Sei sulla pagina 1di 20

CINCIAS DA NATUREZA E MATEMTICA

Texto I itens de 1 a 11 9

Respeitar a diversidade nada mais que reconhecer a realidade


1

Em um universo de 2 23 gametas masculinos distintos, a probabilidade de se selecionar aleatoriamente um gameta que apresente uma combinao cromossmica prefixada a mesma de, em um jogo de cara e coroa, obter-se sempre cara ao se lanar uma moeda 23 vezes. Na formao de gametas masculinos, o nmero de combinaes cromossmicas distintas contendo no mnimo 21 cromossomos de origem materna inferior a 250. No universo de combinaes cromossmicas distintas que contenham exatamente 21 cromossomos de origem materna, a probabilidade de se selecionar, aleatoriamente, o gameta cujos primeiro e ltimo cromossomos sejam de origem paterna inferior a 0,004.

10

13

16

19

A vida como um grande laboratrio, no qual acontecem inmeros ensaios simultneos. Em cada canto da natureza, percebe-se a diversidade, assim como o compartilhamento de caractersticas. Em todo lugar, distingue-se a multiplicidade das espcies vivas, dos animais, dos vegetais, das pessoas. Somos todos muito parecidos. Mas ningum , nunca, jamais, igual a outra pessoa. Nem os gmeos univitelinos so idnticos. A gametognese responsvel por boa parte da variabilidade intra-especfica em decorrncia da segregao independente dos cromossomos, de acordo com o previsto pela 2. Lei de Mendel. Em humanos, por exemplo, que apresentam 2 n = 46, a gametognese permite a gerao de 2 23 gametas possveis por indivduo, quando eventos mutacionais e de crossing-over so desconsiderados. Cada um insubstituvel. Respeitar a diversidade nada mais que reconhecer a realidade. Devemos desfrutar as diferenas e reconhecer que todo ser humano tem valor. Temos de enxergar no outro o que h de valioso, rico e diferente, individual e coletivamente. A diversidade, no a homogeneidade, sinal de vida.
Alberto Milkewitz, 24/11/2004 (com adaptaes).

10

11

R A SC U N H O

Tendo o texto I como referncia inicial, julgue os seguintes itens. 1 Apesar de toda a diversidade observada no subfilo Vertebrata , os animais que pertencem a esse filo compartilham caractersticas, como a presena de crnio, coluna vertebral e molculas orgnicas alifticas e aromticas. Tanto humanos como platelmintos apresentam simetria bilateral na organizao bsica do corpo, que inclui substncias inorgnicas na sua composio. O polissacardio quitina est presente em fungos e insetos. A afirmao Nem os gmeos univitelinos so idnticos ( R.7-8) justifica-se pela influncia ambiental na expresso fenotpica de um indivduo. Adicionalmente, as gmeas so, geralmente, mais dissimilares que os gmeos, em decorrncia da inativao do cromossomo X nas mulheres. A variabilidade intra-especfica ( R.9) desempenha papel importante na seleo natural e em outros processos evolutivos.

3 4

Julgue os itens a seguir, considerando, alm das informaes do texto I, situaes em que a formao de gametas masculinos humanos se d a partir de diferentes espermatcitos primrios e na ausncia de mutao e de crossing-over . 6 7 Os espermatcitos secundrios, cuja variabilidade bsica de 2 23, apresentam 46 molculas de DNA no ncleo. Em uma ejaculao humana que contenha 200 milhes de espermatozides, deve existir a mesma combinao cromossmica em pelo menos dois espermatozides. Na formao de espermatozides, o nmero de combinaes cromossmicas distintas contendo exatamente trs cromossomos de origem paterna igual a 1.771.

U nB / C E S P E 1. o V estibular de 2005 / 2. o D IA C A D E R N O R O XO

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Os normais
Afinal de contas, o que exatamente significa ser normal? Ser que normal ser diferente, ou diferente ser normal? Ser que Caetano Veloso est certo ao afirmar que de perto, ningum normal? Anormal a qualidade daquilo que se mostra contrrio s concepes admitidas em um dado momento histrico. Quando olhamos para a questo da deficincia, o uso da palavra normal tem origem mdica, baseada na ocorrncia de determinadas patologias, logo uma viso estatstica, isto , no existe a anormalidade, o que existe so pontos mais prximos ou mais distantes da mdia. Nesse sentido, a diversidade faz referncia identificao da pessoa, por que cada um como , e no como gostaramos que fosse. Esse reconhecimento precisamente o que configura a dignidade humana. A diferena a valorao portanto, algo subjetivo da diversidade, e exatamente essa valorao que abriga vrias manifestaes, sejam de rejeio, sejam de reconhecimento. a considerao da diversidade como valor. Viver na diversidade no se baseia na adoo de medidas excepcionais para as pessoas portadoras de necessidades especiais (PNE), mas, na adoo de um modelo de sociedade que facilite a vida de todas as pessoas em sua diversidade. Se isso no entendido adequada e corretamente, corre-se o risco de confundir adaptao da diversidade deficincia.
Fbio Adiron. Universidade solidria, 26/10/2004 (com adaptaes).

Apesar de existir uma tendncia de diminuio dos partos cirrgicos no Brasil, a quantidade ainda superior recomendada pela Organizao Mundial de Sade (OMS), segundo a qual no h justificativa para as taxas de cesreas regionais serem superiores a 15%. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), em 1996, 36% dos partos no Brasil foram cesreos. A cesrea est diretamente relacionada ao aumento do nmero de mortes por infeco ps-parto, alm de apresentar riscos adicionais relacionados anestesia. Contudo, h situaes em que a cesariana a nica opo de parto, como nos casos em que a gestante apresenta algum problema grave de sade ou quando a criana est em sofrimento fetal. A vantagem da cesrea a de poder retirar-se o feto no momento apropriado, com mais rapidez, evitando-se a morte de mulheres e crianas. Acerca do assunto tratado no texto acima, julgue os itens que se seguem. 16 O aborto definido como a interrupo da gravidez por agente externo, como, por exemplo, medicao ou ato cirrgico. Durante a gravidez, esperado que a mulher no elimine clulas da mucosa uterina e sangue pela vagina a cada 28 dias, em mdia, visto que as taxas de estrognio e progesterona no apresentam a diminuio tpica do final do ciclo menstrual. Em um parto vaginal, a expulso do feto pelo tero, na ausncia de patologias, seguida pela expulso da placenta. No parto cesreo, o saco amnitico retirado intacto.

17

18 19

que supera a

deficincia com adaptao desigualdade que ressalta a

Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir. 12 De acordo com o texto, o conceito de normalidade em medicina est associado ao conceito de desvio-padro com relao mdia de ocorrncia de determinadas patologias. 13 As mutaes na regio codificadora de um gene impedem a transcrio e a traduo desse gene, o que acarreta aumento da medida de disperso das caractersticas fsicas mdias da populao. 14 Mutaes genticas nem sempre resultam em indivduos com caractersticas fsicas fentipo diferentes da mdia da populao. 15 A afirmao de Caetano Veloso, de perto, ningum normal, pode ser confirmada, por exemplo, pela ocorrncia de deficincias enzimticas, como a deficincia no metabolismo do lcool, que, observada especialmente em indivduos de origem asitica, s se manifesta se o indivduo ingerir lcool.

