Sei sulla pagina 1di 13

CAVALCANTI NETO e BARBOSA (2007)

AS ESMERALDAS DE LAJES, CAIARA DO RIO DOS VENTOS E SO TOM/RN Mrio Tavares de Oliveira Cavalcanti Neto Gelogo, Mestre em Engenharia de Produo, Professor do Departamento de Recursos Naturais - CEFETRN mario@cefetrn.br Rogrio Vital Nunes Barbosa Gelogo, Mestre em Geocincias, Professor do Departamento de Recursos Naturais CEFETRN rogeriomau@digi.com.br _________________________________________________________________________ RESUMO As primeiras ocorrncias de esmeraldas de qualidade gemolgica, descobertas no Estado do Rio Grande do Norte, ainda esto em estudo embrionrio. Algumas concluses preliminares, entretanto, podem ser tiradas que tipificam a presente descoberta como uma das mais importantes ocorrncias de esmeralda do mundo pelas suas caractersticas de forte cor e cristalinidade. O padro de ocorrncia similar ao modelo clssico de Depsitos Minerais esmeraldferos em que, num mesmo ambiente geolgico, so reunidas as condies de uma rocha fonte de Cr, rocha fonte de Be, fluidos hidrotermais interagindo entre essas litologias e propiciando a cristalizao de esmeraldas. Invocamos o Depsito de Sandawana, no Zimbabwe como Jazida Padro para as ocorrncias de Lajes, Caiara do Rio dos Ventos e So Tom, RN. PALAVRAS-CHAVE: esmeralda, ultrabsica, biotitito, cromo, berilo.

THE EMERALDS FROM LAJES, CAIARA DO RIO DOS VENTOS AND SO TOM / RN ABSTRACT In Lajes, Caiara do Rio dos Ventos and So Tom region were discovery the first occurrences of emerald with gemological quality in the Rio Grande do Norte state. The ore deposit is similar to others in the world where a rock rich in Cr and other rich in Be interact by hydrothermal fluids promoting the emeralds crystallization, like Sandwana emerald deposit in the Zimbabwe. KEY-WORDS: emerald, ultrabasic rock, biotitite, chromium and beryl.

Holos, Ano 23, Vol. 2 - 2007

92

CAVALCANTI NETO e BARBOSA (2007)

AS ESMERALDAS DE LAJES, CAIARA DO RIO DOS VENTOS E SO TOM/RN INTRODUO As primeiras ocorrncias de esmeraldas no Estado do Rio Grande do Norte foram localizadas no alto Oeste Potiguar, nos municpios de Tabuleiro Grande, Paran, Rafael Fernandes, Marcelo Vieira e Tenente Ananias (CPRM, 2006). Todavia, em nenhuma dessas ocorrncias as esmeraldas encontradas tinham qualidade gemolgica. As primeiras esmeraldas de qualidade comprovadamente gemolgica foram encontradas entre os municpios de Lajes, Caiara do Rio dos Ventos e So Tom por membros do Grupo de Pesquisa Mineral do CEFET/RN. RPIDO HISTRICO Os habitantes da regio de Bonfim, Balano, Arizona e arredores (municpios de Lajes, Caiara do Rio dos Ventos e So Tom / RN), desde muito tempo, so intrigados com a presena de uma igreja datada de 1654 naquele local (ver figura 1 a e b). Por se tratar de uma regio inspita, especialmente naquela poca em que o mercantilismo, baseado nas riquezas minerais (prata, ouro e esmeraldas principalmente), constitua a riqueza das Naes, especulava-se que a construo daquela igreja se devia a descoberta de um bem mineral. Cogitou-se tratar-se de minrio de tungstnio quando, na dcada de 60, foi descoberto o Depsito Mineral da mina Bonfim pelo Sr. Eurico Pereira. No entanto, em 1654, o tungstnio no havia sido ainda descoberto, vindo a s-lo somente em 1781 por Carl Scheele. Novas especulaes surgiram quando na dcada de 80 se descobriu o ouro associado aos skarns scheelitferos da mina Bonfim e que, na data alusiva encontrada na torre da igreja, era objeto da cobia de portugueses e holandeses que aqui estiveram por volta do sculo XVII. Mais uma vez tais especulaes careciam de maior consistncia, uma vez que o ouro da mina Bonfim se caracteriza por ser extremamente fino e/ou associado a estrutura do bismuto, no sendo visvel a olho nu e nem pelos equipamentos disponveis naquela poca.

