. Como diz Pcheux (1975), a metfora est na base da significao, e eu estendo: a metfora est na base da constituio dos sujeitos. Os sentidos s existem nas relaes de metfora de que certa formao discursiva vem a ser o lugar mais ou menos provisrio (PCHEUX, 1975). A formao discursiva, lembremos, se constitui na relao com o interdiscurso, representando no dizer as formaes ideolgicas. Assim, o lugar do sentido, e do sujeito, lugar da metfora, funo da interpretao, espao da ideologia (ORLANDI, 1996). Considerando que sujeito e sentido se constituem ao mesmo tempo, ocupa-me o fato de que, por outro lado, sujeitos e sentidos no coincidem em si, no coincidem entre si (ORLANDI, 2012a). Metfora, inexatido, no transparncia, movimento, no acabamento. A partir do princpio discursivo do trabalho do poltico, levamos em conta o fato de que o sentido sempre dividido, tendo uma direo que se especifica na histria, pelo mecanismo ideolgico de sua constituio; h simbolizao das relaes de fora, de poder, que se estabelecem na diviso prpria sociedade capitalista. Ligam-se a trs noes: o poltico, o histrico (o Outro, a memria, o interdiscurso) e o ideolgico. A sociedade no inerte (ORLANDI, 2012a) e a formao social constituda de relaes que resultam, em ltima instncia, dos modos de individuao dos sujeitos pelo Estado, relaes que so de natureza poltico-social, simbolizadas. De seu lado, os sujeitos so sujeitos divididos em si e se dividem entre si. Ao significar, o sujeito se significa e o gesto de interpretao o que, perceptvel, ou no, para o sujeito e seus interlocutores, decide a direo dos sentidos, decidindo assim sobre

A materialidade do gesto de interpretao e o discurso eletrnico Eni Orlandi

sua prpria direo (identificao, posio-sujeito etc), ao inscrever-se em formaes discursivas, reflexos das formaes ideolgicas.

A interpretao, a ideologia e a leitura de arquivo Refiro, para iniciar esta parte de nosso estudo, o que diz Cristiane Dias:

A discursividade do eletrnico (...) um processo histrico e ideolgico de significao da nossa sociedade contempornea, do modo como estamos nela, como praticamos os espaos, do modo como somos interpelados em sujeito pela ideologia, atravs das determinaes histrica. (DIAS, 2011, p.58).

Retomando o que diz Cline Lafontaine (2004) sobre a amnsia histrica em relao ciberntica, busca a clarificao histrica proposta pela autora:
Assistiramos a um retorno do recalcado de um modelo cientfico elaborado ao final da Segunda Guerra mundial e do qual apenas comeamos a entender as ramificaes? As filiaes que ligam a ciberntica aos domnios to vastos da informtica, a automao, as cincias cognitivas, a prottica, a Inteligncia artificial ou ainda biologia molecular e ao gnio gentico so, entretanto notrios, ainda que um imenso trabalho de clarificao histrica esteja por fazer (LAFONTAINE, 2004, p. 22-23).

Dias (2011) aproxima a ideia de amnsia histrica da do esquecimento n. 1, proposto por Pcheux, e afirma que a iluso de ser a origem do sentido traz consigo os sentidos de onipotncia, completude, omnipresena do discurso da tecnologia em que o sujeito pode tudo, o corpo pode tudo e a cincia pode tudo. Sentidos determinados pelo modo como a tecnologia se filia cincia de uma certa maneira, maneira da ciberntica ou de um modelo especfico do final da guerra (DIAS, 2011), que procura elucidar: o modelo da ideologia da sade mental. Mostrando que trabalho ideolgico o da tecnologia como instncia cientfica que dar todas as solues, conclui pela necessidade de mostrar-se que a tecnologia se constitui em um processo histrico, em certas condies, que ela situa, como Lafontaine, no perodo da segunda guerra mundial. Tendo em conta estas consideraes e tomando a leitura de Pcheux (1994) e Henry (1986), volto-me para as condies histricas que determinam os sentidos de tecnologia na sociedade e na histria, e com ela as de eletrnico, com consequncias para os sujeitos e os sentidos. Fao um recuo em relao ao tempo e vou alm do
7

