Sei sulla pagina 1di 36

PROFESSOR DE FILOSOFIA - ESTADO DO RIO DE JANEIRO - CEPERJ - 2013 CONHECIMENTOS ESPECFICOS

31. Entre os primeiros pensadores da filosofia, foi recorrente a referncia a elementos naturais como a gua, o fogo, a terra e o ar para a explicao da realidade. Um desses casos encontrado na seguinte sentena. "Este mundo, o mesmo de todos os (seres), nenhum deus, nenhum homem o fez, mas era, e ser um fogo sempre vivo, acendendo-se em medidas e apagando-se em medidas". Essa frase, como consta no volume dedicado aos pr-socrticos da coleo Os pensadores, atribuda a: A) Tales de Mileto. B) Herclito de feso. C) Parmnides de Eleia. D) Pitgoras de Samos. E) Demcrito de Abdera.

32. O amor tema do dilogo O banquete, de Plato. Nele, os convivas se divertem fazendo elogios a Eros, deus do amor. De acordo com o que nos relatado nessa obra, Scrates ouviu o discurso que pronuncia sobre Eros de: A) um aprendiz, Fedro, mas Scrates no lhe d crdito. B) um deus, o prprio Eros, que o transmitiu diretamente a Scrates. C) um homem, Agato, como o prprio Scrates d inteiro crdito. D) uma mulher, Diotima, como o prprio Scrates d inteiro crdito. E) um rei tirano, Dionsio, mas Scrates no lhe d crdito.

33. No captulo IX de sua Potica, Aristteles situa o discurso potico em relao ao discurso histrico, destacando especificidades de seu contedo e de seu valor. Para o filsofo grego, no captulo em questo, a poesia : A) mais filosfica, porm menos sria do que a histria, pois a poesia se refere principalmente ao particular, e a histria, ao universal. B) menos filosfica, porm mais sria do que a histria, pois a poesia se refere principalmente ao universal, e a histria, ao particular. C) mais filosfica e mais sria do que a histria, pois a poesia se refere principalmente ao universal, e a histria, ao particular. D) menos filosfica e menos sria do que a histria, pois a poesia se refere principalmente ao particular, e a histria, ao universal. E) to filosfica e to sria quanto a histria, pois ambas se referem principalmente ao universal.

34. Em sua Potica, Aristteles se pergunta a respeito da natureza do discurso potico e de seu efeito. Em resposta a essas questes, ele apresenta dois conceitos fundamentais para a sua compreenso da tragdia e que

tero "grande influncia na teoria e na crtica literrias posteriormente", como comenta Danilo Marcondes na sua Iniciao histria da filosofia. Essas duas noes aristotlicas so: A) o belo e o sublime. B) o sujeito e o objeto. C) o apolneo e o dionisaco. D) a imitao e a purificao. E) a aura e a reproduo.

35. Durante a filosofia medieval, uma das mais constantes discusses foi aquela sobre a relao entre f e razo, j que, em princpio, cada uma delas parecia uma via distinta para se alcanar Deus ou a verdade. O pensamento religioso, nesse momento da histria, refletiu sobre a sua interao com o entendimento argumentativo da filosofia. Conforme observa Danilo Marcondes na sua Iniciao histria da filosofia, Santo Agostinho adotou uma posio decisiva nesse contexto, postulando que, quanto aos ensinamentos religiosos, deve-se adotar o seguinte procedimento: A) primeiro acreditar para depois compreender. B) primeiro compreender para depois acreditar. C) acreditar e compreender simultaneamente. D) somente compreender, sem jamais acreditar. E) somente acreditar, sem jamais compreender.

36. Durante a filosofia escolstica, destaca-se o nome de Guilherme de Ockham, por conta de seu pensamento pautado por um princpio de economia. Segundo Etienne Gilson, em A filosofia na Idade Mdia, Ockham no se cansava de repetir que, se quisermos uma proposio que nos garanta, ao mesmo tempo, a sua verdade e a realidade que ela afirma, precisaremos de uma: A) evidncia imediata. B) mediao especulativa. C) criao artstica. D) f inesgotvel. E) reflexo subjetiva.

37. Nas suas famosas Meditaes, Descartes mostrou como a dvida pode ser de grande utilidade ao preparar o caminho para o pensamento. Na segunda meditao, conforme Descartes explica no "resumo" dessa obra, o esprito supe que no existem todas as coisas de que tenha a menor dvida, para logo em seguida o esprito reconhecer que : A) possvel que ele prprio no exista. B) impossvel que ele prprio no exista. C) possvel que ele prprio exista. D) impossvel que ele prprio exista.

E) irrelevante que ele prprio exista ou no exista.

38. Spinoza, na sua tica, investigou "a potncia do intelecto ou a liberdade humana", o que constitui a quinta parte de seu livro. Logo no primeiro axioma desta parte, ele define sua posio sobre o problema da contradio entre duas aes em um mesmo sujeito. Segundo tal axioma, se, em um mesmo sujeito, so suscitadas duas aes contrrias, correto afirmar que: A) dever, eventualmente, dar-se uma mudana em ambas, ou em apenas uma delas, sendo possvel que deixem de ser contrrias. B) dever, necessariamente, dar-se uma mudana em ambas, pois apenas em uma delas insuficiente para que deixem de ser contrrias. C) dever, necessariamente, dar-se uma fixao em ambas, ou em apenas uma delas, para que nunca deixem de ser contrrias. D) dever, necessariamente, dar-se uma mudana em ambas, ou em apenas uma delas, at que deixem de ser contrrias. E) dever, necessariamente, dar-se uma cristalizao de ambas, pois a estrutura ontolgica dos entes exige a permanncia dos contrrios.

39. No captulo sobre "O empirismo ingls", da coletnea Curso de filosofia, organizada por Antonio Rezende, Danilo Marcondes reconhece que o empirismo "uma das grandes correntes formadoras da filosofia moderna". Na "definio" contida na abertura desse captulo, o intrprete afirma que os empiristas pretendem dar uma explicao do conhecimento a partir da: A) ideia inata. B) contemplao terica. C) f. D) subjetividade transcendental. E) experincia.

40. Immanuel Kant dedicou sua Crtica da razo pura questo do conhecimento. De acordo com o que escreve o filsofo alemo na abertura da parte sobre a "razo em geral" desta obra, todo o nosso conhecimento comea: A) na razo, vai da aos sentidos e termina no entendimento. B) na razo, vai da ao entendimento e termina nos sentidos. C) no entendimento, vai da razo e termina nos sentidos. D) nos sentidos, vai da ao entendimento e termina na razo. E) nos sentidos, vai da razo e termina no entendimento.

41. O pensamento filosfico do sculo XIX concedeu especial relevncia ao tema da histria, porm nenhum pensador parece t-lo feito tanto quanto Hegel. Na introduo da Filosofia da histria, Hegel apresenta trs

tipos de abordagem da histria, discorrendo sobre cada um deles. As trs formas de encarar a histria ali apresentadas por Hegel so as seguintes: A) a cientfica, a artstica e a filosfica. B) a original, a refletida e a filosfica. C) a epistemolgica, a fenomenolgica e a ontolgica. D) a monumental, a tradicionalista e a crtica. E) a da loucura, a da sexualidade e a da cincia.

42. Em suas teses "Sobre o conceito da histria", publicadas em Magia e tcnica, arte e poltica (Obras escolhidas v. 1), Walter Benjamin analisa criticamente a ideia do progresso. Na tese 13, Benjamin afirma que a ideia de um progresso da humanidade na histria inseparvel da ideia de sua marcha no interior de um tempo caracterizado como: A) vazio e homogneo. B) cheio e heterogneo. C) saturado de agoras. D) misterioso e redentor. E) revolucionrio.

43. Na "Terceira dissertao" de Genealogia da moral, Nietzsche discute a famosa definio que Kant oferece do belo, contrapondo a ela "uma outra, de um verdadeiro "espectador" e artista". Este escritor, a quem Nietzsche se refere e que, conforme o prprio filsofo alemo, chamou o belo de "uma promessa de felicidade", : A) Flaubert. B) Goethe. C) Proust. D) Balzac. E) Stendhal.

44. Na "Carta sobre o humanismo", que parte de Marcas do caminho, Martin Heidegger definiu um princpio fundamental de toda sua filosofia sobre a linguagem. De acordo com o que afirma Heidegger, logo no comeo desse texto, a linguagem : A) voz de Deus. B) morada do ser. C) estrutura da subjetividade. D) consenso inter subjetivo. E) ideologia capitalista.

45. Theodor Adorno esteve sempre atento, em seu pensamento, aos variados perigos que rondam o exerccio da filosofia durante a poca contempornea, a partir do sculo XX. No fragmento "Dentro e fora", de Minima moralia, ele destacou que a filosofia estava ameaada no espao acadmico e no espao extra-acadmico, respectivamente, pelas presses A) da tautologia organizada e da tautologia desorganizada. B) da economia estatal e da economia de mercado. C) da economia de mercado e da tautologia organizada. D) da tautologia organizada e da economia de mercado. E) da tautologia desorganizada e da economia de mercado.

46. No captulo "Vises da modernidade", da coletnea Curso de filosofia, organizada por Antonio Rezende, os professores Eduardo Jardim e Katia Muricy recorrem ao pensamento de Hannah Arendt para fazer um diagnstico da contemporaneidade. "Nosso tempo marcado, segundo Hannah Arendt, pela crise dos trs sustentculos da civilizao ocidental". Conforme a exposio dos autores, tal crise se apresentou historicamente na seguinte sequncia cronolgica: A) a da tradio filosfica, nos sculos XVII e XVIII; a da religio, no sculo XIX; e a da autoridade poltica, no sculo XX. B) a da autoridade poltica, nos sculos XVII e XVIII; a da tradio filosfica, no sculo XIX; e a da religio, no sculo XX. C) a da religio, nos sculos XVII e XVIII; a da tradio filosfica, no sculo XIX; e a da autoridade poltica, no sculo XX. D) a da tradio filosfica, no sculo XVII; a da autoridade poltica, no sculo XVIII; e a da religio, no sculo XIX. E) a da religio, no sculo XIX; a da tradio filosfica, no sculo XX; e a da autoridade poltica, no sculo XXI.

