Sei sulla pagina 1di 41

Palestra On Line Manuteno de Tablets

PC

Notebook

Smartphone

Tablet Netbook

DIVERSOS MODELOS

Caractersticas de Tablets
Modelos Tops ainda com preos elevados Pouca memria para armazenamento, mesmo nos modelos mais caros, e menos ainda nos modelos mais populares (2 GB); Pequena capacidade de bateria nos modelos mais populares, de no mximo 2h usando a rede wireless; No roda os mesmos programas que um notebook ou netbook rodariam, mas existem opes de softwares que fazem a mesma coisa.

DIAGRAMA EM BLOCOS DE UMA TABLET GENRICO


.
Stereo Headphone Integrated Solution ESD/EMI Protection Optional I2S I 2 C/SPI Audio Codec Interface Speaker Microphone Video AFE Parallel Camera Interface Data SDIO UART I2C Application OMAPT Processor USB DSS Audio Subsystem (Optional) 3G Data

Connectivity WLAN 802.11 b/g/n Haptics System 3-Axis Accelerometer Light Sensor Touch-Screen Controller Display Interface HDMI Interface

Display Subsystem

Display Bias and Backlight

Display

CSI

HDMI

CCD/CMOS Camera

LPDDR Memory eMMC

SDRC MMC MMC

I2C Power Management Unit for System USB-OTG Transceiver Keypad Keypad Controller Power Manager Low-Noise Analog System Power

USB Power Switch with Boost Converter

ESD Protection Charger Front-End Protection Battery 1S/2S Li-Ion Protector Battery Pack

Host and Output Power Connection (Optional)

SD Card

Temperature Sensor AC Plug USB Power Adapter

Battery Charger Gas Gauge (May also be embedded in battery pack) NexFETT Power MOSFETs

Peripheral and Input Power Connection

Power Management

Como escolher um Tablet ?

Conexes
Wi-Fi:

Conexes
Wi-Fi + 3G:

Sistema Operacional
Sistema Operacional Android:

Sistema Operacional Android


Android Market:

Sistema Operacional iOS


Sistema Operacional iOS:

Sistema Operacional iOS


App Store:

Como escolher um Tablet? Conexo


Wi-Fi + 3G:
Outra funo que deve ser levado em considerao na hora de escolher um tablet a conectividade 3G. Com um plano de dados e a conexo 3G de uma operadora de telefonia celular o usurio poder ficar conectado em qualquer lugar que possua cobertura 3G

Como escolher um Tablet? Sistema Operacional


Sistema Operacional Android:
O Android o sistema operacional desenvolvido pela Google que mais cresce no mercado. uma plataforma de cdigo aberto (open source) que permite a cada fabricante customizar a seleo de aplicativos disponibilizados em seus aparelhos.

Android Market:

Como escolher um Tablet? Sistema Operacional Android

Pensou em algum aplicativo que te ajudaria no dia a dia? Utilize seu Tablet e pesquise no Android Market, entre os inmeros aplicativos gratuitos disponiveis e encontre opes incrveis para o trabalho, informao e diverso. Voc ainda tem a opo de comprar aplicativos, livros, revistas no Android Market e instalar em seu Tablet.

Como escolher um Tablet? Sistema Operacional iOS


Sistema Operacional iOS:
Com uma prtica interface, recursos fantsticos e grande estabilidade, o iOS 4 a base do iPad. O iOS 4 altamente seguro, desde o momento em que o usurio liga o iPad, uma tela logo pede uma senha para ter acesso ao dispositivo.

Como escolher um Tablet? Sistema Operacional iOS


App Store: Milhares de aplicativos desenvolvidos especialmente para o iPad e chegam mais todos os dias. Veja tambm alguns recursos disponiveis no iPad: Multitarefa Pastas

Uma forma de manter seus apps organizados, sem baguna nas telas de inicio. Mesmo assim voc pode abrir seus aplicativos em apenas alguns cliques.

S.O. Para Smartphone x S.O. Para Tablet


Uma coisa que nos chama a ateno no iPad da Apple que o sistema operacional iOS utilizado se trata do mesmo sistema operacional do iPhone, o smartphone da ma. No caso do Android, s a pouco tempo surgiu uma verso comum do Android (4.0 Ice Cream Sandwitch). Ainda possui verses para smartphones (1.x e 2.x) e para tablet, o Android Honeycomb (3.0):

Como excolher um Tablet Verses de Android


Android 2.3 (Gingerbread) Android 3.1 (Honeycomb)

Verses de Android
Android 2.3 (Gingerbread) Android 3.1 (Honeycomb)

Tamanho da Tela

Tecnologia Touchscreen Tela Resistiva

Tecnologia Touchscreen Tela Resistiva


Nesse sistema a tela coberta por duas camadas de um material condutivo e outro resistivo, como num sanduche. Essas duas camadas so separadas por uma distncia milimtricas. Quando h algum contato entre as duas camadas ocorre uma alterao na corrente eltrica entre as camadas, essa alterao reconhecida como uma coordenada (x,y). Automaticamente ela enviado para o sistema, e calculada sua posio.

