Sei sulla pagina 1di 36

Reta Final Curso Damsio de Jesus Prof.

Cyonil Borges

Agora, para os atos legislativos, duas so as situaes que suscitam a responsabilidade do Estado. A primeira quando da produo de atos legislativos de efeitos concretos, pois, nesse caso, h destinatrios identificados, e, portanto, possvel medirmos o quantum indenizatrio, distintamente das leis abstratas, que atingem um sem nmero de particulares. A segunda situao a tratada na questo, sob anlise, quando a lei declarada inconstitucional pelo STF.

Perceba que a questo no fala a origem inconstitucionalidade, o que torna o quesito correto.

da

declarao

de

A administrao pode anular seus prprios atos, quando eivados de vcios que os tornem ilegais, porque deles no se originam direitos; ou revog-los, por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciao judicial. Smula n. 473 do Supremo Tribunal Federal. Tendo como referncia inicial o texto acima, julgue os itens seguintes. 1) A administrao pode revogar o ato ineficiente.

Prof. Cyonil Borges

www.damasio.com.br

Reta Final Curso Damsio de Jesus Prof. Cyonil Borges


Comentrios: O item est CERTO. H diversas formas de desfazimento do ato administrativo, destacando-se como menina dos olhos dos examinadores a revogao e a anulao.

Embora coincidam por serem formam de retirada dos atos administrativos, h diferenas marcantes entre elas. A primeira que a anulao recai sobre atos administrativos invlidos, marcados pela ilegalidade. A revogao, por sua vez, incide sobre atos legais, que, no entanto, tornaram-se inconvenientes e inoportunos. A segunda distino refere-se aos efeitos, pois, enquanto na anulao, o efeito retroativo (chamado latinamente de ex tunc); na revogao, o efeito no retroativo (ou, em latim, ex nunc).

Prof. Cyonil Borges

www.damasio.com.br

Reta Final Curso Damsio de Jesus Prof. Cyonil Borges

No caso da questo, o ato administrativo ineficiente, ou seja, foi praticado pela Administrao contrariamente ao interesse pblico. Com outras palavras, no mais conveniente e oportuno, e, por esse motivo, autoriza a sua revogao, com base no princpio da autotutela.

2)

O ato ilegal anulado gera direito a indenizao.

Comentrios: O item est ERRADO. No uma questo trivial. O ato ilegal, em si, pode ou no gerar direito indenizao. O item, como escrito, no nos permite concluir, conclusivamente, se h ou no dever de o Estado indenizar. Por exemplo: na Lei de Licitaes, previsto que se o erro for imputvel ao particular, no h dever do Estado de indenizar. Agora, em havendo ilegalidade, e esta de origem do Estado, portanto, sem qualquer participao do particular, dever do Estado indenizar. Assim, a sentena, por no vincular o erro ao Estado ou ao particular, no permite fincarmos, com certeza, sua exatido, da sua incorreo. Para que o item fosse correto, a redao deveria ser: o ato ilegal anulado PODE gerar direito indenizao. Perceba como, suavemente, a redao mudou.

Acrescento que, antes da anulao em si, dever do Estado permitir ao particular o contraditrio e a ampla defesa, independentemente da origem da ilegalidade.

Prof. Cyonil Borges

www.damasio.com.br

Reta Final Curso Damsio de Jesus Prof. Cyonil Borges

Mrio, servidor pblico federal estvel, foi aprovado em concurso pblico e nomeado para o novo cargo igualmente regido pelo Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Civis da Unio. A respeito dessa situao hipottica, julgue o item subseqente. 3) Caso seja reprovado no estgio probatrio, Mrio ser exonerado.

Comentrios: O item est ERRADO. A reprovao em estgio probatrio (prazo de 36 meses segundo o STJ e STF) pode acarretar a exonerao ou a reconduo ao cargo anterior. No entanto, a reconduo depende de o servidor ser estvel na Administrao. Com outras palavras, se o servidor for inabilitado em estgio probatrio, e no for estvel no servio pblico, o caminho natural a exonerao.

Perceba, na questo, que Mrio servidor estvel. Assim, ao ser reprovado no estgio ser reconduzido ao cargo de origem e no exonerado, como afirma a sentena. Referncia legislativa: Art. 29. Reconduo o retorno do anteriormente ocupado e decorrer de: servidor estvel ao cargo

I - inabilitao em estgio probatrio relativo a outro cargo; II - reintegrao do anterior ocupante. Pargrafo nico. Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor ser aproveitado em outro, observado o disposto no art. 30.

No que se refere aos servios pblicos, bem como concesso e permisso de servio pblico, julgue os itens a seguir. 4) Os servios pblicos de competncia taxativamente na Constituio Federal de 1988. Comentrios: O item est ERRADO. municipal so enumerados

Prof. Cyonil Borges

www.damasio.com.br

Reta Final Curso Damsio de Jesus Prof. Cyonil Borges


Nos termos da CF, de 1988, compete aos municpios os servios de transporte coletivo urbano (leia-se: intramunicipais); ensino infantil e fundamental; funerrios. Esse ltimo servio (o funerrio) legal lembrar s em dias de prova, com o destaque que no esto constantes do texto constitucional, evidencia de que a enumerao dos servios na CF/1988 meramente exemplificativa (no exaustiva) para os municpios e Estados, assim podem os entes federados criar outros servios, em observncia, claro, ao princpio da predominncia do interesse.

5) O concessionrio no se pode opor encampao, sob o fundamento de direito adquirido. Comentrios: O item est CERTO. A encampao uma das formas de extino do contrato de concesso de servios pblicos, nos termos da Lei 8.987, de 1995 (Lei das Concesses de Servios Pblicos). A encampao tambm chamada por alguns doutrinadores de resgate ou de retomada, com previso no art. 37 da Lei 8.987/1995, que assim a define: A retomada do servio pelo poder concedente durante o prazo da concesso, por motivo de interesse pblico, mediante lei autorizativa especfica e aps prvio pagamento da indenizao, na forma do artigo anterior. Portanto, em havendo interesse pblico, o Poder Pblico pode retomar o servio pblico, sem que o particular possa alegar, em sua defesa, eventual direito adquirido. Porm, perceba que, no caso de resgate por encampao, h o dever de prvia indenizao e autorizao legislativa.