47. Durante o sculo XX, a filsofa Hannah Arendt afirmou que existe uma antiga resposta para a pergunta sobre o sentido da poltica to simples e concludente, que poderia dispensar outras respostas por completo. De acordo com o que explana Hannah Arendt em O que poltica?, esse sentido da poltica : A) o poder. B) a administrao. C) a liberdade. D) a igualdade. E) o bem.

48. Jean-Paul Sartre, em O ser e o nada, faz uma fenomenologia das dimenses temporais. Tendo em vista essa descrio fenomenolgica sobre o passado e o presente, ele conclui que: A) o passado em-si e o presente para-si.

B) o presente em-si e o passado para-si. C) o passado e o presente so em-si. D) o passado e o presente so para si. E) nem o passado e nem o presente so em-si ou para-si.

49. Nas Investigaes filosficas, Ludwig Wittgenstein indaga quantas espcies de frases existem na linguagem. De acordo com o que ele define nesta obra, A) existe apenas uma espcie de frase: a afirmao. B) existem apenas duas espcies de frases: a afirmao e a pergunta. C) existem apenas trs espcies de frases: a afirmao, a pergunta e o comando. D) existem apenas quatro espcies de frases: a afirmao, a pergunta, o comando e a descrio. E) existem inmeras espcies de frases: em uma pluralidade que no fixa.

50. Filosofia questo de ideias. Entretanto, para alguns filsofos, ela tambm questo de estilo. Gilles Deleuze pensava assim, e por isso dizia que "os grandes filsofos so tambm grandes estilistas", como fez na entrevista do livro Conversaes, dedicada exclusivamente ao tema da filosofia. Nessa entrevista, o pensador francs define, ainda, que tal estilo em filosofia : A) a comunicao elegante. B) a beleza da contemplao. C) o processo da reflexo. D) a quietude da linguagem. E) o movimento do conceito.

GABARITO 31. B 32. D 33. C 34. D 35. A 36. A 37. B 38. D 39. E 40. D 41. B 42. A 43. E 44. B

45. D 46. C 47. C 48. A 49. E 50. E

PROVA COM QUESTES RESPONDIDAS - PROFESSOR DE FILOSOFIA - COLGIO PEDRO II - RJ - 2013 PROVA PRELIMINAR - FILOSOFIA

Questo 1 De acordo com Jean-Pierre Vernant, a polis nascente vive uma efervescncia religiosa que contribui para formar uma nova imagem da aret, da excelncia, da virtude, condizente com a nova organizao poltica e social. Assinale a opo que NO condiz com as caractersticas dessa nova aret. A) A virtude depende de um exerccio longo e rigoroso, que exige um domnio constante de si mesmo. B) A proporo, o que ponderado e mediador, valorizada em oposio ao excesso e desmedida. C) O fausto, a moleza, a riqueza e o luxo so denunciados por causa das divises e dos dios que suscitam. X D) O valor pessoal inato e se manifesta no valor do combate e na opulncia do gnero de vida.

Questo 2 - ANULADA

Questo 3 "De Persuaso o caminho (pois verdade acompanha)" (fr. 2). A persuaso de que Parmnides fala se diferencia da que objeto da sofstica porque a persuaso: A) parmendica est ancorada na verossimilhana das coisas. X B) parmendica se identifica com a necessidade lgica do pensamento. C) sofstica est sempre em contradio com a necessidade lgica. D) sofstica mantm-se no nvel da opinio verdadeira.

Questo 4 - ANULADA

Questo 5 De acordo com a compreenso aristotlica das causas, exposta no quinto livro da Metafsica, o arquiteto pode ser considerado a causa de uma construo: I. enquanto algum que capaz de constru-la; nesse caso, ele sua causa em potncia. II. como arquiteto em geral; nesse caso, ele sua causa enquanto substrato.

III. como o arquiteto especfico que a construiu; nesse caso, ele sua causa acidental. Considerando as assertivas acima, est(o) correta(s) apenas: A) I B) III C) I e II X D) I e III

Questo 6 No quinto livro da "tica a Nicmaco", Aristteles afirma que o homem pode ser justo ou apenas agir justamente. A diferena mencionada repousa sobre a distino entre os atos: X A) realizados por escolha, por deliberao prvia; e os atos realizados sem deliberao prvia, ainda que, em ambos, o ato seja voluntrio, ou seja, o agente aja sem ignorar a pessoa atingida pelo ato, o instrumento utilizado e o fim almejado. B) justos essencialmente, isto , realizados voluntariamente e cujos resultados so tambm justos; e os atos justos por mero acidente, pois, apesar de serem cometidos voluntariamente, acidentalmente tm consequncias injustas. C) realizados voluntariamente, isto , com conhecimento de causa, sem ignorar a pessoa atingida pelo ato, o instrumento usado e o fim a ser alcanado; e os atos realizados involuntariamente, sem conhecimento de causa. D) naturalmente justos, isto , que esto de acordo com uma justia imutvel, sendo assim reconhecidos em todos os lugares; e os atos justos por conveno, a princpio indiferentes, mas que deixam de s-lo ao se instituir uma norma a seu respeito.

Questo 7 - ANULADA

Questo 8 A anlise de Aristteles sobre a tragdia, na Potica, segue trs eixos norteadores: a) quais so os efeitos desse tipo de obra de arte no ser humano; b) como esses efeitos podem ser alcanados; c) quais so as suas consequncias para a vida na polis. Dessa anlise, segue-se que o efeito: X A) trgico alcanado pela identificao do espectador com o heri, purificando os sentimentos de terror e piedade que levariam o homem desmesura. B) catrtico proporcionado pela tragdia produz no espectador a aprendizagem dos sentimentos de terror e piedade, exemplos de justa medida. C) catrtico produz um ensinamento terico dos limites e possibilidades da vida na polis, por meio da narrativa das peripcias do heri.

D) trgico acontece por meio da disseminao dos sentimentos de terror e de piedade, propiciando ao animal poltico o necessrio para agir de forma virtuosa.

Questo 9 "Disse h pouco, Mnon, que voc um brincalho. E a est voc me perguntando se posso instru-lo, quando digo que no h aprendizado, mas lembrana" (Plato. Mnon). "Afirmo que a finalidade da palavra dupla: ensinar ou evocar recordaes nos outros ou em ns mesmos" (Agostinho. Sobre o mestre, I). A partir dos textos acima, pode ser apontada como uma tese comum a Plato e a Agostinho que: A) a instruo esttica o mtodo pedaggico por excelncia. B) a ataraxia a meta filosfica da ao pedaggica. X C) a anamnese a principal tarefa pedaggica. D) no possvel nenhuma tarefa educativa.

Questo 10 "Em todas as coisas que se ordenam a um fim que pode ser alcanado de diversos modos, faz-se necessrio algum dirigente para que se possa alcanar o fim do modo mais direto." (AQUINO, Toms de. A realeza: dedicado ao Rei de Chipre, I, 1). Segue-se dessa tese poltica de Toms de Aquino que: A) a autoridade necessria devido incapacidade humana de vislumbrar e alcanar coletivamente o bem comum. X B) a autoridade a instncia para regrar a cooperao social, proporcionar o funcionamento correto da sociedade e produzir o bem comum. C) dado que Deus dotou todos os homens com a luz natural da razo, a autoridade consequncia imediata e necessria dessa condio. D) somos, por natureza, seres que vivem em grupo e cooperam, e, por essa razo, basta a lei natural para regular a vida em sociedade.

Questo 11 "Sons vocais so signos subordinados aos conceitos ou intenes da alma (...) porque essas palavras so criadas por imposio para significar as coisas elas prprias - que so significadas pelos conceitos na mente, de modo que primeiro o conceito significa uma coisa de modo natural e em seguida o som vocal significa a mesma coisa." (OCKHAM. Summa totius logicae). A sentena que melhor explica a afirmao de Ockham : A) tanto sons vocais quanto conceitos so convencionais. B) tanto sons vocais quanto conceitos significam algo de modo natural. C) sons vocais significam algo de modo natural, conceitos so convencionais.

X D) sons vocais so convencionais, conceitos significam algo de modo natural.

Questo 12 Se, por um lado, Maquiavel lido como "terico da fora", por outro, interpretaes recentes de sua obra destacam preocupaes a respeito da constituio de sociedades livres. Entre os textos abaixo, aquele que melhor expressa essas preocupaes republicanas do autor : X A) "... logo que se impe uma tirania sobre uma cidade de vida livre, o menor mal que disso resulta cidade deixar de progredir, de crescer em poder ou em riquezas." B) "... necessrio para um prncipe que queira se conservar aprender a no ser bom e disso se valer segundo a necessidade". C) "um senhor prudente no pode nem deve observar a palavra dada quando esta voltar-se contra ele e quando as razes que o fizeram prometer desaparecerem". D) " preciso, porm, que [um prncipe] tenha um nimo predisposto a mudar conforme os ventos da fortuna e as variaes das coisas o exigirem".

Questo 13 A resoluo expressa na segunda mxima da moral provisria de Descartes : "ser o mais firme e o mais decidido possvel em minhas aes e de seguir as opinies as mais duvidosas, uma vez me tivesse resolvido por elas, com a mesma constncia que o faria se fossem muito seguras". (Discurso do mtodo, III) Sem poder partir de bases seguramente estabelecidas para os preceitos morais, Descartes justifica tal mxima: A) pela urgncia das aes da vida cotidiana que exige que decidamos como agir com base apenas na probabilidade, impossibilitando quaisquer reconsideraes. X B) pelo fato de que, por mais frgeis que sejam as razes que nos levaram a tomar alguma deciso, elas impedem que fiquemos estagnados ou vaguemos sem rumo. C) pela capacidade que essa mxima tem de nos livrar dos remorsos e arrependimentos que agitam as conscincias dos espritos inconstantes e frgeis. D) pela nossa incapacidade de modificar as circunstncias externas que demandam nossas aes, podendo agir apenas sobre nossos pensamentos e resolues.

