Sei sulla pagina 1di 4

Enfisema pulmonar por Editores do Consumer Guide - traduzido por HowStuffWorks Brasil Neste artigo 1.

Efeitos, causas e sintomas do enfisema pulmonar

2. Diagnstico e tratamento do enfisema pulmonar

3. Veja todos os artigos sobre Doenas e tratamentos

Efeitos, causas e sintomas do enfisema pulmonar


O enfisema uma doena pulmonar crnica e progressiva que se desenvolve quando as pequenas passagens areas (brnquios e bronquolos) que levam aos alvolos (minsculos sacos de ar nos pulmes, onde ocorre a troca gasosa) ficam inchadas e as paredes que dividem os alvolos so lesadas ou destrudas. Formam-se espaos onde estavam os alvolos, e o tecido pulmonar deixa de funcionar e fica rgido, em vez de elstico.

enfisema pulmonar

O enfisema considerado um tipo de DPOC (doena pulmonar obstrutiva crnica). comumente associado bronquite crnica, em que as passagens areas ficam inchadas, fazendo suas clulas especializadas secretarem uma quantidade anormalmente abundante de muco. A inflamao, o inchao e a produo excessiva de muco resultam na obstruo da passagem de ar e fazem com que o ar fique preso nos pulmes.

O enfisema uma doena crnica que deixa o alvolo inchado por causa da reteno de ar

Efeitos no corpo Conforme a doena avana, vrias mudanas acontecem, provocando uma queda inevitvel no nvel de oxignio do sangue, muitas vezes associado a um aumento do nvel de dixido de carbono. Enquanto o tecido do pulmo vai se deteriorando e perdendo sua elasticidade, as veias que carregam sangue venoso para os pulmes com a funo de conseguir suprimentos de oxignio tambm comeam a sofrer mudanas. Um efeito cascata faz com que o lado direito do corao, responsvel por levar o sangue venoso at os pulmes, tenha que trabalhar muito mais. Se o processo continuar, os msculos do lado direito do corao ficam mais fracos por causa do trabalho extra, alm de falharem no bombeamento de sangue venoso para os pulmes. O sangue comea a fazer uma presso cada vez mais forte nas veias. Isso, em contrapartida, acaba provocando o inchao dos ps, tornozelos e pernas e deixando a pele com uma colorao azul, conhecida como cianose. Se essa insuficincia cardaca (tambm conhecida como Cor Pulmonale) for muito grave, o abdome do paciente pode comear a reter lqidos (ascite) aumentando de volume. Causas

Fatores externos que irritem os pulmes, como tabaco e poluio, normalmente esto ligados ao enfisema. Diferentemente de outras doenas respiratrias, o enfisema no causado por um vrus ou infeco bacteriana. Mas, de qualquer forma, ele pode piorar bastante se combinado a um caso de bronquite ou outra infeco pulmonar. Normalmente as pessoas que sofrem de enfisema so homens brancos na faixa dos 50 anos, mas um grande nmero de mulheres tambm entrou no grupo de risco por causa de um aumento de fumantes do sexo feminino nas ltimas dcadas. A grande maioria dos casos de enfisema est diretamente ligada ao consumo de cigarros ou tabaco de qualquer espcie. Sintomas O enfisema identificvel por um sintoma principal: falta de flego. Os pacientes tambm podem sofrer de uma tosse crnica, acompanhada de bastante muco ou bastante seca. Os pacientes podem encontrar dificuldade em respirar, muitas vezes respirando o dobro de vezes do que indivduos saudveis apenas para inalar a mesma quantidade de oxignio. Foi descoberto que indivduos que sofrem enfisema gastam quantidades tremendas de energia apenas para respirar. Eles tambm se cansam mais rapidamente e precisam de mais calorias para manter o peso do que as pessoas saudveis. Como resultado do estresse provocado pelo maior esforo dos msculos em encher de ar pulmes doentes, h um aumento da caixa torcica, que recebe o nome de trax em barril. Lbios, lbulos da orelha, pele e unhas podem ficar azulados por causa da escassez de oxignio no sangue. Na prxima pgina vamos estudar o diagnstico e tratamento do enfisema.

Diagnstico e tratamento do enfisema pulmonar


Diagnstico Com exceo dos casos provocados por fatores genticos, no existe um nico exame que possa indicar a doena. Os testes de respirao para medir a quantidade de ar inalado e exalado podem revelar a doena em seu estgio inicial. Pode-se fazer um exame de sangue para determinar a contagem de glbulos vermelhos (quando o enfisema diminui a oxigenao do sangue, produzida uma quantidade maior de glbulos vermelhos na tentativa de aumentar o transporte do oxignio). Pode ser tirado um raio-X do trax em busca de mudanas especficas nos pulmes que possam indicar estgios avanados da doena; entretanto, ele no til no diagnstico do enfisema em sua fase inicial. Por isso, o diagnstico dessa doena feito juntando-se

uma srie de descobertas. Tratamento Alm de no haver nenhuma cura conhecida para o enfisema, ele no reversvel. Entretanto, o progresso da doena pode ser verificado eliminando-se os irritantes, particularmente a fumaa do cigarro, do ambiente do paciente. Os pacientes devem beber muito lquido para ajudar a afinar o muco que pode bloquear as vias areas. So recomendados repouso adequado, dieta balanceada e exerccios regulares moderados. Vaporizadores, umidificadores e aparelhos de ar-condicionado ajudam a umedecer e filtrar o ar. Um terapeuta respiratrio pode ensinar um paciente com enfisema a usar os msculos do peito e abdome para respirar com mais eficincia. Vrios medicamentos tambm so de grande ajuda. Eles agem soltando o muco ou relaxando e expandindo as passagens de ar. s vezes, se h infeco, so prescritos antibiticos. Os medicamentos base de cortisona (corticides), s vezes, tambm, so receitados. Medicamentos como salbutamol e terbutalina so usados nas formas oral e aerossol para inalao. Um inalador com brometo de ipratrpio pode ajudar muito no alvio dos sintomas. Nos casos avanados de enfisema, provvel que o oxignio tenha que ser administrado continuamente. Entretanto, um paciente com enfisema deve ter muito cuidado e usar somente a quantidade de oxignio receitada. Oxignio em excesso pode suprimir o esforo para respirar, causando insuficincia respiratria. Alm disso, deve-se evitar o uso de sedativos e tranqilizantes em pacientes com enfisema grave, j que esses medicamentos tambm podem levar a uma diminuio perigosa da respirao. O enfisema uma condio muito sria. Contudo, com a ajuda de tratamentos modernos, assistncia respiratria e medicamentos, os pacientes podem levar uma vida razoavelmente confortvel. necessrio, no entanto, que essas pessoas parem de fumar e evitem os poluentes do ar o mximo possvel.

Potrebbero piacerti anche