Sei sulla pagina 1di 73

Das coisas INVISVEIS

ILUSTRAES DO MIOLO Eli Lima (Artista plstica) www.elilima.com

Tatiane de Oliveira Gonalves

Das coisas INVISVEIS

Copyright Tatiane de Oliveira Gonalves 4961/ 1 250 72 2009


O contedo desta obra de responsabilidade do(a) autor(a), proprietrio(a) do Direito Autoral.

Dados Internacionais de Catalogao na Publicao (CIP) (Cmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)
Gonalves, Tatiane de Oliveira Das coisas invisveis / Tatiane de Oliveira Gonalves. - - So Paulo : Scortecci, 2009. ISBN 978-85-366-1543 - 1 1. Contos brasileiros I. Ttulo.

09-07109

CDD- 869.93

ndices para catlogo sistemtico: 1. Contos brasileiros I. Titulo.

Grupo Editorial Scortecci


Scortecci Editora Caixa Postal 11481 - So Paulo - SP - CEP 05422-970 Telefax: (11) 3032-1179 e (11) 3032-6501 www.scortecci.com.br editora@scortecci.com.br Livraria e Loja Virtual Asabea www.asabeca.com.br

DAS COISAS INVISVEIS


Gerana Damulakis

A mais recente reunio de contos de Tatiane de Oliveira Gonalves, intitulada Das coisas invisveis, traz mais de duas dezenas de contos pequenos, menores do que a maioria das narrativas do seu volume anterior, As borboletas so assim. As elipses narrativas esto mais acentuadas nos textos da nova coletnea. O conto pequeno vai se aproximando do miniconto, quem sabe um dia chegar ao nanoconto. O que se encontra nas dez linhas do texto Estranha j d uma pista sobre o assunto, ou seja, o caminho est aberto, no ser surpresa se o prximo livro trouxer contos mnimos. Tatiane sugere cada vez mais e mostra cada vez menos, porque a histria por trs da histria, como diz Ricardo Piglia, em O laboratrio do escritor (Iluminuras, 1993), deve ser preenchida pelo leitor. As borboletas (nesta altura, j como uma marca da autora) aparecem em cores duras, mas tm sua leveza destacada pela sutil admirao de uma danarina. No se pense que a fico de Tatiane namora com o lrico por conta das borboletas, das danarinas e afins. Nada disso. Esta uma fico densa, sim, entretanto destila tanto sutilezas quanto asperezas, como no conto O quarto de Candice; por sinal, um conto memorvel, passvel de figurar nas antologias futuras que valorizem nossos escritores contemporneos. Ao dizer que a fico de Tatiane traz densidade, quero dizer que ela consistente como a vida; um excelente modelo de como as vicissitudes conferem tal envergadura est na inveja de uma me pelo sucesso da filha, em A bailarina, o mais bem sucedido conto do volume que, inclusive, retrata bastante bem as paixes e anseios dos personagens, habitantes do universo ficcional da escritora.
5

Tatiane de Oliveira Gonalves

Os contos so curtos, o que no impede um desenvolvimento muito equilibrado durante todas as suas narraes, sem exceo, haja vista a autora ter como marca a justeza das expresses. A sensao final a de que miramos um espelho dgua, calmo na superfcie, liso, escondendo, entretanto, os vulcnicos abalos que fazem parte da essncia humana, mesmo em existncias supostamente protegidas, como no conto Sozinha, ou em Madalena, ambas as alegorias muito bem logradas em toda a sua inteno. Os contos so curtos, muito curtos por vezes, repito, mas no abolem a descrio necessria: Uma senhora muito alinhada, em O pacote; me zelosa, preocupada, presente, em As manhs. assim que a escritora quer, a dose que ela nos passa, nada alm. Vale apontar O quarteto, Questo de beleza e A plantonista como exemplos curiosos, interessantes, mais realizados no que tange ao ato de contar uma histria. Prefiro, contudo, a contista que sugere e deixa o leitor completar o conto. Vale tambm citar o texto Scherazade, englobando O amigo secreto, A paixo, A obsesso, A sentena, como uma forma de homenagem ao encanto da contadora de histrias. As borboletas so assim foi um volume de contos que trouxe, de sada, o aval de Maria da Conceio Paranhos percebendo o inslito emergindo da banalidade e as surpresas que concorrem para o desvio de rota das narrativas de casos corriqueiros; os contos mostravam as coisas que nos afligem e como criamos escapatrias para a opresso da rotina. Enfatizei o talento de Tatiane de Oliveira Gonalves para a fico, j apontado pela poeta e mestra Conceio, na minha coluna de ento, Olho Crtico, no jornal Tribuna. Agora, com Das coisas invisveis, enfatizo o lugar j bem firmado da ficcionista nas letras baianas. Tome assento, Tatiane.
Salvador, 24 de fevereiro de 2009
6

Sumrio
Antnio e o espelho .................................................................. 9 As cores duras .......................................................................... 13 Madalena................................................................................... 15 A danarina .............................................................................. 17 Scheherazade ............................................................................ 19 Estranha .................................................................................... 23 A diviso................................................................................... 27 O pacote ................................................................................... 31 Sozinha ...................................................................................... 33 As manhs ................................................................................ 35 Na beira do rio ........................................................................ 37 A outra ...................................................................................... 39 O viaduto.................................................................................. 41 O trabalho de Lauro ................................................................ 45 Festa no quintal ........................................................................ 47 O quarteto ................................................................................ 51 O quarto de Candice ............................................................... 53 A leveza .................................................................................... 57 A bailarina ................................................................................ 59 Amlia ....................................................................................... 63 Questo de beleza .................................................................... 65 A plantonista ............................................................................ 67

verso da pagina em branco

Antnio e o espelho
Enquanto Antnio dormia eu buscava arguta em suas plpebras cerradas, insone que sou, respostas: alma, vsceras, algo que me ajudasse a entend-lo de verdade. Era fria esta hora, meu corpo nu se arrepiava. Hora sem som, hora indagando, hora madrugada. Antnio dormia, e eu tentava entrar em seus olhos de paisagens diversas, surpresas grandes e casas vazias. Disse-me uma vez, em meio s suas galhofas, que havia mudado de casa vrias vezes em sua vida. As casas, ora em bairros diferentes, ora em cidades diferentes, tinham cores diferentes. Todas elas. E eu no conseguia compreender o que ele queria dizer com aquilo. Passei noites pensando nas casas coloridas. Acho mesmo que ele sabia que eu ficava intrigada e at fazia de propsito. Contava-me nas horas de penumbra histrias. E com seu sorriso me dava um buqu evasivo da veracidade dos relatos. Seus olhos brilhavam tanto naqueles momentos. Agora fechados, nada queriam me dizer. A plpebra tremeu um pouco. Parecia que ia balbuciar algo. Roncou. Antnio no queria ser revelado. Dormia pesado. E eu aflita desejando perscrutar-lhe a alma. Enquanto o olhava com firmeza, como quem no quer perder nada de uma imagem, ia lembrando o que me havia falado sobre sua vida. Viveu sempre com intensidade os seus amores, paixes, raivas e horrores. No negava. Detalhava seus casos amorosos extraordinrios to cheios de elementos sensuais e anticonvencionais. Antnio bebia a vida em grandes goles, to destemido! Se estvamos a conversar ele vinha, de repente: Percebe este cheiro?
9