Com relao s entidades polticas, julgue o item que se segue. 6) A Unio, os estados e os municpios so pessoas jurdicas de direito pblico. Comentrios:

Prof. Cyonil Borges

www.damasio.com.br

Reta Final Curso Damsio de Jesus Prof. Cyonil Borges


O item est CERTO. Vamos nos socorrer ao Cdigo Civil de 2002. No art. 41, previsto que so pessoas jurdicas de direito pblico interno: I - a Unio; II - os Estados, o Distrito Federal e os Territrios; III - os Municpios; IV - as autarquias, inclusive as associaes pblicas; V - as demais entidades de carter pblico criadas por lei. As pessoas jurdicas, acima listadas, so todas de direito pblico. A diferena que Unio e Estados, por exemplo, so entes federados, de natureza poltica; ao passo que as autarquias so pessoas administrativas, destitudas de natureza poltica.

Acerca do direito administrativo, julgue os itens a seguir. 7) Considerando que a Polcia Federal integra a administrao pblica federal e que as polcias civis integram a administrao dos estados, correto afirmar que um agente de polcia federal hierarquicamente superior a um agente de polcia civil. Comentrios: O item est ERRADO. Hierarquia entre a polcia federal e polcia civil? A polcia civil estrutura administrativa dos Estados, portanto no integrante da Unio. Exatamente por isso, no possvel cogitar de qualquer hierarquia entre as estruturas.

8) Considerando que o Departamento de Ministrio da Justia, se for editada uma lei ser rgo da Presidncia da Repblica, administrao federal indireta e passar a Unio. Comentrios: O item est ERRADO.

Polcia Federal (DPF) um rgo do determinando que o DPF passar a ele deixar de fazer parte da integrar a administrao direta da

Prof. Cyonil Borges

www.damasio.com.br

Reta Final Curso Damsio de Jesus Prof. Cyonil Borges


O DPF rgo do Ministrio da Justia, portanto, unidade administrativa despersonalizada integrante da Administrao Centralizada ou Direta. Por isso, se houver reestruturao do Governo Central e o DPF passar subordinao da Casa Civil, na Presidncia da Repblica, permanecer rgo integrante da Administrao Direta.

9) Considerando que a Constituio da Repblica determina que a lavra de recursos minerais somente poder ser efetuada mediante autorizao ou concesso da Unio, correto afirmar que a expedio de autorizao de lavra de recurso mineral um ato administrativo que configura exerccio de poder de polcia. Comentrios: O item est CERTO. O poder de polcia a prerrogativa de que dispe o Estado para limitar, condicionar e restringir direitos, atividades e bens em prol do interesse pblico. O poder de polcia identifica-se, por exemplo, com a atividade de fiscalizao a cargo do Estado. Assim, quando h fiscalizao do poder pblico para a concesso do habite-se, h exerccio regular do poder de polcia.

Prof. Cyonil Borges

www.damasio.com.br

Reta Final Curso Damsio de Jesus Prof. Cyonil Borges


A autorizao definida como ato administrativo discricionrio, pelo qual o Estado concede a particulares o exerccio de determinadas atividades. O exemplo clssico de autorizao o porte de armas. No caso, para que o ato de autorizao seja formalizado, o particular deve preencher um conjunto de requisitos e contar com a convenincia do Estado.

Sem a autorizao, a atividade no pode ser praticada. Perceba que, na avaliao da autorizao, h vrios condicionamentos a serem observados. Enfim, o Estado limita e condiciona o exerccio da atividade, configurando-se, portanto, exerccio regular do poder de polcia administrativa.

A respeito do direito administrativo, julgue os itens que se seguem. 10) Tem direito a licena paternidade um escrivo de polcia federal que adota criana de sete anos de idade. Comentrios: O item est CERTO. A licena-paternidade direito constitucionalmente assegurado aos trabalhadores urbanos e rurais, e extensvel aos servidores pblicos estatutrios, como o caso dos policiais federais. Na esfera federal, encontramos, na Lei 8.112, de 1990, a previso, expressa, da licena-paternidade. Vejamos: Art. 208. Pelo nascimento ou adoo de filhos, o servidor ter direito licena-paternidade de 5 dias consecutivos.

11) A legislao garante aos escrives de polcia federal o direito de aposentar-se, com proventos integrais, aos trinta anos de contribuio. Comentrios: O item est ERRADO. Escrives homens ou mulheres? Isso indispensvel para avaliarmos o quesito. Explico. A aposentadoria, com proventos integrais, no caso de homens, depende, entre outros requisitos, de 60 anos de idade e 35 anos de contribuio. E, para mulheres, 55 anos de idade e 30 anos de contribuio.

Prof. Cyonil Borges

www.damasio.com.br

Reta Final Curso Damsio de Jesus Prof. Cyonil Borges

Como o enunciado no esclarece o sexo, no possvel fincarmos a correo do quesito.

12) Tem direito a receber ajuda de custo um escrivo de polcia federal removido, a pedido, de Braslia DF para Florianpolis SC. Comentrios: O item est ERRADO. Nos termos da Lei 4.878, de 1965, o servidor policial poder ser removido: de ofcio, a pedido e por convenincia da disciplina. No entanto, nem sempre far jus ajuda de custo. Na verdade, s far jus indenizao se a remoo for promovida de ofcio.

Referncia legislativa: Lei 4.878/65. Art. 67. O funcionrio policial poder ser removido: I - ex officio; II - a pedido; III - por convenincia da disciplina. 1. Nas hipteses previstas nos itens II e III deste artigo, o funcionrio no far jus a ajuda de custo.

Mrio ocupava h 5 anos cargo pblico de analista judicirio no Superior Tribunal de Justia quando foi nomeado para o cargo de escrivo de polcia federal. Um

Prof. Cyonil Borges

www.damasio.com.br

Reta Final Curso Damsio de Jesus Prof. Cyonil Borges


ano aps tomar posse e entrar em exerccio no novo cargo, Mrio teve srias dvidas quanto a continuar exercendo as funes de escrivo. Para pensar melhor, solicitou a concesso de licena para tratar de interesses particulares. Tal pedido, porm, foi prontamente indeferido pela administrao, com base no fato de Mrio ainda encontrar-se em estgio probatrio. Mrio, ento, solicitou a sua reconduo ao cargo de analista judicirio anteriormente ocupado. Tendo em vista essa situao hipottica, julgue os itens que se seguem, considerando que os escrives de polcia federal so ocupantes de cargo pblico federal.

