Sei sulla pagina 1di 14

Discutindo e conceituando as tecnologias para a formao de professores na EJA-I e na diversidade1

Rejany dos Santos Dominick2

Segundo Castells (1999a), a partir das dcadas de 1960 e 70 surgiu um novo mundo, no qual sociedade, economia e cultura se interligaram por meio dos avanos das tecnologias da informao e da comunicao, fazendo surgir uma sociedade em rede, uma sociedade informacional. Esse novo mundo caracterizado por uma economia interdependente. As tecnologias da comunicao e da informao tm um importante papel para o surgimento do que o autor denomina de capitalismo informacional ou capitalismo cognitivo que se efetiva nos anos de 1980. Contudo, todo processo de mudana tem em si o novo e o velho. Com as tecnologias informacionais no tm sido diferente e no mundo do sculo XXI elas assumem tanto o papel de reproduo da sociedade de classes como um papel de mobilizao social daqueles e daquelas que no hegemonizam os processos econmicos e culturais no planeta, se transformando, pela mo dos usurios das redes sociais, em um instrumento de mobilizao social, de denncia e de reivindicao de direitos polticos em direo a uma sociedade mais democrtica, plural e includente. tambm Castell (1999b) quem afirma que as novas tecnologias, seus usos e desenvolvimentos so hoje muito rpidos, levando a uma difuso amplificada quase que de forma infinita, medida que os usurios delas se apropriam e as redefinem. Hoje todos sabemos que as novas tecnologias da informao no so simplesmente ferramentas a serem aplicadas pelos docentes, preciso que os docentes desenvolvam processos mediadores entre conhecimento, estudantes e as tecnologias. O autor afirma que usurios e criadores podem tornar-se a mesma coisa. Dessa forma, os usurios e criadores podem assumir o controle da tecnologia como no caso da Internet... (p.69) Seguindo o caminho contrrio dos quebra-mquinas dos primrdios do capitalismo, vrios movimentos instituintes tm acontecido tanto no sentido de ampliar e democratizar o acesso s tecnologias da informao e da comunicao, como a rede de computadores tem potencializado o dilogo entre sujeitos polticos de diferentes matizes que buscam por direitos e promessas no concretizados. preciso pensar complexamente para entender que as tecnologias no esto separadas da nossa existncia e com elas interagem as macro e micro polticas, os projetos sociais, os interesses econmicos e de poder.

Texto elaborado especialmente para o mdulo introdutrio do Curso Educao de Jovens, Adultos e Idosos na diversidade 2013.

Doutora em Histria, Filosofia e Educao pela FE UNICAMP. Professora da Faculdade de Educao da UFF, professora do Mestrado Profissional em Diversidade e Incluso do Instituto de Biologia da UFF. Editora da RevistAleph (http://www.revistaaleph.com/) e coordenadora do projeto de pesquisa, ensino e extenso As artes de fazer a educao em ciclos e as tecnologias na formao dos Pedagogos.
2

No podemos nos esquecer de que as denominadas TICs (tecnologias da informao e da comunicao), tecnologias informacionais, novas tecnologias e outras tantas denominaes pelas quais esto sendo definidos alguns artefatos culturais contemporneos, tem histria e gerado pelo trabalho de muitos. Podemos na educao de jovens, adultos e idosos nos conectar a um pensar mtico ou a um pensar crtico sobre as tecnolgicas. Minha opo est no campo crtico dialgico e busco em meu trabalho docente articular as tecnologias a uma apropriao humanizada e humanizadora dos produtos e mtodos que surgem como inovaes. Conecto-me aos homens e mulheres que identificam o atual estado de desenvolvimento tecnolgico nas diferentes reas do conhecimento como uma produo humana que deve ser compartilhada por todos. Concordo muito com Lvy (1999, p. 22) quando ele nos pergunta: Seria a tecnologia um ator autnomo, separado da sociedade e da cultura, que seria apenas uma entidade passiva percutida por um agente exterior? A sua resposta primorosa, pois defende um ngulo de anlise dos sistemas scio-tcnicos globais a partir de um ponto de vista que foca na parte material e artificial dos fenmenos humanos. Ele afirma que tecnologia no uma entidade real, que existiria independentemente do resto, que teria efeitos distintos e agiria por vontade prpria, pois as atividades humanas abrangem, de maneira indissolvel, interaes entre: pessoas vivas; entidades materiais naturais e artificiais; ideias e representaes. O tema atualmente tem sido estudado por diversos pesquisadores e, dialogando com Lvy, tenho explicitado em minhas produes que as tecnologias so produzidas pelo homem desde que um pedao de pau foi usado para caar ou defender um territrio. A escola como parte da sociedade tambm conta com a presena de novas e velhas tecnologias. H muito tempo usamos tecnologias tais como o lpis, os cadernos, mimegrafo e os cartazes. Houve tempo em que se falava em tecnologias da educao e nos ensinavam a elaborar flanelgrafos, quadro de pregas e outros artefatos. Hoje sabemos que at mesmo o livro didtico uma tecnologia, mas que no pode ser a nica usada e disponvel nas salas de aula. ATIVIDADE 1: Buscando nos ajudar a lembrar de seus aspectos singulares preencha o que est faltando no seu perfil da plataforma Model. Coloque sua foto, seus dados. Caso voc tenha um blog, participa de alguma rede social ou j tenha postado um vdeo em um espao da rede de computadores compartilhe o endereo conosco enviando-o pelo frum de notcias.