Tatiane de Oliveira Gonalves

Eu aspirava com vontade e nada percebia, mas para Antnio havia um cheiro, um som, um vulto, uma sensao s dele e eu ficava do lado de fora como um bicho de estimao a querer subir no sof. E esta vontade de entrar nele era por si s algo incompreensvel para mim mesma. A necessidade da unio absoluta me parecia indevida. E inevitvel. Sentia-me prisioneira daquele homem to especialmente indecifrvel. Ele no vinha todas as noites. Era preciso aproveitar-lhe a presena para compreend-lo. A noite esfriava. Com seu dorso nu, puxava a coberta sem abrir os olhos num sono relaxante. Sua imagem turvava-se um pouco, embaralhava-se ao leve movimento. Um ronco mais. Turvava-se mais e depois, dentro do escuro, restava-me eu nua sob a coberta fina no pequenssimo quarto espelhado.

10

Das coisas invisveis

11

verso da pagina em branco

12

As cores duras
Essas cores so muito duras. O vestido novo. Um presente. Tambm achei meio extravagante. No...! Falo das borboletas ali fora, na janela. No as v? Desviou os olhos para a janela. Nada via. Hesitou um pouco. Por fim, respondeu: Vi de relance a ltima que passou. Nem deu para ver a cor... Ele deu um sorriso como o nico homem do mundo a ter determinada informao e completou: Falo das outras. Ainda esto l atrs daquela que voc viu passar. So muitas. Como so duras as suas cores! Ela olhou de novo e no pode evitar o franzido na testa. Era uma janela simples de vidro com perfil de alumnio branco. Tudo muito limpo. Do lado de fora, apenas uma grade de ferro branca. Fora isso, o ambiente externo. rvores, cu, porto bem longe. Nada mais, nada mais. Refletiu. Pensou no que poderia responder. No gostava de dar corda quilo tudo, mas uma resposta spera poderia prejudic-lo. Ningum perto. O que fazer? Coou a mo esquerda. Depois esfregou, j fazendo careta. Um bicho! Me mordeu! Aqui tem mosquito? No. Aqui s tem borboletas de cores duras. No deu para escapulir. Voltara ao ponto inicial. J no tinha opo. Suava sob o olhar inquisidor. No as vejo. Tambm minha vista nunca foi muito boa. So bem pequenas, n? Mas no se aflija por elas terem cores duras...
13

Tatiane de Oliveira Gonalves

Eu gosto de cores duras. Gosto mesmo! E gosto ainda mais de borboletas. Entendo. Borboletas so bonitas mesmo. Tambm gosto delas. Sabe essa grade a fora? Sim, o que tem ela? No so para borboletas. Todas as noites quando todos vo dormir eu levanto e abro a janela. Elas entram com suas asas sonoras. Muitas mesmo! E at no escuro posso ver suas cores duras. Depois eu deito de novo. Elas vm para a cama, e eu as cubro com a minha coberta. Elas e eu. Dormem comigo. De manh partem mansas.

14

Madalena
Ela no sabia ao certo quando comeou a ficar diferente. Talvez algo gradual, achava. Sem data, nem hora, tampouco pretenso, acordou estranha para si mesma. Ainda Madalena de si, todavia outra Madalena. Avessa anterior em parte, mas o dobro dela mesma em outra. No era nova: uma Ruth, uma Sara, uma Ester. Madalena. Um pouco fresca, recm-sada de uma pele antiga, seca do tempo, do mofo do quarto abandonado e empoeirado por anos. Olhava-se no espelho duvidando. At o tom de seus cabelos trazia novidades sua feio atnita. Fazia caretas, levantava as sobrancelhas, franzia a testa na tentativa de descobrir algo familiar. Pensava e esforava-se em compreender. Ningum entenderia ela ter nascido assim da noite para o dia (e pior...! ) dela mesma. Partenognesis humana! diriam os jornais. Aberrao! diriam os religiosos. No, no. Percebeu-se negando com o rosto na frente do espelho. Chorou sem desprender o olhar de si. Vasculhou mais um pouco e nada. Nada. Nada. Mudou de foco. Passou a divagar. Sua mente longe, muito longe. Pensamentos rpidos, tumulto, delrio. E pode ver sua imagem no espelho se turvando, se transfigurando at desmanchar. Lera a lombada de um livro numa livraria na noite anterior o ttulo: Tudo que slido desmancha no ar. E agora ela mesma estava se desmanchando na imagem do espelho.
15

Tatiane de Oliveira Gonalves

Como saberia se algum dia existiu? Como saberia o que era real e o que era imaginado? Que tipo de droga poderia levar quilo ou a um retorno? Madalena vestia-se desconforme e permanecia absorta, onde o tempo apenas no existia.

16

A danarina
Seu nome bem que poderia ser Sinuosa ou Ondular, mas era Janine. Ela tinha um no sei o qu nas mos e nos ps por onde escorria um ritmo mido e lbrico que combinava perfeitamente com qualquer msica que tocasse. Em qualquer tempo e em qualquer lugar Janine traduzia com o corpo os sons e isso lhe bastava. Numa noite de quinta-feira fui sozinha ao bar, onde uns amigos tocavam msica instrumental. Vi Janine em sua leveza e graa pela primeira vez. Parecia um membro da banda, tamanha a sintonia com a sonoridade que explodia dos instrumentos. Nada antecipava ou postergava. Era exata. Estava dentro da msica. Roubou-me o tino aquele espectro. Desvairou meu corao.

17

verso da pagina em branco

18

Scheherazade O amigo secreto


Havia amigo secreto na repartio todos os anos. No pela unio dos funcionrios, mas por hbito. Era de bom tom que houvesse troca de presentes entre colegas de trabalho no Natal. Era assim em todas as empresas e no havia de ser diferente na repartio. Tudo sempre transcorria bem e sem muitos arroubos ou exageros. Astolfo apreciava muito ser presenteado. Nas vsperas do evento chegava a apresentar certa ansiedade. Naquele ano havia sorteado a D. Marlia, funcionria austera da engenharia. No me lembro qual o presente que lhe dera muito embora ele tenha me contado. Escapou-me da memria o presente da D. Marlia, talvez porque o grande efeito tenha se dado em torno do presente recebido e no do contrrio. Quando Astolfo percebeu quem o havia sorteado, fez certo esforo para esconder o descontentamento. Embora no tivesse nada contra o Dr. Antunes, supervisor do jurdico, conhecia-lhe a fama. Todos sabiam de sua erudio desmedida e, talvez por isso, costumava presentear seus amigos secretos ora com peras, concertos ou bals, ora com tratados cientficos sobre temas variados. No ano anterior seu presente, o Tratado acerca da reproduo das Pteridfitas, foi assunto para uma semana entre os cochichos dos corredores. E o pobre sorteado nem apreciava botnica. Ao receber o embrulho, Astolfo agradeceu com palavras tpicas. Abriu-o, ruborizou e agradeceu mais uma vez. J fora do centro das atenes leu: Scheherazade Nikolay Rimsky-Korsakov.
19