Figura 1: (a) Vista das runas da Igreja datada de 1654; (b) Aspecto interno da referida igreja.

Holos, Ano 23, Vol. 2 - 2007

93

CAVALCANTI NETO e BARBOSA (2007)

A esmeralda de Lajes, Caiara do Rio dos Ventos e So Tom foi descoberta casualmente, quando da abertura de uma picada visando acessar um corpo de rocha ultrabsica anmalo em Cr e Ni. Esses trabalhos de campo estavam sob a responsabilidade do Sr. Eurico Pereira, com uma equipe de 4 braais. A empresa EMPROGEO LTDA. financiava, planejava e fiscalizava a execuo desses trabalhos, uma vez que pretendia mostrar tais corpos para a empresa INCO (uma empresa de minerao canadense interessada em Nquel) que, na primeira visita feita s reas em 24 e 25 de outubro de 2005, no teve acesso a este corpo ultrabsico especfico. Um dos braais, o Sr. Francisco Augusto de Abreu, conhecido como Veim, teve a curiosidade de guardar uma das pedras verdes (sem valor comercial) que aflorava ao longo da picada, mostrando-a a um dos membros do grupo de Pesquisa Mineral do CEFET que reconheceu tratar-se de uma esmeralda. A partir da o foco dos trabalhos de pesquisa foram redirecionados. O grupo de Pesquisa Mineral do CEFET pretende realizar um trabalho mais sistematizado visando identificar e estudar o potencial metalfero das rochas bsicas e ultrabsicas dos Estados do RN e PB. Agora se especula que a igreja foi construda devido s esmeraldas, que poderiam ter sido descobertas por bandeirantes (um deles, chamado Joo de Brito, fez uma expedio at o vale do Au nesse perodo, devendo ter utilizado o Riacho Bonfim como rota e, nessa passagem, descoberto as esmeraldas) ou por portugueses a procura de ndios para escraviz-los. No se credita muito aos holandeses por eles j serem protestantes na poca da ocupao do RN. AS ESMERALDAS NO CONTEXTO GEOLGICO REGIONAL As ocorrncias de esmeraldas gemolgicas situam-se prximas ou nos contatos entre o Grupo Serido e o Complexo Caic (figura 2) ou, no sentido de Brito Neves (1983) in Brito Neves et. all. (1995), entre a denominada Faixa Serid e o Macio So Jos de Campestre, em contato alctone atravs da Zona de Cisalhamento Picui - Joo Cmara (ZCPJC). Essas entidades esto inseridas nos domnios da Provncia Borborema, um segmento da crosta afetado pelo ciclo brasiliano (Almeida, 1976).

Figura 2: Contato Geolgico conhecido entre o Grupo Serid (GS) e o Complexo Caic (CC).
Holos, Ano 23, Vol. 2 - 2007

94

CAVALCANTI NETO e BARBOSA (2007)

O Complexo Caic constitudo de para e orto gnaisses, migmatitos, orto e para anfibolitos. O grupo Serid (figura 3) subdividido, da base para o topo, nas Formaes Jucurutu, Equador e Serido. A Formao Jucurutu constituda de paragnaisses diversos (inclusive quartzo gnaisses) com intercalaes de mrmores, calciossilicticas, micaxistos, metavulcnicas e formaes ferrferas. Esta formao se reveste de grande importncia nesse trabalho uma vez que as rochas hospedeiras da esmeralda situam-se na sua base, ou prximo a ela. A Formao Equador constituda predominantemente por quartzitos e subordinadamente metaconglomerados, micaxistos, gnaisses, calciossilicticas e mrmores, enquanto a Formao Serid composta principalmente por micaxistos diversos.

