Sei sulla pagina 1di 59

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

Ol pessoal, tudo bem? Antes de falar de mim, gostaria de dizer que uma honra participar desse curso e ajudar na conquista da aprovao, que estou certo que vir antes do que imagina! Bom, para quem j me conhece de outros trabalhos (aulas presenciais, vdeoaulas, frum, blog, e-books...) realmente um prazer imenso rev-los. Para quem ainda no me conhece, tambm um grande prazer, e, assim, para que possamos nos conhecer melhor, eu farei uma breve apresentao da minha pessoa e da minha concepo de trabalho: Sou o Professor Fbio, atualmente leciono as disciplinas de Direito Constitucional, Direito Administrativo e Legislao Interna do Tribunal de Justia do Amazonas nos mais variados cursos preparatrios de Manaus, bem como na Escola Superior da Magistratura do TJAM. Tenho como meta sempre preparar meus alunos para conseguirem o maior rendimento possvel na prova, sempre dentro do menor tempo. Para isso, tentarei ao mximo ensinar os atalhos, macetes, e dicas que aprendi em meus quase 5 anos como "concurseiro", e ainda, os que aprendi posteriormente nas salas de aula com meus alunos, alis, percebo que o professor o verdadeiro aluno. Sou Delegado da Polcia Civil do Amazonas. Ps-graduado em Direito Penal e Processo Penal, Constitucional e Administrativo. Idealizador e scio majoritrio do portal SOU CONCURSEIRO E VOU PASSAR (http://souconcurseiroevoupassar.com). Eu tambm tenho certa familiaridade em concursos de tribunais, j que fui aprovado para Tcnico do Judicirio do Tribunal Regional do Trabalho e tambm para Analista do Judicirio do Tribunal de Justia do Amazonas. Meus amigos, eu como eterno concurseiro sei que muitos de vocs, seno todos, esto estressados, cansados, e ansiosos pela hora que podero, enfim, retirar o peso das costas e dizer: PASSEEEEEEEEIIII!!!!!!! Falta pouco gente, estou aqui para ajud-los, vamos manter o pique, furar as filas, e cruzar a linha de chegada entre os primeiros. Estejam certos de que irei me esforar para passar conhecimento, experincia e ajudar em tudo que estiver ao meu alcance. Qual o foco do curso? Irei trabalhar muita teoria, leitura da legislao e principalmente resoluo de inmeros exerccios. 1

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

Qual a meta do curso? Muita gente fala: se de 10 questes eu acertar 7 ou 8 est perfeito. Ser que o certo??? Quem aqui quer tirar 7 ou 8? Eu no gostaria... O foco do meu curso levar o aluno nota 10! Ou melhor, preparar o aluno para tirar 11, porque vai que ele erra alguma coisa no dia... a, pode se contentar com o 10 mesmo... Como ser o curso? Embora seja um curso on line me preocupei em ministrar vdeoaulas como se estivssemos em uma sala de aula. Meu objetivo aqui fazer uma "caa ao 100% de acertos", por isso, tambm me preocupei com resoluo de exerccios, que eu sei que o problema de muitos. Assim, vamos tratar diversos exerccios, mas tambm deixarei uma boa carga terica para que vocs estudem e "preencham as lacunas" do estudo, ok? Desta forma, teremos aulas hbridas: teoria + exerccios Bons estudos. Rumo ao Tribunal de Justia do Amazonas!!!!! Professor Fbio.

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

LEI COMPLEMENTAR 17, DE 23 DE JANEIRO DE 1997 e ALTERAES INTRODUZIDAS PELAS LEIS COMPLEMENTARES N.s 35, de 13/09/2004, e 36, de 15/09/2004 e Lei Complementar 94/2011
L E I: Art. 1 - Este Cdigo dispe sobre a diviso e a organizao judiciria do Estado do Amazonas, bem como sobre o regime jurdico da Magistratura e a organizao dos servios auxiliares da Justia, observados os princpios constitucionais que as regem. A Lei Complementar N 17/1997 disciplina trs pontos importantssimos: 1) Diviso e Organizao Judicirio do Amazonas: entenda-se organizao do Poder Judicirio do Amazonas. 2) Regime Jurdico da Magistratura: Regras de investidura, promoo, provimentos, vacncias e outros direitos referentes aos magistrados. 3) Organizao dos Servios Auxiliares da Justia. TTULO I DA ORGANIZAO DA JUSTIA CAPTULO I DOS RGOS DO PODER JUDICIRIO Art. 2 - A administrao da Justia compete ao Poder Judicirio, pelos seus rgos, com a colaborao dos servios auxiliares judiciais. Art. 3 - So rgos do Poder Judicirio: I - Tribunal de Justia; II - Tribunais do Jri; III - Juzes de Direito; IV - Juzes Substitutos de Carreira; V - Conselhos de Justia e Auditoria Militar; VI - Juizados Especiais Cveis e Criminais; VII - Juizado da Infncia e da Adolescncia; VIII - Juizados de Paz.

MACETE DE ORGANIZAO DOS ORGOS DO PODER JUDICIRIO:

Nosso curso ser desenvolvido com o estudo de cada um dos rgos acima: principais caractersticas, composio, competncias, eleies dos dirigentes e muito mais. QUESTO DA PROVA: Marque a alternativa abaixo que s contem rgos do Poder Judicirio a) Tribunal Pleno

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

b) Cmaras Isoladas c) Conselho da Magistratura d) Conselho de Justia e) Cmaras Reunidas Resposta: D

No dia da prova no confunda os ORGOS DO PODER JUDICIRIO com ORGOS DO TRIBUNAL DE JUSTIA DO AMAZONAS:

1 - Mediante disposio legal, podero ser criados outros rgos na estrutura do Poder Judicirio. Tome cuidado com este pargrafo, pois o mesmo foi cobrado em uma das provas do TJAM no interior do estado, conforme abaixo: MARQUE A ALTERNATIVA INCORRETA C) Mediante simples alterao no regimento interno do TJAM, podero ser criados outros rgos na estrutura do Poder Judicirio. (Errada) Como observamos, a criao de outros rgos do Poder Judicirio s possvel atravs de LEI, jamais o regimento interno do TJAM, que nada mais do que um ato administrativo, poder criar novos rgos.

2 - Sempre que necessrio adequada prestao jurisdicional e sem importar aumento de despesa, o Plenrio do Tribunal de Justia, mediante Resoluo, fixar a distribuio de competncia dos rgos previstos neste artigo, podendo promover a sua redenominao e a redistribuio dos feitos em curso nas Comarcas, Juzos e Juizados. (Acrescido pela Lei Complementar n. 35/2004) Novamente alerto para outro pargrafo que foi cobrado em uma prova do TJAM no interior do estado, observem: MARQUE A ALTERNATIVA INCORETA: E) Sempre que necessrio adequada prestao jurisdicional o Plenrio do Tribunal de Justia, mediante Resoluo, fixar a distribuio de competncia dos rgos previstos neste artigo, podendo promover a sua redenominao e a redistribuio dos feitos em curso nas Comarcas, Juzos e Juizados. (Errada) Talvez voc ainda esteja procurando o erro nesta questo, temos uma verdadeira pegadinha. Observem que o texto original da LC m 17/97, disciplina que o PLENRIO DO TJAM, poder MEDIANTE RESOLUO, MAS SEM IMPORTAR AUMENTO DE DESPESA.... O Fato de retirarem esta expresso sem importar aumento de despesa torna a questo errada, pois estar dizendo que o Plenrio pode fixar, mediante resoluo, a distribuio de competncias, redenominao e a resdistribuio de forma ampla.

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

Art. 4 - Para assegurar o cumprimento e a execuo dos seus atos e decises, podero os rgos judicirios requisitar o auxlio da fora pblica, devendo a autoridade a quem for dirigido o pedido prest-lo, sem inquirir do fundamento da requisio, sob pena de responder por crime de desobedincia. Os rgos do Poder Judicirio segundo o Art. 4 da Lei podero requisitar o auxilio de fora pblica, ou seja, fora policial para ajudar. Agora se lembre, que esse pedido de fora pblica a autoridade a quem for encaminhado, deve apenas cumprir o pedido, sem inquirir do fundamento (sem colocar em dvida a fundamentao do pedido), sob pena de responder por crime de desobedincia.

CAPTULO II DA COMPOSIO DA DIVISO JUDICIRIA SEO I Das Disposies Gerais Art. 5 - A diviso judiciria compreende a criao, alterao e a extino de unidades judicirias, sua classificao e agrupamento. Art. 6 - Para fins de administrao do Poder Judicirio, o territrio do Estado do Amazonas tem como unidades judicirias as Comarcas, os Termos Judicirios e os Distritos constantes do Quadro anexo e os que forem criados na forma desta Lei. Para fins de estudo para nosso concurso pblico, entenda que o Poder Judicirio dividido em duas INSTNCIAS: 1 INSTNCIA ou 1 GRAU: onde os processos iniciam, sendo julgados por um Juiz de Direito, que poder atuar como juiz em uma comarca de 1 Entrncia ou Entrncia Inicial (Juiz de Direito do Interior do Estado) ou em uma comarca de 2 Entrncia ou Entrncia Final (Juiz de Direito da Capital). A regra na primeira instncia muito simples, toda pessoa que passa em um concurso pblico para juiz de direito dever comear sua carreira no interior do estado, assumindo uma comarca de primeira entrncia, depois com o passar do tempo, este juiz ser promovido para capital, ou seja, para uma comarca de 2 entrncia. 2 INSTNCIA ou 2 GRAU: aps o julgamento dos processos de primeira instncia, os recursos dos mesmos sero julgados pelo Tribunal de Justia do Amazonas, sendo julgados pelos desembargadores. Art. 7 - A Secretaria Geral do Tribunal de Justia manter registro de todas as Comarcas, Termos e Distritos com a indicao da extenso territorial, nmero de habitantes, nmero de eleitores, distncia em relao Capital e cidades vizinhas, vias de comunicao, receita tributria, nmeros e espcies de feitos distribudos e julgados em cada ano. SEO II Das Comarcas SUBSEO I Da Classificao Art. 8 - As Comarcas classificam-se em duas entrncias, a saber: I- Primeira Entrncia - interior do Estado; II- Segunda Entrncia - Capital do Estado. I- Primeira Entrncia ou Entrncia Inicial: interior do Estado; II- Segunda Entrncia ou Entrncia Final: Capital do Estado. Comarcas: so municpios que possuem Frum de Justia, ou seja, sempre possuem um juiz ou juzes.

SUBSEO II Da Sede

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

Art. 9 - Todos os Municpios do Estado so sedes de Comarcas, e aqueles Municpios que forem criados, aps a vigncia desta Lei, dependero, para a implantao da Comarca, do cumprimento dos requisitos estabelecidos nesta Lei, mediante apurao pelo Tribunal de Justia. Pargrafo nico - A Comarca ainda no implantada constitui Termo Judicirio, na forma do artigo 13 deste Cdigo. No esquea esta regra: TODOS MUNICIPIOS DO AMAZONASSO COMARCAS , conforme Art. 9, onde os futuros municpios dependeram do preenchimento de uma srie de requisitos para virarem comarcas. Os novos municpios que ainda no viraram comarcas so chamados de TERMOS JUDICIARIOS, portanto, um termo judicirio nada mais do que um NOVO municpio que no possui Frum de Justia, no tem um juiz de direito designado, servidores pblicos etc, portanto, no comarca. SUBSEO III Da Implantao e Instalao Art. 10 - Para a implantao e a instalao de Comarcas, o Tribunal de Justia verificar se a sede do Municpio, candidato a Comarca, possui prdio destinado ao Frum local, com dependncia para gabinete do Juiz, sala de audincias, sala para o Ministrio Pblico, sala para Defensores Pblicos; dependncia para o Cartrio, inclusive, o Cartrio eleitoral, alm de outras dependncias necessrias aos servios judiciais e, ainda, casas para a residncia do Juiz, do Promotor de Justia e cadeia pblica, todos a integrar o domnio do Estado. Pode acontecer de um termo judicirio virar uma comarca, para isso deve o municpio preencher os seguintes requisitos: 1) Ter prdio destinado ao Frum local com gabinete para o Juiz, sala de audincias, sala para o Ministrio Pblico, sala para Defensoria Pblica, dependncia para o Cartrio, inclusive para o Cartrio Eleitoral. 2) Casa para Juiz 3) Casa para membro do Ministrio Pblico 4) Cadeia pblica Tome apenas cuidado com o fato de a lei no falar nada da necessidade de casa para o Defensor Pblico, isso pode ser uma pegadinha no dia da prova. 1. Satisfeitos os requisitos referidos no caput deste artigo, o Tribunal, mediante ato, far a declarao de implantao da Comarca e diligenciar o provimento dos cargos de Juiz, Escrivo, ou Diretor de Secretaria de Vara, Oficial de Justia - Avaliador, e demais auxiliares, conforme dispe esta Lei, em nmero necessrio execuo dos servios judiciais. 2. A Comarca ser instalada pelo Presidente do Tribunal ou outra autoridade judiciria por ele designada, lavrando-se ata. Cuidado, a implantao da comarca poder ser feita pelo Presidente do TJAM, mas poder ser delegada para qualquer outra autoridade, vo existir casos em que o Presidente s poder delegar para autoridades especficas. 3. Da ata de instalao da Comarca sero extradas oito (08) cpias que sero endereadas, respectivamente, Imprensa Oficial, para fim de publicao; ao Tribunal de Justia; ao Tribunal Regional Eleitoral; Secretaria de Justia do Estado; Procuradoria Geral de Justia; Defensoria Pblica, Seccional da Ordem dos Advogados e ao Arquivo Pblico. Art. 11 - Instalada a Comarca, os feitos em tramitao na Comarca de origem, que j estiverem instrudos, sero julgados pelo seu titular, remetendo-se nova Comarca os que dependerem de instruo. SUBSEO IV Do Rebaixamento Art. 12 - A Comarca poder ser rebaixada condio de Termo, em caso de regresso ou extino das condies necessrias e essenciais para o seu funcionamento, previstas no art. 10 desta Lei, mediante deciso da maioria dos membros do Tribunal, que definir o aproveitamento dos serventurios alocados na Comarca rebaixada.

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

Pargrafo nico - O rebaixamento dar-se- quando a maioria dos Membros do Tribunal se convencer de que o nmero de litgios no mais justifica a permanncia da Comarca. Uma comarca ser rebaixada para termo por dois motivos: 1. Caso falte um dos requisitos do art. 10, a comarca poder ser rebaixada para termo judicirio, ou seja, perder o Frum de Justia e no ter mais um Juiz na cidade para julgar os processos. 2. Caso a maioria dos membros do Tribunal de Justia se convenam que o nmero de processos naquele municpio no mais justifica a permanncia da Comarca, ou seja, naquela comarca tem poucos processos para serem julgados, no sendo mais necessrio a disponibilidade de um juiz de direito. SEO III Dos Termos Judicirios Art. 13 - O Municpio cuja Comarca ainda no estiver implantada constituir Termo Judicirio, permanecendo, enquanto nessa condio, vinculado Comarca com sede mais prxima. Pargrafo nico - Os servios judiciais dos Termos Judicirios ficam afetos ao Juzo da Comarca qual esto vinculados. Sobre os termos judicirios basta voc, concurseiro, deve entender que se trata apenas de um novo municpio que ainda no comarca, ou seja, no tem Frum de Justia. SEO IV Dos Distritos Judicirios Agora sobre os Distritos Judicirios, nada mais so do que unidades onde existiro pelo menos um OFICIO DE REGISTRO CIVIL DE PESSOAS NATURAIS e um JUIZADO DE PAZ. Os Distritos Judicirios esto vinculados aos Termos. O Tribunal de Justia do Amazonas, poder, para ajudar os municpios que ainda no possuem Frum de Justia, instalar os chamados Distritos para ajudar tais localidade no desempenho de funes essenciais da Justia, como por exemplo: 1) Registro de Nascimentos 2) Registro de Casamentos Em vez nos habitantes deste novo municpio, que ainda no tem Frum, terem que viajar dezenas de quilmetros para registrarem seus filhos ou para casarem, podero fazer isso no prprio cartrio de registro civil. Este ofcio de registro civil de pessoas naturais (CUIDADO, na prova eles podem colocar registro civil de pessoas jurdicas estando a questo errada), ser responsvel pelo registro de nascimentos. Lembre-se que para ocupar tal cargo necessrio a realizao de concurso pblico de provas (CUIDADO, no provas e ttulos). Os casamentos sero celebrados nos distritos pelo Juiz de Paz, este nada mais do que uma pessoa que ser responsvel por todos os casamentos no Distrito Judicirio (vilas, vilarejos, comunidades). Para ser Juiz de Paz a pessoa deve ser eleita em at 6(seis) meses aps a realizao das eleies para Governador, Deputado Estadual, Federais e Senadores, sendo presidida pelo Juiz eleitoral. extremamente proibida esta eleio simultnea com eleies para mandatos polticos. Lembre-se NUNCA um juiz de paz ter competncia para julgar matria criminal , ou seja, ele no julga ningum por ter cometidos crimes, apenas celebra casamentos e por isso no poder cobrar nenhum valor, conforme art. 138 da Lei, pois possuir um grande salrio, dois salrios mnimos conforme art. 141. Voc que ser Juiz de Paz, estes so os requisitos: a) nacionalidade brasileira b) pleno exerccio dos direitos polticos c) alistamento eleitoral d) idade mnima de 21 anos e) escolaridade equivalente ao segundo grau completo f) aptido fsica e mental g) certificado de participao e aproveitamento em curso especifico ministrado pela escola Superior da

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

Magistratura do Estado do Amazonas h) domicilio eleitoral no municpio onde existir a vaga e a residncia na sede do Distrito para qual concorrer. Uma questo que pode ser cobrada na prova a prerrogativa que o Juiz de Paz possui, caso seja preso, de ir para priso especial enquanto no transitar em julgado a sua condenao. Apenas para finalizarmos este tpico sobre Juiz de Paz, os mesmos s podem exercer suas atribuies na localidade ao qual estiver vinculado, jamais em outra. Art. 14 - O Distrito Judicirio constitui unidade do Termo Judicirio e ter, pelo menos, um ofcio de registro civil de pessoas naturais e um Juizado de Paz. 1. A instalao do Distrito dar-se- com a posse do Oficial do Registro Civil de Pessoas Naturais. 2. O cargo de Oficial do Registro Civil de Pessoas Naturais ser provido mediante concurso pblico de provas, elaborado na conformidade de ato regulamentar baixado pelo Tribunal de Justia. 3. O cargo de Juiz de Paz s ser exercido no Distrito Judicirio ao qual estiver vinculado. CAPTULO III Da Justia de Segunda Instncia SEO I Do Tribunal de Justia, sua Composio e Alterao Bom meus amigos concurseiros, a Justia Brasileira dividida em duas partes, a primeira por onde os processos comeam a tramitar, sendo julgados por um JUIZ e a segunda por onde os processos sero julgados em fase de recurso. Portanto, podemos concluir que Justia de Primeira Instncia aquela exercida pelos juzes de direito, que so os primeiros a analisar e julgar determinado litgio, terminando esta Justia com a deciso do Juiz, ou seja, com a chamada SENTENA. Agora, caso algum no se conforme com esta sentena proferida pelo Juiz, achando que o mesmo no julgou o processo de forma correta, poder recorrer, fazendo isso comeamos a chamada Justia de Segunda Instncia, que segundo o art. 15 da Lei 17 de 1997, a Justia de Segunda Instancia exercida pelo Tribunal de Justia, denominado de Egrgio. Sobre o Tribunal de Justia podemos destacar: a) SEDE: Capital do Estado Manaus b) Jurisdio: O Tribunal de Justia possui jurisdio em todo o territrio do Estado, ou seja, suas decises possuem forca dentro do Estado do Amazonas. c) Membros do Tribunal de Justia: Os juzes que compem o TJ, que iram atuar julgando os recursos e aes de sua competncia, so chamados de DESEMBARGADORES, onde segundo a Lei devem ser tratados como EXCELENCIAS e com o ttulo de desembargadores. Hoje no Tribunal de Justia do Amazonas possumos 19 desembargadores, sendo eles:

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

Art. 15 - A Justia de Segunda Instncia constituda pelo Tribunal de Justia. Art. 16 - O Tribunal de Justia tem sede na Capital do Estado, jurisdio em todo o territrio do Estado, e compese de nmero de Desembargadores, fixado no art. 430 desta Lei. 1. Ao Tribunal atribudo o tratamento de Egrgio, e a seus membros o de Excelncia, com o ttulo de Desembargador. 2. O Tribunal possui rgos julgadores, rgos diretivos e, como integrante de sua estrutura administrativa, a Escola Superior da Magistratura do Estado do Amazonas. Art. 17 - Depender de proposta do Tribunal de Justia a alterao numrica dos seus membros, sempre que o total de processos, distribudos e julgados no ano anterior, superar trezentos (300) feitos por Juiz. 1. Se o total de processos distribudos ao Tribunal de Justia, durante o ano anterior, superar o ndice de seiscentos (600) feitos por Juiz e no for proposto o aumento do nmero de Desembargadores, o acmulo de servio no excluir a aplicao das sanes previstas em Lei. 2. Para efeito do clculo referido no 1 deste artigo, no sero computados os membros do Tribunal que, pelo exerccio dos cargos de Presidente e Corregedor Geral de Justia, no integrarem as Cmaras Reunidas ou isoladas.

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

SEO II Dos rgos Julgadores do Tribunal de Justia Art. 18 - O Tribunal de Justia tem como rgos julgadores o Tribunal Pleno, as Cmaras Isoladas Cveis e Criminais, as Cmaras Reunidas e o Conselho da Magistratura. 1. - Funcionaro 03 (trs) Cmaras Cveis Isoladas e 02 (duas) Cmaras Criminais Isoladas, todas ordinalmente numeradas. Alterados pela Lei Complementar n. 36/2004 2. - Cada uma das Cmaras isoladas constituir-se- de 03 (trs) Desembargadores, exceo da 1. e da 2. Cmaras Cveis, que constituir-se-o de 04 (quatro) Desembargadores. Alterados pela Lei Complementar n. 36/2004. MEMORIZEM ESTE ESQUEMA 1 CMARA ISOLADA CVEL 4 DESEMBARGADORES 2 CMARA ISOLADA CVEL 4 DESEMBARGADORES 3 CMARA ISOLADA CVEL 3 DESEMBARGADORES 1 CMARA ISOLADA CRIMINAL 3 DESEMBARGADORES 2 CMARA ISOLADA CRIMINAL 3 DESEMBARGADORES * ATUALMENTE TODAS AS CMARAS ISOLADAS CVEIS E CRIMINAIS SE REUNEM NAS SEGUNDASFEIRAS. 3. As Cmaras Reunidas so integradas pelos membros das respectivas Cmaras Isoladas. Trata-se de uma reunio para julgar processos de sua competncia com a participao de todos os desembargadores que fazem parte das cmaras isoladas cveis e criminais, sendo esta reunio presidida pelo Vice-presidente do Tribunal de Justia.

4. O Conselho da Magistratura tem a composio definida no 1. do artigo 34 deste Cdigo. rgo destinado disciplina, fiscalizao e orientao da Magistratura de 1 Instncia, ou seja, dos Juzes de Direito e no dos Desembargadores, cuidado heim!!!