Questo 14 " evidente por que razo o homem animal poltico mais do que toda a abelha ou mais do que todo o animal gregrio. Com efeito, como dizemos, a natureza no faz nada em vo. E dos animais somente o homem tem a palavra. (...) O discurso [do homem] para tornar claro o que convm e o que prejudicial, como tambm o que justo e o que injusto. Ao comparar os homens aos outros animais, v-se que isso lhes prprio: ter a sensao do bem e do mal, do justo e do injusto, e de outras. O conjunto dessas sensaes (aisthseis) que faz a famlia e a cidade-estado". (Aristteles, Poltica, I)

"Deus, tendo criado o homem como um ser socivel, criou-o no apenas com uma disposio e uma necessidade de relacionar-se com outros indivduos de sua espcie, mas o fez dotado de linguagem, como o grande instrumento e elo comum da sociedade." (LOCKE. Ensaio sobre o entendimento humano, III, 1, 1). A partir dos textos acima, pode ser apontada como uma tese comum a Aristteles e a Locke: X A) A linguagem condio da dimenso poltica do homem. B) A linguagem consequncia da dimenso poltica do homem. C) Natureza ou Deus cuidam providencialmente do convvio social do homem. D) Natureza ou Deus diferenciam homens e animais por sua capacidade sonora.

Questo 15 No captulo XIV da primeira parte do "Leviat", Hobbes, coerentemente com sua compreenso mecanicista da natureza humana, define a liberdade como: A) o poder que o homem possui de preservar sua prpria vida, fazendo, para isso, tudo que seu julgamento e razo indicarem como meios adequados para tal fim. B) o preceito ou regra geral da razo que obriga o homem a evitar tudo aquilo que pode destruir sua vida ou priv-lo dos meios necessrios para preserv-la. X C) a ausncia de impedimentos externos, que podem limit-la, mas no podem impedi-la de se exercer para alm de sua capacidade restritiva. D) o direito do homem de usar todos os meios necessrios para preservar sua prpria vida e para buscar a paz, sem a qual sua vida estaria em risco constante.

Questo 16 "Desta guerra de todos os homens contra todos os homens tambm isto consequncia: que nada pode ser injusto. As noes de certo e de errado, de justia e injustia, no podem a ter lugar. Onde no h poder comum no h lei, e onde no h lei no h injustia. (...) A justia e a injustia no fazem parte das faculdades do corpo ou do esprito." (HOBBES. Leviat. XIII) "Ns estabelecemos anteriormente que todas as coisas so determinadas e que na Natureza no h bem nem mal." (ESPINOSA. Tratado breve. IV) Sobre a existncia em si mesma ou no de noes ticas, pode-se dizer que Hobbes e Espinosa concordam que: A) existem em si mesmas e devem ser inteligidas, como tais, pelos homens. B) no existem em si mesmas e tampouco podem ser construdas pelos homens. C) no sabemos se existem ou no, pois so inacessveis ao intelecto humano. X D) no existem em si mesmas, mas so construdas pelos homens.

Questo 17 Diante da diversidade de gostos verificvel entre os homens, Hume e Kant refletiram sobre o papel da razo e do sentimento na experincia esttica.

A opo que expressa a tese correta a respeito dessa temtica : X A) Para Hume, o padro de gosto fundado na experincia e na observao da natureza humana. B) Para Hume, a razo no tem nenhum papel no juzo de gosto, sendo geralmente fonte de preconceito. C) Para Kant, o juzo de gosto no pode ser referido a um sentimento, isto , no pode ser subjetivo. D) Para Kant, o padro de gosto um conjunto de regras, cuja demonstrao se d a priori.

Questo 18 "Encontrar uma forma de associao que defenda e proteja com toda a fora comum a pessoa e os bens de cada associado, e pela qual, cada um, unindo-se a todos, obedea portanto apenas a si mesmo, e permanea to livre como anteriormente." (ROUSSEAU. Do contrato social, I, 6) A opo que melhor expressa a soluo encontrada por Rousseau para essa questo fundamental : A) a identificao da vontade soberana com a soma das vontades individuais (garantindo a cidadania). X B) a associao de todos como cidados (membros do soberano) e como sditos (submetidos s leis). C) a fundao da sociedade civil sobre o direito natural liberdade, que todos possuem. D) o contrato social como recusa dos associados em se alienarem sem reservas a toda a comunidade.

Questo 19 Na introduo a sua "Crtica da razo pura", para mostrar que possumos certos conhecimentos a priori, Kant realiza uma operao similar a de Descartes ao distinguir entre as qualidades primrias e secundrias das coisas. Essa operao se encontra na seguinte passagem: A) "O conceito do mais curto (...) acrescentado inteiramente e no pode ser extrado do conceito de linha reta por nenhum desdobramento. Portanto, se tem que recorrer aqui ajuda da intuio, unicamente pela qual possvel a sntese." B) "(...) costuma-se dizer, acerca de algum conhecimento derivado de fontes da experincia, que somos capazes ou participantes dele a priori, pois no o derivamos imediatamente da experincia mas de uma regra geral, que ns mesmos, contudo, tomamos de emprstimo experincia". C) "(...) a experincia jamais d aos seus juzos universalidade verdadeira ou rigorosa, mas somente suposta e comparativa (por induo), de maneira que temos propriamente que dizer: tanto quanto percebemos at agora, no se encontra nenhuma exceo desta ou daquela regra." X D) "Em vosso conceito de experincia de um corpo, renunciai aos poucos a tudo o que nele emprico: cor, dureza ou maleabilidade, ao peso e mesmo impenetrabilidade, mesmo assim resta o espao que ele (agora completamente desaparecido) ocupou e o qual no podeis suprimir."

Questo 20 A respeito do pensamento moral de Hume, pode-se afirmar que: A) preciso derivar "deve" de "", ou seja, juzos de valor de juzos de fato. B) moral e razo so princpios inativos, incapazes de gerar aes diretamente.

X C) relaes causais regulares podem ser atribudas s aes humanas. D) assim como a identidade pessoal, a natureza humana est em constante fluxo.

Questo 21 Schiller, em "A educao esttica do homem numa srie de cartas", afirma que a cultura esttica torna possvel ao homem "aprender a desejar mais nobremente, para no ser forado a querer de modo sublime". A esse respeito, segundo o autor, correto afirmar que: X A) o homem pode ir alm do dever e cultivar sua sensibilidade a ponto de seus desejos coincidirem ao mximo com as exigncias da moral. B) as exigncias da sensibilidade devem valer tambm no mbito da moralidade, matizando a exigncia da lei moral e reconciliando dever e felicidade. C) as leis da natureza sensvel e da natureza racional devem ser ambas submetidas s leis da beleza, realizando plenamente a natureza humana. D) o dever, por si s, no tem acesso ao homem sensvel, dependendo da beleza para que possa ter sobre ele uma fora determinante.

Questo 22 A opo que expressa uma tese comum a Rousseau e a Marx : A) O homem nasce livre, mas em toda parte se encontra acorrentado. X B) A propriedade privada a origem da desigualdade entre os homens. C) As armas da crtica no podem dispensar a crtica das armas. D) A religio o pio do povo, o corao de um mundo sem corao.

Questo 23 "Porque ao mesmo tempo o homem, por necessidade e tdio, quer existir social e gregariamente, ele precisa de um tratado de paz e almeja que pelo menos o mais rude bellum omnium contra omnes [guerra de todos contra todos] desaparea de seu mundo." (NIETSCHE. Sobre verdade e mentira no sentido extra-moral, 1) A opo que melhor indica a apropriao nietzschiana da expresso de Hobbes "guerra de todos contra todos" : A) A guerra de todos os homens contra todos os homens tem como consequncia a determinao tica e epistmica do que injusto. B) A inaugurao de um poder comum e a efetivao das leis que regem a vida social dos homens impossibilitam qualquer prtica justa. C) Mesmo em uma situao de guerra de todos contra todos, as virtudes cardeais da temperana e da justia no podem deixar de ter lugar. X D) O tratado de paz que ameniza ou finda aquela guerra traz consigo o que parece ser o primeiro passo para alcanar um enigmtico impulso verdade.

Questo 24 "Enquanto o homem guiado por conceitos e abstraes, atravs destes, apenas se defende da infelicidade, sem conquistar das abstraes uma felicidade para si mesmo, enquanto ele luta para libertar-se o mais possvel da dor, o homem intuitivo, em meio a uma civilizao, colhe desde logo, j de suas intuies, fora a defesa contra o mal, um constante e torrencial contentamento, entusiasmo, redeno". (NIETSCHE. Sobre verdade e mentira no sentido extra-moral, 2) A crtica de Nietzsche presente no fragmento destacado se dirige: A) desvalorizao da capacidade humana de abstrao, artifcio operado pelo lado intuitivo do homem, que o torna incapaz de se defender contra o mal. B) ao privilgio dado ao instintivo em detrimento da conceituao na produo de conhecimento, pois somente este ltimo caminho nos libertaria da dor. X C) reduo do conhecimento ao terico, que torna o homem incapaz de obter o contentamento da integrao do indivduo com a existncia. D) orientao do homem por conceitos, a partir da qual ele defende com entusiasmo sua felicidade, como o valor mais importante em meio civilizao.

Questo 25 No exame que faz nos primeiros pargrafos de "Ser e Tempo", Heidegger estabelece as bases da ontologia fundamental. Nessa investigao, o autor mostra que: A) os modos tradicionais de se perguntar pelo ser revelam que a questo ontolgica clara e est bem colocada. B) perguntar-se pelo ser determinar as condies de possibilidade das prprias ontologias que derivam das cincias nticas. C) o primado objetivo-cientfico da questo do ser implica definir os conceitos fundamentais relativos aos objetos das cincias nticas. X D) na analtica existencial do ser-a, deve-se procurar a ontologia fundamental de onde todas as demais podem se originar.

Questo 26 Arendt diferencia a mera convivncia gregria e ordeira dos homens, da qual partilham tambm alguns animais, da vida propriamente poltica, da qual s os homens so capazes. Segundo a autora, essa distino repousa sobre um pressuposto fundamental, o de que a vida poltica: A) deveria estar ligada s necessidades da vida, unicamente em sua origem histrica. B) melhor do que a dimenso econmica da vida, embora no sejam qualitativamente diferentes. X C) no existe em funo da vida, dependendo da vitria prvia sobre as necessidades vitais. D) repousa sobre os interesses comuns dos homens, que s podem ser alcanados em conjunto.