A materialidade do gesto de interpretao e o discurso eletrnico Eni Orlandi

perodo da segunda guerra mundial, e no me atenho ao modelo da sade mental, embora possa se incluir em nossas reflexes. Tomo a questo da cincia pensando sua ideologia. E o que chama a ateno, no nvel epistemolgico, o chamado paradigma calculatrio ou informtico (LVY, 1986, p. 279), e, neste, interessa-nos, sobretudo, um campo de questes: o do crebro e do pensamento, e o do clculo e da mquina. Eis a linha mestra de nossa reflexo. Nela, apresenta-se, em maiscula, a ideia do CLCULO. Trazendo a palavra-discurso (ORLANDI, 2012b) IBM (mquina) a si articulada. Tomamos, discursivamente, para nossa anlise, o que est em relao parafrstica e com efeito metafrico: a relao Linguagem/Pensamento/Mundo Crebro/ Mquina/ Sociedade. A pergunta que desencadeia esta formulao, que coloco em realce, o ttulo dado por P. Henry (1986), ao seu captulo do livro Intelligence des Mecanismes, Mecanismes de lintelligence, mais especificamente: No se substitui o crebro por uma mquina: um debate mal engajado. Nele, P. Henry cita J. Dieudonn que, considerando uma questo de bom senso, critica, na realidade, com este enunciado No se substitui o crebro por uma mquina, Hilbert, que, em 1900, no Congresso Internacional de matemticas, com o desenvolvimento da informtica3 ou do que se chama inteligncia artificial, buscava um algoritmo, que, dada uma equao diofantiana qualquer, permitisse decidir se esta equao admite ou no solues. Para Dieudonn era absurdo que Hilbert pudesse acreditar que uma mquina pudesse dar automaticamente respostas aos problemas diofantianos. Da resulta seu enunciado, que posto em estado de questo por Henry (1986). J que, para alguns, impossvel construir mquinas capazes de igualar nosso crebros; enquanto, para outros, no h provas cientficas que excluam a esperana de chegarmos a programas superiores at a nossos grandes gnios humanos...(DREYFUS apud HENRY, 1986). Como se v, nestas afirmaes, mquina e programa se substituem amplamente. O que assistimos, na realidade, tomando a questo da relao, que formulo acima, e de seu deslizamento metafrico, um debate que vem j desde os gregos e que no para de produzir sentidos: a do pensamento, da mente. A da mquina e a da

Ler a respeito destas questes o texto O irreal da Lngua de Ronaldo Martins no livro Linguagem e Tecnologia (Ronaldo Martins e Ana Cludia Fernandes (orgs), RG, 2012).
3

A materialidade do gesto de interpretao e o discurso eletrnico Eni Orlandi

linguagem perfeita. Debate que se apresenta em todas as letras desde que introduzimos a denominao inteligncia artificial4. Na confluncia de instrumentos tcnicos (computadores), intelectuais

(algoritmos, mquinas de Turing, formalismos diversos), e critrios de cientificidade das prticas e teorias (programabilidade), diz P. Lvy (1986), emerge uma nova linguagem para falar do real e um novo real surge. Eu diria: emerge uma nova materialidade discursiva para falar da realidade e um novo real surge. Mesmo se me questiono a propsito do surgimento deste novo real: seria mesmo um novo real ou s mais um efeito de real? Um deslocamento na realidade (o que no pouco). Mas indubitavelmente, a inteligncia artificial e as cincias da cognio so, como afirma Lvy (1986), particularmente representativas do paradigma calculatrio. E a informatizao do conhecimento paralela informatizao da sociedade. Para mim, trata-se, certamente, a, da relao linguagem-sociedade: no se mexe em uma sem mexer na outra. No so coincidentes mas, como tenho afirmado, se ligam fundamente: sujeito-sentidos, linguagem-sociedade, corpo do sujeito-corpo social. Eis ligaes de fundo que no podemos evitar. E que so postas em jogo desde que se fale em inteligncia artificial. O que esta noo produz na relao dos sujeitos com eles mesmos e entre si, na ideologia da cincia, e na sociedade como um todo? Sobre as diferentes concepes de pensamento, podemos recuar at os gregos e seguir muitos meandros de discusses fartamente produzidas ao longo dos sculos sobre este tema; sobre a linguagem perfeita, a que no falha e que asseguraria as certezas do clculo (aritmtico), podemos ir, por exemplo, ao sculo XVII e a Leibniz e aos filsofos, lgicos e matemticos e, particularmente, a Frege (1882), com a proposta da primeira linguagem formal. No esqueamos das vrias tentativas de matematizao, mesmo bem atuais, das Cincias Humanas: eis um esforo de evitar o corpo das palavras, suas ambiguidades, equvocos e contradies. Evitar a materialidade dos gestos de interpretao, a historicidade que a se inscreve, e as teorias que sustentam as disciplinas de interpretao. A busca do exato, no s na relao linguagem-