10

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

ATUALMENTE AS SESSES DO TRIBUNAL PLENO ACONTECEM AS TERAS-FEIRAS, SENDO AS REUNIES DO CONSELHO DA MAGISTRATURA, LODO DEPOIS. QUESTES DA PROVA 1) A Lei Complementar n 17/97 dispe sobre, exceto: a) Diviso e a Organizao Judiciria do Amazonas b) Servidores Pblicos do Tribunal de Justia do Amazonas c) Regime da Magistratura d) Organizao dos servios auxiliares da Justia. e) nenhuma das alternativas 2) So rgos do Tribunal de Justia do Amazonas a) Tribunal do Jri b) Juzes de Direito c) Juizados Especiais Cveis e Criminais d) Todas as alternativas acima e) Nenhuma das alternativas 3) So rgos do Poder Judicirio do Amazonas a) Tribunal Pleno b) Cmaras Isoladas Cveis e Criminais c) Cmaras Reunidas d) Todas as alternativas acima e) Nenhuma das alternativas 4) Marque a alternativa que contm apenas rgos do Poder Judicirio do Amazonas: a) Tribunal de Justia, Tribunal do Jri e Cmaras Isoladas b) Juzes de Direito, Juzes Substitutos e Conselho da Magistratura c) Conselho de Justia e Auditoria Militar d) Juizado da Infncia e Juventude, Juizados de Paz, Comarcas e Distritos e) nenhuma das alternativas 5) Marque a alternativa correta: a) O Plenrio do Tribunal de Justia pode, mediante resoluo, fixar a distribuio de competncia dos rgos previstos neste artigo, podendo promover a sua redenominao e a redistribuio dos feitos em curso nas Comarcas, Juzos e Juizados. b) Mesmo que para assegurar o cumprimento e a execuo dos seus atos e decises, o Poder Judicirio no pode pedir auxlio de Fora Pblica. c) O Poder Judicirio pode pedir auxlio de fora pblica, contudo, a autoridade competente para quem foi encaminhado este pedido ir analisar o fundamente do pedido e verificar se apoiar ou no. d) O Poder Judicirio para assegurar o cumprimento de suas decises e atos pode requisitar Fora Pblica, mas a autoridade a quem for encaminhada caso no cumpra o pedido no ser responsabilizado por crime de desacato. e) nenhuma das alternativas 06. Analise os itens abaixo: I. Todos os municpios do Estado do Amazonas so termos, sendo apenas a capital considerada uma comarca. II. As Comarcas por ser divididas em Comarcas de Primeira Entrncia, sendo as do interior, e Comarcas de Segunda Entrncia, sendo as da capital. III. Um termo poder um dia virar um comarca, mas nunca uma comarca ir virar um termo. Esto corretas: a) I e II b) I e III c) II e III d) I, II e III e) nenhuma das alternativas 07. So requisitos para a implantao e instalao de Comarcas pelo Tribunal de Justia:

11

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

a) Possuir um prdio destinado ao Frum local, com gabinete para o Juiz, sala de audincia, sala para o Ministrio Pblico, sala para os Defensores Pblicos, dependncia para um Cartrio, alm de outras dependncias necessrias aos servios judiciais e, ainda, casas para residncia do Juiz, do Promotor de Justia e cadeia pblica. b) Possuir um prdio destinado ao Frum local, com gabinete para o Juiz, sala de audincia, sala para o Ministrio Pblico, sala para os Defensores Pblicos, dependncia para um Cartrio, alm de outras dependncias necessrias aos servios judiciais e, ainda, casas para residncia do Juiz, do Promotor de Justia e do Defensor Pblico e cadeia pblica. c) Possuir um prdio destinado ao Frum local, com gabinete para o Juiz, sala de audincia, sala para o Ministrio Pblico, sala para os Defensores Pblicos, dependncia para um Cartrio, alm de outras dependncias necessrias aos servios judiciais e, ainda, casas para residncia do Juiz, do Promotor de Justia, casa para o Defensor Pblico, Casa para os Servidores do Tribunal de Justia, casa para o Juiz de Paz e cadeia pblica. d) Possuir um prdio destinado ao Frum local, com gabinete para o Juiz, sala de audincia, sala para o Ministrio Pblico, sala para os Defensores Pblicos, dependncia para um Cartrio, alm de outras dependncias necessrias aos servios judiciais e, ainda, casas para residncia do Juiz e dos Servidores Pblicos do Tribunal, alm de cadeia pblica. e) nenhuma das alternativas. 08. Marque a alternativa incorreta: a) O Distrito Judicirio constitui unidade do Termo Judicirio e ter, pelo menos, um ofcio de registro de pessoas naturais e um juizado de paz. b) O Cargo de Juiz de Paz s ser exercido no Distrito Judicirio ao qual estiver vinculado. c) O Cargo de Oficial de Registro Civil de Pessoas Naturais ser promovido mediante concurso pblico de provas e ttulos, elaborado na conformidade de ato regulamentar baixado pelo Tribunal de Justia. d) So unidades judicirias do Poder Judicirio do Amazonas: Comarcas, Termos e Distritos e) A instalao do Distrito dar-se- com a posse do Oficial do Registro Civil de Pessoas Naturais.
Gabarito 1.B; 2.E; 3.E; 4.C; 5.E; 6.E; 7.E; 8.C

SEO III Da Substituio de Desembargadores Art. 19 - As substituies de desembargadores far-se-o de acordo com o disposto no Regimento Interno do Tribunal de Justia, observadas as disposies deste Cdigo. Art. 20 - O Presidente do Tribunal de Justia ser substitudo, na hiptese de impedimento, ausncia, licena ou frias, pelo Vice-presidente e, na falta, pelo Desembargador que o seguir na ordem decrescente de antiguidade. (LEI COMPLEMENTAR N 94/2011). Aqui neste artigo estamos falando sobre o tema SUBSTITUIO, este instituto aplicado quando um desembargador est impossibilitado de participar dos julgamentos do Tribunal de Justia, devendo ser substitudo por outro. So hipteses em que acarretam a substituio do Presidente e do Vice-presidente: F - rias I - impedimento L - icenas A ausncias REGRA:

12

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

Pargrafo nico - As normas dispostas neste artigo aplicam-se substituio eventual do Presidente, VicePresidente e Corregedor-Geral, por motivo de impedimento, ausncia, licena ou frias, ressalvado o caso de vacncia estabelecido no artigo 69 desta Lei. Art. 21 - Os membros do Conselho da Magistratura, exceto o Presidente, nos casos de licena ou impedimento, sero substitudos por outros Desembargadores na ordem decrescente de antigidade. Art. 22 - Em caso de afastamento, a qualquer ttulo, por perodo superior a trinta (30) dias, os feitos em poder do Desembargador afastado e aqueles em que tenha lanado relatrio, como os que ps em mesa para julgamento, sero redistribudos aos demais membros do rgo Judicante, mediante oportuna compensao. Os feitos, em que for revisor, passaro ao substituto legal. Diferentemente do art. 23, nesses casos, caso o desembargador esteja afastado de suas atribuies por perodo superior a 30 (trinta) dias, sero redistribudos para outros membros do rgo julgador. Exemplo: caso o desembargador Fbio que faz parte de 2 Cmara Isolada Criminal, cmara esta que possui outros dois desembargadores, entre de licena-mdica por trs meses, os processos em seu poder sero redistribudos para os demais membros da cmara, quando ele voltar, retornaro outros processos na mesma quantidade, por isso que existe no texto do art. 22 esta expresso mediante oportuna compensao. 1. O julgamento que tiver sido iniciado prosseguir, completando-se os votos j proferidos, ainda que o Desembargador afastado seja o relator. 2. Somente quando indispensvel, para decidir nova questo surgida no julgamento, ser dado substituto ao ausente, cujo voto, ento, no se computar. Art. 23 - Quando o afastamento do Desembargador for por perodo igual ou superior a trs (03) dias, sero redistribudos, mediante oportuna compensao, os habeas-corpus, os mandados de segurana, os habeasdata e os feitos que, consoante fundada reclamao do interessado, exijam soluo urgente. Pargrafo nico - Em caso de vaga no Tribunal de Justia, ressalvados os processos mencionados neste artigo, os demais sero distribudos ao nomeado para prov-la. Cuidado, caso um desembargador esteja afastado de suas atribuies de julgador por perodo igual ou superior a 3 (trs) dias, e com ele estejam esperando julgamento as chamadas AES URGENTES (HABEAS CORPUS, HABEAS DATA E MANDADO E SEGURANA), tais aes devero ser imediatamente redistribudas para outro julgador, no podendo esperar o atual retornar. Art. 24 - Para compor o quorum do julgamento, o Desembargador, nos casos de ausncia ou impedimento legais, ser substitudo por Desembargador de outra Cmara, na ordem de antigidade, ou se possvel, por Juiz de Direito de 2 Entrncia, convocado pelo Presidente do Tribunal de Justia. Agora, um desembargador poder ser substitudo por um Juiz de Direito pelo Presidente do Tribunal (e no o Presidente da Cmara Isolada), podendo convocar apenas o juiz mais antigo e no escolher aleatoriamente. Pargrafo nico - O Juiz de Direito, convocado nos termos deste artigo, receber os processos do Desembargador substitudo, somente ficando a eles vinculado, at final julgamento, se esta substituio for superior a trinta (30) dias, exceto nos casos de convocao com jurisdio restrita. IMPEDIMENTO E SUSPEIO: Quando a lei fala que um desembargador est impedido legalmente de julgar um processo, significa que ele se encaixa em algum caso de suspeio ou impedimento, ou seja, se o desembargador se encontrar em algum casos abaixo do Cdigo de Processo Civil, (observem que nos casos abaixo) o Juiz/ Desembargador, ao julgar, no ter a total IMPARCIALIDADE, obrigatria para cada magistrado: Art. 134. defeso ao juiz exercer as suas funes no processo contencioso ou voluntrio: I - de que for parte; II - em que interveio como mandatrio da parte, oficiou como perito, funcionou como rgo do Ministrio Pblico, ou prestou depoimento como testemunha; III - que conheceu em primeiro grau de jurisdio, tendo-lhe proferido sentena ou deciso;

13

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

IV - quando nele estiver postulando, como advogado da parte, o seu cnjuge ou qualquer parente seu, consangneo ou afim, em linha reta; ou na linha colateral at o segundo grau; V - quando cnjuge, parente, consangneo ou afim, de alguma das partes, em linha reta ou, na colateral, at o terceiro grau; VI - quando for rgo de direo ou de administrao de pessoa jurdica, parte na causa. Pargrafo nico. No caso do no IV, o impedimento s se verifica quando o advogado j estava exercendo o patrocnio da causa; , porm, vedado ao advogado pleitear no processo, a fim de criar o impedimento do juiz. Art. 135. Reputa-se fundada a suspeio de parcialidade do juiz, quando: I - amigo ntimo ou inimigo capital de qualquer das partes; II - alguma das partes for credora ou devedora do juiz, de seu cnjuge ou de parentes destes, em linha reta ou na colateral at o terceiro grau; III - herdeiro presuntivo, donatrio ou empregador de alguma das partes; IV - receber ddivas antes ou depois de iniciado o processo; aconselhar alguma das partes acerca do objeto da causa, ou subministrar meios para atender s despesas do litgio; V - interessado no julgamento da causa em favor de uma das partes. CUIDADO: os casos de SUSPEIO e IMPEDIMENTOS tambm so aplicveis aos servidores pblicos, conforme pargrafo nico do art. 138 do Cdigo de Processo Civil: Pargrafo nico. Poder ainda o juiz declarar-se suspeito por motivo ntimo. Art. 138. Aplicam-se tambm os motivos de impedimento e de suspeio: I - ao rgo do Ministrio Pblico, quando no for parte, e, sendo parte, nos casos previstos nos. I a IV do art. 135; II - ao serventurio de justia; III - ao perito; IV - ao intrprete.

SEO IV Do Funcionamento do Tribunal Pleno Art. 25 - O Tribunal Pleno funcionar com a presena mnima da maioria absoluta de seus membros desimpedidos.

14

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

O Tribunal Pleno nada mais do que reunies com a presena de todos os desembargadores do TJAM, ou seja, todos os 19 membros. Agora, para que esta reunio acontea necessria a presena mnima da maioria absoluta dos membros desimpedidos do Tribunal. Quando a lei fala MAIORIA ABSOLUTA necessria a presena de 50% dos desembargadores mais um, ou seja, necessria a presena de no mnimo 11 desembargadores desimpedidos para votao dos processos.

Pargrafo nico - O Tribunal Pleno ser secretariado pelo Secretrio Geral do Tribunal de Justia. Todas as reunies do Tribunal Pleno sero secretariadas por um servidor pblico, que ser chamado de SECRETRIO GERAL DO TRIBUNAL DE JUSTIA, pessoa responsvel por ajudar na conduo os trabalhos do Pleno e principalmente fazer a contagem dos votos em cada votao de processos. Este Secretrio Geral nada mais do que um servidor pblico escolhido e nomeado pelo Presidente do Tribunal de Justia, sendo atualmente o Dr. Juscelino Kubitschek de Arajo. O Secretrio Geral possui como principal atribuio auxiliar o Presidente do TJAM durante a sesso do Tribunal Pleno, possuindo assento inclusive na mesa de julgamento ao lado esquerdo do presidente. Art. 26 - O Tribunal Pleno, as Cmaras Reunidas e as Cmaras Isoladas realizaro uma sesso ordinria por semana, conforme dispuser o Regimento Interno. Pargrafo nico - Podero os rgos, indicados no caput deste artigo, se reunir extraordinariamente, na forma estabelecida no Regimento Interno. Sesso Ordinria: aquela realizada no dia em que for determinado pelo Regimento Interno do Tribunal de Justia, sendo os seguinte dias: a) Tribunal Pleno: teras-feiras b) Cmaras Isoladas Cveis e Criminais: segundas-feiras c) Cmaras Reunidas: quintas-feiras d) Conselho da Magistratura: teras-feiras aps a reunio do Pleno. Sesso Extraordinria: aquela realizada em outro dia sem ser aquele determinado, tais reunies extraordinrias sero convocadas de acordo com esquema abaixo: a) Tribunal Pleno: Presidente do TJAM b) Cmaras Isoladas Cveis e Criminais: Presidente das Cmaras c) Cmaras Reunidas: Vice-presidente d) Conselho da Magistratura: Presidente do TJAM

Art. 27 - O Tribunal Pleno ser presidido pelo Presidente do Tribunal as Cmaras Reunidas, pelo Vice-Presidente e as Cmaras Isoladas, por um de seus membros, eleito nos termos do art. 54 desta Lei.

15

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

SEO V Da Competncia do Tribunal Pleno SUBSEO I As reunies do Tribunal Pleno so realizadas com todos os desembargadores (19), reunidos conforme imagem abaixo e parece muito com aquele desenho animado da Liga da Justia onde tinha todos os super-heris, por isso, depois desta historinha ficou fcil lembrarmos das competncias do Tribunal Pleno, basta lembrar que aqui no Amazonas temos a:

LIGA DA JUSTIA DAS AMRICAS L - Competncia Legislativa para propor aes junto ao Poder Legislativo J - Competncia Jurisdicional onde o Tribunal Pleno julgar os processos de sua competncia. A - Competncia Administrativa, que se divide em administrativa originria e administrativa recursal, conforme estudaremos a seguir.

Da Competncia do Processo Legislativo Externo COMPETNCIA LEGISLATIVA DO TRIBUNAL PLENO O Tribunal Pleno possui competncia, atravs de seu Presidente para propor aes junto ao Poder Legislativo Estadual (Assemblia Legislativa). Tal competncia funciona da seguinte forma:

enviado para a Assemblia Legislativa, caso reprovado ser arquivado. Lembre-se que o Tribunal de Justia s poder encaminhar projetos de acordo com o artigo 28 da LC n 17/97, com destaque especial para as alneas em negrito. Art. 28 - Compete ao Tribunal Pleno, atravs do seu Presidente, propor ao Poder Legislativo: I - A organizao e a diviso judiciria; II - Observado o disposto no artigo 169 da Constituio Federal: a) a alterao do nmero de seus membros e dos Juzes de 1 Instncia; b) a criao e a extino de Juzos de primeiro grau, de servios auxiliares e de Juizados de Paz; c) a fixao de vencimentos dos Magistrados, dos servidores de justia e dos rgos que lhe forem vinculados. III - A aprovao ou alterao do Regimento de Custas. SUBSEO II Do Regimento Interno Art. 29 - Ao Tribunal Pleno, como rgo mximo da Administrao Superior do Poder Judicirio, compete elaborar seu Regimento Interno, com observncia das normas de processo e das garantias processuais das partes, dispondo sobre a competncia e o funcionamento dos respectivos rgos jurisdicionais e administrativos.

16

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

SUBSEO III Da Competncia Jurisdicional Principal funo do Poder Judicirio, promover JULGAMENTOS. Neste tpico iremos analisar item por item das competncias do Tribunal Pleno.

Art. 30 - Ao Tribunal Pleno compete: I - Declarar, pelo voto da maioria absoluta de seus membros, a inconstitucionalidade de Lei ou ato normativo do Poder Pblico, nos casos de sua competncia originria e nos que para esse fim lhe forem remetidos pelos demais rgos Julgadores do Tribunal; o Tribunal Pleno pode, desde que por deciso da MAIORIA ABSOLUTA de seus membros , declarar a inconstitucionalidade de Lei ou Ato Normativo do Poder Publico.

II - Processar e julgar, originariamente: Esta expresso ORIGINARIAMENTE significa que os processos das hipteses abaixo iro comear diretamente pelo Tribunal de Justia, ou seja, se algum desejar entrar com uma ao dos casos abaixo, dever ingressar com a ao no protocolo do TJAM. a) as representaes de inconstitucionalidade de leis ou atos normativos estaduais e municipais contestados em face da Constituio Estadual; Inconstitucionalidade (Maioria Absoluta) - contestados em face da Constituio Estadual CUIDADO, CUIDADO, CUIDADO, PEGADINHA, na prova pode vim que o Tribunal de Justia do Amazonas poder declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Pblico em face da Constituio Federal, a alternativa vai estar errada, pois qualquer interpretao da Constituio Federal cabe ao Supremo Tribunal Federal - STF e no ao TJAM, a este cabe apenas interpretar sobre a constitucionalidade estadual. Lei: Estadual ou Municipal Ato Normativo: Estadual ou Municipal

b) as representaes para interveno em Municpios; Cabe ao Tribunal de Justia do Amazonas julgar sobre as intervenes em municpios. CUIDADO - PEGADINHA, intervenes em Estados cabe novamente ao Supremo Tribunal Federal - STF e no ao TJAM.

17

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

c) o Habeas-data e o mandado de segurana contra os atos do Governador do Estado, do Vice-Governador, da Mesa Diretora e da Presidncia da Assemblia Legislativa do Estado, do Presidente e dos Conselheiros do Tribunal de Contas do Estado; do Procurador-Geral da Justia, do Corregedor-Geral do Ministrio Pblico, do Procurador-Geral do Estado, do Defensor Pblico Geral do Estado e o do prprio Tribunal, do seu Presidente, do seu Vice-Presidente e do Corregedor-Geral de Justia; d) os mandados de injuno contra omisso das autoridades referidas na alnea anterior; HD - MS - MD (CUIDADO neste esquema no est incluso o Habeas Corpus) Bom, eu ainda tenho um macetezinho que me ajudou muito quando estava me preparando para este mesmo concurso do Tribunal de Justia, trata-se de uma frase com todas estas autoridades acima, na hora da prova ajuda: O GOVERNADOR esta chamando a ALE e o TCE para PROCURAR na JUSTIA e no ESTADO a sua DEFESA no TRIBUNAL DE JUSTIA. e) nos crimes comuns e de responsabilidade, o Vice-Governador, Deputados Estaduais, Juzes Estaduais, os membros do Ministrio Pblico, os Prefeitos Municipais, ressalvada a competncia da Justia Eleitoral; (ASSENTAMENTO REGIMENTAL N 2/1993) f) os crimes contra a honra, em que forem querelantes quaisquer das pessoas referidas na alnea b; CRIMES COMUNS E RESPONSABILIDADE: Vice-governador (CUIDADO PEGADINHA, no competncia do Tribunal de Justia o julgamento de crimes comuns e de responsabilidade do Governador de Estado, cabendo ao Superior Tribunal de Justia, observem que nesta hiptese no do STF e sim do STJ). Deputados Estaduais (CUIDADO PEGADINHA, tambm no competncia do Tribunal de Justia julgar crimes comuns e de responsabilidade dos deputados federais, apenas dos deputados estaduais) Juzes de Direito Estaduais (CUIDADO, no competncia do Tribunal de Justia julgar os juzes federais) Membros do Ministrio Pblico OBS: Agora prestem ateno, caso alguma autoridade acima cometa algum ato envolvendo questes da Justia Eleitoral, o processo ser remetido para a mesma. Aqui nesta hiptese encontramos um erro de redao, onde segundo a Lei, ser competncia do Tribunal de Justia o julgamento de crimes contra honra contra as pessoas referidas na alnea b, contudo a alnea b, fala de interveno nos municpios, portanto, o certo seria pessoas da alnea c. g) os Habeas-corpus nos processos, cujos recursos forem de sua competncia, ou quando o coator ou paciente for autoridade diretamente sujeita sua jurisdio; Sobre o Habeas Corpus, ao constitucional que visa proteger o direito de locomoo, o mesmo ser interposto diretamente no Tribunal de Justia, quando a autoridade que determinou a priso ou manteve a priso ilegal for diretamente ligada ao Tribunal de Justia, como, por exemplo, um juiz de direito de qualquer comarca. h) as aes rescisrias de seus julgados; Aes rescisrias so aquelas onde a deciso de um juiz ou tribunal foi equivocada, podendo a parte prejudicada impetrar a referida ao, lembre-se que ser competncia originria do TJAM as aes rescisrias dos julgamentos do Tribunal Pleno. i) as revises criminais nos processos de sua competncia; Revises criminais so recursos interpostos por uma das partes no processo, onde as revises criminais sero interpostas originariamente no TJ, apenas contra os processos de sua competncia. j) os embargos aos seus acrdos; Embargos de declarao so interpostos quando a deciso de um juiz ou de um tribunal est, por exemplo, obscura ou contraditria, ou seja, as partes no conseguiram entender se a deciso foi favorvel ou contrria,

18

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

justo por isso, podem ser interpostos os chamados embargos de declarao, para que a autoridade que promoveu a deciso se explique. Os embargos de declarao contra os acrdos do Tribunal Pleno sero interpostos no prprio Pleno. k) a execuo da sentena nas causas de sua competncia originria, facultada a delegao de atribuies para a prtica de atos processuais; l) a reclamao para a preservao de sua competncia e garantia da autoridade de suas decises; m) as reclamaes quanto ao modo de execuo de seus acrdos; n) os conflitos de competncia entre as Cmaras Reunidas, Cmaras Cveis e Criminais Isoladas, e o Conselho da Magistratura; Interessante este inciso, se existir algum conflito de competncia entra as Cmaras Isoladas, Cmaras Reunidas e o Conselho da Magistratura, este conflito ser solucionado pelo Tribunal Pleno . o) as suspeies opostas aos Desembargadores, ao Procurador-Geral de Justia ou aos Procuradores de Justia; Sobre as suspeies j falamos acima do que vem a ser, mas apenas para relembrarmos, so situaes onde os juzes e desembargadores perdem a sua imparcialidade, agora, caso o prprio juiz ou desembargador no se declare suspeito a parte do processo prejudicada poder opor a suspeio do juiz ou desembargador, ou at mesmo do Procurador Geral de Justia e Procuradores de Justia. p) as representaes contra os membros do Tribunal, por excesso de prazo previsto em Lei (Cdigo de Processo Civil, Art. 199); Autos extraviados so processos perdidos que devero ser devidamente recuperados, hoje com a implementao dos processos digitais est mais difcil perder um processo. q) a restaurao de autos extraviados ou destrudos, quando o processo for de sua competncia; r) os agravos ou outros recursos admissveis de despacho proferidos, nos feitos de sua competncia, pelo Presidente do Tribunal; s) as suspeies opostas aos Juzes. III - Julgar, em grau de recurso: a) os embargos infringentes opostos aos acrdos das Cmaras Reunidas, em aes rescisrias e os recursos de despachos que no os admitirem; b) os agravos de despachos do Presidente que, em mandado de segurana, ordenarem a suspenso da execuo de medida liminar, ou de sentena que a houver concedido. Aqui neste inciso, o Tribunal de Justia ir julgar os referidos casos abaixo em grau de recurso, ou seja, um juiz primeiramente ir praticar um ato decisrio, cabendo a parte prejudicada impetrar o recurso diretamente ao Tribunal Pleno, CUIDADO, apenas nesses dois casos (a, b) o recurso ir para o Tribunal Pleno. Pargrafo nico - O mandado de segurana, o Habeas-data, o Habeas-corpus e o Mandado de Injuno da competncia originria do Tribunal de Justia tero prioridade de julgamento. Pargrafo nico (CAIU NA PROVA DO TJ/AM DE 2005) HC HD MS MI de competncia originria do TJAM tero PRIORIDADE DE JULGAMENTO. SUBSEO IV Da Competncia Administrativa Originria Esta competncia do Tribunal de Justia no tem relao com o julgamento de litgios (processos), mas com a simples administrao do tribunal. Art. 31 - Em matria administrativa, compete ao Tribunal Pleno: Casos onde a situaes administrativas sero julgadas diretamente pelo Pleno do Tribunal.