Questo 27 "H dois tipos de existencialistas: os primeiros so cristos, e entre eles eu colocaria Jaspers e Gabriel Marcel, de confisso catlica; e, de outro lado, os existencialistas ateus, entre os quais preciso colocar Heidegger e tambm os existencialistas franceses, e eu prprio. O que eles tm em comum simplesmente o fato de que consideram que a existncia precede a essncia, ou, se se quiser, que preciso partir da subjetividade. (...) O existencialismo ateu que eu represento mais coerente." (SARTRE, O existencialismo um humanismo). Partindo da citao acima, o "existencialismo ateu" defendido por Sartre "mais coerente" porque: X A) no precisa conciliar a precedncia da existncia sobre a essncia com a concepo de Deus criador. B) pode se desfazer do pressuposto kantiano de Deus como causa final do mundo e das aes humanas. C) afirma a natureza humana, pois cada homem um exemplo particular do conceito universal de homem. D) concebe que a essncia precede a existncia, mesmo considerando insustentveis quaisquer provas.

Questo 28 "Que declararei, digo eu, sobre mim que pareo conceber com tanta nitidez e distino esse pedao de cera? No conheo a mim mesmo no s com muito mais verdade e certeza, mas ainda com muito maior distino e nitidez? Com efeito, se julgo que a cera ou existe pelo fato de eu a ver, por certo se segue bem mais evidentemente que eu prprio sou, ou que eu existo, pelo fato de eu a ver; pois pode ocorrer que o que vejo no seja, de fato, cera; pode ocorrer tambm que eu nem sequer tenha olhos para ver coisa alguma; mas no pode ocorrer, quando vejo ou (o que no mais distingo) quando penso ver, que eu, que penso, no seja alguma coisa." (DESCARTES. Meditaes metafsicas. Segunda meditao, 16) "Quando eu acredito ver a cera com os meus olhos, eu apenas penso, por meio das qualidades que meus sentidos apreendem, a cera pura e sem qualidades que a fonte comum delas. Para Descartes, portanto, (...) a percepo apenas um comeo de cincia ainda confusa." (MERLEAU-PONTY. Primeira Conversa) Decorre da interpretao de Merleau-Ponty da anlise do pedao de cera feita por Descartes que: A) o conhecimento humano consiste fundamentalmente em sua capacidade epistemolgica sensvel. X B) a relao entre a percepo e a cincia corresponde relao entre a aparncia e a realidade. C) no possvel qualquer remisso inteligncia para que ela descubra qualquer verdade sobre o mundo. D) a totalidade das manifestaes sensveis est includa necessariamente em todo e qualquer "objeto verdadeiro".

Questo 29 Da concepo wittgensteiniana de "jogos de linguagem" decorre que: A) o significado das palavras dado pela forma geral da proposio. X B) a anlise do significado deve se voltar para os usos da linguagem. C) no h comensurabilidade entre os diferentes usos da linguagem. D) a resoluo de um clculo matemtico no um jogo de linguagem.

Questo 30

"Os consumidores so os trabalhadores e os empregados, os lavradores e os pequenos burgueses. A produo capitalista os mantm to bem presos em corpo e alma que eles sucumbem sem resistncia ao que lhes oferecido. Assim como os dominados sempre levaram mais a srio do que os dominadores a moral que deles recebiam, hoje em dia as massas logradas sucumbem mais facilmente ao mito do sucesso do que os bemsucedidos. Elas tm os desejos deles. Obstinadamente, insistem na ideologia que as escraviza." (ADORNO e HORKHEIMER. Dialtica do esclarecimento). A relao entre a atitude atribuda s massas e a indstria cultural melhor caracterizada como: A) resistncia involuntria. B) complacncia necessria. C) assimilao refletida. X D) servido voluntria.

Questo 31 "A passagem do telefone ao rdio separou claramente os papis. Liberal, o telefone permitia que os participantes ainda desempenhassem o papel de sujeito. Democrtico, o rdio transforma-os a todos igualmente em ouvintes, para entreg-los autoritariamente aos programas, iguais uns aos outros, das diferentes estaes. (...) Os talentos j pertencem indstria muito antes de serem apresentados por ela: de outro modo no se integrariam to fervorosamente. A atitude do pblico que, pretensamente e de fato, favorece o sistema da indstria cultural uma parte do sistema, no sua desculpa." (ADORNO e HORKHEIMER. Dialtica do esclarecimento). Nessa passagem, h uma crtica: A) ao liberalismo, como falta de iniciativa social. B) democracia, como espontaneidade mal orientada. C) ao liberalismo, como exacerbao da subjetividade individual. X D) democracia, como mero acesso ao que oferecido socialmente.

Questo 32 Palavras-objeto tm, para Russell, trs peculiaridades: "Primeira: seu significado apreendido (ou pode ser apreendido) por confronto com os objetos que so os que elas significam. Segunda: no pressupem outras palavras. Terceira: cada uma, por si mesma, pode expressar uma proposio completa." (RUSSELL. Significado e verdade). Dessas peculiaridades das palavras-objeto, decorre que elas: A) pressupem outras palavras. X B) podem ser usadas e compreendidas isoladamente. C) no expressam uma proposio completa. D) no podem oferecer qualquer explicao de ?significado?.

Questo 33

Segundo Peirce, em "O que um signo?", h trs tipos de signos. "H semelhanas ou cones, que servem para transmitir as ideias das coisas que representam simplesmente por imitao." "H indicaes, ou ndices, que mostram algo sobre as coisas, atravs de uma relao fsica com elas." "H smbolos, ou signos genricos, que se associam aos seus significados pelo uso." Partindo dessas distines, uma placa que aponta para a estrada a ser seguida seria um exemplo de signo por: X A) indicao, por mostrar algo sobre a realidade. B) semelhana, por imitar a estrada a ser seguida. C) simbolismo, por lanar junto ao sinal a ideia da estrada. D) combinao entre a semelhana e a simbolizao.

Questo 34 Na introduo ao segundo volume de sua Histria da sexualidade, Foucault apresenta a seguinte questo: "por que o comportamento sexual, as atividades e os prazeres a ele relacionados, so objeto de uma preocupao moral?". (FOUCAULT. Histria da sexualidade 2) Essa pergunta no pode ser respondida por uma pesquisa feita nos moldes de seus trabalhos anteriores a respeito da loucura, da clnica ou da criminalidade, porque: A) os mtodos anteriores eram incapazes de fornecer os instrumentos necessrios para analisar os modos especficos de normatizar e de regular as condutas sexuais elaborados pelos antigos gregos e romanos em suas leis e instituies religiosas. B) preciso diferenciar metodologicamente a interdio da problematizao moral que tem por objeto o sujeito, apesar de o cuidado tico a respeito da conduta sexual acompanhar, em sua intensidade e em suas formas, o sistema de interdies. C) os instrumentos dados pelos mtodos anteriores eram inapropriados ao objeto e aos fins de uma histria dos comportamentos e das representaes cientficas, religiosas ou filosficas, que os homens se fazem a respeito do seu comportamento sexual. X D) os saberes a respeito das prticas sexuais, assim como os conjuntos de regras e normas que buscam regular essas prticas, e que se apoiam sobre diferentes instituies, no so capazes de dar conta dos modos como os indivduos so levados a dar sentido e valor a sua conduta.

Questo 35 No contexto da discusso esttica moderna e contempornea, pode-se afirmar que: A) para Kant, o conhecimento proporcionado pela arte se funda na subsuno das intuies sensveis s categorias do entendimento. X B) para Heidegger, a criao artstica se d no mbito de um desvelamento, no qual a techn faz aparecer o ser como ente, pondo a verdade em obra. C) para Hegel, a atividade artstica supera, dialeticamente, a religio e a Filosofia, por elevar o sensvel a formas abstratas de pensamento.

D) para Nietzsche, a arte realiza o niilismo da cultura ocidental, ao afirmar os valores fortes diante da fraqueza dos artistas modernos.

Questo 36 "Esquematicamente, pode-se dizer que a reflexo moral da Antiguidade a propsito dos prazeres no se orienta para uma codificao dos atos, nem para uma hermenutica do sujeito, mas para uma estilizao da atitude e uma esttica da existncia." (FOUCAULT. Histria da sexualidade 2) Com essas palavras, Foucault ressalta um aspecto fundamental das ticas sexuais gregas e romanas, o fato de que a base dos julgamentos de valor est: A) no valor esttico das condutas, e no em seu valor moral ou de verdade, uma vez que o anseio pela imortalidade atravs do renome e da memria o fundamento maior das ticas antigas. B) na relao entre os desejos, os atos e os prazeres, na medida em que os atos revelam os desejos ocultos do sujeito e so fomentados pelos prazeres cuja natureza pode ser boa ou m. X C) na atitude que o sujeito tem para consigo mesmo no exerccio da atividade sexual e no relacionamento com os outros, e no tanto nos atos que se cometem ou nos desejos que se escondem. D) na forma e na beleza de uma conduta austera, definida segundo as interdies e preceitos sociais, civis ou religiosos, conduta essa que prpria a um homem que domina a si mesmo.

Questo 37 "Com a crise da Metafsica e os inusitados abalos provocados pela Revoluo Burguesa todo o edifcio da imitao pe-se a desabar, e isso a partir do comprometimento de seus prprios alicerces. So aqueles universais que comeam a desfalecer, depauperados em suas bases metafsicas. Digamos que o nominalismo, tomada a palavra na acepo o mais ampla possvel, invade todos os cenrios: o poltico, o religioso, o filosfico, o cientfico e, como no poderia deixar de ser, tambm o artstico." (BORNHEIM. Gnese e Metamorfose da Crtica) A partir da citao acima, a opo que melhor se coaduna com a interpretao de Bornheim a respeito da relao entre a crise da metafsica e a esttica : X A) O desmoronamento de todos os referenciais absolutos a respeito do ser e do conhecer atinge tambm a esttica. B) A crise da metafsica se restringe ontologia e epistemologia, nas quais o saber necessita de referenciais absolutos. C) Diante da impossibilidade de qualquer referencial absoluto, ontologia, epistemologia e esttica perdem totalmente o sentido. D) A ausncia de referenciais do nominalismo inviabiliza a esttica ao recusar toda e qualquer forma de imitao na criao artstica.