No deixa de ser interessante o comentrio, de T. Winograd e F. Flores (1986, p.150), de que a primeira questo que devamos nos colocar por que pensamos que os computadores poderiam ser inteligentes? Sem dvida, uma questo para o imaginrio que se constitui em torno da mquina e do pensamento. Sobretudo do imaginrio social que circula a este respeito. E da posio da cincia, sem dvida.

A materialidade do gesto de interpretao e o discurso eletrnico Eni Orlandi

pensamento-mundo, mas tambm na do sujeito-sentido. E juntos vm o clculo, a preciso. A mquina e/ou o programa5. Lemos em Lvy (1986) algo que Henry (1986) trata com acuidade ao falar da ressignificao dos instrumentos nas diferentes teorias, ou cincias. Citando o fsico Wolfram (1984), afirma Lvy (1986): (...) e o tipo de conceitos e de objetos estudados mudou em razo do instrumento utilizado, o computador. Em consequncia, um procedimento torna-se tanto mais cientfico quanto for mais programvel. Que o conhecimento vai de par com o clculo, fica mostrado; o que vem causar problema a percepo, como diz o autor, pois o que no tem output no pode ser tomado em considerao, no pode ser calculado. Ns no vivemos no meio de composies qumicas nem de variao de presses atmosfricas mas de odores e de jogo cambiante de luz etc. A cognio, esvaziada da percepo se torna(ria) um

processo cego. E, sem sujeito, eu acrescentaria. A percepo, assim, segundo o que se l em Lvy (1986),
tem o poder fabuloso de instituir um mundo, mas este mundo se furta ao clculo e s operaes, pois ele de outra ordem. O universo, por seu lado, operatrio e formalizvel, comunicvel e traduzvel, manipulvel e agentivo; mas a reina um silncio de antes do silncio, uma cegueira de antes da luz, e as linguagens que a desdobram imperturbavelmente suas sintaxes e seus laos reguladores permanecem sem voz, em seu mutismo de antes do tempo. (LVY, 1986, p. 293).

O prprio da tecnocincia, segue dizendo Lvy, e da relao ao ser que a subentende, aumentar sempre mais o imprio do universal (operatrio) e isto ao preo de uma mutao: a condio humana no mais a de viver no mundo mas de operar no universo. Da o aumento da presena da mquina universal nos negcios humanos. E da o desparecimento gradativo do mundo (objeto histrico) a favor do universo (operacionalizao). O que leva Lvy a concluir que h uma mudana, com os avanos da inteligncia artificial: a da sucesso dos mundos ao progresso do universal. O que, para ele, j no uma mudana histrica mas uma mutao antropolgica. Em meus trabalhos tenho proposto a categoria de universalismo-histrico (ORLANDI, 2009) justamente para no fazer esta distino estrita e estanque entre o universal (formal) e o histrico (o mundo). E isto s pode se fazer, a meu ver, do
Eu ousaria dizer que faz, para mim, agora, mais sentido falar em garota de programa (por prostituta no caso de executivos), e tambm: fazer um programa (para sair), ou vou me programar (por me preparar para) etc. Como se v, o que da cincia, e/ou da tcnica, passa logo para a vida comum, para a rotina em sociedade. O que nos leva a dizer que, afinal, o senso comum, a que se prende Dieudonn, no to estvel assim.
5

