Sei sulla pagina 1di 4

ALGUMAS PALAVRAS E TERMOS USADOS NA CONGREGAO CRIST NO BRASIL (Por Clayton Eduardo Lente) A igreja Congregao Crist no Brasil

possui um vocabulrio prprio e pessoas que no frequentam a igreja dificilmente compreendem essa linguagem. Abaixo transcrevo algumas. APDD Refere-se abreviao de A paz de Deus, e muito usada na comunicao via internet. A PAZ DE DEUS a saudao entre membros da igreja, que respondem com Amm. ANCIO o cargo mximo no ministrio da igreja e alguns servios religiosos podem apenas ser realizados por ele, como atendimento de Santa Ceia, Reunies de Mocidade e Batismos. AUXILIAR DE JOVENS E MENORES Cargo ocupado tanto por moas quanto por moos batizados na CCB. Auxilia o Cooperador de Jovens e Menores nas Reunies e responsvel pela distribuio dos recitativos onde os jovens ou crianas devem recitar um verso da bblia designado pelo(a) Auxiliar. Em geral uma liderana entre a mocidade. Quando se casam, devem deixar o cargo. CCB A sigla para Congregao Crist no Brasil. CAIR DA GRAA Cometer pecados (normalmente sexuais). Perde-se a liberdade de membro da Igreja. CHAMAR NA GRAA Batizar na Congregao Crist. COLETA uma contribuio financeira que os membros do igreja para suprimento de suas necessidades. Parecido com o dzimo, porm no estabelecida a porcentagem da doao. COMUM A igreja local que a pessoa habitualmente frequenta, normalmente mais prxima de sua casa.

CONGREGAR Congregar significa ir Igreja, participar do culto. Ainda se usa as formas conjugadas: congregamos, congreguei, congregou etc. COOPERADOR o equivalente ao Pastor ou Padre. responsvel pelo atendimento e presidncia do culto da igreja em determinada localidade. COOPERADOR DE JOVENS E MENORES responsvel pelo atendimento e presidncia das Reunies de Jovens e Menores que acontecem uma vez por semana, geralmente aos domingos de manh. CRIATURA Todas as pessoas que no so da CCB e tambm no so testemunhados. DESCER S GUAS Ser batizado nas guas, conforme o rito da CCB. DESPEDIR Os jovens, quando vo se casar, costumam levantar-se e despedirem-se da mocidade, notificando que a ltima Reunio de Jovens e Menores ou Reunio de Mocidade que participam como solteiros. DICONO Junto do Ancio, ele compe o topo do ministrio da igreja. responsvel, principalmente, pelo atendimento de pessoas materialmente necessitadas e pelos servios de coleta na igreja. ENSINAMENTO So tpicos de doutrinas que o Conselho de Ancies distribui ao ministrio anualmente, mas que os membros s tm acesso ouvindo o ministrio nas igrejas. FICAR SEM LIBERDADE No poder mais chamar hinos, orar e testemunhar na igreja e se for ministro, no poder executar nenhum servio religioso, por quebra da doutrina. GRAA Favor de Deus. Mas normalmente o crente associa a Graa de Deus com a igreja Congregao Crist no Brasil. IRMANDADE Refere-se ao conjunto de membros da Congregao, o mesmo que fraternidade. LEVAR/TRAZER SAUDAO

Quando o membro vai, em visita a outra comunidade, alguns costumam levantar-se e dizer que desejam levar saudao para a sua comunidade, ao que o povo responde com amm, querendo dizer, assim seja. Da mesma forma poder trazer saudaes de outras igrejas. MANIFESTAO Se diz de vrias pessoas falando em novas lnguas com muito fervor. Em geral se diz que a pessoa est manifestando. NASCIDO NA GRAA Muitos filhos que ao nascerem seus pais j eram crentes na Congregao, costumam dizer que nasceram na graa, apesar de o correto ser: nasci num lar cristo, ou nasci de pais crentes. OBRA DE DEUS Refere-se a Congregao Crist como um todo. PECAR PARA A MORTE Infringir algum ponto de doutrina da CCB. RECEBER OU SER SELADO COM A PROMESSA Receber o dom de novas lnguas. RECOLHER Se diz quando algum morre, estando firme na f, que Deus recolheu aquela alma para Seu Reino. o mesmo que dormir no Senhor. REVESTIDO Se diz de irmos pregadores cheio de virtude, fervorosos. SEITRIO Qualquer evanglico que no pertence CCB. Muitos ainda a utilizam, internamente, ao se referirem aos crentes de outras igrejas. SENTADO Diz do irmo do ministrio que perdeu suas funes ministeriais. Fulano de tal foi sentado.

SERVO DE DEUS So todos os crentes que obedecem a Deus, mas geralmente aplicado aos irmos do ministrio.

TESTEMUNHADO Se diz da pessoa que ouviu o evangelho segundo a pregao da Congregao Crist, sendo que geralmente j est indo Congregao, mas no se batizou ainda. TESTEMUNHANA Momento no culto onde o membro pode contar alguma bno recebida de Deus. O ato de se levantar para contar diante da igreja chama-se testemunhar.

Potrebbero piacerti anche