19

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

I - Processar e julgar os procedimentos administrativos instaurados para a apurao de incapacidade dos Magistrados; II - Aposentar os Magistrados e os servidores da Justia; III - Aprovar a proposta oramentria anual do Poder Judicirio Estadual; IV - Solicitar, quando cabvel, a interveno federal no Estado, nas hipteses de sua competncia; V - Organizar, mediante Regulamento, os servios de sua Secretaria, do Conselho da Magistratura, da Corregedoria-Geral de Justia, da Vara da Infncia e da Adolescncia, do Tribunal do Jri, dos Juizados Especiais Cveis e Criminais e demais servios auxiliares do Tribunal, provendo-lhes os cargos, por ato da Presidncia do Tribunal, na forma da Lei; VI - Regulamentar, em carter permanente, atravs de Resolues, os concursos de provas e ttulos para ingresso na Magistratura de Carreira, e nos demais servios auxiliares de Justia; VII - Indicar, por escrutnio secreto, Magistrados, juristas e respectivos suplentes para composio do Tribunal Regional Eleitoral; VIII - Conhecer dos pedidos de remoo e permuta de Juzes, bem assim dos serventurios de justia; IX - Conceder remoo e permuta aos Desembargadores, de uma para outra Cmara; X - Aplicar sanes disciplinares aos Magistrados, sem prejuzo das atribuies do Conselho da Magistratura; XI - Declarar a perda de cargo, a remoo ou a disponibilidade de Desembargadores e Juzes de primeiro grau nos casos e pela forma prevista na Lei; XII - Decidir, mediante resoluo, sobre a denominao de Fruns nas diversas Comarcas; XIII - Organizar a lista para provimento de cargos de Magistrados; XIV - Aprovar as propostas de abertura de crditos adicionais ou suplementares; XV - Conhecer da prestao de contas a ser remetida anualmente ao Tribunal de Contas do Estado; XVI - Deliberar sobre pedido de informao de Comisso Parlamentar de Inqurito; XVII - Aprovar modelos de vestes talares para os Magistrados, Serventurios e Funcionrios da Justia; XVIII - Determinar a instalao de rgos do Tribunal de Justia, de Comarcas, de Varas, de Juizados Especiais Cveis e Criminais, e de Ofcios de Justia; XIX - Apreciar e aprovar Smulas de sua jurisprudncia predominante; XX - Decidir sobre a homologao dos resultados dos concursos realizados pelo Poder Judicirio; XXI - Decidir sobre a homologao dos inscritos nos concursos a serem realizados pelo Poder Judicirio; XXII - Responder a consultas sobre matrias de interesse do Poder Judicirio, assim consideradas previamente pela maioria de seus componentes; XXIII - Tomar conhecimento das sugestes contidas nos Relatrios da Presidncia, da Corregedoria Geral de Justia e dos Juzes de 1 Instncia; XXIV - Declarar a vacncia, por abandono de cargo, na Magistratura e nas Serventias de Justia; XXV - Julgar as dvidas, que no se manifestarem em forma de conflito, em caso de distribuio, preveno, competncia de ordem de servio e, ainda, dirimir as dvidas das Cmaras, rgos Dirigentes do Tribunal de Justia, Desembargadores, Juzes, Serventurios e Funcionrios da Justia, valendo como normativas as decises tomadas; XXVI - Exercer as demais atribuies estabelecidas em Lei, neste Cdigo, no Regimento Interno ou em Regulamento; XXVII- Deliberar sobre outros assuntos encaminhados ao Presidente, desde que o Tribunal Pleno entenda escapar da competncia daquele como rgo de deciso singular. 1. Os Desembargadores indicados para compor o Tribunal Regional Eleitoral sero escolhidos pelo Tribunal Pleno, mediante eleio, pelo voto secreto, dentre os seus membros. 2. Os Juzes de Direito indicados para compor o Tribunal Regional Eleitoral sero escolhidos mediante eleio, por voto secreto do Tribunal Pleno, dentre os Juzes de 2 entrncia. 3. Os Desembargadores e Juzes de Direito indicados para compor o Tribunal Regional Eleitoral, salvo motivo justificado, serviro por dois anos, no mnimo, e nunca por mais de dois binios consecutivos. Os substitutos sero escolhidos na mesma ocasio e pelo mesmo processo, em nmero igual para cada categoria. 4. Os juristas que integraro o Tribunal Regional Eleitoral sero nomeados pelo Presidente da Repblica, dentre seis advogados de notvel saber jurdico e idoneidade moral, indicados pelo Tribunal de Justia, mediante eleio, pelo voto secreto.

20

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

SUBSEO V Da Competncia Administrativa Recursal Casos onde as situaes administrativas sero julgadas pelo Tribunal Pleno, contudo em fase de recurso. Art. 32 - Compete ao Tribunal Pleno processar e julgar os recursos: a) das decises do Conselho da Magistratura; b) de pedidos de licena, frias e vantagens formuladas ao Presidente do Tribunal; c) das decises administrativas sobre licitaes, contratos e alienaes; d) sobre concursos pblicos para provimento de cargos de Juiz Substituto de Carreira, bem como de cargos de pessoal administrativo e auxiliar do Poder Judicirio. SEO VI Do Conselho da Magistratura SUBSEO I Da Sede, Jurisdio, Composio, Eleio e Posse Art. 33 - O Conselho da Magistratura, rgo mximo de disciplina, fiscalizao e orientao da Magistratura de 1 Instncia, dos serventurios e funcionrios da justia, tem sede na capital e jurisdio em todo o Estado do Amazonas. rgo do Tribunal de Justia do Amazonas responsvel: - Disciplinar Magistrados de 1. Instncia - Fiscalizar atuao dos Serventurios - Orientar Funcionrios da Justia Cuidado meus amigos com as pegadinhas, o Conselho da Magistratura apesar de possuir este nome no voltado apenas para os magistrados (juzes), mas tambm para os servidores pblicos do Tribunal. Outro ponto que merece nosso destaque est no fato do Conselho da Magistratura abranger apenas os Juzes de 1Instncia, ou seja, juzes e no desembargadores. A sede do Conselho da Magistratura ser na capital do Estado e com jurisdio em todo Amazonas. Art. 34 - O Conselho ser constitudo do Presidente do Tribunal de Justia, que o presidir, do Vice-Presidente, do Corregedor Geral de Justia e de dois (2) Desembargadores, sendo um (1) das Cmaras Cveis e um (1) das Cmaras Criminais, eleitos na forma prevista no 3. do artigo 66 deste Cdigo. 1. Na sesso a que se refere o caput deste artigo, o Tribunal eleger dois (2) suplentes, que sero convocados para substituir os Conselheiros em seus impedimentos, licenas e frias de acordo com a respectiva antigidade, procedendo-se outras substituies se necessrio, obedecido o mesmo critrio. Sero escolhidos dois desembargadores suplentes, para ser convocado para substituir os conselheiros em seus impedimentos, licenas e frias, o critrio de escolha ser o de antiguidade. 2. Os Desembargadores eleitos para completar o Conselho da Magistratura, tomaro posse na primeira sesso ordinria desse rgo, aps o trmino do mandato dos seus antecessores. 3. As sesses do Conselho sero secretariadas pelo Secretrio do Conselho da Magistratura. 4. O Conselho reunir-se- em sesso ordinria, uma vez por semana, na conformidade de tabela anualmente fixada por sua Presidncia, e, extraordinariamente, quando convocado por seu Presidente, nos termos do Regimento Interno. A reunio do Conselho da Magistratura ser uma vez por semana, de acordo com uma tabela anualmente fixada por sua Presidncia e extraordinariamente, nos casos de reunies fora da pauta. CUIDADO, no esquea se cair na prova: Qual rgo do Tribunal de Justia tem a sua tabela fixada anualmente? A resposta ser o Conselho da Magistratura, pois ele o nico com essa caracterstica.

21

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

5. O Procurador Geral de Justia oficiar junto ao Conselho da Magistratura, podendo requerer o que julgar necessrio, inclusive a convocao de sesso extraordinria. Outro ponto importante do Conselho da Magistratura que destaca ele dos demais, est o fato do Procurador Geral de Justia atuar junto ao conselho, podendo inclusive requerer, se necessrio, a convocao de sesso extraordinria, claro que o deferimento deste requerimento ficar a cargo do Presidente do Tribunal de Justia que quem preside o Conselho da Magistratura. Art. 35 - O Regimento Interno do Conselho definir suas atribuies e competncia e estabelecer o procedimento respectivo, observadas as disposies deste Cdigo. Art. 36 - As sesses do Conselho sero abertas, podendo o Presidente, se o interesse pblico o exigir, bem como para resguardar a dignidade, a garantia e a independncia de Magistrado em julgamento, limitar a presena de determinados atos s prprias partes e a seus advogados, ou somente a estes, e as suas decises so tomadas por maioria de votos, inclusive do Presidente, que ter voto de qualidade. 1. Da resenha dos trabalhos enviada publicao, no dever constar o nome do Juiz, quando ele for punido, evitando-se, assim, qualquer referncia que possa identific-lo. 2. As medidas disciplinares sero tomadas pelo voto da maioria absoluta de seus membros. Uma coisa importante do Conselho da Magistratura est no fato de qualquer punio a ser aplicada a um Juiz de Direito, no pode identificar a pessoa do juiz na imprensa oficial, ou seja, o nome do juiz que est sendo punido no pode constar no Dirio Oficial, a mesma coisa no acontece com os servidores pblicos, estes quando punidos devem ter seus nomes divulgados na imprensa oficial. Art. 37 - O Conselho reunir-se-, independentemente de convocao por edital; seus sesses sero realizadas em conselho; seus julgamentos e deliberaes sero tornados pblicos, atravs do Dirio da Justia, resguardados, quando possvel, as pessoas e cargos a que se refiram, para permitir pedidos de reconsiderao ou recurso ao Tribunal Pleno. 1. Os assuntos da competncia do Conselho sero distribudos pelo Presidente, mediante sorteio. 2. Os julgamentos sero reduzidos a acrdos. 3. Quando a deciso no for unnime, caber, no prazo de cinco dias, pedido de reconsiderao, a ser distribudo a outro relator. PEDIDO DE RECONSIDERAO Possvel apenas quando a deciso do Conselho da Magistratura for no unnime, ou seja, digamos que 2 membros votaram pela absolvio de um servidor faltoso e 3 membros votaram pela condenao, sendo esta deciso a vencedora, o servidor poder em 5 cinco dias entrar com um pedido de reconsiderao da deciso, podendo algum julgador que votou pela condenao mudar seu voto, ocasionando a absolvio. Cuidado, este pedido s possvel se a deciso for no unnime. Art. 38 - Os rgos de segunda instncia comunicaro ao Conselho as sanes impostas a Magistrados, bem como erros e irregularidades por eles praticados, para anotao e adoo das providncias exigidas. Art. 39 - O Conselho reunir-se- com a presena mnima de trs (3) de seus membros. Qurum Mnimo de presena do Conselho da Magistratura ser de 3 membros, na realidade a mesma coisa que a maioria absoluta, contudo, a lei achou por bem colocar a quantidade diretamente. SUBSEO II Da Competncia Originria Art. 40 - Compete ao Conselho da Magistratura originariamente: a) exercer a inspeo superior da magistratura e manter a disciplina nos rgos de Primeira Instncia, determinando correes e sindicncias; b) reexaminar, em grau de recurso, deciso do Juiz da Infncia e da Juventude; c) julgar habeas-corpus em favor de menores de dezoito (18) anos, quando a coao partir de autoridade judiciria; Esta alnea foi cobrada no concurso do TJAM em 2005.

22

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

d) processar e julgar representao contra Juzes, inclusive na hiptese prevista no art. 198 do Cdigo de Processo Civil; e) aplicar aos Juzes de Primeira Instncia, em processo regular, assegurada a ampla defesa, as penas disciplinares de advertncia, censura e suspenso at trinta (30) dias, encaminhando ao Tribunal Pleno os casos em que couber pena de maior gravidade, previstas em Lei; f) conhecer de recursos de atos ou decises de Corregedor Geral de Justia; g) julgar recurso de pena disciplinar imposta por Juiz de Primeira Instncia; h) julgar recursos de decises de Juzes de Primeira Instncia, referentes a reclamaes sobre percepo de custas ou emolumentos, bem como de dvidas suscitadas pelos auxiliares de justia e do Frum Extrajudicial; i) representar ao Procurador Geral de Justia quando, em autos ou documentos que conhecer, houver indcios de crime de ao pblica, ou falta imputvel a membro do Ministrio Pblico; j) elaborar o seu Regimento Interno; k) julgar as representaes formuladas contra Juzes de Primeira Instncia, assim como instaurar processo disciplinar contra eles, observado o disposto na alnea e deste artigo; l) conhecer dos recursos das decises dos Juzes Criminais sobre servios externos de presos. SUBSEO III Do Processo Disciplinar no Conselho da Magistratura Art. 41 - O Conselho da Magistratura, sempre que tiver conhecimento de irregularidades ou faltas funcionais praticadas por Juzes de 1 Instncia, tomar as medidas necessrias sua apurao. Art. 42 - O processo ter incio por determinao do Conselho da Magistratura, de ofcio, ou vista de representao formulada por qualquer autoridade, reduzida em petio devidamente fundamentada, e acompanhada dos elementos comprobatrios das alegaes, e de testemunhas, se for o caso, at o nmero de cinco (5). Pargrafo nico - Quando no proveniente de autoridade, a representao dever ser apresentada por advogado regularmente inscrito na OAB, com poderes expressos no instrumento do mandato. Art. 43 - Distribuda a representao, poder o Relator: I - Mandar arquiv-la de plano, quando manifestamente infundada e inepta, ou faltar qualidade ao seu subscritor; II - Propor ao Conselho da Magistratura o arquivamento liminar, ao considerar manifesta a sua improcedncia. Art. 44 - No sendo arquivada liminarmente a representao, ou no caso de procedimento de ofcio, observar-se- o seguinte: I - O relator notificar o representado para, no prazo de quinze dias (15), produzir defesa, podendo apresentar provas e arrolar testemunhas at o mximo de cinco (5); II - Encerrada a instruo, o relator dar vista dos autos, pelo prazo de quinze (15) dias, ao Procurador-Geral de Justia, e depois, por igual prazo, para o representado, a fim de oferecerem alegaes finais; III - Decorridos os prazos aludidos no inciso anterior, o Relator, dentro de vinte (20) dias, impreterivelmente, dever levar o feito a julgamento na primeira reunio do Conselho, que se seguir, o qual decidir, inclusive, sobre a remessa dos autos ao Tribunal Pleno se couber pena de maior gravidade, que no aquelas previstas na letra e, do artigo 40 deste Cdigo. Art. 45 - O processo ter carter sigiloso e no dever ultrapassar o prazo de noventa (90) dias para a sua concluso. Art. 46 - A representao que versar sobre abuso de autoridade, insusceptvel de recurso previsto em Lei, dever ser apresentada no prazo de cinco (05) dias, contados da cincia do ato impugnado, ouvido sempre, em igual prazo, o Magistrado, seguindo-se o procedimento definido no artigo 42 deste Cdigo, se no arquivada de plano, consoante o permissivo do art. 43, incisos I e II desta Lei. Art. 47 - Das decises do Conselho da Magistratura, caber recurso voluntrio para o Tribunal Pleno, dentro de quinze (15) dias, contados da data da intimao da deciso. Pargrafo nico - A pena de suspenso, aplicada pelo Conselho da Magistratura aos Juzes de Primeira Instncia, no poder ultrapassar trinta (30) dias.

23

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

SEO VII Das Cmaras Reunidas SUBSEO I Todos os membros do Tribunal de Justia, EXCETO O PRESIDENTE E O CORREGEDOR, integram alguma das Cmaras Isoladas. No se esqueam desse esquema: 19 Desembargadores (2 dos estaro fora das Cmaras Isoladas e Reunidas, sendo o Presidente do TJAM e o Corregedor Geral) ____________________________________________________ = 17 Desembargadores nas Cmaras, inclusive o vice-presidente Do Funcionamento Art. 48 - As Cmaras Reunidas compor-se-o por Desembargadores integrantes das Cmaras Cveis e Criminais Isoladas, sendo presididas pelo Vice-Presidente do Tribunal de Justia. Art. 49 - As Cmaras Reunidas funcionaro com a presena mnima de metade mais um de seus membros. Trata-se de reunies com a presena de todos os desembargadores das Cmaras Isoladas Cveis e Criminais, sendo os trabalhos comandados pelo Vice-presidente do Tribunal de Justia. Questo super importante para a nossa prova de concurso est no fato das reunies das Cmaras Reunidas possurem o qurum mnimo de 50% mais um de seus membros para poder acontecer, diferentemente do que acontece com as Cmaras Isoladas onde necessria a presena de todos os membros da cmara. QURUM MNIMO DAS CAMARAS REUNIDAS: 50% + 1 SUBSEO II Da Competncia Jurisdicional Art. 50 - Compete s Cmaras Reunidas: I - Processar e julgar: a) as aes rescisrias de seus acrdos e das Cmaras Isoladas, bem como das sentenas de Primeira Instncia; b) as habilitaes incidentes, nas causas sujeitas ao seu conhecimento; c) os agravos e outros recursos cabveis de despachos proferidos nos feitos de sua competncia, pelo Presidente ou Relator; d) a restaurao de autos extraviados ou destrudos, em feitos de sua competncia; e) as revises criminais e os recursos dos despachos que as indeferirem in limine (Cd. de Proc. Penal, artigo 625, 3); f) os embargos de nulidade e infringentes do julgado; g) os embargos de declarao opostos a seus acrdos; h) os pedidos de desaforamento; i) as reclamaes contra atos pertinentes execuo de seus acrdos; j) os conflitos de jurisdio entre as Cmaras Isoladas; II - Julgar: a) as suspeies, nos casos pendentes de sua apreciao, bem como aquelas opostas a Juzes de Primeira Instncia; b) em instncia nica, nos termos da legislao militar, os processos de indignidade para o oficial ato ou de incompatibilidade com o mesmo, oriundos do Conselho da Justia Militar; c) a deciso sobre a perda da graduao do praa da Polcia Militar, quando condenado pena privativa de liberdade superior a dois anos, pela prtica de crime militar ou comum; d) os incidentes de uniformizao de jurisprudncia (Art. 476, do Cdigo de Processo Civil), nos feitos da competncia das Cmaras Reunidas; e) os Mandados de Segurana, Habeas-corpus e Habeas-data contra atos dos Prefeitos Municipais, das Cmaras Municipais, de seus Presidentes, e de Secretrios de Estado; f) os mandados de segurana contra atos de Juzes; g) os recursos de sentenas proferidas em mandado de segurana pelos Juzes de Primeira Instncia; h) os conflitos de competncia ou de atribuies entre Juzes Cveis ou Criminais, ou entre estes e autoridades administrativas. III - Executar, no que couber, suas decises, podendo delegar a inferior instncia a prtica de atos no decisrios.

24

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

SEO VIII Das Cmaras em Geral SUBSEO I Da organizao, competncia e funcionamento Art. 51 - Os membros do Tribunal de Justia, excludos o Presidente e o Corregedor Geral de Justia, sero distribudos em 05 (cinco) Cmaras Isoladas, com 03 (trs) Membros cada, exceo da 1. e 2. Cmaras Cveis, que sero integradas por 4 (quatro)Desembargadores, as quais tero as seguintes denominaes: I - 1. Cmara Cvel; II - 2. Cmara Cvel; III - 3. Cmara Cvel; IV - 1. Cmara Criminal; V - 2. Cmara Criminal. (Modificado pela Lei Complementar n. 36/2004.) Art. 52 - Compete s Cmaras, em geral: I - Processar e julgar: a) os embargos de declarao opostos aos seus acrdos; b) a restaurao de autos desaparecidos, quando pendentes de julgamento; c) as reclamaes contra atos pertinentes execuo de seus julgados; II - Executar, por seu Presidente, as decises em causa de sua competncia originria; III -Comunicar autoridade judiciria competente, para fins de apurao de responsabilidade, as faltas cometidas por Juzes, Serventurios e Funcionrios da Justia; IV - Representar ao Procurador-Geral de Justia quando, em autos ou documentos de que conhecer, houver indcios de crime de ao pblica; V - Mandar riscar as expresses ofensivas ou desrespeitosas encontradas nos autos sujeitos ao seu julgamento; VI - Resolver as dvidas suscitadas por seu Presidente, por qualquer de seus Membros ou pelo rgo do Ministrio Pblico, relativamente ordem dos trabalhos. Art. 53 - As Cmaras Isoladas deliberaro com a presena de todos os seus Membros, inclusive o Presidente. Art. 54 - As Cmaras Isoladas sero presididas por um (1) de seus Membros, eleito por perodo de dois anos, na primeira reunio ordinria que suceder posse dos novos dirigentes do Tribunal, vedada a reeleio. Pargrafo nico - A eleio far-se- independentemente de convocao especial, em escrutnio secreto, considerando-se eleito o que obtiver maioria dos votos, sendo que, no caso de empate, o Presidente desempatar votando pela segunda vez . As reunies das Cmaras Isoladas devem ser realizadas com a presena de TODOS OS MEMBROS DA CAMARA, INCLUSIVE O PRESIDENTE. O Presidente a Cmara ser o responsvel por comandar as reunies, o mesmo ser eleito para um perodo de 2 anos, SEM DIREITO A REELEIAO. As eleies para as Cmaras Isoladas sero feitas na primeira reunio ordinria aps a posse dos novos dirigentes do Tribunal (Presidente, Vice-presidente e Corregedor). MEMORIZE LEMBRETE DA ELEIAO PARA PRESIDENTE DA CAMARA:

maior nmero de votos, no caso de empate o Presidente votar pela segunda vez; reeleio.

Art. 55 - O Presidente de Cmara, em suas faltas ou impedimentos, ser substitudo pelo Desembargador que o seguir em antigidade, dentre os integrantes da prpria Cmara.

25

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

Lembre-se que alm das competncias acima, o Presidente da Cmara Isolada tambm ter processos distribudos para julgamento, portanto ir acumular trabalho exercendo a funo de Presidente e tambm de Desembargador da Cmara, por isso, que na prtica ningum quer ser presidente de cmara pela quantidade de trabalho. Caso ocorra algum impedimento ou falta do Presidente durante a reunio da Cmara Isolada, o mesmo ser substitudo pelo desembargador mais antigo da cmara. Art. 56 - Aos Presidentes de Cmaras compete: I - Dirigir e manter a regularidade dos trabalhos e das reunies, pela forma determinada no Regimento Interno do Tribunal de Justia; II - Fazer a distribuio dos feitos aos Relatores; III - Designar dia para julgamento dos feitos, organizar e fiscalizar a pauta das reunies, assinando os acrdos com o Juiz que participar do julgamento como relator; IV - Sustar a deciso do mrito e remeter ao Tribunal Pleno, para julgamento, o processo em que os Juzes conclurem pela inconstitucionalidade da lei ou ato normativo do poder pblico; V - Exigir dos funcionrios da Secretaria do Tribunal a prtica dos atos necessrios ao regular funcionamento da Cmara, e o cumprimento de suas decises, respeitadas as prerrogativas do Presidente do Tribunal de Justia. Art. 57 - As Cmaras reunir-se-o, ordinariamente, uma vez por semana, e, extraordinariamente, quando convocadas por seu Presidente. Art. 58 - Os feitos de competncia das Cmaras isoladas sero distribudos aos seus Membros, inclusive o Presidente. O Desembargador Presidente de cada uma das Cmaras Isoladas tambm receber processos para julgamentos. Art. 59 - Junto a cada Cmara Isolada funcionar pelo menos um Procurador de Justia. Procurador de Justia nada mais do que um membro do Ministrio Pblico. Art. 60 - Os trabalhos das Cmaras sero secretariados por um dos secretrios, designado pelo Presidente do Tribunal. Essa questo foi muito pegadinha na prova do TJAM de 2005, portanto no esquea que a designao do Secretrio de cada uma das Cmaras Isoladas caber ao Presidente do TJAM e no para o Presidente da Cmara. SUBSEO II Das Cmaras Cveis Isoladas 1 Cmara Isolada Cvel - 4 Desembargadores; 2 Cmara Isolada Cvel - 4 Desembargadores; 3 Cmara Isolada Cvel - 3 Desembargadores Art. 61 - As Cmaras Cveis Isoladas funcionaro com a presena de todos os seus membros componentes, na forma estabelecida no Regimento Interno do Tribunal. Qurum Mnimo das Cmaras Isoladas As reunies das Cmaras Isoladas devem ser realizadas com a presena de TODOS OS MEMBROS DA CAMARA, INCLUSIVE O PRESIDENTE. Art. 62 - s Cmaras Cveis Isoladas, alm da competncia genrica prevista no art. 52 deste Cdigo, compete: I - Processar e julgar: a) o Habeas-corpus, quando a priso for civil; Habeas-corpus uma ao necessariamente de matria CRIMINAL, contudo, existe apenas um nico caso onde um HC ser julgado em uma cmara cvel, quando a priso for decorrente de prestao alimentcia.

