Sei sulla pagina 1di 3

Questionrio de Direito Penal

1)No mbito da Lei Maria da Penha, se uma mulher sofre leso corporal de seu companheiro, qual a ao dever ser oferecida? Justifique sua resposta. R: A Lei Maria da Penha tambm determinou a criao dos Juizados de Violncia Domstica e Familiar contra a Mulher, com competncia cvel e criminal para processar e julgar causas decorrentes da prtica de violncia domstica e familiar contra a mulher, podendo, portanto, tomar decises tanto a respeito do crime cometido quanto aos fatos relacionados s questes de famlia, (art. 14). Vale-se ressaltar, que as causas que envolvem a violncia domstica e familiar contra a mulher contam com direito de preferncia, devendo o juiz dar prioridade a essas causas, de modo a terem um andamento mais rpido, (art. 33, pargrafo nico). Art. 22. Constatada a prtica de violncia domstica e familiar contra a mulher, nos termos desta Lei, o juiz poder aplicar, de imediato, ao agressor, em conjunto ou separadamente, as seguintes medidas protetivas de urgncia, entre outras: I - suspenso da posse ou restrio do porte de armas, com comunicao ao rgo competente, nos termos da Lei no 10.826, de 22 de dezembro de 2003; II - afastamento do lar, domiclio ou local de convivncia com a ofendida; III - proibio de determinadas condutas, entre as quais: a) aproximao da ofendida, de seus familiares e das testemunhas, fixando o limite mnimo de distncia entre estes e o agressor; b) contato com a ofendida, seus familiares e testemunhas por qualquer meio de comunicao; c) freqentao de determinados lugares a fim de preservar a integridade fsica e psicolgica da ofendida; IV - restrio ou suspenso de visitas aos dependentes menores, ouvida a equipe de atendimento multidisciplinar ou servio similar; V - prestao de alimentos provisionais ou provisrios. 1o As medidas referidas neste artigo no impedem a aplicao de outras previstas na legislao em vigor, sempre que a segurana da ofendida ou as circunstncias o exigirem, devendo a providncia ser comunicada ao Ministrio Pblico.

2o Na hiptese de aplicao do inciso I, encontrando-se o agressor nas condies mencionadas no caput e incisos do art. 6o da Lei no 10.826, de 22 de dezembro de 2003, o juiz comunicar ao respectivo rgo, corporao ou instituio as medidas protetivas de urgncia concedidas e determinar a restrio do porte de armas, ficando o superior imediato do agressor responsvel pelo cumprimento da determinao judicial, sob pena de incorrer nos crimes de prevaricao ou de desobedincia, conforme o caso. 3o Para garantir a efetividade das medidas protetivas de urgncia, poder o juiz requisitar, a qualquer momento, auxlio da fora policial. 4o Aplica-se s hipteses previstas neste artigo, no que couber, o disposto no caput e nos 5o e 6 do art. 461 da Lei no 5.869, de 11 de janeiro de 1973 (Cdigo de Processo Civil).

2) Quais so as diferenas entre os delitos de porte ilegal de arma de fogo e posse ilegal de arma de fogo? R: Estatuto do Desarmamento Lei10.8266/2003. Posse irregular de arma de fogo de uso permitido Art. 12. Possuir ou manter sob sua guarda arma de fogo, acessrio ou munio, de uso permitido, em desacordo com determinao legal ou regulamentar, no interior de sua residncia ou dependncia desta, ou, ainda no seu local de trabalho, desde que seja o titular ou o responsvel legal do estabelecimento ou empresa: Pena deteno, de 1 (um) a 3 (trs) anos, e multa. Porte ilegal de arma de fogo de uso permitido Art. 14. Portar, deter, adquirir, fornecer, receber, ter em depsito, transportar, ceder, ainda que gratuitamente, emprestar, remeter, empregar, manter sob guarda ou ocultar arma de fogo, acessrio ou munio, de uso permitido, sem autorizao e em desacordo com determinao legal ou regulamentar: Pena recluso, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa. Pargrafo nico. O crime previsto neste artigo inafianvel, salvo quando a arma de fogo estiver registrada em nome do agente. (Vide Adin 3.112-1)

3) Quais so as diferenas entre os delitos de preconceito de raa ou cor e crime de injria racial previsto no art. 140, 3 do Cdigo Penal.

R: O Cdigo Penal brasileiro, em seu art. 140, 3, regula o crime de injria racial, que vem a ser atribuio de qualidade negativa pessoa ofendida com elementos referentes a raa, cor, etnia, religio ou origem. Os crimes de racismo previstos na Lei n 7.716/89 so processados mediante ao penal pblica.

4) Anlise o caso e responda. Cheng, renomado Cheff chins tem um restaurante na Asa Sul DF. Ao ver que Fabrizzio, seu desafeto e renomado pintor italiano, adentrou em seu estabelecimento comercial, desferiu as seguintes palavras: v embora do meu restaurante, seu italiano carcamano, porco. Voc, seu italiano porco, o que h de pior na humanidade. Some daqui, no gosto de italiano, voc fede seu italiano comedor de macarro podre e de po velho. Voc, como promotor de Justia/DF, instado a denunciar Cheng, voc denunciaria em qual delito: no delito tipificado como injuria racial ou nos crimes tipificados nos crimes resultantes de preconceito de raa e cor? Justifique sua resposta. R: Injria Racial - No que se depreende do artigo 140 do Cdigo Penal, a injria consiste em ofender e/ou insultar algum. O bem jurdico tutelado a honra subjetiva da vtima, uma vez que o referido insulto macula a prpria estima da pessoa, ferindo-a no conceito que faz de si prpria. A honra subjetiva pode ser dividida em: a) honra dignidade (conjunto de atributos morais do ser humano); b) honra decoro(conjunto de atributos fsicos e intelectuais do ser humano). um delito formal, pois, apesar de o tipo no exigir resultado naturalstico, esse pode ocorrer. Na injria, o agente pode empregar qualquer meio para praticar o tipo objetivo, sendo delito de forma livre (direta ou indireta). Caso o ofendido seja um doente mental ou uma criana, necessrio distinguir, no caso concreto, se tero noes de dignidade e decoro. importante destacar que, para caracterizar o tipo subjetivo do crime, o agente deve agir dolosamente, ou seja, a inteno de ofender e macular a honra da vtima. No que diz respeito sua consumao, basta que a ofensa chegue ao conhecimento da vtima. A injria qualificada pela discriminao e preconceito racial admite liberdade provisria, recurso em liberdade, e tambm admite o regime de progresso de pena, sendo a ao penal privada, respeitados os prazos prescricionais previstos em lei. O Cdigo Penal brasileiro, em seu art. 140, 3, regula o crime de injria racial, que vem a ser atribuio de qualidade negativa pessoa ofendida com elementos referentes a raa, cor, etnia, religio ou origem. Os crimes de racismo previstos na Lei n 7.716/89 so processados mediante ao penal pblica.

Potrebbero piacerti anche