Sei sulla pagina 1di 3

Metodologia de Pesquisa es sobre o artigo Using HTML5 Resumo e considerac o Visualizations in Software Fault Localization

Tulio Faria - 84856951


1

Escola de Artes, Ci encias e Humanidades (EACH-USP) Universidade de S ao Paulo, S ao Paulo, SP


tuliofaria@gmail.com

O artigo Using HTML 5 Visualizations in Software Fault Localization uma ferramenta que au[Gouveia et al. 2013] apresenta a ferramenta Gzoltar, a qual e o de software. A mesma funciona integrada como um xilia na fase de testes e depurac a plugin ao ambiente de desenvolvimento Eclise e funciona em v arias plataformas como Windows, MacOS e Linux. O foco principal do artigo, al em de apresentar o Gzoltar, e o gr o mostrar as possibilidades de visualizac a acas adicionadas a ferramenta na localizac a de falhas de software utilizando HTML5 como base. Foi realizado tamb em um estudo focado no usu ario vericando os benef cios das funcionalidades fornecidas pelo Gzoltar e es gr de suas visualizac o acas no aux lio de buscas por falhas. es como do Durante o desenvolvimento do artigo o autor mostra algumas denic o formado um software de computador, o que e uma su um que e te de testes e o que e quando um softcaso de teste. E tamb em, como estes conceitos s ao utilizados. Assim e submetido a conjuntos de testes e gerado o espectro do programa que s ware e ao dados es dos testes no programa. Estes dados cont es e contareunidos das execuc o em marcac o gens do programa corrente, al em de retornos comuns de testes unit arios como assertions. o do espectro do programa e realizado pelo processo de Fault Localization, A gerac a cujo o contexto deste artigo, utiliza a t ecnica conhecida como SFL Spetrum-based Fault Localization. o anterior que os pesquisadores j A implementac a a haviam implementado, funcionava utilizando OpenGL e trazia problemas de performance, diculdades de melhorar o, e n es. Na vers com novas formas de visualizac a ao simples de criar novas visualizac o ao demonstrada no artigo a qual foi criada utilizando HTML5, foi implementado algumas es dos dados, dentre elas a SunBurst, Vertical Partition e Bubble Hierarchy. visualizac o es mostra um aspecto do espetro do programa gerado (os daCada uma destas visualizac o o do problema. No artigo e realizado dos) de forma a conduzir o desenvolvedor a soluc a o criada e como a utilizar. uma vis ao geral da soluc a o (39 hoA ferramenta foi testada com 40 estudantes do mestrado em computac a mens e 1 mulher) utilizando a mesma em iMacs com OSX Mountain Lion. Os usu arios foram divididos em dois grupos de 20 usu arios, os que sabiam utilizar o Junit o utilizaram, j a os demais foram intruidos a usar o Gzoltar (Baseado em um question ario com os parti o (Eclipse, cipantes a cerca de suas familiaridades com itens do ambiente de programac a Junit e Java)). No teste foi inclu do um erro l ogico em um software e foi dado 30 minutos para os participantes encontrar o erro e corrigi-lo, e desta tarefa foram levantados dados com os usu arios para responder as duas quest oes de pesquisa propostas no artigo:

es propostas ajudam ecientemente um usu Quest ao 1: as visualizac o ario a rapidamente encontrar uma falha? Utilizando hip oteses de Teste-T, foi poss vel vericar que o na busca e correc o de falhas. o uso de ferramentas gr acas para visualizac a a um sistema utiliz Quest ao 2: a ferramenta Gzoltar e avel? Depois dos testes, os participantes responderam a uma pesquisa sobre a usabilidade do Gzoltar e foi avaliado tamb em quanto tempo para resolver a falha implantada. o ajuda a Os resultados foram tratados com teste-T e foi notado que a visualizac a reduzir o tempo de encontrar uma falha em software, al em de aumentar a taxa de encontro o do grupo que utilizou a ferramenta e outro que n de falhas (atrav es da comparac a ao utilizou). Foi levantado tamb em que a usabilidade da ferramenta n ao foi um impeditivo o de usu para a utilizac a arios sem experi encia com a mesma.

1. Itens levantados da pesquisa


Os seguintes itens foram levantados da pesquisa descrita no artigo: 1.1. Perguntas de pesquisa: Quest ao 1 o proposta ajuda ecientemente o usu A visualizac a ario a encontrar uma falha? Quest ao 2 uma ferramenta utiliz O Gzoltar e avel? 1.2. Participantes o sendo 39 homens e 1 A pesquisa conta com 40 estudantes de mestrado em computac a mulher. 1.3. Objetos o da ferramenta Gzoltar como facilitador no encontro de O objeto de estudo foi a utilizac a o gr falhas de software (principalmente a parte de visualizac a aca). 1.4. Tratamentos Os participantes foram inicialmente avaliados atrav es de um question ario. Para que posteriormente fosse poss vel divid -los em dois grupos, conforme sugerido por Nielsen. 1.5. Vari aveis dependentes o gr A visualizac a aca reduz o tempo de encontrar uma falha de software 1.6. Vari aveis independentes o gr A visualizac a aca no aux lio no encontro de falhas de software. 1.7. Ameacas a validade Validades interna Os participantes passaram por question arios para dividir em dois grupos signica signicativo, uma vez que tivos. Al em disso o grupo de participantes escolhido e o em computac o. s ao estudantes de p os-graduac a a Validade externa Os participantes s ao v alidos pelo n vel acad emico o qual pertencem, represen o. tando uma amostra signicativa da populac a

1.8. Objetivos o gr Vericar o quanto a visualizac a aca do Gzoltar ajudou na busca por falhas, e ainda, intuitiva. se a interface gr aca do mesmo e 1.9. Analise estatistica realizada Foi utilizado o Teste-T como teste estat stico. 1.10. Resultados o gr o do Os resultados obtidos sugerem que a visualizac a aca realmente ajuda na reduc a tempo de busca de uma falha em software, e tamb em que a usabilidade do Gzoltar facilita seu uso mesmo por participantes sem experi encia na ferramenta.

es nais 2. Condiderac o
o O artigo traz um assunto relevante ao desenvolvimento de software sobre teste e depurac a de software. Principalmente no que diz respeito a melhorar a forma como pode ser encon o em HTML5 consome trado uma falha de software. Levanta tamb em como a visualizac a menos recursos que a visualizac ao utilizada anteriormente, como OpenGL. o e do t o em Um fato que chamou a atenc a tulo do artigo referenciar visualizac a HTML5 mas ser em HTML5 ou n ao, n ao fazer muita diferenc a para o prop osito da pes o em outra tecnologia, o efeito teria sido quisa. Pois se fosse poss vel fazer a visualizac a o mesmo. Creio que para evidenciar HTML5 como de grande vantagem sobre outras tecnologias, deveria ser descrito melhor qual a real vantagem e quais t ecnicas no HTML 5 o evidenciam nisso (canvas, SVG, multiplataforma, etc).

Refer encias
Gouveia, C., Campos, J., and Abreu, R. (2013). Using HTML5 visualizations in software fault localization. In Software Visualization (VISSOFT), 2013 First IEEE Working Conference on, page 110.

Potrebbero piacerti anche