Sei sulla pagina 1di 6

CAPTULO I- Disposies Gerais Art.

2: Consumidor toda pessoa fsica ou jurdica que adquire ou utiliza produto ou servio como destinatrio final. Par !ra"o #ni$o. Equipara-se a consumidor a coletividade de pessoas, ainda que indeterminveis, que haja intervindo nas relaes de consumo. Art. %: &orne$edor toda pessoa fsica ou jurdica, p lica ou privada, nacional ou estran!eira, em como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produ"o, monta!em, cria"o, constru"o, transforma"o, importa"o, e#porta"o, distri ui"o ou comercializa"o de produtos ou presta"o de servios. ' ( Produto qualquer em, m$vel ou im$vel, material ou imaterial. ' 2 )er*io qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remunera"o, inclusive as de natureza ancria, financeira, de crdito e securitria, salvo as decorrentes das relaes de carter tra alhista. CAPTULO II- Da Po+,ti$a -a$iona+ de .e+aes de Consumo Art. /0: % &oltica 'acional das (elaes de )onsumo tem por o jetivo o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito * sua di!nidade, sade e se!urana, a prote"o de seus interesses econ+micos, a melhoria da sua qualidade de vida, em como a transpar,ncia e harmonia das relaes de consumo, atendidos os se!uintes princpiosI - (econhecimento da vulnera ilidade do consumidor no mercado de consumo. II- %"o !overnamental no sentido de prote!er efetivamente o consumidora/ por iniciativa direta. / por incentivos * cria"o e desenvolvimento de associaes representativas. c/ pela presena do Estado no mercado de consumo. d/ pela !arantia dos produtos e servios com padres adequados de qualidade, se!urana, dura ilidade e desempenho. III- 0armoniza"o dos interesses dos participantes das relaes de consumo e compati iliza"o da prote"o do consumidor com a necessidade de desenvolvimento econ+mico e tecnol$!ico, de modo a via ilizar os princpios nos quais se funda a ordem econ+mica 1art. 234, da )5/, sempre com ase na oa-f e equil rio nas relaes entre consumidores e fornecedores. I1- Educa"o e informa"o de fornecedores e consumidores, quanto aos seus direitos e deveres, com vistas * melhoria do mercado de consumo. 1- 6ncentivo * cria"o pelos fornecedores de meios eficientes de controle de qualidade e se!urana de produtos e servios, assim como de mecanismos alternativos de solu"o de conflitos de consumo. 1I- )oi i"o e repress"o eficientes de todos os a usos praticados no mercado de consumo, inclusive a concorr,ncia desleal e utiliza"o indevida de inventos e criaes industriais das marcas e nomes comerciais e si!nos distintivos, que possam causar prejuzos aos consumidores. 1II - (acionaliza"o e melhoria dos servios p licos. 1III - Estudo constante das modificaes do mercado de consumo.