Mas, afinal, o que tecnologia? Estudos recentes nos informam que o domnio do fogo pelos homens foi uma tecnologia essencial para o desenvolvimento do crebro humano, pois o organismo passou a aproveitar melhor a protena dos alimentos e este pode se desenvolver. Pensar as tecnologias como algo distinto dos humanos, afirmam Dominick e Souza (2011), cria resistncias s interaes com os novos artefatos que so produzidos (p. 50). As autoras afirmam que as tecnologias: formam uma rede de conhecimentos produzidos pelos homens, no se tratando apenas da construo e do uso de artefatos ou equipamentos. No processo tecnolgico, revela-se o saber fazer e o saber usar o conhecimento e os equipamentos nas diversas situaes cotidianas. Podemos afirmar que se trata de procedimento ou conjunto de procedimentos que tm como objetivo obter um determinado resultado e que inclui sempre elementos de criatividade dos indivduos ou dos grupos que os geram ou usam. (p. 53) As tecnologias so, portanto, meios para que o homem potencialize ou amplifique suas capacidades e podem servir tanto para a dominao quanto para a emancipao. Um revolver um artefato tecnolgico, por exemplo. Richard Sennet (2009), focando-se mais nas mquinas, discute a presena das tecnologias no trabalho e na vida humanos a partir do enfoque de duas imagens presentes nos filmes de fico cientfica: os robs e os replicantes. As ferramentasespelhos, afirma o autor, so aquelas que nos convidam a pensar sobre ns mesmos e as mquinas presentes no mundo contemporneo nos instigam. Ele afirma: Existe uma zona de ambiguidade entre o replicante e o rob, entre a imitao e a ampliao. No filme Blade Runner, as cpias replicantes de seres humanos ampliam os aspectos particularmente brutais e odiosos da vida quotidiana. Em sentido inverso, o Frankenstein de Mary Shelley conta a histria de um gigante feito pelo homem que quer ser um replicante, tratado como um simples humano. De uma maneira geral o replicante nos mostra como somos, e o rob, como poderamos ser. (p. 101) Podemos deduzir que os robs so aqueles artefatos que ampliam a capacidade humana para a execuo de uma tarefa: por exemplo os computadores so robs, pois armazenam inmeras vezes mais dados do que a mente de um homem; um guindaste pode ser um outro exemplo, um brao mecnico que pega mais peso do que qualquer homem jamais foi capaz de pegar. Os replicantes so aqueles artefatos que substituem uma habilidade humana que o prprio homem no pode mais realizar: um marca-passo cardaco, um aparelho auditivo, uma mquina de hemodilise ou uma perna mecnica so exemplos de replicantes. Tantos os robs como os replicantes so produtos tecnolgicos, contudo desde que a primeira Revoluo Industrial substituiu as ferramentas que usavam a fora humana ou animal por aquelas vapor temos ligado o
3