Figura 3: Mapa da Faixa Serido e Macios Medianos. Adaptado de Jardim de S et. all. 1995 e Dantas, 1997. Essas unidades so cortadas por uma sute de granitides e pegmatides que foram posicionados durante as diversas fases de deformao que afetaram a Faixa. Jardim de S e
Holos, Ano 23, Vol. 2 - 2007

95

CAVALCANTI NETO e BARBOSA (2007)

Salim (1976) atriburam uma denominao semelhante quela dada as fases de dobramento, onde a letra G acrescida de um nmero relativo fase de deformao. Agrawal 1986 e 1992 utilizou o mesmo critrio para os pegmatitos (P). Os estudos pioneiros de Jardim de S et al. (1981) sobre as rochas granitides da regio de Serid mostram que as rochas supracrustais tem sido intrudidas por trs geraes de granitides (G2, G3, G4) desde pr- at ps tectnicos ligados as fases de dobramentos (F2, F3 e F4). Granitides antigos (G2) so gnaissificados ou foliados e augens. Os granitides novos (G3, G4) ocorrem como grandes complexos diapricos ou como pequenas intruses. Os G1 so do embasamento (CC). Alguns Metapegmatitos sin-D2 (P2) apresentam idade minima de 1,800,03 Ga, como definido por uma iscrona Rb-Sr. Tais dados so consistentes com uma orognese colisional no Paleoproterozoico (1,950,05 Ga; Jardim de S 1994). A maioria dos pegmatitos heterogneos datada do neo-proterozico ou do cambriano, j no fanerozico, e interpretados como ps-tectnicos com respeito ao ciclo brasiliano. A Faixa Serid , portanto, considerada como uma microplaca continental, preservando um registro termo-tectnico mais antigo, soldada aos terrenos adjacentes num evento orognico meso ou neoproterozico. As intruses mais antigas (os ortognaisses G2) so afetadas por uma deformao tangencial penetrativa (o evento D2). A deformao transcorrente brasiliana (D3) esta superimposta as estruturas relacionadas ao regime tangencial mais antigo (D2), cuja idade absoluta ainda motivo de controvrsia. Uma datao Pb/Pb em zirco de 1,990,01 Ga, pela tcnica de evaporao, foi obtida em um pluton de augen gnaisses G2, admitido como intrusivo numa formao flyschide do Grupo Serid (Brito Neves et. all. Op. cit). O embasamento (CC) motivo de controvrsias, contudo se aceita que pores do macio So Jos de Campestre remonte ao arqueano, rejuvenescido por eventos subseqentes. DEPSITO TIPO OU JAZIDA PADRO Aos depsitos de esmeraldas de Lajes, So Tom e Caiara do Rio dos Ventos so invocados os modelos genticos tradicionais de depsitos de esmeraldas do mundo, no qual intruses de pegmatitos em rochas do tipo greenstone belts ao longo de zona de cisalhamento propiciaram a reao entre protlitos ricos em cromo e berilo e a formao daquele mineral gema. Entre os diversos exemplos na literatura, apontamos o Depsito de esmeralda de Sandawana, no Zimbabwe como Depsito Tipo. Neste, as esmeraldas so encontradas no contato entre o greenstone belt de Mweza e pegmatitos intrudidos desde cedo a sin o evento principal de 2,6 Ga. na fronteira sul do craton do Zimbabwe (Zwaan, 2006). Posteriormente, num estagio tardio, solues ricas em F, P, Li, Be e Cr foram injetadas ao longo da zona de cisalhamento causando albitizao do pegmatito e flogopitizao no wall-rock do greenstone. Zwaan op. cit. sugere que as esmeraldas de Sandawana esto relacionadas sintectonicamente ao metassomatismo K-Na, evidenciado pelo enriquecimento de traos no mineral gema de Na, K, Li, Be, F, P, Rb, Cs, Ta e Nb. Posteriormente, num estgio tardio, soluo rica em Na, a microclina, oligoclasio, quartzo (do pegmatite) e clorita (do greenstones), foram consumidos, em benefcio de albita (no pegmatito), flogopita, algumas actinolita e cummingtonita, holmquistita, flor-apatita e esmeralda (no contato e no greenstone). A Formao da esmeralda gemolgica ocorreu em condies de presso relativamente baixa, concentrando-se na charneira de pegmatitos dobrados ou nas suas proximidades, bem como nas zonas de alvio de presso de boudins. A termometria apatita flogopita entre 560 e 650 C interpretada como a faixa de temperatura de formao das
Holos, Ano 23, Vol. 2 - 2007