13) A posse de Mrio no cargo de escrivo acarretou a vacncia do cargo de analista judicirio que ele ocupava. Comentrios: O item est CERTO. A posse em outro cargo no acumulvel uma das formas de vacncia prevista na Lei 8.112, de 1990. Referncia legislativa: Lei 8.112, de 1990 Art. 33. A vacncia do cargo pblico decorrer de: I - exonerao; II - demisso; III - promoo; IV - ascenso; V - transferncia VI - readaptao; VII - aposentadoria; VIII - posse em outro cargo inacumulvel; IX - falecimento.

Prof. Cyonil Borges

www.damasio.com.br

10

Reta Final Curso Damsio de Jesus Prof. Cyonil Borges


14) Teria sido ilcita a concesso a Mrio da licena para tratar de interesses particulares por ele solicitada. Comentrios: O item est CERTO. Questo interessante. Perceba que Mrio servidor estvel na Administrao Pblica Federal. Porm acha-se em estgio probatrio. E, nos termos da Lei 8.112, de 1990, o servidor em estgio probatrio no pode gozar de licena para tratar de interesses particulares.

Referncia legislativa: Art. 91. A critrio da Administrao, podero ser concedidas ao servidor ocupante de cargo efetivo, desde que no esteja em estgio probatrio, licenas para o trato de assuntos particulares pelo prazo de at trs anos consecutivos, sem remunerao. Pargrafo nico. A licena poder ser interrompida, a qualquer tempo, a pedido do servidor ou no interesse do servio.

15) Seria lcito o deferimento do pedido de reconduo de Mrio ao cargo de analista judicirio que ele anteriormente ocupava. Comentrios: O item est CERTO. Na Lei 8.112, de 1990, h dois tipos de reconduo. A decorrente do reingresso do servidor demitido (a reintegrao). A advinda da inabilitao em estgio probatrio. Em ambas as situaes condio indispensvel que o servidor pblico seja estvel, como o caso de Mrio.

Prof. Cyonil Borges

www.damasio.com.br

11

Reta Final Curso Damsio de Jesus Prof. Cyonil Borges

Perceba que Mrio desistiu do estgio probatrio. Isso mesmo. No houve inabilitao. Assim, a priori, no caberia a reconduo, por no ter previso na Lei 8.112, de 1990. Acontece que o STF admitiu a reconduo a pedido do servidor. Vejamos: EMENTA: CONSTITUCIONAL. ADMINISTRATIVO. SERVIDOR PBLICO ESTVEL. ESTGIO PROBATRIO. Lei 8.112, de 1990, art. 20, 2.. I Policial Rodovirio Federal, aprovado em concurso pblico, estvel, que presta novo concurso e, aprovado, nomeado Escrivo da Polcia Federal. Durante o estgio probatrio neste ltimo cargo, requer sua reconduo ao cargo anterior. Possibilidade, na forma do disposto no art. 20, 2., da Lei 8.112/90. que, enquanto no confirmado no estgio do novo cargo, no estar extinta a situao anterior. II - Precedentes do STF: MS 22.933-DF, Ministro O. Gallotti, Plenrio, 26/6/98, DJ de 13/11/98. III. Mandado de segurana deferido.

Em razo de seu cargo, um escrivo de polcia federal soube que, na semana que vem, ser realizada uma operao voltada priso de integrantes de uma quadrilha ligada prtica de descaminho. Apesar de saber que tal fato deveria ser mantido em sigilo, o referido escrivo revelou o local e a hora da operao a um jornalista, de modo a possibilitar cobertura jornalstica ao vivo das prises. Tendo em vista essa situao hipottica, julgue o item a seguir. 16) Considere que o motivo de o escrivo ter revelado as informaes foi o fato de o referido jornalista ter-lhe pago dinheiro para ser avisado, com antecedncia, de operaes policiais que provavelmente despertariam interesse da opinio pblica. Nessa situao, o escrivo teria praticado ato de improbidade administrativa punvel com sanes entre as quais esto a perda da funo pblica, a perda do dinheiro recebido do jornalista, a suspenso temporria de direitos polticos e o pagamento de multa civil. Comentrios: O item est CERTO. O ato, em anlise, alm de ilcito administrativo e penal, um ato de improbidade administrativa, sujeito s sanes previstas na Lei 8.429/1992, que determina: Art. 12. Independentemente das sanes penais, civis e administrativas, previstas na legislao especfica, est o responsvel pelo ato de improbidade sujeito s seguintes cominaes: I - na hiptese do art. 9., perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimnio, ressarcimento integral do dano, quando

Prof. Cyonil Borges

www.damasio.com.br

12

Reta Final Curso Damsio de Jesus Prof. Cyonil Borges


houver, perda da funo pblica, suspenso dos direitos polticos de oito a dez anos, pagamento de multa civil de at trs vezes o valor do acrscimo patrimonial e proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de dez anos.

Em razo de seu cargo, um escrivo de polcia federal soube que, na semana que vem, ser realizada uma operao voltada priso de integrantes de uma quadrilha ligada prtica de descaminho. Apesar de saber que tal fato deveria ser mantido em sigilo, o referido escrivo revelou o local e a hora da operao a um jornalista, de modo a possibilitar cobertura jornalstica ao vivo das prises. Tendo em vista essa situao hipottica, julgue o item a seguir. 17) Mesmo que o escrivo houvesse revelado a informao ao jornalista de maneira gratuita e somente com o objetivo de conferir maior visibilidade s aes da polcia federal, ele teria praticado infrao administrativa punvel com pena de demisso. Comentrios: O item est CERTO.

Prof. Cyonil Borges

www.damasio.com.br

13

Reta Final Curso Damsio de Jesus Prof. Cyonil Borges


Nos termos da Lei 8.112, de 1990, em seu art. 132, caber a aplicao da penalidade de demisso aos servidores pela revelao de segredo do qual se apropriou em razo do cargo. Na Lei 4.878, de 1965, especfica para a carreira policial, prevista a suspenso. No entanto, a Lei registra a divulgao de fatos ocorridos na repartio, por meio da imprensa escrita. Enfim, no se refere, necessariamente, revelao de segredo ou quebra do sigilo profissional.