Questo 38

Danilo Marcondes, ao refletir sobre o ensino de filosofia, faz o seguinte percurso: dialoga com a afirmao de Kant na qual no se pode ensinar filosofia, mas apenas a filosofar; cita Wittgenstein e sua mxima "a filosofia no uma teoria, mas uma atividade", recorre experincia de Pitgoras observando que o termo filsofo surge antes de filosofia e diz: "A primeira concepo que podemos destacar consiste, portanto, em ver a filosofia como busca e no como saber pronto e acabado (...) uma atitude indagadora e no da posse da verdade ou do conhecimento. O buscar nos transforma, faz-nos mudar de atitude em relao ao que sempre fomos." (MARCONDES, D. possvel ensinar a filosofia. E, se possvel, como? P. 55) A partir da leitura deste trecho, podemos afirmar que: A) filosofar estudar a tradio histrica dos grandes sistemas de pensamento. B) estudar filosofia apreender o progresso cumulativo do saber em expanso. X C) ensina-se a filosofar no sentido de motivar ou impulsionar para a busca. D) ensinar a filosofar fazer a exegese analtica na leitura dos textos filosficos clssicos.

Questo 39 "A filosofia no feita para refletir sobre qualquer coisa. Tratando a filosofia como uma potncia de "refletir sobre", tem-se o ar de lhe dar muito quando, na verdade, tira-lhe tudo. (...) Se a filosofia deveria servir para refletir algo, ela no teria nenhuma razo de existir. Se a filosofia existe, porque ela tem seu prprio contedo". (DELEUZE. O que o ato de criao?) A partir da citao acima, de acordo com o pensamento de Gilles Deleuze o que caracteriza o fazer filosfico : A) a admirao e o espanto que levam a uma reflexo crtica sobre a realidade. B) o dilogo entre os diferentes sistemas de pensamento presentes na Histria da filosofia. X C) o trabalho de apropriao conceitual criativa, isto , a criao de conceitos. D) a exegese do texto, isto , o debruar-se analiticamente na leitura dos textos clssicos.

Questo 40 "Eis, ento, uma posio quanto ideia de formao pela filosofia: a filosofia gera condies, indiretas claro, da interveno na realidade, nos modos dos jovens se situarem face multiplicidade e heterogeneidade dos problemas, fatos, acontecimentos em que esto envolvidos. Intervir significa ento descobrir o funcionamento e o sentido das configuraes (teorias, ideologias e mitologias, religiosas, cientficas, tecnolgicas, artsticas); significa interrogar, formular questes e objees. Para isso, reafirmando, os jovens utilizam os sistemas de referncia constitudos no curso de filosofia, como uma experincia (acima de tudo, sobre os processos enunciativos) de uma diversidade significativa de trabalhos filosficos." (FAVARETTO. Filosofia, ensino e cultura. P. 46) A opo mais coerente com a ideia de formao apresentada acima : X A) O ensino de filosofia deve interrogar e questionar a cultura contempornea em suas distintas configuraes.

B) Deve-se superar e abandonar a histria da filosofia como fonte de orientao para programas e aulas da disciplina. C) A disperso da cultura contempornea impede a realizao de uma diversidade significativa de trabalhos filosficos. D) A heterogeneidade de enunciados predominante na realidade dos jovens estrutura os sistemas de referncia constitudos no curso.

PROFESSOR DE FILOSOFIA - SEROPDICA - RJ - AOCP - 2013

QUESTO 21 Leia o texto e responda pergunta a seguir. "Muitas tm sido as explicaes das causas histricas para a origem da filosofia na Jnia. Alguns consideram que as navegaes e as transformaes tcnicas tiveram o poder de desencantar o mundo e forar o surgimento de explicaes racionais sobre a realidade. Outros enfatizam a inveno do calendrio (tempo abstrato), da moeda (signo abstrato para a ao de troca) e da escrita alfabtica (transcrio abstrata da palavra e do pensamento), que teriam propiciado o desenvolvimento da capacidade de abstrao dos gregos, abrindo caminho para a filosofia. Sem dvida, esses fatores foram importantes e no podem ser desconsiderados e minimizados, mas no foram os principais" (CHAU, M. Introduo histria da filosofia - dos pr-socrticos a Aristteles. So Paulo: Brasiliense, 1994 - p. 35). A principal determinao histrica para o nascimento da filosofia (A) poltica: o nascimento, simultneo a ela, da Cidade-Estado, isto , da polis, pois, com esta, desaparece a figura que foi a do antecessor do filsofo, o Mestre da Verdade (o poeta, o adivinho e o rei-da-justia). (B) tica: na Grcia arcaica a palavra verdadeira ou altheia nasce simultaneamente filosofia, pois esta palavra eficaz que d origem ao logos em oposio dxa. (C) mitolgica: o nascimento, simultneo a ela, do orculo de Delfos, marcando, de forma decisiva, a vinculao entre a filosofia e mitologia. (D) pica: o nascimento, simultneo a ela, de uma nova classe de homens, aqueles que tm direito palavra, os guerreiros; no entanto, no se trata mais daquela palavra religiosa, solitria e unilateral, prpria dos iniciados, mas sim da palavra compartilhada, dita em pblico, de maneira leiga e humana. (E) terica: a filosofia nasce da contemplao desinteressada, ela simultnea ao nascimento da ontologia ou metafsica, isto , pretenso do logos em atingir o universal (o Ser).

QUESTO 22 Sobre as teses contrrias a respeito da origem da filosofia, assinale a alternativa INCORRETA. (A) A tese orientalista ganhar fora durante a Renascena, quando os filsofos ligados a correntes msticas e ocultistas afirmarem a origem egpcia de todos os saberes e de todas as prticas, baseando tal afirmao no fato de Plato haver considerado os gregos crianas, se comparada a sabedoria deles com a dos antigos sacerdotes egpcios.

(B) Com a expresso "milagre grego" afirma-se o carter absolutamente autctone e original da filosofia como um feito exclusivo dos gregos. Milagre, porque nada nas culturas vizinhas se assemelha a ele. Essa opinio, que se inicia com os classicistas do final do sculo XVIII, como Goethe, e prossegue com os romnticos ( deles o conceito de "gnio ou peculiaridade de um povo), cristaliza-se no sculo XIX, e chega aos nossos dias com o filsofo Martim Heidegger, para o qual "a filosofia fala grego." (C) Quando lemos os poemas de Homero e Hesodo percebemos nitidamente os principais aspectos que anunciam as diferenas entre o pensamento grego e o oriental: exaltao polis e aos mitos de origem. A epopeia de Homero e a teogonia de Hesodo, ao mostrarem a cosmogonia como um processo de gerao dos seres vivos, ressaltam a enorme distncia entre deuses e homens. (D) O primeiro "historiador" da filosofia de que se tem notcia, Digenes de Larcio (na verdade, o primeiro doxgrafo, isto , o que reuniu e publicou as opinies dos filsofos antigos) pode ser considerado o principal responsvel pela oposio "milagre grego" e "origem oriental" da filosofia. Digenes afirma a absoluta originalidade grega da filosofia, indo mais longe ao atribuir aos gregos a origem de toda a humanidade. Para um grego, os homens dividem-se em dois grandes gneros: eles, os brbaros, e ns, os humanos. Destes, afirma Digenes, os gregos so os ancestrais. (E) Na verdade a opinio "orientalista" desenvolveu-se em dois momentos distintos: no primeiro, durante a Grcia clssica, filsofos como Plato e Aristteles, reconheceram a dvida intelectual dos gregos para com os "brbaros" (isto , o Oriente); no segundo, durante o helenismo, quando a ideia de uma diferena entre os gregos e os "outros" tendeu a desaparecer. A predominncia da tese orientalista aumentou significativamente com os contatos entre a filosofia helenista e pensadores judaicos e os primeiros padres cristos intelectualizados, para os quais a ideia de continuidade entre Oriente e Ocidente era fonte de legitimao e de prestgio para o seu prprio pensamento.

QUESTO 23 Assinale a alternativa INCORRETA. (A) Diferentemente de Voltaire e Diderot, Rousseau (1712-1778) viveu o pleno Iluminismo. Suas ideias repercutem a crena nos poderes da razo: pela razo, os homens conquistam a liberdade e a felicidade social e poltica. Por acreditar que a felicidade social pudesse ser resolvida com a legitimao do poder fundado no contrato social, foi erroneamente considerado precursor do romantismo. (B) Montesquieu (1689-1755) teve formao iluminista, mostrando-se um crtico severo e irnico da monarquia absoluta decadente, bem como do clero. Desenvolve uma alentada teoria do governo que alimenta as ideias do constitucionalismo, pelo qual se busca distribuir a autoridade por meios legais, de modo a evitar o arbtrio e a violncia. (C) Segundo Kant (1724-1804), um dos mais notveis representantes da Aufklrung alem, o homem iluminista atingiu a maioridade e, como dono de si mesmo, confia na sua capacidade racional e recusa qualquer autoridade arbitrria. (D) Hume (1711-1776) est entre os pensadores do perodo Iluminista. Levando mais adiante o empirismo de Bacon e Locke, parte do princpio de que s os fenmenos so observveis e de que o mecanismo ntimo do

real no passvel de experincia, afirma que as relaes so exteriores aos seus termos, ou seja, se no so observveis, no podem pertencer aos objetos. As relaes so apenas modos, passagens externas que nos permitem associar os termos a partir dos princpios de causalidade, semelhana e contiguidade. (E) Schelling (1775-1854) uma das figuras representativas do romantismo alemo (embora seja considerado por muitos um representante da Ilustrao), revelando, em sua obra, um senso vivo de beleza e de arte. Sua concepo a respeito do absoluto, unidade da natureza e do esprito, que se revela na histria, na arte e na religio, exerceu profunda influncia na esttica, especialmente na esttica hegeliana.

QUESTO 24 O Iluminismo afirma (A) a "imitao dos antigos". (B) o surgimento do sujeito do conhecimento, isto , a filosofia comea pela reflexo (a volta do pensamento sobre si). (C) que a razo capaz de evoluo e progresso, e o homem um ser perfectvel. (D) a no diferenciao entre natureza e civilizao. (E) a confiana plena e total no saber cientfico e na tecnologia para dominar e controlar a natureza.