10

A materialidade do gesto de interpretao e o discurso eletrnico Eni Orlandi

interior do materialismo em que no se concebe a percepo sem exterioridade, nem se pensa o universal sem a matria. O que, a meu ver, vem junto a outra concepo do prprio pensamento e do reconhecimento de uma ambiguidade com que jogamos quando, como diz Henry (1986), avanamos que os desenvolvimentos cientficos e tcnicos ligados inteligncia artificial e s neurocincias podem modificar as bases do debate epistemolgico e filosfico. Esta mesma ambiguidade est, como afirma Henry (1986), em chamar, com o nome de cincias da cognio, cincias do pensamento, ou o ato de conhecer. Para enfrentar o problema, segundo o autor, preciso ir ao fundo das questes (cientficas, epistemolgicas, filosficas, ticas) levantadas por esta conjuno entre, de um lado, certa concepo de inteligncia artificial e certas extrapolaes feitas a partir das neurocincias, do outro. A justamente entra a questo do materialismo. Porque, segundo Henry,
no se trata de uma transformao de nossa relao intelectual ao mundo fsico que nos rodeia, mas da transformao de nossa relao ao mundo do pensamento, do conhecimento, do saber e da inteligncia, mundo que se considerou muito tempo como exclusivamente humano. Encontrar-se-ia enfim realizado um materialismo do pensamento destacado de qualquer concesso. (HENRY, 1986, p. 299, grifo nosso).

Vemos a posta a questo das condies de produo (de outra concepo de pensamento, de inteligncia artificial), dessa mudana (que, para Henry, diferentemente de Lvy, no antropolgica), dessa transformao de nossa relao ao mundo do pensamento. Resultando em outras formas de mudanas. O que, por exemplo, Pcheux anuncia como constituio de um espao polmico das maneiras de ler, de reorganizao da diviso social do trabalho da leitura (PCHEUX, 1994, p. 56, 57) e que eu tomo aqui como reorganizao do trabalho da interpretao, pensando a materialidade dos gestos de interpretao, sua historicidade. Sabemos que a relao linguagem/pensamento/mundo no se faz termo a termo, e trabalhada pelos gestos de interpretao e sua materialidade. Assim, a partir do materialismo do pensamento, podemos igualmente pensar o da linguagem e o do mundo, em suas relaes, afetando, portanto, o que estamos tratando como materialidade do gesto de interpretao. Se, de um lado, segundo P. Henry, h argumentos que so utilizados para manter um fio, passando por Plato, Hobbes e Leibniz para legitimar o projeto da inteligncia artificial, apresentando-o como um dos sucessos que nos identifica, desde Plato, com o
11

A materialidade do gesto de interpretao e o discurso eletrnico Eni Orlandi

progresso da razo e da racionalidade, de sua realizao na cincia, na tcnica e na filosofia, de outro lado, h aqueles, como Pascal ou Nietzsche, que o atacaram, no para preservar o obscurantismo, mas para fazer prevalecer outra concepo da razo, do homem e daquilo que o anima. H tambm outros estudiosos, que podem ser referidos, como Heidegger e Wittgenstein, que tambm so crticos a certa crtica da inteligncia artificial, cujos mitos s fazem reforar certa verso da histria do pensamento e da filosofia, de seu progresso, e de que a inteligncia artificial, ela prpria, como pensada, pode, afinal, se apresentar como um seu resultado. Creio que, alm dessa crtica a esta concepo de razo, de pensamento e de nossa relao ao pensamento, que leva a certa concepo de inteligncia artificial, h algo ainda mais relevante para nossos fins nesta discusso da materialidade do gesto de interpretao do discurso digital, pensando suas condies e a memria discursiva que a constitui. Trata-se da questo da individualidade do pensamento que traz junto noes como operacionalismo, behaviorismo, psicologismo, etc., caudatrias da pragmtica. O postulado das cincias cognitivas para esta questo da inteligncia que o pensamento s pode se situar em uma coisa, na unidade de uma interioridade, uma substncia individualizada cujas propriedades explicariam sua possibilidade e natureza. Behaviorismo, empirismo (Quine). Henry (1986, p.323) nos mostra que, dessa perspectiva, a questo que se coloca, : o que devemos supor que se passa no crebro quando cumprimos esta ou aquela performance?; ou ainda: que mquina e que programa preciso para simular esta ou aquela performance?. Este empirismo bsico para as cincias cognitivas. Mas no na unidade, na individualidade localizada que se encontram as melhores perguntas e as reflexes mais agudas sobre o pensamento, ou sobre o crebro. preciso um recuo. Poderamos resumir de forma muito rpida isto tudo afirmando: falar melhor que pensar. Porque, como diz P. Henry (1986, p.304) ns nos vivemos seres pensantes antes de vivermos seres falantes. Por isso, to difcil aceitar mquinas pensantes. Estamos to habituados a ligar tudo que toca o pensamento ao que toca nosso ser e, em definitivo, nossa posio de sujeitos, que bem difcil fazer um recuo em relao a isto. Para nossos fins, restritos neste texto, estas consideraes acerca das caractersticas da conjuntura histrico-cientfica em torno da questo da relao linguagem-pensamento-mundo e crebro-mquina-sociedade so suficientes para falarmos do que nos importa de mais perto. Sem esquecer que iniciamos pela questo
12