Tecnologia Touchscreen Tela Resistiva


Funcionam com qualquer tipo de material, sendo o mais utilizado o plstico. o tipo mais barato e simples do mercado; No reconhecem toques simultneos, ou seja, o multitoque; O material transmite apenas 75% de toda a luz emitida; Normalmente tem menor qualidade na imagem; No muito precisa e sensvel, e requer calibrao; Fcil de danificar, principalmente com objetos pontiagudos.

Tecnologia Touchscreen Tela Capacitiva

Tecnologia Touchscreen Tela Capacitiva


Nas telas do tipo capacitivo h somente uma camada de material condutivo, a segundo camada seria o corpo humano que quando toca a tela transfere uma pequena corrente eltrica para a tela. Essa energia a esttica, decorrente de atrito do corpo com o ar, roupas, sapatos etc. Exitem 2 tipos de tela capacitiva: a Surface Capacitance (SC) e a Projected Capacitive Touch (PCT). A tecnologia SC muito limitada em sua resoluo e no muito precisa. A tecnologia PCT j mais precisa e permite multitoque, alm de ser possvel colocar pelculas protetoras na tela.

Capacidade de armazenagem

Tablet Android de Baixo Custo Coby Kyros 7016


Prs: - Preo competitivo; - Aceita carto de memria; - Roda vdeos em 1080p (sada HDMI). Contras: Concluso: - Tela resistiva; - O tablet Coby Kyros MID7016 poderia ser um bom dispositivo - Baixo para reproduo de desempenho; contedos multimdia, uma vez que ele - Ausncia de reproduz vdeos a Android Market. 1080p com conexo HDMI. Porm, sinnimo de insatisfao certa para usurios mais exigentes, pela sua tela resistiva.

Qual a diferena entre portteis, tablets e smartphones?


Os Tablet PCs esto posicionados no espao entre os smartphones e os computadores portteis convencionais. A grande diferena entre estes trs tipos de dispositivo consiste no tamanho, nas funcionalidades e na facilidade de utilizao. Cada dispositivo tem os seus prprios mritos e nenhum pode ser diretamente substitudo por nenhum dos outros dois. Muitas pessoas tm os trs dispositivos e utilizam cada um consoante as respectivas necessidades, o ambiente e a mobilidade. Os tablets so maiores do que os smartphones, com telas entre 7 e 11 polegadas, mas mais pequenos e compactos do que a maioria dos portteis, sendo que alguns pesam menos de 500 gramas. Foram concebidos para ser computadores ultra-portteis e funcionais, suficientemente compactos para caber numa mala ou bolsa pequena. Mas no apenas a conectividade Web e o design fino que torna os tablets to populares. tambm a nova tecnologia de tela interactivo e prtico. Com o mover de um dedo, pode navegar na Web, enviar e-mails e utilizar sites de redes sociais. Pode organizar a sua vida, partilhar ficheiros, gerir fotografias, jogar e ver filmes, tudo numa tela de dimenses generosas com uma resoluo perfeitamente ntida. E pode fazer tudo isto sem a dificuldade de um porttil mais pesado com tela "flip-up" ou a frustrao de tentar ler contedo num tela de smartphone com o tamanho de um carto de visita.

29

Como posso configurar o meu tablet?


Os tablets foram concebidos para funcionar facilmente assim que so retirados da embalagem. Aps algum tempo de utilizao, tudo lhe parecer familiar e aprender rapidamente a tirar o mximo partido do seu dispositivo. Mas e se nunca tiver utilizado um tablet antes e necessitar de ajuda com a configurao inicial?

30

Principais Defeitos e solues possveis


Podemos citar como principais defeitos nos tablets, tanto os baseados em Android quanto os iPads: - Botes que param de funcionar; - Plugues de fones de ouvido / fonte de alimentao que se partem; - Quebra da tela Touchscreen por queda; - Perda de autonomia da bateria; - Brickagem do Tablet (tentativas de atualizao do S.O. mal sucedidas)

Quais Defeitos ?
Baterias:

Quais Defeitos?
Brickado :

Como reparar ?
Ferramentas:

Como reparar ?