No item a seguir, apresentada uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada. 18) Andr foi aprovado em concurso pblico para provimento de cargo de escrivo de polcia federal, tendo sido recentemente nomeado. Porm, Andr no tem interesse em assumir imediatamente o cargo porque atualmente exerce cargo comissionado que lhe confere rendimento maior. Nessa situao, a legislao garante a Andr o direito de abdicar de sua nomeao e assumir a posio do ltimo colocado entre os candidatos aprovados no referido concurso. Comentrios: O item est ERRADO. A legislao ptria, como a Lei 8.112, de 1990 (na esfera federal, por exemplo), no prev a possibilidade de o candidato abdicar de sua nomeao e assumir a posio do ltimo colocado. Por exemplo: Andr concursando profissional, no entanto no tem, ainda, nvel superior, requisito indispensvel para o cargo de policial da Polcia Federal. aprovado na prova e, assim, convocado para a posse. Porm, como no cumpriu o requisito, decide abdicar, gentilmente, da nomeao para passar para a ltima colocao, e ganhar, por assim dizer, mais tempo para cumprir o requisito no ato da posse. uma situao interessante, porm no h previso legal. Apesar disso, no h impedimento de o edital, a lei interna do concurso, estabelecer este tipo de faculdade.

No item a seguir, apresentada uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada. Nelson foi recentemente contratado pela Unio para exercer funo pblica mediante contrato por tempo determinado para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico. 19) Nessa situao, Nelson ocupa emprego pblico.

Comentrios: O item est ERRADO. Nelson celebrou contrato por tempo determinado para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico. Enfim, Nelson agente temporrio do Estado. Nesse caso, Nelson no assumir cargo ou emprego

Prof. Cyonil Borges

www.damasio.com.br

14

Reta Final Curso Damsio de Jesus Prof. Cyonil Borges


pblico, mas sim uma funo. Esse tipo de contrato no representa contrato de trabalho, um contrato de locao de servios, regido pelo direito civil e no pelo direito trabalhista.

PF/Papiloscopista No que se refere ao direito administrativo, julgue o item abaixo. 20) O direito administrativo disciplina integralmente todos os aspectos jurdicos da prestao de servios ao Estado dos agentes pblicos em geral. Comentrios: O item est ERRADO. No uma questo trivial. Detalhe crucial. Perceba que o enunciado faz registro aos agentes pblicos do Estado. Ento, ser que o Direito Administrativo , de fato, responsvel por reger todos os aspectos dos agentes pblicos? Vejamos. Doutrinariamente, podemos dizer que os agentes pblicos constituem um conjunto de pessoas que, de alguma forma, exercem uma funo pblica, como prepostos do Estado. De pronto, vejamos o conceito de agente pblico nas normas jurdicas. Para tanto, faamos a leitura da Lei 8.429/1992, popularmente conhecida como Lei de Improbidade Administrativa. O conceito que a norma em referncia d categoria o que se segue: Reputa-se agente pblico, para efeitos desta Lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remunerao, por eleio, nomeao, designao, contratao ou qualquer forma de investidura ou vnculo, mandato, cargo, emprego ou funo nas entidades mencionadas no artigo anterior.

Prof. Cyonil Borges

www.damasio.com.br

15

Reta Final Curso Damsio de Jesus Prof. Cyonil Borges

A despeito da Lei de Improbidade dispor sobre as sanes aplicveis aos agentes pblicos nos casos de enriquecimento ilcito na administrao pblica, o conceito contido em tal norma pode ser utilizado para a definio geral, a qual, conforme se observa, bastante ampla, englobando dos mais altos escales (detentores de mandato, tal como o Presidente da Repblica), at queles que executam as mais simples tarefas. A doutrina clssica divide servidores pblicos da seguinte forma: polticos; administrativos; honorficos; delegatrios; e credenciados. J a doutrina moderna enquadra-os em: polticos, particulares em colaborao, servidores pblicos estatais e agentes militares.

Desses, os Agentes Polticos so aqueles incumbidos das mais altas diretrizes estabelecidas pelo Poder Pblico, em outros termos, so aqueles que desenham o destino da nao. Ocupam os mais elevados postos da Administrao Pblica, sejam cargos, funes, mandatos ou comisses, com ampla liberdade funcional e com normas especficas para sua escolha. So exemplos unnimes entre os doutrinadores: Membros do Legislativo (Deputados, Senadores e Vereadores), Chefes de Poder Executivo (Presidente da Repblica, Governadores e Prefeitos), assessores diretos destes (Ministros e Secretrios), e os membros de carreira diplomtica.

Prof. Cyonil Borges

www.damasio.com.br

16

Reta Final Curso Damsio de Jesus Prof. Cyonil Borges

Ento, encontrou o erro? Isso mesmo. Os aspectos dos agentes polticos so regulados pelo Direito Constitucional e no pelo Direito Administrativo. Excelente quesito.

No que se refere ao direito administrativo, julgue o item abaixo. 21) No exerccio do poder hierrquico, o superior, em certas circunstncias, pode tanto avocar a prtica de determinado ato quanto, ele prprio, aplicar sanes punitivas a seus subordinados. Comentrios: O item est CERTO. o Poder Hierrquico que permite Administrao distribuir e escalonar as funes de seus rgos, ordenar e rever a atuao de seus agentes, estabelecendo as relaes de subordinao entre os servidores do seu quadro de pessoal.

Junto com o Poder Hierrquico (at mesmo decorrncia deste) anda o Poder Disciplinar, entendido como a possibilidade de a Administrao

Prof. Cyonil Borges

www.damasio.com.br

17

Reta Final Curso Damsio de Jesus Prof. Cyonil Borges


aplicar sanes queles que, submetidos ordem interna, descumpram as ordens advindas da hierarquia posta.

Com efeito, de nada valeria falar em hierarquia se o superior no pudesse aplicar punies aos infratores administrativos que lhe so subordinados. Do Poder Hierrquico resultam, ainda, as prerrogativas dos superiores de ordenar, fiscalizar, rever, delegar ou avocar, com relao aos subordinados. Vejamos cada um desses aspectos.

Ordenar implica impor ao subordinado a conduta a ser adotada diante do caso concreto. Consigne-se que o dever de obedincia do subordinado no ser absoluto: nos casos em que as ordens emanadas pelos superiores forem manifestamente ilegais no h que se cumpri-las. A afirmativa encontra amparo mesmo no texto da atual Carta Magna, que estabelece, em seu art. 5, inc. II que ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, seno em virtude de lei. A mesma regra est contida na Lei 8.112/1990, ao estatuir, no inc. IV do art. 116, que o servidor obrigado a cumprir com as ordens que lhes so dadas, salvo quando manifestamente ilegais.