26

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

b) as reclamaes e quaisquer outros incidentes que ocorram nas causas sujeitas ao seu conhecimento; c) os mandados de segurana contra atos de Procuradores de Justia. II - Julgar: a) os recursos de decises de Juzes do cvel, salvo os de mandado de segurana; b) os recursos de sentena em juzo arbitral; c) os embargos de declarao opostos aos seus acrdos; d) os agravos e outros recursos cabveis de despachos proferidos nos feitos de sua competncia, pelo Presidente ou Relator. SUBSEO III Das Cmaras Criminais Isoladas 1 Cmara Isolada criminal - 3 Desembargadores; 2 Cmara Isolada criminal - 3 Desembargadores. Art. 63 - As Cmaras Criminais Isoladas funcionaro com a presena de todos os seus membros componentes. Pargrafo nico - O funcionamento e as atribuies das Cmaras Criminais Isoladas sero expressos no Regimento Interno do Tribunal. Art. 64 - Os pedidos de Habeas-corpus originrios e recursos de Habeas-corpus sero distribudos entre todos os membros das Cmaras Criminais, inclusive o Presidente. Art. 65 - As Cmaras Criminais, alm da competncia genrica estabelecida no art. 52 deste Cdigo, compete: I - Processar e julgar: a) os pedidos de Habeas-corpus, quando a violncia ou ameaa de coao f or atribuda a Juiz de Primeiro Grau, ressalvada a competncia do artigo 62, I, alnea a; b) os mandados de segurana contra atos de Juiz, em matria criminal; c) nos crimes de responsabilidade, os funcionrios da Secretaria do Tribunal de Justia, inclusive os lotados na Diretoria do Frum de Manaus; d) os prefeitos, ex-prefeitos, Presidentes e ex-Presidentes de Cmara de Vereadores; II - Julgar: a) os recursos das decises dos Juzes criminais, do Tribunal do Jri, dos rgos da Justia Militar Estadual bem como o Habeas-corpus; b) os conflitos de jurisdio entre os Juzes Criminais de Primeiro Grau, assim como os de atribuio entre estes e as autoridades administrativas municipais; c) os embargos de declarao; d) as reclamaes opostas falta de recurso especfico; e) as reclamaes interpostas contra a aplicao das penalidades previstas nos Arts. 801 e 802 do Cdigo de Processo Penal; f) os agravos de despachos proferidos nos feitos de sua competncia, pelo Presidente ou pelo Relator; III - Deliberar sobre o indeferimento liminar de Habeas-corpus, na hiptese do Art. 663 do Cdigo de Processo Penal, em causas de sua competncia. IV - Determinar a realizao do exame previsto no artigo 777 do Cdigo de Processo Penal. QUESTES 1) Marque a alternativa correta: A) O Tribunal de Justia do Amazonas possui 20 membros, ou seja, 19 desembargadores e um Secretrio Geral do Tribunal de Justia. B) O Tribunal de Justia do Amazonas possui 19 membros e funcionar com a maioria simples nas sesses do Tribunal Pleno. C) O Tribunal Pleno, as Cmaras Reunidas e as Cmaras Isoladas realizaro uma sesso ordinria por semana. D) Todas as trs cmaras isoladas cveis possuem 4 desembargadores em cada uma delas. E) Nenhuma das alternativas 2) Marque a alternativa correta A) A 1a Cmara Cvel possuir 3 desembargadores B) A 2a Cmara Cvel possuir 2 desembargadores e mais um desembargador como Presidente. C) A 3a Cmara criminal possuir 3 desembargadores. D) A 1a e 2a Cmara Criminal possuiro 4 desembargadores cada uma delas e a 3a Cmara Criminal possuir 3 desembargadores. E) NDA

27

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

3) Marque a alternativa correta A) O Presidente de uma Cmara Isolada ser escolhido pelo Presidente do Tribunal de Justia por se tratar de um cargo de confiana. B) O Presidente das Cmaras Reunidas ser o Vice-presidente do Tribunal de Justia. C) O Presidente, vice-presidente e o Corregedor no integram Cmaras Isoladas e nem reunidas. D) O Vice-presidente do Tribunal de Justia no integra Cmara Reunida apenas Cmara Isolada. E) NDA 4) Compe o Conselho da Magistratura A) Presidente, Vice-presidente e mais 2 desembargadores, alm de 2 suplentes. B) Presidente, Corregedor e mais 3 desembargadores, alm de 3 suplentes. C) Presidente, Vice-presidente, Corregedor e mais 2 desembargadores, alm de 3 suplentes. D) Presidente, Vice-presidente, Corregedor e mais 2 desembargadores, alm de 2 suplentes E) NDA 5) Marque a alternativa correta A) O Vice-presidente do Tribunal de Justia presidir as reunies das Cmaras Reunidas. B) O Presidente do Tribunal de Justia presidir as Cmaras Reunidas e o Vice-presidente as Cmaras Isoladas. C) Cada Cmara Isolada ter um desembargador como Presidente, eleito para um mandato de 2 anos, admitida a reeleio. D) As reunies das Cmaras Reunidas sero presididas pelo desembargador mais antigo. E) NDA 6) Sobre o tema substituio dos desembargadores, marque a alternativa correta: A) O Presidente do Tribunal de Justia ser substitudo pelo Vice-presidente e este pelo Corregedor nos casos de frias, impedimentos, licena e ausncia. B) O Presidente do Tribunal de Justia apenas poder ser substitudo pelo Vice-presidente nos casos de frias e licena. C) O Presidente do Tribunal de Justia apenas poder ser substitudo pelo Vice-presidente nos casos de impedimentos. D) O Presidente do Tribunal de Justia apenas poder ser substitudo pelo Vice-presidente nos casos de ausncia do mesmo. E) NDA 7) Sobre o tema substituies de desembargadores no Tribunal de Justia do Amazonas, marque a alternativa correta: A) Para compor o qurum no Tribunal Pleno, Cmaras Isoladas e Cmaras Reunidas, quando seus titulares estiverem ausentes ou impedidos de julgar processos, devero ser substitudos por juzes de 2a. Entrncia. B) Para compor o qurum no Tribunal Pleno, Cmaras Isoladas e Cmaras Reunidas, quando seus titulares estiverem ausentes ou impedidos de julgar processos, devero ser substitudos por juzes de 1a. Entrncia. C) Para compor o qurum no Tribunal Pleno, Cmaras Isoladas e Cmaras Reunidas, quando seus titulares estiverem ausentes ou impedidos de julgar processos, podero ser substitudos por outro desembargador, inclusive de outra cmara, na ordem de antiguidade ou se possvel por um juiz de 2a. Instancia. D) Para compor o qurum no Tribunal Pleno, Cmaras Isoladas e Cmaras Reunidas, quando seus titulares estiverem ausentes ou impedidos de julgar processos, podero ser substitudos por outro desembargador, inclusive de outra cmara, na ordem de antiguidade ou se possvel por um juiz de 2a. Entrncia. E) NDA 8) proibido o juiz ou desembargador atuar em processos, devendo declarar-se impedido nos casos abaixo, exceto: A) de que for parte; B) em que interveio como mandatrio da parte, oficiou como perito funcionou como rgo do Ministrio Pblico, ou prestou depoimento como testemunha; C) que conheceu em primeiro grau de jurisdio, tendo-lhe proferido sentena ou deciso;

28

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

D) quando nele estiver postulando, como advogado da parte, o seu cnjuge ou qualquer parente seu, consangneo ou afim, em linha reta; ou na linha colateral at o segundo grau; E) NDA 9) O que acontece com os processos que esto em poder de um desembargador que est afastado de suas atribuies? A) Aguardaro o retorno do desembargador para o devido julgamento, no sendo os mesmos redistribudos em hiptese alguma. B) Caso o afastamento seja superior a 30 dias, os processo sero redistribudos aos demais membros do rgo no qual o desembargador afastado faz parte. C) Sero automaticamente redistribudos aos demais membros do rgo no qual o desembargador faz parte, no importando a quantidade de dias do afastamento. D) Sero redistribudos para os demais membros do rgo no qual o desembargador faz parte e quando ele retornar no haver nenhuma compensao. E) NDA 10) Sobre o tema substituio de desembargadores, marque a alternativa incorreta: A) Quando o desembargador est afastado por perodo igual ou superior a 30 dias e tem em seu poder aes consideradas urgentes (Habeas Corpus, Habeas Data e Mandado de Segurana), os autos devero ser imediatamente redistribudos para outros desembargadores. B) Quando o desembargador est afastado por perodo igual ou superior a 3 dias e tem em seu poder aes consideradas urgentes (Habeas Corpus, Habeas Data e Mandado de Segurana), os autos devero ser imediatamente redistribudos para outros desembargadores. C) Os membros do Conselho da Magistratura, exceto o Presidente, sero substitudos por suplentes no caso de impedimento, licena e frias dos titulares. D) Quando o desembargador afastado for relator de algum processo, estes sero automaticamente redistribudos para o substituto legal determinado pelo Regimento Interno do Tribunal de Justia. E) NDA 11) Sobre o Tribunal Pleno, marque a alternativa correta: A) Para que acontea a reunio do Tribunal Pleno necessria a presena absoluta de todos os 19 desembargadores. B) Para que acontea a reunio do Tribunal Pleno necessria a presena da maioria simples de todos os 19 desembargadores. C) Para que acontea a reunio do Tribunal Pleno necessria a presena da maioria absoluta de seus membros desimpedidos. D) Para que acontea a reunio do Tribunal Pleno necessria a presena de 10 desembargadores. E) NDA 12) Marque a alternativa correta: A) As reunies do Tribunal Pleno sero secretariadas por um dos desembargadores do Tribunal escolhidos pelo critrio da antiguidade. B) As reunies do Tribunal Pleno acontecero duas vezes por semana, podendo extraordinariamente ser convocada uma terceira reunio pelo Presidente do Tribunal de Justia. C) As reunies do Tribunal Pleno acontecero de forma ordinria uma vez por semana conforme o Cdigo de Processo Civil. D) As reunies do Tribunal Pleno acontecero de forma ordinria uma vez por semana conforme o Regimento Interno do Tribunal de Justia. E) NDA 13) O Tribunal Pleno possui como competncia, exceto: A) Competncia para propor aes junto ao Poder Legislativo Federal B) Competncia para propor aes junto ao Poder Legislativo Estadual C) Competncia Jurisdicional D) Competncia Administrativa E) NDA

29

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

14) competncia do Tribunal Pleno propor projetos junto ao Poder Legislativo: A) As representaes para interveno em Municpios; B) Processar e julgar os procedimentos administrativos instaurados para a apurao de incapacidade dos Magistrados; C) Conhecer dos pedidos de remoo e permuta de Juzes, bem assim dos serventurios de justia; D) A aprovao ou alterao do Regimento de Custas. E) NDA 15) Compete ao Tribunal Pleno jurisdicionalmente: A) Propor a fixao de vencimentos dos Magistrados, dos servidores de justia e dos rgos que lhe forem vinculados. B) Processar e julgar, originariamente as suspeies opostas aos Desembargadores, ao Procurador-Geral de Justia ou aos Procuradores de Justia; C) Aposentar os Magistrados e os servidores da Justia; D)Aprovar a proposta oramentria anual do Poder Judicirio Estadual; E) NDA 16) Compete ao Tribunal Pleno em grau de recurso: A) Os agravos de despachos do Presidente que, em mandado de segurana, ordenarem a suspenso da execuo de medida liminar, ou de sentena que a houver concedido. B) Solicitar, quando cabvel, a interveno federal no Estado, nas hipteses de sua competncia; C) Declarar a perda de cargo, a remoo ou a disponibilidade de Desembargadores e Juzes de primeiro grau nos casos e pela forma prevista na Lei; D) Apreciar e aprovar Smulas de sua jurisprudncia predominante; E) NDA 17) Marque a alternativa correta: A) Todos os membros do Tribunal de Justia integram Cmaras Isoladas e Reunidas. B) Todos os membros do Tribunal de Justia integram Cmaras Isoladas e Reunidas, exceto o Presidente e o Vice-presidente. C) Todos os membros do Tribunal de Justia integram Cmaras Isoladas e Reunidas, exceto o Presidente, o Vicepresidente e o Corregedor. D) Todos os membros do Tribunal de Justia integram Cmaras Isoladas e Reunidas, exceto o Presidente e o Corregedor. E) NDA 18) As reunies das Cmaras Isoladas devem ser realizadas: A) Com a presena da maioria absoluta de seus membros. B) Com a presena da maioria absoluta, excluindo o Presidente da Cmara. C) Com a presena de todos os seus membros, inclusive o Presidente da Cmara. D) Com o mnimo 2 desembargadores, mais o Presidente da Cmara. E) NDA 19) Marque a alternativa correta sobre o Presidente de Cmara Isolada: A) O Presidente de cada Cmara Isolada ser escolhido pelo Presidente do Tribunal de Justia B) O Presidente de cada Cmara Isolada ser eleito para um mandato de 2 anos sem direito a reeleio. C) O Presidente de cada Cmara Isolada ser eleito para um mandato de 2 anos com direito a reeleio por uma nica vez. D) A votao para Presidente de Cmara Isolada ser aberta, no podendo em hiptese alguma possuir votao secreta. E) Havendo empate na eleio para Presidente de Cmara Isolada vencer o desembargador com maior idade. 20) Marque a alternativa correta: A) O Presidente da Cmara Isolada no ter processos distribudos para o seu julgamento, exercendo a funo de conduo das reunies apenas. B) As reunies das Cmaras Isoladas acontecero uma vez por semana, sempre no mesmo dia e horrio das reunies do Tribunal Pleno. C) Junto de cada Cmara Isolada Funcionar pelo menos um Procurador de Justia.

30

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

D) Os trabalhos da Cmara sero secretariado por um secretrio designado pelo Presidente da respectiva Cmara. E) NDA 21) Sobre as Cmaras Reunidas marque a alternativa incorreta: A) As reunies das Cmaras Reunidas devem ocorrer com a presena de metade mais um de seus membros. B) As reunies das Cmaras Reunidas sero presididas pelo Vice-presidente do Tribunal de Justia. C) So membros das Cmaras Reunidas todos os desembargadores das Cmaras Isoladas cveis e criminais. D) Existem Cmaras Reunidas Cveis e Cmaras Reunidas Criminais. E) NDA 22) Sobre o Conselho da Magistratura, marque a alternativa correta: A) atribuio do Conselho da Magistratura disciplinar, fiscalizar e orientar a atuao dos magistrados de 2Instncia. B) atribuio do Conselho da Magistratura disciplinar, fiscalizar e orientar a atuao dos magistrados de 1 e 2 Instncia. C) No atribuio do Conselho da Magistratura disciplinar, fiscalizar e orientar funcionrios pblicos do Tribunal de Justia. D) No atribuio do Conselho da Magistratura disciplinar, fiscalizar e orientar os serventurios do Tribunal de Justia. E) NDA 23) Marque a alternativa que contm todos os membros do Conselho da Magistratura: A) Presidente, Vice-presidente e Corregedor. B) Corregedor e 2 desembargadores sendo um de Cmara Isolada Cvel e um de Cmara Isolada Criminal. C) Presidente, Corregedor e 2 desembargadores sendo um de Cmara Isolada Cvel e um de Cmara Isolada Criminal. D) Presidente, Vice-presidente, Corregedor e 2 desembargadores sendo um de Cmara Isolada Cvel e um de Cmara Isolada Criminal E) NDA.

CAPTULO IV Dos rgos Diretivos do Tribunal ORGOS DIRETIVOS DO TRIBUNAL DE JUSTIA DO AMAZONAS I) PRESIDNCIA II) VICE-PRESIDNCIA III) CORREGEDORIA SEO I Da Eleio e Posse dos Cargos de Direo 1) CARGOS PARA ELEIO: - Presidente, - Vice-presidente - Corregedor - 2 (dois) Desembargadores para completar o Conselho da Magistratura. 2) CANDIDATOS: desembargadores mais antigos 3) DATA DA ELEIO: 1 sesso plenria do ms e ano do trmino dos mandatos. 4) POSSE DOS ELEITOS: 4 de julho (Dia da Independncia dos EUA) 5) PRAZO DOS MANDATOS DOS CARGOS DIRETIVOS (PRESIDENTE, VICE-PRESIDENTE E CORREGEDOR): 2 (dois) anos, vedada a reeleio.

31

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

6) VOTAO: Secreta 7) CANDIDATOS: DESEMBARGADORES MAIS ANTIGOS, so candidatos obrigatrios, onde caso no queiram ser candidatos devem manifestar seu desejo e sua recusa deve ser aceita pelos demais desembargadores. 8) VEDAO DE CANDIDATURAS: Casos onde o desembargador, mesmo mais antigo no poder participar da eleio para membro dos rgos diretivos. a) Quem tiver exercido cargo de direo por 4 (quatro) anos. b) Quem tiver exercido a presidncia * No se aplicam essas regras se esgotarem todos os nomes da ordem de antiguidade. 9) VACNCIA DOS CARGOS DE PRESIDENTE, VICE-PRESIDENTE E CORREGEDOR Art. 66 - O Tribunal de Justia dirigido por um de seus membros como Presidente, desempenhando dois outros as funes de Vice-Presidente e as de Corregedor Geral de Justia. 1. O Tribunal de Justia, na primeira Sesso Plenria do ms e ano em que terminarem os mandatos de seus dirigentes, pela maioria de seus membros e por votao secreta, com obedincia ao disposto na Lei Orgnica da Magistratura Nacional, eleger dentre seus Desembargadores mais antigos, em nmero correspondente aos dos cargos de direo, os titulares destes, com mandato de dois anos, vedada a reeleio. Quem tiver exercido quaisquer cargos de direo por quatro (4) anos, ou de Presidente, no poder figurar mais entre os elegveis, at que se esgotem todos os nomes na ordem de antigidade, sendo obrigatria a aceitao do cargo, salvo recusa manifestada e aceita antes da eleio. 2. O disposto no pargrafo anterior no se aplica ao membro eleito para completar perodo de mandato inferior a um ano. 3. Na sesso a que se refere o 1. deste artigo e com iguais cautelas, o Tribunal de Justia eleger dois (2) Desembargadores para completar o Conselho da Magistratura, na forma prevista no artigo 34 deste Cdigo. Art. 67 - Os dirigentes do Tribunal de Justia tomaro posse perante o Tribunal Pleno, no dia 4 de julho, seguinte ao trmino do mandato de seus antecessores. Art. 68 - Vagando o cargo de Presidente, Vice-Presidente ou Corregedor Geral de Justia, no curso do primeiro ano de mandato, proceder-se-, dentro de uma semana, eleio do sucessor para completar o mandato. Pargrafo nico - O Presidente eleito para completar o mandato anterior do caput deste artigo poder ser reconduzido para o perodo subseqente. VACNCIA DOS CARGOS DE PRESIDENTE, VICE-PRESIDENTE E CORREGEDOR NO 1. ANO DO MANDATO O conceito de vacncia deixar um cargo pblico vago, so exemplos de formas de vacncia a aposentadoria e o falecimento, caso alguma delas acontea no primeiro ano do mandato, o Tribunal de Justia do Amazonas ir promover uma nova eleio para o cargo em que aconteceu a vacncia dentro de uma semana. O Desembargador eleito para completar o mandato, chamado de mandato tampo, poder ao termino do mesmo se candidatar novamente. Digamos que o atual presidente do Tribunal de Justia, Desembargador Virgulino, tenha sofrido um acidente de carro e falecido durante o primeiro ano de seu mandato, o TJAM fez uma nova eleio sendo eleito para presidente o Desembargador Genivaldo, ficando este at completar o mandato do presidente anterior. Agora, caso o Desembargador Genivaldo queira se candidatar novamente tal candidatura ser possvel? SIM. Art. 69 - Vagando os cargos de Presidente, Vice-Presidente e Corregedor Geral de Justia, faltando menos de doze meses para o trmino do mandato, a substituio far-se-, do Presidente pelo Vice-Presidente, e este e o Corregedor pelos demais membros na ordem decrescente de antigidade. A regra bem simples, caso acontea a vacncia do cargo de Presidente do TJAM faltando menos de 12 meses para o trmino do mandato, o mesmo ser substitudo pelo Vice-presidente, agora, ocorrendo a vacncia do Vicepresidente e do Corregedor, a substituio acontecer sempre pelo desembargador mais antigo. CUIDADO. Neste caso de vacncia faltando menos de 1 ano para o trmino do mandato, no haver nova eleio e sim substituio para completar o mandato.

32

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

SEO II Do Presidente do Tribunal de Justia Procure memorizar ao mximo estas competncias, pois podem ser cobradas na sua prova, iremos destacar e comentar as mais importantes e claro as mais caveis Art. 70 - Ao Presidente do Tribunal de Justia compete:I - Superintender, na qualidade de Chefe do Poder Judicirio do Estado, todo o servio da Justia, velando pelo regular funcionamento de seus rgos e pela observncia do cumprimento do dever por parte dos Magistrados, serventurios e servidores de justia; O Presidente do Tribunal de Justia do Amazonas possui a prerrogativa de ser o Chefe do Poder Judicirio do Estado. II - Representar o Poder Judicirio em suas relaes com os demais Poderes e corresponder-se com as autoridades pblicas sobre todos os assuntos que se relacionem com a administrao da Justia; O Presidente do TJ/AM a pessoa que fala por toda a instituio e principalmente responde em nome do Tribunal perante outros rgos, principalmente com o Conselho Nacional de Justia CNJ. III - Dirigir os trabalhos do Tribunal de Justia, presidir as reunies do Tribunal Pleno e do Conselho da Magistratura, mantendo a ordem, regulando a discusso e os debates, encaminhando e apurando votaes e proclamando os seus resultados; No confunda o esquema abaixo: 1) Presidente do Tribunal de Justia: presidir as reunies do Tribunal Pleno e do Conselho da Magistratura, convocando sesses extraordinrias para tais rgos. 2) Vice-presidente do Tribunal de Justia: presidir as reunies das Cmaras Isoladas. Portanto, o prprio Presidente que controla as discusses dos debates, bem como com ajuda da Secretrio Geral do Tribunal de Justia, apura as votaes e declara a posio vencedora. IV - Representar o Tribunal de Justia, podendo delegar a incumbncia ao seu substituto legal ou a outro Magistrado; O Presidente do Tribunal o representante do Poder Judicirio do Amazonas em solenidade e pode delegar esta funo a outro desembargador, NO NECESSARIAMENTE O VICE-PRESIDENTE, ou at mesmo para outro magistrado. V - Expedir editais de concurso para ingresso na carreira da Magistratura, levando os pedidos de inscrio apreciao do Tribunal Pleno; Interessante este inciso, pois cabe ao Presidente do TJ/AM expedir os editais de concursos da Magistratura (Concurso de Juzes de Direito) e no de servidores pblicos. VI - Ordenar a publicao referente ao preenchimento de cargo de Desembargador, no caso do artigo 94 da Constituio da Repblica e do 1 do artigo 70, da Constituio Estadual; QUINTO CONSTITUCIONAL Constituio Federal - Art. 94. Um quinto dos lugares dos Tribunais Regionais Federais, dos Tribunais dos Estados, e do Distrito Federal e Territrios ser composto de membros, do Ministrio Pblico, com mais

33

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

de dez anos de carreira, e de advogados de notrio saber jurdico e de reputao ilibada, com mais de dez anos de efetiva atividade profissional, indicados em lista sxtupla pelos rgos de representao das respectivas classes. Pargrafo nico. Recebidas as indicaes, o tribunal formar lista trplice, enviando-a ao Poder Executivo, que, nos vinte dias subseqentes, escolher um de seus integrantes para nomeao. Constituio Estadual Art. 70. O Tribunal de Justia, com sede na Capital e jurisdio em todo territrio do Estado, com as atribuies que a Lei de Organizao e Diviso Judiciria do Estado estabelecer. 1. Um quinto dos lugares do Tribunal de Justia ser composto de membros do Ministrio Pblico, com mais de dez anos de carreira, e de advogado de notrio saber jurdico e de reputao ilibada, com mais de dez anos de efetiva atividade profissional, indicados em lista sxtupla, pelo rgo oficial de representao das respectivas classes. 2. Recebidas as indicaes, o Tribunal de Justia formar lista trplice, enviando-se ao Chefe do Poder Executivo, que, nos vinte dias subseqentes, escolher um dos integrantes para nomeao. VII - Intervir nos julgamentos de natureza administrativa e nas deliberaes do Conselho da Magistratura; VIII - Proferir voto de qualidade, quando houver empate, se a soluo deste no estiver de outro modo regulada; A regra geral que o Presidente do TJ/AM no vota durante as sesses do Pleno e nem mesmo recebe processos para ser relator, salvo nos casos de empate das votaes, onde ir desempatar proferindo o chamado voto de qualidade e nos casos do inciso abaixo, onde ser relator privativo e proferir seu voto. IX - Participar do julgamento das questes constitucionais e funcionar como Relator privativo, com direito a voto, nos seguintes feitos: a) suspeio de Desembargador e do Procurador Geral de Justia ; b) reclamao sobre antigidade de Magistrado; c) aposentadoria de Magistrado; d) reverso ou aproveitamento de Magistrado; e) nos demais casos previstos em Lei ou neste Cdigo. ESQUEMA DO SAARA Trata-se de uma exceo onde o Presidente do TJAM ir receber processos para ser relator e ainda proferir seu voto, principalmente nos casos de questes constitucionais e nos casos do esquema da S A A R A: S uspeio de desembargadore e do Procurador Geral de Justia A ntiguidade de magistrado A posentadoria de magistrado R everso de magistrado A proveitamento de magistrado X - Conceder prorrogao de prazo para posse e exerccio; O prazo para um juiz de direito tomar posse no cargo de desembargador ser de 30 dias, prorrogveis por mais 30 dias. XI - Presidir a audincia de instalao de Comarca, Vara ou Juizado Especial, podendo delegar essa atribuio a qualquer Magistrado; Toda inaugurao deve contar com a presena do Presidente do TJ/AM, claro que ele pode delegar tais atribuies para outro magistrado. XII - Revisar e publicar, anualmente, a lista de antigidade de Desembargadores, Juzes e Servidores da Secretaria do Tribunal de Justia, da Corregedoria Geral de Justia, da Vara de Menores da Capital e da Diretoria do Frum; Todo ano ser publicada a chamada lista de antiguidade, com essa lista, os magistrados tero como saber a sua respectiva ordem e projetar futuras promoes na carreira. XIII - Convocar reunio extraordinria do Tribunal Pleno e do Conselho da Magistratura; Conforme a prpria legislao o Presidente do TJ convoca os desembargadores para as reunies ordinrias, que so aquelas que acontecem uma vez por semana e tambm para as reunies extraordinrias, aquelas que acontecem mais de uma vez por semana em excepcionais.

