Sei sulla pagina 1di 3

ASSEMBLEIA DA REPBLICA Lei n. 30/2003 de 22 de Agosto (Alterada pelos Decretos-Leis n.

s 169-A/2005, de 3 de Outubro e 230/2007, de 14 de Junho ) VERSO CONSOLIDADA Aprova o modelo de financiamento do servio pblico de radiodifuso e de televiso A Assembleia da Repblica decreta, nos termos da alnea c) do artigo 161. da Constituio, para valer como lei geral da Repblica, o seguinte: Artigo 1. Financiamento 1 - O Estado assegura o financiamento do servio pblico de radiodifuso e de televiso nos termos estabelecidos na presente lei e nos respectivos contratos de concesso. 2 - O financiamento do servio pblico de radiodifuso assegurado por meio da cobrana da contribuio para o udio-visual. 3 - O financiamento do servio pblico de televiso assegurado por indemnizaes compensatrias e pela receita da contribuio para o udio-visual que no seja utilizada nos termos do nmero anterior. 4 - As receitas de publicidade do operador que explore a concesso geral de servio pblico ficam afectas ao servio da dvida consolidada e posteriormente, a novos investimentos, no sendo utilizveis para financiar a sua explorao corrente. 5 - Em conformidade com o disposto no n. 1, os encargos de financiamento do servio pblico de radiodifuso e de televiso sero previstos num horizonte plurianual, com a durao de quatro anos, com o objectivo de permitir uma adequada e eficaz gesto de recursos, de acordo com a evoluo previsvel da conjuntura econmica e social. 6 - A previso referida no nmero anterior deve identificar, alm dos custos totais para o perodo de quatro anos, a parcela anual desses encargos. Artigo 2. Proporcionalidade e controlo 1 - A contribuio para o udio-visual e as indemnizaes compensatrias so estabelecidas tendo em ateno as necessidades globais de financiamento do servio pblico de radiodifuso e de televiso, devendo respeitar os princpios da transparncia e da proporcionalidade. 2 - O financiamento pblico deve estar sujeito a um sistema de controlo que garanta a verificao do cumprimento das misses de servio pblico e a transparncia e proporcionalidade dos fluxos financeiros associados, designadamente atravs de auditoria externa anual a realizar por entidade independente, a indicar pela Alta Autoridade para a Comunicao Social. 3 - As sociedades que explorem as concesses de servio pblico no podem, salvo autorizao expressa do accionista, contrair emprstimos que no se destinem a financiamento de curto prazo e at ao montante mximo correspondente a 20% da indemnizao compensatria anual. Artigo 3. Incidncia e periodicidade da contribuio para o udio-visual (Alterado pelo Decreto-Lei n. 169-A/2005, de 3 de Outubro) 1 - A contribuio para o udio-visual constitui o correspectivo do servio pblico de radiodifuso e de televiso, assentando num princpio geral de equivalncia.

pdfMachine Is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Produce quality PDF files in seconds and preserve the integrity of your original documents. Compatible across nearly all Windows platforms, if you can print from a windows application you can use pdfMachine. Get yours now!

2 - A contribuio para o udio-visual incide sobre o fornecimento de energia elctrica, sendo devida mensalmente pelos respectivos consumidores. Artigo 4. Valor e isenes 1 - O valor mensal da contribuio de (euro) 1,60, estando isentos os consumidores cujo consumo anual fique abaixo de 400 kWh. 2 - Os valores da contribuio devem ser actualizados taxa anual de inflao, atravs da Lei do Oramento do Estado. Artigo 5. Liquidao e cobrana (Alterado pelos Decretos-Leis n.s 169-A/2005, de 3 de Outubro, e 230/2007, de 14 de Junho) 1 - A contribuio liquidada, por substituio tributria, atravs das empresas comercializadoras de electricidade, incluindo as de ltimo recurso, ou atravs das empresas distribuidoras de electricidade, quando estas a distribuam directamente ao consumidor, sendo cobrada juntamente com o preo relativo ao seu fornecimento ou comercializao. 2 - O valor da contribuio deve ser discriminado de modo autnomo na factura respeitante ao fornecimento de energia elctrica. 3 - As empresas distribuidoras e as empresas comercializadoras de electricidade, incluindo as de ltimo recurso, so compensadas pelos encargos de liquidao da contribuio atravs da reteno de um valor fixo por factura cobrada, a fixar, de acordo com um princpio de cobertura de custos, por despacho conjunto dos ministros responsveis pelas reas das finanas, da economia e das polticas pblicas de comunicao social. 4 - liquidao, cobrana e pagamento da contribuio aplica-se subsidiariamente o disposto na lei geral tributria e no Cdigo de Procedimento e de Processo Tributrio. 5 - As empresas distribuidoras e as empresas comercializadoras de electricidade, incluindo as de ltimo recurso, no podem emitir facturas respeitantes ao seu fornecimento nem aceitar o respectivo pagamento por parte dos consumidores sem que ao preo seja somado o valor da contribuio para o udio-visual. Artigo 6. Consignao O produto da contribuio consignado Rdio e Televiso de Portugal, SGPS, S. A., constituindo sua receita prpria. Artigo 7. Revogao revogado o Decreto-Lei n. 389/76, de 24 de Maio. Artigo 8. Entrada em vigor A presente lei entra em vigor no dia 1 de Setembro de 2003.

Aprovada em 15 de Julho de 2003. O Presidente da Assembleia da Repblica, Joo Bosco Mota Amaral. Promulgada em 6 de Agosto de 2003. Publique-se.
pdfMachine Is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Produce quality PDF files in seconds and preserve the integrity of your original documents. Compatible across nearly all Windows platforms, if you can print from a windows application you can use pdfMachine. Get yours now!

O Presidente da Repblica, JORGE SAMPAIO. Referendada em 8 de Agosto de 2003. O Primeiro-Ministro, Jos Manuel Duro Barroso.

pdfMachine Is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Produce quality PDF files in seconds and preserve the integrity of your original documents. Compatible across nearly all Windows platforms, if you can print from a windows application you can use pdfMachine. Get yours now!

Potrebbero piacerti anche