Prof. Cyonil Borges

www.damasio.com.br

18

Reta Final Curso Damsio de Jesus Prof. Cyonil Borges


Fiscalizar significa verificar se a conduta dos subordinados se alinha com o que dispem as normas legais e regulamentares, bem como em relao s diretrizes fixadas pelos agentes superiores. Revisar implica a apreciao pelos superiores quanto aos aspectos dos atos praticados pelos inferiores, para mant-los ou invalid-los. A reviso ocorrer de ofcio (iniciativa da Administrao) ou por provocao do interessado, e s poder ocorrer at quando o ato ainda no tenha se tornado definitivo para a Administrao ou no tenha gerado direito adquirido para o Administrado. Delegar consiste na transferncia de atribuies de um rgo a outro no aparelho administrativo. No admitida com relao a atos polticos, bem como de um Poder para outro, salvo nos casos constitucionalmente previstos (por exemplo, no caso de lei delegada). Em nvel federal, h, hoje, norma que trata de tal instituto, a Lei 9.784/1999. Nessa norma, encontramos situaes de indelegabilidade, como o caso da competncia exclusiva e da deciso de recursos administrativos.

Avocar a possibilidade que tem o superior de trazer para si as funes exercidas por um subalterno. medida excepcional, que s pode ser realizada luz de permissivo legal e que desonera o subordinado com relao a qualquer responsabilidade referente ao ato praticado pelo superior.

No que se refere ao direito administrativo, julgue o item abaixo.

Prof. Cyonil Borges

www.damasio.com.br

19

Reta Final Curso Damsio de Jesus Prof. Cyonil Borges


22) Se um servidor do Departamento de Polcia Federal, no exerccio da funo, cometer ato que, simultaneamente, cause dano patrimonial a um cidado, constitua crime e esteja previsto na Lei da Improbidade Administrativa, a Unio poder ser processada para indenizar o lesado, cabendo ao regressiva contra o servidor; este poder, ainda, sofrer a pena aplicada em virtude de processo-crime decorrente do ato e poder vir a ser condenado em ao especfica, ajuizada para punir a improbidade administrativa, com reflexos at em seus direitos polticos. Comentrios: O item est CERTO. Nos termos da Lei 8.112, de 1990, a responsabilidade dos servidores pblicos d-se em trs possveis instncias: administrativa, civil e penal.

Assim, no caso concreto, em que a Unio foi processada para indenizar o lesado, caber ao regressiva [de natureza civil] em desfavor do servidor pblico, desde que este, na hiptese, tenha praticado o ato com dolo ou culpa (responsabilidade subjetiva).

No se afasta, ainda, a possibilidade de responder por improbidade administrativa, oportunidade em que poder perder a funo pblica e ter suspenso os direitos polticos.

Prof. Cyonil Borges

www.damasio.com.br

20

Reta Final Curso Damsio de Jesus Prof. Cyonil Borges

No que se refere ao direito administrativo, julgue o item abaixo. 23) O presidente da Repblica pode, ao regulamentar uma lei, estatuir todos os direitos e deveres necessrios ao cumprimento da lei regulamentada, ainda que nela no tenham sido expressamente previstos. Comentrios: O item est ERRADO. No h como o legislador prever todas as solues a serem adotadas em face das situaes reais enfrentadas pela Administrao Pblica. Ao legislador no cabe tornar exequvel todas as normas que edite. A tarefa tornar-se-ia onerosa, e assim com desvirtuamento do sentido de abstrao e de generalidade inerente das Leis. Logo, incumbe Administrao complementar as leis, criando os mecanismos para seu efetivo alcance. Essa a principal caracterstica do Poder Regulamentar, o qual pode ser entendido como a prerrogativa dada Administrao Pblica (mais precisamente Chefe do Executivo) de editar atos gerais para complementar as leis e permitir sua efetiva concretizao.

O Poder Regulamentar, no essencial, seria exercido pelos Chefes do Executivo. Com efeito, a CF/1988 dispe no inc. IV do art. 84 que compete ao Presidente da Repblica privativamente, dentre outras atribuies: sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execuo.

Prof. Cyonil Borges

www.damasio.com.br

21

Reta Final Curso Damsio de Jesus Prof. Cyonil Borges

Ento, viu o erro? Isso mesmo. O poder regulamentar para a expedio de atos secundrios, enfim, atos que no podem criar direitos e estabelecer obrigaes, afora aos previstos na lei.

No que se refere ao direito administrativo, julgue o item abaixo. 24) Nas concesses de servio pblico, o descumprimento dos deveres do concessionrio, regularmente apurado, pode ensejar a retomada do servio por parte do poder concedente, por meio da encampao at dos bens e da maquinaria empregados no servio. Comentrios: O item est ERRADO. H variadas formas de o contrato de concesso de servios pblicos ser extinto. costume das bancas requerer a distino entre as formas de extino caducidade e encampao. A seguir, vejamos os conceitos. De acordo com o art. 38 da Lei 8.987/1995, a inexecuo total ou parcial do contrato acarretar, a critrio do poder concedente, a declarao de caducidade da concesso. A caducidade diz respeito resciso do contrato por culpa (em sentido amplo) do concessionrio. Como aponta a doutrina, a caducidade modalidade de encerramento da concesso por ato do Poder Concedente, antes da concluso do prazo inicialmente fixado, em razo de inadimplncia do concessionrio; isto , por motivo de fato comissivo ou omissivo, doloso ou culposo, imputvel ao concessionrio.

Prof. Cyonil Borges

www.damasio.com.br

22

Reta Final Curso Damsio de Jesus Prof. Cyonil Borges

A encampao, por sua vez, chamada por alguns doutrinadores de resgate ou de retomada, encontra previso no art. 37 da Lei 8.987/1995, que assim a define: a retomada do servio pelo poder concedente durante o prazo da concesso, por motivo de interesse pblico, mediante lei autorizativa especfica e aps prvio pagamento da indenizao, na forma do artigo anterior. Ento, notou o erro? Isso mesmo. O enunciado faz destaque a descumprimento de deveres pelo concessionrio. Portanto, caber a caducidade e no encampao.

Em relao ao direito administrativo, julgue o item que se segue. 25) Quando a lei admite que a autoridade administrativa pratique ato administrativo com base no poder discricionrio, a autoridade poder estabelecer a competncia para a prtica do ato. Comentrios: O item est ERRADO. O ato administrativo formado pelos seguintes elementos ou requisitos: competncia, finalidade, forma, motivo e objeto. Desses, a competncia, finalidade e forma so elementos sempre vinculados. Portanto, ainda que o ato seja discricionrio, no caber autoridade estabelecer a competncia. No caso, a autoridade poder, conforme o caso, estabelecer o motivo e o objeto, elementos, de regra, discricionrios.

