Sei sulla pagina 1di 12

Fabiano Melo | 09/11/2012

Introduo e ndice
Eu sou a Claudia Regina (www.claudiaregina.com) e resolvi criar este pequeno Manual Bsico de Fotografia para ajudar quem procura por bom contedo para iniciantes, em portugus.

Aprender a fotografar no difcil quando temos um material de apoio e muita vontade de pesquisar e treinar. Este somente um ponto de partida!
Se quiser mais informaes visite o site www.dicasdefotografia.com.br Este contedo j existe: todo manual de fotografia comea batendo nessas mesmas teclas. Porm eu tentei criar um contedo em lngua Portuguesa que seja de fcil entendimento para todos, sem muitas firulas tcnicas. Foi tudo criado por mim, tanto os textos quanto as fotos que ilustram. No preciso nem dizer que prefiro que no seja copiado n? A apostila est com a licensa de Creative Commons. Copie, distribua, use como base... mas sempre d os crditos.

Quem deve ler?


Quem est comeando. Esse contedo simplificado ao mximo para melhor entendimento de quem resolveu comear a fotografar agora. Se voc j conhece a fotografia vai achar bsico demais. No falei neste material sobre coisas mais intermedirias sobre equipamentos, carto cinza ou contas complexas para determinar o melhor foco da lente. Deixo isso para quem quiser pesquisar mais alm. Repito: este um guia para quem est comeando e quer entender sem complicaes os conceitos bsicos da fotografia.

O que voc vai precisar?


Para seguir estas lies imprescindvel ter uma cmera com controles Manuais (M). As cmeras que no possuem controle manual selecionam todos os itens automaticamente - no deixando nenhum espao para a sua criatividade. Tambm importante que voc tenha o manual da sua cmera para saber sempre como editar as configuraes mostradas. Como a nomenclatura basicamente a mesma independente do fabricante do seu equipamento qualquer dvida est a um item do sumrio de ser resolvida. Obrigada e bom aprendizado!

ndice
1. O que exposio - Pginas 3 e 4 2. O que abertura do diafragma - Pginas 5 e 6 3. O que a velocidade do obturador - Pgina 7 4. ISO ou ASA - Pgina 8 5. O que o balano de branco - Pgina 9 6. Foco e profundidade de campo - Pginas 10 e 11 7. Distncia focal - Pgina 12

1. O que exposio
Exposio se refere quantidade de luz usada para formar uma fotografia.
Conseguimos ver tudo no mundo porque tudo reflete luz* - isso j aprendemos l no ensino fundamental. E graas esse princpio que a fotografia existe! Toda vez que vamos fotografar uma certa quantidade de luz, de acordo com o que tem l fora, passa pela lente e chega no sensor ou filme. Cada pedacinho de luz contm um pouco de informo: a luz refletida dos objetos que est indo at o nosso olho e, tambm, at a nossa cmera.

Para nossa cmera criar as imagens estticas que chamamos de fotografia uma certa quantidade de luz deve passar pelas lentes por um tempinho para que possamos reproduzir um momento. Essa luz no pode ser demais ou nossa foto ficar superexposta. Ou seja, ela ficar clara demais! Essa luz tambm no pode ser de menos ou nossa foto ficar subexposta. Ou seja, ela ficar escura demais! Aposto que voc j lidou com situaes em que as fotos ficaram muito claras ou muito escuras, certo? s vezes usamos isso nosso favor como um efeito. Mas a princpio buscamos fotos com uma exposio balanceada. A exposio baseada em trs fatores: Abertura do diafragma + Velocidade do obturador + ISO Esses trs fatores sero explicados mais adiante. So eles que controlam a luz que ser transformada em imagem.

* Obs.: as formas como cada coisa reflete a luz diferem entre si, por isso conseguimos ver os diferentes objetos e cores. Nosso olho e a cmera trabalham de forma parecida - absorvendo o espectro de cores e luminosidade de tudo que est a nossa volta! A cor preta, por exemplo, absorve toda a luz, enquanto a cor branca reflete toda a luz.
Pgina 3

www.dicasdefotografia.com.br

Como expor corretamente?


