Sei sulla pagina 1di 11

Centro Escolar do Pontal Escola Bsica 2,3 D.

Martinho Castelo Branco Escola Secundria Poeta Antnio Aleixo

REGULAMENTO INTERNO DAS BIBLIOTECAS DO AGRUPAMENTO Artigo 1 (Definio) O presente regulamento define os princpios que devem reger as Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Poeta Antnio Aleixo. As BE/CREs so servios das escolas que pretendem promover o sucesso educativo, a formao pessoal e a informao cultural da comunidade educativa. As BE/CREs so constitudas por recursos fsicos (instalaes e equipamentos), humanos (docentes e assistentes operacionais) e documentais (impressos, audiovisuais e multimdia).

Artigo 2 (Objetivos) As Bibliotecas Escolares so parte integrante do processo educativo. As atividades das Bibliotecas orientam-se pelos princpios do Manifesto da UNESCO para a leitura e da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). Os objetivos que se seguem so essenciais ao desenvolvimento da literacia, das competncias de informao, do ensino-aprendizagem e da cultura e correspondem a servios bsicos da Biblioteca Escolar. Apoiar a formao integral dos alunos numa perspetiva interdisciplinar de acordo com o currculo e Projeto Educativo da escola; Contribuir para o desenvolvimento cultural em termos individuais e coletivos, assumindo-se como centro de recursos da escola; Criar e manter nos alunos o hbito e o prazer da leitura, da aprendizagem e da utilizao das bibliotecas ao longo da vida; Possibilitar o acesso e a utilizao continuada de um conjunto variado e atualizado de recursos de informao e de documentao; Proporcionar atividades diversificadas que possibilitem a aquisio de conhecimentos, o desenvolvimento da imaginao e o lazer; Dinamizar atividades que promovam a aprendizagem e desenvolvam competncias de literacia da informao, visando a seleo, utilizao e produo da informao escrita, digital e multimdia; Contribuir para o desenvolvimento de uma cultura cvica, cientfica, tecnolgica e artstica nos membros da comunidade educativa.

Artigo 3 (Estratgias) Disponibilizar espaos e condies adequados realizao de atividades de trabalho, estudo e lazer; Disponibilizar recursos que permitam a autoaprendizagem, estimulando a curiosidade cientfica e o esprito crtico. Dotar as escolas de um fundo documental diversificado, atualizado e adequado s necessidades da comunidade educativa, organizado segundo tcnicas normalizadas; Incentivar a cooperao dos professores das diversas reas curriculares com as BEs, rentabilizando os recursos nelas existentes, no mbito da planificao e desenvolvimento das atividades curriculares e extracurriculares; Consolidar relaes institucionais e de parcerias; Dinamizar os registos de memria e do meio envolvente, contribuindo para reforar a identidade do agrupamento e comunidade local.

Artigo 4 (Organizao) As Bibliotecas Escolares do Agrupamento encontram-se em rede com a RBE, sendo tambm parceiras da Biblioteca Municipal; O tratamento documental do material livro e no-livro decorre de normas internacionais com as adaptaes nacionais sob a responsabilidade da Biblioteca Nacional para a catalogao e classificao. Assim, o fundo bibliogrfico distribui-se pelas seguintes reas da Classificao Decimal Universal (CDU):

0 - Generalidades 1- Filosofia e psicologia; 2- Religio, teologia 3- Cincias sociais; 5- Matemtica/ Cincias Naturais; 6- Cincias Aplicadas, Medicina, Tecnologia; 7- Arte/ Desporto, 8- Lingustica, Literatura; 9- Geografia, Biografia, Histria. Para a gesto de todos os recursos de informao das BEs utiliza-se o software informtico PRISMA para bibliotecas; 1. Os procedimentos tcnico-documentais encontram-se registados no Manual de procedimentos de tratamento do fundo documental; 3

A gesto das BEs estabelecida atravs dos seguintes documentos: Plano de Ao de cada BE (a partir da anlise das condies da biblioteca, das necessidades da escola e dos objetivos educativos, definem-se as metas e estratgias destinadas a concretizar as reas de interveno da BE); Plano de Atividades de cada BE (apresenta as atividades a desenvolver pela BE durante o ano letivo).

