Sei sulla pagina 1di 7

oEtapa 1 passo 2 1. Explicar e conceituar o que percia contbil.

. Oriunda do latim Peritia, que em seu sentido prprio significa conhecimento (adquirido pela experincia), bem como Experincia. Passou a designar Saber, Talento, empregado pelo historiador Tcito, em sua obra Anais, onde escreveu uma frase da Histria do Senado Romano (4,58). A tecnologia da percia a que ocasiona Opinio sobre Verificao feita, relacionada ao patrimnio individualizado ( de empreendimentos ou de pessoas). Tal verificao, por natureza, Determinada ou Requerida; algum interessado pede a opinio. Conceituando: Percia Contbil a verificao de fatos ligados ao patrimnio individualizado visando oferecer opinio, mediante questo proposta. Para tal opinio realizam-se exames, vistorias, indagaes, investigaes, avaliaes, arbitramentos, em suma todo e qualquer procedimento necessrio opinio.

2. Qual a metodologia usada em percia contbil? O mtodo ir depender sempre do objeto a ser examinado. De acordo com a matria que se tem a examinar que se traa o rumo dos trabalhos. Quando a matria parcial, alcanvel, examina-se tudo, ou seja, a Globalidade do Universo de Exame. Quando a matria demasiadamente ampla, sem possibilidades de alcanar-se o objetivo pela totalidade, utiliza-se a Amostragem ( mas como exceo). Enquanto na auditoria o exame quase todo baseado em amostragens, na percia tal critrio deve ser tido como excepcional. As normas podem ajudar o desempenho na Percia, mas com o elemento subsidirio apenas. Valemo-nos da auditoria como uma ajuda para alguns poucos casos, mas no podemos dizer que se aplicam Percia, sem restries, os critrios daquela tecnologia. O mtodo da percia basicamente o analtico, no se dispensando detalhes, sempre que necessrios. preciso porm: 1. Identificar-se bem o objetivo; 2. planejar competentemente o trabalho; 3. executar o trabalho baseado em evidncias inequvocas, plenas e totalmente confiveis;

4. ter muita cautela na concluso e s emiti-la depois de que se esteja absolutamente seguro sobre os seus resultados; 5. concluir de forma clara, precisa, inequvoca. Todo detalhe pode ser importante se em mira temos a conscincia de que a percia tem fora de prova. Existem casos extremamente simples, mas outros extremamente complexos, o que exige muita cautela. 3. Quais so as qualidades de um perito; O profissional que executa a percia contbil necessita ter um conjunto de capacidades , que so suas qualidades . Entre elas esto: 1. legal; 2. profissional; 3. tica; 4. moral. A capacidade a que lhe conferem o ttulo de bacharel em Cincias Contbeis (e equiparados) e o registro no Conselho Regional de Contabilidade. A capacidade profissional caracterizada por: 1. conhecimento terico da contabilidade; 2. conhecimento prtico das tecnologias contbeis; 3. experincia em percias; 4. perspiccia; 5. perseverana; 6. sagacidade; 7. conhecimento geral de cincias afins Contabilidade; 8. ndole criativa e intuitiva. A capacidade tica a que estabelece o Cdigo de tica Profissional do Contador e a Norma do Conselho Federal de Contabilidade. A capacidade moral a que se estriba na virtude das atitudes pessoais do profissional. Entre as capacidades ticas, devem-se destacar basicamente a conduta do perito com seus colegas e o carter de independncia e veracidade que deve manter em seu Parecer; havendo compromisso com a verdade e a virtude, a independncia , entendo, fator discutvel.

O perito precisa ser um profissional habilitado, legal, cultural e intelectualmente, e exercer virtudes morais e ticas com total compromisso com a verdade.