96

CAVALCANTI NETO e BARBOSA (2007)

esmeraldas de Sandawana. Essas temperaturas implicam em condies metamrficas de metamorfismo de contato regional, segundo Zwaan (2006). Assim, a intruso dos pegmatitos, e subseqente albitizao e o metassomatismo durante a deformao, foram parte de um processo contnuo, em um perodo limitado de tempo. Os dados de Sandawana conduzem a um novo modelo de formao da esmeralda, como um produto do metassomatismo de contacto de rochas ultramficas e pegmatitos durante um evento de deformao, envolvendo fase magmtica tardia e atividade hidrotermal canalizada por cisalhamento. A GEOLOGIA DAS ESMERALDAS DE LAJES, CAIARA DO RIO DOS VENTOS E SO TOM O contato entre a Faixa Serid e o Macio So Jos de Campestre, na regio entre os municpios de Lajes, So Tom e Caiara do Rio dos Ventos, complexo e de difcil delimitao. A faixa de cisalhamento ZCPJC promove um complicador adicional, uma vez que nessa regio o componente de empurro, de baixo ngulo, tem uma expresso de maior importncia, aliado a um forte front de migmatizao e a obliterao promovida pelo posicionamento de augen-gnaisses (G2). As repeties so comuns, tanto devido aos dobramentos quanto aos nappes, bem como blocos tectnicos individualizados pelo sistema de falhamentos da ZCPJC (ver figura 3). Apesar desses complicadores podemos reconhecer como dessa regio de contato, em carter preliminar, quatro tipos de unidades litolgicas aflorantes, com suas variaes de fcies texturais, granulomtricas e/ou petrogrficas. So elas: (a) Ultrabsica basal; (b) Minrio, Rocha Hospedeira ou Zona de Contato; (c) Granito Gnissico e (d) Veios ou Exudaes Quatzo-Albtica e Pegmatitos. As variaes mencionadas esto todas associadas unidade denominada de minrio. Ultrabsica basal Corpo de Rocha contnuo por vrios quilmetros e espessuras aflorantes variveis desde 350 m at 10 m. A esta unidade, ainda no apresentada nos mapas oficiais, denominamos de Faixa de Rochas Bsicas Ultrabsicas ou simplesmente de Faixa. Trata-se de um serpentinito, de textura heteroblstica a granoporfiroblstica, composta essencialmente por serpentina (30%), Diopsdio (25%), Plagioclsio clcico (20%), Actinolita (15%), Garnierita (5%). Os 5% restantes so de moscovita, Opacos, turmalinas pretas, epidotos, clorita, raros sulfetos (pirita), xidos de ferros no includos como opacos. Esses minerais podem, localmente, apresentar-se em maiores quantidades. No foi reconhecido, a olho nu e lupa 20x, nenhum mineral de cromo, razo pela qual se admite que tal elemento esteja na estrutura cristalina de serpentinas, mineral este provavelmente derivado do metamorfismo de olivinas. A colorao predominante verde, com variaes de verde claro, oliva a verde escuro. A granulometria varia desde fina, com gro sub-milimtricos a grosseira com cristais atingindo alguns centmetros. A estrutura macia a bandada, acompanhando o trend regional. Conforme j mencionamos, o foco inicial era a pesquisa regional de metallotectes de Ni e elementos geoquimicamente associados. Por esta razo, e visando racionalizao de recursos, foi realizada anlise para Ni, Co, Pd e Pt, cujos resultados esto apresentados na
Holos, Ano 23, Vol. 2 - 2007

97

CAVALCANTI NETO e BARBOSA (2007)

tabela 2, cujas amostras Am-05, Am-08 e Am-11 foram coletadas na rea protocolada no DNPM sob nmero 848.044/2006. Os resultados apresentados nas Tabelas 1 e 2, apenas confirmaram tratar-se de uma rocha bsica/ultrabsica, com teores mais ou menos compatveis com essas rochas. A Tabela 3 lista os teores considerados comuns (background) de Ni, Cr e Cu de rochas bsicas e ultrabsicas. TABELA 1: ANLISES MULTI-ELEMENTAR DE ULTRABSICAS DA REGIO
Sample ID EA1 PP1 PP3 E1 E3 Sample ID Au ppb <5 <5 <5 <5 <5 Ag ppm <3 <3 <3 <3 <3 Al % 2,4 0,66 0,59 1,6 1,3 As ppm < 10 < 10 < 10 < 10 < 10 B ppm 25 11 13 14 16 Ba ppm 77 <3 <3 <3 <3 Be ppm <3 <3 <3 <3 <3 Bi ppm < 20 < 20 < 20 < 20 < 20 Ca % 0,47 0,02 0,02 0,94 1,6 Cd ppm 14 5,5 6,6 7,6 8,4 Co ppm 152 82 89 75 74 Cr ppm 4465 1420 1899 1958 2435 Cu ppm 20 6,2 <3 11 102

