Sei sulla pagina 1di 10

MANUAL DE UTILIZAO DO CMA DESKTOP

Verso 1.0

Sumrio

INTRODUO ............................................................................................................. 3 INSTALAO .............................................................................................................. 3 CONFIGURAO DO SERVIDOR DE VIDEOCONFERNCIA ............................ 6 UTILIZAO DO CMA DESKTOP ........................................................................... 7

INTRODUO

Este manual tem por objetivo explicitar os procedimentos e instrues necessrias para instalao e utilizao do CMA Desktop.

INSTALAO

Faz-se necessrio um computador ou notebook com sistema operacional Windows (XP, Vista ou 7), com ligao direta com a Internet ou que esteja ligada a uma rede, onde o firewall possua caractersticas de fazer NAT Transversal. Tambm o usurio que utilizar o programa dever ser o administrador local da mquina ou solicitar ao departamento de TI a instalao do mesmo. Os passos para a instalao sero os seguintes: 1) Fazer o download do programa CMADesktop.exe da plataforma CMA (Servidor). 2) Dever ser feito login na plataforma CMA e ir no link download e baixar o CMA Desktop conforme figuras 1 e 2.

Figura 1: Tela de Login da CMA

Figura 2: Tela de Download do CMA Desktop

3) Aps fazer o download, dever ser executado o arquivo CMADesktop.exe e seguir as instrues de instalao. 4) Durante a instalao, ser solicitado o endereo do servidor de

videoconferncia que dever ser informado o IP do Servidor. Caso no seja informado durante a instalao, este poder ser configurado posteriormente. 5) Para confirmar a instalao, basta executar o aplicativo a partir do cone que estar na rea de trabalho ou pelo Menu Iniciar Polycom CMA Desktop Polycom CMA Desktop conforme demostrado na figura 3.

Figura 3: Imagem inicial do CMA Desktop

CONFIGURAO DO SERVIDOR DE VIDEOCONFERNCIA


Caso no seja configurado o servidor de videoconferncia durante a instalao, sua configurao poder ser feita posteriormente. Para isto basta: 1) Executar o CMA Desktop; 2) Ir em MENU SIGN IN Clicar em Specify e preencher o IP do servidor. 3) Pressionar APPLY e depois OK, como demostrado na figura 4.

Figura 4: Configurao do Servidor aps a instalao.

UTILIZAO DO CMA DESKTOP

Para utilizar o CMA Desktop, basta executar o aplicativo pelo menu Iniciar Polycom CMA Desktop Polycom CMA Desktop ou pelo cone que adicionado automaticamente rea de Trabalho.

Figura 5: cone na rea de Trabalho

Aps executar o aplicativo, ser exibida a tela demonstrada na figura 6. Nela tambm sero demonstradas as funcionalidades desta tela inicial.

1 - Menu
2 - Identificao que est on line e apto para receber e fazer chamadas

3 - Webcam

4 - Agenda

5 - Mensagem Instantnea

6 - Para realizar chamadas 7 - Para colocar o endereo das salas de videoconferncia

Figura 6: Tela inicial do CMA Desktop

Abaixo, ser detalhado cada item mencionado acima na figura 6. 1 Menu: Onde esto localizadas as configuraes do CMA Desktop inclusive o endereo do servidor de videoconferncia. 2 Identificao que est on line e apto para receber e fazer chamadas: onde identificado no sistema, que o CMA Desktop est conectado ao servidor e autenticado. Com isso torna-se apto para fazer e receber chamadas de videoconferncia, seja diretamente com endpoint's, salas de videoconferncia estas podem ser em qualquer lugar, desde que sejam realizadas com equipamentos da polycom e chamadas de CMA Desktop para CMA Desktop. 3 Webcam: onde mostrada a imagem da webcam, quando a estao de trabalho

tiver instalada, ou imagens diretamente da cmera do notebook. 4 Agenda: Onde pode ser visualizada os endereos dos endpoints e CMA Desktops cadastrados no servidor de videoconferncia. Tambm podem ser adicionados outros endereos. 5 Mensagem Instantnea: utilizado para conversao instantnea entre CMA Desktops, sem a necessidade de se fazer videoconferncia, semelhante ao google talk. 6 - Boto para realizar chamadas: o boto para ser utilizado aps inserir o endereo da sala, endpoint ou CMA Desktop para fazer as chamadas. 7 - Para colocar o endereo das salas de videoconferncia: onde so colocados os endereos das salas, endpoint e CMA Desktops. Os endereos das salas so: Para acesso ao servidor de videoconferncia voc deve colocar o IP das salas de videoconferncia; Para acesso as salas se coloca o IP do servidor + ## + o nmero da sala, onde as salas so 1001, 1002, 1003, 1004, 1005; Para acesso aos endpoints deve se colocar o IP do endpoint que se deseja fazer a videoconferncia.

Ao conectar na sala, a imagem do CMA Desktop ficar como demonstrada na figura 7.

Figura 7: Imagem quando conectado ao uma videoconferncia.

Para obter o IP do servidor e/ou das salas, o funcionrio do IFMT que desejar utilizar a videoconferncia dever entrar em contato com a Diretoria de Gesto da Tecnologia da Informao do IFMT, atravs do e-mail dgti@ifmt.edu.br.

Este material foi produzido pela Equipe da Diretoria de Gesto da Tecnologia da Informao do IFMT.

Potrebbero piacerti anche