Sei sulla pagina 1di 4

Carta de Santarm Temos uma utopia: A construo de um continente sem fronteiras, a Aby- Ayala, terra de muitos povos, iguais

em direitos e solidrios entre si. Uma terra livre de toda opresso e explorao. A vida em armonia com a !ature"a # condio fundamental para a exist$ncia de AbyAyala. A Terra no nos pertence. %ertencemos & ela. A !ature"a # me, no tem preo e no pode ser mercantili"ada. 'ompreendemos (ue Aby-Ayala deva ser constru)da a partir de estados plurinacionais (ue substituam o vel o estado centrali"ador, patriarcal e colonial, dando & lu" a novas formas de governo, onde a democracia se exera de baixo para cima, seguindo a mxima do mandar, obedecendo, onde exista um dilogo de saberes e culturas, onde cada povo se*a livre para decidir como (uer viver. A participao plena e igualitria das mul eres # uma condio fundamental na construo das novas sociedades. +a mesma forma a proteo integral das crianas, como portadoras do futuro da ,umanidade. A Terra, nossa casa comum, se encontra ameaada por uma ecatombe climtica sem precedentes na ist-ria. . derretimento dos glaciares dos Andes, as secas e inunda/es na Ama"0nia so apenas os primeiros sinais de uma catstrofe provocada pelos mil /es de toneladas de gases t-xicos lanadas na atmosfera e os danos causados & !ature"a pelo grande capital, atrav#s da minerao descontrolada, a explorao petrol)fera na selva e o agroneg-cio. Tal situao # agravada pelos mega-pro*etos, integrantes do 1123A, como so a construo de idrel#tricas nos rios ama"0nicos e as grandes rodovias (ue destroem a vida de povos ancestrais, criando novos bols/es de mis#ria. %ara deter este ciclo de morte # necessrio defendermos nossos territ-rios exigindo o imediato recon ecimento e omologao das terras ind)genas, titulao coletiva das terras (uilombolas e comunidades tradicionais, bem como o pleno direito de consulta livre bem informada e consentimento pr#vio para pro*etos com impacto social e ambiental, preservando assim nossa terra, nosso modo de viver e a nossa cultura, defendendo a nature"a e a vida. +efendemos e constru)mos a aliana entre os povos da floresta, dos campos e das cidades. 4a"em parte de nosso patrim0nio comum a luta dos camponeses pela terra, os direitos dos pe(uenos agricultores a assist$ncia t#cnica, cr#dito barato e simplificado, e os *ustos reclamos por sa5de, educao, transporte e abitao dignas para todos. 6utamos por uma sociedade sem exclus/es, com liberdade, *ustia e soberania popular. 'ombatemos no dia-a-dia todas as formas de explorao e discriminao baseadas em g$nero, etnia, identidade sexual e classe social. %articularmente nos esforaremos para superar a invisibilidade da populao afrodescendente nas suas lutas e propostas sobre poder, autonomia e territ-rio. A Ama"0nia 3ul-americana possui problemas urbanos extremamente graves, nesse sentido # fundamental lutar pela construo de cidades *ustas, democrticas e sustentveis, ade(uadas as diferentes realidades desta regio, contemplando a diversidade dos atores sociais (ue vivem nessas cidades.

!a %an-Ama"0nia, como em toda a Am#rica 6atina, enfrentamos o militarismo (ue atua como mediador entre o colonialismo e o imperialismo. 'ondenamos a utili"ao das foras militares, corpos policiais, paramilitares e mil)cias como agentes repressivos das lutas dos povos, bem como os intentos de se utili"ar a 7ustia para criminali"ar os movimentos sociais, a pobre"a e os povos ind)genas. +enunciamos a presena de tropas norte-americanas na 'ol0mbia e a reativao da 18 4rota estadunidense como ameaas & pa" no continente. 2epudiamos o colonialismo franc$s na 9uiana e apoiamos os esforos de seus povos para alcanarem a independ$ncia. !os manifestamos contra o golpe militar em ,onduras e a ocupao militar do ,aiti. +a mesma forma protestamos contra as barreiras (ue procuram impedir a livre circulao dos povos entre nossos pa)ses, defendemos o direito dos migrantes de terem uma vida plena e digna no pa)s (ue escol erem para morar. 6utamos por construir pa)ses apoiados em economias (ue manten am a soberania e a segurana alimentar, (ue desenvolvam alternativas aos modelos predat-rios e extrativistas e (ue ten am na economia solidria e na agroecologia, pilares na edificao do bem estar social. %ara n-s os saberes ancestrais so fontes de aprendi"agem e ensinamento em igualdade de condi/es com o c amado con ecimento cient)fico: a democrati"ao dos meios de comunicao uma necessidade inadivel: a liberdade de expresso e a apropriao das novas tecnologias um direito de todos: bem como uma educao (ue estimule o dilogo, os contatos sem barreiras, os dons e talentos individuais e coletivos (ue dissemine valores umanos, abrindo camin o para a transformao )ntima e social. 2eafirmamos nossa identidade ama"0nida atrav#s de nossas m5ltiplas faces, onrando a tradio e construindo o novo. 4a"em parte desta identidade as l)nguas originais dos nossos povos e seus con ecimentos tradicionais. ;stes so os nossos compromissos. +evemos transform-los em ao. 61!,A3 +; A<=.:

6utar pela produo de outras formas de energia em pe(uena escala, fortalecendo a autonomia e a autogesto da Ama"0nia e de suas comunidades: 2eali"ar campan a pelo recon ecimento, demarcao e omologao das terras ind)genas, titulao coletiva das terras (uilombolas e de comunidades tradicionais: 6utar pela titulao de terras aos trabal adores do campo e da cidade: 2eali"ar campan as pela aprovao de leis regulamentando a consulta pr#via livre bem informada e consentimento pr#vio para pro*etos com impacto social e ambiental nos pa)ses %an-Ama"0nicos: .rgani"ar f-runs regionais para troca de con ecimentos e implementao de a/es, com organi"a/es de outras regi/es, em cada local onde a >e Terra este*a sendo agredida, ou ameaada:

%articipar das redes (ue investigam a ao do ?anco !acional de +esenvolvimento ;con0mico e 3ocial @?rasilA, contribuindo para obstruir os financiamentos a pro*etos (ue destroem o meio ambiente: %romover a/es articuladas de denuncia e presso contra pro*etos de carter subimperialista do governo brasileiro na %an-Ama"0nia: Unificar as lutas contra a construo de represas idrel#trica nos rios da Ama"0nica, em especial as lutas contra ?elo >onte, 1nambary, %ait"patango, Tapa*-s, Teles %ires, 7irau, 3anto Antonio e 'ac uela ;speran"a: 2eali"ar encontros e marc as denunciando as diversas formas de opresso, como o mac ismo, racismo e omofobia, e apresentando as solu/es propostas pelas organi"a/es e movimentos sociais: %ensar formas de avanar nos processos de debate e avaliao coletiva, incluindo a elaborao de materiais (ue possam auxiliar nestes momentos: Avanar na elaborao de propostas para garantir vida digna a todos os povos da %an-Ama"0nia, considerando suas diferenas intra e inter-regionais: >obili"ar as sociedades civis %an-Ama"0nicas, contra as falsas solu/es de mercado para o clima, como o 2;++: +esenvolver lutas contra o patenteamento do con ecimento das popula/es tradicionais, (ue apenas promovem os interesses das grandes corpora/es transnacionais: >obili"ar as organi"a/es contra as estrat#gias dos governos e das grandes empresas, voltadas & flexibili"ao da legislao ambiental na %an-ama"0nia: 6utar pelo recon ecimento legal de Bterrit-rios livres da mineraoC e de outros empreendimentos, nos ordenamentos *ur)dicos dos pa)ses da %an-Ama"0nia: Articular a criao do B+ia da %an-Ama"0niaC, onde todas as organi"a/es reali"em manifesta/es e discuss/es con*untas, c amando a ateno mundial para os problemas ambientais, sociais, econ0micos, culturais e pol)ticos (ue ocorrem nesta regio: 'onstituir um centro de comunicao do 43%A, de maneira compartil ada, com a funo de interligar os movimentos sociais da %an-Ama"0nia, sociali"ar debates e iniciativas de ao: +ivulgar as a/es, discuss/es e resultados do 43%A nas comunidades, atrav#s de uma rede de comunicao: 'onstruir uma presena marcante da %an-Ama"0nia na reunio do 43> em +aDar, no 3enegal, em fevereiro de EFGG: 1nserir o 43%A em redes e articula/es (ue ten am causas comuns:

2eali"ar o 43%A de dois em dois anos, em pa)ses diferentes, com candidaturas antecipadas (ue devero ser aprovadas pelas instancias do 43%A.

3antar#m, EH de novembro de EFGF.

Potrebbero piacerti anche