Sei sulla pagina 1di 2

Diferenas entre Ricardo, Marx e Smith

Basicamente David Ricardo e Adam Smith eram a favor do livre comrcio, e consequentemente do capitalismo, eles acreditavam que o comrcio beneficia os dois lados, enquanto Karl Marx era contra o sistema de produo capitalista pois acreditava que o lucro dos empresrios vinha da mais-valia, ou seja, o valor do trabalho no pago ao trabalhador. Ele acreditava que o comrcio era uma relao de benefcio para um lado e prejuzo para outro, e com isso, a riqueza de uns necessariamente provocavam a misria de outros. Critica marxista da teoria do valor-trabalho de Smith e Ricardo Adam Smith (1723-1790) Obra mais relevante: A Riqueza das naes (1776) Adam Smith lanou as bases do liberalismo, como a teoria da livre concorrncia e do livre mercado "Ao buscar seu prprio interesse, o indivduo frequentemente promove o interesse da sociedade de maneira mais eficiente do que quando realmente tem a inteno de promov-lo." Defendendo o valor do interesse individual para garantir o interesse pblico, Adam Smith criou, neste trecho de sua "A Riqueza das Naes", o conceito de "mo invisvel do mercado", fundamental para a doutrina do liberalismo. Para Smith, ao contrrio dos mercantilistas, no havia necessidade de o Estado intervir na economia, pois ela era guiada por uma "mo invisvel", isto , pelas leis naturais do mercado. Essas leis eram a livre concorrncia e a competio entre os produtores as quais determinavam o preo das mercadorias e eliminavam os fracos e os ineficientes. Assim, o prprio mercado regulamentava a economia, trazendo a harmonia social, sem a necessidade da interveno da autoridade pblica. Smith ensinava que a produo nacional podia crescer atravs da diviso do trabalho, criando especializaes capazes de aumentar a produtividade e fazer baixar o preo das mercadorias. Como exemplo, citava uma fbrica de alfinetes onde a diviso e a especializao levavam os operrios a produzir 48 000 alfinetes num dia, enquanto que o trabalho executado isoladamente produzia cerca de 20 alfinetes. Na opinio de Smith, se o trabalho determinava a prosperidade nacional e o valor das mercadorias, ele no se realizava sem o trabalhador e este no vivia sem o salrio. Como os trabalhadores buscavam ganhar o mximo possvel e os empregadores a pagar o mnimo possvel, o salrio estava condicionado procura e oferta de mo-de-obra. Os patres levavam vantagem, mas nunca deveriam pagar menos do que fosse necessrio para o trabalhador se manter. "Nenhuma sociedade pode florescer e ser feliz, sendo a maior parte de seus membros pobre e miservel". Smith defendeu as leis de mercado, o fim das restries s importaes e dos gastos governamentais improdutivos. O Estado deveria intervir somente para coibir os monoplios que impediam a livre circulao das mercadorias. As funes do Estado

seriam garantir a lei, a segurana e a propriedade, alm de proteger a sade e incentivar a educao.

David Ricardo (1772-1823) Obra mais relevante: Princpios de Economia Poltica e Tributao (1817) Economista ingls, sucessor de ADAM SMITH. Principal obra: Princpio de economia poltica e tributria. Construo de modelo terico fundamentado em economia predominantemente agrcola, procurando determinar as leis que regulam a distribuio do produto entre as classes sociais e identificando no trabalho o valor de troca das mercadorias. O aumento de demanda fora a produo em terras menos frteis a um custo mais elevado, sendo mais rentvel a produo em terras mais frteis, o que gera um excedente que se constitui a renda da terra apropriada pelo proprietrio (que passa a acumular mais excedente econmico do que capital). Acreditava que o liberalismo causaria o estado estacionrio que atrasaria o desenvolvimento econmico. Formulou tambm a lei dos custos ou vantagens comparativas, importante na teoria do comrcio internacional.

Karl Marx (1818-1883) Obra mais relevante: O Capital (1867, primeira edio) Karl Marx foi o primeiro pensador econmico que criticou a dinmica do modelo capitalista. Escreveu um tratado de trs volumes sobre todos os economistas existentes, que foi publicado como Teoria da Mais-Valia e, posteriormente, incorporado obra O Capital, obra mais importante do autor. A teoria maxista da mais-valia pode ser compreendida da seguinte forma: suponhanhamos que um funcionrio leve 2 horas para fabricar um par de calados. Nesse perodo ele produz o suficiente para pagar todo o seu trabalho. Mas, ele permanece mais tempo na fbrica, produzindo mais de um par de calados e recebendo o equivalente confeco de apenas um. Em uma jornada de 8 horas, por exemplo, so produzidos 4 pares de calados. O custo de cada par continua o mesmo, assim tambm como o salrio do proletrio. Com isso, conclui-se que ele trabalha 6 horas de graa, reduzindo o custo do produto e aumentando os lucros do patro. Esse valor a mais (mais-valia) apropriado pelo capitalista e constitui o que Karl Marx chama de "Mais-Valia Absoluta". Alm do operrio permanecer mais tempo na fbrica o patro pode aumentar a produtividade com a aplicao de tecnologia. Dessa forma, o funcionrio produz ainda mais. Porm o seu salrio no aumenta na mesma proporo. Surge assim, a "Mais-Valia Relativa". Com esse conceito Marx define a explorao capitalista.

Potrebbero piacerti anche