Sei sulla pagina 1di 2

KOBELCO Welding no Mundo

English

portugus

Espaol

PGINA PRINCIPAL > CENTRO DE EDUCAO > O ABC da soldadura por arco > Como a temperatura de Interpass afecta a qualidade das soldas >
CENTRO DE EDUCAO

O ABC da soldadura por arco


Como a temperatura de Interpass afecta a qualidade das soldas
A soldadura automtica e robtica tem tendncia para causar temper aturas de Interpass mais altas. A temperatura de Interpass em uma solda mltipla representa a temperatura da solda entre os passes de s olda. Os objetivos do controle da temperatura de Interpass so os se guintes: (1) Minimizar o risco de fissurao por hidrognio para o ao carbono , ao carbono-mangans e ao ferrtico, em que a temperatura mnima de Interpass especificada para ser a mesma que a temperatura mn ima de pr-aquecimento (2) Impedir a deteriorao das propriedades mecnicas para o ao car bono, ao carbono-mangans e ao ferrtico, em que a temperatura mxima de Interpass especificada. (3) Minimizar o risco de solidificao ou de fissurao por liquao para o ao inoxidvel austentico, o nquel e as lig as de nquel, o alumnio e as ligas de alumnio, em que a temperatura mxima de Interpass especificada. (4) Manter uma boa capacidade de reteno de humidade da poa de fuso no metal de base para o cobre e as liga s de cobre, em que a temperatura mnima de Interpass especificada para ser a mesma que a temperatura mnima de pr-aquecimento. O uso da alta temperatura de pr-aquecimento levanta os custos de soldadura devido ao aumento do uso de energ ia para aquecer a pea de trabalho, assim os operadores podem minimizar este uso usando materiais de soldadura avanados que caracterizam uma maior capacidade de soldadura. Em contraste com isto, a temperatura de Interpass tem tendncia a para ser levantada, a fim de encher os sulcos de soldadura, o mais rpido possvel, para a melhor eficincia de soldadura, assim para uma diminuio dos custos de soldadura. Por outro lado, as propriedades mecnicas (quanto aos aos ferrticos) e a resistibilidade fissurao (quanto aos aos austenticos) deterioram-se com altas temperaturas de Interpass e, por sua vez, reduz as taxas d e esfriamento. Por esta razo, uma temperatura mxima de Interpass transforma-se frequentemente em um proble ma. A Figura 1 mostra os resultados de teste de metais de solda GMAW de Classe 490 MPa usando os fios slidos com propriedades mecnicas, como funo de temperatura de Interpass (Fonte de dados: Engenharia de Construo d e Ao, Vol. 7, No. 26, Junho de 2000). bvia, como mostra esta figura, que a resistncia traco, a tenso de rup tura de 0,2%, e a energia de impacto dos metais de solda diminuem com as altas temperaturas de Interpass. Conseqentemente, a temperatura de Interpass deve ser limitada para assegurar as propriedades mecnicas exig idas. A figura sugere que uma temperatura mxima de Interpass seja 250C para assegurar 490 MPa de resistnci a traco. As temperaturas mximas de Interpass de 150C para o ao inoxidvel austentico e as ligas de base de nquel, e 70C para as ligas de alumnio so exigidos geralmente para impedir a fissurao a quente.

O ABC da soldadura por arco Livro sobre Soldagem Especificaes tcnicas Materiais Recomendados

Figura 1. Efeitos da temperatura de Interpass nas propriedades mecnicas de metais de solda GMAW de Classe 490 MPa usando cinco tipos diferentes de fios slidos de JIS YGW11 (Entrada de calor: 40 kJ/c m)

Topo da pgina

PGINA PRINCIPAL COMPANHIA PRODUTOS CENTRO DE EDUCAO

EVENTOS BIBLIOTECA CONTATE-NOS

Marca registrada 1995-2012 KOBE STEEL., LTD. Todos os direitos registrados.

Potrebbero piacerti anche