Tatiane de Oliveira Gonalves

A paixo
Astolfo considerava-se ecltico quanto ao gosto musical. Em rodas eruditas citava sempre a Sonata ao Luar, a quinta e a nona de Beethoven. Suspeito de que no conhecia outro compositor naquelas ocasies. Fato que mudou aps o tal amigo secreto. Naquela noite, ele chegou em casa e aps o habitual, sentou-se no sof para escutar o disco: precisaria esboar alguma opinio para o Dr. Antunes na segunda-feira. Ficou surpreso logo no incio da msica. Causou-lhe arrepio. Pouco a pouco deslizou no sof, reclinando-se e degustando-a com ouvido atento. Eram 45 minutos de beleza, preciso e esplendor. Astolfo foi arrebatado por Scheherazade. Nas duas repeties que se seguiram pode experimentar detalhes do seu xtase. Os plos ouriavam, um misto de calor e frio percorria-lhe o corpo levemente trmulo, o corao em festa, um jbilo, uma excitao nunca antes vivida. A msica percorreu-lhe o corpo como um blsamo. Forte, rica e equilibrada. Chorou. Dormiu chorando.

A obsesso
Passou o fim de semana relendo o encarte do disco em busca de informaes. Queria saber tudo sobre aquela msica e seu compositor. Buscou na internet. Leu e releu todo o material encontrado.
20

Das coisas invisveis

Naquele fim de semana no levou nenhuma mulher ao apartamento. Achou-o curto para sua pesquisa e no pretendia desperdia-lo, ademais precisava ouvir a msica muitas vezes mais e algum por perto o perturbaria, tirar-lhe-ia a ateno e, pior, ficaria falando e exigindo respostas no decorrer da msica. No! Aquilo havia de ser ntimo naqueles dois dias. Havia descoberto Scheherazade! A essa altura j sabia o que significava a pea. Na segunda-feira Astolfo encontrou o Dr. Antunes na copa da repartio durante o cafezinho. Era o momento. Comentou efusivamente a msica com detalhes sinestsicos. Mesmo no conhecendo nada de msica, Astolfo conseguira distinguir timbres e dinmicas e vibrava enquanto falava com o colega. O outro, atnito, observava e respondia uma ou outra pergunta de maneira evasiva. No fim da conversa Astolfo percebeu que o erudito nunca havia ouvido a msica. Sentiu-se decepcionado. Logo o Dr. Antunes. To culto...

A sentena
Desiluses parte, Astolfo j pertencia a Scheherazade. Escutava-a, pelo menos, trs vezes ao dia como um medicamento que precisa ser administrado com rigor. Falava sobre o assunto de maneira obsessiva. No havia em sua famlia, crculo de amigos e mulheres com quem se deitava quem no houvesse escutado exaustivamente suas palestras sobre o caro tema.
21

Tatiane de Oliveira Gonalves

E era com fulgor que o fazia, completamente comovido. E se alguma mulher se aventurasse a escutar a msica com ele, mediante a promessa antecipada de no interromp-la sob nenhuma hiptese, questionava no final. Percebestes o solo do fagote? Fa.... o qu? Respostas vagas eram suficientes para torn-las enfadonhas e desinteressastes. O fato que Astolfo mudou. Passou o resto da vida colecionando informaes e materiais diversos relacionados Scheherazade e Rimsky-Korsakov. Adquiriu a edio mais recente, traduzida direto do rabe para o portugus, de As mil e uma Noites, o bal Scheherazade em vdeo, a partitura da msica, todos os discos que encontrou do compositor e o seu famoso Tratado sobre orquestrao. Abandonou o emprego na repartio e dedicou o resto de sua vida ao estudo do compositor e sua obra.

22

Estranha
Atravessando a vela a sua voz contornava notas musicais. No era quarto escuro. No era veneno de escorpio. A msica no cessava. Seu longo vestido vermelho caa-lhe perfeitamente e no derretia ao contato da parafina lquida. Eram tantas as caras, cmplices de sentimentos alheios, tomadas emprestadas para a ocasio. Cumpria seu papel. Os cabelos no s lhe rodeavam as orelhas como caam opacos por cima dos olhos estreitos. Estranha era aquela mulher dentro da vela.

23

verso da pagina em braco

24

25

verso da pagina em branco

26

A diviso
Se voc tem seis biscoitos e deseja dividir com trs amiguinhos...? Vamos l, concentre-se! A mame acabou de explicar... A menina contava com os dedos apreensiva. Ficava vermelha e no respondia. A me explicava a lio de novo com pacincia e dedicao. Durante a explicao deslizava para uma lembrana to viva quanto ela prpria. A casa de dona Guiomar era cheia de filhos e netos. Moravam em quartos precrios e esticados, divididos por cortinas improvisadas. A comida era a conta de todas as bocas, pouco menos, s vezes. As crianas de ps descalos andavam pelo cho frio em suas brincadeiras. As mulheres ora na costura, ora na cozinha revezavam-se tambm para olharem os pequenos. Vez por outra passava um dos homens em direo cozinha. T sem trabalho faz sete ms. O coitado t que no se guenta. s bebedeira dona Guiomar falava resignada. Apesar da idade, dona Guiomar ajudava a cuidar da casa. Fazia remdios de ervas para curar diversas mazelas e rezava as pessoas que l chegavam com mau-olhado e indisposies gerais. Este foi um legado de sua av. Rbia, a amiga, j a visitava a, fazia algum tempo. Sofria de dores lombares. Nenhum tratamento havia produzido efeito, exceto as rezas e a garrafada de dona Guiomar. A amizade entre as duas cresceu rapidamente. Embora as realidades fossem diversas, havia uma grande sintonia entre elas. Conversavam muito, geralmente depois do atendimento.
27

Tatiane de Oliveira Gonalves

Certo sbado como que a conversa tivesse entrado pelo horrio do almoo, dona Guiomar insistiu que Rbia ficasse. Fique, Rbia. Hoje tem galinha, macarro e feijo. Rbia ficou e viu a matriarca servir a todos. Os pratos cuidadosamente repartidos. Coube a Rbia, a visita, uma grande sobrecoxa. A comida pareceu, misteriosamente, multiplicar-se entre os sorrisos que se iam saciando. E na hora da sobremesa, uma manga grande foi dividida em tantos pedaos quanto o necessrio. Eu prefiro o caroo falou uma das filhas de dona Guiomar sorrindo animada. Aquele evento ficou marcado na memria de Rbia de maneira indelvel. A diviso de dona Guiomar a impressionou profundamente. Tocou-a de maneira mgica e sublime. Dois biscoitos disse a menina satisfeita. Isso mesmo falou Rbia acenando a cabea com um olhar muito vago.