As cmeras possuem mecanismos para nos dizer quando a exposio est correta. Nem sempre a cmera est certa, mas com a experincia podemos nos basear no que ela nos diz para expor exatamente do jeito que queremos as diferentes situaes! Ao olhar no visor da cmera conseguimos ver uma rgua de exposio. Ela nos conta como est a exposio da nossa imagem com a quantidade de luz que est entrando pelas lentes! Como essa rgua funciona ou se parece depende um pouquinho da sua cmera, mas basicamente ela assim:

Este pequeno retngulo embaixo mostra a exposio atual da sua imagem! Se ele estiver bem no meio porque a sua cmera considera que a cena est bem exposta. Neste caso pode bater a foto pois a quantidade exata de luz vai entrar para que criar uma imagem bem exposta. Se o retngulo estiver mais para a esquerda sua cena est subexposta e se estiver mais para a direita, superexposta. Subexposio Uma foto est subexposta quando uma quantidade insuficiente de luz entrou na cmera pelas lentes. Quando isso acontece vrios pontos da imagem ficam pretos: sem informao nenhuma de cor ou luminosidade. Superexposio Uma foto est superexposta quando muita luz entrou na cmera. Quando isso acontece vrios pontos da imagem ficam estourados: brancos e sem informao nenhuma de cor ou luminosidade.

Modo de medio de exposio


Se sua cmera possuir a configurao do modo de medio de exposio (ou metering mode) interessante saber como configur-lo. Existem vrios metering modes que ajudam a cmera a saber melhor quando a imagem est bem exposta. Em situaes em que o fundo est muito claro (por exemplo: um fundo branco ou com uma luz direta) importante configurar sua cmera para expor somente o que est no meio do visor. Assim ela desconsidera a parte muito clara (ou muito escura) e voc tem uma exposio mais correta. De qualquer forma d uma olhada no seu manual para maiores detalhes!
Pgina 4

www.dicasdefotografia.com.br

2. O que abertura do diafragma


O diafragma um olhinho que abre na hora de tirarmos a foto para que a luz passe. Controlamos a abertura desse olhinho para expor corretamente.
A primeira configurao que vamos ver para o controle da quantidade de luz que entra na nossa cmera (exposio) a abertura do diafragma. O diafragma fica na sua lente e se parece com isso:

simples: quanto maior for a abertura que voc configurar mais luz entrar pela lente! Quanto menor for esse valor, menos luz entrar. Quando voc est em uma situao de baixa luminosidade a tendncia usar uma abertura maior, para que o mximo de luz possa entrar, e vice-e-versa.

E como eu configuro a abertura?


A abertura do diafragma medida em um valor f. Quando menor esse valor mais aberto est o diafragma. Cada valor de f tem o dobro de rea do prximo valor.

Procure no manual da sua cmera a forma de alterar a abertura na hora de tirar as fotos.

Lentes e abertura
Lembre-se: cada lente tem seu diafragma e um limite de abertura. Algumas lentes conseguem um valor de f1.4 (bem aberta!) at f22 e outras conseguem um valor de f5.6 at f16. Pense nisso na hora de comprar suas lentes: dependendo do tipo de fotografia que voc pretende fazer importante ter uma lente que tenha uma abertura bem ampla para que entre mais luz.