A talidomida, cuja estrutura molecular mostrada ao lado, um medicamento que foi desenvolvido na Alemanha, em 1954, e usado, inicialmente, como sedativo. Contudo, a partir de sua comercializao, em 1957, talidomida constatou-se que a ingesto de um nico comprimido nos trs primeiros meses de gestao ocasiona a focomelia, sndrome que, caracterizada pela aproximao ou encurtamento dos membros junto ao tronco do feto o que simula uma sndrome gentica , causada pela capacidade da droga em ultrapassar a barreira placentria e interferir na formao do feto. Essa constatao provocou a retirada da talidomida do mercado mundial. No entanto, a partir de 1965, essa droga passou a ser utilizada no tratamento de diversas doenas, tais como hansenase antigamente conhecida como lepra , AIDS, lpus, doenas crnico-degenerativas e cncer. No existem estudos que mostrem com segurana qual o perodo necessrio para a eliminao da droga do organismo. Porm, recomenda-se que a mulher no engravide por, no mnimo, 1 ano aps o tratamento com essa droga. Considerando essas informaes, julgue os itens de 20 a 26 . 20 21 22 Os agentes causadores da hansenase e da AIDS apresentam grande quantidade de mitocndrias no citoplasma. A simulao de fentipos por agentes puramente ambientais denominada fenocpia. Bactrias e vrus apresentam o mesmo tipo de reproduo e, para tanto, utilizam-se da diviso celular denominada mitose.

U nB / C E S P E 1. o V estibular de 2005 / 2. o D IA C A D E R N O R O XO

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

23

A talidomida pode ser obtida a partir da oxidao da substncia representada a seguir.

31

O mercrio transportado pela hemoglobina na corrente sangunea, substituindo os tomos de cobre normalmente presentes nessa molcula. Os tomos em substncias simples de metais pesados apresentam seus eltrons fortemente presos eletrosfera, com grande dificuldade de mobilidade para tomos vizinhos. A contaminao de mercrio em garimpos ocorre durante o processo de destilao, o qual consiste em filtraes sucessivas do material. Os tomos de vapor de mercrio possuem maior energia cintica que os tomos de mercrio lquido e, quando inalados, alcanam a corrente sangunea, que chega aos pulmes pela artria pulmonar. correto afirmar que 207,2 g de chumbo tm o mesmo nmero de tomos que 112,4 g de cdmio. Em casos de contaminao por metal pesado, quando o metal participa de uma reao qumica reversvel no metabolismo celular, a sua concentrao de equilbrio no plasma ou no citoplasma pode crescer com o aumento da contaminao, sem que o valor da constante de equilbrio desse sistema se altere. Para a biologia, ecossistema e habitat so sinnimos e significam o local onde vive uma determinada espcie. Desmatamentos provocam alteraes na estrutura de ecossistemas, constituindo causas de diminuio do estoque de biodiversidade e de extino de organismos endmicos. As brifitas so plantas de pequeno porte, nas quais podem ser observados vasos condutores de xilema e floema. As pteridfitas apresentam tanto reproduo sexuada quanto assexuada, fato que as distingue dos demais vegetais. possvel definir se uma planta monocotilednea ou dicotilednea com base na morfologia de sua raiz. A semente encontrada dentro dos frutos de angiospermas, denominada vulo, representa o gameta feminino, sendo, portanto, haplide.

32

33

24

Na molcula da talidomida, todas as ligaes entre os tomos de carbono da estrutura cclica hexagonal condensada com a pentagonal so iguais. Na estrutura da talidomida, existem uma amina secundria e outra terciria. Considerando que as cadeias cclicas da molcula de talidomida so polgonos regulares, correto afirmar que, no anel aromtico dessa molcula, o ngulo entre as ligaes de um tomo de carbono com os carbonos a ele adjacentes igual a 108.

34

25 26

35 36

A poluio ambiental responsvel por tornar milhares de pessoas portadoras de necessidades especiais (PNE), alm de responder pelo nascimento de milhares de crianas nessas condies, devido a problemas originados durante a gravidez. A poluio por metais pesados chumbo, cdmio e mercrio , como a contaminao devida a atividades industriais e(ou) garimpeiras, tem sido responsvel por inmeros desses casos. A poluio no municpio de Cubato exemplo tpico. Cubato abriga uma das principais concentraes de mangues do pas, alm de grande parte do que sobrou da Mata Atlntica brasileira, rica em espcies vegetais como brifitas, pteridfitas e fanergamas em geral. Na dcada de 80 do sculo passado, indstrias de Cubato jogavam diariamente na atmosfera 1.000 toneladas de partculas e gases nocivos ao homem e ao ambiente. Outras 20 mil toneladas de resduos txicos acumulavam-se a cada ano em lixes a cu aberto e dezenas de poluentes, como os metais pesados, eram despejados nas guas do esturio. As conseqncias logo comearam a surgir: danos irreversveis flora de certas partes da serra, ndice de malformaes congnitas ou seja, malformaes que so verificadas no nascimento, que podem ser herdadas, ou no superior ao de outras populaes, alta incidncia de doenas respiratrias, ocupacionais e de pele. Considerando as informaes do texto acima e sabendo que Z (Cd) = 48, Z (Hg) = 80, Z (Pb) = 82, M (Cd) = 112,4 g/mol, M (Pb) = 207,2 g/mol, julgue os itens de 27 a 42 . 27 28 O Pb est posicionado na Tabela Peridica entre os trs primeiros perodos e as cinco ltimas colunas. O tomo neutro de Pb, no estado fundamental, possui o mesmo nmero de eltrons nos dois primeiros nveis eletrnicos. Essa caracterstica tambm est presente nos tomos neutros de Hg e Cd, no estado fundamental. Os tomos de metais pesados podem alcanar a estabilidade eletrnica mesmo sem ter oito eltrons em seu ltimo nvel eletrnico. O calor a que so expostos os trabalhadores em diversas indstrias pode ser um fator crtico sua sade. Para adaptar-se em tais ambientes, os seres humanos dispem de um nico mecanismo de controle da temperatura: a sudorese.

37 38

39 40 41 42

R A SC U N H O

29

30

U nB / C E S P E 1. o V estibular de 2005 / 2. o D IA C A D E R N O R O XO

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

48

Para que o processo de galvanizao ilustrado seja realizado corretamente, alm do cido crmico, um outro cido poder ser adicionado ao banho. A constante de equilbrio K da reao de cromao, ou seja, da reao entre o on Cr 3+ e o chumbo, pode ser corretamente expressa pela seguinte equao.

49

50

Nas condies-padro, 1,0 V aplicado no gerador eltrico suficiente para que haja deposio de crmio sobre a chave. Na contaminao por crmio mencionada no texto, esse metal, aps ser reduzido, transportado e distribudo no corpo humano pelo sangue. Para que seja depositado 1,0 g de crmio sobre a chave, so suficientes 8 min de banho com uma corrente eltrica de 10 A. Em um contexto de contaminao por crmio, a osmose, realizada pelos rins, no suficiente para retirar todo o crmio da circulao sangunea.

Indstrias de galvanizao so responsveis pela contaminao de milhares de trabalhadores por metais pesados. Um exemplo est na galvanizao por crmio (Cr). O crmio (VI) passa facilmente pelas membranas celulares e se liga hemoglobina, aps ter sido reduzido ao estado trivalente. Todas as interaes do crmio (VI) no corpo humano envolvem reduo ao estado trivalente e formao de ligaes com as protenas do plasma. A eliminao do crmio (III) do corpo ocorre principalmente por via urinria. A galvanizao por crmio ocorre em banhos metlicos, em que o metal a ser galvanizado mergulhado em uma soluo de cido crmico, uma substncia composta que contm crmio hexavalente, como mostra o exemplo de cromao ilustrado na figura acima. A primeira etapa desse processo corresponde reao 2H 2 CrO 4 (aq ) + 12H (aq ) + 3Pb (s) 2Cr (aq ) + 3Pb (aq ) + 8H 2 O (R).
+ 3+ 2+

51

52

53

R A SC U N H O

Essa reao espontnea e ocorre antes mesmo da aplicao de voltagem, a qual s necessria para que ocorra a reao no-espontnea entre o on Cr 3+, produzido nessa etapa, e o chumbo, de acordo com a equao 2Cr 3+ ( aq ) + 3Pb ( s )

2Cr (s ) + 3Pb 2+ ( aq ).