28

Das coisas invisveis

29

verso da pagina em branco

30

O pacote
Na beira da tarde Marlia esperava sentada num banco de praa. Algum traria o pacote. Reconheceria o portador pela cor da roupa. Camisa verde e cala preta disseram-lhe. Impacientava-se olhando para relgio desmedidamente. Meia hora atrasado resmungava. No bastasse tudo aquilo, uma senhora muito alinhada sentou do seu lado e comeou uma conversa. Marlia preferia estar sozinha e calada. Nem sequer escolhera estar ali. Esteja l s dezessete horas e traga o pacote imediatamente. Que escolha poderia ter? Foi-se sem demora. Tomou seu nibus e l ficou esperando. A senhora entrava e saa de assuntos diversos numa velocidade impressionante. Costura, novela, culinria, netos, piolhos e colesterol. No havia pausas em sua fala grave. O buo suado apresentava-se em destaque nas ideias mais fortes. Certas vezes respondia s prprias perguntas. Marlia lenta, olhos abatidos tentava dizer-lhe que calasse a boca: estava ali por causa de um pacote. Muito expansiva a senhora falava-lhe tocando o brao. Marlia se coava. No gostava de toques, ora essa! S esperaria mais meia hora. Nada mais, nada mais! Os incansveis verbos da senhora contadora de histrias e a incansvel expresso de Marlia se alfinetavam velados. Um muxoxo, um olhar; uma sobrancelha erguida, um abatimento e os minutos passaram rasos.
31

Tatiane de Oliveira Gonalves

Marlia vencida ps-se a ajeitar-se para levantar e ir embora. E a senhora percebendo sua iniciativa se adiantou. Ele no vem. O qu? ! o completo espanto de Marlia. isso mesmo, minha filha, ele no vem. E antes que eu me esquea, pediu-me que lhe entregasse isto revelou retirando de dentro de uma grande sacola que repousava aos seus ps um grande pacote.

32

Sozinha
Marta passava dias inteiros sem sair de casa. Sua av fazia tudo sozinha. Mercado, farmcia, banco, mdicos. Marta s saa quando era imprescindvel e ainda resmungava. Achava tedioso sair e ter de falar com as pessoas na rua. Certa vez precisou sair num domingo e achou a rua vazia, mas pensou que domingo devia ser assim mesmo. Outras sadas deixaram-na surpresa e incomodada. A rua est to vazia! No que lhe fizesse falta as pessoas andando pela rua sem eira nem beira. Era estranho apenas. To intrigada estava que pensou em sair mais. Algum tempo depois sua av ficou doente e sem delongas, finou-se. Marta deixou de ter escolha. Precisava sair. Notava o movimento nas ruas cada vez menor. Estranhava muito. Um dia acordou e saiu. No havia mais ningum nas ruas. Algumas casas abertas, carros parados como que deixados para trs, estabelecimentos comerciais abertos. A cidade jazia sem som e sem cheiro. Nada mais se movia nem moveria.

33

verso em branco em branco

34

As manhs
Todas as manhs levava o filho escola. Mos dadas, apertadas fortemente: me zelosa, preocupada, presente. O menino sempre do lado interno da calada. Caminhada curta, dois quarteires apenas. O cabelo penteado com esmero, o uniforme de um branco imaculado e a merendeira azul. O tnis e o sapato, o sapato e o tnis. Atravessavam a rua defronte da pequena escola. A me, na porta da sala, beijava o filho copiosa, como uma leoa lambe os filhotes. Um beijo molhado e saudoso fazia com que o pequeno passasse as costas da mo nas bochechas. E ela sorria olhando a pequena criaturinha se sentando ao lado dos colegas. S depois saa da porta da sala. No recreio as crianas saam num bulcio frentico para brincar no ptio lateral da escola. Abriam suas merendeiras para o lanche. Biscoitinhos, sanduches, sucos e chocolates. Havia no ptio uma janela gradeada muito alta que se comunicava com um ambiente externo da escola, onde existia um banco sombra de uma frondosa amendoeira. Muitos pais esperavam pelos filhos naquele local, mas no meio do turno era deserto. Dbora se sentava no banco para desfrutar annima do recreio. Era um tempo ntimo e preenchido pelos sentidos. Fechava os olhos e inspirava profundamente. Com as narinas muito abertas e ansiosas deixava que o ar prenhe de cheiros e sons encantadores tocasse-lhe com gotas de infncia. A delcia e a impotncia do momento agitavam-na. Bebia a manh de Olavinho oculta, esttica e frustrada.

35

verso da pagina em branco

36

Na beira do rio
Naquela cidade ribeirinha era comum que os homens se tornassem pescadores. Celestino escolheu ser agricultor. Cuidava de suas terras com dedicao. Acordava muito cedo e lavrava sua terra com esmero. Havia sido passada de pai para filho por trs geraes. Fazia rodzio de culturas: um engenheiro agrnomo que esteve na cidade por uns tempos o recomendou. Celestino concordou com os dizeres do homem. Apesar de no ter estudos, Celestino falava bem e sabia ouvir aqueles que lhe traziam novidades. Foi assim tambm quando certo bilogo esteve por aquelas bandas. Falou muito sobre a preservao do mangue. Certa feita, vendo uma pequena jibia, falou para Celestino. Esta comum por aqui. Vejo que vocs nem se assustam. E com razo, pois no h peonha nesta cobra. Celestino ficou intrigado com aquela palavra. Peonha... peonha. Perguntou ao bilogo que logo lhe explicou que peonha era o mesmo que veneno. Celestino muito feliz com a nova palavra mudou o nome do seu cachorro para Peonha, pois era um nome forte e bonito. Era hbito de Celestino passar o fim de tarde na beira do rio, olhar fixo e admirado. Algumas vezes banhava-se na beirada. No abusava da correnteza do rio Piaava. O Peonha, mais afoito, arriscava-se mais. Peonha gritou Celestino com uma fora vinda das entranhas. O cachorro debatia-se enroscado numa sucuri muito grande. Celestino nadou para mais perto e tentou com as mos e
37

Tatiane de Oliveira Gonalves

unhas separar a cobra do Peonha. A correnteza atrapalhava toda a manobra. A cobra muito grande puxava o Celestino para o fundo junto com o cachorro. Debateu-se mais um pouco, logo foi puxado para o fundo. No dizer daquela gente ribeirinha Celestino fez histria. Todos que ali chegavam ouviam as histrias da formao da cidade, das sereias e do Celestino e de Peonha, seu co.

38

A outra
Falava sempre muito alto. Errava em algumas palavras. Espevitada. Quando sentava no bar da Noca no parava mais. E era frango, e era farofa, e era a branquinha. Mande mais um franguinho frito, Dona Noca. Conversava com um e com outro e se ria toda. L pelas tantas ela, Ricardina, se assanhava com uns homens da vizinhana que passavam chegando do trabalho. Costumava sair carregada. No parava em trabalho nenhum. Um chefe grosso, uma supervisora invejosa, uma superiora metida a besta. Vrias eram as formas de se justificar para a me. Aquela encostada fica l no bar da Noca a tarde toda. No para em emprego. J pedi pro Damio do mercadinho ver se arranja alguma coisa pra ela l queixava-se a me para a vizinha. E os dias de Ricardina passavam lentos e brios naquele no fazer nada da vida. Apenas um dia aps o outro com o que quer que ele lhe traga. Suas galhofas no bar da Noca rendiam-lhe homens de todos os tipos, mas o que encantou Ricardina foi justamente o Gonalo, marido de dona Eustquia. O romance era velado, mas muitos j suspeitavam do arranjo. A pobre dona Eustquia era muito religiosa e no via nada alm do culto de sua igreja. Todas as suas energias eram voltadas para a f e para o bem. Uma criatura boa e sem maldade. No tardou, no entanto, para que a verdade lhe chegasse
39

Tatiane de Oliveira Gonalves

aos ouvidos com requintes descritivos, com frases romnticas repetidas, com alfinetadas inflamadas. Todos correram para a rua naquela tarde. Dona Eustquia seminua e despenteada com uma faca na mo, boca sangrando, tentava alcanar Ricardina com os golpes. Ela vai matar Ricardina! Algum separe! a me soluava. Ricardina ria debochada completamente embriagada. Esquivava-se como podia, mas caa, tropeava. Logo foi ao cho. Dona Eustquia sentou sobre suas costas e retalhou o corpo da outra.

