Sei sulla pagina 1di 20

Universidade de So Paulo Instituto de Fsica de So Carlos - IFSC

FCM 208 Fsica (Arquitetura)


Esttica e dinmica dos fluidos: Hidraulica

Prof. Dr. Jos Pedro Donoso

Termas de Pompia
Por volta de 80 c.C., Caio Srgio Orata apresentou uma idia para cultivar ostras em guas clidas. Sua ideia consistia em colocar uma srie de tanques sobre pilares de tijolos e instalar fornalhas para circular ar quente nos tanques. Este mesmo princpio foi aplicado depois para habitaes e para banhos pblicos, que os romanos chamavam de termas.

O calor emanava de uma fornalha. Uma caldeira fornecia gua para o banho, enquanto o ar aquecido subia pelas paredes ocas e aquecia o recinto.
Coleo Histria em Revista: Imprios em Ascenso Editora Cidade Cultural, 1990

Considere um tanque cheio de um lquido (de densidade ) A presso no fundo do tanque : P = F/A = mg/A Se A a rea do tanque e h a altura do lquido, o volume do lquido : V = Ah, a presso no fundo do tanque : P = Vg/A = gh

Como a presso atmosfrica Po tambm atua na superfcie do lquido, a presso total no fundo do tanque : P = Po + gh Presso atmosfrica: Po = 1.01 105 N/m2 ou 101 k Pa Densidades: gua: = 1 g/cm3 = 1000 kg/m3 Ar: 1.210-3 g/cm3 = 1.2 kg/m3

Equao de Continuidade Num lquido em movimento com velocidade v, a vazo (Av) constante:

A1v1 = A2v2

Aplicaes: quando a gua sai da torneira, sua velocidade aumenta enquanto a rea da seo reta diminui. No caso da mangueira, quando fechamos parcialmente a sua extremidade, diminuimos a rea da seo reta, aumentando a velocidade do lquido.
Halliday, Resnick, Walker, Fundamentals of Physics; Cutnell & Johnson, Physics

Equao de Bernoulli
matemtico suizo que calculou o trabalho realizado por uma fora para levar um volume de lquido at uma altura h:
2 2 1 P1 + 1 v + gh = P + v 1 1 2 2 + gh2 2 2

Aplicaes
1 - Um tanque de gasolina de 2 m 2.5 m 2.5 m esta cheio de gasolina (densidade = 0.683 g/cm3 ou 683 Kg/m3). Encontre a presso no fundo do tanque e a fora exercida no fundo. Respostas: P = Po + Pgasolina = 1.18 105 N/m2 ou 118 k Pa; F = 5.9 105 N

2- (a) A que altura h se elevar a gua pela tubulao de um edifcio se a presso no encanamento da planta baixa for 3 105 N/m2? Densidade da gua = 1 g/cm3 = 1000 kg/m3. Resposta: h = 30.6 m 2(b) Qual a presso necessria para elevar gua at o ultimo andar do Empire State Building que est a 381 m de altura? Resposta: P = 37 atm

3(a) - A gua entra em uma casa atravs de um encanamento com dimetro interno de 2 cm e com uma presso de 4105 Pa (cerca de 4 atm). Um encanamento co dimetro interno de 1 cm se liga ao banheiro do segundo andar, a 5 m de altura. Sabendo que no cano da entrada a velocidade igual a 1.5 m/s, ache (a) a velocidade do escoamento, (b) a presso e (c) a vazo volumtrica no banheiro. Respostas: (a) 6 m/s (b) 3.3105 Pa (c) 0.47 litros/seg Ref: Sears & Zemansky, Fsica II (10a ed) 3(b) - A gua que circula numa residncia vem do encanamento no solo. A gua entra na casa atravs de um cano de 8 cm de dimetro com velocidade v = 0.6 m/s e presso de 4 105 N/m2. (a) Qual a velocidade da gua num cano de 5 cm de dimetro no 3o andar, a 9 m de altura? (b) Qual a presso da gua no 3o andar? Respostas: (a) 1.5 m/s, (b) 3.1 105 N/m2 = 311 k Pa

4- Uma caixa de gua de 3 m de dimetro est a 32 m de altura. O encanamento horizontal que sai da base da torre tem 1 polegada de dimetro. Para suprir as necessidades de casa, este encanamento deve distribuir gua vazo de 2.5 litros/s ou seja, 0.0025 m3/s.

(a) Qual devera ser a presso no encanamento horizontal (b) Um cano mais fino, de polegada, transporta a gua para o segundo andar, a 7.2 m de altura. Determine a velocidade de escoamento e a presso da gua neste cano Respostas: (a) 4 105 N/m2; (b) 20 m/s e 1.5 105 N/m2

Halliday, Resnick, Krane, Fsica, Exemplo 18-2 (Editora LTC)

Aplicaes da Eq. de Bernoulli A forma da asa de avio (aeroflio) tem uma curvatura maior na parte de cima. Quando o avio comea a correr na pista, a velocidade do ar na parte de cima da asa maior do que na parte de baixo. De acordo com a Eq. de Bernouilli, isto significa que a presso no lado de cima da asa menor que a presso do lado de baixo da asa e, portanto, existe uma fora para cima, chamada fora de sustentao F
2 2 F = P A = 1 v v 2 1 A 2

Sears & Zemansky Fsica II (10a ed) Trefil & Hazen Fsica Viva, vol. 1

Um esquiador inclina o corpo para a frente durante um salto para produzir uma fora de sustentao que ajuda a aumentar a distncia percorrida

A lona que cobre a carga do caminho est plana (flat) quando o veculo est parado, mais ela se encurva para cima quando o veculo est em movimento. A fora do vento cria uma diferena de presso entre o lado de baixo e o lado de cima da lona.