4. Quais so os riscos encontrados na percia contbil Como em qualquer outro segmento, os servios contbeis possuem suas margens de risco; na percia, contudo, o risco tem maiores significaes, pois pode levar a uma opinio errnea, produzindo uma falsa prova, lesionando o direito de terceiros. O perito no pode errar; para isso tem que precaver-se de todos os meios a seu alcance. Alguns cuidados devem ser adotados, principalmente, relacionado aos seguintes fatores: Tempo atribudo: s aceitar a tarefa em tempo hbil para que possa desempenh-la com rigor. Para tal dever dimensionar a tarefa e, se o tempo atribudo for incompatvel com a necessidade de dedicao execuo, solicitar maior prazo, e, se esse for negado, recusar a incumbncia. Plano de trabalho: elaborar um plano amplo e competente para a execuo da percia e escolher os melhores critrios de desempenho do mesmo. Desempenho exigente: no desempenho ou execuo do plano deve o perito usar sua autoridade para que tudo lhe seja oferecido a tempo e completamente, ou seja, os elementos materiais de exames devem ser satisfatrios. Apoio exigente: em casos, por exemplo, como nos sistemas informatizados, onde muitas entradas em computadores no possuem documentao ( exemplo: caixas eletrnicos de bancos), exigir rigoroso apoio de programao de verificao ( com assistncia especializada de alto nvel). Resguardo dos informes: todo informe fornecido com base em conhecimento de servios , ou conhecimento de fatos, que seja importante para o julgamento, deve ser colhido em depoimentos escritos e assinados pelos depoentes, testemunhadamente ( por exemplo, informao sobre critrio de aplicao de ttulos no mercado). Provas emprestadas: onde couber, deve o perito apelar para a informaes de pessoas alheias ao processo, mas ligadas por transaes com a empresa ou instituio ( por exemplo, pedido de confirmao de saldos a fornecedores, clientes etc.). Declaraes: quanto a dados a serem requeridos, o perito pode pedir empresa que est sob seu exame uma carta da administrao que declare que os elementos exibidos eram os exclusivos que existiam, e que nenhum outro foi produzido ou existe em outro local etc. Preo: compatvel com a qualidade e quantidade do trabalho a executar. Em suma , necessrio que o perito adote todas as medidas possveis de precauo para a garantia de seu trabalho e para posteriormente no venha a prejudicar terceiros nem ser responsabilizado por omisso ou falsidade informativa.

Um trabalho pericial tem sempre riscos, necessitando de cautelas especiais. Etapa 2 passo 3 Elaborar, com base na leitura do Captulo 3 e do artigo, uma resenha de at quatro pginas, destacando os principais pontos, importantes e fundamentais, para a elaborao de um laudo pericial.

Etapa 3 passo 2 Quadro 1 Fraudes em Contabilidade Topicos a serem explicados Explicao e Exemplo

Fraude e percia contbil

Ao praticada de m-f abuso de confiana, contrabando, clandestinidade ou falsificao e adulterao que nos estudos de contabilidade e auditoria refere-se a ato intencional de omisso ou manipulao de transaes, adulterao de documentos, registros e demonstraes contbeis. Ex.: a) manipulao, falsificao ou alterao de registros ou documentos, de modo a modificar os registros de ativos, passivos e resultados; b) apropriao indbita de ativos; c) supresso ou omisso de transaes nos registros contbeis; d) registro de transaes sem comprovao; e) adoo de prticas contbeis inadequadas.
Refere-se a atos involuntrios de omisso, desateno, desconhecimento ou no interpretao dos fatos quando da elaborao de registros e demonstraes contbeis, bem como de transaes e operaes da entidade, tanto em termos fsicos quanto monetrios. Em conseqncia o termo erro refere-se a ato no intencional na elaborao de registros e demonstraes contbeis que resultem nas incorrees seguintes: a) erros aritmticos na escriturao contbil ou nas demonstraes contbeis; b) aplicao incorreta das normas contbeis; c) interpretao errada das variaes patrimoniais. A prtica tem comprovado que as fraudes quase sempre so praticadas por quem tem autoridade, ou seja, por quem decide ou comanda. Quando, ento, com autoridade, algum acumula funes, tem em suas mos grandes canais de fraude; por exemplo, quem compra tambm paga; quem recebe duplicatas tambm tem o controle da tesouraria etc.

Fraude e erro contbil

Autoridade e fraude

Conluio na fraude

A fraude no se opera apenas quando ela demanda volumes maiores; o fraudador sempre se utiliza de terceiros ou entra em conluio com eles. Dificilmente, uma grande fraude deixa de envolver vrias pessoas, quase sempre de servios correlatos. Para ganhar comisses sobre compras de fornecedores que subornam, um chefe de setor pode estabelecer conluio com o chefe da fbrica, para aumentar os Pedidos de Compras.

Final A percia contbil como meio de prova legal admitido e como instrumento de elucidao de fatos, para a justa soluo de litgios, deve sempre estar em conformidade coma legislao regente. O profissional contbil no exerccio da atividade pericial deve sempre buscar estar atualizado com essas mesmas leis, regulamentos, instrues normativas, dentre outras. Nesse contexto, este estudo procurou discutir sobre os normativos com influncia direta na percia contbil, alm de evidenciar as modificaes mais relevantes. Pde-se, ento, perceber que muitos regulamentos foram alterados recentemente, sobretudo no que diz respeito s normas emitidas pelo rgo representativo da profisso, o Conselho Federal de Contabilidade, as Resolues CFC n.s 1.243/2009 e 1.244/2009, as quais aprovam, respectivamente, a NBC TP 01 (Percia Contbil) e a NBC PP 01 (Perito Contbil). Nota-se, tambm, que essas modificaes ocorreram para adequar s normas ao atual ambiente em que se insere a percia contbil. Sendo assim, diante de todas essas mudanas aqui apresentadas, torna-se bastante interessante investigar os impactos que elas certamente trouxeram aos profissionais da percia contbil no Brasil

Potrebbero piacerti anche