34

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

XIV - designar Juzes de Direito de Primeira Entrncia para o servio de substituio, para auxiliar Juiz de Direito de Segunda Entrncia ou para responder temporariamente por Vara da Capital cujo titular esteja legalmente afastado, bem como ampliar a competncia dos Juzes de Segunda Entrncia para funcionar em qualquer Vara ou Juzo, inclusive da Primeira Entrncia, sempre que necessrio adequada prestao jurisdicional. - Alterado pela Lei Complementar n. 35/2004. Esse inciso alterado em 2004, abriu o leque de poderes do Presidente do TJ e ajudou muito principalmente os juzes que trabalham no interior do Estado, ou seja, os juzes de 1 Entrncia. Bom, o Presidente do TJ pode: CONVOCAO DE JUZES DE PRIMEIRA ENTRNCIA PARA AUXILIAR/SUBSTITUIR/RESPONDER TEMPORARIAMENTE JUZES DE SEGUNDA ENTRNCIA; AMPLIAR A COMPETNCIA DOS JUZES DE SEGUNDA ENTRNCIA PARA FUNCIONAR EM QUALQUER VARA OU JUZO, INCLUSIVE DA PRIMEIRA ENTRNCIA

XV - Conceder licenas e frias aos Magistrados, serventurios e funcionrios de Justia, devendo aprovar, sempre que possvel, a respectiva tabela anual, podendo alter-la segundo a necessidade do servio; uma competncia do Presidente do TJAM que pode ser cobrada no dia da prova. XVI - Conceder licena para casamento, nas hipteses do artigo 183, inciso XVI, do Cdigo Civil Brasileiro; XVII - Arbitrar e determinar o pagamento de dirias e ajudas de custo; Dirias sero pagas quando magistrados ou servidores forem deslocados para trabalhar em outra localidade com pernoite, temporariamente. Ajudas de Custo sero pagas aos magistrados ou servidores que forem removidos para desempenharem suas funes em outra localidade, permanentemente. XVIII- Assinar os acrdos do Tribunal Pleno e do Conselho da Magistratura, quando houver presidido o julgamento; Acrdos so as decises da SEGUNDA INSTNCIA, enquanto que as decises da PRIMEIRA INSTNCIA so chamadas de sentenas; XIX - Determinar pagamento em virtude de sentena proferida contra a Fazenda Pblica; Qualquer ao contra o poder pblico ser distribudas para uma das Varas da Fazenda Pblica, ou seja, uma pessoa quer processar o Estado do Amazonas, seu processo ser distribudo para uma das Varas da Fazenda Pblica Estadual. Existem tambm no Tribunal de Justia as Varas da Fazenda Pblica Municipal. XX - Determinar o incio do processo de restaurao de autos perdidos na Secretaria do Tribunal de Justia; XXI - Justificar as faltas de comparecimento dos Magistrados; XXII - Impor penas disciplinares; Na realidade a Corregedoria tem competncia para aplicar algumas penas disciplinares, mas no tem para aplicar as mais graves como a DEMISSO e a APOSENTADORIA COMPULSRIA, cabendo apenas ao Presidente do TJ, depois de aprovada a punio pela maioria absoluta do Tribunal. XXIII - Mandar contar tempo de servio e acrscimos constitucionais; XXIV - Nomear, exonerar, demitir, aposentar e lotar os funcionrios da Justia, bem como enquadr-los e reclassific-los nos termos da legislao vigente; Fiquem sabendo que vocs sero nomeados pelo Presidente do TJ, ou seja, ele que vai convocar todos os aprovados pelo Dirio Oficial para a to sonhada posse no Tribunal de Justia. XXV - Firmar contratos, bem como atos de outra natureza, condizentes administrao do Poder Judicirio; O Tribunal de Justia como qualquer outro ente do Poder Pblico est subordinado Lei de Licitaes e Contratos (Lei. 8.666/93), portando, qualquer contrato assinado entre o Tribunal de Justia e alguma empresa, deve possuir a assinatura do Presidente. XXVI - Autorizar o pagamento de vencimentos e vantagens do pessoal da Justia, dos inativos e em disponibilidade, bem assim atribuir gratificaes em razo do servio judicirio;

35

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

XXVII - Ecaminhar, em poca oportuna, a proposta oramentria relativa ao Poder Judicirio, bem como de abertura de crditos adicionais; Todo ano o Tribunal de Justia deve encaminhar a sua proposta oramentria, bem como, caso ultrapasse aqueles valores previstos para aquele ano, poder requerer o chamado: crditos adicionais. XXVIII - Requisitar as dotaes oramentrias destinadas ao Poder Judicirio; XXIX - Autorizar o afastamento, do Estado, de Magistrados e servidores de Justia; Memorize este inciso, apenas o Presidente do TJ quem autoriza o afastamento de MAGISTRADOS e SERVIDORES do Estado, isso acontece muito quando um Magistrado se afasta da cidade para fazer mestrado ou doutorado. XXX - Proceder a convocao de Juiz de Direito da Capital, para completar o quorum de julgamento, quando, por suspeio ou impedimento dos integrantes do Tribunal, no for possvel a substituio na forma prevista neste Cdigo. Significa que um desembargador afastado ou impedido pode ser substitudo por outro desembargador, inclusive de outra Cmara, ou por um juiz de direito de 2 Entrncia, quem ir fazer essa convocao ser o Presidente do TJ. XXXI - Admitir ou rejeitar os recursos para as instncias superiores federais, process-los na forma da Lei e decidir as questes que suscitarem; XXXII - Prestar as informaes s instncias superiores federais, quando requisitadas; A expresso instancias superiores federais significa Superior Tribunal de Justia e o Supremo Tribunal Federal. XXXIII - Assinar cartas de sentenas, mandados executrios e ofcios requisitrios; XXXIV - Despachar as peties de recursos interpostos de acrdos do Tribunal, as de simples juntadas e, no estando presente o Relator, as referentes a assuntos urgentes, que possam ficar prejudicados pela demora; XXXV - Exercer as funes inerentes correio permanente na Secretaria do Tribunal; XXXVI - Exercer a alta polcia do Tribunal, mantendo a ordem, determinando a expulso dos que a perturbarem e a priso dos desobedientes, fazendo lavrar os respectivos autos; plenamente possvel que o Presidente determine a priso em flagrante de uma pessoa que esteja tumultuando o andamento dos trabalhos do Tribunal de Justia. XXXVII - Prover, de conformidade com a Lei, os cargos do quadro de funcionrios do Tribunal de Justia; No esquea que quem vai dar posse para voc l no Tribunal de Justia do Amazonas ser o Presidente do TJAM. XXXVIII - Processar e julgar as suspeies e dvidas suscitadas pelos funcionrios sujeitos sua autoridade direta; XXXIX - Julgar os recursos das decises que inclurem ou exclurem jurados da lista geral; Este inciso quando fala de jurados est falando dos jurados do Tribunal do Jri, que um rgo que ir julgar os crimes dolosos contra a vida. XL - Apresentar relatrio anual dos trabalhos do Tribunal; Essa apresentao a lei no fala para quem ser, mas subentende-se que deva ser apresentada para o Conselho Nacional de Justia CNJ, bem como para a imprensa em geral. XLI - Receber e despachar ordem de priso em flagrante de Magistrado e t-lo sob sua custdia; Magistrados s podem ser presos em flagrante delito por crime inafianvel, devendo a priso ser imediatamente comunicada ao Tribunal de Justia, na pessoa de seu Presidente, onde este ir determinar o local o recolhimento do magistrado, ou seja, onde ficar detido. XLII - Baixar instruo para atendimentos das despesas; XLIII - Determinar abertura de concurso; XLIV - Compor, livremente, as comisses no permanentes; XLV - Determinar o desconto, em folha de pagamento, das contribuies devidas ao Instituto da Previdncia e Assistncia dos Servidores do Estado do Amazonas (IPASEA), nos termos da Lei pertinente; XLVI - Designar Juzes para as Comarcas, quando em regime de exceo, estabelecendo-lhe as atribuies;

36

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

XLVII - Fiscalizar e regular o uso dos prdios de propriedade do Estado, quando destinados ao Frum ou residncia do Juiz; No esqueam que caso um Frum de Justia no atenda os requisitos legais que j estudamos aqui no curso, aquela comarca pode ser rebaixada para termo e perder a obrigatoriedade de um juiz de direito na cidade. XLVIII - Designar, mediante indicao da Corregedoria Geral, trs (3) Juzes de Direito para o servio de Corregedor Auxiliar; XLIX - Decidir os pedidos de liminar em mandado de segurana; determinar liberdade provisria ou sustao de ordem de priso e outras medidas que reclamem urgncia, inclusive Hbeas-corpus, durante frias coletivas; As chamadas aes urgentes so distribudas paras os desembargadores para que julguem as mesmas com celeridade, contudo, caso o Tribunal de Justia do Amazonas esteja de recesso forense (frias coletivas), estas aes sero encaminhadas para o Presidente do Tribunal que ir tambm ter que julg-las com celeridade. L - Conhecer do pedido de liminar, em mandado de segurana, nos feitos de competncia do Tribunal, quando a demora de distribuio puder frustrar a eficcia da medida; LI - Suspender, em despacho fundamentado, a execuo de liminar ou de sentena, em mandado de segurana, nos casos previstos na legislao federal, salvo nos feitos de competncia originria do Tribunal; LII - Autorizar, a requerimento do credor preterido no seu direito de preferncia, e depois de ouvido o Procurador Geral da Justia, o seqestro a que se refere o Art. 100, 2, da Constituio Federal; LIII - Designar Juzes Criminais e Cveis, em escala semanal, juntamente com o Escrivo e demais servidores de Ofcio, como plantonistas, para atendimento de mxima urgncia, durante as frias coletivas; Planto judicirio, todo ms o Presidente do TJ ir elaborar a escala deste planto, onde processos com urgncia que sejam protocolados nos horrios onde o Tribunal est fechado, principalmente durante finais de semana e feriados, sero encaminhados diretamente as Varas Plantonistas. LIV - Designar os Secretrios das Cmaras e do Conselho da Magistratura; Questo muito importante para nossa prova, os secretrios das Cmaras e do Conselho da Magistratura sero designados pelo Presidente do TJ, no esquea disso, principalmente no que tange as cmaras que cada uma possui o seu presidente, onde o presidente da cmara no tem competncia de nomear o seu respectivo secretrio. LV - Tomar as providncias necessrias apurao de irregularidades ou faltas dos funcionrios de Justia; Toda e qualquer comunicao de irregularidade praticada por servidor pblico do tribunal ou por magistrado deve ser apurada. LVI - Realizar sesses extraordinrias do Tribunal Pleno e do Conselho da Magistratura, sempre que necessrio; MACETE: REUNES EXTRAORDINRIAS Presidente TJAM convocar: Tribunal Pleno e Conselho da Magistratura Vice-presidente TJAM: Cmaras Reunidas Presidncia de Cmara Isolada: respectiva cmara isolada LVII - Designar at trs (03) Juzes de Direito para o servio da Presidncia, e dois (02) Juzes para o servio da Vice-Presidncia, estes ltimos indicados pelo Vice- Presidente; MACETE: JUZES AUXILIARES Presidente TJAM ter: 3 juzes de direito auxiliares Vice-presidente do TJAM ter: 2 juzes de direito auxiliares Corregedor Geral do TJAM ter: 3 juzes de direito auxiliares LVIII - Designar o Juiz que exercer as funes de Distribuidor e Diretor do Frum, nas Comarcas do interior com mais de uma Vara; - Ver art. 103. LIX - Mandar publicar, mensalmente, no rgo oficial, dados estatsticos sobre os trabalhos do Tribunal relativos ao ms anterior, observadas as disposies do artigo 37 da Lei Complementar n 35, de 14 de maro de 1979; LX - Designar por portarias as atribuies dos Juzes de primeira entrncia nas Comarcas com mais de uma Vara; LXI - Exercer outras quaisquer atribuies mencionadas em Lei, neste Cdigo ou no Regimento Interno;

37

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

SEO III Do Vice-Presidente do Tribunal de Justia O Vice-presidente do Tribunal de Justia exerce uma funo na hierarquia no to importante quanto ao Presidente e Corregedor, justo por isso, o mesmo desempenha outras atribuies como qualquer outro desembargador que no integra orgo diretivo, como fazer parte de uma das Cmaras Isoladas. Talvez, a principal atribuio mesmo do Vice-presidente seja presidir as reunies das Cmaras Reunidas, bem como compor o Conselho da Magistratura. Agora, o Vice-presidente ganha reais poderes quando est substituindo o Presidente nos casos de F I L A (Frias, Impedimentos, Licenas ou Ausncias), exercendo todas as competncias estudas. Art. 71 - Compete ao Vice-Presidente do Tribunal de Justia: I - Substituir o Presidente nos seus impedimentos, ausncias, licenas e frias; Principal competncia do Vice-presidente do Tribunal de Justia do Amazonas, ou seja, substituir o Presidente do TJAM. II - Presidir as Cmaras Reunidas, na forma determinada no Regimento Interno do Tribunal; Esta a segunda principal competncia do Vice-presidente, comandar as reunies das Cmaras Reunidas, reunio estas que acontece todas as quartas-feiras com a presena de todos os desembargadores das cmaras isoladas (17), no podemos esquecer que o Presidente e o Corregedor no participam destas reunies. III - Convocar extraordinariamente as Cmaras Reunidas; MACETE: REUNES EXTRAORDINRIAS Presidente TJAM convocar: Tribunal Pleno e Conselho da Magistratura Vice-presidente TJAM: Cmaras Reunidas Presidncia de Cmara Isolada: respectiva cmara isolada IV - Participar do Conselho da Magistratura; Terceira principal competncia do Vice-presidente, participar das reunies do Conselho da Magistratura que acontece sempre aps as reunies do Tribunal Pleno. J estudamos em oportunidades anteriores, compe do Conselho da Magistratura: -Presidente - Vice-presidente - Corregedor - 2 Desembargadores, sendo um de uma Cmara Isolada Cvel e um de uma Cmara Isolada Criminal. V - Homologar as desistncias de recursos formuladas antes da distribuio ao Relator; Bom, competncia do Vice-presidente promover a homologao de desistncias de recursos interportos pelas partes, sendo uma hiptese de RENNCIA. Agora, no esquea desse esquema abaixo: - HOMOLIGAO DA DESISTNCIA DE RECURSOS ANTES DA DISTRIBUIO AO RELATOR: VICEPRESIDENTE - HOMOLIGAO DA DESISTNCIA DE RECURSOS APS DISTRIBUIO AO RELATOR: PRPRIO RELATOR VI - Determinar a baixa de processos, julgar desertos os recursos, resolver os incidentes surgidos e mandar cumprir os Acrdos das Cmaras Reunidas; Desero acontece quando uma pessoa interpe um recurso no promovendo o devido pagamento das custas processuais, ou seja, o chamado PREPARO, caso isso acontea o recurso no ser julgado, sendo julgado deserto. VII - Processar e julgar o pedido de concesso de justia gratuita, quando o feito no estiver distribudo ou depois de cessarem as atribuies do Relator; VIII - Exercer as funes administrativas delegadas pelo Presidente do Tribunal ou atribudas no Regimento Interno. 1. Ao Vice-Presidente somente sero distribudos processos do Tribunal Pleno, do Conselho da Magistratura e da Cmara Isolada a que pertencer. Muito importante que voc no esquea que o Presidente e o Corregedor do Tribunal de Justia do Amazonas no

38

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

integraro nenhuma cmara isolada, coisa que j acontece com o Vice-presidente, justo isso, o mesmo receber processos para julgamento como se fosse um desembargador como qualquer outro. 2. Quando no exerccio da Presidncia, manter-se- o Vice-Presidente preso condio de julgador na Cmara a que pertence, apenas nos feitos que lhe houverem sido distribudos como Relator ou Revisor e nos quais tiver aposto o seu visto; nos demais casos os feitos sero redistribudos. Como acabei de cita acima o Vice-presidente receber processos para julgamento, pois integra uma das cmaras isoladas, contudo, quando tiver que assumir a presidncia do tribunal os processos de sua responsabilidade ser redistribudos, SALVO processos em que: 1) FOR RELATOR 2) FOR REVISOR 3) TIVER APOSTO VISTO (Entenda: manifestao) SEO IV Da Corregedoria Geral da Justia A Corregedoria Geral de Justia, rgo do Tribunal de Justia do Amazonas (TJ-AM), atual na orientao, coordenao e execuo de polticas pblicas voltadas atividade correcional e ao bom desempenho da atividade judiciria do TJ-AM e dos juzos do Amazonas. O objetivo principal da Corregedoria alcanar maior efetividade na prestao jurisdicional, atuando com base nos seguintes princpios: legalidade, impressoalidade, moralidade, publicidade e eficincia (art. 37 da Constituio Federal). Em linhas gerais, misso da CGJ/TJ-AM "orientar e corrigir procedimentos disciplinares e de cunho administrativo, no mbito do Poder Judicirio, levando em conta princpios morais, ticos e institucionais". Cabe ao Corregedor(a) exercer o controle disciplinar e promover a correta administrao da justia, zelando pelo bom funcionamento dos servios judicirios. importante compreender que no funo do corregedor(a) punir os desvios de conduta praticados por magistrados e servidores, mas de apurar os fatos trazidos ao seu conhecimento e levar apreciao doPlenrio do TJ-AM as questes relacionadas atividade judiciria. Atualmente ocupa o cargo o desembargador YEDO SIMES DE OLIVEIRA SUBSEO I Da Organizao Art. 72 - Corregedoria Geral da Justia, rgo de fiscalizao, disciplina e orientao administrativa, com jurisdio em todo o territrio do Estado do Amazonas, ser exercida por um Desembargador com o ttulo de Corregedor Geral da Justia, e estruturada de acordo com o quadro constante do Anexo I desta Lei, cujas funes sero definidas no regimento interno da Corregedoria. 1. O Corregedor Geral de Justia, em suas faltas e impedimentos, ser substitudo pelo Desembargador que se lhe seguir na ordem da antigidade. 2. A Corregedoria elaborar seu Regimento Interno que ser submetido aprovao do Conselho da Magistratura. A funo de Corregedor Geral ser exercida por um dos desembargadores eleitos juntamente com a eleio para Presidente e Vice-presidente do TJAM, para um mandato de 2 anos, vedada a reeleio. O Corregedor em casos de faltas e impedimentos ser sempre substitudo pelo desembargador mais antigo. Cuidado, caiu em provas anteriores do TJAM que ele seria substitudo por um dos seus juzes auxiliares, questo, claro, absolutamente errada. A Corregedoria Geral do Tribunal de Justia do Amazonas um dos poucos rgos da estrutura do TJAM que possuir seu prprio regimento interno, tal caracterstica acontecer tambm com a Escola Superior da Magistratura. Art. 73 - O Corregedor Geral de Justia ser auxiliado por trs (3) Juzes de Direito, com o ttulo de Juiz Corregedor-Auxiliar, por ele indicados, e designados pelo Presidente do Tribunal de Justia. 1. Os Corregedores-Auxiliares serviro pelo tempo correspondente ao mandato do Corregedor Geral que os indicar. 2. Os Corregedores-Auxiliares serviro em regime de tempo integral, ficando liberados de suas funes judicantes;

39

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

3. Concludo o mandato, os Corregedores-Auxiliares voltaro s suas funes judicantes, ocupando as suas respectivas Varas. Atualmente a Corregedoria do Tribunal de Justia do Amazonas conta com a seguinte composio: Desembargador YEDO SIMES DE OLIVEIRA - Corregedor-Geral de Justia (binio 2012/2014) Juzes Auxiliares: Dra. Luiza Cristina Nascimento da Costa Marques Dr. Ernesto Anselmo Queiroz Chxaro Dr. Roberto Hermidas de Arago Filho No esqueam que tais juzes ficaro afastados de suas funes jurisdicionais, exercendo, exclusivamente, a funo de juiz auxiliar da Corregedoria, claro retornando para seus cargos anteriores ao final do mandato do corregedor. SUBSEO II Das Atribuies Art. 74 - So atribuies do Corregedor Geral de Justia, alm da inspeo e correio permanentes dos servios judicirios: I - Integrar o Conselho da Magistratura; Compe do Conselho da Magistratura: -Presidente - Vice-presidente - Corregedor - 2 Desembargadores, sendo um de uma Cmara Isolada Cvel e um de uma Cmara Isolada Criminal. II - Tomar parte das deliberaes do Tribunal Pleno; III - Efetuar, anualmente, nas Comarcas, Distritos ou Varas, correio geral, ordinrias, sem prejuzo das correies extraordinrias, gerais ou parciais, que entenda fazer ou haja de realizar por determinao do Conselho da Magistratura, Tribunal Pleno ou Cmaras; Correio nada mais do que uma VISTORIA realizada pela corregedoria nas Comarcas, Distritos ou Varas. Existem algumas classificaes quanto as correies: 1) Quanto a data da correio: - Ordinria: aquela realizada em datas especficas. - Extraordinrias: realizadas sem comunicao prvia, ou seja, surpresa. 2) Quanto a amplitude da correio: - Geral: correio que ir vistoriar todos os processos e servios judiciais. - Parcial: correio que ir vistoriar algum processo especfico ou servio judicial. Iniciativa de requerimento de correio: 1) Determinao do Conselho da Magistratura 2) Tribunal Pleno 3) Cmaras Isoladas 4) Ex ofcio, prpria iniciativa da Corregedoria. IV - Efetuar inspees, pessoalmente, ou atravs de Corregedor-Auxiliar, em Comarcas, Distritos e Varas, por determinao prpria, do Tribunal, ou de suas Cmaras, ou do Conselho da Magistratura; V - Proceder, por determinao do Tribunal, ou suas Cmaras Criminais, correio extraordinria em prises, sempre que, em processo de Habeas-corpus, houver indcios veementes de ocultao ou remoo de presos, com o intuito de ser burlada a ordem ou dificultada sua execuo; Tais visitas em presdios so chamadas de MULTIRES CARCERRIOS, sendo verificao pela corregedoria de irregularidades como prises ilegais, violao de direitos humanos e outros. Caso encontre alguma irregularidade a prpria corregedoria poder tomar as providncias cabveis como por exemplo determinar a soltura de pessoas ou remoo de presos. VI - Receber, processar e decidir as reclamaes contra serventurios de justia, na forma prevista nesta Lei, impondo-lhes penas disciplinares; VII - Delegar aos Juzes Corregedores-Auxiliares, quando assim o entender, poderes para proceder correio quando no versar sobre ato de Juiz;

40

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

Muito importante este inciso, pois poder ser cobrado em nossa prova, no esquea que o Juiz-auxiliar da corregedoria poder liderar correio delegada pelo corregedor, contudo, isso no poder acontecer se tiver que ser investigada conduta de algum juiz, devendo neste caso a correio contar com a presena do Corregedor Geral. VIII - Instaurar, ex officio, ou mediante reclamao de qualquer autoridade judiciria ou de membro do Ministrio Pblico, inqurito administrativo para apurao de falta grave ou invalidez de servidores da justia, remetendo o processo ao Tribunal; A Corregedoria o rgo responsvel pela apurao de faltas administrativas praticadas pelas serventurios da Justia, ou seja, a devida abertura de Processo Administrativo Disciplinar assegurado a ampla defesa ao servidor. Tal PAD poder ser solicitado por algum juiz de direito ou at mesmo por membro do Ministrio Pblico, caso constate alguma irregularidade IX - Verificar e determinar as providncias que julgar convenientes, para imediata cessao das irregularidades que encontrar: a) se os ttulos de nomeao dos Juzes e servidores da Justia se revestem das formalidades legais; b) se os Juzes violaram as normas estabelecidas neste Cdigo; c) se os servidores de Justia observam o Regimento de Custas; se servem com presteza e urbanidade as partes ou se retardam, indevidamente, atos de ofcio; se tm todos os livros ordenados, na forma da Lei, se cumprem seus deveres funcionais com perfeita exao; d) se consta a prtica de erros ou abusos que devam ser emendados, evitados ou punidos, no interesse e na defesa do prestgio da Justia; e) se todos os atos relativos posse, concesso de frias, licenas ou conseqente substituio dos servidores da Justia, exceto os do Tribunal, so regulares; f) se os autos cveis ou criminais, findos ou pendentes, apresentam erros, irregularidades ou omisses, promovendo-lhes o suprimento, se possvel; g) se as custas esto cotadas, ordenando a restituio das custas cobradas indevida ou excessivamente. X - Providenciar, ex officio, ou a requerimento, sobre o retardamento na tramitao do processo; Significa que se algum processo estiver parado poder a Corregedoria solicitar informaes sobre o motivo deste retardamento, inclusive por iniciativa prpria (ex officio). XI - Apreciar, nos cartrios, a disposio do arquivo, as condies de higiene e a ordem dos trabalhos dando aos serventurios as instrues que forem convenientes; XII - Verificar se os Oficiais de Registro Civil criam dificuldades aos nubentes, impondo-lhes exigncias ilegais; Trata-se do caso do Juiz de Paz (pessoa responsvel pela realizao de casamentos) cobrar valores indevidos aos nubentes. XIII - Rever as contas dos tutores e curadores; Tutor um termo muito utilizado no Direito, que quando uma pessoa nomeada para exercer a funo legal de tutor, de tutela de algum. Uma pessoa vira tutor de outra quando essa no tem condies, geralmente crianas menores de idade, ou com alguma deficincia, e que no possam cuidar de si prprios. Curador uma pessoa encarregada judicialmente de cuidar dos bens ou da conduta de algum que seja incapaz de faz-lo, porm, ela no pode exercit-lo por ser incapaz, por exemplo, algum com uma deficincia, como surdos, mudos e cegos, ou algum que no esteja presente fisicamente. XIV - Assinar prazo dentro do qual, com a cominao da pena disciplinar, devem ser: a) destitudos os tutores e curadores inidneos ou ilegalmente nomeados, ou que no tiverem hipoteca legalmente inscrita; b) iniciados os inventrios ainda no comeados ou reativados os que estiverem parados; XV - Averiguar e providenciar: a) sobre arrecadao de tributos devidos em autos, livros ou papis submetidos correio; b) sobre o que se relaciona com os direitos dos menores abandonados ou rfos; c) sobre arrecadao e inventrio de bens ausentes e de herana jacente; XVI - Impor penas disciplinares; XVII - Opinar, perante o Tribunal Pleno e o Conselho da Magistratura: a) nos processos de remoo e opo de Juzes;