No processo ilustrado, o Cr ( s ) produzido deposita-se sobre a chave, protegendo-a contra corroso. A seguir, so fornecidos alguns potenciais-padro de reduo, a 25 oC. Pb 2+ ( aq ) + 2e ! Cr 3+ ( aq ) + 3e !

Pb ( s ) E 0 = ! 0,126 V Cr (s ) E 0 = ! 0,740 V

Considerando as informaes do texto acima e que M (Cr) = 52,0 g/mol e 1 mol de eltrons corresponde a 96.500 C, julgue os itens a seguir. 43 44 No processo de galvanizao ilustrado, no h consumo de energia eltrica. Sabendo que o coeficiente de dilatao trmica linear do crmio 10% inferior ao do ferro, correto concluir que, para a mesma variao de temperatura, a dilatao linear de uma barra de crmio 20% maior que a dilatao linear de uma barra de ferro de mesmo comprimento. Considere um material de ferro cromado, no qual a massa de ferro trs vezes maior que a massa de crmio. Sabendo que o ferro e o crmio possuem calores especficos iguais, se esse material receber uma certa quantidade de calor, ento, no equilbrio, a massa de crmio receber 3 vezes a quantidade de calor que o ferro receber. No processo ilustrado, a chave representa o anodo. No processo de galvanizao ilustrado, aps a cromao, a concentrao de cido crmico na soluo em que a chave est imersa ser superior concentrao inicial.

45

46 47

U nB / C E S P E 1. o V estibular de 2005 / 2. o D IA C A D E R N O R O XO

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

O processo para tratamento dos despejos txicos de crmio em indstrias de galvanizao feito em meio cido e consiste na reduo do crmio (VI) a crmio (III) e na precipitao desse ltimo. O agente redutor o bissulfito de sdio. O cido crmico, H 2CrO 4, reduzido pelo sulfito cido (HSO! 3 ) de acordo com a seguinte reao.
+ 3+ 2! 2H 2CrO 4 + 3HSO ! + 5H 2O + 3SO 4 3 + 3H 2Cr

Acerca do poliedro ilustrado no texto II, faa o que se pede nos itens de 60 a 62 , que so do tipo B , desprezando, apenas para a marcao na folha de respostas, a parte fracionria do resultado final obtido, aps realizar todos os clculos solicitados. 60 Calcule, em m 2, a rea do hexgono que a base de uma das pirmides. Multiplique o valor encontrado por 10 20. Calcule, em m 3, o volume de uma das pirmides de base hexagonal. Multiplique o valor encontrado por 10 30. 62 Calcule, em m 3, o volume do poliedro. Multiplique o valor encontrado por 10 30.

61

Nesse contexto, julgue os itens a seguir. 54 No processo de tratamento descrito no texto, formada uma substncia insolvel que contm o agente txico e que pode ser separada por filtrao. 55 No processo de tratamento de despejos de crmio, o aumento do pH implicar o aumento da concentrao de ons Cr 3+. 56 O bissulfito de sdio sofre reduo no processo de tratamento de despejos txicos do crmio. O sulfito cido pode ser obtido pela neutralizao parcial do cido sulfuroso (H 2SO 3). 58 Uma das vantagens de se fazer o tratamento de despejos txicos de crmio em solues cidas que a alta concentrao relativa dos ons H + dessas solues faz o equilbrio da reao ser deslocado para a direita. Texto II itens de 59 a 62

R A SC U N H O

57

Um dos metais pesados usados no setor industrial o cdmio, cuja substncia simples metlica tem estrutura cristalina na forma de um poliedro convexo, formado por duas pirmides e um prisma de base hexagonal regular, conforme ilustra a figura acima. As faces triangulares so tringulos issceles de base e altura relativa base medindo, respectivamente, 2,24 10 !10 m e 2,80 10 !10 m. Nas faces retangulares, um dos lados do retngulo mede 3,54 10 !10 m. Considerando as informaes do texto II, julgue o item abaixo. 59 Existem sete planos de simetria para o poliedro convexo mostrado na figura. Alm disso, esse poliedro possui 30 arestas.

U nB / C E S P E 1. o V estibular de 2005 / 2. o D IA C A D E R N O R O XO

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

R A SC U N H O

Dados do Departamento Nacional de Trnsito (DENATRAN) revelam que, por dia, os acidentes de trnsito no Brasil matam cerca de 100 pessoas e ferem outras 1.000, muitas vezes deixando seqelas irreversveis. Os gastos decorrentes da violncia no trnsito chegam a mais de R$ 10 bilhes por ano. Segundo o diretor do DENATRAN, entre os principais fatores que colaboram para o aumento de acidentes nas vias urbanas e rodovirias, esto dois velhos conhecidos: o uso de lcool e o excesso de velocidade. Com relao a essas informaes, julgue os itens seguintes. 63 As informaes contidas no grfico so suficientes para que se possa concluir que o nmero de vtimas fatais de acidentes trnsito no DF foi maior em 1999 que em 2002. 64 No DF, se a frota de veculos em 1996 fosse 10% menor que a frota de veculos em 2000, ento o nmero de mortos em acidentes de trnsito em 2000 teria sido inferior a 60% do nmero de mortos em acidentes de trnsito em 1996. 65 A mdia aritmtica da seqncia numrica formada pelos ndices correspondentes aos anos de 1995, 1996, 1997, 1998 e 1999 superior a 10,7. 66 Considere a seguinte situao. x representa o nmero de veculos no DF em 2001 e y , o nmero de mortos em acidentes de trnsito no DF nesse mesmo ano. Nessa situao, de acordo com os dados do grfico, a seguinte sentena verdadeira: x > 500.000 67 O

Y y > 320.

desvio-padro da seqncia numrica formada pelos ndices

correspondentes aos anos de 1996, 1997 e 1998 superior a 2,2. 68 O lcool ao qual o texto se refere o lcool etlico, cujo nome oficial etanol. Trata-se de lcool nocivo ao organismo porque sua reduo produz a substncia txica etanal.