A materialidade do gesto de interpretao e o discurso eletrnico Eni Orlandi

posta no ttulo de Henry, No se substitui um crebro por uma mquina, que a toma como parte de um debate mal engajado, j que ela se assenta sobre a ambiguidade do que toma como pensamento, sem buscar aprofundar nas questes que a subentendem. Entre elas a do materialismo do pensamento. Como, do mesmo modo, quando as mquinas no fazem o que o homem faz, procura-se o que falta como estando localizado no crebro. O que falta poderia estar em outro lugar6.

O sculo XIX e suas condies de produo: a IBM Finalmente, ainda pensando as condies histricas mais amplas e a ideologia do discurso eletrnico, chegamos ao sculo XIX e s especificidades que lhe do forma e sentidos. ainda em M. Pcheux que buscamos o fio condutor de nossa reflexo:
A lgica das classificaes autoriza o desvio da a tividade matemtica pela gesto administrativa, ou seja, pelo funcionamento das mquinas cuja memria constituda exclusivamente de lembranas, listas e quadros 7: a palavra IBM est a para nos lembrar que a informtica tem, espontaneamente, parte ligada burocracia administrativa (PCHEUX, 1994, p.58/59).

O que no impede que se possam fazer pesquisas cientficas, mas em certas condies. Toda a questo est posta neste certas. Ainda segundo Pcheux (1994), no sculo XX, as necessidades da gesto administrativa dos documentos textuais de todos os tipos fizeram sua juno histrica com projetos cientficos visando a construo de lnguas lgicas artificiais (herana de Leibniz e do Crculo de Viena); o que est atestado no desenvolvimento informtico dos anos de 1950 a 1970. Mas voltemos nossa ateno para a IBM e o sculo XIX. A IBM a sigla de Mquina de Negcios Internacionais (International Business Machine), uma empresa americana de informtica. Que tem seus incios no sculo XIX. E cujos princpios, enunciados por T. Watson Jr (comeo do sculo XX), so bem

Pensando os sentidos como relao a, no estaria a uma questo para a materialidade dos gestos de interpretao, por exemplo, pensando a linguagem em sua materialidade? Talvez eu possa reconhecer j aqui elementos subjacentes para o que chamei de memria metlica (E. Orlandi, 1996), a do computador. Distinta da memria discursiva, nesta, o que funcionam, so lembranas, listas, quadros, que so caras ao cognitivismo e ao operacionalismo.
7

13

A materialidade do gesto de interpretao e o discurso eletrnico Eni Orlandi

diretos, do ponto de vista empresarial (organizao do trabalho)8: 1. Respeito ao cliente; 2. Prestar o melhor servio ao cliente; 3. Busca de excelncia. O que objetivamos nesta parte de nossa reflexo mostrar que, no conjunto cincias exatas/tecnologia/administrao o modo de constituio do conhecimento que sustenta o projeto e o discurso digital ligado, em sua historicidade, de maneira forte ao administrativo, mais propriamente, contabilidade e ao sistema industrial. Como diz Pcheux (1994, p. 32), a homogeneidade lgica, com suas proposies, atravessada por uma srie de equvocos9, assim como os termos como lei, rigor, ordem, princpio etc., que cobrem ao mesmo tempo, como um patchwork, os trs elementos do conjunto (cincias exatas/tecnologia/administrao). Eles so inseparveis, mas o que procuro indicar aqui que eles se organizam, a cada vez, por um dos pontos de entrada e recobrem a realidade. A entrada, no caso da informtica, j no fim do sculo XIX e o incio do XX, o administrativo, que organiza os dois outros. No administrativo, claro, est o controle e tudo o mais, da ideologia capitalista mundializada fazendo seus efeitos na sociedade contempornea. O impulso dado, no sculo XIX, para o desenvolvimento da mecanizao da informao foi a coleta e organizao de dados (demografia) para o censo de 1890 nos Estados Unidos. E a soluo foi idealizada por Herman Hollerith, um estatstico: mquinas eltricas em que os dados eram representados por perfuraes distribudas em fita de papel. Estabeleciam-se circuitos eltricos atravs das perfuraes e os dados eram assim computados de forma rpida e automtica: eletricidade e automao, eis o incio da mquina inteligente. Isso acelerou (rapidez tambm componente) o processo da contagem da informao, do censo (feito em trs anos). Em 1896, Herman criou uma companhia: a Tabulating Machine Company (TMC) e, introduzindo inovaes, trocou a fita por cartes perfurados. Os cartes se tornaram o elemento bsico das mquinas IBM de processamento de dados10. Duas outras empresas, em 1911, uniram-se TMC, por sugesto do banqueiro Flint. Eram elas: International Time Recording (registradores