Pgina 5

www.dicasdefotografia.com.br

A abertura e suas consequncias


O uso de diferentes aberturas no s controla a passagem de luz como tem como consequncia alguns fatores como menor profundidade de campo e aberraes, dependendo da lente. O principal fator criativo que devemos observar a profundidade de campo. Profundidade de campo Nas prximas lies voc aprender mais sobre a profundidade de campo, mas a princpio j vai lembrando: quando voc usa uma abertura maior (valor f mais baixo) a profundidade de campo diminui, quando voc usa uma abertura menor (valor f mais alto) a profundidade de campo aumenta. Veja o exemplo em fotos:

f1.8 - vrias partes da foto esto embaadas

f16 - TODOS OS ELEMENTOS ESTO EM FOCO

Pgina 6

www.dicasdefotografia.com.br

3. O que velocidade do obturador


A velocidade a quantidade de tempo que o diafragma ficar aberto expondo o filme ou o sensor. Quando mais tempo, mais luz entra.
Viu s como a parte tcnica da fotografia fcil? A velocidade super simples de entender: quando mais tempo voc deixar o diafragma aberto mais luz vai entrar e expor o sensor ou o filme. Se voc deixa menos tempo, menos luz entra. Como a velocidade de exposio normalmente est em fraes de segundo a maioria das cmeras mostra somente a parte de baixo da frao. Ou seja: se estou deixando meu sensor ser exposto luz durante 1/100s a minha cmera vai mostrar 100. Quando passamos a lidar com exposies mais longas, de 1 segundo ou mais, a cmera mostra 1, 2, 3 e assim por diante.

A velocidade e suas consequncias


Assim como a abertura, a velocidade controla a quantidade de luz que chega no sensor - sempre com consequncias que usamos de forma criativa. Algumas delas so: Congelamento Quando usamos uma velocidade alta conseguimos captar objetos que esto se movimentando como se estivessem parados. Movimento Quando usamos uma velocidade baixa tudo que est em movimento comea a ficar embaado. Assim conseguimos ter essa impresso de movimento da cena. Cuidado na hora de apertar o boto: o movimento da prpria cmera pode tremer a imagem em velocidades mais baixas!

1/3 - COM UMA VELOCIDADE BAIXA TEMOS UM EFEITO DE MOVIMENTO

1/250 - COM UMA VELOCIDADE ALTA CONSEGUIMOS VER A GUA DA CACHOEIRA DETALHADAMENTE Pgina 7

www.dicasdefotografia.com.br

4. O que ISO ou ASA


ISO a sensibilidade do sensor ou do filme. Quanto maior o valor mais sensvel . E quanto mais sensvel mais luz absorvida.
O ltimo fator que controla a luz de cada exposio a sensibilidade chamada de ISO. Voc tambm vai escutar alguns chamarem de ASA, embora seja uma nomenclatura mais abandonada. Quanto maior o valor ISO mais sensvel ser o sensor ou o filme. No geral, quando temos uma situao de bastante luz deixamos o valor ISO mais baixo para que a foto no fique superexposta. Quanto temos pouca luz deixamos o valor de ISO mais alto para que a foto no fique subexposta. Os valores de ISO variam muito de cmera para cmera. Voc vai encontrar valores de 80 a 3200 e muitos outros alm (tambm chamados de alta sensibilidade).

O ISO e suas consequncias


Mais uma vez a mudana desse valores no afeta somente a exposio: no caso do ISO quanto maior o valor de sensibilidade mais rudo ser encontrado no resultado final. O rudo uma aberrao que deixa a imagem com pontilhados de iluminao e cores - deixando a imagem menos ntida. Veja exemplos abaixo:

ISO 200 - imaGem Limpa e ntida

ISO 3200 - podemos NoTar Na imaGem manchas de iluminao e cores, o famoso rudo. priNcipaLmeNTe Na cor preTa

Pgina 8

www.dicasdefotografia.com.br

5. O que Balano de Branco


O Balano de Branco faz com que as cores da nossa foto sejam iguais s cores da realidade, dependendo da luz que est iluminando nossa cena.
Lembra que no comeo contei que a luz bate em tudo que est por a e reflete nos nossos olhos e na cmera? Ento: o balano de branco existe porque existem vrios tipos de luz por a. E dependendo da luz que bate na nossa cena as cores podem ficar diferentes. Isso acontece porque cada tipo de luz tem uma temperatura de cor. Ok, vamos por partes: s vezes fotografamos com a luz do sol. s vezes fotografamos com uma luz artificial como o flash ou uma lmpada. Nosso olho muito esperto ento conseguimos ver as cores corretamente em qualquer situao, mas as cmeras nem sempre so to espertas ento precisamos contar para ela qual luz estamos usando para que ela a interprete da forma correta. Assim o vermelho vai continuar vermelho e o azul vai continuar azul e - como de se imaginar - o branco continuar branco.