40

O viaduto
A obra do viaduto havia sido embargada por irregularidades nos materiais utilizados. A estrutura inacabada ficou pendurada sobre pernas duvidosas de ferragens. Aquilo j era parte da cidade h uns trs anos. Embrutecia mais a imagem da avenida. Os trabalhos se perderam e os moradores esqueceram a possibilidade do novo viaduto at o episdio do Samuel. Samuel tinha quatro filhos de idades muito parecidas. Sua mulher havia morrido no ltimo parto e era sua cunhada quem cuidava dos meninos. A cunhada logo passou a acalent-lo na cama. Fazia a comida que ele levava para o trabalho na construo. Ele era excelente pedreiro e trabalhou muito no incio da obra do viaduto. No havia hora certa e nem fim de semana. Os engenheiros tinham urgncia e foram muitas horas extras. Apesar de tudo, com o embargo, o trabalho cessou e logo Samuel foi desligado da construtora. Fez alguns biscates, mas no arranjava um fixo para garantir o alimento do ms. Era tudo muito incerto. Havia dias em que no tinha dinheiro pra por o de comer dentro de casa. Comeou a ficar cabisbaixo. Procurava trabalhos diariamente. Qualquer coisa serve dizia plido. E o desnimo ia sorvendo-lhe as foras. O corpo emagrecido fraquejava nas andanas em busca de emprego. As crianas choravam de fome e ele chorava em silncio sem lgrimas a saltarem dos olhos. J haviam secado junto com o seu corpo.
41

Tatiane de Oliveira Gonalves

A noitinha caa quando viram o homem em cima do viaduto. Ningum podia explicar como subira, pois as extremidades no haviam sido construdas. Ele andava de um lado para o outro transtornado. Falava sozinho. Alguns que passavam pela avenida achavam que estava bbedo. No houve tempo para muitas concluses. Samuel saltou da parte mais alta que pode e esvaiu-se sem dor, conforme contaram os jornais.

42

43

verso da pagina em branco

44

O trabalho de Lauro
Lauro estava tenso. Sempre ficava assim em entrevistas de emprego. Tentava disfarar e achava que conseguia. O prximo a voz vinha de dentro da sala. Ergueu-se, respirou mais fundo e entrou com a pasta na mo. Ento voc o Lauro? a mulher tinha uns cinquenta anos. Segurava um currculo do candidato lendo as principais coisas, enquanto perguntava o que j estava escrito. Lauro respondia as perguntas timidamente. Ela lhe falou sobre o trabalho e depois leu mais alguns tpicos em voz alta enquanto balanava a cabea. Vinte e dois anos, solteiro, ingls, informtica... Perfeito, Lauro! A proposta lhe interessa? Se voc quiser pode comear amanh. Sim claro. Traga os documentos desta lista s 08h00min e entregue na recepo. Depois me procure aqui nesta sala. Vou lhe mostrar a empresa. Foi com felicidade que Lauro deixou a sala. H muito estava desempregado e aquela oportunidade lhe era importantssima. Fez rapidamente toda a parte burocrtica. Recebeu a carteira assinada, mas o trabalho parecia-lhe vago. Ficava numa sala climatizada e arrumada fazendo bobagens no computador. No havia volume de servios e Lauro logo passou a temer o desemprego.

45

Tatiane de Oliveira Gonalves

Lauro, vou terminar este relatrio em casa e quero que voc v l buscar hoje noite para deix-lo em seguida na casa do Sr. Gomes disse-lhe a chefe enquanto adentrava a sala. Claro, estarei l. A secretria copiou o endereo e lhe deu. s nove horas, conforme haviam combinado, Lauro apresentou-se chefe. Ela no havia terminado o relatrio ainda. As horas passaram rpidas e ela parecia exasperada diante dos papis que ora imprimia, ora amassava. Revirava-se toda na cadeira, enquanto Lauro aguardava lendo uma revista sobre carros na antessala. Veja este pargrafo, Lauro. Lhe parece bom? esticou as mos entregando ao rapaz umas folhas impressas. O terceiro pargrafo da segunda pgina retocou a mulher. Lauro desviou os olhos desconcertado. A mulher de uma hora para a outra aparecera com uma camisola transparente e curta. O bico dos seios arrepiados, explicitamente seduzindo. Perguntou ao rapaz pelo pargrafo, o que achara, mas Lauro pouco pode dizer. No havia voz para escorregar daquela boca trmula. Abaixou a cabea num gesto tmido e ela fez todo o resto. Aquela foi a primeira noite que Lauro passou fora de casa. A primeira de muitas.

46

Festa no quintal
Para Jos Slvio Roldo A tarde de domingo cheirava a brigadeiro. As crianas iam chegando devagar ao quintal da casa de Bruninha, a aniversariante. Tudo havia sido decorado com muito gosto pela av, me e tias. Dois cavaletes sustentavam uma grande tbua de madeira coberta com uma bela toalha. O bolo reinava entre muitos enfeites. Doces e salgados muito saborosos compunham uma outra mesa. Cordas de bolas foram pregadas nas rvores. Bruninha recebia os convidados muito serelepe. Danilo havia presenteado sua melhor amiga com um livro. Eram companheiros nas leituras. Trocavam livros e discutiam as histrias. s vezes trocavam os finais para variar um pouco e colocavam a imaginao a produzir novos enredos. Riam cmplices. E as aventuras eram muitas, ora em florestas, ora em navios. Muito sagaz ele fazia poemas sobre os temas que liam e indicava leituras para a amiga. Os adultos sentavam nas cadeiras recuadas prximas s mesas e as crianas corriam soltas em burburinho. Todas elas brincavam animadas e o Dudu, irmo mais novo do Danilo, preparava mais uma arte para apresentar no aniversrio. Muito criativo ele arrumava umas ideias de dar inveja a ficcionistas. As traquinagens eram elaboradas! Ele as planejava muito bem. E todas elas tinham as melhores intenes e os melhores argumentos.