2. Funes dos Professores bibliotecrios - para alm das funes definidas no artigo 3 da portaria n 756/2009 de 14 de Julho, cabem-lhes ainda: Definir e levar a cabo as estratgias para alcanar os objetivos a que a BE se prope; Elaborar e atualizar os documentos referidos no ponto anterior; Coordenar as tarefas da equipa da BE da escola de que responsvel; Representar a BE interna e externamente em eventos, rgos e comisses para os quais so nomeados ou convocados; Garantir a atualizao das bases de dados RBE e preenchimento de inquritos oficiais dirigidos BE: Zelar pela conservao do espao e do respetivo material, bem como pelo seu eficaz funcionamento; Colaborar com as iniciativas dos Departamentos das Escolas, que tenham por fim a promoo da leitura e literacia ou ainda outras manifestaes no mbito da BE; Garantir o registo de entrada e a catalogao do fundo documental; Propor ao rgo de Gesto, em articulao com os Coordenadores de Departamento, a aquisio de novos materiais; Elaborar relatrios a. de atividades, no final de cada perodo letivo; b. de autoavaliao, no final do ano letivo (MABE);

3. Funes da equipa da BE 3.1. Funes dos assistentes operacionais1: Manter a BE aberta dentro do horrio estabelecido; Apoiar os alunos na escolha, receo e entrega do material consultado; Manter a ordem e o bom ambiente de trabalho na BE; Assegurar o preenchimento das grelhas de ocupao diria da BE; Comunicar ao Professor bibliotecrio e/ou ao tcnico responsvel pelos equipamentos a existncia de avaria ou de anomalia no equipamento informtico ou audiovisual; Coadjuvar o Professor bibliotecrio no desempenho das suas funes; Proceder ao tratamento do fundo documental (catalogao CDU, inventrio, cotao e respetivas etiquetas e arrumao do material); Manter as instalaes limpas e arrumadas.

3.2. Funes dos docentes: Coadjuvar o Professor bibliotecrio no desempenho das suas funes; Auxiliar no tratamento do fundo documental; Dinamizar e participar nas atividades propostas no Plano Anual de Atividades da BE; Apoiar os alunos em tcnicas de estudo e pesquisa e na seleo de material livro e no-livro destinados sua formao e desenvolvimento;

Aplicvel apenas nas bibliotecas que dispem deste recurso humano.

Manter a ordem e o bom ambiente de trabalho na BE; Auxiliar na manuteno de Pgina Web da BE;

4. Definio e afixao de normas de funcionamento dos servios. As normas gerais e permanentes de funcionamento e organizao das Bibliotecas, adiante designadas como Regulamento das Bibliotecas, so definidas neste documento. Este far parte do Regulamento Interno da Escola como anexo. O Regulamento das Bibliotecas que integra o Regulamento Interno do Agrupamento ser apresentado ao Conselho Geral, sobre proposta elaborada pela equipa da Biblioteca. O Regulamento da Biblioteca dever ser publicitado em suportes disponibilizados por este servio.

Artigo 5 (Utilizadores) So utilizadores da BE: Alunos: alunos com matrcula vlida: Docentes: professores em exerccio de funes na escola; Pessoal no-docente: assistentes operacionais e administrativos em exerccio de funes na escola; Externos: pais, encarregados de educao e comunidade em geral, desde que devidamente identificados e aps registo na base de dados de utilizadores; Identificao dos utilizadores: A identificao dos alunos faz-se mediante o carto de estudante; A de professores e funcionrios atravs do respetivo nmero de funcionrio do Agrupamento; A de indivduos exteriores Escola ou instituies (autarquias, escolas, etc.), que desejem ser utentes da Biblioteca, atravs de carto de leitor criado para o efeito; O carto de leitor para os utilizadores descritos na alnea anterior executado mediante a apresentao do Bilhete de Identidade ou documento equivalente ou mediante ofcio ou credencial, bem como preenchimento de uma ficha de registo disponibilizada para a recolha de dados a introduzir no Mdulo Usewin do programa da Biblioteca, devendo declarar funcionria o objetivo da sua visita, que ficar registado e arquivado em documento prprio. O ofcio ou credencial ter igual tratamento arquivstico. S aps a concluso deste processo, o particular e a instituio sero registados na base de dados dos utilizadores.

So direitos dos utilizadores da BE: Usufruir de todos os recursos e servios prestados pela BE; Participar nas atividades promovidas pela BE; Circular livremente no espao da BE dentro do horrio de funcionamento; 5

Retirar das estantes os documentos em livre acesso e requisit-los para consulta ou leitura domiciliria; Dispor de um ambiente agradvel e propcio leitura, visionamento e audio; Apresentar crticas, sugestes e propostas e/ou reclamaes fundamentadas, na caixa de sugestes disponvel na zona de atendimento.

So deveres dos utilizadores: No fazer das instalaes da BE espao de convvio e de conversa perturbadora do seu bom funcionamento; Evitar permanecer de p na Zona Multimdia, ou na rea de Estudo, exceto quando pretendam ter acesso s estantes dos livros; Acatar as indicaes que lhes forem transmitidas pelos professores e funcionrios de servio da BE; Manter em bom estado de conservao os documentos que lhes so facultados; No alterar configuraes de equipamentos; No alterar a disposio do mobilirio ou arrumao dos documentos; Deixar os documentos utilizados nos locais indicados para o efeito; Preencher as requisies necessrias utilizao do material e equipamentos existentes na BE; Cumprir o prazo estipulado para a devoluo dos documentos requisitados para emprstimo domicilirio; Reparar os danos patrimoniais que causarem na BE, podendo incorrer em responsabilidade disciplinar e/ou civil.