QUESTO 25 Assinale a alternativa INCORRETA. (A) Para Comte, a histria pensada como a sucesso ordenada que vemos na lei dos trs estados, e a sociedade pensada como uma totalidade orgnica dividida em segmentos ou classes que se relacionam de maneira esttica, suscetvel de ser apreendida pela sociologia, que Comte concebe como uma fsica social. (B) Comte v a metafsica como algo completamente exterior ao progresso, na medida em que nela as questes se repetem numa eterna insolubilidade, os medievais repetindo os gregos e os modernos, por sua vez, reproduzindo os problemas e as solues aventadas ao longo dos sculos. (C) A filosofia positiva de Comte se coloca como uma tomada de posio consciente do papel da reflexo numa poca em que se consuma a independncia terica dos diversos ramos do saber, processo que tem sua origem longnqua no sculo XVII. (D) A filosofia de Comte pode ser considerada como uma reao conservadora revoluo francesa (1789). Colocando-se no caminho contrarrevolucionrio quer participar da reconstruo, instituindo a ordem de maneira soberana. E essa ideia de ordem que domina seu trabalho de sistematizao da filosofia. (E) No positivismo de Comte, a lgica, a moral, a poltica e o conhecimento so esferas separadas. Por isso, a diviso das cincias e a organizao do saber devem ser entendidas como instncias separadas do estatuto e do papel social do cientista.

QUESTO 26 Informe se verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequncia correta.

( ) Marx afirmava que os valores da moral vigente - liberdade, felicidade, racionalidade, respeito subjetividade e humanidade de cada um, etc. - eram hipcritas no em si mesmos (como julgava Nietzsche), mas porque eram irrealizveis e impossveis numa sociedade violenta como a nossa, baseada na explorao do trabalho, na desigualdade social e econmica, na excluso de uma parte da sociedade dos direitos polticos e culturais. ( ) Para Nietzsche, a moral racionalista, ou dos fracos e ressentidos que temem a vida, o corpo, o desejo e as paixes, a moral dos escravos, dos que renunciam verdadeira liberdade tica. So exemplos dessa moral de escravos: a tica socrtica, a moral kantiana, a moral judaico crist, a tica da utopia socialista, a tica democrtica. ( ) Longe de desvalorizar a teoria do conhecimento, a psicanlise exige do pensamento que no faa concesses s ideias estabelecidas, moral vigente, aos preconceitos e s opinies de nossa sociedade, mas que os enfrente em nome da prpria razo e do pensamento. ( ) Em lugar de invalidar a razo, a reflexo, o pensamento e a busca da verdade, as descobertas cientficas do inconsciente e da ideologia fizeram o sujeito do conhecimento conhecer as condies - psquicas, sociais, histricas - nas quais o conhecimento e o pensamento se realizam. (A) V - F - F - V. (B) V - F - V - V. (C) F - V - V - F. (D) V - V - V - V. (E) F - V - V - V.

QUESTO 27 Assinale a alternativa correta. (A) Embora a arte, como fruto de atitudes essencialmente humanas, tenha a sua origem to afastada no tempo, talvez to antiga quanto a prpria origem da linguagem e do homem, somente a partir do Iluminismo, no sculo XVII, que se pode falar de uma histria da arte no mundo ocidental. (B) A primeira e mais antiga relao entre Arte e Natureza, proposta pela Filosofia, foi o simbolismo: "a arte simboliza a natureza", escreve Aristteles. (C) A noo de esttica, quando formulada e desenvolvida no Renascimento, pressupunha que a arte produto da sensibilidade do artista e que sua finalidade a contemplao racional por parte do pblico. (D) A partir do Romantismo, a Filosofia passa a definir a obra de arte como imitao, isto , como representao harmnica das formas, dos ritmos, das cores, das palavras ou dos sons, sendo que o valor da obra buscado no gnio criador do artista. (E) Entre os sculos XV e XIX, entre o Renascimento e o Impressionismo, altera-se a ideia de um objeto sempre igual a si mesmo, posto para ser representado e podendo ser permanentemente comparado com a representao dele. Surge em seu lugar a ideia de um objeto que se modifica diante de nosso olhar.

QUESTO 28

Diante do poder desptico, gregos e romanos inventaram a poltica, por que. (A) uniram a autoridade pessoal privada do chefe de famlia e o poder impessoal pblico, pertencente coletividade, de modo que o poder passou a ser hereditrio. (B) separaram autoridade militar e poder civil, subordinando a primeira ao segundo. Isso no significa que em certos casos, como em Esparta e Roma, o poder poltico no fosse um poder militar, mas sim que as aes militares deveriam ser, primeiro, discutidas e aprovadas pela autoridade poltica e s depois realizadas. (C) uniram autoridade religiosa e poder temporal laico, possibilitando a divinizao dos governantes e a legitimao dos cultos religiosos, como os orculos, na Grcia, e aos augrios, em Roma - instncias firmemente respeitadas pelo poder poltico. (D) estabeleceram a autonomia da poltica em relao ao tempo e tica, negando a anterioridade das questes morais e histricas na avaliao da ao poltica. Por outro lado, apresentaram uma moral laica, secularizada e uma noo de histria de base naturalista, diferente da moral crist. (E) criaram a ideia e a prtica da lei como expresso de uma vontade individual e soberana, a vontade do governante, definidora dos direitos e deveres, impedindo que fossem confundidos com a vontade pessoal de cada um. Assim, definem que o monoplio da fora, da vingana, da violncia passe para o Estado, sob a lei de direito.

QUESTO 29 O fato cientfico (A) consiste em um mtodo de interpretao conceitual-filosfico, posterior ao procedimento analtico. (B) o procedimento analtico por excelncia das cincias humanas, encarregado de vincular os elementos subjetivos e objetivos de um fenmeno. (C) ou o objeto cientfico so dados empricos espontneos de nossa experincia cotidiana, arrolados pelos cientistas para verificao e classificao estatsticas. (D) ou o objeto cientfico so dados empricos construdos pela investigao cientfica. (E) demonstra, prova e prev uma teoria cientfica.

QUESTO 30 Informe se verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequncia correta. ( ) O trabalho das cincias pressupe, como condio, o trabalho da Filosofia, mesmo que o cientista no seja filsofo. ( ) Admirao e espanto so atitudes filosficas que significam: tomamos distncia do nosso mundo costumeiro e, mediante nosso pensamento, como se estivssemos acabando de nascer para o mundo e para ns mesmos, perguntamos o que , por que , e como o mundo. ( ) A Filosofia pode ser considerada Cincia, assim desde a antiguidade clssica; ambas trabalham com enunciados rigorosos, buscam encadeamento lgico entre os enunciados, operam com conceitos obtidos por

procedimentos de demonstrao e prova. Por isso, a Filosofia, assim como as Cincias, exige a fundamentao racional e sistemtica do que enunciado e pensado. ( ) A reflexo filosfica organiza-se em torno de trs grandes conjuntos de questes: O que pensar, falar e agir? E elas pressupem a seguinte pergunta: nossas crenas cotidianas so ou no so um saber verdadeiro, um conhecimento? ( ) A atitude cientfica depende de nossos saberes cotidianos, por isso, ela no se distingue da atitude costumeira ou do senso comum. No podemos negar ao menos duas caractersticas pressupostas a ambas as atitudes: objetividade - isto , procuram as estruturas necessrias das coisas investigadas - e generalizao tendem a reunir numa ideia coisas e fatos julgados semelhantes, procurando estabelecer relaes de causa e efeito. (A) V - V - F - V - F. (B) F - V - V - V - V. (C) F - V - F - F - F. (D) V - F - V - V - V. (E) V - F - F - V - V.

QUESTO 31 Informe se verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequncia correta. ( ) No Mito da Caverna, de Plato, aquele que atingiu a contemplao da luz e saiu da caverna, o filsofo, deve a ela retornar para libertar aqueles que ficaram e tm as sombras como nica realidade. Esse retorno voluntrio e aqui que podemos inserir a pergunta pela funo social do filsofo: a interferncia no social, simbolizada pela volta caverna, caracteriza-se principalmente pela educao. ( ) interessante notar que, ao contrrio de Scrates, e mesmo ao contrrio de Plato, Descartes no manifesta nenhuma inteno expressa de interferncia na sociedade. A partir da certeza absoluta de que encontrou o mtodo e o fundamento da verdadeira filosofia, trata apenas de desenvolver seu sistema na solido de seu retiro holands. E, no entanto, em termos da significao da sua obra, mesmo de sua atitude filosfica, o que temos nele so simplesmente os fundamentos da civilizao moderna. ( ) Sabemos que o Brasil um pas com uma dbil tradio filosfica. Desde sua implantao, em meados do sculo XVIII, a filosofia foi ensinada de forma dogmtica, carregada de uma forte filosofia tomista - tanto no ensino mdio quanto posteriormente nas universidades. Dessa forma, o papel social do filsofo brasileiro tem sido, desde sua origem, meramente pedaggico, sem nenhuma envergadura poltica de peso. ( ) Lemos claramente nos PCNs (1999) que a funo social do filsofo no ensino mdio formar futuros filsofos. Essa proposta parte do pressuposto de que o ensino mdio deve ser uma transposio reduzida do currculo acadmico. No entanto, esse documento enftico em afirmar que, ainda que se deva partir dos conhecimentos acadmicos, deve-se evitar o academicismo. (A) F - V - F - V. (B) V - V - F - F.

(C) F - V - V - V. (D) V - F - F - F. (E) V - V - F - V.

QUESTO 32 Em relao aos Parmetros Curriculares Nacionais - Ensino Mdio (1999), assinale a alternativa correta. (A) Buscam dar significado ao conhecimento escolar mediante a compartimentao dos saberes, com o objetivo de facilitar o desenvolvimento dos contedos, situando o sujeito produtor de conhecimento como participante do mundo do trabalho. (B) No tm fora de lei, so parmetros, podem ou no ser acatados pelas escolas. (C) No apresentam as bases legais da reforma curricular para a rea da filosofia. (D) Carecem de uma Base Nacional Comum para a educao bsica, algo imprescindvel para se pensar a educao num pas como o Brasil, devido sua extenso territorial e a suas profundas diferenas regionais. (E) Tm fora de lei.