PRINCIPAIS DEFEITOS E AES


1- Tablet no liga nada Verifique na etiqueta de identificao da Fonte de alimentao as especificaes de tenso , utilize um multmetro na escala DCV e veja na sada da fonte se est de acordo com a tenso especificada para o Tablet, se no estiver providencie uma Fonte e teste novamente o Equipamento Verifique se o Conector de entrada de Tenso DCV do Tablet est Ok , ele costuma quebrar internamente e causar este sintoma , neste caso o Tablet dever ser desmontado em Laboratrio de Manuteno e a sua Placa Me dever ser reparada com a troca deste Conector

Reinstalao ou Atualizao do Sistema Operacional Android ou instalao de aplicativos e programas de softwares no compatveis ou no desenvolvidos para o Tablet em questo podem causar o travamento total ou parcial do mesmo , chamamos este sintoma de Tablet Brickado , para resolver este problema deveremos utilizar um carto de memria instalado com a verso original do Tablet ou atravs de cabos de comunicao do Tablet para um computador PC onde programas Kit Fontes de Linux devero ser utilizados e atravs de reprogramao o Tablet dever ser reparado Desmonte o Tablet , retire a Bateria e teste de novo , Bateria com defeito ou em curto causa este sintoma Defeitos nas Memrias BIOS , RAM , Processador , HD , e outros Perifricos podem causar este sintoma ,se puder teste-os em outro Tablet ou retire-os um a um testando em seguida para ver se tem algum Perifrico em curto que possa estar provocando este sintoma ( OBS: Antes de retirar os Perifricos um a um desligue o Tablet do cabo de alimentao e retire a bateria) Este sintoma pode ser causado por falha geral na Placa Me CPU do Tablet , esta falha pode ser proveniente de Solda Fria no CI BGA Processador e Controlador de Vdeo da Placa Me do Tablet , neste caso a Placa dever ser recuperada em Laboratrio de Manuteno por Profissional Especializado em Estao Infravermelho , Ar Quente ou outra especfica para retrabalho em Solda BGA , na maioria dos Tablets este processador soldado na placa principal

Tablet acende o led de ligado mais no d vdeo


2 - Tablet acende o led de ligado mais no d vdeo Utilize os procedimentos para o defeito numero 1 Caso tenha sada HDMI no Tablet ligue um monitor ou TV externo e verifique se d vdeo , a tela de LCD do Tablet pode estar com defeito 3 - Ao ligar d vdeo mais trava na tela inicial Este um sintoma de Tablet Brickado , para resolver este problema deveremos utilizar um carto de memria instalado com a verso original do Tablet ou atravs de cabos de comunicao do Tablet para um computador PC onde programas e Kit Fontes de Linux devero ser utilizados e atravs de reprogramao o Tablet dever ser reparado

Ao iniciar o carregamento do sistema reseta e desliga o Tablet


5 - Ao iniciar o carregamento do sistema reseta e desliga o Tablet Este um sintoma de Tablet Brickado , para resolver este problema deveremos utilizar um carto de memria instalado com a verso original do Tablet ou atravs de cabos de comunicao do Tablet para um computador PC onde programas e Kit Fontes de Linux devero ser utilizados e atravs de reprogramao o Tablet dever ser reparado Pode estar havendo superaquecimento interno em Chips , Bateria ou defeito na fonte de alimentao externa , substitua-os um a um e refaa os testes 6 - No carrega a bateria A) A Bateria pode estar danificada ou em curto e dever ser recuperada ou trocada B) Defeitos no Circuito de carregamento da Bateria da Placa CPU pode estar danificado , a Placa dever ser desmontada e reparada em laboratrio de manuteno

O Touch screen no funciona ou falha em um dos lados da tela


7- O Touch screen no funciona ou falha em um dos lados da tela A Tela do Touch Screen pode estar com defeito , deve ser testado em outro Tablet ou substituda O circuito de leitura da Tela Touch Screen na placa eletrnica pode estar com problema e deve ser reparado 8 - Aparecem listas ou defeitos na tela A) A Tela de LCD deve ser testada em outro tablete ou substituda

Botes de incio , volume , reset e liga desliga falham ao ser acionados 9 - Botes de incio , volume , reset e liga desliga falham ao
ser acionados A) Desmonte o Tablet e verifique se as partes plsticas dos botes esto quebradas ou se os as chaves soldadas na placa eletrnica esto danificadas 10 - A conexo Wi Fi no funciona A) Verifique se h rede WireLess disponvel aonde o Tablet est e se a configurao de IP est ok B) A placa eletrnica da Wireless pode estar com defeito e deve ser substituda

Prximos Cursos
Manuteno de Tablets em Belm do Par - 09 a 11 de outubro Presencial Manuteno de Tablets no Rio de Janeiro 24 a 26 de outubro Presencial Curso On line 16/10 teras e quintas de 20 as 23 hrs - Manuteno de Tablets www.escolatecnicaonline.tv.br

Potrebbero piacerti anche