Art. 20: &ara a e#ecu"o da &oltica 'acional das (elaes de )onsumo, contar o poder p lico com os se!uintes instrumentos, entre outrosI- 7anuten"o de assist,ncia jurdica, inte!ral e !ratuita para o consumidor carente. II- 6nstitui"o de &romotorias de 8ustia de 9efesa do )onsumidor, no :m ito do 7inistrio & lico. III- )ria"o de dele!acias de polcia especializadas no atendimento de consumidores vtimas de infraes penais de consumo. I1 - )ria"o de 8uizados Especiais de &equenas )ausas e ;aras Especializadas para a solu"o de lit!ios de consumo. 1- )oncess"o de estmulos * cria"o e desenvolvimento das %ssociaes de 9efesa do )onsumidor. CAPTULO III- Dos Direitos 3 si$os do Consumidor Art. 40: <"o direitos sicos do consumidor6- % prote"o da vida, sade e se!urana contra os riscos provocados por prticas no fornecimento de produtos e servios considerados peri!osos ou nocivos. 66- % educa"o e divul!a"o so re o consumo adequado dos produtos e servios, asse!uradas a li erdade de escolha e a i!ualdade nas contrataes. 666- a informa"o adequada e clara so re os diferentes produtos e servios, com especifica"o correta de quantidade, caractersticas, composi"o, qualidade, tri utos incidentes e preo, em como so re os riscos que apresentem. 6;- % prote"o contra a pu licidade en!anosa e a usiva, mtodos comerciais coercitivos ou desleais, em como contra prticas e clusulas a usivas ou impostas no fornecimento de produtos e servios. ;- % modifica"o das clusulas contratuais que esta eleam prestaes desproporcionais ou sua revis"o em raz"o de fatos supervenientes que as tornem e#cessivamente onerosas. ;6- % efetiva preven"o e repara"o de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos. ;66 - o acesso aos $r!"os judicirios e administrativos com vistas * preven"o ou repara"o de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos ou difusos, asse!urada a prote"o 8urdica, administrativa e tcnica aos necessitados. ;666 - a facilita"o da defesa de seus direitos, inclusive com a invers"o do +nus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critrio do juiz, for verossmil a ale!a"o ou quando for ele hipossuficiente, se!undo as re!ras ordinrias de e#peri,ncias. =- % adequada e eficaz presta"o dos servios p licos em !eral. Art. 5: >s direitos previstos neste c$di!o n"o e#cluem outros decorrentes de tratados ou convenes internacionais de que o ?rasil seja si!natrio, da le!isla"o interna ordinria, de re!ulamentos e#pedidos pelas autoridades administrativas competentes, em como dos que derivem dos princpios !erais do direito, analo!ia, costumes e equidade. Par !ra"o #ni$o. @endo mais de um autor a ofensa, todos responder"o solidariamente pela repara"o dos danos previstos nas normas de consumo.

CAPTULO I1- Da 6ua+idade de Produtos e )er*ios7 da Pre*en8o e da .epara8o dos Danos )9:;O I- Da Prote8o < )a#de e )e!urana Art. =: >s produtos e servios colocados no mercado de consumo n"o acarretar"o riscos * sade ou se!urana dos consumidores, e#ceto os considerados normais e previsveis em decorr,ncia de sua natureza e frui"o, o ri!ando-se os fornecedores, em qualquer hip$tese, a dar as informaes necessrias e adequadas a seu respeito. Par !ra"o #ni$o. Em se tratando de produto industrial, ao fa ricante ca e prestar as informaes a que se refere este arti!o, atravs de impressos apropriados que devam acompanhar o produto. Art. >: > fornecedor de produtos e servios potencialmente nocivos ou peri!osos * sade ou se!urana dever informar, de maneira ostensiva e adequada, a respeito da sua nocividade ou periculosidade, sem prejuzo da ado"o de outras medidas ca veis em cada caso concreto. Art. (?: > fornecedor n"o poder colocar no mercado de consumo produto ou servio que sa e ou deveria sa er apresentar alto !rau de nocividade ou periculosidade * sade ou se!urana. ' ( > fornecedor de produtos e servios que, posteriormente * sua introdu"o no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, dever comunicar o fato imediatamente *s autoridades competentes e aos consumidores, mediante anncios pu licitrios. ' 2 >s anncios pu licitrios a que se refere o par!rafo anterior ser"o veiculados na imprensa, rdio e televis"o, *s e#pensas do fornecedor do produto ou servio. ' % <empre que tiverem conhecimento de periculosidade de produtos ou servios * sade ou se!urana dos consumidores, a Ani"o, os Estados, o 9istrito 5ederal e os 7unicpios dever"o inform-los a respeito. )9:;O II- Da .esponsa@i+idade pe+o &ato do Produto e do )er*io Art. (2: > fa ricante, o produtor, o construtor, nacional ou estran!eiro, e o importador respondem, independentemente da e#ist,ncia de culpa, pela repara"o dos danos causados aos consumidores por defeitos decorrentes de projeto, fa rica"o, constru"o, monta!em, f$rmulas, manipula"o, apresenta"o ou acondicionamento de seus produtos, em como por informaes insuficientes ou inadequadas so re sua utiliza"o e riscos. ' ( > produto defeituoso quando n"o oferece a se!urana que dele le!itimamente se espera, levando-se em considera"o as circunst:ncias relevantes, entre as quais6 - <ua apresenta"o. 66 B > uso e os riscos que razoavelmente dele se esperam. 666 - a poca em que foi colocado em circula"o. ' 20 > produto n"o considerado defeituoso pelo fato de outro de melhor qualidade ter sido colocado no mercado. ' % > fa ricante, o construtor, o produtor ou importador s$ n"o ser responsa ilizado quando provar6 - Cue n"o colocou o produto no mercado.