Est interdito aos utilizadores da BE: O consumo de alimentos e de bebidas; O uso de bons e de culos de sol; O uso de telemveis e outros equipamentos eletrnicos que perturbem o funcionamento da BE; O uso de quaisquer objetos cortantes, exceto em situaes pontuais de produo grfica devidamente acompanhada por um docente; Escrever, sublinhar, dobrar ou utilizar qualquer outra forma de marcar as folhas dos documentos utilizados; A abertura de sites inadequados.

Artigo 6 (Normas de funcionamento e utilizao dos servios) O horrio de funcionamento est afixado na BE, em local visvel. As alteraes sero estabelecidas pelo Diretor do Agrupamento de acordo com as disponibilidades de pessoal; A permanncia nas instalaes da BE rege-se por um comportamento que respeite os princpios de civismo e normas referidas nos direitos e deveres dos utilizadores;

Sempre que um professor pretenda utilizar a BE com uma turma, dever faz-lo durante o horrio da mesma e proceder sua requisio com antecedncia 2. A BE pode facultar material destinado consulta em sala de aula, desde que se proceda devida requisio pelo utilizador. Este responsabilizar-se- pelo material requisitado e respetiva devoluo; O equipamento da BE encontra-se distribudo por distintas zonas funcionais para as quais existem normas especficas:

Receo / Atendimento: Nesta zona encontra-se o funcionrio ou professor que esclarecer o utilizador sempre que necessrio, facultando-lhe orientao na pesquisa bibliogrfica e na utilizao dos restantes servios da BE; tambm nesta zona que o utente deve registar o material pretendido procedendo ao preenchimento de fichas prprias;

Leitura informal: Nesta zona o utilizador pode ler publicaes peridicas (jornais, revistas, folhetos informativos) e outros documentos, num ambiente descontrado, mas respeitando as normas de funcionamento j definidas; O utilizador dever arrumar o material aps a sua utilizao.

Leitura, estudo individual e trabalhos em grupo: Os documentos so retirados das estantes pelo utilizador; Terminada a consulta, o utilizador coloca os documentos num carrinho que se encontra junto receo/atendimento. A tarefa de arrumao dos documentos consultados da exclusiva competncia do funcionrio da BE; Nesta zona no so permitidos jogos de forma a evitar perturbaes ao clima de silncio e tranquilidade exigidos. O utilizador deve dirigir-se zona de atendimento para requisitar o material necessrio realizao dos trabalhos de grupo;

Zona Multimdia: A utilizao da Zona Multimdia precedida de preenchimento do mapa dirio de ocupao dos computadores, que se encontra na Zona de Atendimento; Cada computador s pode ser utilizado por um utilizador, no devendo os utilizadores permanecer em p junto dos mesmos3; Tm prioridade no acesso aos computadores os alunos que pretendam realizar trabalhos escolares;

2 3

EB2/3 D. Martinho de Castelo Branco: S vivel, por motivos logsticos, a permanncia de uma turma por tempo letivo. Na ESPAA permitido o uso de um computador por dois utilizadores em simultneo.

A utilizao ldica no permite a consulta de documentos, pginas ou stios no recomendveis num ambiente escolar. O utilizador que infrinja este ponto ser alvo de uma penalizao, que o impedir de utilizar a Internet por um perodo que poder ir de uma a trs semanas, dependendo de reincidncia; No 2, 3ciclos e secundrio, a utilizao do computador da total responsabilidade do utilizador. Sempre que surja alguma situao imprevista, o utilizador deve solicitar o apoio do funcionrio ou do professor da Equipa da BE, no devendo tentar resolver sozinho eventuais bloqueios ou desligar o computador; Os computadores s devem ser desligados pelo funcionrio no final do dia.

Zona de Audiovisuais: Na Zona de Audiovisuais podem ser visionados DVDs e cassetes vdeo pertencentes ao fundo documental da BE, previamente requisitados junto do funcionrio. Os utilizadores que prejudiquem o bom ambiente em qualquer espao da BE, por comportamento inadequado, sero convidados a sair. Dependendo da gravidade da situao e da reincidncia, os utilizadores que apresentem comportamentos inadequados podero ficar impedidos de frequentar as instalaes da BE, por um perodo que poder ir de dois dias a trs semanas. Os utilizadores que provoquem danos patrimoniais na BE, devem repar-los (procedendo limpeza, arranjo ou mesmo substituio do equipamento danificado).