41

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

Instituto pelo qual um Juiz de Direito muda de local de trabalho dentro da mesma entrncia, ou seja, remoo de um juiz da cidade de Parintins para Itacoatiara, ambos os municpios so comarcas de primeira entrncia ou entrncia inicial. Para a remoo necessria a manifestao do Corregedor Geral, manifestando sua opinio. b) nos processos de permuta e reverso de Juzes; Permuta significa a troca de comarcas entre juzes da mesma entrncia, ou seja, o Juiz de Direito de Parintins deseja ir para Itacoatiara e o desta para Parintins. Reverso o retorno de um Juiz de Direito aposentado a ativa. Para a remoo e reverso necessria a manifestao do Corregedor Geral, manifestando sua opinio. c) nos processos de habilitao dos candidatos a Juiz; d) nos processos de concursos para provimento dos cargos de serventurios da Justia. XVIII - Apresentar, ao Tribunal, os relatrios anuais remetidos pelos Juzes e organizar as estatsticas respectivas; IX - Instaurar processos de abandono de cargo dos serventurios de Justia; Considera-se abandono de cargo segundo o Estatuto dos Servidores Pblicos do Estado do Amazonas quem faltar mais de 30 dias, consecutivos e sem justificativa. J a inassiduidade habital ser considerara com a falta de 60 dias, alternadamente dentro de 12 meses, sem justificativa. XX - Opinar sobre pedido de remoo ou promoo de titular de ofcio de Justia; XXI - Marcar prazo, para serem expedidas certides a cargo da Corregedoria e dos Ofcios de Justia; XXII - Instaurar sindicncia, visando ao afastamento ex offcio at sessenta (60) dias de serventurios de Justia; Em um Processo Administrativo Disciplinar possvel o afastamento do servidor pblico por perodo de at sessenta dias, quando o mesmo estiver atrapalhando as investigaes e apuraes. Durante o perodo do afastamento o mesmo continuar recebendo seus salrios normalmente. XXIII - Propor ao Tribunal declarao de regime de exceo de qualquer Comarca; XXIV - Baixar provimentos e instrues necessrios ao bom funcionamento da Justia, na esfera de sua competncia; XXV - Visitar as cadeias pblicas, ou estabelecimentos penais, adotando medidas de sua competncia, concedendo Habeas-corpus, se for o caso; XXVI - Levar ao conhecimento das autoridades constitudas faltas imputveis s autoridades policiais; XXVII - Fiscalizar o cumprimento da Lei referente ao recolhimento do percentual cabvel Associao dos Magistrados do Amazonas, Associao Amazonense do Ministrio Pblico, nos processos em que funcionar, ao Fundo Especial da Defensoria Pblica, e ao Fundo de Reaparelhamento do Poder Judicirio; XXVIII - Baixar instruo para redistribuio de processos, livros e papis cartorrios, quando necessrio; XIX - Exercer quaisquer outras atribuies mencionadas em Lei, neste Cdigo ou no Regimento Interno.

SUBSEO III Das Correies e suas Formas Art. 75 - As correies, a cargo da Corregedoria Geral da Justia, podero ser gerais ou parciais, e sero realizadas pelo Corregedor Geral ou por quem ele indicar, de iniciativa prpria ou por determinao do Tribunal de Justia, do Conselho da Magistratura ou a requerimento do Procurador Geral da Justia; Art. 76 - As correies gerais abrangem os servios judiciais e extrajudiciais de uma Comarca ou de apenas uma Vara, bem como de ofcios notariais e de registros. 1. As correies gerais sero realizadas na sede da Comarca, iniciando, por meio de edital do Corregedor, convidando, previamente, as autoridades judicirias, serventurios e servidores de justia, com a indicao do dia, hora e local em que os trabalhos tero comeo. 2. As autoridades judicirias e servidores de justia comparecero com os seus Ttulos, pondo disposio do Corregedor os autos, livros e papis sob sua guarda, e prestando-lhe as informaes de que necessitar. 3. Os autos, livros e papis sero examinados nas Secretarias de Varas ou nos Notariados e Ofcios de Registros a que pertencerem, exceto quando sob a guarda de Oficiais de Registro Civil dos Distritos, nas Comarcas do interior, caso em que o servio correicional far-se- no local destinado s audincias do Juzo.

42

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

4. Em todas as correies, obrigatoriamente, ser intimado para comparecer o Representante do Ministrio Pblico. Art. 77 - A primeira correio de cada Comarca comear do antepenltimo ano em diante, podendo versar sobre anos anteriores, se isso for julgado conveniente pelo Corregedor Geral; as seguintes s abrangero os autos, livros e papis subseqentes ltima correio, a respeito da qual o Corregedor verificar se foram cumpridos seus provimentos e despachos. Art. 78 - Esto sujeitos s correies gerais: I - Os processos findos iniciados no trinio anterior correio, e os pendentes, exceto: a) os que estiverem com recursos interpostos, se ainda no esgotado o prazo para alegaes e remessa; b) os conclusos para julgamento, no excedidos os prazos legais; c) os preparados para o jri, salvo quando no houver sesso convocada; II - Todos os livros que os serventurios de justia so obrigados a possuir, bem como os ttulos com que servem os seus cargos, empregos e ofcios. Art. 79 - O Corregedor, nos exames a que proceder, verificar se as recomendaes baixadas nos autos e livros pelos Juzes locais foram fielmente cumpridas, aplicando, em caso negativo, as penas disciplinares cabveis e promovendo a apurao da responsabilidade dos faltosos na hiptese de reiterada desobedincia a determinaes superiores. Art. 80 - Findos os trabalhos da correio, o Corregedor, na presena da autoridade judiciria, membro do Ministrio Pblico, serventurios e servidores de justia convocados, dar conhecimento das cotas e despachos proferidos nos autos, livros e papis examinados, fazendo a leitura dos provimentos expedidos. Em seguida, determinar a lavratura, em livro prprio ou no protocolo de audincias, por serventurio designado para secretariar os trabalhos, uma ata em que sero especificados as ocorrncias da correio, os exames feitos, as irregularidades verificadas, as cotas e provimentos expedidos e as medidas adotadas no sentido da correo e normalizao das atividades forenses. A referida ata ser assinada pelo Corregedor, seus auxiliares, autoridades e servidores presentes. Pargrafo nico - Os provimentos relativos a atos praticados pelos Juzes no constaro, especificamente, da ata final, sendo-lhes transmitidos, em carter reservado, pelo Corregedor. Art. 81 - As correies abrangero tambm sindicncias sobre o procedimento funcional das autoridades judicirias e serventurios de justia. Art. 82 - As cotas escritas pelo Corregedor nos autos, livros e papis, serviro como advertncia para as emendas ou remisses; os provimentos, para instruo de serventurios e servidores e correo de abusos, com ou sem cominao; os despachos, para ordenar qualquer sindicncia, emenda de irregularidade, imposio de sanes disciplinares e instaurao de processos de responsabilidade. Art. 83 - A qualquer tempo poder o Corregedor voltar sede da Comarca ou Vara em que fizer correio, para verificar o cumprimento das ordens e provimentos que houver expedido. Art. 84 - Durante a correio, o Corregedor Geral receber as reclamaes e queixas, escritas ou verbais, que lhe forem dirigidas por auxiliares da Justia ou quaisquer pessoas, mandando reduzir a termo as que forem formuladas verbalmente. Pargrafo nico - Se a reclamao referir-se ao Juiz, promovidas sindicncias e diligncias para apurar os fatos, os elementos colhidos devem ser encaminhados ao Conselho da Magistratura; se o reclamado for serventurio de justia, e constatada a procedncia do reclamo, o Corregedor aplicar sano de advertncia ou censura, ou suspenso de at (15) quinze dias, determinando o envio dos respectivos papis autoridade competente, para instaurao de processo, se for o caso. Da aplicao de sano cabe recurso, dentro de (10) dez dias, para o Conselho da Magistratura. Art. 85 - Verificada a existncia de autos e papis com antigidade superior a (30) trinta anos, determinar o Corregedor a sua remessa ao Arquivo Pblico do Estado. Art. 86 - Ao Corregedor compete, ainda, quando em correio: I - Examinar a legalidade dos ttulos com que servem em seus cargos e ofcios todos os serventurios sujeitos correio; II - Sindicar de sua conduta funcional, com relao ao cumprimento dos deveres, desempenho de atribuies e permanncia na sede da Comarca, termo ou Distrito Judicirio; III - Fiscalizar o que diz respeito administrao das pessoas e bens de rfos, interditos, ausentes e nascituros; IV - Fiscalizar a execuo dos testamentos e administrao das fundaes; V - Fiscalizar a execuo das leis e regulamentos referentes arrecadao e administrao de heranas jacentes; VI - Fiscalizar a aplicao de leis estaduais ou federais, por parte de Tabelies, na lavratura de escritura e demais instrumentos que passarem em suas notas, assim como, por parte dos Notrios;

43

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

VII - Levar ao conhecimento da Ordem dos Advogados, do Procurador Geral da Justia, do Defensor Pblico Geral do Estado e do Secretrio de Estado de Justia, Segurana Pblica e Cidadania falta atribuda, respectivamente, a advogado, estagirio ou solicitador, do Ministrio Pblico, do Defensor Pblico e Autoridade Policial. VII - Verificar ainda: a) se existem, na serventia, todos os livros exigidos por Lei; b) se os livros existentes esto devidamente autenticados, bem encadernados e escriturados; c) se os autos , livros e papis, findos ou em andamento, esto bem guardados, conservados e catalogados; d) se os depsitos de coisas so seguros e higinicos; e) se nos lugares onde devem permanecer as partes, servidores, serventurios, empregados de ofcios notariais e registrais, jurados e pessoas judicialmente convocadas, h higiene, comodidade, segurana e decncia; f) se h servidores atacados de molstias contagiosas ou portadoras de molstia ou defeito fsico que prejudique o exerccio das respectivas funes; g) se os feitos e escrituras so distribudos e processados na forma da Lei; h) se h processos parados e se so cumpridos os prazos de concluso; i) se so regularmente cobrados emolumentos, taxas e outros tributos devidos Unio, ao Estado e ao Municpio; j) se as custas so cobradas nos escritos termos do respectivo Regimento; k) se os Oficiais do Registro Civil processam com regularidade os papis de habilitao ao casamento civil; l) se as determinaes do Juiz, na marcha dos processos, e as do Corregedor, em correies anteriores, foram fielmente executadas. Art. 87 - O Corregedor dar audincia aos presos ou internados para receber-lhe as queixas ou reclamaes, sobre elas providenciando. Duas vezes ao ano, pelo menos, visitar os asilos, cadeias, estabelecimentos penitencirios, correcionais e de reforma, assim como prises outras, verificando: a) se os edifcios e dependncias so higinicos, seguros e aparelhados para o fim a que se destinam; b) se h pessoas detidas ou internadas ilegalmente, ou de modo do diverso do prescrito em Lei, promovendo acerca de sua soltura. c) se as pessoas detidas ou internadas so alimentadas, vestidas, abrigadas e tratadas; Pargrafo nico - Observada a falta de higiene, segurana ou aparelhamento, representar ao Tribunal de Justia para a adoo das providncias indispensveis. Art. 88 - O Corregedor fixar prazo razovel: I - Para aquisio ou legalizao dos livros que faltarem ou estiverem irregulares; II - Para organizao de arquivos, tombamento de mveis e utenslios; III - Para a restituio, na forma do Art. 30 do Cdigo de Processo Civil e do respectivo Regimento, de custas indevidas ou excessivas, devidamente atualizadas; IV - Em geral, para emenda de erros, abusos ou omisses verificados. Pargrafo nico - Ordenar o Corregedor: I - Que sejam prestadas, ou reforadas, as fianas omitidas ou insuficientes; II - Que sejam registrados e inscritos os testamentos e tomadas as contas dos tutores, curadores e testamenteiros, sndicos, liquidatrios, administradores de fundaes e mais responsveis; III - Que sejam nomeados tutores e curadores a menores ausentes, interditos e herana jacente; IV - Que se proceda especializao da hipoteca legal, nos casos em que haja interesse do Estado ou de incapazes; V - Que seja dado o destino legal a quaisquer bens ou valores irregularmente conservados em poder de funcionrios ou particulares. Art. 89 - Ao Corregedor compete, tambm, durante as correies, sindicar: a) se os Juzes e Serventurios de Justia tm residncia nos lugares onde servem e se cumprem, com exatido, todos os seus deveres; b) se tais autoridades costumam ausentar-se, abandonando, fora dos casos permitidos em Lei, o exerccio de seus cargos, sem os transmitirem ao substituto, quando a isso so obrigados; c) se as audincias designadas so realizadas com regularidade; d) se as autoridades judicirias so assduas em deferir e ministrar justia s partes, e se tm vida irrepreensvel, pblica e privada; e) se os feitos so distribudos eqitativa e legalmente; f) se h inqurito paralisado em poder das autoridades policiais ou se estas deixam de instaur-los, comunicando o fato ao Conselho da Magistratura e ao Secretrio de Segurana Pblica; g) instaurar processo de abandono de cargo contra Juiz, serventurio e funcionrio de Justia. Art. 90 - As correies parciais tero por objeto a averiguao dos fatos que as determinarem, aplicando-se-lhes os mesmos preceitos das gerais, no que for cabvel.

44

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

Art. 91 - O Conselho da Magistratura, mediante provimento, expedir, para os casos especiais, as instrues que se fizerem precisas ao melhor desempenho das funes do Corregedor. CAPTULO V Da Escola Superior da Magistratura Art. 92 - A Escola Superior da Magistratura do Estado do Amazonas, destinada preparao e aperfeioamento de Magistrados, ser dirigida por um Desembargador, escolhido pelo Presidente do Tribunal de Justia, com anuncia do seu Plenrio. Pargrafo nico - O mandato do Diretor da Escola ter a mesma durao do mandato do Presidente que o nomear, permitida a reconduo. A Escola Superior da Magistratura coordenada por um dos desembargadores do TJAM, escolhido pelo Presidente do TJAM, sendo uma caracterstica interessante a possibilidade de inmeras recondues ao cargo, ou seja, sempre o novo presidente poder indicar o nome do atual coordenador da escola por mais 2 anos. Art. 93 - A Escola Superior da Magistratura rgo integrante da estrutura administrativa do Tribunal de Justia, com recursos financeiros definidos no oramento anual do Tribunal. Pargrafo nico - O Regimento Interno da Escola Superior da Magistratura definir sua organizao, atribuies e competncia, e dever ser aprovado pelo Tribunal Pleno. Assim como a Corregedoria Geral do TJAM, a Escola Superior da Magistratura ter o seu prprio regimento interno. Art. 94 - Alm das atribuies definidas no seu Regimento Interno, compete Escola Superior da Magistratura: I - Promover cursos de preparao ao ingresso na Magistratura, estabelecendo prazo de durao do curso, as disciplinas obrigatrias, a carga horria mnima, a qualificao do pessoal docente, freqncia e avaliao de aproveitamento; II - Realizar cursos de carter permanente para atualizao, aperfeioamento e especializao dos Magistrados, observando as diretrizes bsicas do inciso anterior, bem como dos servios administrativos e judiciais para os servidores do Poder Judicirio e, ainda, para atividades notariais e registrais; III - Promover congressos, simpsios e conferncias sobre temas relacionados formao dos Magistrados, ao aperfeioamento dos servios judicirios e da prestao jurisdicional; IV - Desenvolver estudos objetivando o encaminhamento de sugestes para melhoria ou elaborao de normas propiciadoras de melhor prestao jurisdicional; V - Celebrar convnios com Universidades ou Faculdades que mantm cursos de Direito, visando melhoria da qualidade do pessoal docente e o suporte didtico atravs de mtodos de ensino jurdico e tcnicas de pesquisa na rea do Direito. 1. A participao e aproveitamento em cursos realizados sob os auspcios da Escola Superior da Magistratura, para servirem como ttulo ou requisito para inscrio em concurso, qualificao para pleitos, promoo ou acesso, devero ter sido realizados em Manaus e previamente anunciados por edital, com o prazo de dez (10) dias, publicado no Dirio da Justia do Estado, convocando inscrio os interessados. 2. Somente os simpsios, congressos, conferncias e outros estudos, nos quais forem propiciadas semelhantes condies para participao de todos os Juzes, podero servir como ttulo para os fins de promoo ou acesso. Art. 95 - A Escola Superior da Magistratura patrocinar a pesquisa e o debate de temas relevantes, visando ao desenvolvimento da cincia do direito e o aperfeioamento das leis. CAPTULO VI Da Justia de Primeira Instncia SEO I Da Composio Art. 96 - A Justia de Primeira Instncia compe-se de: a) Juzes de Direito Substitutos de Carreira; b) Juzes de Direito de 1 e 2 Entrncias; c) Tribunal do Jri; d) Auditoria Militar; e) Juizado da Infncia e da Adolescncia; f) Juizados Especiais Cveis e Criminais; g) Juizados de Paz. SEO II

45

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

Dos Juzes Substitutos de Carreira Art. 97 - O Juiz Substituto de Carreira nomeado dentre Bacharis em Direito concursados e, durante o transcursos do estgio probatrio destinado obteno de vitaliciedade, tem a mesma funo, atribuio e competncia conferidas aos Juzes de Direito. Sua jurisdio corresponder unidade territorial da Comarca de primeira entrncia para a qual for nomeado. Pargrafo nico - No interior do Estado funcionaro tantos Juzes Substitutos de Carreira quantas forem as Comarcas de primeira entrncia. Aprenda o seguinte Juiz Substituto de Carreira aquele que ainda no possui a chamada VITALICIEDADE, sendo esta adquirida apenas com 2 (dois) anos de exerccio, ou seja, a pessoa assim que passa no concurso pblico de Juiz de Direito, concurso que dever ser obrigatoriamente de prova e ttulos, ingressar na magistratura como Juiz Substituto at completar o estgio probatrio para aquisio da vitaliciedade. Outra caracterstica interessante que o Juiz Substituto ir, obrigatoriamente, para uma comarca localizada no interior do estado, chamada de comarca de 1 Entrncia ou Entrncia Inicial. SEO III Dos Juzes de Direito das Comarcas do Interior SUBSEO I Da Competncia Art. 98 - Compete aos Juzes de Direito de 1 Entrncia, originariamente: I - em matria cvel: a) processar e julgar, dentre outros: 1) os feitos de jurisdio contenciosa ou voluntria de natureza cvel ou comercial e os correlatos, processos cautelares e de execuo; 2) as aes concernentes comunho de interesse entre portadores de debntures e ao cancelamento de hipoteca em garantia destas; 3) os feitos que, por fora de Lei, devem ter curso no juzo universal de falncia ou concordata; 4) as aes de acidentes de trabalho; 5) as justificaes, vistorias, notificaes, protestos, interpelaes e demais processos preparatrios destinados a servir de documentos. a) homologar as decises arbitrais; b) liquidar e executar, para fins de reparao de dano, a sentena criminal condenatria; c) cumprir as precatrias pertinentes jurisdio cvel; d) dar execuo s sentenas que proferir e s que emanarem do juzo superior; e) julgar embargos de declarao opostos sentena que proferir; f) julgar as suspeies dos representantes do Ministrio Pblico e serventurios de Justia e as contra estes argidas e no reconhecidas, nos feitos em que competir o processo e julgamento; g) cumprir os pedidos de informaes da instncia superior e precatrias recebidas; h) suprir a aprovao de estatutos de fundaes e sua reforma, quando denegue o Ministrio Pblico; i) processar e julgar as restauraes de autos extraviados ou destrudos quando afetos ao seu juzo; II - Em matria da Infncia e da Juventude, exercer as atribuies constantes da legislao especial de proteo integral criana e ao adolescente, assegurando-lhes, com absoluta prioridade, a efetivao dos direitos referentes vida, sade, alimentao, educao, ao esporte, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria; III - Em matria de Registros Pblicos, dentre outras atribuies: a) autorizar o registro das declaraes de nascimento feitas aps o decurso do prazo legal (artigo 46, da Lei de Registros Pblicos); b) processar e julgar os pedidos de alterao de nome (artigo 57 da Lei de Registros Pblicos); c) processar e julgar os pedidos de restaurao, suprimento ou retificao de assento no registro civil (artigo 109 e seguintes da Lei de Registros Pblicos); d) exarar o despacho de cumpra-se nos mandados oriundos de outros rgos judicirios para lavratura, restaurao ou retificao de assentamento; e) decidir as suscitaes de dvidas nos registros pblicos; f) processar e julgar os pedidos de retificao de rea; g) tomar as demais providncias constantes da legislao especifica dos Registros Pblicos. IV - Em matria criminal, dentre outras: a) processar e julgar as aes penais e seus incidentes, por crimes e contravenes, inclusive as de natureza falimentar no atribudas a outra jurisdio;

46

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

b) processar e julgar a restaurao de autos extraviados ou destrudos, quando afetos ao seu juzo; c) julgar embargos de declarao opostos s sentenas que proferir; d) proceder a instruo criminal e preparar para julgamento processo crime de competncia do Tribunal do Jri e outros Tribunais de Primeiro Grau institudos por Lei; e) determinar a abertura de vista dos autos ao Ministrio Pblico quando, a requerimento deste, houver necessidade de aditamento da denncia, nos crimes de ao pblica; f) conhecer das causas extintivas de punibilidade nos processos de sua competncia; g) aplicar a Lei nova, por simples despacho, a requerimento da parte ou de representante do Ministrio Pblico; h) proceder anualmente organizao da lista de jurados e sua reviso; i) convocar o jri e presidi-lo, sorteando os jurados para cada reunio; j) conceder habeas-corpus, inclusive de ofcio, exceto em caso de violncia ou coao provindas de autoridades judicirias de igual ou superior jurisdio, quando for de competncia privativa do Tribunal de Justia do Estado do Amazonas ou de outro Tribunal; k) relaxar a priso ou deteno ilegal de qualquer pessoa e promover a responsabilidade da autoridade coatora; l) conceder liberdade provisria nos casos previstos em Lei processual; m) aplicar medidas de segurana ; n) determinar remessa ao rgo do Ministrio Pblico de certides ou documentos indispensveis promoo de responsabilidade quando em autos ou papis do seu conhecimento constar a existncia de crime de que caiba ao pblica; o) cumprir as precatrias emanadas de autoridades judicirias; p) visitar as prises para informar-se de seu estado, conceder audincia aos presos e requerer as providncias necessrias s autoridades competentes; q) comunicar ao Tribunal Regional Eleitoral as condenaes impostas aos maiores de dezoito anos, privados temporria ou definitivamente dos seus direitos polticos; r) processar e julgar os crimes cometidos com abuso de liberdade de imprensa, praticando os atos que lhes forem atribudos pelas leis respectivas; s) exercer as funes de Juiz das Execues Criminais, decidindo os incidentes da execuo, salvo quanto a graa, indulto e anistia. SUBSEO II Da Competncia em outras reas de Jurisdio plenamente possvel um Juiz de Direito da Justia Estadual exercer atribuies de Juzes Federais, do Trabalho e Eleitorais, como por exemplo: Em determinada comarca no existe Frum da Justia do Trabalho, contudo, possui um Frum da Justia Estadual, portanto, o juiz estadual ser o responsvel tanto por processos de sua jurisdio como da tambm da Justia do Trabalho e ainda Justia Federal e Eleitoral, caso no exista fruns prprios. Art. 99 - Aos Juzes de Direito, em exerccio no interior do Estado, quando investidos na jurisdio federal compete: a) processar e julgar as causas mencionadas no 3. do artigo 109 da Constituio Federal de 1988, bem como as mencionadas nos incisos I, II e III, do artigo 15, da Lei n. 5.010/66. O recurso cabvel das decises sero encaminhados ao Tribunal Regional Federal da 1 Regio, sediado em Braslia; b) mandar cumprir os atos e diligncias da Justia Federal requeridos pelos Juzes Federais ou Tribunais Regionais Federais atravs de ofcio ou mandado. Art. 100 - Os Juzes de Direito, quando investidos na jurisdio trabalhista, tm a mesma competncia das Juntas de Conciliao e Julgamento, onde no funcione rgo dessa Justia especializada. Os recursos de suas decises proferidas em aes trabalhistas devem ser encaminhados ao Tribunal Regional Trabalho, sediado em Manaus. Art. 101 - Os Juzes de Direito, quando investidos na jurisdio eleitoral, tm a competncia estabelecida na legislao eleitoral. Os recursos das decises em matria eleitoral sero encaminhados ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas. SUBSEO III Das Atribuies Administrativas Art. 102 - Ressalvadas as atribuies originrias do Tribunal de Justia e as demais restries contidas no presente Cdigo, so as seguintes as atribuies administrativas dos Juzes de Direito de 1 Entrncia: a) cumprir as determinaes baixadas pela Presidncia do Tribunal de Justia, pelo Tribunal Pleno, pelo Conselho da Magistratura, pelo Corregedor Geral de Justia e pelas Cmaras Reunidas;