conceito de tecnologias a artefatos que demandam uma organizao de conhecimentos complexos. Seguindo um caminho no muito linear, surgem a eletricidade, a combusto interna, as tecnologias da comunicao como rdio, telgrafo, telefone, cinema e outras tantas invenes. Hoje, convivemos com a tecnologia digital, que eu costumo chamar de novas tecnologias, mas as tecnologias anteriores (velhas tecnologias) ainda esto presentes e so necessrias a nossas vidas. BARBIERI (1990) um autor que tambm pode nos apoiar na construo do conceito de tecnologia, pois para ele esta pode ser entendida de diversas maneiras e se furta a definies precisas. Suas razes etimolgicas apontam para o significado de tratado ou discurso (Iogya) e das artes (thecn). ... em sentido mais geral significam todo conjunto de regras capazes de dirigir uma atividade humana qualquer (p. 10). Essa imagem genrica pode incluir, alm dos artefatos, as muitas atividades orientadas que envolvem tambm o uso de mtodos. Seguindo uma outra abordagem, Fischer (2007; p. 292) afirma que desde sempre a produo de objetos audiovisuais de qualquer tipo exigiu algum tipo de tecnologia: trata-se da fabricao de algo, um artefato qualquer, que inevitavelmente exige instrumentos especficos, regras de criao, objetivos definidos e um tipo determinado de saber em jogo A autora nos lembra que com os gregos clssicos aprendemos que saber-fazer algo que tem relao com a techn, seja produzindo objetos belos ou aqueles que so utilitrios. A palavra techn nos remete ao gesto humano de criar ferramentas e instrumentos aos quais recorremos para lutar contra algo que nos superior, para dominar uma fora a natureza, as limitaes de nosso corpo , para ultrapassar limites (de tempo, espao); talvez, no limite, se trate do desejo de enfrentar a grande fora contra a qual desde sempre lutamos: a morte, a finitude humana (idem, ibdem). Como podemos deduzir das concepes acima, as tecnologias so tambm maneiras de fazer e esto presentes nos diversos campos do conhecimento humano. No campo das artes e do entretenimento, especialmente, convivemos com uma gama de novidades que festejamos: ipod, cinema e televiso 3d; transmisso de shows e partidas de futebol do outro lado do planeta ao vivo... Na rea de sade existem os frmacos, as tcnicas de reproduo assistida e de cirurgia cardaca, os aparelhos de ressonncia magntica, de raio X, vacinas, termmetros e muitos outros produtos que tm ajudado a salva ou a prolongar a vida. Nessa gama de artefatos culturais fomos criando subcategorias dentro do largo campo de conhecimento que a ideia de tecnologia nos abre. Encontramos diversos nomes articulados ao conceito de tecnologia: tecnologia educacional, tecnologia assistiva, TEI Tecnologia Educacional Informatizada, TIC Tecnologia da Informao e da Comunicao, tecnologia digital, tecnologia em sade, tecnologia social, tecnologia de alimentos...

No ser possvel abordar neste texto essa multiplicidade conceitual e optou-se por dar ateno a trs delas: Tecnologia Educacional Informatizada; Tecnologia Assistiva; e Tecnologia Social. ATIVIDADE 2: Na vida interagimos com um nmero infindvel de tecnologias. Anote pelo menos 10 que voc identifica como sendo acessveis em seu espao de trabalho. Esta atividade dever ser feita no seu computador utilizando o Arquivo - Modelo de Atividade disponibilizado aqui na plataforma. O programa necessrio para isso o editor de texto que voc possui. Este pode ser o Word ou o BrOffice. O seu registro ter que ser na fonte Times New Roman tamanho 12 com espaamento de 1,5 e ser no mximo em uma folha A4. Aps faz-lo, salve o arquivo no computador. Para enviar, clique no link abaixo e selecione-o pelo boto selecionar arquivo e envie-o pelo enviar este arquivo.

Tecnologia educacional e Tecnologia educacional informatizada Afirmo que as tecnologias educacionais no podem ser compreendidas apenas como o uso de computador na sala de aula ou EAD (Educao distncia). As tecnologias na educao vo muito alm disso, tanto no tempo quanto nos artefatos culturais. Nilda Alves (2003) apresenta algumas imagens que nos fazem refletir sobre o tempo em que no existiam cadernos, mas j havia artefatos culturais para a educao. Podemos afirmar, por outro recorte que a presena das tecnologias da educao no Brasil tambm no assunto novo, pois o livro didtico tambm uma tecnologia educacional. O uso de artefatos de comunicao de massa nos processos educativos tambm no algo recente, visto que a Associao Brasileira de Tecnologia Educacional data de 14 de julho de 1971. Esta foi criada durante a realizao do III Seminrio Brasileiro de RadioTeleviso Educativa (SBRTVE). O foco na poca era a teleducao e dominava uma perspectiva tecnicista nas formulaes. Esta memria, muitas vezes, usada como um argumento contrrio ao uso das tecnologias informatizadas na educao sem que se observe que h uma grande diferena entre o que era proposto naquela poca e as elaboraes crticas e dialgicas contemporneas. de novo Castells (1999b) quem nos ajuda a refletir sobre a perspectiva da interatividade dos meios de comunicao e a perceber que durante muitos anos, alm das relaes de comunicao direta entre os homens, somente o telefone permitia uma relao dialgica. Tanto o rdio quanto a televiso so mdias difusoras, onde algum produz um conhecimento e o transmite, enquanto na comunicao direta entre homens, pelo telefone ou por meio digital h sempre uma possibilidade de resposta, de dilogo, de trocar emitindo e recebendo informao do e com o outro. Podemos afirmar que as Tecnologias Educacionais Informatizadas tanto podem criar um link de comunicao por meio da EAD, como podem ser um artefato presente na sala de aula que ir potencializar as mediaes entre estudante-professor-conhecimento.
5