U nB / C E S P E 1. o V estibular de 2005 / 2. o D IA C A D E R N O R O XO

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Texto III itens de 69 a 84

72

Considere a seguinte situao hipottica. Dois acidentes ocorreram em locais diferentes: um em uma estao de esqui, durante o inverno, e outro em um resort do Caribe, durante o vero. Ambos os acidentes envolveram veculos equipados com air bags e sem sistemas de climatizao. Nessa situao, admitindo que o equilbrio trmico tenha sido atingido imediatamente aps o acionamento do sistema de inflao e que ambos os air bags tenham inflado at atingirem um mesmo volume, se a quantidade de azida sdica utilizada em cada um desses dispositivos foi

Novas tecnologias tm sido desenvolvidas para proteger vtimas de acidentes de trnsito, entre as quais se destaca o sistema de segurana automotiva conhecido como air bag , que consiste em um invlucro de tecido dobrado com furos minsculos, para que possa se esvaziar rapidamente depois de inflado. Nesse sistema, existe um dispositivo de inflao que produz gs nitrognio quente. Esse gs infla o air bag , que desata literalmente do volante ou do painel medida que se expande. Essa expanso adiabtica para um gs ideal. Cerca de um segundo depois, o air bag comea a se esvaziar, para no sufocar a vtima. O nitrognio fornecido por uma srie de reaes qumicas. O gerador de gs contm 132,0 g de azida sdica (NaN 3) reagente limitante , alm de nitrato de potssio (KNO 3) colocado em ligeiro excesso e dixido de silcio (SiO 2), substncias que esto contidas dentro do air bag e que s entram em contato entre si mediante ignio disparada por um dispositivo eltrico acionado por impacto mecnico. Aps a ignio, a azida sdica decompe-se rapidamente, produzindo sdio metlico e nitrognio (reao I, abaixo). O sdio reage com o nitrato de potssio e produz mais nitrognio (reao II). Finalmente, o calor liberado por essas reaes funde os produtos da reao com o dixido de silcio, formando pequenos pedaos de um vidro seguro no-reativo (reao III). As reaes I, II e III abaixo, que ilustram esse processo, no esto balanceadas. I II NaN 3 ( s ) Na ( s ) + N 2 ( g ) Na ( s ) + KNO 3 ( s ) K 2O ( s ) + Na 2O ( s ) + N 2 ( g ) 75 74 73

exatamente a mesma, as presses internas geradas nesses air bags , inflados imediatamente aps os acidentes, eram iguais. Caso o fabricante de um veculo equipado com air bag dobre, acidentalmente, a quantidade do material que compe o kit gerador de gs azida sdica, nitrato de potssio e dixido de silcio colocado dentro do air bag , a quantidade de nitrognio produzido tambm ser duplicada e, conseqentemente, a presso interna do air bag inflado ser o dobro da normal, o que poder causar o rompimento do invlucro. Considere a seguinte situao hipottica. Dois acidentes ocorreram em locais diferentes, um em Quito, na Cordilheira dos Andes, e o outro no Rio de Janeiro, envolvendo automveis igualmente equipados, que dispunham do sistema air bag descrito no texto. A temperatura no interior desses automveis era a mesma no momento dos acidentes. Nessa situao, se a quantidade de azida sdica utilizada em ambos os air bags tiver sido exatamente a mesma, o volume de nitrognio lanado na atmosfera aps o esvaziamento do air bag foi maior no Rio de Janeiro que em Quito. A expanso do nitrognio no air bag um processo adiabtico, portanto, no h transferncia de calor para o meio externo. Nesse caso, a relao entre o trabalho W realizado pelo gs nitrognio e a variao da energia interna U corretamente expressa pela equao U = ! W . 76 Na transformao adiabtica, a presso P e o volume V relacionam-se de acordo com a Lei de Poisson: PV ( = constante. 77 As funes e , nas quais P representa a

III K 2O ( s ) + Na 2O ( s ) + SiO 2 ( s ) vidro Considerando as informaes do texto III e admitindo que os gases se comportem de forma ideal, julgue os itens que se seguem. 69 70 71 O nmero de oxidao do nitrognio na azida sdica ! 3. O texto permite concluir que a reao III endotrmica. Na azida sdica, a ligao entre os tomos de sdio e os tomos de nitrognio do tipo covalente.

presso, V , o volume, e k , uma constante, tm o mesmo domnio.

U nB / C E S P E 1. o V estibular de 2005 / 2. o D IA C A D E R N O R O XO

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Considere que os coeficientes estequiomtricos da equao II do texto III so, respectivamente, a , b , c , d e e , de forma que essa equao possa ser escrita da forma seguinte. a Na ( s ) + b KNO 3 ( s ) c K 2O ( s ) + d Na 2O ( s ) + e N 2 ( g ) Considerando que a , b , c , d e e so nmeros inteiros positivos, julgue os itens seguintes. 78 Os valores de a , b , c , d e e que balanceiam a equao acima so solues do seguinte sistema de equaes lineares.

R A SC U N H O

79 80 81

d mltiplo de 5. b 2 + c 2 = cd . Existe um nico conjunto de valores determinados para os coeficientes a , b , c , d e e que torna a equao qumica balanceada.

A ind a

acerca

do

tex to

III

co n s id eran d o

que

M (N) = 14,01 g/mol, M (Na) = 22,99 g/mol, e supondo que R = 8,31 J AK !1Amol!1 a constante universal dos gases ideais, faa o que se pede nos itens de 82 a 84 , que so do tipo B , desprezando, apenas para a marcao na folha de respostas, a parte fracionria do resultado final obtido, aps realizar todos os clculos solicitados. 82 Calcule a soma dos menores coeficientes estequiomtricos inteiros positivos das reaes I e II que as deixam balanceadas. 83 Assumindo que a reao entre a azida sdica e o nitrato de potssio completa, calcule, em mol, a quantidade de matria de nitrognio produzida em um air bag , por ocasio de um acidente que acione o sistema de inflao. Multiplique o valor encontrado por 100. 84 Considere que um air bag tenha um volume interno de 20 dm 3 e que, em virtude de um acidente ocorrido temperatura ambiente de 29,0 C, tenha inflado inteiramente. Considere tambm que a azida sdica tenha reagido completamente com o nitrato de potssio, que o gs produzido tenha se comportado de forma ideal e que o air bag seja um sistema fechado, ou seja, que a perda de gs atravs dos furos do air bag desprezvel no momento em que a reao III foi concluda. Nessas condies, calcule, em kPa , a presso gerada dentro do air bag imediatamente aps a concluso da reao entre a azida sdica e o nitrato de potssio.

U nB / C E S P E 1. o V estibular de 2005 / 2. o D IA C A D E R N O R O XO

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Considere que dois carros de mesma massa m colidiram frontalmente. Imediatamente antes da coliso, ambos estavam com velocidades em mdulo iguais a v em relao ao asfalto. Suponha que apenas foras internas agiram sobre esse sistema e admita que a coliso foi inelstica. Com base nessa situao e desconsiderando a energia gasta na deformao dos carros, julgue os itens que se seguem. 85 Nas condies apresentadas, o sistema formado pelos dois carros possua, antes da coliso, quantidade de movimento total igual a 2 mv . 86 Aps a coliso, a quantidade de movimento do sistema no se conservou. 87 A energia cintica do sistema formado pelos dois carros era igual a 2 mv 2 no momento da coliso. Dois carros de mesma massa e mesma velocidade em mdulo colidiram frontalmente. Em um dos carros, o motorista Alfredo, de massa m , estava usando o cinto de segurana, e o carro dele possua air bag . No outro veculo, o motorista Bruno, tambm de massa m , no estava usando cinto de segurana, e o carro dele no possua air bag . Imediatamente aps a coliso, ocorrida no instante t0, Alfredo encontrava-se com o rosto encostado ao air bag , totalmente inflado, a uma distncia de 0,5 m do volante. Nesse instante, ambos os motoristas encontravam-se a uma velocidade de 10 m/s em relao ao volante. O sistema air bag -cinto, a partir desse instante, exerceu uma fora resultante constante contrria ao movimento de Alfredo, que o levou a atingir a velocidade igual a zero no exato instante t1 em que seu rosto tocou o volante. Nessa situao, faa o que se pede nos itens de 88 a 90 , que so do tipo B , desprezando, apenas para a marcao na folha de respostas, a parte fracionria do resultado final obtido, aps realizar todos os clculos solicitados. 88 Calcule, em m/s 2, o mdulo da desacelerao sofrida por Alfredo. 89 Calcule, em s, o valor da diferena t 1!t 0. Multiplique o valor encontrado por 100. 90 Supondo que a velocidade de Bruno, no instante em que seu rosto toca o volante aqui considerado o mesmo instante da coliso , igual a 10 m/s e que o tempo para atingir o repouso igual a 5 10 !3 s, calcule, em mdulo, quantas vezes a fora mdia contrria ao movimento de Bruno foi superior de Alfredo.