Artigo 7 (Emprstimos) Entende-se por emprstimo a cedncia de documentos para utilizao em espaos exteriores BE, sendo necessrio proceder respetiva requisio. Todos os documentos podem ser emprestados domiciliariamente, exceo de: o o o o o o o Publicaes peridicas (mais recentes); Obras de referncia: enciclopdias, dicionrios e atlas; Obras de consulta corrente; Obras de difcil reposio; Obras em mau estado de conservao; Dvds Outros, conforme as necessidades do momento.

Todos os registos de emprstimo e devoluo de documentos sero feitos pelo assistente operacional ou docente que fizer parte da equipa. Na tabela que se segue constam os prazos definidos para a devoluo dos documentos requisitados, bem como o nmero mximo de documentos para emprstimo, por fundo documental e por utilizadores:

1ciclo

Livros

Centro Escolar do Pontal

Audiovisuais
Monografias
N docs N dias

Literatura
N docs N dias

Referncia
N docs N dias N docs N dias

Alunos Professores Funcionrios Turmas Bibliotecas Utilizador exterior Outros

2 3 --26 5 -----

Aula 7 --Aula 14 -----

1 1 1 26 5 ---

7 7 7 Aula 14 ---

1 ----15 -------

Aula

--3 1

--2 2 1 7 -----

Aula -------

3 3 -----

2/3ciclo

EB23 D. Martinho Castelo Branco


Alunos Professores Funcionrios Turmas Bibliotecas Utilizador exterior

Livros Audiovisuais
Monografias
N docs N dias

Literatura
N docs N dias

Referncia
N docs N dias N docs N dias

2 3 1 30 3 1

15 15 15 1 5 5

2 3 3 30 30 1

15 15 15 1 15 5

1 3 1 30 -----

1 3 1 1 -----

--3 1 2 1 ---

--8 3 1 3 ---

Secundrio

Escola Secundria Poeta Antnio Aleixo


Alunos Professores Funcionrios Turmas Bibliotecas Utilizador exterior Outros

Livros Audiovisuais
Monografias
N docs N dias

Literatura
N docs N dias

Referncia
N docs N dias N docs N dias

3 5 3 10 3 1 1

15 15 15 1 5 5 5

3 5 3 10 5 1 1

15 15 15 1 15 15 15

1/2 2/3 1 6 -------

1 1 1 1 -------

--2 1 3 1 -----

--1 1 1 2 -----

No termo do prazo do emprstimo os utilizadores devem apresentar-se na BE com o(s) documento(s) requisitado(s), a fim de proceder sua devoluo ou renovao da requisio. A renovao do emprstimo possvel desde que no tenha sido aplicada ao utilizador qualquer penalizao e caso o documento em questo no esteja sob pedido de reserva para outro utilizador. Quando o documento pretendido pelo utilizador estiver emprestado, este pode efetuar a sua reserva. A reserva de documentos pode ser pedida para qualquer data do ano em curso. Ao efetuar a requisio para utilizao domiciliria, o utilizador assume implicitamente o compromisso da devoluo em bom estado de conservao e dentro do prazo estipulado. No ato de devoluo dos documentos requisitados pelo utilizador, o funcionrio deve: o Verificar o estado de conservao; o Conferir o prazo de emprstimo e a data de entrega; Os documentos emprestados ficam sob a responsabilidade do requisitante, que em caso de perda ou danos ter de repor um exemplar igual ou indemnizar a BE. Considera-se dano material dobrar, cortar ou rasgar, escrever ou riscar, desenhar, sublinhar, sujar ou molhar as folhas ou a capa dos livros, bem como arrancar ou inutilizar quaisquer sinalizaes postas pelos Servios da BE. O atraso na entrega dos documentos requisitados est sujeito a penalizao, sendo esta a restrio de emprstimo pelo perodo equivalente ao nmero de dias do atraso. Para alm de um atraso superior a sete dias, o utilizador ficar impedido de proceder a nova requisio e ainda de utilizar os servios da BE/CRE por perodo a definir para cada situao.

10

Artigo 8 (Disposies Finais) O no cumprimento do disposto no presente regulamento poder implicar procedimento disciplinar, competindo ao Professor bibliotecrio fazer a respetiva participao ao Diretor do Agrupamento. Na ausncia do Professor bibliotecrio ou de qualquer elemento da equipa da BE, qualquer situao omissa ser resolvida pelo funcionrio e, posteriormente, analisada pelo Professor bibliotecrio e pelo Diretor do Agrupamento. O presente regulamento deve ser considerado um documento aberto, sujeito a alteraes, sempre que elas digam respeito a uma adequao legal ou necessidade de clarificar situaes e procedimentos. As alteraes sero decididas pelo Diretor do Agrupamento por proposta do Professor bibliotecrio. O presente regulamento entra em vigor aps a sua aprovao pelos rgos competentes para o efeito.

11

Potrebbero piacerti anche