47

Tatiane de Oliveira Gonalves

Seu pai o havia levado a um show pirotcnico um ms antes do aniversrio. Dudu ficou muito impressionado com a beleza dos fogos coloridos. Pai, muito difcil pintar os fogos? perguntou Dudu. O pai no teve tempo de responder em meio s exclamaes do filho. Os olhos do pequeno brilhavam enquanto Danilo escrevia uma Ode noite pintada. Foi ento que se deu o estalo. A ideia exata para animar a festa da Bruninha. Dudu comeou a elaborar sua homenagem. Ora, havia bolas de soprar cheias em vrias rvores e ele descobrira ainda uns gales de tintas na parte lateral do quintal da casa. Era simples: as bolas estourariam e espirrariam as tintas para o alto como no show que assistira. Todos ficariam satisfeitos e veriam o quanto ele esperto. Bruninha ficaria feliz e daria um beijo em Danilo que ficaria muito contente com o irmo. Discretamente, Dudu pegou uma corda com doze bolas e foi para a lateral do quintal, onde as desamarrou, esvaziou-as para depois tornar a ench-las com gua e tinta. Preocupou-se em fazer isso com as cores diferentes que havia nas latas. Tudo cuidadosamente. Nada poderia dar errado. At cobriu a roupa com umas toalhas que havia no varal da casa, para no suj-las. Com tudo pronto o sapeca colocou a corda com as bolas numa rvore ao lado da mesa do bolo. A surpresa seria na hora de cantar o parabns. Logo chegou a esperada hora do bolo. Dudu estava ansioso. Segurou o galhinho de buganvlia, cheio de espinhos. Subiu numa cadeira e espichou o bracinho o mais que pode, sacudindo-o. As bolas pipocaram em cores e estouros sobre a mesa decorada. Alguns respingos atingiram o bolo e a aniver48

Das coisas invisveis

sariante, que ria muito animada com a homenagem. Depois do susto as pessoas no sabiam se riam ou se aplaudiam. Dudu aplaudia sorrindo completamente colorido, verificando que o plano no sara exatamente como o planejado, mas todos haviam entendido sua ideia para embelezar a festa. O pai ruborizou diante do feito do filho. Ano que vem teremos fogos coloridos no aniversrio da Bruninha! disse a me da menina. Danilo recebeu de sua escola o prmio de melhor redao do ano pelo texto Festa Colorida. Dudu sorriu satisfeito.

49

verso da pagina em branco

50

O quarteto
Um zigoto e duas meninas. Cresceram to unidas quanto no ventre materno. O pai, poltico. A me envolvida com obras de caridade da igreja. Cercadas de afeto as meninas cresceram dceis e sensveis. E a vida na pequena cidade era tranquila, sem arroubos. Veio a adolescncia e levou s moas certas inquietaes, certos desejos e, acostumadas que estavam, queriam dividir tudo. Era um exerccio completo de compartilhar. A felicidade das moas estava no dividir. E eram roupas, e sapatos, e batons: tudo dividido com prazer e cumplicidade. L pelos dezesseis anos, as irms se apaixonaram pelo mesmo rapaz. Acharam por bem dividir tambm a relao. Conhecedoras dos limites da sociedade em que viviam, as moas elaboraram um plano: teria de ser velado e o rapaz teria de concordar. As partes envolvidas tinham de ser transparentes sempre. Tendo o rapaz concordado, estabeleceram um cronograma e definiram a histria oficial. O rapaz, oficialmente, namoraria uma delas. A outra ficaria horas e horas no quarto dedicando-se leitura. Qual estaria no quarto lendo e qual estaria com o rapaz em cada dia, somente o cronograma poderia dizer. O que, a princpio, parecia uma brincadeira tornou-se um forte e slido sentimento a trs. Era um amor intenso, puro e verdadeiro, nutrido de respeito e confiana. Algumas vezes, saiam juntos, mas no em romance. Como um casal sa com amigos ou parentes. Os anos passaram e as irms j haviam lido muito livros. A famlia sempre cobrava.

51

Tatiane de Oliveira Gonalves

E esse casamento, quando sai? O casal desconversava. Era uma situao mais complicada. At pensavam em casar e levar a irm para morar junto, mas a vizinhana logo levantaria histrias. Era preciso pensar no assunto e os trs pensaram juntos. Acharam ento que a leitora de livros deveria tambm arranjar um namorado, coisa que, do ponto de vista prtico, era muito fcil, pois as gmeas eram belas, inteligentes, agradveis e de famlia tradicional e abastada. No entanto, o rapaz teria de ser escolhido pelos trs e teria de concordar com aquele amor que j existia e que iria continuar existindo. No ciclo de amigos do trio, escolheram um rapaz que alm de agradar aos trs, parecia ter condies de aceitar a proposta que lhe iriam fazer. Chamaram-no para uma reunio e propuseram. No incio, o rapaz ficou estupefato, mas a possibilidade de ficar com as duas irms, mesmo que separadamente, instigou-o. Aceitou com ressalvas. Os namoros deram certo por muitos anos. Cada rapaz namorava com duas moas e cada moa namorava dois rapazes, conforme cronograma. No havia infidelidade. Eram muito leais. No havia traio. Amavam entre eles, ningum de fora. Todos ficaram muito felizes e satisfeitos. E o amor por fim abarcou aos quatro com a mesma pureza, respeito e fervor. Casaram-se no mesmo dia as irms gmeas e de tanta unio compraram um casaro onde os dois casais moraram pelo resto da vida em pleno amor e sem ressalvas.

52

O quarto de Candice
O quarto de dona Candice era repleto de histrias. Singelas, s vezes extravagantes. Por duas geraes as crianas da casa ouviram seus relatos. Era uma cama muito grande com crianas em volta das caixas de fotografias. L se aprendia sobre o passado da famlia. Bisavs, avs pessoas de todas as partes da famlia. Quem cortava relaes com quem, quem reatava e coisas do gnero. Casamentos mal resolvidos, crianas deixadas em orfanatos e depois recuperadas. Os pequenos ficavam fascinados com tudo aquilo. As fotos sem cores e amareladas pelo tempo, quase apagadas revelavam a moda das geraes passadas. As mais mocinhas observavam os chapus, os vestidos, as poses comedidas. Era um encanto aquele tempo. Era com prazer que eu levava o ch para eles no quarto naquelas divertidas tardes de lembrana. Era todo um riso espalhado pelo ambiente. A alegria expressada nos olhinhos atentos. Recebiam-me muito bem. Algumas vezes eu era convidada a sentar-me numa poltrona perto da cama para ouvir algumas dessas histrias. Nestes momentos dona Candice retirava da caixa alguma foto antiga de algum servial muito importante para a famlia, sempre algum que j havia morrido e contava uma linda histria de dedicao, cumplicidade e confiana. Eu gostava muito. Saa do quarto satisfeita. Era muito boa a dona Candice. Por algum desatino ou por pura iluso acreditei que dona Candice viveria mais do que eu. Desejei que alguma importante histria minha que ainda iria acontecer fosse contada a outras crianas, no entanto dona Candice partiu muito antes do