R A SC U N H O

U nB / C E S P E 1. o V estibular de 2005 / 2. o D IA C A D E R N O R O XO

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

93

Durante o processo da digesto em humanos, os alimentos lquidos so separados dos slidos no estmago.

94

No circuito eltrico da figura II, se V 2 > V 1, ento o sentido da corrente eltrica ser horrio.

95

Se a cadeira de rodas no possuir motor, a energia a ser fornecida pelo prprio indivduo para que ele suba a escada

Figura II Figura I

ser provida por reaes metablicas em seu organismo que resultaro em variao total de entalpia ( H ) positiva. 96 Sabendo que uma corrente eltrica um fluxo de cargas eltricas em um condutor, conclui-se que todo condutor percorrido por uma corrente eltrica, imerso em um campo magntico, sofre a ao de uma fora magntica no-nula. 97 Caso as baterias do circuito eltrico mostrado na figura II tivessem resistncia eltrica interna no-nula, a nova resistncia equivalente no circuito seria igual soma algbrica das resistncias eltricas das duas baterias e da resistncia eltrica R , anteriormente definida. 98 Caso a corrente eltrica I no eletrom figura III (b) seja varivel com o tempo, ento, de acordo com a lei de

Figura III A figura I acima ilustra uma situao de desconforto para muitos cadeirantes. A figura II mostra um esquema de funcionamento de uma cadeira de rodas eltrica no qual R representa a resistncia eltrica total do esquema, V 1 e V 2 so as diferenas de potencial das baterias de resistncias internas nulas, M um motor eltrico, A e B so polias de raios r A e r B, respectivamente. Admita que a correia que conecta as duas polias no desliza, e inelstica. O princpio do funcionamento do motor eltrico de uma cadeira de rodas anlogo ao dos motores utilizados em carros e trens eltricos. Um rotor (parte mvel) gira em relao a um estator (parte estvel) sob a ao de um campo magntico gerado eletricamente. O rotor gira o eixo-motor que transmite o movimento s partes funcionais, que so as rodas em um carro eltrico. Um redutor e um diferencial so colocados no eixo-motor para adaptar a velocidade a ser transmitida s rodas, que depende da acelerao ou da desacelerao. Todos os motores eltricos valem-se dos princpios do eletromagnetismo, mediante os quais condutores situados em um campo magntico (eletroms) sofrem a ao de uma fora mecnica quando atravessados por correntes eltricas. Os eletroms exercem foras de atrao ou de repulso sobre outros materiais magnticos. As figuras III (a) e III (b) ilustram, respectivamente, um motor eltrico e um esquema simplificado de um eletrom. Considerando essas informaes e desprezando foras de atrito, julgue os itens subseqentes. 91 O trabalho realizado pelo indivduo da figura I para subir a escada de altura h ilustrada, sob a ao apenas da fora gravitacional, igual a mgh , em que m a massa do sistema indivduo-cadeira de rodas e g a acelerao da gravidade. Os lquidos filtrados nos rins ficam armazenados na bexiga antes de serem excretados. A massa de tais lquidos somente interfere no trabalho para subir uma escada se a filtrao j tiver ocorrido.

Faraday, foras eletromotrizes induzidas surgiro no circuito eltrico do eletrom. 99 No circuito eltrico da figura II, caso se tenha R = 2 , e a corrente eltrica que atravessa essa resistncia seja igual a 0,1 A, ento a potncia dissipada na parte resistiva desse circuito ser superior a 2,0 W . 100 Considere que, na figura II, o raio r B seja igual a um dcimo do raio r A. Ento o perodo de rotao da polia A ser igual a 10 vezes o perodo de rotao da polia B. 101 Apesar de as freqncias de rotao das duas polias serem diferentes, as velocidades escalares tangenciais dessas polias so constantes e iguais. 102 De acordo com o sentido da corrente eltrica estabelecido na figura III (b), o sentido do campo magntico no interior do eletrom ocorre da direita para a esquerda, como mostra a figura abaixo, que corresponde a uma seo transversal do eletrom.

92

U nB / C E S P E 1. o V estibular de 2005 / 2. o D IA C A D E R N O R O XO

10

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

trioleato de glicerila A A figura acima mostra esquematicamente um exerccio indicado para pacientes em recuperao de trauma acidental. O paciente tem de estender o cotovelo, puxando repetidas vezes um cabo que ele segura pela mo. Nesse exerccio, o cabo transmite uma fora de 40 N, e o sistema antebrao-mo apresenta massa igual a 1,5 kg. O ponto de insero do trceps braquial encontra-se a 3 cm do cotovelo indicado na figura pelo ponto C. O centro de massa do sistema antebrao-mo est localizado a 13 cm de C e o cabo, a 32 cm desse ponto. Com base nesse modelo e considerando a acelerao da gravidade g = 9,8 m/s 2, julgue os itens subseqentes. 103 Para que o sistema permanea em equilbrio mecnico, necessrio que a fora F m, exercida pelo msculo, seja superior a 380 kg @ m @ s !2. 104 Considere que uma pessoa tenha capacidade de suportar, de acordo com o esquema ilustrado, uma tenso no cabo de 100 N. Caso a distncia entre o ponto de insero do msculo no osso e o ponto C fosse aumentada para 5 cm, seria esperado que essa pessoa passasse a ter capacidade de suportar uma fora F m inferior a 580 N. 105 Na situao descrita, cada fibra muscular do msculo indicado est submetida mesma intensidade de fora F m. 106 A fixao dos componentes da alavanca mostrada na figura feita por tendes. 107 As regies representadas na figura que so recobertas por tecido conjuntivo cartilaginoso no sofrem ao de foras. 108 Para que os ossos se mantenham na posio mostrada na figura, diversas reaes qumicas de transformao de ATP em ADP ocorrem dentro das clulas musculares, gerando interaes entre actina e miosina que produzem encurtamento das fibras. 109 As reaes celulares de transformao do ATP levam formao de produtos que, no conjunto, possuem menor energia de ligao que os respectivos reagentes.
R A SC U N H O

glicerol

adrenoleucodistrofia, doena

gentica

rara,

caracterizada pela quebra ou perda da bainha de mielina que envolve as clulas nervosas no crebro e pela disfuno progressiva da glndula adrenal. Como conseqncia, os pacientes apresentam sintomas como perda visual, surdez, demncia progressiva, entre outros. O leo de Lorenzo utilizado para reduzir a concentrao de cidos graxos de cadeias longas, o que auxilia na reduo da desmielinizao e na progresso clnica. Esse leo composto por uma mistura de trioleato de glicerila e trierucato de glicerila. O trioleato de glicerila, cuja estrutura mostrada acima, pode ser obtido a partir da reao entre o glicerol, tambm representado acima, e o cido olico (C 17H 33COOH). A partir dessas informaes, julgue os itens que se seguem. 110 A bainha de mielina funciona como um isolante eltrico, que retarda a conduo do impulso nervoso ao longo do axnio. 111 O trioleato de glicerila possui cadeia carbnica homognea, aliftica, ramificada e insaturada. 112 O trioleato de glicerila possui, em sua estrutura, a funo cetona. 113 A reao de obteno do trioleato de glicerila a partir do glicerol uma reao de esterificao. 114 O glicerol um trister. 115 Sabendo que, no cido olico, a cadeia C 17H 33 ligada carboxila no-ramificada, conclui-se que a estrutura desse cido apresenta duas ligaes duplas. 116 O cido olico pode ser ismero de funo de um monolcool lcool que contm apenas um grupo funcional. 117 O cido olico possui temperatura de ebulio e solubilidade em gua maiores que as do trioleato de glicerila. 118 O trioleato de glicerila, ao reagir com hidrxido de sdio, forma glicerol e cido olico. 119 O trioleato de glicerila apresenta caractersticas de lipdios encontrados em membranas celulares. 120 Se a cadeia carbnica ligada carboxila do cido olico for substituda por outra com trs carbonos saturados, a substncia assim obtida ser o cido butanico.