47

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

b) fiscalizar e conferir as contas de custas judiciais, glosando as que forem indevidas ou excessivas; c) requisitar das reparties pblicas informaes e diligncias; d) exercer qualquer outra atribuio cometida ao Juiz de Primeiro Grau pelas leis em vigor; e) praticar atos cuja execuo lhes for delegada pelas autoridades superiores. SUBSEO IV Das Atribuies como Diretor do Frum Art. 103 - Em cada Comarca haver uma Diretoria do Frum. Art. 104 - Quando no exerccio da funo de Diretor do Frum, nas Comarcas de Vara nica ou de mais de uma Vara, compete ao Juiz de Direito: a) superintender o servio judicial da Comarca; b) ministrar instrues ou ordens aos servidores de Justia, serventurios e empregados a estes subordinados, sem prejuzo das atribuies, se houver, dos demais Juzes da Comarca; c) presidir os concursos destinados ao preenchimento dos cargos de serventurio e servidor de justia na respectiva Comarca; d) comunicar-se diretamente com quaisquer outras autoridades pblicas, federais, estaduais ou municipais, quando tiver de tratar de assuntos relacionados com matria administrativa do interesse do Frum da Comarca; e) nomear serventurios de justia Ad Hoc, nas faltas e impedimentos eventuais dos efetivos; f) designar substitutos para os titulares e auxiliares de secretarias ou cartrios extrajudiciais, nas faltas e impedimentos; g) aplicar, quando cabveis, sanes disciplinares a servidores de justia, serventurios, empregados destes e do Juzo, e a Juzes de Paz, sem prejuzo de igual procedimento dos demais Juzes da Comarca nos processos que estes dirigirem; h) decidir reclamaes contra atos praticados por serventurios de justia, sem prejuzo da competncia dos demais Juzes; i) abrir, numerar, rubricar e encerrar os livros utilizados na secretaria administrativa do Frum e nos notariados e ofcios de registro; j) exigir a publicao no Dirio da Justia do nome do substituto do Notrio, Oficial de Registro ou Escrivo, nas Comarcas do interior do Estado; k) rubricar balanos comerciais; l) tomar providncias de ordem administrativa que digam respeito fiscalizao, disciplina e regularidade dos servios forenses; m) supervisionar a distribuio; n) requisitar seo de material do Tribunal de Justia o fornecimento de material de expediente, mveis e utenslios necessrios ao servio judicial, vedada a requisio para uso de escrives no remunerados pelos cofres pblicos; o) exercer a fiscalizao permanente em todos os servios da Justia, na atividade dos servidores e sobre o nocumprimento de obrigaes impostas neste Cdigo; p) cumprir Cartas Precatrias. Revogado pela Lei Complementar n. 35/2004. Art. 6. - Ficam revogadas a alnea p do artigo 104 da Lei Complementar n. 17, de 23 de janeiro de 1997, e as demais disposies em contrrio. SEO IV Do Tribunal do Jri Tribunal do Jri o local competente para o julgamento de crimes dolosos contra a vida, como H I S A: H omicdio I nfanticdio induzimento ou instigao ao S uicdio A borto, salvo alguns casos de aborto onde no constituem crime como por exemplo o aborto decorrente de estupro, aborto quando oferece risco de morte para a me e o aborto de feto enceflico (m formao cerebral), recentemente autorizado pelo STF. O Tribunal do Jri possui a caracterstica principal de possuir 1 (um) Juiz de Direito, que ir conduzir o julgamento e 7 (sete) juzes leigos, que iro decidir pela condenao ou absolvio do acusado. No esquea que o Tribunal do Jri s possui competncia para julgar crimes dolosos tentados ou consumados, JAMAIS culposos.

48

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

Art. 105 - O Tribunal do Jri funcionar, em cada Comarca obedecendo a sua composio e funcionamento s normas estabelecidas em Lei. 1. Nas Comarcas do interior, as sesses do Tribunal do Jri sero realizadas nos meses de maio e novembro, podendo ser convocadas sesses extraordinrias, havendo necessidade. 2. Na Comarca da Capital, as sesses do Tribunal do Jri sero realizadas nos meses de fevereiro a junho e de agosto a dezembro. Aprenda: SESSES DO TRIBUNAL DO JRI NO INTERIOR: - Maio e Novemebro SESSES DO TRIBUNAL DO JRI NA CAPITAL - Fevereiro a Junho - Agosto a Dezembro. * O Conselho da Magistratura pode autorizar sesses em outras datas, caso seja solicitado pelo Juiz da comarca. Art. 106 - Sempre que necessrio e exigir o interesse da Justia, o Juiz poder requerer ao Conselho da Magistratura que determine a convocao extraordinria do Tribunal do Jri. Pargrafo nico - O Conselho da Magistratura, a seu critrio, tambm poder determinar, de ofcio, a convocao extraordinria do Jri. Art. 107 - O alistamento de jurados ser feito no ms de outubro de cada ano, pelo Juiz Presidente do Jri, sendo a respectiva lista publicada no ms seguinte. O sorteio dos jurados titulares e suplentes ser feito trinta (30) dias antes do dia designado para a instalao das sesses do Tribunal Popular. SEO V Da Justia Militar SUBSEO I Da Organizao Art. 108 - A Justia Militar do Estado do Amazonas ser exercida em primeiro grau, com jurisdio em todo o Estado, pelo Juiz Auditor, Juiz Auditor Substituto e pelos Conselhos de Justia Militar. Pargrafo nico - Das decises dos Conselhos de Justia Militar e da Auditoria caber recurso para o Tribunal de Justia. SUBSEO II Dos Conselhos de Justia Militar Art. 109 - O Conselho da Justia Militar possui trs (03) categorias: a) especial, organizada para processar e julgar os oficiais; b) permanente, para processar e julgar acusados que no sejam oficiais; c) Conselho de Justia nas Unidades de Servios para julgamento de desero de Praas. Art. 110 - O Conselho Especial compor-se- do Juiz Auditor e de quatro Juzes Militares de patente superior ou igual do acusado, sob a presidncia de Oficial Superior ou do mais antigo no caso de igualdade de posto. Pargrafo nico - Os componentes do Conselho Especial sero escolhidos, em cada caso de acusao de oficial, mediante sorteio pblico procedido pelo Juiz Auditor Militar, em dia e hora previamente fixados, com a presena do representante do Ministrio Pblico. Art. 111 - O Conselho Permanente compor-se- do Juiz Auditor, de um Oficial Superior, que ser seu Presidente e de trs oficiais escolhidos dentre os ocupantes do posto de Capito e de Tenente. Pargrafo nico - Os componentes do Conselho Permanente sero escolhidos trimestralmente por sorteio pblico procedido pelo Juiz Auditor Militar, em dia e hora previamente fixados, com a presena do representante Ministrio Pblico. Art. 112 - Os Conselhos de Justia, nas Unidades de Servios, funcionaro por trs meses, e sero constitudos por um Capito, que ser seu Presidente, e dois oficiais de menor posto, sendo Relator o que seguir ao posto do Presidente, servindo de Escrivo um sargento, designado pela autoridade que houver nomeado o Conselho; Pargrafo nico - Os Conselhos de Justia, nas Unidades de Servios, sero nomeados pelos Comandantes de Unidades ou Chefes de Servios, passando a funcionar na Unidade ou Estabelecimento a que servir o acusado. Art. 113 - Para cumprimento do disposto nos pargrafos dos artigos 110 e 111, o Comandante Geral da Polcia Militar far organizar, trimestralmente, a relao de Oficiais em servio ativo, na Capital, com indicao do posto e antigidade de cada um e o lugar onde estiver servindo, encaminhando-a, em seguida, para a publicao no Boletim Geral e remetendo cpia autenticada ao Juiz Auditor Militar, entre os dias dez e vinte do ltimo ms do trimestre. Pargrafo nico - Na relao a que se refere o caput deste artigo no podero ser includos: a) o Comandante Geral; b) os Oficiais da Casa Militar;

49

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

c) os Assistentes Militares; d) os Ajudantes de Ordem; e) os que estiverem servindo no Estado Maior; f) os alunos, professores, instrutores e auxiliares de ensino de cursos ou escolas; g) os que servirem na Diretoria Geral de Instruo; h) os Oficiais do Exrcito comissionados na Polcia Militar do Estado; i) os que servirem na Assistncia Militar do Tribunal de Justia. Art. 114 - Alm do disposto no artigo anterior, observar-se-, no que for aplicvel aos Conselhos de Justia Militar, a legislao federal pertinente. SUBSEO III Da Auditoria Militar Art. 115 - A Auditoria Militar ser composta de: I - Um Juiz de Direito Auditor Militar; II - Um Juiz Auditor Militar Substituto; III - Dois Promotores da Justia Militar; IV - Um Defensor Pblico; V- Um Oficial Superior Assistente Policial- Militar; VI - Um Oficial Intermedirio; VII - Uma Secretria. Pargrafo nico - A Secretaria da Auditoria Militar ser constituda de: um (01) Escrivo; dois (02) Escreventes Juramentados; dois (02) Oficiais de Justia; um (01) Sargento PM, Escrevente Auxiliar de Cartrio, e dois (02) Soldados PM, Auxiliares de Cartrio. Art. 116 - Compete ao Juiz de Direito Auditor Militar: I - Processar e julgar, nos crimes militares, os Oficiais e Praas da Polcia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado do Amazonas; II - Decidir sobre o recebimento de denncia, pedido de arquivamento de processo ou devoluo de inqurito ou representao; III - Relaxar, em despacho fundamentado, priso que for comunicada por autoridade encarregada de investigao policial; IV - Decretar, ou no, em despacho fundamentado, a priso preventiva de indiciado em inqurito, a pedido do respectivo encarregado; V - Requisitar das autoridades civis e militares as providncias necessrias ao andamento do processo e esclarecimento do fato; VI - Requisitar a realizao de exames periciais; VII - Determinar as diligncias necessrias ao esclarecimento do processo; VIII - Nomear Peritos; IX - Requisitar da autoridade policial local o auxlio de fora, quando necessrio; X - Relatar os processos dos Conselhos de Justia em que funcionar, e redigir, no prazo legal, as sentenas e decises; XI - Proceder, em presena do Promotor Militar, aos sorteios dos Conselhos; XII - Expedir Mandados e Alvars de Solturas; XIII - Decidir sobre o recebimento dos recursos interpostos; XIV - Executar, de acordo com o Cdigo Penal Militar, Art. 59, I e II, as sentenas condenatrias, cuja pena privativa de liberdade no exceda a dois anos; XV - Renovar, de seis (06) em seis (06) meses, junto s autoridades competentes, diligncias para captura de condenados; XVI - Comunicar autoridade a que estiver subordinado o acusado as decises a ele relativas, logo que lhe chegue ao conhecimento; XVII - Cumprir, alm do explicitado neste artigo, o que for aplicvel na forma da legislao federal pertinente. Art. 117 - Compete ao Juiz de Direito Auditor Militar Substituto: I - Substituir o Juiz de Direito Auditor Militar em suas faltas e impedimentos; II - Auxiliar o Juiz de Direito Auditor Militar no processamento e no julgamento de feitos que lhe forem por ele distribudos; III - Exercer outras atribuies que lhe forem cometidas pelo Juiz de Direito Auditor Militar. Art. 118 - Os Promotores Militares integram o quadro do Ministrio Pblico do Estado do Amazonas e tero reguladas suas atividades pela Lei Orgnica a eles pertinentes. Art. 119 - A assistncia Policial-Militar ser exercida por um Oficial Superior da ativa.

50

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

Art. 120 - So atribuies do Assistente Policial-Militar da Auditoria Militar: a) prestar total assistncia ao Juiz de Direito Auditor Militar, nos mais diversos assuntos referentes aos policiais militares; b) manter pronto atendimento com os rgos da Polcia Militar, a fim de que as atividades da Auditoria no venham sofrer soluo de continuidade em sua administrao; c) providenciar para que esteja sempre em ordem toda documentao referente aos policiais-militares, visando a atender s solicitaes da Polcia Militar; d) manter sempre atualizada a relao de oficiais da ativa da Polcia Militar, a fim de facilitar a audincia de sorteio dos membros do Conselho de Justia Militar; e) assessorar, tambm, o Juiz de Direito Auditor Militar Substituto e o Ministrio Publico Militar, no que lhe for solicitado no tocante a assuntos relacionados com policiais militares; f) exercer outros encargos que lhe forem determinados pelo Juiz de Direito Auditor Militar. Pargrafo nico - Ao Oficial Intermedirio da Assistncia Militar compete assessorar o Assistente, de acordo com as normas estabelecidas pelo Juiz de Direito Auditor Militar. Art. 121 - secretaria da Auditoria Militar incumbe manter em dia todo o seu servio burocrtico, bem como diretamente atravs do Escrivo, dos Escreventes e dos Oficiais de Justia a regularidade no andamento dos processos em tramitao na Auditoria, tudo na forma prevista em Lei. Art. 122 - O Escrivo, os Escreventes e os Oficiais de Justia da Auditoria Militar sero nomeados na forma prevista para os demais Escrives, Escreventes e Oficiais de Justia do Poder Judicirio do Estado. Pargrafo nico - Nas faltas e impedimentos dos Oficiais de Justia dever, de preferncia, ser nomeado Ad Hoc o Cabo Auxiliar do Cartrio. Art. 123 - So atribuies do Sargento PM., Escrevente-Auxiliar do Cartrio: a) substituir o Escrivo em seus impedimentos eventuais; b) manter sob o seu controle atualizado o material-carga do Cartrio e pertencente a Polcia Militar; c) auxiliar o servio da Auditoria na forma ordenada pelo Juiz de Direito Auditor Militar. Art. 124 - O cabo PM, Auxiliar do Cartrio, ter as atribuies que lhe forem ordenadas pelo Juiz de Direito Auditor Militar. Art. 125 - So atribuies do soldado PM Auxiliar do Cartrio: a) conservar o Cartrio em boa ordem, limpo e bem apresentvel; b) exercer quaisquer outras atribuies que lhes forem ordenadas pelo Juiz de Direito Auditor Militar. Art. 126 - O Sargento PM, Escrevente-Auxiliar de Cartrio, o Cabo PM, Auxiliar de Cartrio, e o soldado PM, Auxiliar do Cartrio, sero postos disposio da Auditoria Militar pelo Comandante Geral da Polcia Militar, mediante indicao do Juiz de Direito Auditor Militar. SEO VI Dos Juizados Especiais Art. 127 As Turmas Recursais sero compostas por 3 juzes togados de entrncia final, designados por ato do Presidente do Tribunal de Justia para um mandato de dois anos, permitida a reconduo, os quais fazem jus a uma gratificao de dez por cento sobre o subsdio. (LEI COMPLEMENTAR N 55/2007) 1 O Tribunal de Justia, mediante Resoluo, criar tantas turmas recursais quantas forem necessrias e dispor, no ato da criao, a respeito de sua sede e competncia territorial. (LEI COMPLEMENTAR N 55/2007) 2 - Compete Turma Recursal processar e julgar os recursos interpostos contra as decises dos Juizados Especiais, bem como os embargos de declarao de suas prpria decises. (LEI COMPLEMENTAR N 55/2007) 3 - A Turma Recursal igualmente competente para processar e julgar os mandados de segurana e os habeas corpus impetrados contra atos dos Juzes de Direito dos Juizados Especiais. (LEI COMPLEMENTAR N 55/2007) 4 - A Turma Recursal ser presidida pelo Juiz mais antigo entre os seus componentes. (LEI COMPLEMENTAR N 55/2007) 5 - Nos impedimentos e ausncias, o Presidente ser automaticamente substitudo pelo membro mais antigo. (LEI COMPLEMENTAR N 55/2007) 6 - Em caso de afastamento temporrio de qualquer dos membros integrantes da turma, no haver redistribuio de processos. (LEI COMPLEMENTAR N 55/2007) 7 - As funes administrativas e de chefia sero exercidas por um Diretor de Secretaria. (LEI COMPLEMENTAR N 55/2007) 8 - Caber ao Tribunal de Justia, por Resoluo, disciplinar as demais normas de organizao e funcionamento das Turmas Recursais. (LEI COMPLEMENTAR N 55/2007) Art. 128 Haver no Estado do Amazonas 30 Juizados Especiais, assim distribudos: (LEI COMPLEMENTAR N 55/2007)

51

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

I vinte Juizados na Comarca de Manaus, privativo de Juiz de Entrncia Final. II dez Juizados no interior do estado, nas Comarcas de Coari, Humait, Itacoatiara, Lbrea, Manacapuru, Manicor, Maus, Parintins, Tabatinga e Tef, compostos por juzes de primeiro grau de jurisdio. Pargrafo nico. O Tribunal de Justia, mediante Resoluo, dispor sobre a localizao dos Juizados especiais, privilegiando, sempre que possvel, reas de elevada densidade populacional com intuito de proporcionar comodidade e presteza do atendimento aos jurisdicionados. (LEI COMPLEMENTAR N 55/2007) Art. 129 Em cada unidade jurisdicional, o Juiz de Direito poder contar com o auxlio de juzes leigos e conciliadores, cujas atividades so consideradas como de servio pblico relevante, podendo a estes ser atribudo valor pecunirio referente prestao de servios, o que, em nenhuma hiptese, importar em vnculo empregatcio com o Poder Judicirio. (LEI COMPLEMENTAR N 55/2007) 1 - O Tribunal de Justia poder, por Resoluo, conforme as disponibilidades oramentrias, estabelecer o nmero de Juzes leigos e conciliadores, bem como estabelecer os valores pelos servios por eles prestados, observando-se critrio de produtividade. (LEI COMPLEMENTAR N 55/2007) 2 - Os pagamentos dos valores pecunirios por servios prestados pelos juzes leigos e conciliadores no tero efeito retroativo e sero regulamentados pelo Tribunal de Justia, ao que se dar ampla publicidade. (LEI COMPLEMENTAR N 55/2007) SEO VII Dos Juizados de Paz Os casamentos sero celebrados nos distritos pelo Juiz de Paz, este nada mais do que uma pessoa que ser responsvel por todos os casamentos no Distrito Judicirio (vilas, vilarejos, comunidades). Para ser Juiz de Paz a pessoa deve ser eleita em at 6(seis) meses aps a realizao das eleies para Governador, Deputado Estadual, Federais e Senadores, sendo presidida pelo Juiz eleitoral. extremamente proibida esta eleio simultnea com eleies para mandatos polticos. Lembre-se NUNCA um juiz de paz ter competncia para julgar matria criminal, ou seja, ele no julga ningum por ter cometidos crimes, apenas celebra casamentos e por isso no poder cobrar nenhum valor, conforme art. 138 da Lei, pois possuir um grande salrio, dois salrios mnimos conforme art. 141. Voc que ser Juiz de Paz, estes so os requisitos: a) nacionalidade brasileira b) pleno exerccio dos direitos polticos c) alistamento eleitoral d) idade mnima de 21 anos e) escolaridade equivalente ao segundo grau completo f) aptido fsica e mental g) certificado de participao e aproveitamento em curso especifico ministrado pela escola Superior da Magistratura do Estado do Amazonas h) domicilio eleitoral no municpio onde existir a vaga e a residncia na sede do Distrito para qual concorrer. Uma questo que pode ser cobrada na prova a prerrogativa que o Juiz de Paz possui, caso seja preso, de ir para priso especial enquanto no transitar em julgado a sua condenao. Apenas para finalizarmos este tpico sobre Juiz de Paz, os mesmos s podem exercer suas atribuies na localidade ao qual estiver vinculado, jamais em outra. Art. 130 - O Juiz de Paz ser eleito com um suplente, sujeito s mesmas exigncias, que o suceder ou substituir, nos casos de vacncia ou de impedimento. Pargrafo nico - No caso de falta, ausncia ou impedimento do Juiz de Paz e de seu suplente, caber ao Presidente do Tribunal de Justia a nomeao de Juiz de Paz Ad Hoc. Art. 131 - As eleies para a funo de Juiz de Paz sero efetivadas at seis (06) meses aps a realizao das eleies para Governador, Deputados Estaduais, Deputados Federais e Senadores, e sero presididas pelo Juiz Eleitoral, sendo vedada a eleio simultnea com pleito para mandatos polticos. Pargrafo nico - Cabe ao Tribunal de Justia, atravs de Resoluo, regulamentar as eleies para Juiz de Paz at quatro (04) meses antes de sua realizao. Art. 132 - Podero concorrer eleio para a funo de Juiz de Paz os cidados que preencham os seguintes requisitos:

52

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

a) nacionalidade brasileira; b) pleno exerccio dos direitos polticos; c) alistamento eleitoral; d) idade mnima de vinte e um (21) anos completos; e) escolaridade equivalente ao segundo grau completo; f) aptido fsica e mental; g) certificado de participao e aproveitamento em curso especfico ministrado pela Escola Superior da Magistratura do Estado do Amazonas; h) domiclio eleitoral no Municpio onde existir a vaga e a residncia na sede do Distrito para qual concorrer. Pargrafo nico - A inscrio ser requerida pessoalmente pelo candidato. Art. 133 - Juiz de Paz tomar posse, na capital, perante o Diretor do Frum, e no interior, perante o Juiz de Direito da respectiva Comarca. Art. 134 - Compete ao Juiz de Paz celebrar casamentos, no Distrito Judicirio, para o qual foi eleito e nomeado, e fiscalizar os processos de casamento de sua competncia. Pargrafo nico - Em nenhuma hiptese, o Juiz de Paz ter competncia criminal. Art. 135 - Verificando irregularidade ou nulidade de casamento, de ofcio ou em caso de impugnao, o Juiz de Paz submeter o processo ao Juiz Substituto ou Juiz de Direito competente. Pargrafo nico - Na Comarca da Capital, a nulidade ou impugnao ser conhecida e decidida pelos Juzes de Direito de Vara de Famlia, indicados anualmente pelo Presidente do Tribunal. Art. 136 - Os autos de habilitao de casamento tramitaro no Cartrio do Registro Civil do Distrito. Art. 137 - O exerccio efetivo da funo de Juiz de Paz assegurar priso especial, em caso de crime comum, at definitivo julgamento. Art. 138 - vedada a cobrana ou percepo de custas, emolumentos ou taxa de qualquer natureza nos Juizados de Paz. Art. 139 - vedado ao Juiz de Paz exercer atividade poltico-partidria. Art. 140 - O servidor pblico, no exerccio do mandato de Juiz de Paz, ficar afastado de seu cargo, emprego ou funo, contando o tempo de afastamento para todos os efeitos legais, exceto para promoo por merecimento, e mantido o regime previdencirio correspondente. Art. 141 - A remunerao dos Juzes de Paz ser de 02 (dois) salrios mnimos. SEO VIII Das Substituies dos Juzes de Primeira Instncia Art. 142 - A substituio dos Juzes, nas faltas, ausncias ocasionais, frias individuais ou coletivas, licenas, impedimentos e suspeies, far-se- do seguinte modo: I - Nas Comarcas do interior: a) os Juzes de Comarca de Vara nica sero substitudos pelo Juiz de Direito ou Substituto da Comarca mais prxima; b) nas Comarcas de trs ou mais Varas, a substituio, nos casos de falta, impedimentos, suspeies e licenas ate cinco (05) dias, dar-se- de forma sucessiva e independentemente de designao, da seguinte forma: o Juiz da 1 Vara ser substitudo pelo Juiz da 2 Vara; o da 2, pelo da 3, sendo que o Juiz da ltima Vara na ordem sucessiva, ser substitudo pelo Juiz da 1. c) nas Comarcas com duas Varas, cabe, reciprocamente, a substituio de um titular pelo outro, nas faltas, impedimentos, suspeies e licenas at cinco (05) dias. Nos demais casos, a substituio dar-se- pelo Juiz de Direito que responder pela Zona, ou se tambm estiver impedido, por Juiz de Comarca que dela faa parte, por designao da Presidncia do Tribunal de Justia. II - Nas Comarcas da Capital: a) os Juzes de Varas Especializadas isoladas sero substitudos, em suas faltas, frias individuais, licenas, impedimentos ou suspeies pelos Juzes das Varas indicadas atravs de portaria da Presidncia do Tribunal, expedida anualmente, no ms de dezembro, nada impedindo que o Presidente do Tribunal, no transcorrer do ano, modifique as indicaes; b) os Juzes de Varas Especializadas no isoladas substituir-se-o, automtica e independentemente de qualquer designao na forma constante das letras b e c, do inciso I deste Artigo, nas faltas, afastamentos, frias individuais, licenas, impedimentos ou suspeies; c) os Juzes dos Juizados Especiais, Cveis e Criminais, sero substitudos na forma do disposto na alnea b, do inciso I, deste Artigo. Pargrafo nico - Na Comarca de Manaus, o Presidente do Tribunal Pleno, nos meses de junho e dezembro, designar os Juzes para responder pelas diversas Varas durante os meses de janeiro e julho.