53

Tatiane de Oliveira Gonalves

que eu podia supor. Seus filhos jogaram fora as fotos dos empregados. Foi com mgoa que recolhi as fotos do lixo. O passado daquelas pessoas era muito importante para mim. Elas integravam a minha histria. Olhava com frequncia aqueles retratos, recordava-me de alguns relatos. Outros tantos inventei to ricos em detalhes como os de dona Candice. Havia no meio das fotos um retrato de um homem muito vistoso, com roupas muito elegantes. No parecia com os outros empregados. Eu levaria aquelas fotos quando fosse visitar minha me em sua gleba. A minha me trabalhou tambm para a famlia Almeiro, mas num momento de sua vida foi para a terra em que nasceu, no muito longe dali. L se manteve plantando sua pequena horta e seu doce pomar. Ia visit-la a cada dois meses. Numa das ltimas vezes em que estive com mame ela me pareceu mais triste. A idade j cansava-lhe as feies. Mostrei-lhe a caixa de fotos recuperada do lixo dos Almeires, indicando aquele senhor to refinado. Minha me respirou fundo. seu pai, minha filha. Ele era um deles. Tio mais novo de dona Candice. Ns estvamos apaixonados. Vivemos um lindo amor. A famlia descobriu quando eu engravidei, e ele quis casar comigo. Fizeram todo o possvel para manter a situao em segredo, para que aquela histria estapafrdia, como eles mesmos diziam, no sasse da casa. Eu at achava essa palavra muito linda, mas depois seu pai me explicou o que significava e eu no gostei mais. Tive voc. No era maltratada. Dona Candice cuidou de ns duas desde mocinha. Ela era contra a posio da famlia, mas nada podia fazer, to frgil, coitada...
54

Das coisas invisveis

Seu pai havia sido mandado estudar em outro pas. Ele me explicou tudo antes de ir. Eu ainda grvida e ele me disse que viajaria, que no podia evitar aquilo, mas que retornaria em cinco anos para casarmos. De fato ele voltou e manteve sua deciso. Nosso amor havia sido conservado mesmo de longe. No entanto, o destino quis diferente. Numa de suas idas cidade para resolver coisas costumeiras caiu do cavalo. A cela estava folgada e ele no sobreviveu. Fiquei naquela casa por mais dez anos por considerao a dona Candice que implorou que ficssemos. Quando voc completou quinze anos, parti. Voc gostava tanto de l, no me importei que ficasse, ainda mais com a insistncia de dona Candice. No chore, minha filha, no chore. No sabia o que pensar. Uma tristeza grande esmagou meu corao. Olhava a foto daquele homem, meu pai, jogada fora e sentia uma dor estranha. Chorei ainda por muito dias, quando retornei casa para buscar minhas coisas. Sem dona Candice l, no havia motivos para ficar. Retornei gleba da mame no mais como visitante. Nas tardes mais frias me vinha a imagem de dona Candice na cama com os jovens em volta e suas histrias to belas. Embora ela no tenha contado a histria daquele homem, nada seria capaz de macular aquelas tardes na minha memria.

55

verso da pagina em branco

56

A leveza
Para Marcos da Silva Sampaio A presena quente penetrava na sala. Ps silenciosos beijavam lentamente o cho e Janice passava com imensa graa para a cozinha. E ia linda, e ia nua. Ele, em seu labor, escrevendo mais um romance, A cor das ostras, este. Levantava os olhos para admirla. Rapidamente voltava ao texto. Havia um prazo estipulado pela editora e ele deveria se concentrar. Janice passava o caf forte para o marido que rompera a madrugada a escrever seu texto, um sentido forte, srio, mas no qual se ausentava algo a criar como que um vazio narrativo. Com variantes de circunstncia, assim decorriam as manhs naquela casa simples de piso pintado, janelas pequenas e teto de telha. A pintura antiga, bela e desgastada pelo tempo. A temperatura fresca da manh entrava por debaixo das telhas. A janela se abria para o pequeno jardim e seria puro o caf que lhe preencheria a boca. Seu paladar intenso pedia caf forte e amargo. De doce bastava a vida. Algo havia de ser amargo, ao menos para saber que existe o amargo. E ento era o caf que lhe trazia o sentimento desconhecido atravs de sabor decifrado em abismos de cores. Levava a caneca boca e soprava um pouco. O vapor quente deixava os culos completamente baos. Era intenso aquele amor. Mesmo depois de vinte e seis anos era cheio de surpresas e delcias. E mesmo o efeito do tempo seduzia o casal apaixonado. Os cabelos grisalhos, a falta de cabelo, o seio cado e a flacidez das carnes. Nada havia de feio entre eles,

57

Tatiane de Oliveira Gonalves

amavam-se mais quando percebiam os efeitos do tempo sobre seus corpos. Contemplavam-se sbios, filhos do tempo. E Janice ria com sua gargalhada gostosa, como uma criana que sente ccegas.

58

A bailarina
Para E. P. Ela era uma incrvel bailarina. Toda a sua vida dedicada aquela arte. Seu pai a matriculara no bal muito cedo, percebendo sua vocao nata, o brilho nos olhos quando o assunto passava por esse sonho. Sua me tambm apreciava a ideia ao seu jeito: sempre quis ser bailarina e nunca pode. Sua famlia era humilde demais para entender sua vocao e financi-la. A menina bailarina cresceu e tornou-se uma artista de renome. Viajava para se apresentar em vrias cidades do mundo, ganhava prmios, fazia um nome de glria com o seu danar. A me, cada vez mais cabisbaixa, passou a nutrir um sentimento que no podia entender e que no sabia medir. Cada vez que via a filha radiante, conquistando seu sonho, sentia-se ferida de morte. Sentia o fel travar-lhe a boca. Sentia mesmo um asco de si prpria e do mundo. Contraa-se em sua ira silenciosa. A filha nada percebia. Costumava narrar suas vitrias para a me. Num sentimento de cumplicidade expunha seus sonhos, suas realizaes. A me, mal podendo conter sua raiva e sua frustrao, ouvia resignada. Aquela que dela sara concretizou tudo o que quis, enquanto que ela mesma nada teve. E assim alimentava aquelas sensaes com uma espcie de desprezo mudo. Um vento breve e inesperado levou a jovem bailarina e a me amargurou-se de culpa e remorso por ter desejado algumas vezes, em silncio, a sua morte. Amanheceu morta trs meses aps a filha. Havia um lquido verde na lateral de sua boca.

59

verso da pagina em branco

60

Das coisas invisveis

61

verso da pagina em branco

62

Amlia
Amlia era filha e neta de prostitutas. Sua me, tendo conhecido os obscuros caminhos do seu trabalho, desejou-lhe uma sorte diferente. Foi assim que, antes de completar dois meses, j morava em um orfanato. Quanto ao sentimento da me, pouco se sabe. Uns diriam se tratar de uma insensvel. Abandonara uma pobre criana que no pedira para nascer; outros que a me num gesto de abnegao, rompeu com o lao mais forte que existe na vida em favor da felicidade da filha. Sobre o sentimento da filha, certo dizer que Amlia nunca conheceu revolta ou medo. Seu esprito ingnuo no foi tocado por essas ferozes sensaes; ao contrrio, era leve e pairava sobre as asperezas da vida. Teve sorte, pode-se dizer. Fora adotada rapidamente por uma famlia slida, amorosa e acolhedora. Soube, desde cedo, que havia sido adotada e que havia sido escolhida entre outras por amor. Quando te vi, a Terra esqueceu de rodar em torno de si. Havia a ausncia de sons e o incrvel cheiro de anis tomou o ambiente. Voc balanava as pernas no bero sem se dar conta do mundo externo. Era uma linda criana serena de pequenos olhos brilhantes. O cheiro de anis emanava dos seus poros inebriando o quarto. Tomei-a no colo e soube que seu mundo havia penetrado no meu atravs daquele cheiro. Nunca me esquecerei. Amlia sorria satisfeita a cada vez que a me relembrava a histria. Para ela, aquele era o momento de sua concepo.
63