Em relao ao direito administrativo, julgue o item que se segue. 26) Se um cidado no-integrante da administrao pblica auferir benefcio em razo de ato de improbidade perpetrado por dirigente de autarquia, aquele

Prof. Cyonil Borges

www.damasio.com.br

23

Reta Final Curso Damsio de Jesus Prof. Cyonil Borges


poder figurar no polo passivo do processo derivado da improbidade, mesmo em face da condio sua de particular. Comentrios: O item est CERTO. verdade, alm dos agentes pblicos, terceiros podem ser sujeito ativo da pratica de ato de improbidade. Vejamos o conceito de terceiros, nos termos do art. 3 da Lei: As disposies desta lei so aplicveis, no que couber, quele que, mesmo no sendo agente pblico, induza ou concorra para a prtica do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta.

Em relao ao direito administrativo, julgue o item que se segue. 27) O agente pblico somente poder ser responsabilizado judicialmente por ato de improbidade se houver completa tipificao do ato no Cdigo Penal e na legislao penal especial. Comentrios: O item est ERRADO. Existem trs instncias: administrativa, civil, e penal, sendo, de regra, independentes entre si, e, portanto, at mesmo acumulveis.

Com outras palavras, ainda que inexista tipificao penal, no se afasta a eventual punio administrativa do agente, e, igualmente, a punio civil por improbidade administrativa.

Em relao ao direito administrativo, julgue o item que se segue.

Prof. Cyonil Borges

www.damasio.com.br

24

Reta Final Curso Damsio de Jesus Prof. Cyonil Borges


28) No pode a lei instituidora de uma empresa pblica autorizar, tambm, a criao de uma subsidiria dela. Comentrios: O item est ERRADO. A criao de subsidirias (inc. XX do art. 37) depende de autorizao legislativa. No entanto, o texto constitucional, distintamente da criao das autarquias, fundaes e empresas estatais, no menciona, expressamente, que a autorizao deva ser especfica.

Nesse contexto, o STF, na ADI 1.649, disps ser suficiente autorizao legal genrica na lei que autorizao a instituio da entidade matriz. Por exemplo: a lei autoriza a criao da Petrobras (sociedade de economia matriz), e na prpria lei possvel autorizao para a criao das subsidirias (sociedades mistas de 2 grau).

PF/2004/Papiloscopista

Acerca do controle e da responsabilizao da administrao pblica, e com relao ao regime jurdico dos servidores pblicos federais, julgue o item a seguir. 29) O Departamento de Polcia Federal (DPF), por estar inserido na estrutura do Poder Executivo, no pode sujeitar-se fiscalizao mediante controle externo, exercida pelo Congresso Nacional, quanto legalidade, legitimidade e economicidade. Comentrios: O item est ERRADO. O controle externo feito fora do mbito do poder que praticou o ato, p. ex., o Tribunal de Contas da Unio controlando um ato do poder Executivo, como, por exemplo, Departamento da Polcia Federal, rgo do Ministrio da Justia.

Prof. Cyonil Borges

www.damasio.com.br

25

Reta Final Curso Damsio de Jesus Prof. Cyonil Borges


O controle nesse caso de legalidade, pode ainda ser de mrito - entretanto, bom que fique claro que o controle de mrito limitado, afinal a convenincia e oportunidade aspecto inerente atuao do administrador. H quem defenda que, quanto aos quesitos da legitimidade e economicidade, h certa discricionariedade por parte dos Tribunais de Contas.

Podemos colher exemplos de autorizao de controle externo ao longo da Constituio da Repblica, vamos pegar apenas alguns exemplos contidos nos artigos 49 e 71 da CF, de 1988: Art. 49. da competncia exclusiva do Congresso Nacional: V - sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegao legislativa; IX - julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da Repblica e apreciar os relatrios sobre a execuo dos planos de governo; X - fiscalizar e controlar, diretamente, ou por qualquer de suas Casas, os atos do Poder Executivo, includos os da administrao indireta; Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, ser exercido com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio, ao qual compete: I - apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da Repblica, mediante parecer prvio que dever ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento; II - julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta, includas as fundaes e sociedades institudas e mantidas pelo Poder Pblico federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuzo ao errio pblico;

Prof. Cyonil Borges

www.damasio.com.br

26

Reta Final Curso Damsio de Jesus Prof. Cyonil Borges

Acerca do controle e da responsabilizao da administrao pblica, e com relao ao regime jurdico dos servidores pblicos federais, julgue o item a seguir. Considere a seguinte situao hipottica. 30) Um papiloscopista em exerccio no DPF, em virtude de anterior desentendimento decorrente do exerccio funcional, promoveu manifestao de desapreo a subordinado seu no recinto da repartio. Nessa situao, comprovada a transgresso em devido processo legal administrativo, poder ser aplicada ao agente a penalidade disciplinar de remoo de lotao a bem do servio pblico. Comentrios: O item est ERRADO. So penalidades previstas na Lei 8.112, de 1990, entre outras, advertncia, suspenso, demisso e cassao de aposentadoria e disponibilidade. A remoo o deslocamento do servidor, a pedido ou no interesse da Administrao, no se configurando, sobremaneira, forma de penalidade.

Prof. Cyonil Borges

www.damasio.com.br

27

Reta Final Curso Damsio de Jesus Prof. Cyonil Borges

Acerca do controle e da responsabilizao da administrao pblica, e com relao ao regime jurdico dos servidores pblicos federais, julgue o item a seguir.

31) Ao servidor no permitido atuar, como procurador ou intermedirio, em reparties pblicas, para tratar de benefcios previdencirios ou assistenciais de parentes at o segundo grau e de cnjuge ou companheiro. Comentrios: O item est ERRADO. O art. 117 da Lei 8.112, de 1990, probe ao servidor atuar como procurador ou intermedirio, junto a reparties pblicas. Porm, o legislador ressalva quando se tratar de benefcios previdencirios ou assistenciais de parentes at o segundo grau, e de cnjuge ou companheiro. Acrescento que a incidncia na citada proibio acarreta demisso do servidor e impossibilidade de retorno Administrao Federal num prazo de cinco anos.

Julgue o item a seguir, considerando o regime constitucional do Estado, do governo, da administrao e dos servios pblicos. 32) Incumbe ao poder pblico, diretamente, a prestao de servios pblicos. A Constituio da Repblica admite que tal prestao tambm se d sob regime de concesso ou permisso, mas, nesses casos, sempre mediante licitao. Comentrios: O item est CERTO.