Fe % 8,3 3,8 4,4 4,9 5,3

K % 0,19 0,01 0,01 0,01 0,01

La ppm < 20 < 20 < 20 < 20 < 20

Li ppm 5,6 11 <3 <3 <3

Mg % 3 3,4 3,3 3,3 3,2

Mn % 0,17 0,05 0,05 0,06 0,1

Mo ppm <3 <3 <3 <3 <3

Na % 0,16 < 0.01 < 0.01 0,01 0,01

Ni ppm 3035 2026 2549 1804 1604

P % 0,01 < 0.01 < 0.01 0,02 0,03

EA1 PP1 PP3 E1 E3 Sample ID EA1 PP1 PP3 E1 E3

Pb pp m 11 <8 <8 <8 <3

Sb ppm 20 < 10 11 11 12

Sc ppm <3 <3 <3 5 4,7

Sn ppm < 20 < 20 < 20 < 20 < 20

Sr ppm 22 <3 <3 11 37

Ti % 0,2 0,01 0,02 0,06 0,07

V ppm 87 21 27 55 72

W ppm < 20 < 20 < 20 < 20 < 20

Y ppm 10 <3 <3 3,6 <3

Zn ppm 77 30 33 44 49

Zr ppm 10 <3 <3 <3 <3

Anlise realizada pela LAKEFIELD.

TABELA 2: ANLISES DAS ULTRABSICAS DA REA 848.044/2006

Anlise realizada na LAKEFIELD pela Minerao Zangarelhas (vide Anexos) Holos, Ano 23, Vol. 2 - 2007

98

CAVALCANTI NETO e BARBOSA (2007)

TABELA 3: TEORES NORMAIS DE CROMO, COBRE E NQUEL DE ALGUMAS ROCHAS BSICAS / ULTRABSICAS ROCHAS Lherzolito Hazburgito Manto Primitivo Komatiito MORB Basalto komatiitico Dunito (ofiolito) Cr Cu 13 10 28 77 76 79 4 Ni 2091 2189 2000 1563 150 360 2520

2600

4210

Ao longo da Faixa de rochas ultrabsicas a direo mdia N 10 E. As variaes de fcies petrogrficos so de tal ordem que essas rochas j foram mapeadas como ensteatita-xisto (conhecidos como talco ou pedra sabo), BIF e Itabiritos (Fe ~ 25%). Variaes faciolgicas para tipos granulometricamente mais homogneos e de granulao fina e mais diopsidferos foram mapeados como escarnito (nvel 6 do horizonte Bonfim), entre outros exemplos que agora esto reunidos aqui simplesmente como Faixa de Rochas Bsicas Ultrabsicas. O Grupo de Pesquisa Mineral do CEFET/RN pretende aprofundar os estudos desta Faixa, inclusive em outras regies da Provncia Borborema. Minrio - Rocha Hospedeira ou Zona de Contato: Caracterizou-se como Zona de Contato todas as unidades litolgicas entre os corpos ultrabsico e o granito-gnissico. So biotititos, veio e exudaes quartzo-albtica, ultrabsica caolinizada e um estreito corpo de biotita-xisto que faz a transio entre o biotitito e o granito-gnissico. Os Veios e Exudaes de Quartzo-albita foram descrito em separado devido a importncia dada a esta litologia como Guia da Prospeco. Essa Zona de Contato est caracterizada por forte atuao de componente cisalhante e intenso processo de hidrotermalismo responsvel pela mineralizao esmeraldfera. Esta Zona situa-se no contato entre as rochas Ultrabsicas e o Granito-Gnissico, contato esse realado por forte cisalhamento dextral, originando aquelas rochas descritas no pargrafo anterior. A hospedeira da esmeralda gemolgica uma rocha rica em micas, especialmente a biotita (50 a 85%), flogopita (5 a 15%), vermiculita (5 a 10%), clorita (0 a 5%), e, secundariamente, muscovita e fucshita. As variaes de tipos podem ser identificadas lateralmente pela predominncia de alguns dos minerais citados, encontrando-se tipos mais ricos em biotita, outros em micas verdes (clorita e fucshita), outros em vermiculita etc. No foi possvel ainda discernir se existe preferncia da mineralizao esmeraldfera por um desses tipos. Traos de rutilo, ilmenita, actinolita, tantalita e apatita. O material caolinizado (alterao argiltica avanada) de presena freqente, associado s partes mais biotitticas, s vezes sendo o constituinte principal do minrio. A epidotizao vista na regio de contato basal da hospedeira com a ultrabsica, parcialmente alterado pelo cisalhamento e hidrotermalismo associado, denotando estgio precoce de argilitizao. A presena de minerais acessrios inclui plagioclsio, quartzo, xidos de