QUESTO 33 De acordo com o Parecer 04 CNE/CEB/98 - Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental, assinale a alternativa correta. (A) Ao definir as Diretrizes Curriculares Nacionais, a Cmara de Educao Bsica do CNE inicia o processo de desarticulao dos Estados e Municpios, destituindo ainda o paradigma curricular para o Ensino Fundamental, que integrou a Base Nacional Comum nas ltimas quatro dcadas (cf. Parte Diversificada LDB, art. 26), passando, a partir de agora, a ser concretizado na proposta pedaggica de cada unidade escolar do Pas, respeitando unicamente suas caractersticas locais e o principio da individualidade - algo previsto pela prpria Constituio Federal (1998), que zela pelo respeito diversidade cultural. (B) So o conjunto de definies no doutrinrias sobre os procedimentos na Educao Bsica, em nvel Fundamental, expressas pela Cmara de Educao Bsica do Conselho Nacional de Educao, que orientaro as escolas brasileiras dos sistemas de ensino na organizao, na articulao, no desenvolvimento de suas propostas pedaggicas. Em relao aos processos de avaliao, este documento deixa claro que tal tarefa no faz parte de suas atribuies, deixando-o ao encargo do Ministrio da Educao. (C) Lemos no documento em questo que um dos mais graves problemas da educao em nosso pas sua distncia em relao vida e a processos sociais transformadores. Um excessivo academicismo e um anacronismo em relao s transformaes existentes no Brasil e no resto do mundo, de um modo geral, condenaram a Educao Fundamental, nestas ltimas dcadas, a um arcasmo que deprecia a inteligncia e a capacidade de alunos e professores, bem como as caractersticas especficas de suas comunidades. Esta diretriz prev uma necessria atualizao de conhecimentos e valores, de forma crtica, responsvel e contextualizada, em consonncia especialmente com o Art. 27 da LDB. (D) Segundo este documento, grande parte do mau desempenho dos alunos, agravado pelos problemas da reprovao, devido ausncia de um sentimento de hierarquia na escola. A necessidade de expressar-se,

comum a todos os cidados desta faixa etria, aliada a falta de organizao hierrquica, impedem que a riqueza das mltiplas interaes entre professores/ alunos, alunos/alunos, seja efetivamente revertida em prol da educao e da cidadania. (E) Sua proposta assegurar que os projetos pedaggicos sejam "realistas e pragmticos", garantindo, por exemplo, "escola pobre para os pobres", ou seja, garantindo a preservao das culturas locais. Ao trabalhar a relao inseparvel entre conhecimento, linguagem e afetos, as equipes docentes devero ter a sensibilidade de integrar estes aspectos do comportamento humano e garantir sua a constituio dos grupos em si, evitando que suas tradies se percam nos aculturalismos do ambiente escolar, dentro da perspectiva de se assumir a riqueza da diversidade da grande nao brasileira, como previsto no art. 3, inciso I, da LDB.

QUESTO 34 Informe se verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequncia correta. ( ) A questo do ensino de filosofia uma questo filosfica e no meramente pedaggica. ( ) A experincia de pensamento filosfica traz em si a marca da necessria remisso histria da filosofia. ( ) No qualquer pensamento que filosfico, mas fundamentalmente o pensamento conceitual. ( ) A filosofia possui um inegvel carter dialgico. ( ) O pensamento filosfico marcado pela crtica radical: no se contenta com o dado, no se satisfaz com a mera opinio. (A) V - V - V - V - V. (B) V - F - V - F - F. (C) V - F - V - F - V. (D) F - V - F - V - V. (E) F - F - F - F - F.

QUESTO 35 Em relao s competncias e habilidades a serem desenvolvidas em Filosofia, no ensino mdio, correto afirmar que esto centradas. (A) nos conceitos de arbitrariedade e autoridade, pois existem filosofias "modelos" que so historicamente necessrias para a formao cultural do indivduo no ocidente. (B) nos conceito de democracia e incluso, pois garantem o direito de todos de expressarem suas opinies e se fazerem ouvir. (C) no conceito de linguagem, devendo garantir ao estudante o pleno domnio da escrita filosfica e da argumentao retrica. (D) nos conceitos de comunicao e contextualizao, devendo garantir ao aluno a capacidade de elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo e articular entre si conhecimentos das outras reas, contextualizando-os no horizonte da sociedade cientfico-tecnolgica.

(E) no conceito de sensibilidade e automao, devendo garantir ao aluno a capacidade de subjetivismo e universalismo, fazendo-o perceber a filosofia como "voz soberana" que aspira explicao da totalidade, de forma automtica e autctone.

QUESTO 36 De acordo com o Art. 56 do ECA (1990), os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicaro ao Conselho Tutelar os casos de (A) desobedincia civil por parte dos adolescentes. (B) aglomerao indevida e alteraes comportamentais injustificadas. (C) furto e desordem. (D) maus-tratos envolvendo seus alunos; evaso escolar e elevados nveis de repetncia. (E) alcoolismo e desordem.

QUESTO 37 Em relao ao ECA (1990), correto afirmar que (A) no garante os direitos civis das crianas e adolescentes, mas sim seus direitos humanos e sociais. (B) trata apenas do caso de crianas e adolescentes em situao irregular ou inadaptados. (C) deixa claro que crianas e adolescentes no so sujeitos de direitos, mas sim pessoas em fase de desenvolvimento. (D) concede o direito ao adolescente maior de 14 anos ao trabalho noturno (entre s 22 horas e s 5 horas da manh do dia seguinte). (E) garante ao pblico infanto-juvenil, sem exceo, os direitos fundamentais e responsabiliza toda a sociedade pela criao das condies necessrias ao cumprimento desses direitos.

QUESTO 38 Em relao nova LDB (9.394/96), assinale a alternativa INCORRETA. (A) O Art. 36 - II estabelece que o currculo do ensino mdio observar a seguinte diretriz: adotar metodologias de ensino e de avaliao que estimulem a iniciativa dos alunos. (B) No inciso VI do artigo 24, fixa-se a frequncia mnima em 75% do total de horas letivas para a aprovao. Tal percentual representa uma valorizao da forma escolar, no se admitindo na atual LDB, a possibilidade, para efeito de aprovao, de um aproveitamento elevado substituir o percentual de frequncia mnima, como na lei 5.692/71. (C) O Art. 21 estabelece que a educao escolar compe-se unicamente da educao bsica, formada pelo ensino fundamental e ensino mdio. Trata-se de um retrocesso se comparada lei anterior, que estendia a educao bsica do ensino infantil ao universitrio. (D) Lemos no 4 do Art. 26 que o ensino da Histria do Brasil levar em conta as contribuies das diferentes culturas e etnias para a formao do povo brasileiro, especialmente das matrizes indgena, africana e europeia.

(E) Segundo o artigo 2, a educao, dever da famlia e do estado, inspirada nos princpios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho.

QUESTO 39 Lemos, na Constituio Federal (1988), no Captulo III - Da Educao, da Cultura e do Desporto, Seo I - Da Educao, Art. 214, que a lei estabelecer o plano nacional de educao, de durao plurianual, visando articulao e ao desenvolvimento do ensino em seus diversos nveis e integrao das aes do poder pblico que conduzam a vrios benefcios aos cidados. NO fazem parte desses benefcios a (A) erradicao do analfabetismo. (B) politizao do cidado por meio de material didtico especializado. (C) melhoria da qualidade do ensino. (D) formao para o trabalho. (E) promoo humanstica, cientfica e tecnolgica do Pas.

QUESTO 40 Em relao lei 10.639, de 2003, assinale a alternativa correta. (A) O contedo programtico a que se refere a lei estabelece o estudo da Histria e Cultura dos negros no Brasil, ou seja, a lei clara ao estabelecer que o resgate da contribuio do povo negro dever ser feito privilegiando os aspectos nacionais e no aqueles relacionados Histria da frica. (B) O movimento negro deixou claro desde o inicio que no apoia esta lei porque no concorda que ela estabelea apenas o dia 20 de novembro (Dia Nacional da Conscincia Negra) como data comemorativa. Insistem que o dia 13 de maro tambm seja institudo como feriado nacional, por se tratar da data da abolio da escravido no Brasil (Lei urea). (C) A lei deixa claro que os contedos referentes Histria e a Cultura Afro-Brasileira sero ministrados unicamente na disciplina de Histria, garantindo a especificidade curricular tanto da disciplina em si quanto em relao formao do professor que ministrar essas aulas. (D) A lei estabelece que apenas nos estabelecimentos de ensino fundamental e mdio oficiais, ou seja, pblicos, torna-se obrigatrio o ensino sobre Histria e Cultura Afro-Brasileira. (E) Os contedos referentes Histria e Cultura Afro-Brasileira devero ser ministrados no mbito de todo currculo escolar, em especial, nas reas de Educao Artstica e de Literatura e Histria Brasileiras.

GABARITO: 21A 22C 23A 24C 25E

26D 27E 28B 29D 30A 31B 32B 33C 34A 35D 36D 37E 38C 39B 40E

PROVA E GABARITO - PROFESSOR DE FILOSOFIA - SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAO - RIO DE JANEIRO - CEPERJ - 2011 CONHECIMENTOS ESPECFICOS

31. Tales de Mileto afirmava que a gua a origem de todas as coisas. Friedrich Nietzsche, no fim do sculo XIX, considerou Tales, por conta dessa afirmativa, o primeiro filsofo, como se pode confirmar na passagem de A filosofia na poca trgica dos gregos citada no volume da coleo Os pensadores dedicado aos prsocrticos. Nietzsche considera que a razo pela qual Tales o primeiro filsofo grego que ele: A) abandonou "o mito e as narrativas mgicas" B) asseverou algo sobre "a origem das coisas" C) afirmou implicitamente que "tudo um" D) usou "mtodos cientficos" de abordagem E) preservou "a experincia emprica" ao pensar

32. O embate entre sofistas e filsofos na antiguidade grega um tema central quando se discute a origem do pensamento ocidental. No captulo "Pr-socrticos: fsicos e sofistas", contido no livro Curso de filosofi a, organizado por Antonio Rezende, Maura Iglsias explica que, ao tempo da velhice de Scrates, surgiram sofistas que se especializaram em uma tcnica de disputa verbal que, ao contrrio da dialtica socrtica, no pretendia alcanar conhecimento algum. De acordo com a autora, essa tcnica sofstica que visava a refutar o adversrio a qualquer custo e ganhar a disputa chama-se: A) erstica B) maiutica