No podemos deixar de dizer aqui que o investimento na organizao do trabalho afeta a ordem do trabalho, qual seja, a sua significao com efeitos nas relaes sociais. 9 Lembremos como P. Henry chama a ateno para a ambiguidade que subentendem concepes como a de pensamento, crebro etc. 10 Eis um elemento interessante para se falar da materialidade do gesto de interpretao: ao mudar a fita de papel para cartes perfurados, mudam-se as condies de produo da materialidade dos gestos de interpretao da mquina, e, consequentemente, sua forma e suas possibilidades .
8

14

A materialidade do gesto de interpretao e o discurso eletrnico Eni Orlandi

mecnicos de tempo) e a Computing Scale Co (instrumentos de aferio de peso), resultando na Computing Tabulating Recording Co (CTR). Estava criada a base. J em 1914, T. J. Watson assumiu a direo geral e estabeleceu normas de trabalho (citadas acima) que estruturam a empresa de forma inovadora. As pesquisas em engenharia resultaram na criao e aperfeioamento de novas mquinas de contabilidade exigidas pelo clere desenvolvimento industrial. Com o aumento do nmero de pessoas do grupo e seu acmulo de experincia, os produtos ganharam em qualidade e surgiram novas mquinas. A CTR muda de nome e passa a ser chamada de IBM (International Business Machines), lder do processo tecnolgico. Que passa a ser chamada pelos americanos de Big Blue. Interessante observar que a especialidade de Watson no era a tecnologia mas as vendas e o marketing, que trouxe o mantra Think (Pense) qual o sentido de pensar a? - para a ideologia empresarial bem sucedida: para o comrcio (e a indstria, em retorno). Criou um exrcito (sic)11 de vendedores (vestidos de azul e branco) para convencer executivos de vrias indstrias a adotarem sistemas de contabilidade mecnicos. Como vemos, o input dado por interesses comerciais e industriais, e a cincia, a engenharia (tecnologia cientfica), vem a reboque. E a palavra Pense (alguma relao com toda a questo sobre o pensamento que desenvolvemos na parte que precede esta?) torna-se um mantra de marketing a servio da venda das mquinas de contabilidade. No sem interesse retomarmos (do blog citado) o que dizem a respeito de Watson, da IBM, e seus credos organizacionais. Caractersticas da IBM: A cultura da IBM fundamentada em trs credos bsicos criados por Thomas Watson, o fundador. Eles esto presentes em toda a organizao em placas estrategicamente dispostas em todas as salas, em muitas publicaes internas e sempre se faz referncia aos mesmos para embasar a maioria das decises e atividades organizacionais, uma vez que eles constituem a prpria identidade da empresa. O primeiro credo, Respeito ao Indivduo, oficialmente norteia a poltica de recursos humanos da organizao. A empresa possui mecanismos de comunicao interna que se
11