66 - Cue, em ora haja colocado o produto no mercado, o defeito ine#iste. 666- % culpa e#clusiva do consumidor ou de terceiro. Art. (%: > comerciante i!ualmente responsvel, nos termos do arti!o anterior, quando6- > fa ricante, o construtor, o produtor ou o importador n"o puderem ser identificados. 66- > produto for fornecido sem identifica"o clara do seu fa ricante, produtor, construtor ou importador. 666 - '"o conservar adequadamente os produtos perecveis. Par !ra"o #ni$o. %quele que efetivar o pa!amento ao prejudicado poder e#ercer o direito de re!resso contra os demais responsveis, se!undo sua participa"o na causa"o do evento danoso. Art. (/: > fornecedor de servios responde, independentemente da e#ist,ncia de culpa, pela repara"o dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos * presta"o dos servios, em como por informaes insuficientes ou inadequadas so re sua frui"o e riscos. ' ( > servio defeituoso quando n"o fornece a se!urana que o consumidor dele pode esperar, levando-se em considera"o as circunst:ncias relevantes, entre as quais6- > modo de seu fornecimento. 66- > resultado e os riscos que razoavelmente dele se esperam. 666 B % poca em que foi fornecido. ' 20 > servio n"o considerado defeituoso pela ado"o de novas tcnicas. ' % > fornecedor de servios s$ n"o ser responsa ilizado quando provar6- Cue, tendo prestado o servio, o defeito ine#iste. 66- % culpa e#clusiva do consumidor ou de terceiro. ' / % responsa ilidade pessoal dos profissionais li erais ser apurada mediante a verifica"o de culpa. Art. (5: &ara os efeitos desta <e"o, equiparam-se aos consumidores todas as vtimas do evento. )9:;O III- Da .esponsa@i+idade por 1,$io do Produto e do )er*io Art. (=: >s fornecedores de produtos de consumo durveis ou n"o durveis respondem solidariamente pelos vcios de qualidade ou quantidade que os tornem impr$prios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicaes constantes do recipiente, da em ala!em, rotula!em ou mensa!em pu licitria, respeitadas as variaes decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor e#i!ir a su stitui"o das partes viciadas. ' ( '"o sendo o vcio sanado no prazo m#imo de trinta dias, pode o consumidor e#i!ir, alternativamente e * sua escolha6 - % su stitui"o do produto por outro da mesma espcie, em perfeitas condies de uso. 66- % restitui"o imediata da quantia pa!a, monetariamente atualizada, sem prejuzo de eventuais perdas e danos. 666- > a atimento proporcional do preo.