Prof. Cyonil Borges

www.damasio.com.br

28

Reta Final Curso Damsio de Jesus Prof. Cyonil Borges


No caso, suficiente a leitura do art. 175 da CF, de 1988. Vejamos: Art. 175. Incumbe ao Poder Pblico, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concesso ou permisso, sempre atravs de licitao, a prestao de servios pblicos. Pargrafo nico. A lei dispor sobre: I - o regime das empresas concessionrias e permissionrias de servios pblicos, o carter especial de seu contrato e de sua prorrogao, bem como as condies de caducidade, fiscalizao e resciso da concesso ou permisso; II - os direitos dos usurios; III - poltica tarifria; IV - a obrigao de manter servio adequado.

Julgue o item a seguir, considerando o regime constitucional do Estado, do governo, da administrao e dos servios pblicos. 33) Prev-se expressamente que a administrao pblica deve obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficincia, economicidade e probidade. Comentrios: O item est CERTO. Todos os princpios listados so de observncia obrigatria pela Administrao Pblica. E todos so princpios expressos. O candidato, bem preparado, poderia ter errado a questo por imaginar ou pensar apenas no caput do art. 37 da CF, que nos registra o LIMPE: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. Acontece que o 4 do art. 37, por exemplo, prev o princpio da probidade. E o art. 70 da CF, de 1988, registra o princpio da economicidade. Ambos princpios, igualmente, expressos.

Prof. Cyonil Borges

www.damasio.com.br

29

Reta Final Curso Damsio de Jesus Prof. Cyonil Borges


Excelente questo.

Julgue o item a seguir, considerando o regime constitucional do Estado, do governo, da administrao e dos servios pblicos. 34) O controle externo da atividade policial deve ser exercido pelo Ministrio Pblico, tendo em vista o respeito aos fundamentos do estado democrtico de direito, aos objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil, aos princpios informadores das relaes internacionais, bem como aos direitos assegurados na Constituio Federal e na lei; a preservao da ordem pblica, da incolumidade das pessoas e do patrimnio pblico; a preveno e a correo de ilegalidade ou de abuso de poder; a indisponibilidade da persecuo penal; e a competncia dos rgos incumbidos da segurana pblica. Comentrios: O item est CERTO. O inc. VII do art. 129 da CF, de 1988, prev como funo institucional do Ministrio Pblico exercer o controle externo da atividade policial, na forma da lei complementar.

Julgue o item a seguir, considerando o regime constitucional do Estado, do governo, da administrao e dos servios pblicos. 35) Na denominada reforma administrativa, em 1998, inseriu-se na Constituio Federal dispositivo prevendo que a autonomia gerencial, oramentria e financeira dos rgos e entidades da administrao direta e indireta poder ser ampliada mediante contrato a ser firmado entre seus administradores e o poder pblico, que tenha por objeto a fixao de metas de desempenho para o rgo ou entidade. Esse dispositivo foi saudado como de invulgar sapincia pela doutrina, porque possibilita pessoa jurdica de direito pblico a utilizao de avanado instrumento de gesto democrtica. Comentrios: O item est ERRADO. O acordo-programa ou contrato de gesto um pacto firmado pela Administrao Pblica, uma espcie de convnio administrativo, entre um rgo supervisor com outro rgo ou entidade da Administrao Pblica ou do Terceiro Setor. Por meio do acordo, estabelecem-se indicadores, metas, a serem atingidas, ao passo que se garantem ao rgo/entidade beneficirio recursos para o alcance dos resultados pretendidos. O acordo-programa, portanto, assume ou pode assumir tripla configurao.

Prof. Cyonil Borges

www.damasio.com.br

30

Reta Final Curso Damsio de Jesus Prof. Cyonil Borges

A primeira a formao de uma parceria entre o Poder Pblico e suas entidades, conferindo a estas maior autonomia gerencial, oramentria e financeira, devendo-se, em todo caso, observncia s metas de desempenho, aos indicadores de eficincia. A formao da parceria, nesse caso, encontra-se fundamentada no art. 37, 8., da Constituio Federal. Por ilustrativo, podem ser citadas as agncias executivas. Nos termos da Lei 9.649/1998, previsto, para a titulao de autarquias ou fundaes pblicas como agncias executivas, o atendimento cumulativo de apresentao de plano de reestruturao ou de desenvolvimento institucional, ainda que em andamento, e a celebrao de contrato de gesto com o respectivo Ministrio da rea supervisora.

J a segunda configurao garante a assinatura de contratos de gesto com entidades no integrantes da Administrao Pblica. Nesse sentido, a Lei 9.637/1998, a qual trata das Organizaes Sociais (OSs), d a possibilidade de assinatura de contratos de gesto, ficando obrigadas a atingir metas relacionadas a servios e atividades de interesse pblico, atividades relativas s reas de ensino, cultura e sade, por exemplo. Em contrapartida, recebem auxlio da Administrao, mediante, por exemplo, transferncia de recursos pblicos, cesso de bens e servidores pblicos.

Por fim, a terceira configurao a celebrao entre o Poder Pblico e seus prprios rgos, unidades administrativas despersonalizadas, fundamentada, igualmente, no art. 37, 8., da Constituio Federal. Legal, mas qual o erro da questo? Explico. A terceira configurao (celebrao entre rgos) tem sido objeto de crticas por parte da doutrina: a primeira apoia-se no fato de que rgos, por serem

Prof. Cyonil Borges

www.damasio.com.br

31

Reta Final Curso Damsio de Jesus Prof. Cyonil Borges


despersonalizados, no poderiam assinar contratos; a segunda sustenta-se na ideia de que o contrato no lei, logo, no o instrumento hbil ao incremento de autonomia financeiro-oramentria. Enfim, no foi saudado, pelo menos de forma unnime, como de invulgar sapincia pela doutrina.