U nB / C E S P E 1. o V estibular de 2005 / 2. o D IA C A D E R N O R O XO

11

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

125 As lentes do olho humano devem ter como ponto focal a retina, de forma que as imagens se concentrem em um nico ponto. 126 No caso de lentes biconvexas, a imagem ser sempre invertida e real. 127 O ndice de refrao do humor aquoso o mesmo do meio externo crnea, o ar. 128 Um raio luminoso, ao passar do meio humor aquoso para o interior do cristalino, ter um ngulo de refrao maior ou igual ao ngulo de incidncia tomados em relao normal superfcie do cristalino, no ponto de incidncia do raio luminoso. 129 Desconsiderando o tamanho do orifcio ocular, se as velocidades de propagao da luz no humor vtreo e no meio externo crnea o ar fossem iguais, no seria possvel formar imagem na retina e, dessa forma, seria impossvel enxergar.

Uma pessoa cega quando ela no tem percepo da luz. A capacidade de viso de um olho humano, cujos elementos principais esto ilustrados na figura acima, medida pela acuidade visual, habitualmente expressa por uma frao na qual o numerador a distncia em que um smbolo foi posicionado a partir do olho em teste e o denominador a distncia segundo a qual esse smbolo deveria ser visto por um olho normal. A acuidade visual de um indivduo normal 18/18. Um indivduo deficiente visual com baixa viso ou viso subnormal aquele que apresenta acuidade visual inferior a 6/18 ou aquele em que o dimetro maior de seu campo visual subtende um ngulo de, no mximo, 20 o. O que o campo visual? Imagine uma sala de aula. Uma pessoa com viso normal, sentada no fundo da sala, olhando para a professora em frente ao quadro-negro v, com certa nitidez, os alunos que esto sua direita, esquerda e sua frente. Essa cena o campo visual. Os equipamentos que servem de auxlio a um deficiente visual podem ser desde lentes bifocais comuns a lupas e bengalas. Alguns problemas de deficincia visual podem ser corrigidos com o uso de lentes de contato. A partir dessas informaes e tomando 0,17 como valor aproximado para sen(10), julgue os itens a seguir, considerando ainda, no diagrama do olho humano ilustrado, n a, n c e n v os ndices de refrao do humor aquoso, do cristalino e do humor vtreo, respectivamente. 121 Todo deficiente visual apresenta acuidade visual, no mnimo, 30% inferior de uma pessoa com viso normal. 122 Considere que o quadro-negro de uma sala de aula tenha 5 m de largura. Nessa situao, todo indivduo com viso subnormal s conseguiria ter completamente o quadro em seu campo visual, se estivesse a uma distncia superior a 13 m desse quadro. 123 Considere as seguintes informaes. De acordo com o censo realizado em 2000, 14,5% dos brasileiros so portadores de algum tipo de deficincia e, desses, so portadores de deficincia visual.

Considere que o globo ocular do olho humano tenha a forma de uma esfera de dimetro igual a 25 mm e que uma lente de contato tenha a forma de uma calota dessa esfera; essa calota obtida por meio da interseo de um plano com a esfera, que determina sobre o plano uma seo circular de dimetro igual a 9 mm. Nessa situao, tomando 3,14 como valor aproximado para e 11,7, para , e sabendo que a rea da superfcie da calota de uma esfera de raio R , cuja distncia da seo circular ao centro da esfera igual a h , dada por 2 BR ( R ! h ), faa o que se pede nos itens de 130 a 132 , que so do tipo B , desprezando, apenas para a marcao na folha de respostas, a parte fracionria do resultado final obtido, aps realizar todos os clculos solicitados. 130 Calcule, em mm 2, a rea da superfcie do globo ocular do olho humano. Divida o valor encontrado por 10. 131 Calcule, em mm 2, a rea da superfcie da lente de contato descrita acima. 132 Calcule, em porcentagem , a frao da rea do globo ocular coberta pela lente de contato. Multiplique o valor encontrado por 10.
R A SC U N H O

Dessa forma, de acordo com esse censo, mais de 6,8% dos brasileiros so deficientes visuais. 124 A lente biconvexa que permite alternar o foco entre objetos distantes e prximos o cristalino.

U nB / C E S P E 1. o V estibular de 2005 / 2. o D IA C A D E R N O R O XO

12

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

A deficincia visual pode ser herdada ou adquirida. Uma das causas dessa deficincia a degenerao senil de mcula. Estudos comprovam que h reduo do risco de desenvolver a doena em indivduos submetidos suplementao alimentar composta de vitaminas C e E, betacaroteno e zinco. A tabela I a seguir mostra as doses dirias de vitaminas C e E, betacaroteno e zinco recomendadas para a reduo desse risco. A tabela II mostra as quantidades de vitamina C, betacaroteno e zinco presentes em 100 g de cada um dos alimentos listados. Tabela I vitamina C 60 mg vitamina E 30 UI* betacaroteno 900 g zinco 8 mg

R A SC U N H O

* unidade de padro internacional.

Tabela II alimento brcolis tomate cenoura arroz carne bovina vitamina C 75 mg 19 mg 8 mg betacaroteno 1.028 :g 740 :g zinco 0 0 0,30 mg 0,50 mg 5,50 mg

Considerando que v , w , x , y e z so, respectivamente, as quantidades, em pores de 100 gramas, de brcolis, de tomate, de cenoura, de arroz e de carne bovina ingeridas diariamente por uma pessoa, julgue os itens seguintes. 133 Considere que 1 L de suco homogneo feito de tomate e gua foi produzido com 400 g de tomate. Nessa situao, um copo de 300 mL desse suco suficiente para suprir a necessidade diria de vitamina C recomendada para um adulto. 134 As quantidades dirias, em pores de 100 g, de brcolis, de tomate e de cenoura, v , w , e x , respectivamente, que um adulto deve ingerir para atender exatamente s necessidades dirias de vitamina C e de betacaroteno constituem uma soluo do seguinte sistema.

135 As necessidades dirias de zinco e de betacaroteno requeridas por um adulto so atendidas ingerindo-se um alimento composto de 100 g de arroz, 100 g de carne bovina, 50 g de brcolis e 50 g de cenoura. 136 O sistema de equaes lineares que permite determinar as quantidades dirias, em pores de 100 g, dos alimentos contidos na tabela II para atender s necessidades dirias de um adulto em vitamina C, betacaroteno e zinco tem soluo nica se y = 1 e v = .