Holos, Ano 23, Vol. 2 - 2007

99

CAVALCANTI NETO e BARBOSA (2007)

ferro, turmalinas pretas, berilo e esmeraldas em quantidades variveis, porm, conjuntamente, podem ser considerados traos. A granulometria , via de regra, grosseira, com cristais de micas centimtricos. A textura de minrio varia desde pulverulenta a foliada, marcada por forte orientao de micas, que esto freqentemente dobradas em vrios estilos e formas. Nas pores ricas em material caolinizado a textura de minrio macia a pulverulenta. Todo o conjunto denominado minrio apresenta rochas macias (a ponto de permitir abertura de trincheiras e galerias manualmente), certo aspecto gorduroso e molhado. A textura de rocha classificada como heteroblstica, lepidoporfiroblstica, em funo de mega-cristais de micas (especialmente biotitas). O corpo hospedeiro apresenta direo N 10 E mergulhando para NNW. Atualmente foram encontrados afloramentos com mergulhos para SSE indicando a existncia de um antiforme de amplitude em torno de 100 m, ainda no estudado convenientemente. A espessura varivel desde 3,5 m at alguns centmetros, tendo uma mdia de cerca de 1,20 m de espessura real. Essas variaes refletem as feies sigmoidais, anastomosadas, promovidas pelo cisalhamento dextral.

(a) (b) Figura 4: (a) Foto da Zona de Contato onde se distingue a Rocha Hospedeira da mineralizao esmeraldfera (biotitito = minrio) e Veio / Exudao Quartzo-Albtica; (b) Esmeraldas coletadas nos planos de xistosidade do Biotitito. A mineralizao esmeraldfera se d ao longo de planos de xistosidade do Biotitito, no contato (geralmente basal) com exudaes quartzo-albticas, no quartzo albita e, secundariamente, nas pores caolinizadas. Os maiores e melhores cristais at ento encontrados situam-se nos planos de xistosidade do Biotito. Em algumas pores as esmeraldas foram destrudas por uma componente de cisalhamento tardi a ps tectnico com respeito ao evento responsvel pela formao das esmeraldas. Semelhante as esmeraldas de Sandawana, as gemas encontradas nos municpios de Lajes, Caiara do Rio dos Ventos e So Tom so caracterizadas por uma forte tonalidade verde, devido ao alto teor de Cr e belssimos cristais transparentes que assegura as pedras uma
Holos, Ano 23, Vol. 2 - 2007

100

CAVALCANTI NETO e BARBOSA (2007)

posio de destaque entre as esmeraldas comerciais do mundo. Na figura 5 duas fotos das esmeraldas da regio, sendo uma delas j lapidada e montada em anel de ouro.

Figura 5: Esmeraldas de Lajes, Caiara do Rio dos Ventos e So Tom. Destaque para a forte tonalidade verde que coloca essas esmeraldas entre as mais belas do mundo. Granito-Gnissico: Estratigraficamente no topo da camada de minrio essa rocha exibe variaes petrogrficas contemplando desde tpicos biotita-gnaisses a granitides foliados. Ambas tm composio mineralgicas idnticas sendo diferenciadas pelas caractersticas texturais e estruturais. composto de Biotita (30 65%), Plagioclsio (20 35%), Quartzo (10 25%), Clorita (1 10%), anfiblio /hornblenda (traos a 10%) e traos de granada, epidoto e xido de ferro. A proporo dos minerais presentes na rocha varia de modo que, lateralmente, o Biotita-Gnaisse pode ser classificado desde Biotita-Xisto ou Quartzo, Biotita-Xisto ou com menor presena de Biotita e maior de hornblenda podendo ser classificado como metagranito. A textura predominante a homoblstica, lepidogranoblstica fina, uma vez que, em quaisquer variaes predomina a biotita, a lepidonematogranoblstica quando na presena de quantidades acima de 5% de hornblenda. A estrutura principal um bandamento metamrfico definido por alternncias de bandas mais biotticas e bandas mais quartzo-feldsptica e uma xistosidade paralela ao bandamento, caracterizada pela orientao das biotitas, definindo a foliao principal da rocha. Eventualmente minerais milimtricos de quartzo estirado (ribbon), microsigmides de plagioclsio e quartzo, lembrando estrutura milontica. Veio Quartzo-Albtico e Pegmatitos: Os primeiros indcios de esmeraldas foram encontrados nas rochas quartzo-albticas. Por serem mais resistentes ao intemperismo que os biotititos, essas rochas foram preservadas da eroso e afloravam ao longo daquelas picadas abertas para acessar o corpo de rocha ultrabsica (ver no item Rpido Histrico). Entretanto, os cristais de esmeraldas