Blog: Mundo das Marcas. Cf. HTTP:www.strategia.com.br/Casos/

15

A materialidade do gesto de interpretao e o discurso eletrnico Eni Orlandi

fundamentam no mesmo.Um destes mecanismos, denominado de Poltica de Portas Abertas, permite ao funcionrio que se sente injustiado por seus superiores imediatos levar suas questes diretamente a gerncia superior, que as apreciar novamente de uma forma imparcial. A esta poltica interna, os funcionrios chamam de escalar. O Programa Fale Francamente ou Seak Up permite ao funcionrio que tem uma queixa ou uma dvida a solucionar relata-la de forma annima, tendo suas questes respondidas pelas autoridades administrativas encarregadas. A empresa possui assim uma justia interna para resoluo de conflitos, os quais absorve a fim de manter o sistema coeso. O segundo credo da empresa, Prestar o Melhor Servio ao Cliente, e, o terceiro, a Busca da Excelncia, ou seja, a busca de uma forma superior de realizar o trabalho, fundamenta a gesto estratgica da qualidade a ser realizada atravs da implementao do Market Driven Quality, sua poltica de Qualidade.Os credos IBM so constitutivos de sua identidade e no mudaram desde sua criao, estando assimilados profundamente na organizao. Sendo genricos, podem ser constantemente interpretados para fundamentarem as novas polticas de gesto adotadas pela empresa, em uma nova criao de significados que coaduna com o novo paradigma a ser adotado. So plenamente compatveis com as propostas de implementao do Market Driven Quality, ou seja, a implementao da gerncia de qualidade anteriormente definida, tendo como base no s a satisfao dos desejos do cliente, mas seu encantamento atravs da criao de produtos que contribuam para o seu sucesso. A gesto de recursos humanos participativa justificada pelo credo Respeito ao Indivduo. A criao da Nova IBM assim legitimada pelos mesmos princpios que mantinham o antigo modelo organizacional proposto, princpios estes, no entanto, reinterpretados na criao de um novo paradigma, que pretende ser uma resposta organizacional s dificuldades do ambiente, para fugir morte, reproduzindo as palavras dos prprios estrategistas internos, em uma viso sistmica. A Nova IBM, na realidade, uma evoluo de um modelo de organizao mecanicista para um orgnico, na terminologia de Burns e Stalker.

O que assistimos aqui , pela anlise deste discurso, o deslizamento, pelo efeito metafrico, da reorganizao da diviso social da leitura posta por M. Pcheux, em seu Ler o Arquivo Hoje(1994), pensado como uma mexida nas relaes do sujeito com os sentidos, deslizamento, pois, para a reorganizao do trabalho na empresa,
16

A materialidade do gesto de interpretao e o discurso eletrnico Eni Orlandi

relao de foras do mercado na indstria capitalista. O mecanicismo e o orgnico, que aparecem no texto acima, no so opes de sistemas de pensamento mas de um programa, um modelo de organizao empresarial. Cruamente. Desse modo, e caminhando para nossa concluso, nesse vai-e-vem dos tericos, dos cientistas, dos filsofos da cincia, e dos que se ocupam da organizao do trabalho e do controle social diretamente, que os sentidos circulam na materialidade dos gestos de interpretao, quando entramos no discurso eletrnico e na sua memria (discursiva)12. Sem parada. Sem sursis. Em um processo de significao que se movimenta o tempo todo em todos os lugares. Produzindo seus efeitos, sejam quais forem. E desse modo que afetam os sujeitos aqui ou ali, por estas ou aquelas condies, nos gestos que se constituem no entremeio do real da lngua e da histria. Materialidade da interpretao. E termino dando a palavra IBM e seus logotipos (fonte: Wikipdia), que ela mesma descreve. Nada mais prprio para expor o funcionamento da ideologia do discurso eletrnico: Logotipos

O logotipo que foi usado entre 1924-1946. O logotipo est em um formato para sugerir um globo, cercado pela palavra "Internacional".

O logotipo que foi usado entre 1947-1956. O "globo" foi substitudo simplesmente pelas letras "IBM".

12

A memria discursiva (E. Orlandi, 2012) que j vem significada: a ideologia, como temos dito, pela qual somos sempre j ditos por um saber que fala por conta prpria (memria).

17

A materialidade do gesto de interpretao e o discurso eletrnico Eni Orlandi

O logotipo que foi usado entre 1956-1972. A IBM disse que as letras assumiram uma aparncia mais slida e balanceada.

O logotipo listrado foi usado pela primeira vez em 1967 e substituiu o logotipo de aparncia mais slida em 1972. As listras horizontais, sugerem "velocidade e dinamismo".