Tatiane de Oliveira Gonalves

Todos ho de concordar que a Terra no poderia continuar sem rodar como na narrativa da me de Amlia. Rodou o bastante para que a menina se tornasse uma mulher encantadora e doce com seus olhos brilhantes e riso solto. Simples, pura e livre de vaidades. Amlia era o puro amor. Um amor enraizado partindo dos ps at a ponta dos cabelos. Um amor que lhe saltava aos sentidos. Um amor que de to puro chegava a ser bruto como uma rocha encontrada na natureza. E foi adulta, ao experimentar o sexo pela primeira vez, que Amlia descobriu como transbordar e dissipar todo aquele amor que carregava. No que lhe pesasse, mas por necessidade de compartilh-lo com o mundo. Amou homens, mulheres, negros, brancos, ndios, estrangeiros, pobres, ricos, destros, canhotos, enfim, todos aqueles capazes de suportar a leveza e liberdade do seu amor mpar. Assim Amlia viveu, percorrendo cidades em diversos pases, em completa liberdade entregando seu amor com os olhos, com a boca, com as mos, com os seios, com o ventre, com o sexo e, sobretudo, com os poros que derramavam seu profundo cheiro de anis.

64

Questo de beleza
O salo de Slvia, embora fosse o mais antigo daquele bairro, j no rendia como em outros tempos. Quando se estabelecera no Ampure no havia outros sales e a classe mdia frequentava o Beleza da Slvia. Foram anos de sucesso. Depois de um tempo, uns sales menores comearam a aparecer em ruas prximas e, por ltimo, j era possvel ver na mesma rua mais de trs sales de beleza. Foi mais ou menos nessa poca que a Slvia resolveu tomar uma atitude para tentar chamar a freguesia. Sem muito dinheiro e ideias, Slvia colocou uma faixa bem grande na porta de seu salo:

O SUCESSO DEPENDE DA BELEZA!!!


Isso mesmo, no exagero, com trs exclamaes bem grandes. O incrvel foi que o salo passou a encher aps a tal faixa, pois alm do cartaz tambm havia algumas promoes. Muitas moas que iam fazer entrevistas de trabalho passavam antes no Beleza da Svia para fazerem suas unhas e cabelos. Houve um certo rebulio. Slvia era toda sorriso. Felicidade completa. No demorou muito, todavia, a observar uma mendiga que chegava sempre por volta das 17h00min e comeava a se acomodar para dormir na porta do salo, cuja marquise protegia da chuva. Slvia comeou a ficar zangada com aquela situao inslita. Comentava com seus amigos mais ntimos, com a famlia. Pedia conselhos e se irritava muito com a situao. Ela no tem dentes, ela no tem dentes. Indignava-se.
65

Tatiane de Oliveira Gonalves

Estava prxima de explodir com aquela situao. Achava que a mulher espantaria sua freguesia. Certa vez aproximou-se da mulher que aparentava ter uns 40 anos, portanto mais jovem que ela mesma e perguntou-lhe: A senhora no tem ningum? Ningum, ningum, ningum... disse a mulher. E a senhora no tem pra onde ir, no ? Tenho sim. Posso ficar na casa da Custdia. E por que a senhora no vai para a casa da Custdia? Ela mora longe? Quer que eu tente lhe ajudar com a passagem? Por que no vai l, toma um banho? Vai se sentir melhor. Vai ficar mais bonita. Bonita? Sim, bonita! Quem sabe se depois de tudo voc no passa aqui... fao uma escova no seu cabelo e a voc volta para a casa da Custdia. Hum, bonita... A Custdia disse que beleza igual a ser criana, passa muito rpido. Olha, moa, eu acredito na Custdia. E agora me d licena que eu preciso descansar.

66

A plantonista
Havia atrs do espelho, num compartimento que se abria, muitos frascos. Com rtulos, coloridos, com vidro mbar e translcido, pequenos, mdios e grandes. Uns do tipo contagotas, outro com palheta para uso tpico. Havia ainda pomadas e emplastros. Para tudo havia uma soluo dentro daquele armrio de banheiro: enxaqueca, clica, sinusite, diarria, gripe, micose, torcicolo, frieira, afta e muitas outras patologias que no ouso citar para no enfadar o leitor. Orgulhava-se de ter sempre em sua bolsa uma boa pomada de largo espectro. A vizinhana recorria ao apartamento 36 nas horas de aperto. Acordou com muita dor de barriga e vomitando. Olha como est plido a me balanava o menino magro no colo enquanto ele chorava com olhos esbugalhados. Das Dores acudia de pronto. Buscava em seu armrio a soluo peditrica. amargo. Ele vai reclamar, mas deve tomar uma dose a cada seis horas. Cumpria a sua misso. E se sentia mdica aquela senhora do 36. Sozinha, sem filhos e sem marido, dedicou a vida aos moradores do Edifcio Pitgoras. Eram 110 apartamentos modestos preenchidos por pessoas diversas. Por aqueles arredores havia um posto de sade, mas as filas eram enormes. Pessoas morreram esperando. Os condminos preferiam o atendimento no apartamento 36, deixando para o posto ou hospital pblico apenas os casos gravssimos. O sbio destino incumbido de dar alguma chance aos menos favorecidos iluminava a mente da senhora grisalha. Nun67

Tatiane de Oliveira Gonalves

ca houve um caso de reao alrgica sequer. E quem passasse por Das Dores ou ficava curado ou era por ela encaminhado para algum hospital j com parte do diagnstico definido. Estive no posto uma nica vez antes de conhecer Das Dores. A fila estava muito grande. Havia uma quantidade suficiente de enfermeiras, eu achava, mas elas estavam muito ocupadas, to elegantes! Elas conversavam sobre o final da novela das oito. Uma outra mostrava a cor do esmalte. Vez por outra uma mdica se juntava ao grupo para comentar coisas importantes sobre aqueles temas. De repente uma espcie de urro brotou da fila e um senhor debateu-se no cho. As enfermeiras fizeram um muxoxo para a mdica que retibuiu e voltaram ao trabalho. Deste dia em diante virei uma das maiores frequentadoras do apartamento 36.

68

Das coisas invisveis

69

verso da pagina em branco

70

CONTATO COM O AUTOR tatiane@asborboletas.com

Este livro foi impresso em So Paulo, em Agosto de 2009, pela Grfica Scortecci, para a Editora Scortecci. O papel do miolo chamois fine 80g/m, e o da capa carto 250g/m

Impresso e Acabamento:

Grfica Scortecci
Telefax: (11) 3815-1177 www.graficascortecci.com.br grafica@graficascortecci.com.br

Potrebbero piacerti anche