Holos, Ano 23, Vol. 2 - 2007

101

CAVALCANTI NETO e BARBOSA (2007)

encontrados nessas rochas so invariavelmente leitosos, apesar de apresentarem um verde intenso, e sem valor comercial como mineral gema (figura 6). Os veios ou exudaes quartzo-albticas (tambm chamados de SAL pelos braais em Sandawana chamam-no de suggar) so tipos predominantemente bimodais, granulao milimtrica (1 a 3 mm), homognea, textura sacaroidal que lembra um sal grosso quando apresenta-se intemperizado. A sua presena em contato com o biotitito (ver figuras 4 e 6) pode ser utilizada como Guia da Prospeco visando se encontrar esmeraldas de valor comercial, uma vez que alguns tipos razoavelmente bem cristalizados situavam-se no plano de xistosidade do biotitito imediatamente em contato com os veios e / ou exudaes quartzo-albticas. Os pegmatitos so corpos sub-concordantes com a estrutura principal, do tipo homogneo a misto (devido ao desenvolvimento de pequenos ncleos de quartzo). Todavia so corpos pouco diferenciados, geralmente ricos em minrio de berilo, inclusive com qualidade gemolgica, no sendo raro encontrarem-se guas marinhas e heliodoros.

Figura 6: Esmeraldas leitosas (sem valor gemolgico) em Veio / Exudao QuartzoAlbtica.

CONCLUSES E RECOMENDAES As condies bsicas para a formao das esmeraldas so preenchidas uma vez que so essenciais os seguintes fatores: disponibilidade de berlio, cromo ( vandio), meios de transporte para levar os elementos em conjunto, isto , fluidos de origem magmtica, hidrotermal, metamrficas ou uma combinao delas para formar como minerais estveis em torno de 300C; e espao suficiente para crescer cristais transparentes e bem formados. Uma comparao com outros depsitos esmeraldferos brasileiros mais estudados (vide tabela 4) revela que o padro de ocorrncia do Depsito de Lajes, So Tom e Caiara do Rio dos Ventos no diferem muito, em termos da Natureza das rochas fornecedoras dos

Holos, Ano 23, Vol. 2 - 2007

102

CAVALCANTI NETO e BARBOSA (2007)

elementos Cr-Fe-V, da Natureza das rochas fornecedoras do elemento Be e da Natureza da rocha hospedeira da esmeralda. TABELA 4 MODELOS GENTICOS DAS PRINCIPAIS OCORRNCIAS DE ESMERALDAS NO BRASIL
SOCOTO/BA Metabasitos/me taultrabasiltos (em geral serpentinizados) CARNABA/BA Rochas ultrabsicas e seus derivados metamorfizados (serpenitos xistosos e serpentinaperidotito). TAU/CE Rochas ultrabsicas (transformadas em talco-xistos, tremolititos e semelhantes). Metabasitos(anfiboli tos,frequentemente mudando para horblenda-gnaisses.) Pegmatitos ITABIRA /MG Metaultramficas (em corpos de formas lentecular, caracteristicamente xistosos, repretados por biotita- xistos ,clorita-xistos e talco -xistos SANTA TEREZINHA / GO Rochas bsicasultrbsicas metamorfizadas(diversos xistos).

a) Natureza das rochas fornecedoras dos elementos Cr-Fe-V.

b) Natureza das rochas fornecedoras do elemento Be.

Manifestaes pegmatticas.

Manifestaes pegmatticas(diqu es e veios pegmatticos)

Corpos pegmatides (ocorrem em pequenos diques, de forma irregular, commaior frequencia ao longo de suas faixas de contato e ao longode importanteslinhas de fraturas e/ou falhas).