Hoje sabemos que o rdio, a televiso, o livro didtico ou os computadores ligados internet s ganham sentido pedaggico quando o docente e o discente se apropriam deles como mediadores dos processos de conhecimento e no como ferramentas difusoras. Contudo, no basta ter o equipamento. Em estudo realizado por Dominick e outros (2012), em escolas que oferecem os anos iniciais de escolarizao para crianas, jovens, adultos e idosos, identificamos que as tecnologias informatizadas tem sido apropriadas pelos docentes de maneiras diferenciadas. H docentes que demandam um computador na sala de aula, conectado internet e h, ainda, os que identificam que os investimentos pblicos, em certos equipamentos, no correspondem s necessidades reais das escolas. Percebemos que em todas as escolas visitadas havia artefatos informacionais digitais e no digitais: computadores, televiso, vdeos, dvd player, rdio e cd player e data show, contudo em locais separados da sala de aula. Havia salas de informtica na maioria das escolas visitadas ou estas estavam sendo construdas. Os computadores para uso de professores e estudantes ficavam neste espao e os demais equipamentos nas secretarias das escolas e sob controle administrativo. Percebe-se que os gastos com as novas tecnologias no altera a cultura que restringe o acesso dos estudantes s tecnologias educacionais. Explico: assim como h alguns anos as salas de aula das escolas pblicas no dispunham de mapas, globos, esqueletos, livros paradidticos ou de literatura, um dicionrio ou outro material semelhante que possibilitasse ao professor e aos estudantes pesquisar ou recorrer ao material concreto para um exemplo ou ilustrao, hoje tambm os novos artefatos esto nas escolas em locais que demandam deslocamento do grupo ou transporte do equipamento. O professor precisa ter um planejamento bem sistemtico, ficando muito dificultada a artesania durante uma aula que demande o uso de equipamento como um computador, um jogo ou uma TV com dvd-player. As salas de aula continuam sendo, majoritariamente um espao com cadeiras, carteiras, quadro para anotaes e armrio do professor. Contudo, e apesar da oferta de cursos de formao continuada para os professores sobre o uso da informtica na educao, observamos que o uso dos equipamentos pelas crianas e jovens no era regular devido a diferentes questes, tais como: equipamentos defeituosos; falta de tomada para ligar o equipamento energia eltrica, obras de reforma da escola; falta de conhecimento diversificado do professor de referncia para uso dos programas ou das ferramentas de determinados programas, falta de conexo com a internet. A sala de informtica um lugar trancado na maioria das escolas e os estudantes a frequentam somente com o acompanhamento do professor da turma. No h possibilidade deste buscar informao ou produzir material para suas atividades escolares sem que o docente da turma esteja presente, pois no havia um profissional responsvel pelo espao. Em algumas escolas, apesar no nmero de computadores presentes, em geral 12, nem todos estavam funcionando. A manuteno existe, mas uma professora informou que os computadores so usados nos trs turnos, por mais de 250 alunos toda semana. Seria preciso uma manuteno mais intensiva do que a disponvel,
6

mesmo as turmas dos anos iniciais indo ao espao uma ou, no mximo, duas vezes por semana. No obstante ao fato dos artefatos mais modernos estarem cada vez mais presentes no cotidiano escolar, ainda h docentes que no dominam aspectos bsicos dos usos. Quando perguntamos aos professores os motivos, alguns alegaram falta de tempo para sentar e aprender, devido jornada de trabalho. Questionados sobre os cursos de formao continuada da rede, ouvimos que o horrio de formao continuada no era identificado como hora de trabalho pela rede. Tal como afirmou uma profissional: Em toda empresa, a formao para lidar com os sistemas que se alteram, esto dentro do horrio de trabalho do profissional, na educao a gente tem de participar de treinamento ou de formao continuada fora do horrio e sem receber por essas horas de formao! Os docentes que participaram da pesquisa eram de geraes diferentes, alguns tiveram formao inicial no ensino mdio e pararam de estudar, outros tinham cursado o ensino superior. A origem social dos docentes tambm era variada e esse aspecto relevante, pois bem recente o acesso das camadas populares tecnologia digital. Os mais jovens estavam mais familiarizados com os computadores, telefones celulares e smartphones. O que no acontecia de forma generalizada com aqueles nascidos at os anos de 1970. vlido salientar que as tecnologias educacionais tradicionais ainda so utilizadas pelos professores. Entre elas: murais afixados nas paredes, em armrios, pendurados em barbantes. Vimos murais elaborados com recortes de jornais, com material produzido pelos alunos mo ou por meio de cpia xerogrfica. Dobraduras e origamis estavam presentes em vrios espaos de uma escola, explicitando um trabalho com o contedo de matemtica. Artefatos feitos com bolas de gs, potes plsticos, jornais e guache, representando partes e sistemas do corpo humano, estavam sendo usados por uma docente durante a aula com estudantes surdos. Conversando e vivenciando os espaos ficou claro que os professores que trabalham com estudantes com necessidades educacionais especiais (NEEs) dominam tecnologias diferentes e dialogam, sobretudo, com as artes. O uso das tecnologias educacionais informatizadas e digitais na educao um desafio, mas tambm uma potencialidade, especialmente na EJA, onde em nossa sala de aula temos jovens, adultos e idosos. H estudantes que usam smartphones, que tiram fotografias e usam as redes sociais. Temos tambm aqueles que no sabem mandar um torpedo, que no entendem a lgica que perpassa algo to abstrato como as tecnologias digitais. Contudo, estas podem estimular a abertura de portas para dilogos e instigar os estudantes de diversos nveis de aprendizado. So tambm recursos indispensveis para a incluso de pessoas com necessidades educacionais especiais. Hoje, nas escolas brasileira, h a possibilidade de existir uma sala de informtica ou multi-meios. Veja no quadro a seguir como sua escola pode receber recursos federais para participar do ProInfo:

Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) um programa educacional com o objetivo de promover o uso pedaggico da informtica na rede pblica de educao bsica. O programa leva s escolas computadores, recursos digitais e contedos educacionais. Em contrapartida, estados, Distrito Federal e municpios devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratrios e capacitar os educadores para uso das mquinas e tecnologias. Para fazer parte do Proinfo Urbano e /ou Rural, o municpio deve seguir trs passos: a adeso, o cadastro e a seleo das escolas. A adeso o compromisso do municpio com as diretrizes do programa, imprescindvel para o recebimento dos laboratrios. Aps essa etapa, deve ser feito o cadastro do prefeito em nosso sistema, que permitir o prximo passo, que a incluso das escolas no Proinfo. Acesse:
http://www.fnde.gov.br/programas/programa-nacional-de-tecnologia-educacional-proinfo/proinfoperguntas-frequentes

Tecnologia Assistiva na Educao A Tecnologia Assistiva na escola tem como objetivo proporcionar pessoa com deficincia: maior independncia para o aprendizado; melhor qualidade de vida e incluso social por meio da ampliao de sua comunicao e de sua mobilidade; maior controle do ambiente; e desenvolvimento de trabalho integrado com a famlia, colegas e profissionais da educao. O dilogo com profissionais de diferentes reas do conhecimento necessrio, mesmo sendo uma tecnologia assistiva na educao. O termo nasceu, em 1988, nos EUA como Assistive Technology e foi traduzido no Brasil como Tecnologia Assistiva. Foi criado como importante elemento jurdico dentro da legislao norte-americana conhecida como Public Law 100-407. Dez anos depois o Assistive Technology Act (P.L. 105-394, S.2432) reafirmou o conceito e, juntamente com outras leis, compuseram o American with Disabilities Act (ADA3), que regula os direitos dos cidados com deficincia nos EUA, alm de prover a base legal dos fundos pblicos para compra dos recursos necessrios a suas vidas. H em outros pases legislao e termos semelhantes para designar o que no Brasil, o Comit de Ajudas Tcnicas (CAT) definiu4, em 2007, como sendo tecnologia assistiva: uma rea do conhecimento, de caracterstica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratgias, prticas e servios que objetivam promover a funcionalidade, relacionada atividade e participao de pessoas com deficincia, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independncia, qualidade de vida e incluso social. (p. 13)

Mais informaes em http://www2.ed.gov/about/offices/list/ocr/docs/hq9805.html Disponvel on-line: http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/publicacoes/livrotecnologia-assistiva.pdf


3 4

Destaca-se a importncia do CAT no que se refere ao fato de que o material usado pelas pessoas especiais era compreendido apenas como equipamentos da rea mdica/hospitalar. Hoje sabemos que no se trata somente de artefatos desta rea, mas de diversas possibilidades que contribuem para a incluso social das pessoas especiais, inclusive na escola. As tecnologias assistivas5, algumas vezes, aparecem no espao escolar em formato de material didtico adaptado, como metodologias de ensino especial ou na forma de uma estratgia de acessibilidade aos conhecimentos. Bertolozzi e Oliver (2012, p. 1) afirmam que no Brasil o termo Tecnologia Assistiva (TA) est presente tanto no meio acadmico como nas organizaes de pessoas com deficincia e no mercado de produtos.