53

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

Art. 143 - O critrio de substituio, regulado no artigo anterior e seu pargrafo, poder ser alterado por motivo de relevante interesse judicirio, cabendo ao Presidente do Tribunal de Justia faz-lo. Acrescido pela Lei Complementar n. 35/2004. Pargrafo nico - Os Juzes que vierem a substituir ou auxiliar outros, ou tiverem sua competncia ampliada para outra Vara da mesma Comarca ou de Comarcas diferentes, faro jus a uma gratificao de dez por cento (10%) sobre o vencimento bsico e a representao. CUIDADO: LEI COMPLEMENTAR N 42/2005 Pargrafo nico Os Juzes que vierem a substituir ou auxiliar outros, ou tiverem sua competncia ampliada para outra Vara da merma comarca ou de comarcas diferentes, faro jus a uma gratificao de um tero (1/3) sobre o vencimento bsico e a representao. SEO IX Da Correio Permanente Art. 144 - A correio permanente, a cargo dos Juzes de Primeiro Grau, consiste no exame dirio dos processos, atravs de despachos, decises interlocutrias e sentenas, bem como no exame dos livros obrigatrios das Secretarias das Varas, e das Ecrivanias, Notariados e Oficialatos de Registros, podendo o Juiz, na inspeo de autos, livros e demais papis, tomar conhecimento de reclamaes ou denncias apresentadas por escrito ou verbalmente, reduzindo estas a termo, dando o encaminhamento regular e, se for o caso, resolvendo-as. 1. Aos Juzes de Primeiro Grau, como Corregedores permanentes, compete tambm a atividade fiscalizadora da Secretaria de sua Vara, das Escrivanias dos Ofcios extrajudiciais do interior do Estado, polcia judiciria e presdios, podendo, no desempenho do seu mister, aplicar sanes disciplinares, ou indicar a sua aplicao Corregedoria Geral de Justia e/ou ao Tribunal de Justia quando for o caso. No caso de aplicao de sano, cabe recurso voluntrio ao Conselho da Magistratura, nos termos deste Cdigo. 2. Os autos devero ser examinados, mediante cotejo com os dados constantes do livro de distribuio e do livro de tombo, verificando se foi dado baixa na distribuio dos autos findos e se estes, posteriormente, foram encaminhados ao arquivo do Frum; verificar se todos os processos em andamento esto sendo apresentados para despachos. Em caso da falta de algum processo, o Juiz tomar as providncias cabveis para sua apresentao ou, ser for o caso, restaurao. Art. 145 - Esto sujeitos correio permanente: a) os processos pendentes; b) os livros que a Secretaria da Vara ou serventia extrajudicial so obrigadas a possuir. Art. 146 - Durante a correio o Juiz fiscalizar e verificar: I - Em geral: a) se os autos, livros e papis findos ou em andamento esto devidamente abertos, numerados, escriturados, encerrados, encadernados, guardados e conservados; b) se no h processos irregularmente parados e se os prazos a que esto sujeitos as partes, os Defensores Pblicos e os Promotores de Justia so cumpridos; c) se os feitos so distribudos e processados na forma prescrita em Lei; d) se h demora injustificada no cumprimento dos atos judiciais, cartas precatrias, procedimentos criminais e nos feitos em que algum dos interessados beneficirio da gratuidade de Justia; e) se regularmente publicado o expediente judicial; f) se constam na capa dos processos o nome das partes e seus advogados; g) se so cobrados os autos em poder dos peritos, Advogados, Defensores Pblicos, Promotores de Justia, por mais tempo que o determinado em Lei; h) se so informados nos autos a no devoluo de mandados pelos oficiais de justia e avaliadores, e a no devoluo de precatrias nos prazos conferidos para seu cumprimento; i) se esto regularmente enumeradas e rubricadas as folhas dos autos e se as certides, informaes e termos neles lavrados esto subscritos pelo Diretor de Secretaria ou seu substituto legal. II - Em matria criminal: a) se h observncia dos prazos para as instrues criminais; b) se no julgamento dos rus presos est sendo obedecida a preferncia fixada no artigo 431 do Cdigo de Processo Penal; c) se h observncia do prazo fixado para concluso de inqurito policial e que somente pode voltar delegacia quando novas diligncias se tornarem imprescindveis ao oferecimento da denncia; d) se os inquritos policiais, ainda que requerendo prazo para concluso, ao chegarem da delegacia, so distribudos, autuados e registrados como procedimento criminal diversos; e) se as intimaes de rus presos que devam tomar conhecimento de qualquer ato do processo so feitas no prprio estabelecimento penal onde se acharem os referidos rus.

54

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

III - Taxa Judiciria, Fundo de Reaparelhamento do Poder Judicirio, Associao dos Magistrados do Amazonas, Associao Amazonense do Ministrio Pblico, e Fundo Especial da Defensoria Pblica: a) se a cobrana das taxas, a que se refere o caput do item III do artigo 144, bem como as custas processuais, esto sendo feitas e recolhidas de acordo com o regimento respectivo; b) se os valores so recolhidos atravs das guias prprias e depositados na rede bancria, e, ainda, se as guias de cada uma daquelas despesas so regularmente juntadas aos autos para permitir a conferncia. IV - Dos Diretores de Secretaria e Escrives, nas Comarcas do interior do Estado: a) se verifica e informa ao Juiz a no devoluo dos autos aps o prazo de vista; b) se certifica nos autos a falta de devoluo do mandado pelo Oficial de Justia - Avaliador, quando decorrido o prazo para seu cumprimento. Art. 147 - O Juiz enviar Corregedoria Geral de Justia, at o dia dez (10) de cada ms, relatrio mensal simplificado contendo os dados atinentes ao movimento processual de sua Vara, acompanhado de quadro estatstico sobre aes ou procedimentos distribudos, especificando-os, audincias realizadas, natureza das decises interlocutrias e sentenas proferidas, informaes sobre os feitos em seu poder cujos prazos para despacho ou decises esto excedidos, alm de outros dados que entender conveniente ou que forem exigidos pela Corregedoria atravs de Provimento especfico. SEO X Da Comarca da Capital SUBSEO I Do Diretor do Frum da Capital Art. 148 A Diretoria do Frum da Comarca de Manaus ser exercida por Desembargador, sem prejuzo de sua atividade jurisdicional, designado bienalmente pelo Presidente do Tribunal de Justia, permitida uma reconduo. (LEI COMPLEMENTAR N 55/2007) Art. 149 - Compete ao Juiz Diretor do Frum: I - Superintender a administrao e polcia dos edifcios do Frum, sem prejuzo da atribuio dos Juzes de Direito quanto polcia das audincias e sesses do Tribunal do Jri; II - Dar ordens e instruo guarda destacada nos edifcios; III - Solicitar as providncias necessrias ao bom funcionamento do servio forense; IV - Dirigir o servio a cargo dos Servidores do Frum que no estejam subordinados a outra autoridade; V - Fazer manter a ordem e o respeito entre os Servidores do Frum, partes ou seus procuradores e entre as demais pessoas presentes nos edifcios; VI - Elaborar a proposta oramentria na parte relativa administrao do Frum; VII - Exercer atribuies administrativas que lhe forem delegadas por autoridades judicirias superiores; VIII - Requisitar e distribuir material, mveis e utenslios necessrios ao funcionamento das serventias; IX - Organizar, mensalmente, o boletim de freqncia dos servidores da Justia lotados na Diretoria do Frum, enviando-os ao Presidente do Tribunal de Justia; X Superintender o servio da Central de Mandados, fiscalizando sua atuao e dos servidores, de modo a garantir melhor prestao jurisdicional. (LEI COMPLEMENTAR N 55/2007) XI - Colaborar com os Juzes das demais Varas, oferecendo-lhes sugestes e encaminhando suas solicitaes e dos serventurios apreciao da Presidncia do Tribunal; XII - Classificar e movimentar os servidores nos diversos servios da Diretoria do Frum e das Secretarias de Varas, tendo em vista o interesse da Justia; XIII - Fiscalizar a distribuio dos feitos na Comarca de Manaus, tomando as providncias necessrias ao seu regular e correto funcionamento; XIV Instaurar a sindicncia e processo disciplinar contra servidor do foro judicial. (LEI COMPLEMENTAR N 55/2007) XV Dar cumprimento a outras atribuies especificadas, mediante Resoluo do Tribunal de Justia, desde que no conflitantes com os dispositivos desta Lei Complementar. (LEI COMPLEMENTAR N 55/2007) XVI Apresentar, at o dia 15 de janeiro, Presidncia do Tribunal de Justia do Amazonas relatrio anual a respeito das medidas adotadas e dos servios adotados. (LEI COMPLEMENTAR N 55/2007) 1 Na comarcar da Capital, o Diretor do Foro regulamentar o funcionamento dos servios administrativos, definindo as atribuies dos servidores. (LEI COMPLEMENTAR N 55/2007) 2 O Diretor do Foro poder indicar ao Presidente do Tribunal de Justia, pra cada edifcio dos fruns descentralizados na Capital, um Juiz de Entrncia Final para, sem prejuzo de sua atividade Jurisdicional, auxili-lo no exerccio das atribuies previstas nos incisos I, II, II, IV e V, deste artigo. (LEI COMPLEMENTAR N 55/2007)

55

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

3 A central de mandados e o setor de distribuio do Frum da Capital ficaro subordinados diretamente ao Diretor do Frum que se reportar, por sua vez, ao Presidente do Tribunal e ao CorregedorGeral de Justia, somente para o encaminhamento de questes que estejam fora das atribuies especificadas neste artigo. (LEI COMPLEMENTAR N 55/2007) SEO XI Da Competncia Privativa dos Juzes da Comarca da Capital SUBSEO I Da Competncia Jurisdicional Art. 150 - Na Comarca de Manaus, as atribuies dos Juzes de Direito so exercidas mediante distribuio, respeitada a separao entre as jurisdies cvel, criminal e especial. SUBSEO II Da Jurisdio Civil Art. 151 - Aos Juzes de Direito das Varas Cveis compete exercer as atribuies definidas neste Cdigo, no privativas de outro Juzo, servindo por distribuio. Art. 152 Os Juzes de Direito das Varas da Fazenda Pblica Estadual e da Dvida Ativa Estadual, compete processar e julgar com jurisdio em todo o territrio do Estado, por distribuio: (LEI COMPLEMENTAR N 28/2011) I - Processar e julgar com jurisdio em todo o territrio do Estado: a) as causas em que o Estado do Amazonas e os seus respectivos rgos autrquicos forem interessados, como autores, rus, assistentes ou oponentes, excetuadas falncias, concordatas e acidentes de trabalho, bem como as definidas nas letras e e f, do inciso I, do art. 102 da Constituio Federal; b) as causas em que forem do mesmo modo interessadas as Empresas Pblicas Estaduais, e as Sociedades de Economia Mista ou Fundaes institudas pelo Poder Pblico Estadual; c) os mandados de segurana contra atos das autoridades estaduais, autrquicas ou pessoas naturais ou jurdicas que exeram funes delegadas do Poder Pblico Estadual, no que se entender com essas funes, ressalvada a competncia originria do Tribunal de Justia e de seus rgos em relao categoria da autoridade apontada como coatora, bem como a competncia dos Juzes de Direito das Comarcas do Interior onde a autoridade impetrada tiver sua sede; d) as medidas cautelares nos feitos de sua competncia; e) as aes de desapropriao e as demolitrias de interesse da Fazenda Pblica Estadual e das entidades mencionadas nas letras a e b deste inciso; II- Dar cumprimento s precatrias em que haja interesse de qualquer Estado, suas Autarquias, Empresas Pblicas, Sociedades de Economia Mista ou Fundaes por eles criadas, salvo se elas tiverem de ser cumpridas em Comarcas do interior do Estado. REVOGADO - (LEI COMPLEMENTAR N 55/2007) 1. Compete ainda aos Juzes referidos no caput deste artigo, no mbito de suas respectivas competncias, dar cumprimento s precatrias em que haja interesse de qualquer Estado, suas autarquias, empresas pblicas, sociedade de economia mista ou fundaes por ele criadas, salvo se elas tiverem de ser cumpridas no interior do Estado. (LEI COMPLEMENTAR N 55/2007) 2. Reconhecida a conexo entre feito de qualquer natureza e outro que tenha por objeto matrias prevista no inciso II deste artigo, sero os autos remetidos obrigatoriamente a Vara da Dvida Ativa Estadual. (LEI COMPLEMENTAR N 55/2007) 3. Os atos e diligncias dos Juzes das Varas da Fazenda Pblica Estadual e da Dvida Ativa Estadual podero ser praticados em qualquer comarca do interior do Estado pelos Juzes locais, mediante a exibio de ofcio ou mandado regular. (LEI COMPLEMENTAR N 55/2007) 4. Nos casos definidos nas letras a, b, d, e e do inciso I deste artigo, caso se cuide de ao fundada em direito real sobre imveis, competente o foro da situao da coisa. (LEI COMPLEMENTAR N 55/2007) ALTERAO LEI COMPLEMENTAR N 58/2007 Art. 153 - Aos Juzes de Direito das Varas de Fazenda Pblica Municipal compete processar e julgar, por distribuio: I nas Varas da Fazenda Pblica Municipal: a) as causas em que o Municpio e suas entidades autrquicas forem interessados como autores, rus, assistentes ou oponentes, excetuadas falncias e pedidos de recuperao judicial. b) as causas em que forem, do mesmo modo, interessadas as Empresas Pblicas Estaduais, Sociedades de Economia Mista e Fundaes institudas pelo Municpio de Manaus;

56

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

c) os mandados de segurana contra atos das autoridades do Municpio, das Autarquias ou pessoas naturais ou jurdicas que exeram funes delegadas pelo Poder Pblico do Municpio, no que se entender com essas funes, ressalvada a competncia originria do Tribunal de Justia e de seus rgos em relao categoria da autoridade apontada como coatora. d) as medidas cautelares nos feitos de sua competncia; II na Vara da Dvida Ativa Municipal a) as execues fiscais propostas pelo Municpio e suas autarquias. b) as aes que tenham por objeto matria tributria, nos quais sejam interessados o Municpio e suas autarquias. c) as medidas cautelares nos feitos que tenham por objeto matria tributria, nos quais sejam interessados o Municpio e suas autarquias. d) os mandados de segurana propostos contra atos das autoridades fazendrias do Municpio que versem sobre matria tributria, ressalvada a competncia originria do Tribunal de Justia e de seus rgos em relao categoria da autoridade apontada como coatora. Pargrafo nico. Reconhecida a conexo entre feito de qualquer natureza e outro que tenha por objeto matria prevista no inciso II deste artigo, sero os autos remetidos obrigatoriamente Vara da Dvida Ativa Municipal.

LEI COMPLEMENTAR N 55/2007


Art. 154 Aos Juzes de Direito das Varas de Famlia compete, por distribuio: I Processar e julgar: a) as aes de Estado b) as aes de alimentos c) as aes referentes ao regime de bens e guarda de filhos. II Conhecer das questes relativas capacidade e curatela, bem como de tutela, em casos de ausncia ou interdio dos pais, ressalvada a competncia das Varas da Infncia e da Juventude. III praticar os atos de jurisdio voluntria necessrios proteo de incapazes e guarda e administrao de seus bens, ressalvada a competncia das Varas da Infncia e da Juventude. IV processar justificao judicial a menores que no se apresentem em situao irregular. V declarar a ausncia VI autorizar a adoo de maiores VII autorizar a adoo de menores que no se apresentem em situao irregular. VIII compete-lhe, ainda, processar e julgar: a) os feitos relativos a sucesses causa mortis b) a arrecadao de herana jacente, bens de ausentes e vagos. c) praticar os atos relativos tutela de rgos, ressalvada a competncia da Vara da Infncia e da Juventude. d) praticar os atos de jurisdio voluntria necessrios proteo de rfos e a guarda e administrao de seus bens, ressalvada a competncia da Vara da Infncia e da Juventude. e) processar e julgar as aes de petio de herana. SUBSEO III Da Jurisdio Criminal Art. 155 - Compete aos Juzes de Direitos das Varas Criminais exercer as atribuies genricas e plenas na matria de sua denominao, no privativas de outros juzos, servindo por distribuio. Art. 156 - Aos Juzes de Direito da Vara de Delitos sobre Trfico e Uso de Substncias Entorpecentes compete, por distribuio, o processo e julgamento dos delitos decorrentes do trfico ilcito e uso indevido de substncias entorpecentes ou que determinem dependncia fsica ou psquica. Art. 157 - Aos Juzes das Varas do Jri, por distribuio, compete: I - Processar as aes dos crimes dolosos contra a vida, consumados ou tentados; II - Prolatar sentena de pronncia, impronncia e absolvio sumria; III - Lavrar sentena condenatria ou absolutria na forma da Lei; IV - Presidir o Tribunal do Jri; V - Promover o alistamento dos jurados e fazer sua reviso, inclusive da lista de suplentes; VI - Exercer as demais atribuies previstas nas leis especficas. Art. 158 - Ao Juiz da Vara de Trnsito compete por distribuio: I - Processar e julgar os delitos culposos resultantes de acidentes de trnsito; II - Determinar a remessa de inqurito, quando for o caso, ao rgo competente; III - Adotar todas as providncias necessrias e permitidas em Lei para o bom andamento dos processos distribudos.

57

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

Art. 159 - Aos Juzes Auditores da Justia Militar compete: I - Funcionar como Auditores nos processos de alada da Justia Militar Estadual; II - Praticar, em geral, os atos de jurisdio criminal regulados pelo Cdigo de Processo Penal Militar, no atribudos expressamente jurisdio diversa; III - Providenciar a remessa dos autos Vara das Execues Criminais to logo transite em julgado a sentena, passando-lhe disposio os condenados presos e fazendo as devidas comunicaes. Art. 160 - Aos Juzes da Vara de Execues Criminais, compete, por distribuio: I - Executar as sentenas condenatrias, inclusive as proferidas pelos Juzes das Comarcas do interior, quando a pena tenha de ser cumprida em Penitenciria do Estado; II - Aplicar aos casos julgados a Lei posterior que, de qualquer modo, favorea ao condenado; III - Declarar extinta a punibilidade; IV - Conhecer e decidir sobre: a) soma ou unificao de penas; b) progresso ou regresso nos regimes; c) detrao ou remisso da pena, reajuste de pena, no caso de sua comutao; d) suspenso condicional da pena; (REVOGADO LC N 50/2006) e) livramento condicional; (REVOGADO LC N 50/2006) f) incidentes da execuo. V - Expedir alvar de soltura em favor de rus que tenham cumprido a pena; VI - Autorizar a expedio de folha corrida; VII - Inspecionar, mensalmente, os estabelecimentos penais, tomando providncias para o adequado funcionamento e promovendo, quando for o caso, a apurao de responsabilidade, comunicando, outrossim, ao Corregedor Geral de Justia as irregularidades e deficincias da respectiva administrao; VIII - Interditar, no todo ou em parte, estabelecimento penal que estiver funcionando em condies inadequadas ou com infringncia aos dispositivos desta Lei; IX - Compor e instalar o Conselho da Comunidade; X - Autorizar o ingresso e sada de presos tanto os oriundos da Capital quanto do interior do Estado; quanto a estes dever previamente encaminhar ofcio ao Juiz do interior, dando conta da concesso de autorizao; XI - Zelar pelo correto cumprimento da pena e da medida de segurana; XII - Autorizar sadas temporrias; XIII - Determinar: a) a forma de cumprimento da pena restritiva de direitos e fiscalizar sua execuo; (REVOGADO LC N 50/2006) b) a converso da pena restritiva de direitos e de multa em privativa de liberdade; (REVOGADO LC N 50/2006) c) a converso da pena privativa de liberdade em restritiva de direitos; d) a aplicao da medida de segurana, bem como a substituio da pena por medida de segurana; e) a revogao da medida de segurana; f) a desinternao e o restabelecimento da situao anterior; g) o cumprimento da pena ou medida de segurana em outra Comarca; h) a remoo do condenado na hiptese prevista no 1 do artigo 86 da Lei de Execuo Penal. LEI COMPLEMENTAR N 50/2006 Art. 160-A Ao Juiz da Vara de Execues e de Medidas e Penas Alternativas compete, por distribuio: I promover a execuo e a fiscalizao: a) das penas restritivas de direito ou medidas alternativas b) da suspenso condicional do processo c) da suspenso condicional da pena. d) do livramento condicional. II cadastrar e credenciar entidades pblicas ou com elas conveniar sobre programas comunitrios a serem beneficiados com a aplicao da medida ou pena alternativa. III instituir cadastro estadual para efeito do disposto no art. 76, pargrafo 2, inciso II da Lei n 9.099/95, IV designar entidade ou programa comunitrios, o local, dias e horrio para o cumprimento da medida ou pena alternativa. V criar programas comunitrios para facilitar a execuo das medidas e penas alternativas. VI acompanhar pessoalmente, quando necessrio, a execuo dos trabalhos. VII declarar cumprida a medida ou extinta a pena, comunicando aos Juzos das Varas Criminais Comuns e Especializadas dos Juizados Especiais ou aos Juzos das Varas de Execues Criminais. VIII decidir os incidentes que possam surgir no curso da execuo das medidas e penas referidas neste artigo.

58

CURSO ON LINE

Lei complementar/17/97

Prof. Fbio

SUBSEO IV Do Juizado da Infncia e da Juventude Art. 161 - Aos Juzes de Direito da Vara da Infncia e da Juventude cabe a competncia definida no Estatuto da Criana e do Adolescente e legislao complementar. Pargrafo nico. O Tribunal Pleno, por Resoluo, definir as atribuies dos Juzes Titulares das Varas do Juizado da Infncia e da Adolescncia. SUBSEO V (ADICIONADA PELA LC N 48/2006) DA VARA DO MEIO AMBIENTE Art. 161-A. Ao Juzo da Vara Especializada do Meio Ambiente, com sede na Comarca de Manaus, compete processar e julgar, por distribuio, com jurisdio no territrio das Comarcas de Manaus, Iranduba, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva, as questes ambientais. Art. 161-B. Ao Juiz de Direito da Especializada do Meio Ambiente, de que trata o artigo anterior, no mbito de sua jurisdio, na esfera civil, compete: I processar e julgar as aes referentes ao Meio Ambiente, assim definidas em Lei, bem como os executivos fiscais oriundos de multas aplicadas por ofensa ecolgica. II processar e julgar as causas ambientais e agrrias em que o Estado do Amazonas, os Municpios de abrangncia de sua jurisdio, e suas entidades autrquicas forem interessados como autores, rus, assistentes ou opoentes. III processar e julgar as causas ambientais em que forem do mesmo modo interessadas as empresas pblicas estatais e municipais, sociedades de economia mista ou fundaes institudas pelo Poder Pblico Estadual e Municipal. IV processar e julgar os Mandados de Segurana e medidas cautelares que versem sobre matria ambiental, municipais, suas autarquias ou pessoas naturais ou jurdicas que exeram funes delegadas do Poder Pblico Estadual, no que se entender com essas funes, ressalvada a competncia originria do Tribunal de Justia e de seus rgos em relao categoria da autoridade apontada como coatora. Art. 161-C. Ao Juiz de Direito da Vara Especializada do Meio Ambiente, de que trata o artigo 161, a, no mbito de sua jurisdio, na esfera criminal, compete: I processar e julgar as infraes de competncia dos Juizados Especiais, definidos na Lei Federal n 9.099/95, II processar e julgar os delitos ambientais expressos na Lei 9.605/98, bem como qualquer outro crime ambiental previsto na forma da legislao especfica. III REVOGADO PELA LEI COMPLEMENTAR N 55/2007 Art. 161-D. Os casos omissos sero disciplinados por resoluo do Tribunal de Justia do Estado do Amazonas. SEO XII Dos Juzes de Direito do Interior do Estado SUBSEO I Da Competncia dos Juzes das Comarcas com Vara nica Art. 162 - Nas Comarcas de Vara nica, os Juzes tero competncia cumulativa dos processos de natureza cvel e criminal. SUBSEO II Da Competncia dos Juzes das Comarcas com mais de uma Vara Art. 163 - A competncia dos Juzes de Direito com mais de uma Vara ser exercida com observncia desta Lei e da Legislao pertinente, e ser disciplinada por portaria da Presidncia.

59

Potrebbero piacerti anche