Como fonte principaldestes elementos,so considerados as rochas no pegmatitcas; o berilo poderia ser concentrado e remobilizado, por exemplo, em um ou vrios horizontes de uma seguncia vulcanossedmentar. A influncia de pegmatitos como fornecedores de Be secundria. Varios tipos de xistos carbnatizados (talcoxisto, talco-clorita-xisto, biotita/flogopita-xisto). Veios de carbonatos (dolomita,calcita, magnesita). Veios de quartzo feldspticos.

c) Natureza da rocha hospedeira da esmeralda

Principalmente biotita/flogopita xistos;alemdiss o a esmeralda encontrada em massas feldapaticas e, muito raramente em massas carbonticasou em turmalinitos.

Files de biotita /flogopita-xisto,as vezes chegando a um talco xisto.

Biotita-xistos e xistos tremolitcos com flogopita e clorita.

Biotita/flogopitaxisto

As potencialidades minerais do Estado do Rio Grande do Norte so ainda muito pouco conhecidas e carecem de estudos sistemticos. O Grupo de Pesquisa Mineral do CEFET/RN entende que as rochas bsicas e ultrabsicas, pouco mapeadas, deveriam merecer um estudo mais detalhado visando o seu verificar o seu potencial quanto s mineralizaes de metlicos e no-metlicos. As esmeraldas gemolgicas de Lajes, Caiara do Rio dos Ventos so apenas uma das potencialidades. O ferro associado a variaes de fcies outro, alm de nquel, platinides entre outros minerais de minrio que tm nessas rochas o seu metalotecte natural.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS 1. AGRAWAL, V. N. Structural evidence for an early episode of pegmatite emplacement in the Serid Group. In: Simpsio de Geologia do Nordeste, 12., Joo Pessoa, 1986. Atas. So Paulo: Sociedade Brasileira de Geologia, 1986. p. 282-289.

Holos, Ano 23, Vol. 2 - 2007

103

CAVALCANTI NETO e BARBOSA (2007)

2. AGRAWAL, V. N. Relationship between pegmatite emplacement and tectonometamorphic events in the Serid Group, Northeastern Brazil. Revista Brasileira de Geocincias, v.22, n.1, p. 43-46, 1992. 3. ALMEIDA, F. F. M. de, Origem e Evoluo da Plataforma Brasileira, Departamento Nacional de Produo Mineral - B. Diviso de Geologia e Mineralogia, 1976. no. 241, 36 pp., Rio de Janeiro, RJ. 4. BRITO NEVES, B. B. de, VAN SCHMUS, W. R., SANTOS, E. J. dos, CAMPOS NETO M. C., KOZUCH, M. O Evento Carirs Velhos na Provncia Borborema: Integrao de Dados, Implicaes e Perspectivas, Revista Brasileira de Geocincias 25(4):279-296, dezembro de 1995 5. CPRM, 2006 Geologia e Recursos Minerais do Estado do Rio Grande do Norte, CPRM, Coord. Rec. Min. do RN, Sec. Des. Eco. do RN. 6. DANTAS, E. L.Geocronologia U/Pb e Sm/Nd de terrenos Arqueanos e Paleoproterozicos do Macio So Jos do Campestre, NE do Brasil. Tese de Doutoramento pela UNESP, 1997 7. JARDIM DE SA, E. F. ; SALIM, J. Reavaliao dos conceitos estratigrficos na regio do Serid (RN-PB). Minerao e Metalurgia, Brasil, v. 80, n. 421, p. 16-28, 1980. 8. JARDIM DE SA, E. F.; FUCK, R. A.; MACEDO, M. H.F. de; PEUCAT, J. J.; KAWASHITA K.: SOUZA, Z. S. de, & BERTRANDT, J. M. PRE-BRASILIANO OROGENIC EVOLUTION IN THE SERID BELT, NE BRAZIL: CONFLICTING GEOCHRONOLOGICAL AND STRUCTURAL DATA Revista Brasileira de Geociencias 25(4):307-314, dezembro de 1995. 9. ZWAAN, J. C. GEMMOLOGY, GEOLOGY AND ORIGIN OF THE SANDAWANA EMERALD DEPOSITS, ZIMBABWE, Scripta Geologica, National Museum of Natural History, 211 pp, 2006.

Holos, Ano 23, Vol. 2 - 2007

104

Potrebbero piacerti anche