Temperatura de cor
A diferena entre uma luz e outra a temperatura de cor - medida normalmente em Kelvins. Todo mundo j tirou uma foto iluminada por lmpada que ficou amarelada. Isso acontece porque a cmera no estava preparada para a temperatura de cor dessa luz. Procure no seu manual a forma de mudar o Balano de Branco na sua cmera: normalmente voc encontra todas as opes que voc precisa: luz do sol, sombra, tungstnio (aquela lmpada antiga que gasta mais energia), lmpada fria, tempo nublado, luz de flash, entre outros. Tambm possvel medir manualmente a temperatura de cor. Mas primeiro use os ajustes automticos para depois procurar fazer isso.

com o balano de branco deixamos a imagem com as cores reais, como a do meio Pgina 9

www.dicasdefotografia.com.br

6. Foco e profundidade de campo


Esses dois item definem a nitidez da nossa imagem - onde fica essa nitidez (foco)? Quantas partes da foto ficaro ntidas (profundidade de campo)?
Todo mundo conhece o foco. Quando tiramos uma foto queremos que nosso destaque, no geral, esteja ntido e visvel.

Foco
O foco pode ser manual ou automtico. Manualmente voc gira o anel da sua lente. Nas lentes automticas voc pressiona o boto do obturador somente um pouco (meio-toque) e a cmera ir fazer o foco automaticamente.

Profundidade de campo
A profundidade de campo define o quanto os objetos prximos do objeto que voc decidiu ser o foco estaro focados tambm. Vamos passar a cham-la de DOF, pois mais curto. DOF vem de Depth of field, Profundidade de Campo em ingls. Quando o DOF maior quer dizer que tanto os objetos frente do escolhido como ponto focal quanto os que esto atrs tambm ficaro com um bom foco. Quando o DOF menor os objetos frente e atrs do objeto escolhido como ponto focal ficaro sem foco antes. Observe a comparao para entender melhor:

Neste caso somente o tamborzinho est em foco. a profundidade de campo menor e os objetos em volta esto desfocados.

quando a profundidade de campo maior os objetos em volta continuam ntidos (mas nunca to ntidos quanto o ponto principal de foco)

Pgina 10

www.dicasdefotografia.com.br

Fatores que influenciam a profundidade de campo


E como controlamos a profundidade de campo? Abertura Quanto maior a abertura, menor o DOF - e vice-e-versa. Proximidade com o objeto Quanto mais prximo do objeto voc estiver, menor o DOF - e vice-e-versa. Distncia focal Quanto maior a distncia focal (zoom), menor o DOF - e vice-e-versa. Falaremos mais sobre Distncia Focal na prxima lio. Veja alguns exemplos de uso do DOF:

fundo desfocado graas utilizao de uma abertura de f1.8

toda a paisagem est em foco, desde o cu at o cho, graas a uma abertura de f22 e uma distncia focal de 18mm

Pgina 11

www.dicasdefotografia.com.br

7. Distncia Focal
Voc deve conhecer como zoom. A distncia focal define o campo de viso de uma lente.
A distncia focal medida em mm (milmetros) e define o quanto voc consegue ver a partir de uma lente. Quando maior o valor, mais fechado ser o ngulo de viso de uma lente. Quando esse valor maior, mais aberto ser o ngulo de viso de uma lente. Veja abaixo exemplos para entender melhor. Nestes exemplos o fotgrafo est sempre na mesma distncia do assunto fotografado, a nica coisa que muda a lente!

Pgina 12

www.dicasdefotografia.com.br

Potrebbero piacerti anche