J.D. Cutnell & K.W. Johnson Physics (3rd ed., 1995)

O cano de sada de uma pia possui um sifo (water trap) que retm um pouco de gua, evitando assim que o mau cheiro do esgoto (sewer) chegue ao ralo. De acordo com o princpio de Bernouilli, a passagem de gua no cano principal do esgoto faz a presso diminuir, o que poderia remoner a gua do sifo. Para evitar que isto acontea, o encanamento dispe de um suspiro (vent) que iguala as presses dos dois lados do sifo.
Trefil & Hazen. Fsica Viva Cutnell & Johnson, Physics

Ar em movimento: ventos
Os ventos em uma cidade podem tomar caminhos inesperados. Um edifcio representa um obstculo forando o vento a se desviar para os lados e por cima, dividindo-se em correntes de ar descendentes e obliquas. Os ventos defletidos por edifcios vizinhos podem convergir em rajadas. Na cidade de Chicago, h certos trechos da Michigan Av. com corrimes para os pedestres se asegurarem quando sopram ventos fortes. Um vento de 65 km/h pode impedir uma pessoa normal de caminhar, e uma turbulncia de 16 km/h pode derrubar uma pessoa.
E. Hecht, Physics (Brooks Cole Publ. 1994)

Coleo Cincia & Natureza Tempo e Clima Time Life e Ed Abril, 1995

Ao soprar em um edifcio alto, o vento se divide em vrias correntes de ar. Parte do ar desce pela face do edifcio, chega calada e se converte em contracorrente. Ele vai tambm pela esquerda e pala direita, envolvendo o edifcio e avanando para baixo, em direo rua. O ar que bate nas laterais do edifcio se torna uma corrente veloz. Os ventos defletidos por altos edifcios vizinhos podem se fundir e gerar fortes ventos de vale e de rua.

Os arquitetos podem testar os efeitos de um edifcio alto sobre os ventos com uma maquete em um tunel de vento. A fumaa mostra as correntes de ar.

Os edifcios altos criam turbulncias ao alterar a rota dos ventos estveis de superfcie. Eles obrigam o ar a se elevar, no processo conhecido como ascenso orogrfica. Na foto, vrias linhas de fumaa mostram os padres de fluxo atmosfrico em torno de maquetes de um edifcio pequeno (em cima) e de um edifcio alto (embaixo). Nos dois casos, parte do vento que chega ao edifcio defletida para o alto formando torvelinhos e redemoinhos.

B. Walpole, Cincia Divertida: Ar (Melhoramentos, 1991)

Tempestade (furaco). A presso no exterior cai bruscamente, ficando muito menor que a presso interna na residncia. A diferena das presses arrancou o telhado. Se os ocupantes tiverem deixado vrias janelas abertas, de forma a igualar as presses, isso no teria ocorrido.
E. Hecht, Physics (Brooks & Cole, 1994)

5 -Quando o vento sopra forte sobre um telhado, a diferena entre a presso atmosfrica Po no interior de uma casa e a presso reduzida sobre o telhado pode arrancar o telhado. Imagine que um vento de 100 km/h sopre sobre um telhado de 15 m 15 m. Qual a diferena de presso entre o interior e o exterior da casa que tende a arrancar o teto? Qual o mdulo da fora devida a esta diferena de presso sobre ele? Compare esta fora com o peso do telhado. Resposta: F = v2 = 1.14 105 N 6 As janelas de um edifcio medem 4.3 5.2 m. Num dia de tempestade o vento esta soprando a 100 km/h paralelamente a uma janela do 30o andar. Calcule a fora resultante sobre a janela. Resposta: aprox. 104 N (equivalente ao peso de 1 tonelada !)
P. Tipler, Fsica, Volume 1 Resnick Halliday Krane, Fsica 2

Energia cintica de uma coluna de vento:


2 2 2 1 1 E=1 mv = Vv = ( v )V 2 2 2

Fluxo de ar atravs da coluna:

Volume Ax x Fluxo = = = A = Av tempo t t


A taxa com que a energia transferida fornece a potncia P:
R.A. Serway, J.W. Jewett, Princpios de Fsica (Thomson, 2004)

Energia Volume P= = Volume tempo

1 2

3 v 2 )( Av ) = 1 v A 2

Aplicao Qual a potncia fornecida por um gerador elico se a velocidade do vento for 10 m/s. O comprimento das ps R = 40 m. Considere uma eficincia de 17% Soluo: rea do catavento : A = R2 = 5103 m2 Potncia:
3 3 1 ( ) (10) = 3MW P=1 Av = 1 . 2 5 10 2 2 3

Potncia disponivel: 0.17(3) 0.5 MW Potncia gerada por outras fontes de energia: Uma usina Termoeltrica gera 150 MW. Seriam necessrias 300 geradores elicos para competir com a potncia gerada por uma Termoeltrica. Um reator nuclear gera 1 GW e uma tonelada de carvo gera apenas 170 kW.
R.A. Serway, J.W. Jewett, Princpios de Fsica (Thomson, 2004)

Potrebbero piacerti anche