Para conhecer as muitas tecnologias assistivas que andam sendo produzidas mundo a fora, faa uso de uma ferramenta de busca na internet. Use algumas palavras chave desse texto e descubra. Para saber como disponibiliz-las em sua escola acesse o Programa Escola Acessvel que tem como objetivo Promover condies de acessibilidade ao ambiente fsico, aos recursos didticos e pedaggicos e comunicao e informao nas escolas pblicas de ensino regular. So disponibilizados recursos, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola PDDE, s escolas contempladas pelo Programa Implantao de Salas de Recursos Multifuncionais. No mbito deste programa so financiveis as seguintes aes: Adequao arquitetnica: rampas, sanitrios, vias de acesso, instalao de corrimo e de sinalizao visual, ttil e sonora; Aquisio de cadeiras de rodas, recursos de tecnologia assistiva, bebedouros e mobilirios acessveis. Acesse:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17428&Itemid=817

Tecnologia Social Este um conceito que vem sendo trabalhado pelo Instituto de Tecnologia Social (ITS) e a reflexo sobre o mesmo vai alm de uma definio, pois tambm so trabalhados princpios, parmetros e implicaes que podem ser lidos e aprofundados no livro Tecnologia Social: uma estratgia para o desenvolvimento. (ITS, 2004). O grupo de estudos definiu, contudo, como sendo um conjunto de tcnicas, metodologias transformadoras, desenvolvidas e/ou aplicadas na interao com a populao e apropriadas por ela, que representam solues para incluso social e melhoria das condies de vida (ITS, 2004, 130). Os autores apontam para o fato de que esta uma definio bastante ampla, ainda que confira um carter s tcnicas e metodologias (que
5

Algumas tecnologias assistivas http://www.education.uiowa.edu/centers/icater/lab

digitais

esto

disponveis

em

devem ser transformadoras e participativas) e tambm um objetivo (incluso social e melhoria das condies de vida). Buscando uma descrio mais precisa, e dando nfase na repetio de trechos que ressaltam seu carter participativo, apresentaram trs elementos que ressaltam a construo conjunta de Tecnologias Sociais, visto que estas devem ser desenvolvidas na interao, aplicadas na interao e apropriadas pela populao. As tecnologias sociais esto embasadas nos seguintes princpios: aprendizagem e participao so processos que caminham juntos; a transformao social implica compreender a realidade de maneira sistmica; a transformao social ocorre na medida em que h respeito s identidades locais e que qualquer indivduo capaz de gerar conhecimento e aprender. (p. 131) A definio aponta alguns elementos fundamentais para a caracterizao dessa concepo de tecnologia, visto que h uma multiplicidade de elaboraes que nem sempre esto comprometidas com os movimentos sociais instituintes. Com base em debates e em amplo mapeamento promovido pelo dilogo entre pesquisadores, gestores e populao alvo marcou-se a diferena entre o conceito de tecnologia apropriada e de tecnologia social. Rodrigues e Barbieri (2008) afirmam que um dos conceitos de tecnologia social atualmente em voga o que compreende produtos, tcnicas ou metodologias replicveis, desenvolvidas na interao com a comunidade e que representem efetivas solues de transformao social. Discutem e fazem a distino entre o movimento da tecnologia apropriada e o da social num mundo globalizado. Buscando explicitar a origem e alguns caminhos percorridos pelo movimento da tecnologia apropriada (TA), nas dcadas de 1960 e 1970, afirmam que este surgiu entre outros motivos devido ao desencanto e ao ceticismo em relao aos processos de desenvolvimento praticados at ento. Dialogando com Kaplinski (1990)6 apontam sua origem como uma reao aos padres de crescimento econmico do ps-guerra tanto nos pases denominados Primeiro Mundo, quanto nos denominados Terceiro Mundo, naquela poca. No obstante a sua importncia, a palavra apropriada trouxe em si uma referncia de que a tecnologia deveria se ajustar ou se adaptar a algum propsito ou uso especfico. Os autores questionam: apropriada a qu? Analisando a apropriabilidade da tecnologia para cada situao especfica indicam, a partir dos estudos de Willoughby (1990)7, que a falta de critrios especficos gerou um uso da expresso de modo indiscriminado e no contexto da acumulao capitalista. Em estudos que buscaram conceituao por meio de algumas de suas caractersticas especficas, os atributos citados com mais freqncia eram os seguintes:

KAPLINSKI, Raphael. The economies of small: appropriate technology in changing world. London: Intermediate Technology Publications, 1990. 7 WILLOUGHBY, Kelvin W. Technology choice: a critique of appropriate technology movement. London: Intermediate Technology Publications, 1990.
6