No farei uma anlise mais apurada, apenas observaes analticas. Do primeiro para o segundo logotipo, incio da industrializao, as letras parecem ser forjadas em ferro, a palavra internacional que apagada, silenciada. Nada mais prprio, j que depois da segunda guerra mundial, a mundializao no tinha um sentido muito atraente e no convocava o sentido de mercado como hoje. Do segundo para o terceiro a forma da letra que muda: letras que trazem nelas a marca mesma do sucesso da industrializao. A forma das letras, mais limpa, evoca o industrial, empresarial, clara e diretamente. J o quarto logotipo traz os sentidos da conjuntura do terceiro perodo do sculo XX, anunciando o movimento em torno das tecnologias: transparncia, agilidade, leveza, dinamismo, velocidade. O tempo da urgncia, da omnipresena. E da lngua de vento, a da propaganda. Se retornarmos relao linguagem-pensamento-mundocrebro-mquinasociedade, podemos pensar a relao linguagem-sociedade que deriva para empresaadministrao declinada pelo mercado e trabalho. Mas uma palavra se mantm em todas essas conjugaes: a palavra clculo em todos seus equvocos que se materializam na palavra-discurso IBM. Mquina eltrica de clculo, sistema eletrnico de calcular. O que? Produtos, dados: gente, trabalho, mercado. O clculo produo de visibilidade naquilo que no tem interioridade indiscernvel, no que no opaco, aquilo que sem sujeito. Mas, conclumos, a mquina no um substituto, um outro mesmo, um Um. H sempre resto, um no Um, um incompleto, um no l, porque pensamento, sujeito e sentido tm materialidade. No so transparentes, nem exatos. Assim como o gesto de interpretao, que no Um, em sua materialidade.

Referncias
18

A materialidade do gesto de interpretao e o discurso eletrnico Eni Orlandi

DIAS, Cristiane P. Espao, tecnologia e informao: uma leitura da cidade. In: RODRIGUES, Eduardo. A.; SANTOS, Gabriel. L. dos.; BRANCO, Luiza. K. C. (Orgs.). Anlise de discurso no Brasil: pensando o impensado sempre: uma homenagem a Eni Orlandi. Campinas: RG, 2011a. p. 259-272. ______. Cidade, cultura e corpo: a velocidade do mundo. Escritos. Campinas: Labeurb/Nudecri/Unicamp, n.10, 2011b. ______. O discurso da inovao no processo de significao de mudana na sociedade da informao. In: ZATTAR, N.; DALLA PRIA, A.; MORALIS, E. G. (Orgs.). Linguagem, acontecimento, discurso. Campinas: RG, 2011c. p.45-60. DECROSSE, Anne. (org) Lesprit de Socit. Mardaga: 1993. Lige: Silence, sujet, histoire. p. 223/237. HENRY, Paul. On ne remplace pas le cerveau par une machine: um dbat mal engag, in Intelligence des mcanismes, mcanismes de lintelligence. Paris: Fayard, 1986. LAFONTAINE, Cline. Lempire cyberntique: des machines penser la pense machine. Paris: ditions du Seuil, 2004. LVY, Pierre. Lunivers du calcul calculer, percevoir, penser, in. Intelligence des mcanismes, mcanismes de lintelligence. Paris: Fayard, 1986. ORLANDI, Eni P. Lngua Brasileira e outras histrias. Campinas: RG, 2009. ______________Sentidos em fuga: efeitos da polissemia e do silncio in Sujeito, Sociedade, Sentidos. Guilherme Carroza. Mirian dos Santos e Telma Domingues da Silva (orgs), Campinas: RG, 2012a. ______________ Ktia Flvia: a palavra dana e o mundo roda: Polcia!, Labeurb

20anos, evento, 2012b. Texto no prelo. PECHEUX, Michel. Ler o Arquivo Hoje. In. ORLANDI, E. (org.) Gestos de Leitura. Campinas: Unicamp, 1994. WINOGRAD, Terry e FLORES, Fernando. Lintelligence artificelle em question. Paris: PUF, 1986. WOLFRAM, Stephen. Les logiciels scientifiques. Pour la Science, n 85, p. 144-161, Paris, 1984.

19

Para citar essa obra: ORLANDI, Eni Puccinelli. A materialidade do gesto de interpretao e o discurso eletrnico. In. DIAS, Cristiane. Formas de mobilidade no espao e-urbano: sentido e materialidade digital [online]. Srie e-urbano. Vol. 2, 2013, Consultada no Portal Labeurb http://www.labeurb.unicamp.br/livroEurbano/ Laboratrio de Estudos Urbanos LABEURB/Ncleo de Desenvolvimento da Criatividade NUDECRI, Universidade Estadual de Campinas UNICAMP. Endereo: LABEURB - LABORATRIO DE ESTUDOS URBANOS UNICAMP/COCEN / NUDECRI CAIXA POSTAL 6166 Campinas/SP - Brasil CEP 13083-892 Fone/ Fax: (19) 3521-7900 www.labeurb.unicamp.br/contato

Potrebbero piacerti anche