U nB / C E S P E 1. o V estibular de 2005 / 2. o D IA C A D E R N O R O XO

13

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Texto IV itens de 137 a 151

Considerando as informaes do texto IV e ondas sonoras de freqncia inferior a 15 kHz, julgue os itens a seguir. 137 Apenas ondas sonoras de freqncia f definidas pela equao propagam-se no caso do canal auditivo

representado no texto III, em que n um nmero mpar positivo, v a velocidade de propagao da onda no canal e L o comprimento do canal. 138 As ondas sonoras so convertidas em impulsos eltricos no tmpano, terminando nesse ponto a deteco dos sons, que, diferentemente da viso, no depende da conduo de estmulos eltricos por neurnios ao crebro. 139 Se t( x ) a funo que descreve em quantas horas de audio um som de nvel sonoro igual a x dB passa a ser nocivo, ento Sons externos produzem variao de presso do ar no interior do canal auditivo do ouvido humano fazendo o tmpano vibrar. Esse sistema funciona de forma equivalente propagao de ondas sonoras em tubos com uma das extremidades fechadas. Nesse caso, apenas alguns harmnicos so possveis e alguns deles esto representados na figura acima, em que h = h 1 = h 2 = h 3 a intensidade mxima de cada harmnico. A deficincia auditiva considerada, genericamente, como a diferena existente entre a performance auditiva do indivduo e a habilidade normal para a deteco sonora, de acordo com padres estabelecidos pela ANSI/1989 ( American National Standards Institute ). Uma das causas de deficincia auditiva a perda auditiva induzida por rudo (PAIR). A capacidade nociva do som no est associada ao fato de esse som ser desagradvel ou no, e sim sua intensidade sonora e sua durao. Pode-se considerar que, para freqncias de at 15 kHz, a tabela a seguir mostra em quantas horas de audio um som com determinada intensidade passa a ser nocivo. nvel sonoro (em dB) 85 88 91 94 97 100 durao (em h) 8 4 2 1 0.5 0.25 , para k = 0, 1, 2, 3, 4 e 5.

140 O som de um automvel cuja intensidade seja de 10 3,2 W /m 2 passa a ser nocivo quando ouvido durante meia hora. Nesse caso, ocorrem leses no tmpano. 141 Para que uma caixa de som atinja o nvel sonoro entre 100 dB e 120 dB, a intensidade do som que ela emite deve estar entre 1 mW /m 2 e 10 mW /m 2. Considere que as curvas indicadas pela letra A nas representaes (I), (II) e (III) do canal auditivo mostrado na figura do texto IV sejam, respectivamente, nos sistemas cartesianos apresentados, partes de grficos de funes do tipo em que a i, b i e d i so constantes, para i = 1, 2, 3. A partir dessas informaes, julgue os seguintes itens. 142 O perodo da funo f2 o dobro do da funo f3. 143 d 1 > d 3. 144 a 1 = a 2 = a 3 e b 1 = b 2 = b 3.
R A SC U N H O

O clculo do nvel sonoro , em Bel, dado pela funo em que I a intensidade fsica do som que se quer medir e I 0 a menor intensidade fsica do som audvel. Na prtica, em vez de se usar o Bel como unidade de medida, usa-se o decibel (dB), que a dcima parte do Bel. Em testes de audio, a intensidade sonora de referncia I 0 = 10 12 W /m 2, que tambm a menor intensidade fsica de som audvel.

U nB / C E S P E 1. o V estibular de 2005 / 2. o D IA C A D E R N O R O XO

14

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

R A SC U N H O

O ouvido humano no igualmente sensvel a todas as freqncias. A figura acima mostra o julgamento subjetivo de um ouvinte mdio quanto percepo sonora de ondas harmnicas de diferentes freqncias e diferentes nveis sonoros. Cada curva representa sons de diferentes freqncias que, para o ouvinte, parecem ter o mesmo volume. Com base nessas informaes e ainda considerando o texto IV, julgue os itens que se seguem. 145 Suponha que a funo que descreve em quantas horas de audio um som de nvel sonoro igual a x dB se torna nocivo esteja definida para 0 # x # 150 e seja decrescente nesse intervalo. Nessas condies, conclui-se que, para alguma freqncia f 0 entre 50 Hz e 10 kHz, possvel ouvir a onda sonora de freqncia f 0 e nvel sonoro no limiar da dor por mais de 20 minutos sem que isso seja nocivo. 146 Para freqncias entre 1 kHz e 10 kHz, os grficos de percepo sonora ilustrados so partes de parbolas com concavidades voltadas para cima. 147 O limiar da dor somente alcanado ao se atingir o nvel sonoro de 120 dB. 148 Sons emitidos entre as freqncias de 3.000 Hz e 4.000 Hz podem ser audveis em intensidade sonora abaixo de 0 dB. 149 Considere que um indivduo nasceu com um canal auditivo de comprimento L maior que o considerado padro, que de 2,5 cm. Nessa situao, correto afirmar que esse indivduo ser capaz de ouvir sons em freqncias que um indivduo com audio considerada normal no consegue ouvir. 150 Para cada k , 1 # k # 6, considere que g k seja a funo cujo grfico a curva de percepo sonora mostrada acima que passa pelo ponto (1.000, 20 k ). Ento, para 1 # k # 6, existe uma funo f tal que g k( x ) = f( x ) + 20 k , em que x a freqncia do som, em Hz, para 20 # x # 10.000. 151 Cada grfico mostrado possui um ponto de valor mnimo para alguma freqncia, em Hz, no intervalo [1.000, 5.000].

U nB / C E S P E 1. o V estibular de 2005 / 2. o D IA C A D E R N O R O XO

15

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Um dos grandes desafios para o comit organizador das paraolimpadas foi classificar os atletas ao final de cada competio de corrida, j que cada atleta possui um nvel particular de comprometimento fsico. Para diminuir as disparidades, o comit imps um clculo para determinar o desempenho final de cada atleta, ajustando o tempo gasto por ele na prova de acordo com a sua deficincia. Considere que uma comisso de especialistas atribuiu a cada atleta um valor x , de acordo com o grau de deficincia dele, e que, a partir desse valor, determinou o fator de correo Assim, nas provas

de corrida, para o atleta ao qual foi associado o valor x , o tempo ti gasto por ele foi corrigido e se obteve o tempo final pela frmula tf = t i f ( x ). Com base nessas informaes e supondo que x varia no intervalo [0, 4), julgue os itens que se seguem. 157 f ( x ) $ , para todo x $ 0.

Os jogos paraolmpicos de Atenas 2004 reuniram 136 pases, representados por 3.969 atletas. A delegao brasileira conquistou 33 medalhas: 14 de ouro, 12 de prata e 7 de bronze. Essa foi a melhor campanha do Brasil em jogos paraolmpicos, terminando no honroso 14. lugar no quadro geral de medalhas. O mapa acima mostra a regio grega de tica, onde est localizada a cidade de Atenas, local desse evento esportivo. Para

158 Existem valores de x para os quais f ( x ) superior a 1,1. 159 Suponha que a comisso de especialistas atribuiu ao corredor A o valor x = 1, e ao corredor B, x = 3. Nessa situao, o tempo final do corredor B ser menor que o do corredor A sempre que o tempo gasto por B for inferior ao tempo gasto pelo corredor A.
R A SC U N H O

melhor localizao, inseriu-se um sistema cartesiano, de forma que cada localidade onde houve competio pudesse ser representada por um ponto de coordenadas ( x , y ). Nesse sistema, as medidas esto dadas em quilmetros. A partir das informaes acima, julgue os itens seguintes. 152 A distncia medida no mapa entre o estdio Panathinaikon e o estdio olmpico de Ano Liossia superior a 4,9 km. 153 A abscissa do ponto de interseo do eixo O x com a reta que passa pelo centro M arco Polo de tiros e o complexo esportivo de Atenas inferior a 2,75 km. 154 Considerando que a cidade de Maratona est sobre a reta 7 x 3 y = 0, ento a distncia entre o estdio Panathinaikon e a cidade de Maratona superior a 10 km. 155 A ordenada do ponto de interseo do eixo O y com a reta que passa pelo centro M arco Polo de equitao e perpendicular reta que passa pela vila Paraolmplica e o estdio Panathinaikon inferior a 1 km. 156 O estdio olmpico de Galatsi situa-se no interior da circunferncia x + y + 6 x 14 y = 42.