10

baixo investimento por posto de trabalho, baixo capital investido por unidade produzida, potencial de gerao de empregos, simplicidade organizacional, pequena escala de produo, alto grau de adaptabilidade ao ambiente sociocultural, autosuficincia local e regional, economia no uso de recursos naturais, preferncia pelo uso de recursos renovveis e controle social. (p. 1072) Os autores criticam a concepo visto que os objetivos polticos e sociais, tais como a gerao de emprego e renda, combate pobreza, valorizao das prticas comunitrias, autonomia e emancipao dos produtores locais ficaram praticamente abandonados nos ambientes acadmico, empresarial e governamental, salvo raras excees (idem, ibdem). Hoje, quando trabalhamos nas escolas com as tecnologias informacionais preciso propor e estimular docentes e discentes a se tornarem autnomos na gerao e uso das tecnologias na educao, assumindo uma perspectiva crtico dialgica diante das polticas pblicas e das inovaes que chegam escola impondo-se como novas verdades e desqualificando, algumas vezes, os saberes dos docentes. A assuno de postura crtico dialgica possibilita o trnsito pelos espaos e tempos escolares de forma que sejam apropriadas e criadas tecnologias com marcas histricas daquela cultura e daqueles sujeitos. As tecnologias ganham marcas e contornos do grupo, deixando de ser exgenas, elas se corporificam como saberes prprios, saberes divergentes que se articulam ao desejo de deslocar os poderes institudos e possibilitam a gerao de polticas de conhecimento instituintes. indispensvel, para os docentes comprometidos com as mudanas sociais, conhecer as tecnologias do controle e da dominao para com elas lidarem com astcias e bordearem o estabelecido produzindo artes de fazer. (Dominick e Souza, 2011, p. 53-4)

Concluindo Buscou-se articular alguns aspectos importantes para a formao do professor da EJA e Idosos na Diversidade. Contudo, estou certa de que a vivncia em processos educacionais reais e o trabalho com as novas tecnologias ou com tecnologias educacionais tradicionais como mediadoras um desafio que o docente engajado no pode abster-se. Apresentei alguns aspectos conceituais da tecnologia social e da tecnologia assistiva e tambm dos uso das tecnologias em alguns espaos escolares. Nosso trabalho neste curso visa a construo de uma maior conscincia dos docentes da Educao de Jovens, Adultos e Idosos sobre as interaes entre tecnologias, o cotidiano do fazer pedaggico e a necessria participao dos diferentes sujeitos e seus saberes para a superao de limitaes. Procuramos a estruturao de um espaotempo de formao que seja produtor de conhecimentos cientfico-tecnolgicos,
11

transmissor crtico da diversidade cultural local, brasileira e mundial. Sabemos que para uma educao emancipadora indispensvel a formao de agentes sociais que se identifiquem no apenas como consumidores de tecnologias, mas tambm como geradores de novas tecnologias e de novos usos para que possibilitemos a incluso democrtica e participativa dos diferentes sujeitos e seus saberes, por inteiro, na cultura. Informao Importante! Para tirar foto ou filmar seus alunos pea autorizao por escrito, pois h uma legislao que garante o direito individual de imagem. ATIVIDADE 3: Pesquisar na internet endereos (URL) e localizar material que possa ser usado em sua aula. Pode ser msica, jogo, texto, vdeo, filme, imagens ou outro artefato. Trabalhe esse material com seus alunos e depois faa um relato da experincia. Conte-nos como foi o processo, quais as dificuldades encontradas, quais objetivos foram alcanados e qual foi a percepo dos estudantes. Esta atividade pode ser enviada de em uma das duas formas: Opo A - Voc pode fazer um texto escrito e mandar fotos, em duas ou trs pginas. Esta atividade dever ser feita no seu computador utilizando o Arquivo - Modelo de Atividade disponibilizado aqui na plataforma. O programa necessrio para isso o editor de texto que voc possui. Este pode ser o Word ou o BrOffice. O seu registro ter que ser na fonte Times New Roman tamanho 12 com espaamento de 1,5 e ser no mximo em uma folha A4. Aps faz-lo, salve o arquivo no computador. Para enviar, clique no link abaixo e selecione-o pelo boto selecionar arquivo e envie-o pelo enviar este arquivo. Opo B O seu relato pode ser enviado na forma de filme com durao entre 3 e 15 minutos. Use o celular, a cmera do notebook ou do seu computador. Entre no youtube e assista a um dos tutoriais abaixo para aprender como enviar seu vdeo e como compartilh-lo conosco. Envie o link pelo frum. Essa uma opo que seus colegas acessaro e podero se desenvolver na interao, aplicar na interao e apropriar-se na interao da sua arte de fazer a educao na EJA-I como uma experincia compartilhada. Primeiro de tudo voc precisa se cadastrar no youtube ou no google+. Tem dois tutoriais que so bons e podero ajudar. http://www.youtube.com/watch?v=cWsTYrItJJQ http://www.youtube.com/watch?v=5-NPi5sAZIs