' 2 &oder"o as partes convencionar a redu"o ou amplia"o do prazo previsto no par!rafo anterior, n"o podendo ser inferior a sete nem superior a cento e oitenta dias. 'os contratos de ades"o, a clusula de prazo dever ser convencionada em separado, por meio de manifesta"o e#pressa do consumidor. ' % > consumidor poder fazer uso imediato das alternativas do D 2E deste arti!o sempre que, em raz"o da e#tens"o do vcio, a su stitui"o das partes viciadas puder comprometer a qualidade ou caractersticas do produto, diminuir-lhe o valor ou se tratar de produto essencial. ' / @endo o consumidor optado pela alternativa do inciso 6 do D 2E deste arti!o, e n"o sendo possvel a su stitui"o do em, poder haver su stitui"o por outro de espcie, marca ou modelo diversos, mediante complementa"o ou restitui"o de eventual diferena de preo, sem prejuzo do disposto nos incisos 66 e 666 do D 2E deste arti!o. ' 2 'o caso de fornecimento de produtos in natura, ser responsvel perante o consumidor o fornecedor imediato, e#ceto quando identificado claramente seu produtor. ' 4 <"o impr$prios ao uso e consumo6 - >s produtos cujos prazos de validade estejam vencidos. 66 - >s produtos deteriorados, alterados, adulterados, avariados, falsificados, corrompidos, fraudados, nocivos * vida ou * sade, peri!osos ou, ainda, aqueles em desacordo com as normas re!ulamentares de fa rica"o, distri ui"o ou apresenta"o. 666 - >s produtos que, por qualquer motivo, se revelem inadequados ao fim a que se destinam. Art. (>. >s fornecedores respondem solidariamente pelos vcios de quantidade do produto sempre que, respeitadas as variaes decorrentes de sua natureza, seu contedo lquido for inferior *s indicaes constantes do recipiente, da em ala!em, rotula!em ou de mensa!em pu licitria, podendo o consumidor e#i!ir, alternativamente e * sua escolha6- > a atimento proporcional do preo. 66- )omplementa"o do peso ou medida. 666- % su stitui"o do produto por outro da mesma espcie, marca ou modelo, sem os aludidos vcios. 6;- % restitui"o imediata da quantia pa!a, monetariamente atualizada, sem prejuzo de eventuais perdas e danos. ' ( %plica-se a este arti!o o disposto no D FE do arti!o anterior. ' 2 > fornecedor imediato ser responsvel quando fizer a pesa!em ou a medi"o e o instrumento utilizado n"o estiver aferido se!undo os padres oficiais. Art. 2?. > fornecedor de servios responde pelos vcios de qualidade que os tornem impr$prios ao consumo ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade com as indicaes constantes da oferta ou mensa!em pu licitria, podendo o consumidor e#i!ir, alternativamente e * sua escolha6- % ree#ecu"o dos servios, sem custo adicional e quando ca vel. 66- % restitui"o imediata da quantia pa!a, monetariamente atualizada, sem prejuzo de eventuais perdas e danos.

666 - o a atimento proporcional do preo. ' ( % ree#ecu"o dos servios poder ser confiada a terceiros devidamente capacitados, por conta e risco do fornecedor. ' 2 <"o impr$prios os servios que se mostrem inadequados para os fins que razoavelmente deles se esperam, em como aqueles que n"o atendam as normas re!ulamentares de presta ilidade. Art. 2(. 'o fornecimento de servios que tenham por o jetivo a repara"o de qualquer produto considerar-se- implcita a o ri!a"o do fornecedor de empre!ar componentes de reposi"o ori!inais adequados e novos, ou que mantenham as especificaes tcnicas do fa ricante, salvo, quanto a estes ltimos, autoriza"o em contrrio do consumidor. Art. 22. >s $r!"os p licos, por si ou suas empresas, concessionrias, permissionrias ou so qualquer outra forma de empreendimento, s"o o ri!ados a fornecer servios adequados, eficientes, se!uros e, quanto aos essenciais, contnuos. Par !ra"o #ni$o. 'os casos de descumprimento, total ou parcial, das o ri!aes referidas neste arti!o, ser"o as pessoas jurdicas compelidas a cumpri-las e a reparar os danos causados, na forma prevista neste c$di!o. Art. 2%. % i!nor:ncia do fornecedor so re os vcios de qualidade por inadequa"o dos produtos e servios n"o o e#ime de responsa ilidade. Art. 22. G vedada a estipula"o contratual de clusula que impossi ilite, e#onere ou atenue a o ri!a"o de indenizar prevista nesta e nas sees anteriores. ' ( 0avendo mais de um responsvel pela causa"o do dano, todos responder"o solidariamente pela repara"o prevista nesta e nas sees anteriores. ' 2 <endo o dano causado por componente ou pea incorporada ao produto ou servio, s"o responsveis solidrios seu fa ricante, construtor ou importador e o que realizou a incorpora"o.

Potrebbero piacerti anche