C) ironia D) catarse E) dialtica ascendente

33. No "Livro X" do dilogo de Plato A Repblica, o personagem Scrates empreende uma investigao da poesia tendo em vista a teoria das ideias. Ao discutir os diferentes tipos de produo a partir do exemplo do "leito", Scrates afirma que Deus fez um nico leito, que "o leito essencial". Ele explica (597c), ainda, que, na hiptese de que Deus houvesse feito dois leitos, de pronto: A) surgiria um terceiro, somando-se s ideias dos dois primeiros, passando a existir trs leitos essenciais B) surgiria um terceiro, em cuja ideia os dois primeiros teriam de incluir-se, passando este outro a ser o leito essencial C) surgiria um terceiro, um quarto, um quinto, e assim indefinidamente, aproximando-se cada vez mais do essencial D) no haveria mais o leito essencial, passando a existir apenas leitos determinados produzidos pelo carpinteiro E) no haveria mais o leito essencial, passando a existir apenas simulacros de leitos produzidos pelo pintor

34. Na sua Fsica, Aristteles apresenta a famosa doutrina das causas. Conforme explica Maria do Carmo Bettencourt de Faria, no artigo O realismo aristotlico presente na coletnea Curso de filosofia organizada por Antonio Rezende, as causas do ser tal como formuladas por Aristteles so no total: A) duas: material e final B) trs: material, formal e eficiente C) trs: material, eficiente e final D) trs: formal, eficiente e final E) quatro: material, formal, eficiente e final

35. Segundo Marilena Chau, em Convite filosofia, a religio crist introduziu duas diferenas fundamentais no que at ento era a concepo tica antiga prevalecente. De acordo com a autora, essas duas diferenas instauradas pelo cristianismo estavam nas ideias de que: A) a virtude se define por nossa relao com Deus e no com a cidade nem com os outros; e de que temos vontade livre, sendo o primeiro impulso de nossa liberdade dirigido para o mal B) a virtude se define por nossa relao com Deus e, ao mesmo tempo, com a cidade e os outros; e de que temos vontade livre, sendo o primeiro impulso de nossa liberdade dirigido para o mal C) a virtude se define por nossa relao com Deus e no com a cidade nem com os outros; e de que temos vontade livre, sendo o primeiro impulso de nossa liberdade dirigido para o bem D) a virtude se define por nossa relao com Deus e, ao mesmo tempo, com a cidade e os outros; e de que temos vontade livre, sendo o primeiro impulso de nossa liberdade dirigido para o bem

E) a virtude se define por nossa relao com Deus e no com a cidade nem com os outros; e de que no temos vontade livre, pois o impulso de nossa liberdade dirigido por Deus

36. De acordo com Leandro Konder, em Filosofia e educao: de Scrates a Habermas, foi por ter conscincia de que seu tema era muito abrangente e por estar atento mudana constante do real, que Michel de Montaigne teria inventado, no sculo XVI, o gnero do: A) aforismo B) tratado C) sistema D) ensaio E) sermo

37. Em suas Meditaes, Ren Descartes empreende um mtodo argumentativo que lhe permite questionar todo o conhecimento adquirido, na busca por se esvaziar de todas as opinies e crenas para, a partir da, estabelecer algo firme e constante nas cincias. Tal mtodo cartesiano implica uma ordem necessria na apresentao de seus argumentos. o que se v na passagem da "Meditao Segunda" para a "Meditao Terceira", nas quais Descartes prova antes a existncia: A) de Deus, e depois a existncia do ser pensante B) do ser pensante, e depois a existncia de Deus C) do gnio maligno, e depois a existncia de Deus D) de Deus, e depois a existncia do gnio maligno E) dos sentidos, e depois a existncia do ser pensante

38. Em sua tica, Spinoza explora o importante tema da servido, especialmente na quarta parte do livro. J na primeira frase dessa quarta parte da tica, Spinoza esclarece o que entende por servido, que ento definida como impotncia: A) divina para organizar e gerenciar os afetos B) divina para organizar e gerenciar as razes C) humana para regular e refrear os afetos D) humana para regular e refrear as razes E) humana para aniquilar e exterminar os afetos

39. Em sua Investigao acerca do entendimento humano, David Hume fala daquele que considera ser "o nico princpio que torna til nossa experincia e nos faz esperar, no futuro, uma srie de eventos semelhantes queles que apareceram no passado". Segundo Hume, esse princpio, que seria o grande guia da vida humana, : A) a f B) a razo

C) a imaginao D) o costume E) o entendimento

40. "Por sntese entendo, no sentido mais amplo, a ao de acrescentar diversas representaes umas s outras e de conceber a sua multiplicidade num conhecimento", afirma Immanuel Kant em sua Crtica da razo pura. Tal sntese seria efeito da faculdade da imaginao, mas reportar essa sntese a conceitos, segundo Kant, uma funo que cabe: A) ao costume B) ao entendimento C) f D) intuio E) sensibilidade

41. Na Crtica da faculdade do juzo, Immanuel Kant afirma que a faculdade do juzo em geral consiste em pensar o particular como contido no universal. Mas ele distingue duas maneiras como isso pode ocorrer. Em um primeiro caso, o universal (a regra, o princpio, a lei) dado. Em um segundo caso, apenas o particular dado, e a faculdade do juzo dever encontrar o universal. Segundo Kant, no primeiro e no segundo casos tmse, respectivamente, juzos: A) tericos e prticos B) determinantes e reflexivos C) estticos e teleolgicos D) intuitivos e transcendentais E) morais e cognitivos

42. Nos seus conhecidos Cursos de esttica I, oferecidos no comeo do sculo XIX, Hegel expe a posio que a arte possui dentro de seu sistema filosfico. Para tanto, explica tambm em que, para ele, consistiria o estatuto ontolgico da obra de arte. Nesse sentido, Hegel afirma que a obra de arte situa-se: A) abaixo da sensibilidade imediata e muito distante do pensamento ideal B) junto da sensibilidade imediata e distante do pensamento ideal C) justamente entre a sensibilidade imediata e o pensamento ideal D) junto do pensamento ideal e distante da sensibilidade imediata E) acima tanto da sensibilidade imediata quanto do pensamento ideal

43. No terceiro de seus escritos juvenis de cunho crtico intitulados como "intempestivos", Friedrich Nietzsche tratou especificamente do tema da educao. Na "III Considerao intempestiva: Schopenhauer educador", Nietzsche declara que deve ser o objetivo da cultura o engendramento: A) do gnio

B) do filisteu C) do erudito D) do funcionrio E) da opinio pblica

44. Ludwig Wittgenstein, no Tractatus Lgico-Philosophicus, apresenta uma srie de erros e de confuses que ocorrem no emprego mais cotidiano da linguagem. "Para evitar esses equvocos, devemos empregar uma notao que os exclua, no empregando o mesmo sinal em smbolos diferentes e no empregando superficialmente da mesma maneira sinais que designem de maneiras diferentes". Tal notao que Wittgenstein procura como soluo para os problemas da linguagem teria, em seu centro, a obedincia: A) ao verso livre da poesia B) ao mtodo cartesiano C) informtica computacional D) argumentao escolstica E) gramtica lgica

45. Na Introduo de Ser e tempo, Martin Heidegger logo estabelece que a sua investigao sobre a questo do ser seguir o mtodo fenomenolgico. Pela expresso "fenomenologia", Heidegger entende um conceito de mtodo que: A) no caracteriza os objetos da investigao filosfica, mas a quididade real dos seus sujeitos, quem eles so. B) caracteriza a quididade real dos objetos da investigao filosfica, mas no o seu modo, como eles o so. C) no caracteriza a quididade real dos objetos da investigao filosfica nem o seu modo, como eles o so. D) caracteriza tanto a quididade real dos objetos da investigao filosfica quanto o seu modo, como eles o so. E) no caracteriza a quididade real dos objetos da investigao filosfica, mas o seu modo, como eles o so.

46. Jean-Paul Sartre, no texto "O existencialismo um humanismo", busca defender sua posio filosfica de diversas crticas. "Assim respondemos, creio eu, a um certo nmero de censuras referentes ao existencialismo", escreve. Tal defesa, bastante contundente, ocorre tendo por base a definio do homem: A) pela religiosidade B) pelo quietismo C) pelo pessimismo D) pela ao E) pela tradio

47. No ensaio da dcada de trinta "O narrador", Walter Benjamin faz uma aguda anlise de sua poca ao constatar que, depois da Primeira Guerra Mundial, os combatentes voltavam silenciosos do campo de batalha. No incio desse texto, Benjamin declara que o que ele chamou de "experincia":

A) subiu na cotao, e a impresso que prosseguir nessa subida indefinidamente B) subiu na cotao, e a impresso que prosseguir nessa subida at que sofra uma queda brusca C) variou entre subidas e descidas, e a impresso que se estabilizar na cotao D) caiu na cotao, e a impresso que prosseguir nessa queda interminvel. E) caiu na cotao, e a impresso que prosseguir nessa queda at que retome o crescimento

48. Em meados do sculo XX, Max Horkheimer e Theodor Adorno trataram, juntos, do "Conceito de iluminismo". Foram eles que cunharam a famosa sentena segundo a qual o iluminismo : A) totalitrio B) democrtico C) um humanismo D) a sada da menoridade E) liberdade, igualdade e fraternidade

49. Em A condio humana, Hannah Arendt elabora uma importante distino entre os mbitos da "ao" e da "fabricao". De acordo com a autora, enquanto na fabricao h uma relao instrumental com as coisas determinada pela categoria de meios e fins, a ao desencadeia um processo marcado: A) apenas pela previsibilidade, mas no pela irreversibilidade B) apenas pela irreversibilidade, mas no pela imprevisibilidade C) apenas pela imprevisibilidade, mas no pela irreversibilidade D) tanto pela reversibilidade quanto pela previsibilidade E) tanto pela irreversibilidade quanto pela imprevisibilidade

50. Gilles Deleuze, a certa altura de O que a filosofia?, observa que, no comeo, os conceitos filosficos so e permanecem assinados. Ele, ento, d alguns exemplos. Entre os exemplos citados por Deleuze de conceitos assinados esto: A) a substncia, de Aristteles; a mnada, de Leibniz; a durao, de Bergson B) a substncia, de Plato; a mnada, de Leibniz; a durao, de Bergson C) a substncia, de Aristteles; a potncia, de Leibniz; a durao, de Bergson D) a substncia, de Aristteles; a mnada, de Leibniz; a potncia, de Bergson E) a ideia, de Plato; a potncia, de Leibniz; a mnada, de Bergson

GABARITO: 31-C 32-A 33-B 34-E 35-A

36-D 37-B 38-C 39-D 40-B 41-B 42-C 43-A 44-E 45-E 46-D 47-D 48-A 49-E 50-A

Potrebbero piacerti anche