12

Bibliografia ALVES, Nilda. Cultura e cotidiano escolar. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 23, ago. 2003. Disponvel em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141324782003000200005&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 18 out. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782003000200005. BARBIERI, Jos Carlos. Produo e transferncia de tecnologia. So Paulo: tica, 1990. BRASIL. Cap. 3. Comisso Temtica 1 Conceituao e Estudo de Normas. (Adjane Amorim, Ana Isabel Bezerra Bruni Paraguay, Elza Maria Ferraz Barbosa, Lda Lcia Spelta, Maria Aparecida Martinelli, Rita de Cssia Reckziegel Bersch, Tefilo Galvo Filho). In: Tecnologia Assistiva. Subsecretaria Nacional de Promoo dos Direitos da Pessoa com Deficincia. Comit de Ajudas Tcnicas (CAT). Braslia: CORDE, 2009. CASTELLS, Manuel. A Era da informao: economia, sociedade e cultura, vol. I. 6.ed. So Paulo: Paz e terra, 1999a. _________________. A Era da informao: fim de milnio. Vol. III. So Paulo: Paz e terra, 1999b. DOMINICK, Rejany dos S. e SOUZA, Neiva V. Tecnologias em dilogo na formao de professores. Revista Aleph (UFF. Online), Ano 5, v.15, Julho de 2011. Disponvel em: http://www.uff.br/revistaleph/pdf/revista15.pdf. pp. 50-64. DOMINICK, Rejany dos Santos e outros outros8. Projeto de Pesquisa As artes de fazer a educao em ciclos: tecnologias e formao de Pedagogos. Niteri: Universidade Federal Fluminense AGIR/PROPPi, 2011. Disponvel em https://docs.google.com/file/d/0B4SrTc4zAQv6VmExblFzUGZYcms/edit?usp=sharing _________________. Relatrio do Projeto de Pesquisa As artes de fazer a educao em ciclos: tecnologias e formao de Pedagogos. Niteri: Universidade Federal Fluminense AGIR/PROPPi, 2012. Disponvel em https://docs.google.com/file/d/0B4SrTc4zAQv6aE84Sl9oWGdYUFE/edit?usp=sharing FISCHER, Rosa Maria Bueno. Mdia, mquina de imagens e prticas pedaggicas. Revista Brasileira de Educao, v. 12, n. 35, maio/agosto 2007. ITS (Instituto de Tecnologia Social). Tecnologia social: uma estratgia para o desenvolvimento. In: ITS. Tecnologia social: uma estratgia para o

Agradeo s Agencias que financiaram bolsas para que as estudantes de graduao pudessem participar do projeto As Artes de fazer a educao em ciclos: tecnologias e formao do Pedagogo, entre os anos de 2011 a 2013: FAPERJ, CNPq (PIBIC e PIBInova), UFF (PIBIC, Extenso, Licenciatura). Agradeo s seguintes bolsistas do projeto que participaram mais ativamente na coleta de dados, discusses e produes textuais, instigando a busca por conhecimentos. Essas jovens so geniais. So elas: Carolina G. Martinez; Cinthia de F. Silva; Daise dos S. Pereira; Daniele de O. Gonalves; Iolanda da C. da Silva; Isabele Cristina F. Ramos; Josiane A. da Costa; Nathalia A. Botelho; Neiva V. de Souza; Pmela de A. Lima; Pmela V. Silva; Paola de A. Lima; Priscila M. de Oliveira; Ramaiana L. do Prado.
8

13

desenvolvimento. Fundao Banco do Brasil, Rio de Janeiro: 2004. Disponvel em http://www.itsbrasil.org.br/infoteca/tecnologia-social/tecnologia-social-uma-estrategiapara-o-desenvolvimento. Out. 2013. (pp. 117-133) LVY, Pierre. Cibercultura. So Paulo: Editora 34, 1999. RODRIGUES, Ivete e BARBIERI, Jos Carlos. A emergncia da tecnologia social: revisitando o movimento da tecnologia apropriada como estratgia de desenvolvimento sustentvel. Rev. Adm. Pblica [online]. 2008, vol.42, n.6, pp. 1069-1094. ISSN 00347612. Disponvel em http://dx.doi.org/10.1590/S0034-76122008000600003. ROCHA, Aila Narene Dahwache Criado; DELIBERATO, Dbora. Tecnologia assistiva para a criana com paralisia cerebral na escola: identificao das necessidades. Rev. Bras. Educ. Espec., Marlia, v.18, n.1, mar.2012. Disponvel em http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65 SENNETT, Richard. O artce. 2.ed. Rio de Janeiro: Record, 2009.

14

Potrebbero piacerti anche