No que se refere disciplina dos poderes administrativos e organizao administrativa da Unio, julgue o item subsequente. 36) Do mandamento legal preconizando que qualquer do povo poder e que as autoridades policiais e seus agentes devero prender quem for encontrado em flagrante delito, decorre que o ato administrativo de polcia facultativo para o particular. Essa espcie de ato administrativo admite coero estatal para torn-lo efetivo independentemente de autorizao judicial. Mas autorizao para emprego de fora fsica no legitima excesso de violncia desnecessria ou desproporcional resistncia, razo por que, nesse caso, pode configurar-se excesso de poder e abuso de autoridade nulificadores do ato praticado e ensejadores de aes civis e criminais para reparao do dano e punio dos culpados. Comentrios: O item est ERRADO. Para qualquer do povo, h a faculdade de agir. J, para os administradores, sobreleva-se o poder-dever de agir. Os atos administrativos so singularizados pelos atributos, como, por exemplo, o da autoexecutoriedade, que autoriza a Administrao praticar o ato administrativo diretamente sem depender do crivo do poder judicirio. Obviamente, nesse caso, o agente pblico no pode, ainda que em pretensa proteo ao interesse pblico, agir de forma desproporcional, e, assim, incorrendo, indevidamente, em abuso de poder, na acepo do excesso de poder. Sim, ento onde est o erro? que o ato de polcia no , para o particular, facultativo. Com outras palavras, h a coercibilidade, de tal sorte que, independentemente da concordncia, devem cumprir a ordem do Estado.

Prof. Cyonil Borges

www.damasio.com.br

32

Reta Final Curso Damsio de Jesus Prof. Cyonil Borges

No que se refere disciplina dos poderes administrativos e organizao administrativa da Unio, julgue o item subseqente. 37) Autorizao uma espcie de ato administrativo que se baseia no poder de polcia do Estado. ato unilateral, discricionrio e precrio pelo qual a administrao faculta ao particular o uso privativo de bem pblico, ou o desempenho de atividade material, ou a prtica de ato que, sem esse consentimento, seria legalmente proibido, e cujo exemplo clssico o porte de arma. Comentrios: O item est CERTO. Vamos nos socorrer do magistrio da autora Maria Sylvia. Para a autora, no direito brasileiro, a autorizao administrativa tem vrias acepes: 1. Num primeiro sentido, designa o ato unilateral e discricionrio pelo qual a Administrao faculta ao particular o desempenho de atividade material ou a prtica de ato que, sem esse consentimento, seriam legalmente proibidos. Exemplo dessa hiptese encontra-se na Constituio Federal, quando atribui Unio competncia para autorizar e fiscalizar a produo e o comrcio de material blico (art. 21, VI) e para autorizar a pesquisa e lavra de recursos naturais; outro exemplo o da autorizao para porte de arma, que a Lei das Contravenes Penais (Decreto-lei 3.688, de 3-10-1941) denomina impropriamente de licena (art. 19). Nesse sentido, a autorizao abrange todas as hipteses em que o exerccio de atividade ou a prtica de ato so vedados por lei ao particular, por razes de interesse pblico concernentes segurana, sade, economia ou outros motivos concernentes tutela do bem comum. Contudo, fica reservada Administrao a faculdade de, com base no poder de polcia do Estado, afastar a proibio em determinados casos concretos, quando

Prof. Cyonil Borges

www.damasio.com.br

33

Reta Final Curso Damsio de Jesus Prof. Cyonil Borges


entender que o desempenho da atividade ou a prtica do ato no se apresenta nocivo ao interesse da coletividade. Precisamente por estar condicionada compatibilidade com o interesse pblico que se tem em vista proteger, a autorizao pode ser revogada a qualquer momento, desde que essa compatibilidade deixe de existir. 2. Na segunda acepo, autorizao o ato unilateral e discricionrio pelo qual o Poder Pblico faculta ao particular o uso privativo de bem pblico, a ttulo precrio. Trata-se da autorizao de uso. 3. Na terceira acepo autorizao o ato administrativo unilateral e discricionrio pelo qual o Poder Pblico delega ao particular a explorao de servio pblico, a ttulo precrio. Trata-se da autorizao de servio pblico. Esta hiptese est referida, ao lado da concesso e da permisso, como modalidade de delegao de servio pblico de competncia da Unio.

Julgue o item a seguir, considerando a disciplina jurdica a que esto submetidos os agentes pblicos. 38) Ato de agente pblico praticado com desvio de finalidade ou consumado s escondidas ou se apresenta disfarado sob a capa da legalidade e do interesse pblico. Por isso a doutrina e a jurisprudncia, em unssono, afirmam que o desvio de finalidade h de ser surpreendido e identificado por indcios e circunstncias que revelem a distoro do fim legal, substitudo habilidosamente por fins ilegais ou imorais no desejados pelo legislador. Trata-se da aplicao da consagrada expresso "indcios vrios e concordantes so prova", j que prova inequvoca, nessas condies, s seria possvel mediante confisso, algo absolutamente improvvel em um processo. Comentrios: O item est CERTO. O abuso de poder gnero que comporta as espcies excesso de poder (a autoridade vai alm dos limites da competncia ou atua de forma no proporcional) e o desvio de finalidade (pratica o ato com finalidade diversa da prevista na norma).

Prof. Cyonil Borges

www.damasio.com.br

34

Reta Final Curso Damsio de Jesus Prof. Cyonil Borges

Para Celso Antnio, o ato de agente pblico com desvio de finalidade ou consumado s escondidas ou se apresenta disfarado sob a capa da legalidade e do interesse pblico. Por isso a doutrina e a jurisprudncia, em unssono, afiram que o desvio de finalidade h de ser surpreendido e identificado por indcios e circunstncias que revelem a distora do fim legal, substitudo habilidosamente para fins ilegais ou imorais no desejados pelo legislador. Trata-se da aplicao da consagrada expresso indcios vrios e concordantes so prova, j que prova inequvoca, nessas condies, s seria possvel mediante confisso, algo absolutamente improvvel em um processo.

Julgue o item a seguir, considerando a disciplina jurdica a que esto submetidos os agentes pblicos. 39) A responsabilidade civil do servidor decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuzo ao errio ou a terceiros. A obrigao de reparar o dano estende-se aos sucessores, e, tratando-se de dano causado a terceiros, responder o servidor ou o sucessor, perante a fazenda pblica, em ao regressiva. Comentrios: O item est CERTO. Aqui suficiente a leitura do art. 123 da Lei 8.112, de 1990. Vejamos: Art. 122. A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuzo ao errio ou a terceiros. 1o A indenizao de prejuzo dolosamente causado ao errio somente ser liquidada na forma prevista no art. 46, na falta de outros bens que assegurem a execuo do dbito pela via judicial. 2o Tratando-se de dano causado a terceiros, responder o servidor perante a Fazenda Pblica, em ao regressiva. 3o A obrigao de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles ser executada, at o limite do valor da herana recebida.

Prof. Cyonil Borges

www.damasio.com.br

35

Reta Final Curso Damsio de Jesus Prof. Cyonil Borges

Prof. Cyonil Borges

www.damasio.com.br

36

Potrebbero piacerti anche