U nB / C E S P E 1. o V estibular de 2005 / 2. o D IA C A D E R N O R O XO

16

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

A figura ao lado mostra um atleta arqueiro paraolmpico em ao. N essa figura esto tamb m

164 A distncia horizontal d percorrida pelo atleta pode ser corretamente calculada pela equao . Alm

representadas duas tenses F de mesma intensidade e que atuam sobre a corda do arco. Assumindo que, inicialmente, a flecha est orientada horizontalmente e que, aps ser lanada, sofre apenas a ao da fora gravitacional, julgue os itens subseqentes, desconsiderando as foras de atrito. 160 Aps o lanamento, o movimento da flecha na direo

disso, considerando que essa equao representa d como funo de 2, conclui-se que o valor mximo dessa funo igual a .

165 A funo

pode ser reescrita na forma , em que i 2 = !1.

166 No plano de coordenadas cartesianas x O y , o grfico da funo , no intervalo 0 # x # . , simtrico

em relao reta de equao x = horizontal ser uniformemente varivel.


R A SC U N H O

161 A componente vertical da resultante das foras que agem sobre a flecha, antes de ser lanada, nula.

O salto em distncia de um atleta paraolmpico pode ser modelado de forma equivalente ao lanamento de um projtil, conforme esquema acima. Nesse modelo, o atleta ser considerado um ponto material (identificado com seu centro de massa), localizado no incio do salto na origem do sistema de coordenadas, e o solo representado pelo eixo das abscissas. Considerando a analogia mencionada e representando por v 0 a velocidade inicial, g a acelerao da gravidade e 2 o ngulo que v 0 faz com a horizontal, julgue os itens seguintes. 162 No salto, ao atingir a altura mxima em relao ao solo, toda a energia cintica adquirida pelo atleta antes do salto ser transformada em energia potencial gravitacional. 163 A trajetria do centro de massa do atleta em funo do tempo t uma parbola cujo coeficiente do termo que contm t2 negativo. A altura mxima h ocorre quando .

U nB / C E S P E 1. o V estibular de 2005 / 2. o D IA C A D E R N O R O XO

17

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Considere que, em uma prova de 1.000 m no veldromo de Atenas, durante a paraolimpada, um ciclista desenvolveu a velocidade de 2 m/s durante os 200 m finais da corrida. A massa total do sistema ciclista-bicicleta igual a 70 kg. Acerca dessa situao e considerando a acelerao da gravidade g = 10 m/s 2, faa o que se pede nos itens de 167 a 169 , que so do tipo B , desprezando, apenas para a marcao na folha de respostas, a parte fracionria do resultado final obtido, aps realizar todos os clculos solicitados. 167 Sabendo que nos 200 m finais da prova o ciclista realizou um trabalho de 25 J, correspondente a um rendimento de apenas 20% de toda a energia despendida nesse trecho da competio, calcule, em J , o consumo de energia do ciclista nessa etapa do percurso. 168 Sabendo que a presso em cada roda da bicicleta de 2,8 10 5 Pa, calcule, em m 2, a rea efetiva de contato de cada roda com o solo. Multiplique o valor encontrado por 10 5. 169 Admita que, aps cruzar a linha de chegada, o ciclista freou at alcanar a metade do valor da velocidade que possua ao chegar na linha. Nessa situao, calcule, em J , a energia dissipada na frenagem. A modalidade levantamento de peso, na paraolimpada, adota o estilo powerlifting : o atleta em supino, ou seja, em decbito dorsal, segura o haltere, uma barra com pesos, e faz o movimento de cima para baixo, retornando a barra para a posio original. Considerando essa modalidade de ginstica, julgue os itens a seguir. 170 Na situao em que um halterofilista mantm o haltere em repouso sobre o seu trax, segurando-o com as mos, ele no gasta nenhuma energia porque o trabalho mecnico realizado sobre o haltere nulo. 171 A tenso emocional de um halterofilista quando em competio olmpica est associada liberao de hormnio adrenalina na circulao, que desencadeia reaes enzimticas no metabolismo celular capazes de favorecer contraes musculares. 172 A prtica freqente de exerccios fsicos leva ao desenvolvimento da musculatura de maneira mais salutar do que quando se faz uso de hormnios esterides, pois esses hormnios podem provocar doenas hepticas. 173 Em situaes de teste antidoping , a injeo de anabolizantes pode ser detectada por ferramentas de biologia molecular, como a reao em cadeia da polimerase (PCR), pois tais drogas contm cidos nuclicos. 174 Durante um movimento completo com o haltere, caso o halterofilista realize uma inspirao profunda e prenda a respirao enquanto ergue a barra de volta posio inicial, seu diafragma estar contrado durante o movimento de subida da barra. 175 Considere as seguintes informaes:

176 Considere a seguinte situao hipottica. Para participar de uma competio esportiva na modalidade peso mdio, um halterofilista necessitava eliminar 500 g de gordura, o que corresponde a um gasto energtico de 12,6 10 6 J. Para isso, ele decidiu levantar, diversas vezes, um haltere de 70 kg, do cho at a altura de 1 m. Nessa situao, considerando a acelerao da gravidade g = 10 m/s 2, para queimar a gordura corporal desejada, o atleta ter de levantar o haltere 18.000 vezes. Foi noticiado que o primeiro indivduo com sndrome de Down chegou ao ensino superior. um espanhol que est cursando psicopedagogia com as mesmas dificuldades pertinentes a um universitrio, de acordo com relato feito por ele. A superao atribuda dedicao dos pais e a fatores que a cincia no explica. Na UnB, uma adolescente com sndrome de Down est participando do Programa de Avaliao Seriada (PAS). Acerca dessa patologia, julgue os seguintes itens. 177 O diagnstico de sndrome de Down comprovado pelo exame de caritipo, que permite contar quantos cromossomos o indivduo tem em suas clulas e possibilita a verificao da morfologia desses cromossomos. 178 A maioria dos indivduos com sndrome de Down apresenta em suas clulas interfsicas 47 molculas de DNA nuclear. 179 Erros de separao cromossmica durante a mitose uma das explicaes para a ocorrncia de sndrome de Down. 180 Uma pessoa frtil, portadora de sndrome de Down, pode gerar filhos sem essa patologia.
R A SC U N H O

< o Comit Olmpico Internacional desclassifica atletas


paraolmpicos com doses de cafena superiores a 12 mg/mL na urina; < a frmula da cafena C 8H 10O 2N 4AH 2O; < M (H) = 1 g/mol, M (C) = 12 g/mol, M (N) = 14 g/mol e M (O) = 16 g/mol. Com base nessas informaes, correto concluir que se o exame de urina de um atleta revelar a presena de 0,042 mol/L de cafena, ento esse atleta dever ser desclassificado.

U nB / C E S P E 1. o V estibular de 2005 / 2. o D IA C A D E R N O R O XO

18

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Potrebbero piacerti anche